Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Perícia comprova que jovem de 15 anos foi mesmo estuprada em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta quarta-feira (11), a perícia médica comprovou que a jovem de 15 anos foi mesmo estuprada. O crime aconteceu no último domingo (8), em Ituaçu, quando um homem pulou o muro da sua casa e cometeu o abuso. Identificado apenas como Mateus, o suspeito foi encaminhado para a delegacia de Brumado, onde permanece detido em cela separada de outros detentos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a menor de idade está fazendo acompanhamento médico e psicológico em Vitória da Conquista. De acordo com o Código Penal, o estupro se caracteriza por constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar/permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. A pena é reclusão, de seis a dez anos, se não houver agravantes. 

Em meio ao cenário de crise na economia, 16.897 empresas baianas fecharam as portas em 2016. Segundo dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), o número de fechamentos mais que dobrou e atingiu o recorde da série histórica nos últimos dez anos. Os setores de comércio e serviços apresentaram maiores índices: 14.118 mil empresas, o que corresponde a 83,5% do volume total de empreendimentos fechados. Para o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), Adhvan Furtado, os empresários ainda devem manter estado de alerta. Uma pesquisa nacional da entidade feita no final do ano com 2 mil empresas que fecharam as portas aponta que 31% elencaram o alto custo operacional como o principal fator que levou ao fechamento. Na sequência está a falta de demanda (29%), problemas financeiros (25%) e de gestão (25%).  

Primeira torre geradora começa a ser instalada no Parque Eólico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras do Parque Eólico de Brumado foram retomadas na última semana, após o recesso do final de ano que havia sido programado pelas empresas que atuam no empreendimento. Com o retorno das atividades, as equipes de trabalho iniciaram as instalações das torres geradoras. A primeira começou a ser montada na tarde da última terça-feira (10). O site Brumado Notícias apurou que na primeira etapa da obra serão instaladas 38 torres geradoras na região do distrito de Cristalândia. A expectativa é de que as mesmas passem a funcionar a partir de 2018 gerando a energia limpa que vem do vento. A segunda e terceira etapas do empreendimento agregarão os municípios de Dom Basílio e Rio de Contas.

Feijão do Sítio Novo: Ingressos podem ser adquiridos em 3 vezes no cartão de crédito

Pensando na maior praticidade e comodidade do público, a coordenação do Feijão do Sítio Novo implantou uma grande novidade nessa edição da festa que irá marcar o verão brumadense. Agora, o público poderá adquirir os ingressos em 3 vezes no cartão de crédito. Corra agora e garanta o seu ingresso em um dos postos de venda credenciados. No dia 29 de janeiro só haverá espaço para a alegria e para a boa música porque Feijão do Sítio Novo vai ser bom demais.

Polícia prende homens suspeitos de vender armas, munições e fogos de artifício em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam dois homens suspeitos de vender armas, munições e fogos de artifício na região. Segundo informações da polícia, um deles foi preso no Mercado Municipal com um arsenal. As investigações tiveram início em outubro do ano passado, no município de Rio do Antônio, quando um idoso de 86 anos foi preso com diversas munições. A polícia pode divulgar mais informações sobre o comércio de armas a qualquer momento.

Beneficiários do Bolsa Família devem recadastrar Tarifa Social da Embasa Foto: Reprodução

Os beneficiários da Tarifa Social da Embasa têm até 20 de fevereiro para fazer o recadastramento junto à empresa e garantir a continuidade do benefício. Os titulares do Programa Bolsa Família devem comparecer a um dos pontos de atendimento da Embasa e levar cópias e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, conta da Embasa e comprovante de saque do Bolsa Família dos últimos 90 dias. Segundo informou a concessionária, quem não fizer a atualização no prazo informado terão o benefício suspenso.  Voltada para a população de baixa renda cadastrada no programa federal Bolsa Família, a Tarifa Social beneficia atualmente mais de 250 mil usuários na Bahia. O recadastramento visa atualizar o banco de dados da Embasa e garantir a continuidade do benefício para todos que atendem aos critérios cadastrais. Mais informações podem ser obtidas no site da Embasa, por meio do telefone 0800 0555 195 ou nos pontos de atendimento.

Vitor Bonfim vai permanecer no comando da Secretaria de Agricultura da Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contrariando as especulações, o deputado estadual licenciado, Vitor Bonfim (PDT), vai permanecer no comando da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). A informação foi confirmada ao site Bahia.Ba pelo presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior. Com isso, Bonfim, que poderia retornar aos trabalhos como deputado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), segue no primeiro escalão do governador Rui Costa (PT). O anúncio oficial de Rui com as mudanças na sua equipe está previsto para a próxima semana. Lideranças políticas de Brumado e do sudoeste da Bahia comemoram a notícia, pois acreditam no trabalho de Vitor Bonfim em busca de melhorias para a agricultura da região. 

Batida mata bebê e dois parentes em Cândido Sales Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um bebê de seis meses está entre os três mortos em um acidente na BR-116, no município de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, na terça-feira (10). Além do bebê, uma jovem de 19 anos e uma mulher de 45 também morreram na batida que envolveu um caminhão, uma caminhonete e um carro de passeio. Todas as vítimas são da mesma família. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam no carro de passeio, que partiu ao meio com o impacto da batida. Além das pessoas mortas, o motorista e outra pessoa que estavam na parte da frente do carro de passeio sobreviveram e foram socorridos para o Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista. Ambos são pai e filho. Um deles quebrou a clavícula e outro teve ferimentos leves. Segundo o G1, o veículo foi atingido pelo caminhão, girou na pista e depois foi atingido pela caminhonete. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. Familiares das vítimas, que vinham em dois carros atrás, presenciaram tudo. Todos tinham saído do município de Paracatu, em Minas Gerais, com destino a Porto Seguro. O motorista da caminhonete e o carona não tiveram ferimentos graves. Não há informações sobre o condutor do caminhão envolvido na batida.

Bandido de Paramirim é preso em Montes Claros acusado de sequestrar mulher Foto: Divulgação/PM

Natural de Paramirim, Renan de Jesus Andrade, 20 anos, conhecido como Mineirinho, foi preso na cidade de Montes Claros (MG) acusado de sequestrar uma mulher. Ele fugiu do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, em dezembro do ano passado. Mineirinho teria sequestrado uma mulher na porta de um shopping. Após render a vítima, assumiu a direção do veículo e seguiu até a saída da cidade. Ao perceber que o veículo tinha rastreador, o suspeito abandonou a vítima e o veículo. Mineirinho tem vários antecedentes criminais, inclusive com passagens em Livramento de Nossa Senhora. Tornou-se especialista em sequestrar e roubar mulheres. Já fez mais de quatro vítimas em Brumado e Vitória da Conquista. Renan é considerado pela polícia um dos mais bandidos perigosos da região. Ele está preso e deve ser conduzido de volta ao Presídio Nilton Gonçalves.

Ingressos do Rock in Rio começam a ser vendidos em 6 de abril

Os ingressos para o Rock in Rio 2017 começarão a ser vendidos a partir do dia 6 de abril, anunciou o festival. Segundo a produção do evento, a programação completa já terá sido divulgada antes desse dia. A venda será feita pelo site Ingresso.com, mas ainda não há informações sobre preços. Em novembro passado, os bilhetes do Rock in Rio Card, que equivalem a ingressos para a edição de 2017 do festival, se esgotaram menos de duas horas após o início das vendas. Os cards custavam R$ 435 (inteira) e R$ 217,50 (meia). O Rock in Rio 2017 acontecerá entre os dias 15 e 24 de setembro, no Rio. Pela primeira vez, uma edição brasileira terá duas Rock Streets. As ruas temáticas com lojas, restaurantes e apresentações artísticas vão homenagear a África e o Brasil. De acordo com o G1, Aerosmith, Red Hot Chili Peppers, Maroon 5, Bon Jovi e Billy Idol estão confirmados na programação. Neste ano, a Cidade do Rock será montada no Parque Olímpico, que recebeu a maior parte das competições da Olímpiada do Rio em 2016.

Prefeitura convoca candidatos habilitados em processo seletivo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em edital publicado no Diário Oficial do Município, o prefeito de Brumado está convocando candidatos habilitados para o provimento de vagas, em caráter temporário, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Os candidatos devem comparecer até o dia 13 deste mês, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde, para apresentações dos documentos pessoais e admissionais relacionados no edital. O candidato convocado que não comparecer no prazo estabelecido será eliminado do processo seletivo.

O índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, ficou em 0,3% em dezembro, o menor para o mês desde 2008, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11). Com isso, o indicador fechou o ano de 2016 em 6,29%. De acordo com o G1, pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2016 era de 4,5%, mas, com o intervalo de tolerância existente, o IPCA poderia oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta fosse formalmente descumprida. Em 2015, o índice havia avançado 10,67%. A estimativa mais recente dos economistas do mercado financeiro apontava que o IPCA chegaria no final de 2016 a 6,35%, segundo o boletim Focus, do BC. Tanto em dezembro quanto em 2016, foi a alta dos alimentos que impediu o IPCA de registrar uma desaceleração ainda maior - grupo com o maior peso no cálculo do índice. A alta de preços desse grupo de despesas acelerou a 8,62% no ano passado, depois de avançar mais de 12% em 2015.

Brumado e municípios do sudoeste baiano têm estado de emergência decretado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de publicação no Diário Oficial, o governo do estado decretou situação de emergência na cidade de Brumado e em mais 107 municípios baianos. A decretação se deve ao longo período de estiagem em diversas regiões. Válido por 180 dias, o decreto viabilizará a realização de obras emergenciais e auxílios aos moradores do semiárido. Os órgãos estaduais já estão autorizados a oferecer ajuda para as prefeituras, instituições e à população dos municípios em situação de emergência. Além de Brumado, vários municípios da região sudoeste decretaram situações emergenciais com a escassez de água, entre os quais Maetinga, Belo Campo, Aracatu, Macaúbas, Caetanos, Caraíbas, Planalto, Mirante, Livramento de Nossa Senhora e Guanambi.

Após ser esfaqueado, bispo Valdemiro pede R$ 8 milhões aos fiéis Foto: Reprodução/Facebook

O pastor Valdemiro Santiago retornou na terça-feira (10) à Igreja Mundial do Poder de Deus, dois dias depois de ser esfaqueado no altar por um rapaz de 20 anos.  Ele afirmou ter contrariado os médicos e a família e disse contar com os fiéis para ajudar seu canal de TV, que, segundo ele, custa 8 milhões de reais ao mês.  “Eu preciso da ajuda de vocês para pagar este canal, esta obra”. “Deus me deu vocês, não como propriedade, mas como filhinhos, irmãos. Quero ser pai de vocês. Ajudem essa obra. Deus vai lhes dar muito para ajudar”, disse ele. O pastor lembrou do ataque sofrido no último domingo e, ao chamar um fiel ao altar, brincou com a situação vivida. “Eu não vou nem revistar você. Mas não aperta que eu estou todo costurado”, disse, arrancando risos dos presentes. Depois do abraço, ele prosseguiu. “Quanto é que vale isso? Isso aí vale uma ‘facãozada’, duas, três, mil. Vale o sangue. Vale a dor. Eu confesso a você que eu vim contra a vontade do médico, da bispa. Eu não posso ficar muito tempo de pé, porque o meu lado esquerdo ainda está um pouco prejudicado. No dia perdi um pouco do movimento, mas já voltou tudo. Quando meus braços se moverem eu vou abraçar. O médico deve estar lá mandando vir camisa de força, tropa de choque me resgatar…”, disse. Ele afirmou que o homem que tentou matá-lo será curado do ódio. “Se eu me prostrasse ante as dificuldades, eu estaria morto há muito tempo. Você não sabe nem 1% das coisas que eu passo na vida”. As informações são da Veja.

Com calor em alta, recomendações são importantes para a boa saúde do corpo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O forte calor que atinge a maioria das cidades do sertão baiano tem chamado a atenção para os cuidados preventivos que os populares devem adotar para manter o corpo saudável. Com o tempo seco e a sensação térmica de 46°C, os brumadenses devem tomar alguns cuidados especiais. A primeira recomendação é ingerir bastante líquido para manter o corpo hidratado, no mínimo 2 litros de água por dia. Também é recomendado usar roupas leves e claras e as mulheres devem evitar usar calças e roupas apertadas. Evitar comidas gordurosas e massas e comer frutas mais suculentas, como a melancia, também é importante para manter a saúde em dia. Para quem anda de motocicleta é recomendável ao estacionar o veículo procurar locais com sombra. Caso não encontrem, os motoristas devem deixar o acento esfriar antes de sentar. Mesmo que esteja dentro de casa, uma das principais recomendações é o uso de protetor solar para prevenir o câncer de pele.

Nos EUA, ladrão exibe assalto a banco via web e doa o dinheiro Foto: Reprodução/Facebook

Um crime sem precedentes pegou de surpresa moradores de Miami, na Flórida. Um ladrão transmitiu o assalto em uma agência bancária num live no Facebook, na última segunda-feira (09), e depois distribuiu o dinheiro roubado em uma das principais ruas da cidade. De acordo com testemunhas e com os vídeos publicados, ele falava em bomba e guerra contra a Rússia. As informações são da rede NBC. A transmissão começa dentro do banco. O usuário “Mikebilly So-Focused” mostra um homem de terno e gravata falando com o funcionário do caixa e recebendo um envelope cor-de-rosa cheio de dinheiro. “Eu vou me render quando eu passar minha mensagem”, diz ele. “Eu vou me render, ok, depois que eu der este dinheiro para as pessoas que são pobres. Então, eu vou me render, eu vou responder aos juízes, vou responder à mídia”, disse o homem após o roubo, citando ainda uma guerra com a Rússia. Pouco tempo depois, o suspeito foi encontrado na Ocean Drive, em Miami, onde testemunhas disseram que ele estava entregando dinheiro a estranhos. Ele foi fotografado no local segurando o envelope rosa e cercado por pessoas. O FBI identificou, nesta terça-feira (10), o suspeito Enrique Antonio Gamez, de 35 anos. Ele foi preso. De acordo com usuários do Facebook, o usuário “Mikebilly So-Focused” é um motorista de Uber, que foi feito refém por Enrique e teve que transmitir os lives da própria conta.

Funcionários abandonam serviços e Ponto Cidadão fica sem atendimento em Barra da Estiva Foto: Informe Barra

Inaugurado recentemente, o Ponto Cidadão de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, tem sido alvo de muitas reclamações nos últimos dias. Isso porque apenas uma funcionária estaria prestando serviços no órgão. Segundo informações do Informe Barra, quatro funcionários abandonaram os serviços, restando apenas a coordenadora para atender toda a demanda da cidade e de municípios vizinhos. A funcionária não está dando conta da procura e muitas pessoas de fora da sede do município estão indignadas com a situação. Novos funcionários farão um curso de capacitação em Salvador e os serviços voltarão à normalidade ainda esta semana.

Praticook funciona em novo horário em Brumado

A Praticook, o maior showroom saudável da região, está funcionando em novo horário de segunda a sexta: de 11h às 21h. Aos sábados o atendimento será das 09h às 13h. Tudo para melhor atender os clientes e suas necessidades. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A, bem no centro da cidade de Brumado. Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Além disso, na loja tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Fazendo intercâmbio com Minas Gerais, brumadenses se preocupam com a febre amarela Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelo menos 14 municípios do interior do estado de Minas Gerais estão em estado de alerta devido a um surto de febre amarela. O estado registrou 14 mortes provocadas pela doença nos últimos dias e outras 9 pessoas podem estar com o vírus. O alerta se espalhou por todo o país, principalmente nos locais de grande proliferação do mosquito aedes-aegypti, que, além de transmitir a dengue, zika e chikungunya, também pode transmitir a febre amarela, caso tenha picado alguém contaminado. Em Brumado, o último levantamento rápido do índice predial apontou que a cidade está em média com 2.6 de infestação, número acima do tolerável pela Organização Mundial da Saúde. Por conta do baixo efetivo de agentes de endemias, o centro comercial e as comunidades rurais não estão sendo monitoradas. Embora a secretaria de saúde não tenha feito um pronunciamento oficial sobre o assunto, por se tratar de uma terra rica em minério, Brumado mantém um forte vínculo comercial e cultural com cidades mineiras, o que reforça o alerta de cuidados quanto a um possível surto de febre amarela.

Faculdade Santo Agostinho fará vestibular agendado na cidade de Brumado

A Faculdade Santo Agostinho de Vitória realizará vestibular agendado em algumas cidades para os cursos de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil. Em Brumado, o vestibular está marcado para o dia 22 de janeiro, no Colégio Estadual de Brumado. A inscrição pode ser realizada através do link brumado.fasa.edu.br. As datas para as demais cidades são: Itapetinga (Colégio Estadual Polivalente de Itapetinga)- 21/01/2017; Livramento (Colégio Estadual João Vilas Boas) - 22/01/2017; Poções (Colégio Estadual Isaías Alves) - 28/01/2017; e Jequié (Escola Municipal do Centro Comunitário Lagoa Dourada) - 28/01/2017. Os portões de acesso serão abertos às 13h30 e fechados às 14h. As provas terão início às 14h (sempre horário local). Mais informações podem ser obtidas no telefone (77) 3201-4800.

III Festival do Carro de Boi é realizado no município de Rio do Antônio Foto: Aloísio Costa

O III Desfile de Carros de Boi foi realizado na cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. O evento reuniu carreiros de toda a região para o tradicional desfile que circulou pelas principais ruas da cidade. Moradores e visitantes puderam apreciar um evento cultural que valoriza as origens do homem do campo e a sua história. Cerca de 38 carreiros participaram do desfile. O evento resgata a cultura e o estilo tradicional de transporte.

Brumado com 46°C de calor e previsão de pancadas de chuva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O verão está mostrando a sua força na cidade de Brumado neste início de ano. Desde o final da manhã desta terça-feira (10), os termômetros registraram temperatura de 35°C, mas a sensação térmica atingiu os 46°C. Além da alta temperatura, outra preocupação é com a baixa umidade do ar que está em apenas 36%. O tempo quente e seco requer mais cuidados, principalmente quando se trata de crianças e idosos. A recomendação é ingerir bastante líquido e manter o ambiente refrigerado. Para quem não possui aparelhos umidificadores, vale reforçar a utilização de bacias com água ou toalhas molhadas. O serviço de meteorologia prevê que a temperatura continuará alta durante a semana com os termômetros registrando máxima de 35°C. Ainda de acordo com o serviço de meteorologia, podem ocorrer pancadas de chuva a partir da próxima sexta-feira (13).

IBGE prevê safra de grãos 16,1% maior para 2017 Foto: Reprodução

A safra brasileira de grãos deve avançar 16,1% este ano em relação a 2016, para 213,7 milhões de toneladas, estimou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10), no terceiro prognóstico para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2017. Todas as regiões devem ter aumentos na produção neste ano, segundo o instituto: Norte (13,4%), Nordeste (73%), Sudeste (11,1%), Sul (5,8%) e Centro-Oeste (20,5%). As principais influências desses aumentos são a alta de 9,6% na estimativa de produção da soja (9,2 milhões de toneladas a mais que a safra de 2016) e de 31% na produção de milho (19,6 milhões de toneladas a mais que em 2016). Já a estimativa de dezembro para a safra colhida em 2016 ficou 12,2% menor em comparação à obtida em 2015 (de 209,7 milhões para 184 milhões de toneladas). A área a ser colhida (57,1 milhões de hectares) recuou 0,9% em relação à do ano anterior.  O arroz, o milho e a soja representaram 92,2% da estimativa da produção e responderam por 87,8% da área a ser colhida.  As informações são do G1.

Está faltando troco no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Balconistas e lojistas em geral estão tendo dificuldades para passar o troco no comércio de Brumado. “Sumiram as cédulas de R$ 5 e R$ 2 e as moedas de R$ 1, R$ 0,25 e R$ 0,50”, explicou uma balconista ao site Brumado Notícias. Os lojistas reclamam que os miúdos para troco estão sendo depositados nos cofrinhos de quem gosta de juntar moedas e com o consumo em alta nesses primeiros dias do ano o tradicional troco ficou ainda mais escasso.

Golf Sportline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Golf Sportline, 2013/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Arquivo