Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
fechar

Brumado: Bocas de lobo com defeitos têm causado transtornos no Bairro Olhos D'água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores da Rua João de Souza Neves, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, cobram atenção do poder público para duas grades de bocas de lobo, ou sistema de drenagem pluvial, que estão danificadas e gerando transtornos na localidade. Os moradores disseram ao site Achei Sudoeste que têm aumentado as ocorrências de acidentes na via por causa das grades soltas que acabam se deslocando com a passagem de veículos, deixando verdadeiras armadilhas para ciclistas e motociclistas. Alguns populares narram que, na última semana, uma van escolar acabou levantando a grade de proteção da galeria, que acabou atingindo uma motociclista que vinha logo atrás, perfurando o tanque da moto e, por pouco, não culminando em tragédia. Com o perigo anunciado, os próprios moradores sinalizaram o trecho para alertar os riscos aos condutores e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do setor responsável da prefeitura no intuito de tomar as devidas providências para sanar o problema.

Nefrologista da Clínica Mais Vida alerta sobre as complicações do mal funcionamento dos rins

Eles são responsáveis em filtrar o sangue, isso todos sabem. Mas o que muitos desconhecem é que esse órgão exerce funções, que são vitais ao nosso organismo. Portanto, merece uma atenção especial de nossa parte. A principal doença tratada pelo nefrologista é a Insuficiência Renal, que ocorre quando o paciente tem as funções básicas realizadas pelos rins comprometidas. A insuficiência pode ser aguda ou crônica. Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue e a crônica é quando a perda das funções ocorre de maneira gradual e permanente. O nefrologista cuida do paciente portador de : Hipertensão Arterial, Diabético, Cálculo Renal, Glomerulopatias, Infecção Urinária e todas as doenças sistêmicas que podem lesas os rins. Em muitos casos, as doenças dos rins apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico e o início precoce do tratamento, fatores fundamentais para a cura ou a ampliação da qualidade de vida do paciente. Por isso, quando o trabalho do nefrologista é realizado logo no início do aparecimento das doenças renais, isso é revertido em resultados primordiais para a saúde e o bem-estar do paciente, evitando assim que curse para Insuficiência Renal Crônica com necessidade de Hemodiálise ou Transplante. Marcelo Santana destaca que a relação de funções dos rins é grande, assim como o número de complicações que pode apresentar, e o mais grave é que a grande maioria não percebe. Desta forma, previna-se, faça uma consulta com o especialista para saber como anda a saúde desse importante órgão. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Grupo Oju Orúm usará a dança para divulgação e preservação das culturas afro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Criado em Brumado, o Grupo Oju Orúm vem ganhando a atenção e admiração por onde se apresenta com a proposta de divulgar e preservar as culturas afro na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o idealizador e coreógrafo André Gouveia esclareceu que “o grupo nasceu em um terreiro de candomblé, com o intuito de inserir os jovens em um projeto cultural, não religioso, de divulgação e preservação das expressões de matrizes africanas, tendo como foco resgatar nos jovens o interesse pelo conhecimento das nossas origens de raízes afro, utilizando a dança como principal ferramenta de fomentação”. O coreógrafo reforçou que o intuito é otimizar e ampliar o espaço afro na sociedade regional. “Para tanto, tivemos longos debates em grupo para então chegarmos a um denominador comum sobre a melhor maneira de sermos vistos em nossas comunidades em toda a região e pelas nossas autoridades em geral”. Gouveia destacou ainda que o grupo busca também a valorização dos jovens, dando-lhes a oportunidade de serem vistos por seus talentos através da dança afro. Realista, o idealizador ponderou que há pela frente muitos desafios, tabus e preconceitos a serem quebrados, uma vez que a sociedade moderna ainda resiste às expressões afro, pois, devido à intolerância religiosa, ainda tratam com preconceito, não apenas as exposições de fé, mas também as expressões de culturas de raízes africanas. O Grupo Oju Orúm conta com 25 membros, dentre os quais coreógrafos, estilistas, dançarinos, costureiras, sonoplastas e mixadores, e Gouveia assegura que o intuito é agregar mais participantes.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Vacinação de cães e gatos ainda está abaixo da meta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A campanha de vacinação de cães e gatos ainda não atingiu nem 50% da sua meta no município de Brumado. De acordo com dados estatísticos da Vigilância Epidemiológica (Vigep) cedidos ao site Achei Sudoeste, o município conta atualmente com uma população canina aproximada de pouco mais de 7 mil cachorros na sede e pouco mais de 3 mil nas comunidades rurais. Os cálculos são do Ministério da Saúde, que estima um cão a cada duas pessoas nas cidades baianas. Os números, porém, não fazem referência aos chamados cães vadios, ou cachorros de rua, o que faz os cálculos estimados serem bem defasados diante da realidade encontrada nas ruas de Brumado. Ainda de acordo com a Vigep, houve uma procura no dia D de vacinação, mas, no cotidiano, tem sido pequena a movimentação dos proprietários no setor em busca da vacinação para seus animais de estimação. Na sede do município, só foram vacinados pouco mais de 3 mil cães e a mesma quantidade de gatos. A Vigep também já iniciou o ciclo de vacinações no canil municipal, bem como nas casas voluntárias de acolhimento de cães e gatos de rua. Os números são melhores nas comunidades rurais, onde se contabiliza mais de 2 mil cachorros vacinados, proporcionalmente maior que na sede. Vale lembrar aos proprietários que a vacinação é antirrábica e continua em horário comercial até o dia 15 deste mês.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Motorista passa mal e colide carro contra muro no Bairro Buenos Aires em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem sofreu um mal súbito e colidiu seu veículo contra um muro na Avenida Olimar Oliveira, Bairro Buenos Aires, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com a polícia militar, o motorista do veículo com placas da cidade de Guanambi, perdeu o controle da direção e colidiu contra o muro de uma marmoraria. O automóvel ficou pendurado ao muro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro à vítima. Apesar do susto, o motorista passa bem.

Acidente na BR-122 tira vida de primo de jovem encontrado morto com corte no pescoço em Pindaí

Morreu na noite da última segunda feira (06), vítima de acidente automobilístico, Adalberto Borges Cerqueira, primo do jovem Mateus Ferreira Leão, 18 anos, que foi encontrado morto em Pindaí, a 174 km de Brumado, com uma perfuração próximo ao pescoço, possivelmente vítima de arma branca. De acordo com o Radar Guanambi, Adalberto estaria voltando do local onde o corpo de Mateus foi encontrado e teria se chocado com um cavalo na BR-122, próximo à entrada de Paus Preto. A vítima de 38 anos estava acompanhando a remoção do corpo de Leão e na volta aconteceu o acidente fatal. Adalberto era primo de Mateus. A polícia Militar foi acionada e esteve no local preservando o local do acidente. A polícia técnica também no local realizando o levantamento cadavérico. O corpo de Adalberto Borges foi removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e trazido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Brumado: Moradores esperam há 18 anos o sistema de esgoto da Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, esperam há 18 anos pela instalação do prometido sistema de esgotamento sanitário da localidade. No final do século 20, foi construída uma estação de tratamento de esgoto dentro de uma mata fechada de difícil acesso para os caminhões de limpeza dos tanques coletores, o que, segundo apurado pela nossa reportagem, teria sido a justificativa para a descontinuidade do funcionamento da referida estação à margem do Rio do Antônio. De lá pra cá, não houve mais mobilizações do poder público para sanar o problema e melhorar a qualidade de vida na Vila, uma das comunidades mais antigas de Brumado, primeira referência urbana do município para quem chega pela BR-030, no sentido Caetité/Guanambi.

Brumado: Moradores esperam há 18 anos o sistema de esgoto da Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sem o sistema sanitário em muitas ruas, o convívio com o mau cheiro dos esgotos gera desconforto aos moradores, além de atrair animais peçonhentos para as residências e ocasionar problemas à saúde pública local. “Tudo o que temos aqui é renovação de promessas a cada dois anos de eleições, pois, seja nas eleições municipais ou estaduais, os políticos gostam de vir aqui gastar saliva para molhar as palavras, engabelando os eleitores com as promessas de realização da tão sonhada obra, mas é só terem os resultados das urnas que as palavras se secam e voltamos ao campo do esquecimento”, refletiu o radialista Jair Araújo.

Bebê é encontrado no meio do lixo e levado para hospital onde mãe estava em Brejões

Um recém-nascido foi encontrado no sábado (4) em um saco plástico em meio ao lixo, em uma das praças na cidade de Brejões, na região sudoeste da Bahia. A criança tinha nascido há poucos minutos e foi encontrado por um feirante, que achou que o embrulho se tratava de um gato. Ao abrir o saco, o homem ficou assustado ao perceber que era um bebê. A criança foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois foi encaminhada para o Hospital Municipal de Brejões. Segundo o G1, a mãe da criança, Anatália Almeida Cerqueira, foi localizada na mesma unidade de saúde, com uma hemorragia pós-parto. Ela reconheceu a criança e contou que escondeu a gravidez da família. Anatália afirmou que o parto foi realizado em casa, depois ela abandonou a criança na praça, mas teve uma hemorragia e precisou ser internada. O recém-nascido teve já recebeu alta e está sob os cuidados da avó materna. De acordo com a polícia, a mãe da criança irá responder por abandono de incapaz.

Jovem é encontrado morto com corte no pescoço após sair de casa para receber dinheiro em Pindaí Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Mateus Ferreira Leão, 18 anos de idade, que estava desaparecido desde a manhã do último domingo (05), foi encontrado morto no início da tarde desta segunda-feira (06), nas proximidades de um motel, na cidade de Pindaí, a 174 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, o corpo do garoto foi localizado por populares com um corte no pescoço. Familiares disseram que a vítima saiu de casa afirmando que ia receber um dinheiro de uma dívida com uma pessoa que não teve o nome divulgado. Ele morava na fazenda Batateira, zona rural do município de Pindaí. O carro, modelo Fiat Pálio, de cor branca, que estava com Mateus, fora encontrado pela manhã em outro local. Nas redes sociais, parentes da vítima confirmaram a informação e agradeceram pelas orações destinadas à família. A população da cidade está abalada com a tragédia. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o caso. A principal suspeita é que Mateus tenha sido assassinado. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado.

Homem é detido por suspeita de violência sexual contra mulher em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) efetuou a prisão de um homem suspeito de violência sexual contra a mulher, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. O homem, que ainda não teve a identidade divulgada, foi conduzido à Delegacia Territorial de Caetité, após ter sido acusado de abusar sexualmente de uma mulher de 46 anos de idade, no referido município, no último domingo (05). De acordo com Vilson Nunes, a mulher já foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi para fazer exame de corpo delito. Caso seja comprovado o crime, o acusado responderá por violência sexual. Ele continua detido à disposição da justiça.

Guajeru: Homem agride a irmã e polícia apreende arma de fogo artesanal e armas brancas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem agrediu a própria irmã, na cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, no último domingo (05). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima identificada como Joana Rosa dos Santos Lima denunciou o irmão a Polícia Militar que rapidamente foi até a casa da vítima e prendeu o suspeito. De acordo com a polícia, no local foram apreendidas: uma espingarda tipo chumbeira artesanal; uma faca do tipo peixeira e um facão. O homem e as armas apreendidas foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado. A vítima também se dirigiu a unidade policial e registrou a ocorrência.

Nutricionista de Guajeru participará da Conferência de Alzheimer e Demência em Paris

A Nutricionista Magda Viana, da cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, foi convidada pelo Scientific Tree Grup/Dementia para apresentar o trabalho “Laserterapia de baixa potência aplicada no tratamento de mucosite oral em pacientes com câncer acometidos por Alzheimer: Relato de Caso Clínico” na Conferência Internacional de Alzheimer e Demência que será realizada em Paris, capital da França, entre os dias 17 e 19 de setembro. A nutricionista, natural de Guajeru, é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e está fazendo o mestrado em Biociências, também pela UFBA. Magda ainda é membro do Grupo de Pesquisa Biofotônica Aplicada à Saúde, especialista em Modulação Intestinal, recentemente premiada, na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (Fundeb). Ele atua no município desde o ano de 2015, sempre teve uma atenção especial com as questões voltadas para a alimentação escolar. Magda está à frente da realização de capacitações continuadas para as merendeiras, realizou atividades de prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, desenvolveu ações de incentivo à construção de horta escolar pedagógica, promoveu atividades lúdicas para o desenvolvimento social e sua relação com o ato de comer, além de outras atividades que refletiram na melhoria da merenda escolar servida aos alunos da rede pública municipal de educação.  

Tradicional romaria em Bom Jesus da Lapa termina hoje com estimativa de 550 mil visitantes Foto: Ana Paula Cabral/Setur

Bom Jesus da Lapa, a 243 km de Brumado, no oeste baiano, espera receber cerca de 550 mil pessoas até esta segunda-feira (6), último dia da tradicional romaria. Tida como a capital da fé da Bahia, a cidade tem a expectativa de aumento de 10% no número de romeiros em relação ao ano passado, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A romaria começou no dia 28 de julho. Ainda segundo a pasta de turismo, hotéis e restaurantes da cidade estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos dez dias da romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos. Por ano, o município recebe 2,5 milhões de visitantes atraídos pelo turismo religioso.

Achei Sudoeste estreará programa em rádio

Com o intuito de oferecer mais uma opção na veiculação de suas notícias, dando ao público mais um canal de informações, o site Achei Sudoeste estreará um programa jornalístico na rádio. O projeto está sendo concretizado nos bastidores pelo editor do site, o jovem empreendedor Kauê Souza, que faz questão de participar das edições de áudio e texto ao lado da jornalista Daniela Neves. Souza também terá participações no quadro que deverá ir ao ar nos finais de tarde, através da Rádio Alternativa FM 97,9 de Brumado. O programa carregará o nome do site, Achei Sudoeste no Ar, e contará com reportagens e apresentação de Lay Amorim. A expectativa é de que o Achei Sudoeste no Ar já tenha suas primeiras exibições a partir da segunda quinzena de agosto. Souza declarou que o projeto já conta com parceiros comerciais que apostam no sucesso do jornal via rádio, como a Madeireira Real, Comfergil, Lava & Leva, Clínica Mais Vida, Supermercado Super Bom Preço e Praticook. O jornal estará mais focado nas notícias da região sudoeste, abrangendo as microrregiões de Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento de Nossa Senhora e o Sertão Produtivo da Bahia. As notícias irão retratar as áreas da política, saúde, educação, economia, segurança, esporte, cultura e lazer. O programa também abrirá espaço para voz das comunidades, trazendo suas cobranças do cotidiano diante das carências nas diversas áreas sociais. “Faremos um jornalismo diferenciado e o foco será a notícia, com o slogan a informação com credibilidade”, pontuou Souza.

Eleições 2018: Candidaturas de Waldenor Pereira e Zé Raimundo são homologadas pelo PT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), tiveram as suas candidaturas à reeleição homologadas na convenção estadual do PT, realizada no último sábado (04). A oficialização das candidaturas ocorreu junto com a da chapa majoritária encabeçada pelo governador Rui Costa (PT), candidato à reeleição junto com o seu vice, João Leão (PP), e os candidatos ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD). A dupla que atua nas regiões do Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim, está entusiasmada com o processo eleitoral em 2018. “Estamos trabalhando com muita articulação política, e agora, com tudo que fizemos, a base que construímos, os compromissos que assumimos e realizamos, com tudo isso, saímos dessa convenção com muito mais força e energia para continuar esse projeto exitoso que implementamos na Bahia e em nossas regiões”, disseram os parlamentares.

O uso intenso do celular fez surgir mais um “problema estético” nas pessoas. De acordo com o Extra, o movimento do pescoço para olhar frequentemente a tela do smartphone está deixando as pessoas com rugas no pescoço, que está sendo chamado. Para sanar isso, muitas delas estão se submetendo ao “tech neck”, ou “pescoço tecnológico”.  Ou seja, clínicas de estéticas estão oferecendo tratamento com preenchimento para atenuar o problema. “As rugas no pescoço costumam ser motivo de preocupação com o envelhecimento. Agora, com uma geração que usa cada vez mais tecnologia, a posição dos pescoços está fazendo com que essas rugas apareçam precocemente”, explicou Tijion Esho, que atende muitas mulheres atrás de preenchimento com ácido hialurônico no pescoço. Segundo ele, duas sessões são suficientes para atenuar bastante o efeito do uso exagerado de celular.

Brumado: Ifba prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição em Processo Seletivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prazo para solicitação de isenção parcial da taxa de inscrição do processo seletivo do Ifba foi prorrogado. Os candidatos com direito à isenção têm até o dia 09 de agosto para realizar as inscrições pagando apenas R$ 3,50. Após a solicitação da isenção no ato da inscrição, é necessário que o aluno vá até o Ifba com original e xerox do RG e uma declaração ou o histórico escolar que comprove os requisitos para isenção. Em Brumado, o Ifba oferece 120 vagas de Ensino Médio Técnico distribuídas entre os cursos de Edificações e Informática e 120 vagas para os cursos técnicos na modalidade Subsequente, distribuídas entre os cursos de Mineração e Edificações. As provas estão previstas para o dia 21 de outubro. As inscrições são feitas exclusivamente através do site selecao.ifba.edu.br e vão até o dia 16 de agosto.

Venha conhecer o Plaza Super Hortifruti em Brumado

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

Guanambi: Indivíduos são presos acusados de fraudar documentos e falsificar assinatura de juiz

Uma dupla identificada como Juarez Araújo Teixeira e Arlan Monteiro Gonçalves foram presos pela Polícia do Civil de Guanambi, a 141 km de Brumado, acusados de falsificar documento público. Os indivíduos estavam de posse de três veículos comprados em leilão e tentavam reconhecer firma em um cartório da cidade, utilizando dois  documentos referentes a depósitos judiciais, sendo que um continha a assinatura falsa do juiz de direito da Comarca de Carinhanha, Roberto Paulo Prohmann Wolff. Um funcionário do cartório desconfiou da dupla e se recusou a reconhecer a firma, informando o fato ao juiz, que acionou a polícia. Após analisar as imagens das câmeras de segurança do local, os investigadores conseguiram identificar e localizar a dupla. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram autuados em flagrante. A pena para este tipo de crime varia de dois a seis anos de reclusão e multa.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Professores da Uneb prometem semana de protestos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas 24 unidades do estado, incluindo no campus de Brumado, professores da Uneb protestam contra falta de infraestrutura, por passagem docente e maior orçamento. A paralisação será de 06 a 11 de agosto e atrasará o começo do segundo semestre letivo na maioria das unidades. Um dos pontos criticados pelos professores é a ameaça do corte das passagens intermunicipais. Segundo o coordenador geral da Aduneb, Milton Pinheiro, a categoria cobra a alteração do Decreto de Lei 6.192/97, que limita a compra de passagens, por parte da reitoria da universidade, a apenas 72 km do local de moradia do professor. A entidade também cobra o aumento de verbas. Baseados em comunicado da reitoria de maio, os docentes dizem que os recursos para custeio ficaram 47,88% a menos do previsto. Na previsão orçamentária geral, foram transferidos apenas 8,35%. O problema ainda foi agravado com o novo contingenciamento de julho, que deixou de repassar no mês à universidade mais 15,59% do valor de concessão orçamentária. A Aduneb também aponta que cálculos do Dieese mostram que para retomar o patamar do início de 2015, será necessária uma recomposição salarial de 21,1%.

Quatro animais são encontrados mortos no Bairro Santa Tereza em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quatro animais foram encontrados mortos no último domingo (05) no Loteamento Parque São Vicente, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. O site Achei Sudoeste flagrou os animais sem vida na avenida principal do referido loteamento. Os moradores não souberam informar a causa das mortes de três cachorros e um gato. Segundo informações, os animais poderiam ter sido envenenados. O fato comoveu os moradores que cobram das autoridades competentes uma apuração sobre o ocorrido. “Não gostar de animais é um direito que qualquer um pode ter, mas matar ou envenenar nunca será a melhor solução”, disse um morador que lamentou o ocorrido. Os casos de animais mortos por envenenamento são registrados com frequência na capital do minério.

Operação Força Tática zera ocorrências em Guanambi

Deflagrada pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), desde a última semana, sob o comando do tenente coronel Arthur Mascarenhas, a Operação Força Tática, zerou, mais uma vez, as ocorrências na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, na noite do último sábado (04), 10 viaturas e 27 policiais, deram seguimento a operação com a participação da Cipe Sudoeste, a antiga Caesg. “E mais uma vez zeramos as ocorrências em Guanambi”, comemorou o tenente coronel Mascarenhas. O comandante do 17º BPM, garantiu que o combate a criminalidade continuará firme na região de Guanambi. “Sabemos que é uma tarefa árdua, pois lutamos todos os dias contra esse passivo da degradação social e familiar que estamos vivendo. Mas faremos nossa parte e tentaremos conscientizar os outros atores de defesa social importantes no engajamento dessa luta”.

Arquivo