Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

29 Ago 2017 - 17:00h

Moradores da região do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, entraram em contato com a redação do site Achei Sudoeste para expor a dificuldade da região em se comunicar por falta do sinal de telefonia móvel na localidade. A antena com o repetidor do sinal foi instalada em 2014 “no calor das eleições”, segundo denunciaram. “A antena instalada aqui foi pura enrolação eleitoral, com o objetivo único de captar os votos em nossa região. Tanto que só tivemos sinal de celular por aqui de má qualidade por dois meses, dentro do período de campanha eleitoral. Já passados três anos, os políticos sumiram e levaram consigo o sinal do celular”, desabafaram os moradores. Eles cobram empenho do deputado licenciado Vitor Bonfim, atualmente à frente da Secretaria Estadual de Agricultura. Por telefone, o técnico de manutenção e comunicações da prefeitura de Brumado, Milton Caires, explicou a nossa reportagem que o aparelho repetidor instalado na ocasião por uma empresa de Salvador não possui potência suficiente para atender a demanda de usuários e, ao mesmo tempo, atingir as comunidades adjacentes ao distrito. Segundo Caires, é necessária a troca do equipamento por outro de maior potência, o que já teria sido sinalizado positivamente pelo secretário. Nossa reportagem apurou ainda que o aparelho repetidor tem um custo de cerca de R$ 15 mil.

29 Ago 2017 - 16:30h

A Justiça de São Paulo afastou o delegado da Polícia Civil Douglas Borguez, então titular da Delegacia Sede de Peruíbe, no litoral paulista, por improbidade administrativa. Segundo denúncia do Ministério Público, ele beneficiava conhecidos e deixou de prender um homem procurado pela Justiça para participar de um churrasco com ele. De acordo com o G1, a investigação foi iniciada em agosto de 2016 e concluída em fevereiro deste ano. Escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, permitiram que os promotores pudessem identificar e registrar ao menos 23 atos que configuram ações ilícitas na função de delegado de polícia. O celular do investigado foi apreendido. Segundo o promotor Thiago Alcocer Marin, o delegado Douglas agilizava investigações para conhecidos e, também, deixava de apurar situações a pedido de pessoas que conviviam com ele. “Constatamos que ele deixava de dar andamento a alguns casos, justamente por solicitação de amigos”, afirmou. Em um dos atos de improbidade investigados, o delegado chegou a informar falsamente à Justiça que não conseguiu localizar um procurado, sobre quem recaía uma ordem de prisão. “Em conversas com uma mulher conhecida desse homem que seria preso, eles combinam a participação em um churrasco, os três juntos. Ou seja, ele sabia onde estava”. Na declaração que remeteu à Justiça, ainda segundo informações da Promotoria, o delegado afirmou que não encontrou o procurado e que não sabia do paradeiro dele. “Ele chegou a afirmar que a equipe o procurou em diversos endereços. Sabemos, porém, que a pessoa nunca chegou a ser procurada”, disse. A real motivação ainda é apurada pelo MP.

29 Ago 2017 - 16:00h

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) está articulando a possibilidade de tomar posse de parte dos materiais abandonados no Lote IV do canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). O material seria utilizado em obras de urbanização na sede e nas comunidades rurais do município. No domingo (27) o site Achei Sudoeste flagrou o momento em que o deputado federal José Rocha (PR) articulou a conversa do prefeito, por telefone, com um representante da Valec, estatal que administra o empreendimento. 

Nela, o gestor citou a possível concessão das aduelas que foram fabricadas no canteiro do Distrito de Ubiraçaba, sob a supervisão da Andrade Gutierrez. Como a empresa não retomará mais as atividades no local, o administrador está requerendo o material produzido para ser utilizado em benefício da comunidade. Ainda no telefonema, o prefeito alistou a utilização das aduelas em passagens de rios e riachos nas estradas vicinais, além de melhorias nas passagens ao longo do percurso do Riacho do Bufão, na sede do município. O prefeito preferiu não conceder entrevista para esclarecer o assunto, mas sinalizou que a conversa foi válida e em prol dos anseios do município.

29 Ago 2017 - 15:30h

Uma senhora, de cerca de 70 anos, foi refém do próprio neto, de 28 anos, durante mais de cinco horas em Guarulhos, na Grande São Paulo, informou a Polícia Militar (PM). O drama começou no final da noite da última segunda-feira (28) e terminou durante a madrugada. Equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) conseguiu resgatar a idosa, após atingir o rapaz com tiros de bala de borracha e com disparo de um taser (arma que dá choque). Ele foi dominado e detido. O sequestro começou por volta das 21h30, quando vizinhos ouviram gritos da casa da família na Rua Quirinópolis. Logo a equipe do Gate chegou com cinco negociadores. Segundo a família, o jovem sofre de esquizofrenia. Durante as cinco horas do sequestro, ele pediu para ser baleado e morto, segundo o Gate. De acordo com o G1, a avó passa bem, mas foi levada a atendimento médico. O rapaz sofreu ferimentos leves durante a ação e foi levado para o Hospital Municipal de Guarulhos.

29 Ago 2017 - 15:00h

Na madrugada desta terça-feira (29), Wagner Oliveira da Silva foi preso após furtar três motocicletas que estavam no pátio da Delegacia Territorial de Caetité, município do Sertão Produtivo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) patrulhava o centro da cidade, quando se deparou com o suspeito empurrando uma motocicleta sem chave e enferrujada. Ao ver a viatura, o rapaz tentou fugir, mas foi detido. Inicialmente, ele disse ser dono da moto, mas, ao ser questionado sobre a documentação do veículo, acabou confessando o crime. Além disso, ele confirmou aos policiais que já havia furtado outras duas motos do local. Em depoimento, o acusado disse que costumava vender os veículos roubados da unidade policial.

29 Ago 2017 - 14:30h

O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema de digestão do corpo humano. Enfermidades como hepatites, gastrites, úlceras, esofagite, pancreatite, entre outras estão entre as que são cuidadas por esse especialista.  Alexandre Campos, que compõe o quadro de especialidades da Clínica Mais Vida, formado há mais de dezessete anos dos quais quinze atuando como especialista em gastroenterologia e endoscopia, título recebido pela FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia, salienta que para a detecção de uma enfermidade e um diagnóstico preciso são necessários protocolos de atendimento para cada paciente, critérios, medicina baseada em evidências, que resultam em segurança para o paciente e para o profissional. Para a realização dos exames o Alexandre Campos utiliza equipamentos de última geração, possibilitando a investigação precoce do câncer de estômago, esôfago e duodeno, oferecendo ao médico e ao paciente tempo hábil para o tratamento e em sua maioria a cura. Em sua vasta experiência na realização dos exames de endoscopia já são contabilizados mais de 70.000 procedimentos sem que tenha ocorrido nenhuma complicação. Previna-se, busque sempre o especialista para realização de seus exames. Agende sua consulta com Alexandre Campos na Clínica Mais Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

29 Ago 2017 - 14:00h

Em parceria com o poder judiciário, a coordenação administrativa do complexo que agrega a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a delegacia de Brumado, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Instituto Médico Legal (IML) e o Sistema Integrado de Comunicações (Sicom) conseguiram remover parte dos veículos que se acumularam no pátio interno do complexo ao longo dos anos. Foram retiradas cerca de 120 motocicletas do local, sendo uma parte encaminhada ao pátio da 18ª Ciretran. Muitos veículos já foram catalogados e marcados com lacres para irem a leilão, com data a marcar. A remoção atende a um anseio de moradores e profissionais de saúde na vizinhança, que sempre viram os veículos como uma espécie de berçário para o mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A preocupação é válida, uma vez que por diversas vezes, após períodos de chuva, eram registradas poças de água nos veículos e, em seguida, os agentes de endemias coletavam larvas do mosquito no local. Mesmo com a retirada parcial das motocicletas, ainda há muitos veículos ocupando o pátio do complexo e sua área externa. A coordenação administrativa já sinalizou que as atividades de remoção devem continuar no intuito de minimizar o máximo possível os impactos promovidos pelas apreensões, em decorrência da carência de um pátio para estacionamento fora do perímetro urbano.

29 Ago 2017 - 13:05h

Faleceu na manhã desta terça-feira (29), em Salvador, Francisco Pina Lessa, 85 anos, mais conhecido como Chico Lessa.  Ele era casado com Dona Magnólia Lessa, conhecida como Dona Noinha e morava na cidade de Brumado.  O corpo de Chico Lessa está sendo velado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e seu sepultamento será realizado amanhã, 30 de agosto, às 10 horas, no mesmo local. Ele deixa 8 filhos.

29 Ago 2017 - 12:30h

Depois de uma alta de 1% no primeiro trimestre, o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre apontará para uma estabilidade da economia, segundo as projeções de analistas de mercado. A divulgação oficial pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será na sexta-feira (1). Levantamento do G1 com 12 bancos, consultorias e grupo de economistas mostra que 5 estimam retração entre 0,1% e 0,5%, 4 esperam crescimento zero, e 3 preveem alta, entre 0,1% e 0,2%. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também estimou nesta segunda-feira que o PIB do 2º trimestre deverá vir “próximo do equilíbrio”, ou seja, próximo de zero. No 1º trimestre, a economia brasileira cresceu 1%, após 8 trimestres seguidos de queda, numa alta impulsionada principalmente pelo agronegócio. O setor deu um salto de 13,4% após uma supersafra de grãos.

29 Ago 2017 - 12:00h

Em sua passagem pelo município de Brumado no domingo (27), o deputado federal José Rocha (PR), que faz parte da comissão de esportes da câmara dos deputados em Brasília, foi recepcionado na residência do casal Marlúcio (médico) e Ilka Abreu (vereadora). O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) também compareceu à residência para recepcionar o deputado. Na ocasião, a vereadora Ilka Abreu fez um apelo ao deputado no intuito de conseguir, via emenda parlamentar, um placar eletrônico para o Estádio Municipal Gilberto Cardoso. “Vamos analisar a possibilidade. Espero poder colaborar com esse equipamento para o estádio. Brumado tem uma participação respeitada no intermunicipal e seu campeonato está entre as referências na região, então vamos buscar essa colaboração para valorização do futebol local”, garantiu o deputado em entrevista ao site Achei Sudoeste.

29 Ago 2017 - 11:30h

Com o desembolso de R$ 20,6 milhões no primeiro semestre deste ano, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) atingiu marca histórica de R$ 160 milhões em financiamentos para prefeituras municipais. E o atendimento aos municípios deverá ser ampliado, pois a Caixa Econômica Federal aprovou recentemente a instituição financeira como agente operadora do FGTS, com limite de R$ 21 milhões. A decisão beneficia de imediato projetos de infraestrutura em tramitação de nove municípios, que obtiveram validação de crédito via banco. Para ter acesso ao recurso do FGTS, o gestor municipal deve cadastrar sua proposta diretamente no site do Ministério das Cidades, que administra estes recursos e seleciona as propostas aderentes ao desenvolvimento urbano. A linha de financiamento da Desenbahia às prefeituras permite o aprimoramento de infraestrutura urbana - abrange construção, reforma, ampliação e modernização de instalações públicas de apoio à educação e à saúde, além de aquisição de máquinas pesadas, equipamentos para tratamento de resíduos, pavimentação e drenagem.

29 Ago 2017 - 11:00h

O final de semana foi de muitas atividades para os integrantes do Grupo Topázio, que promoveu a V Copa Capoeira Fight Grupo Topázio Brumado. O evento foi realizado na Praça Coronel Zeca Leite e contou com a participação de agremiações convidadas, como a Ginga Brasil e o Guerreiros da Bahia. Durante o evento, aconteceram várias apresentações culturais de matrizes africanas, além de rodas de capoeira. “Foi uma festa para o nosso grupo que vem buscando juntamente com os demais manter acesas as nossas tradições. Agradeço aos nossos colaboradores do comércio local e esperamos que nossa cultura ganhe mais valorização e espaço em nossa comunidade”, disse o professor Maxuel Barreto. O evento atraiu dezenas de pessoas ao anfiteatro da praça para prestigiar as muitas apresentações e incentivar a continuidade do projeto de valorização das raízes ancestrais.

29 Ago 2017 - 10:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

29 Ago 2017 - 10:03h

O grave acidente registrado na altura do km 15, na BR-030, entre as cidades de Caetité e Brumado, na noite de ontem (28), deixou três pessoas mortas. No local, um carro de passeio com placa de Salvador e um caminhão colidiram de frente e pegaram fogo em seguida. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, desgovernado, o carro teria invadido a pista contrária e colidido contra o caminhão. O motorista do veículo de carga, identificado como Antônio Almeida, e uma passageira saíram ilesos do acidente. Já as três pessoas que ocupavam o carro de passeio, identificadas como Reinaldo Cotrim, Reginaldo Mosqueira e Gislaine Mello, todos da cidade de Guanambi, morreram carbonizados. O Departamento de Polícia Técnica de Guanambi trabalha na identificação dos corpos, que estão no Instituto Médico Legal do município.

29 Ago 2017 - 10:00h

O Magnesita saiu na frente do Vitória na primeira partida da grande decisão do Campeonato Brumadense de Futebol Sub-20 2017. Foi um jogo de sete gols, com a garotada dos operários da mineração construindo o belo resultado de 4x3. Mesmo com o grande número de gols, os times ainda perderam outras grandes chances de ampliar o marcador. Os atacantes esbarraram nas boas defesas efetuadas pelos goleiros. Com resultado, o Magnesita leva a vantagem do empate para o jogo de volta, que acontece no próximo domingo (02, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Para esta partida, dirigentes da Liga Brumadense de Futebol e dos clubes definiram que será cobrado um quilo de alimento não perecível como ingresso. Toda a arrecadação será doada a uma instituição de caridade local.

29 Ago 2017 - 09:30h

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

29 Ago 2017 - 09:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, a professora Nilza Azevedo Silva representou contra o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, na Procuradoria Geral do Estado (PGE) por supostos crimes de desobediência judicial e improbidade. Através de mandado de segurança, ela ainda pleiteou o retorno de 20 horas de jornada que lhe foram amputadas pela Administração Municipal. O juiz João Lemos Rodrigues indeferiu o pedido liminar devido à falta de provas. Inconformada, a servidora recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), obtendo liminar do desembargador Augusto de Lima Bispo, reconduzindo-a “ao seu lugar de trabalho de origem”. Como a funcionária não havia sido removida, tendo apenas a jornada reduzida, os advogados do Município entendem que a ordem judicial já está atendida. De acordo com o Mandacaru da Serra, Nilza fez concurso para trabalhar 20 horas e teve essa jornada ampliada para 40 horas, sem concurso, por gestões anteriores. Agora, ela entende ter direito à incorporação e remuneração dessa ampliação. O Ministério Público e o juiz de primeira instância concluíram que ela não provou esse direito. Na contestação, o Município argumenta que a supressão das 20 horas é legal.

29 Ago 2017 - 08:55h

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Charles Granger, a Diretora de Meio Ambiente, Hanna Correia, e o Coordenador de Controle Viário, Jansen Ricardo, estiveram na Rua Vereadora Ester Trindade Serra para apurar uma denúncia de crime ambiental que estaria causando transtornos à fluidez do trânsito. Na localidade, os proprietários de um imóvel, desconhecendo a legislação ambiental municipal, solicitaram um prestador de serviços para executar o corte de árvores ao longo da via. Os resíduos do corte indiscriminado foram jogados na rua, obstruindo a passagem de veículos. Motoristas que passaram pelo local acionaram a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para solucionar o engarrafamento que se formou no trecho. Também foram acionadas as autoridades do Meio Ambiente. Na via, as autoridades interditaram a área e instruíram o podador, bem como os moradores, sobre a postura correta a ser adotada nesses casos. O podador precisa estar cadastrado na Semar para o desempenho da atividade e o morador precisa de autorização para realizar o corte ou poda de árvores em logradouros públicos do município. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, é proibido podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar árvores da arborização pública. A poda sem autorização expressa está sujeita a multa, sem prejuízo de demais sanções penais e administrativas.

29 Ago 2017 - 08:19h

Na noite desta segunda-feira (28), um grave acidente foi registrado na altura do km 15, na BR-030, entre as cidades de Caetité e Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um carro de passeio com placa de Salvador colidiu de frente contra um caminhão que seguia com destino ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. O impacto foi violento e os dois veículos pegaram fogo. A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica de Guanambi estiveram no local aguardando a chegada de um carro pipa para apagar as chamas. Informações preliminares dão conta de que o motorista do caminhão e um passageiro conseguiram sair com vida do acidente. As vítimas teriam sido socorridas pelo Samu 192 e levadas para a UPA 24 horas de Caetité com ferimentos leves.

28 Ago 2017 - 18:30h

Mais um acidente foi registrado na curva conhecida como Candonga, na BR-030, entre as cidades de Caetité e Brumado. No trecho, que é bastante perigoso, um caminhão carregado com tangerina acabou tombando. O motorista teria perdido o controle da direção e o veículo ficou completamente destruído. Uma equipe do Samu 192 resgatou o motorista, que foi levado para a UPA 24 horas. A carga ficou espalhada no mato, às margens da rodovia. Acidentes desse tipo têm se tornado cada vez mais comuns na BR-030, especialmente na curva da Candonga.