Achei Sudoeste

21 Nov 2013 - 18:35h

Na última terça-feira (19), um morador da Lagoa Funda fechou o comércio de sua propriedade em protesto contra a falta de energia elétrica no local. Segundo o morador, ele já teria solicitado a instalação da energia, mas não havia sido atendido. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Coelba informou que por se tratar de extensão de rede elétrica para ligação de energia em imóvel na área rural, a solicitação será atendida através do programa Luz para Todos, do Governo Federal. Segundo a Coelba, o projeto para atender o morador já foi elaborado pela empresa e aguarda aprovação do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos. “Ressaltamos que todo processo de contratação de obras, liberação de recursos, andamento dos trabalhos e cumprimento das metas do Programa Luz para Todos é fiscalizado pela Eletrobrás e acompanhado pelo Comitê Gestor Estadual de Universalização, formado por representantes do Ministério de Minas e Energia, concessionária distribuidora de energia elétrica, governo estadual, prefeituras e representantes da sociedade civil”, reforçou a Coelba. Caso aprovado pelo Comitê, o projeto será executado pela empresa de energia.

21 Nov 2013 - 17:00h

Parte da comissão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) compareceu a audiência pública que debateu os avanços da obra nos cinco lotes que cortam o estado. Realizada na Câmara de Vereadores, a audiência foi conduzida pela presidente da comissão, deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Estiveram presentes vereadores, autoridades políticas da região e representantes de comunidades rurais. Após a formação da mesa, Jair Galvão, Superintendente de Desenvolvimento da Valec e representante do ministro dos Transportes, César Borges, apresentou gráficos sobre o andamento da obra em cada lote. Depois da apresentação, vereadores e público presente fizeram questionamentos com relação aos benefícios e impactos produzidos pela obra.  

21 Nov 2013 - 16:40h

Presidente da comissão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada Ivana Bastos (PSD) esteve em Brumado nesta quinta-feira (21) para visitar as obras do Lote IV. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Bastos afirmou que as obras no município estão bastante adiantadas e a previsão para conclusão do trecho entre o Lote I e o Lote IV é até o final de 2014. Sobre as críticas quanto aos impactos ambientais produzidos pelas obras da ferrovia, a deputada disse que o Ibama liberou a realização da obra considerando que esses impactos não são tão relevantes se comparado aos benefícios obtidos com a construção da ferrovia. Quanto ao porto seco de Brumado, a deputada declarou que o mesmo já é uma realidade. “Fizemos a carta de Barreiras e nesse documento incluímos Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado e Jequié. A princípio, só haveria o porto seco em Ilhéus, Barreiras e em Caetité. Este último será de uso privativo da Bahia Mineração. Porém, hoje, no âmbito da Valec, já temos Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado, Jequié e Ilhéus. Já é uma realidade o porto seco de Brumado”, assegurou Bastos. 

21 Nov 2013 - 16:20h

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (21), em São Vicente, no litoral de São Paulo, suspeito de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidas cápsulas de cocaína com fotos do jogador Neymar. O suspeito informou à polícia que a foto do jogador de futebol serve para destacar as drogas com “melhor qualidade”. Segundo a polícia, a apreensão foi feita em uma viela na Avenida Penedo, em São Vicente, durante um patrulhamento de rotina da Polícia Militar. Um homem foi preso em flagrante e levado à delegacia. A polícia afirma que ele já tinha passagem por tráfico de drogas. No local foram encontradas 43 pedras de crack, 31 pinos de cocaína e cerca de 80 gramas de maconha. Nos pinos com cocaína, havia fotos do jogador Neymar; para, segundo o suspeito, destacar a “qualidade da droga”. A ocorrência foi registrada no 2º DP de São Vicente.

21 Nov 2013 - 16:00h

Uma ventania ocorrida na última segunda-feira (18) derrubou colunas de iluminação e arrastou tendas na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Na tarde da última quarta-feira (20), um vento forte atingiu um posto lava jato localizado na Rua Ernesto Carneiro, próximo ao Estádio Gilberto Cardoso. A ventania provocou a queda de um muro e de um telhado no local. Este último acabou caindo sobre um carro. Além disso, uma árvore também foi arrancada pela força do vento no Bairro Santa Tereza.

21 Nov 2013 - 15:25h

A implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será sediada em Caetité, no sudoeste baiano, foi aprovada. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da Bahia, no último dia 15 de novembro. Conhecida como Hospital do Câncer, a unidade dispõe de todos os recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente com câncer, desde o diagnóstico do caso, assistência ambulatorial e hospitalar, cirurgias, atendimento de emergências oncológicas e cuidados paliativos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, em Caetité, a Unacon terá um território de abrangência de 42 municípios da região, totalizando 834 mil pessoas. Para a Secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes Abreu, a Administração Municipal se esforçou bastante para conseguir a aprovação da implantação da unidade no município. A secretária ressaltou que a conquista também se deve ao apoio do Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, e do superintendente da Sesab, Alfredo Boa Sorte. “Conseguir esta aprovação foi uma das prioridades da Administração. Este é mais um grande passo que comemoramos com muita alegria! É a saúde de Caetité voltando a ser referência na região”, comemorou Cynthia. 

21 Nov 2013 - 13:55h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente da comissão da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), acompanhada dos deputados Marquinho Viana (PV), José Raimundo (PT) e da deputada Ângela Souza (PSD), visitou parte das obras do Lote IV, da Ferrovia de Integração Oeste Leste, em Brumado. A comitiva ainda contou com a presença dos vereadores Alessandro Lôbo (PSL), presidente da Câmara Municipal, Liu Vasconcelos (PCdoB) e Édio Pereira (PCdoB), além de assessores. A visita teve início no canteiro administrativo da Valec e depois todos seguiram para a BA-148. No local, puderam ver de perto o andamento das obras do viaduto por onde passará as locomotivas da Fiol. A caravana seguiu até a comunidade das Correias, local cujas obras estão bastante avançadas. Os parlamentares e os representantes da Valec enfatizaram que as obras no Lote IV são as mais avançadas em todo o percurso por onde passarão os trilhos da ferrovia. Durante a tarde desta quinta-feira (21), a comitiva ainda participará de uma audiência pública na Casa Legislativa. Na oportunidade, serão debatidas as críticas, sugestões e compensação social das obras da Fiol.

21 Nov 2013 - 13:00h

No Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20), o projeto para a correção da distorção idade-série promoveu atividades relacionadas ao tema. Os adolescentes, adultos e idosos que fazem parte do projeto refletiram sobre o papel do negro na sociedade contemporânea e o seu legado histórico-cultural. Os alunos dançaram e jogaram capoeira com o Grupo de Capoeira Ginga Brasil, com o Mestre Beira-Mar e seus alunos, e o professor de Artes Zezinho. Durante o dia, os alunos também participaram de brincadeiras, ouviram histórias sobre os africanos, e presenciaram a fabricação do acarajé. A equipe pedagógica do projeto, que funciona no prédio da Escola Rotary, avaliou positivamente a participação de todos os envolvidos.

21 Nov 2013 - 12:20h

Está querendo renovar os móveis de sua casa? A Dalmóbile Ambientes Planejados faz isso por você. A loja trabalha com móveis planejados em design moderno e altamente sofisticado. Além da qualidade ímpar dos produtos, a Dalmóbile ainda financia suas compras em até 12 vezes. Se preferir, você pode pagar à vista com um super desconto ou fazer um financiamento através dos bancos do Brasil, Nordeste, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Os pedidos têm garantia de seis anos de fabricação e podem ser acompanhados online pelo site www.dalmobile.com.br. A loja é um empreendimento de Zequinha Meira e Clodoaldo Pinheiro. Com mais de 35 anos no mercado e mais de 150 lojas inauguradas, a Dalmóbile faz sucesso em todo país. Em Brumado, a Dalmóbile fica na Rua Barão de Vila Velha, no Bairro das Flores. Para mais informações, ligue (77) 3453-1822. Compareça ao local e faça um orçamento sem compromisso. c

21 Nov 2013 - 11:45h

Na última quarta-feira (20), o deputado federal Arthur Oliveira Maia (SDD) foi reeleito presidente da Comissão Especial que analisa o Novo Código Comercial Brasileiro. O colegiado teve de realizar, por decisão regimental, uma nova eleição tendo em vista a mudança de partido do presidente, que se desfiliou do PMDB e se filiou ao Solidariedade. Para 1º vice-presidente foi reeleito o deputado Junji Abe (PSD/SP) e para a 2ª vice-presidência foi escolhido o deputado Hugo Leal (PROS/RJ). “Agradeço a generosidade dessa recondução à presidência da Comissão por unanimidade dos meus companheiros. Temos feito um trabalho de equipe, não só dos que estão dirigindo esta Comissão, mas, sobretudo, com o trabalho dos relatores. Efetivamente esta Comissão tem aprofundado o tema e vai trazer uma lei moderna e capaz de dar ao Brasil um marco legal do Direito Comercial que possa dar segurança e modernidade às relações jurídicas comerciais no nosso país”, ressaltou Maia. A proposta de reformulação do Código Comercial (PL 1572/11), do deputado Vicente Cândido (PT-SP), tem o objetivo de sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre pessoas jurídicas. O antigo Código Comercial, de 1850, tornou-se defasado e teve sua maior parte revogada em 2003, quando entrou em vigor o novo Código Civil (Lei 10.406/02). O texto do novo Código Comercial tem 670 artigos, divididos em cinco livros, e já recebeu 194 emendas. 

21 Nov 2013 - 11:25h

Após uma denúncia anônima, Luan Gonçalves, 22 anos, foi preso pela polícia civil na cidade de Vitória da Conquista, onde estava hospedado em um hotel na Avenida Crescêncio Silveira. Luan é o principal suspeito de matar a dançarina Lady Butterfly, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Em depoimento, o acusado disse que agiu em legítima defesa, pois, segundo ele, a dançarina teria tentado esfaqueá-lo durante a noite, quando ele estava hospedado em sua casa. Assustado, Luan teria imobilizado a vítima e a esfaqueado. Após o crime, o acusado informou à polícia que se escondeu em uma fazenda da região e abandonou o carro da vítima. Em seguida, viajou para Vitória da Conquista, de onde pretendia fugir para o Mato Grosso. De acordo com o site VCA News, Luan nega ter tido um relacionamento amoroso com Lady Butterfly e diz que tem namorada. Segundo ele, ambos se conheceram através de amigos e ele já havia dormido outras vezes na casa da dançarina. Luan está detido no Distrito Integrado de Segurança Pública e deverá ser transferido para o presídio de Eunápolis. 

21 Nov 2013 - 10:50h

Nesta semana, o deputado estadual João Bonfim (PDT) recebeu em seu gabinete o vereador André Rogério (PT) e o presidente da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do município de Rio do Antônio, André Vasconcelos. O vereador relatou ao deputado demandas mais urgentes do município e afirmou que ambos caminharão juntos no intuito de buscar promover ações que garantam o desenvolvimento da cidade.

21 Nov 2013 - 10:25h

O presídio Lafaiete Coutinho em Salvador recebeu na última quarta-feira (20) cinco custodiados da cidade de Brumado. A cadeia do município, que tem capacidade para 16 pessoas, estava superlotada com 41 detentos. Por conta da superlotação, nos últimos dias, a polícia conseguiu impedir dois planos de fuga, que poderiam culminar em uma evasão em massa da unidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, outras transferências ainda serão realizadas até o final do mês com o intuito de inibir possíveis novas tentativas de fuga.

21 Nov 2013 - 10:10h

O XV Encontro Regional de Surdos acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Colégio Professora Nice Públio. O evento é promovido pela Associação de Pessoas com Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB) com o intuito de integrar os surdos na sociedade. Além do Encontro, haverá uma palestra sobre o tema na Câmara de Vereadores de Brumado, que ocorrerá às 19h30.

21 Nov 2013 - 09:00h

Uma empresa da cidade de Paramirim, especializada em monitoramento eletrônico, doou para delegacia de Brumado um sistema fechado de TV para monitoramento do prédio. A área administrativa e a área externa serão monitoradas 24 horas. O delegado coordenador Leonardo Rabelo declarou ao site Brumado Notícias que o circuito chega como mais um mecanismo de segurança tanto para os funcionários da delegacia quanto para a população em geral, a qual comparece à unidade em busca dos serviços prestados.

20 Nov 2013 - 20:30h

Através de uma audiência pública realizada em Brumado, representantes de vários órgãos da sociedade civil organizada debateram o combate ao extermínio da juventude. Promovido pelo setor jovem da Igreja Católica, o evento foi intermediado pelo locutor Teônio Lima. Os representantes presentes apontaram as problemáticas sociais que têm contribuído para o aumento da violência contra os jovens. Coordenador do setor jovem, Marlon Lucas disse ao site Brumado Notícias que o evento visa identificar as causas do aumento da violência no intuito de que o poder público possa se comprometer em amenizar o problema. “O objetivo principal desse encontro é promover debate, reflexão e estudo que ajudem a sociedade civil a se inteirar da problemática. Estamos discutindo o que pode ser feito no combate ao extermínio da juventude e enxergamos isso com lamento e preocupação, pois estamos carentes das políticas de educação, lazer, cultura. Faltam políticas públicas que atendam aos interesses da juventude. O que temos de projeto para a juventude em Brumado? O que temos de concreto para que nossa juventude possa se promover? O problema é estrutural, social e político”, afirmou Marlon.

Já o Major Sílvio Berlink, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), aponta que faltam limites para a juventude e mais participação familiar em estabelecer esses limites. “Todas as políticas envolvendo jovens em que se estabelece limites, a participação da família nos preocupa. O limite é algo que precisa ser imposto, pois o mesmo tamanho do sim é o tamanho do não”, destacou o comandante, que foi apoiado pelo Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Genivaldo Alves Guimarães. O magistrado declarou que as famílias estão se omitindo na educação dos jovens. “As drogas causam diversos conflitos sociais, mas, além disso, temos também os desajustes das famílias que tentam transferir para as autoridades a responsabilidade quanto à educação dos filhos. Nunca vamos extinguir a violência, mas temos que combatê-la e contribuir para que os efeitos dessa violência sejam reduzidos”, concluiu Guimarães.

20 Nov 2013 - 20:00h

Durante a sessão legislativa da última segunda-feira (18), o jovem estudante Jorge Renan Dias Silva fez uso da tribuna livre a fim de solicitar apoio para o lançamento do livro As Crônicas de Axel Rhodes - O Filho do Sol, de sua autoria. Jorge Renan falou da sua paixão pela literatura e pediu patrocínio para publicação do livro, que representaria a concretização de um sonho. O estudante já conseguiu parte do dinheiro, mas ainda não o suficiente para publicação das primeiras tiragens exigidas pela editora. Os vereadores parabenizaram o estudante pelo esforço e dedicação. Alessandro Lôbo (PSL), presidente do Legislativo, assegurou que irá entrar em contato com algumas empresas em nome da Câmara no intuito de angariar fundos para ajudar no lançamento do livro. “Infelizmente o legislativo não possui recursos para essa finalidade, mas estaremos sempre prontos para colaborar de outras formas possíveis, como ser o elo com as empresas que mantemos contato”, frisou o presidente.

20 Nov 2013 - 19:20h

As obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) no Lote IV, em Brumado, têm sido alvo de críticas por conta dos impactos ambientais que estariam sendo causados, principalmente nas comunidades rurais. O assunto foi discutido na Casa Legislativa, onde os vereadores divergiram em seus posicionamentos quanto ao andamento das obras e seus efeitos. Para o presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL), os impactos são necessários ao progresso. O parlamentar chamou a atenção dos demais vereadores quanto aos benefícios comerciais para a região e cobrou do parlamento a luta pela instalação de um porto seco no município. “Há tempos, Brumado perdeu a base da Petrobras para Jequié e hoje a cidade deu um salto na sua economia e na qualidade de vida da população. Vivemos um novo dilema agora por conta desse porto seco da Fiol. Nós não podemos perder o porto seco de Brumado. Temos que defender o término das obras da ferrovia; não podemos ser contra as obras que trarão desenvolvimento para a nossa cidade”, destacou o presidente do Legislativo brumadense. Nesta quinta-feira (21), vários deputados estaduais que fazem parte da comissão da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia irão participar de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde serão colocadas em pauta as críticas, sugestões e compensações sociais com relação às obras da ferrovia. O evento acontecerá às 14h.

20 Nov 2013 - 18:30h

Em todo o país é celebrado nesta quarta-feira (20) o Dia da Consciência Negra. Alunos e professores do Colégio Estadual de Brumado (CEB) celebraram a data por meio do projeto cultural Olhar Negro. O professor Gilvan Moreira explicou a reportagem do site Brumado Notícias que o projeto tem por objetivo discutir a problemática do negro na sociedade brasileira, desenvolver a expressão corporal, oral e cultural dos alunos através da dança, música e do teatro, além de buscar a afirmação da beleza negra. O evento foi realizado no período da manhã com várias apresentações de capoeira, dança de roda, e outras artes da cultura afro. As celebrações continuam na próxima quinta-feira (21), quando stands serão montados para contar a história dos negros no Brasil.