Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

25 Out 2017 - 09:30h

Em audiências na capital, os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) acompanharam o vereador José Ribeiro (PT) na defesa de melhorias para o município de Brumado. Entre as demandas apresentadas estão a ampliação do abastecimento de água, apoio à agricultura familiar e ligação de luz elétrica na zona rural junto à Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), Companhia de Ação Regional (CAR), Embasa, Superintendência de Defesa Civil e Coordenação do Programa Luz Para Todos. Na Secretaria da Infraestrutura, o Superintendente de Energia e Comunicações, Celso Rodrigues, informou sobre a aprovação da ligação de luz elétrica para famílias das comunidades de Furados dos Veados e recebeu do grupo nova reivindicação para Barreiro e adjacências. Com o chefe de gabinete da Cerb, trataram da abertura de poços artesianos e, na CAR, solicitaram a construção de passagem molhada para facilitar o acesso dos moradores das comunidades de Furados dos Veados e de Barreiro à sede. Na Embasa, os deputados e o vereador buscaram informações sobre projetos de abastecimento na região. A direção da empresa tranquilizou o grupo quanto ao pleito do município vizinho de Tanhaçu de construção de uma adutora para captação de água da barragem de Cristalândia. O grupo também cobrou a ampliação da capacidade da barragem. Por fim, junto ao superintendente da Defesa Civil do Estado, o vereador José Ribeiro buscou alternativas para o abastecimento de água em comunidades rurais que sofrem com a seca e denunciou a escassez de carros pipa.

25 Out 2017 - 09:00h

Afastado das funções parlamentares para tratamento de saúde, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu, conseguiu uma brecha em seu tratamento e passou os últimos cinco dias em Brumado, onde visitou familiares e amigos. Na manhã desta segunda-feira (23), o parlamentar licenciado esteve na Câmara de Vereadores. No local, ele conversou com seus assessores em seu gabinete e também cumprimentou os colegas vereadores, bem como assessores e servidores da casa legislativa. Por telefone ao site Achei Sudoeste, Dudu Vasconcelos declarou que o tratamento está indo bem e ele tem conseguido muito progresso em sua recuperação. O jovem parlamentar, que é filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e também é o vice-presidente da mesa diretora da câmara, informou que deverá retomar as suas atividades parlamentares no mês de dezembro. Dudu disse a nossa reportagem que está se sentindo renovado com o tratamento e espera poder atender as expectativas da população brumadense em seu retorno aos trabalhos legislativos. “Fui eleito e quero concluir meu mandato servindo aos interesses da nossa comunidade. Estou sendo recalibrado e logo estarei pronto para retornar com força total”, disse o vereador, que regressou na terça-feira (24) ao estado de Minas Gerais, onde passa por acompanhamento especializado.

25 Out 2017 - 08:00h

Proprietário de uma casa noturna, José Silva Brito, de 35 anos, natural da cidade de Poções, acusado de ser o autor dos golpes de faca que vitimou Ricardo Maique da Silva Garcia, de 21 anos, na noite do último sábado (20), se apresentou na delegacia de Brumado na noite desta segunda-feira (23), na companhia de um advogado. José Silva prestou depoimento perante a autoridade policial e foi liberado. A polícia não informou o conteúdo do depoimento do acusado e o caso agora tramita na justiça.

25 Out 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

24 Out 2017 - 18:00h

Nesta quarta-feira (25), o candidato à presidência do CREA-BA, Luís Edmundo Campos, estará em Brumado para expor suas propostas e conhecer os profissionais vinculados ao CREA da cidade, como também ouvir seus anseios e necessidades para melhoria da atuação do conselho na região. No dia 15 de dezembro, haverá eleições do CREA-BA e todos os profissionais vinculados tem direito a voto. Engenheiros, Geólogos, Agrimensores, Geógrafos, Técnicos e Tecnólogos podem comparecer. O evento será realizado no Ifba, em Brumado, que fica situado na Rua Manoel Francisco Manoel da Cruz, com acesso pela Avenida Lindolfo Azevedo Brito (saída para Livramento).

24 Out 2017 - 17:30h

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira o relatório final dos trabalhos ao colegiado.O texto conclui que a Previdência Social não é deficitária, mas, sim, alvo de má gestão. Segundo o senador, “está havendo manipulação de dados por parte do governo para que seja aprovada a reforma da Previdência”. Ele acrescentou que “quando o assunto é Previdência, há uma série de cálculos forçados e irreais”. Em 253 páginas, o relatório destaca que o “maior e mais grave problema da Previdência Social vem da vulnerabilidade e da fragilidade das fontes de custeio do sistema de seguridade social”. No documento, o relator destaca que, “antes de falar em déficit, é preciso corrigir distorções”. De acordo com a Veja, outro trecho do documento ressalta que “a lei, ao invés de premiar o bom contribuinte, premia a sonegação e até a apropriação indébita, com programas de parcelamento de dívidas (Refis), que qualquer cidadão endividado desse país gostaria de poder acessar. Ao contrário da maioria das CPIs, que, segundo Hélio José, ao final costumam pedir o indiciamento de pessoas, desta vez, o relatório é apenas propositivo. Nesse sentido, sugere dois projetos de lei (PLS) e três propostas de emenda constitucional (PECs). Uma delas proíbe a aplicação da Desvinculação de Receitas da União às receitas da seguridade social. Após um pedido de vista coletiva – mais tempo para analisar o parecer – o relatório precisa ser votado até o dia 6 de novembro, quando termina o prazo de funcionamento da comissão. Antes da votação final os membros da CPI podem sugerir mudanças no documento.

24 Out 2017 - 17:00h

Um homem foi preso após se envolver em um acidente ao dirigir embriagado e sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Bairro Taquarí, em Livramento de Nossa Senhora. Ele perdeu o controle do veículo, invadiu a garagem de uma residência, atingiu uma motocicleta que estava estacionada no local e atropelou, ainda, o proprietário da moto. De acordo com o L12, o homem, identificado apenas pelo nome de Betinho, foi levado pela Polícia Militar para a delegacia. Ele e a vítima foram submetidos a exames na UPA 24h, onde  o condutor admitiu ter ingerido bebida alcoólica. Ele recebeu voz de prisão e foi autuado por embriaguez ao volante e por danos.

24 Out 2017 - 16:30h

A prefeitura de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, publicou decreto que regulamenta o transporte feito por vans no município. Os donos dos veículos vão passar por processo de licitação e terão de se adequar às exigências estabelecidas no documento. O decreto assinado na última semana prevê a publicação do edital de licitação em até 90 dias. Foram estabelecidas 80 vagas para que os proprietários de vans possam concorrer. De acordo com uma das cooperativas de transporte alternativo da cidade, mais de 200 vans circulam hoje pelas ruas de Vitória da Conquista. O número é maior que o de ônibus municipais - 171, segundo a prefeitura. De acordo com o G1, a idade dos veículos estabelecida no decreto é uma das determinações que os condutores das vans discordam. O documento prevê que os veículos tenham até três anos de uso. A média atual das vans que circulam na cidade é de mais de 10 anos.

24 Out 2017 - 16:00h

A ex-estudante da Escola Família Agrícola de Caculé (EFA), Karina Maria Fernandes Souza, de 21 anos, acaba de ser aprovada no curso de Medicina na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Santo Antônio de Jesus. Na última quarta-feira (18) a estudante foi aprovada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A jovem, nascida e criada na Fazenda Bambuzal, região limítrofe entre os municípios de Caculé e Licínio de Almeida, disse que cursar Medicina sempre foi o seu sonho. Antes de entrar para a EFA, Karina fez o Ensino Fundamental no Colégio Municipal Clemente Rodrigues Teixeira, no Distrito da Várzea Grande, em Caculé, e sempre estudou em escolas públicas da zona rural. De acordo com o Informe Cidade, com pai lavrador e mãe professora, Karina mantinha uma vida simples e se define como uma pessoa muito organizada e disciplinada para os estudos.

24 Out 2017 - 15:30h

No dia 26 de outubro, o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) promoverá o Café com Administradores de Guanambi com a palestra “Coaching na Administração: milagre ou método?”, em comemoração ao Dia dos Profissionais de Administração. O evento acontecerá na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Guanambi, às 19h30. A palestra será ministrada pelo renomado administrador Fábio Rocha, que é mestre em Responsabilidade Social e Sustentabilidade; especialista em Gestão Integrada de Organizações; além de Leader Coach, Life & Professional Coach e Profile Coach (Certificação Internacional como Analista de Perfil Comportamental). O evento é aberto ao público e gratuito. Para participar, basta levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes. Mais informações podem ser obtidas com a Representante do CRA-BA em Guanambi, Adm. Rayanny Moreira, pelo telefone (77) 3451-4724.

24 Out 2017 - 15:00h

O júri do réu José de Jesus Santos, acusado de homicídio ocorrido em 2009, na Fazenda Morro, em Aracatu, está marcado para a próxima quinta-feira (26), na Comarca de Brumado. A vítima José Ferreira dos Santos foi atingida por um golpe de foice na perna, sofrendo lesões que causaram a sua morte. Segundo consta na denúncia, o acusado foi encontrado dentro de casa, não ofereceu resistência e confessou a prática dos fatos. Em sua defesa, ele alega, na data, foi até a casa do sogro chamar pela esposa, quando teria sido surpreendido pelo sogro e pelo irmão deste, José Ferreira dos Santos, que lhe teriam aplicado vários golpes de ripa. Para se defender, ele afirma que pegou uma foice que estava nas imediações e aplicou o golpe na perna da vítima. O acusado também responde por crime de violência doméstica contra a mulher. O juiz Genivaldo Alves Guimarães irá presidir o júri.

24 Out 2017 - 14:30h

Uma mulher de 35 anos é acusada de tentar matar o filho de 10 meses na cidade de Abaeté, em Minas Gerais. A mãe chegou a gravar um vídeo enquanto enforcava a criança e mandou as imagens para o pai do bebê. A gravação dura cinco segundos e mostra a mulher apertando o pescoço da criança, que não consegue respirar e chora bastante. É possível ouvir quando ela diz: "Fala para o seu pai que eu não estou brincando". Após saber do ocorrido, vizinhos tentaram linchar a mulher. Policiais foram até o local e a escoltaram até um hospital psiquiátrico, já que a mulher alegou que estava sofrendo de depressão pós-parto.

24 Out 2017 - 14:00h

Os maratonistas Serginho Pinheiro e Nete Gomes foram destaque na tradicional Corrida da Montanha, que aconteceu no final de semana, na cidade de Igatu, na Chapada Diamantina. Acostumados a percorrer trilhas e asfalto, os maratonistas subiram ao pódio em um percurso que exigiu força, resistência e muita superação para vencer os obstáculos naturais. O técnico de eletromecânica e mecânico industrial Serginho Cardoso conseguiu superar, além dos 42 km de prova para homens, oponentes já acostumados com o trecho e conquistou o bicampeonato da modalidade. “Agradeço a pessoa da professora Acácia Gondim e ao empresário Lei Leite, que me ajudaram com recursos dos seus bolsos para eu poder estar presente nesta prova. Espero que o poder público e a iniciativa privada deem mais atenção aos atletas de Brumado que representam muito bem o nosso município nas competições por onde passam”. Já a enfermeira do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Nete Gomes, correu pela primeira vez o circuito pedregoso de 13 km de montanhas, durante o qual 39 mulheres, com idade entre 40 e 45 anos, competiram pela glória da prova. A enfermeira comemorou a conquista do 2º lugar e dedicou aos seus pais e à comunidade brumadense. “Agradeço primeiramente a Deus, a minha mãe e ao meu pai, o popular Manoel Bigode, por me servirem de motivação e inspiração. Hoje posse dizer que fui além do que imaginava”.

24 Out 2017 - 12:30h

Um homem de 28 anos e a filha dele, um bebê de um ano de idade, foram mortos a tiros durante a festa de aniversário da criança, no município de Morro do Chapéu, que fica na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo informações passadas ao G1 pela Polícia Civil, na segunda-feira (23), o crime foi cometido por três homens que chegaram armados ao local. A mãe da criança também foi atingida, mas sobreviveu. A festa era realizada numa residência no bairro Caixa D’água, por volta das 22h do último sábado (21), quando o ataque ocorreu. Segundo a polícia, o alvo do atentado era o pai da criança, José de Jesus Júnior, mas a filha, que estava no colo dele, também acabou sendo atingida pelos disparos. A suspeita é de que o crime tenha relação com o envolvimento do pai da criança com o tráfico de drogas, conforme a delegacia local. Mais detalhes da investigação, no entanto, não foram passados pela delegacia, para evitar atrapalhar o andamento da apuração do caso. José morreu ainda no local do crime. Já a criança chegou a ser socorrida com vida e encaminhada para o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, mas também não resistiu.

24 Out 2017 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Bispo Dom José Roberto Carvalho, que preside a Diocese de Santana em Caetité, não fez rodeios ao se posicionar em defesa dos dogmas da Igreja, que são contrários à proposta da ideologia de gênero. A Ideologia da Ausência de Sexo é uma crença segundo a qual os dois sexos - masculino e feminino - são considerados construções culturais e sociais e por isso são chamados de “papéis de gênero”. A Ideologia de Gênero defende a ideia de que não existe apenas a mulher e o homem, mas também “outros gêneros” e que qualquer pessoa pode escolher um desses “outros gêneros” em simultâneo. “A liberdade de expressão exige também respeito àquilo que é sagrado e aí falamos da família, uma instituição sagrada criada por Deus”, disse o líder religioso. O Bispo enfatizou ainda que a ideologia de gênero vai de encontro aos princípios religiosos cristãos e também científicos. 

“Nascemos homem e nascemos mulher, ser homem ou mulher não se faz dentro de uma cultura ou aprendizado de exercício de vida. Deus fez o homem e a mulher com a finalidade de um complementar o outro. Quando a Igreja diz isso não está ditando o preconceito, respeitamos as pessoas com orientações diferentes, mas não aceitamos essa questão da ideologia, que na verdade é uma ideia, nada científica, até mesmo com opinião contrária da sociedade médica, não é só uma manifestação da Igreja. É uma ideologia passada socialmente que fere aos princípios de família cristã”, asseverou o sacerdote. Ao ser indagado quanto ao atual momento da política e da economia no país, ele classificou o modo de se fazer política no Brasil como ultrapassado. “Vivemos em uma dimensão de crise, principalmente envolvendo a economia e a política. Temos recursos em abundância, mas nos falta administração honesta para gerir esses recursos, que, como vemos nos noticiários, são desviados para fins corruptos e dessa forma a crise se instala, quebrando nas costas dos trabalhadores a verdadeira linha de produção que ainda mantém a sustentabilidade da nação. Defendo que se faz necessária uma reformulação na nossa política, pois está caduca a forma de se fazer política em nosso país”, pontuou o Bispo Dom José Roberto Carvalho.

24 Out 2017 - 11:30h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) votará nesta terça-feira (24) a abertura de audiência pública para discutir a revisão dos valores das bandeiras tarifárias. A revisão, segundo informou o diretor da agência Tiago Correia em uma apresentação feita na sexta-feira (20), ocorrerá porque a conta das bandeiras em 2017 está deficitária. Ou seja, o valor arrecadado com o sistema, que aplica uma taxa extra nas contas de luz, não está sendo suficiente para cobrir a alta no custo da geração de energia provocada pelo uso mais intenso das termelétricas. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cada vez mais baixos, por causa da falta de chuvas, o sistema elétrico depende cada vez mais de usinas termelétricas, que geram energia mais cara pois funcionam por meio da queima de combustíveis. Quanto maior o uso de térmicas, maior o custo extra que é preciso ser pago pelos consumidores por meio da taxa das bandeiras tarifárias. Hoje, o sistema de bandeiras tarifárias conta com quatro patamares: verde, amarelo, vermelho 1 e vermelho 2, que aplicam nas contas de luz cobrança extra que varia de R$ 2 a R$ 3,50 a cada 100 kWh de energia consumidos. Neste mês de outubro, devido à seca e ao forte uso das termelétricas, está em vigor a bandeira vermelha 2 e os consumidores do país estão sendo obrigados a R$ 3,50 para cada 100 kWh.

24 Out 2017 - 11:00h

Uma ambulância que pertence a prefeitura de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, foi flagrada no último sábado (22) transportando fantasias e animadores de festa para um evento que seria realizado no Distrito de Ibitira. O flagrante foi realizado pelo presidente da Câmara de Rio do Antônio, André Rogério Bercovitz Soares (PT). De acordo com ele, o motorista do veículo oficial não faz parte dos quadros da Secretaria de Saúde, sendo servidor do município contratado como fotógrafo. Segundo o parlamentar, existem profissionais treinados para conduzir a ambulância. “O veículo não estava sendo utilizado para salvar vidas”, esbravejou o parlamentar.  No veículo, dois servidores da Secretaria de Assistência Social eram transportados para fazer a animação de um evento em alusão ao Dia das Crianças. No município, no momento em que a ambulância não realizava o serviço adequado, uma gestante com suspeita de eclampsia aguardava no posto de saúde transferência para realizar seu parto na cidade de Guanambi, pois já havia conseguido uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Em nota, a prefeitura informou que a ambulância está lotada em Ibitira e que, aproveitando-se do translado do veículo para o distrito, os materiais para realização do evento infantil foram encaminhados no carro. Além disso, na nota, a prefeitura destacou que o município de Rio do Antônio está assistido com veículo de mesmo porte, bem como do Samu 192. Por fim, a prefeitura acusa o vereador de oportunismo e de querer se promover politicamente.

24 Out 2017 - 10:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

24 Out 2017 - 10:00h

Uma mulher ainda não identificada ameaçou pular de um prédio com uma criança de apenas três anos no colo. O incidente aconteceu na Avenida Dácio Oliveira, em Caetité, na última segunda-feira (23). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, aos gritos, a mulher chamou a atenção de populares, que acionaram o Samu 192 e a Polícia Militar. Após abrir a porta do apartamento e depois de muita conversa, os policiais conseguiram fazer com que a jovem saísse da varanda e entregasse a criança, que estava muito assustada. Em seguida, a mulher foi levada à UPA 24 horas e a criança ficou em poder do Conselho Tutelar de Caetité. A mulher alegou que sofre de depressão e que era agredida pelo marido. O caso está sendo investigado.