Achei Sudoeste

17 Dez 2018 - 13:30h

A pílula anticoncepcional, motor da revolução sexual deflagrada nos anos 1960, fez com que o orgasmo deixasse de ser associado ao risco de gravidez. Foi uma libertação para o prazer da mulher. No entanto, a responsabilidade de evitar a gestação tornou-se, culturalmente, um encargo feminino. As alternativas disponíveis para os homens sempre foram limitadas ao uso de preservativo ou à realização de vasectomia. Vive-se a antessala de novos tempos. De acordo com a Veja, um estudo liderado por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, aponta o surgimento de outro método: um gel que interrompe a produção de espermatozoides. Chamado NES/T, o produto em análise, caso chegue ao mercado, será aplicado nas costas e nos ombros do homem. A formulação é composta de progestina, derivada do hormônio feminino progesterona, e de testosterona, o hormônio masculino. O papel da progestina é suprimir a produção de espermatozoides. O da testosterona é de reposição, evitando a baixa de libido e a perda muscular causada pelo composto feminino. “Há décadas os pesquisadores tentam uma fórmula anticoncepcional para os homens, mas até agora todas falharam”, diz o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês. O maior problema era o alto índice de infertilidade provocado pelos medicamentos em teste. Aparentemente, o NES/T não ocasiona esse tipo de efeito colateral. O próximo passo é realizar uma investigação mais ampla. Os resultados finais devem ser divulgados em três anos.

17 Dez 2018 - 13:00h

Desde a última segunda-feira (10), teve início um mutirão contra arboviroses na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor do controle de endemias no município, destacou que alguns bairros aderiram bastante à campanha, a exemplo do Bairro Baraúnas. No local, segundo ele, o mutirão foi bem produtivo, com a retirada de muito lixo e entulho nos vagões. Já em outras localidades, como o Bairro Dr. Juracy, a chuva acabou prejudicando a iniciativa dos moradores. “Não só estamos fazendo a coleta com os vagões. Ontem, colocamos alguns agentes no Km 5, onde tem uma boa quantidade de residências. Estamos também fazendo um trabalho no antigo Derba, onde os moradores da vizinhança sempre reclamaram. Lá colocamos os agentes para fazer uma coleta seletiva. Não é a função do agente, mas conversamos com eles e o serviço está sendo feito. Estamos com agentes também no Movimento Sem Terra, próximo ao Santa Inês. E, hoje, estamos no Bairro São Félix, Brisa I, III e IV colocando os vagões para fazer essa coleta juntamente com os moradores”, informou. Em algumas residências, Francislei afirmou que foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti em recipientes com água parada. Nesses casos, os agentes instruíram os moradores sobre como proceder para eliminar os possíveis focos do mosquito, visto que, conforme explicou o supervisor, a parte educativa é muito importante. “O trabalho de endemias não é de eliminação, é de prevenção da proliferação do mosquito”, reforçou Alves, frisando que não é trabalho dos agentes limpar os quintais das residências, mas sim dos próprios moradores.

17 Dez 2018 - 12:30h

Com a extinção do Ministério do Trabalho no futuro governo Jair Bolsonaro, grande parte da atual estrutura da pasta deverá será fatiada entre duas secretarias especiais do Ministério da Economia, que será comandado por Paulo Guedes. O atual deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), indicado para ser secretário especial de Previdência Social, para ser vai ficar responsável pelas áreas que cuidam das relações do trabalho e da fiscalização. Marinho também cuidará das negociações para aprovar a reforma da Previdência. Já o futuro secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, responderá pelas competências da atual Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, que cuida de qualificação profissional. De acordo com a Veja, a área que cuida dos registros sindicais — recentemente alvo de investigações — ficará sob o comando do futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, como já havia informado o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni. O desenho final das estruturas ainda está sendo fechado pela equipe de transição, mas já está decidido que o Ministério da Economia terá sete secretarias especiais. Antes, a denominação usada era secretaria-geral, mas a mudança foi feita porque o termo já é historicamente usado com outro sentido em pastas como Relações Exteriores.

17 Dez 2018 - 12:00h

No Estado da Bahia, o prazo para implantação da placa padrão Mercosul foi prorrogado para 180 dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação dos Estampadores de Placas da Bahia, George Lélis, informou que, em Brasília, um projeto de lei que visa suspender a resolução do Denatran para implantação da placa está sendo discutido. Os deputados chegaram à conclusão que o órgão não dispõe ainda de sistema para fazer a placa circular. “Foi feito um acordo com o presidente do Denatran e o mesmo se comprometeu a alterar o prazo e essa placa vai ficar suspensa nos estados em que ainda não entrou por 180 dias. Nesse período, serão regulamentadas todas as irregularidades que ainda existem”, destacou. Segundo Lélis, a prorrogação ainda deve ser publicada e a categoria está confiante diante do acordo. Lélis frisou que o objetivo é a criação de uma comissão para discutir a elaboração da resolução.  “O nosso pleito junto ao Denatran é que seja criada uma comissão onde os estampadores, os fabricantes de placas, os produtores de insumos para confecção de placas, façam parte da nova resolução. O entendimento é que não vai existir mais a placa Mercosul e venha uma placa que vai se chamar Placa Segurança Brasil e aí vai ser tudo diferente. Mais um motivo pra suspender tudo a fim de não causar mais prejuízos”, avaliou.

17 Dez 2018 - 11:30h

Cerca de 30% dos brasileiros inscritos no programa Mais Médicos para ocupar as vagas dos cubanos não se apresentaram aos municípios de trabalho até sexta (14), quando vencia o prazo para que os profissionais comparecessem às cidades escolhidas. A situação fez o Ministério da Saúde prorrogar para a próxima terça-feira (18) a data limite para apresentação. De acordo com a pasta, dos 8.411 médicos inscritos no edital, 2.520 não compareceram nem iniciaram as atividades nas cidades. Outras 106 vagas do edital nem chegaram a ter interessados — a maioria em distritos sanitários indígenas. De acordo com a Veja, o ministério também anunciou a prorrogação do prazo para que brasileiros ou estrangeiros formados no exterior se inscrevam na segunda fase do edital. Esses profissionais, que não têm registro profissional no Brasil, poderão ocupar as vagas que não tiveram candidatos brasileiros com registro no país. De acordo com o órgão federal, 8.630 profissionais formados no exterior já se inscreveram no edital. Eles precisam entregar 17 documentos para poder participar do Mais Médicos. Finalizado o período para apresentação dos brasileiros e de inscrição dos formados no exterior, as vagas remanescentes serão ofertadas de acordo com o seguinte cronograma: nos dias 20 e 21, médicos com registro brasileiro poderão escolher municípios com postos vagos e, nos dias 27 e 28, será a vez dos profissionais brasileiros formados no exterior. Para os profissionais estrangeiros formados no exterior, a escolha de vagas será nos dias 3 e 4 de janeiro do ano que vem.

17 Dez 2018 - 11:00h

Na última quarta-feira (12), a A4 Veículos inaugurou as suas novas instalações em Brumado. O espaço, bem mais amplo e moderno, preza pelo conforto no atendimento aos clientes e pelo gosto arrojado. Na concessionária, você encontra veículos novos e seminovos, de várias marcas e modelos, além de preços e planos de pagamento especiais e acessíveis.

Na inauguração da loja, foi servido um coquetel, durante o qual o proprietário da empresa, o jovem empresário Fabrício Abrantes, recebeu clientes e amigos. Segundo ele, a nova loja era um sonho antigo que se tornou realidade. As novas instalações da A4 Veículos ficam localizadas na Avenida Centenário, saída para Caetité.

17 Dez 2018 - 10:30h

Já pensou não precisar sair do sofá da sala para ligar a mangueira e medir o fluxo de água ideal para molhar o jardim? No que depender de um grupo de alunos da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, em Barreiras, isso já é realidade. Orientados pela professora Kelly Rahna Barbosa, de 29 anos, os estudantes criaram um projeto de irrigação via bluetooth. Um aplicativo baixado no celular, apenas em um toque e o sistema é acionado do lado de fora da casa. O projeto foi um dos destaques do 3º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI, que reuniu representantes dos Departamentos Regionais de todo o país, nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília. Ao todo, 20 experiências exitosas de diferentes cidades brasileiras foram destacadas durante o evento. A professora Kelly Rahna foi homenageada ao lado de outros 19 mestres pelos trabalhos desenvolvidos com os alunos. ++O sistema de irrigação via bluetooth foi um dos 11 projetos eleitos para participar da mostra científica da escola Ignez Pitta de Almeida; e o primeiro classificado entre os três melhores, após sete meses de empenho dos alunos.

17 Dez 2018 - 10:00h

Na noite da última quinta-feira (13), um acidente de trânsito foi registrado na BA-148, no trecho do Bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, no local, uma mulher perdeu o controle da direção da motocicleta que pilotava e caiu ao solo. Policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender a ocorrência. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu 192 e encaminhada ao hospital municipal. Não há informações sobre seu estado de saúde e nem sobre as causas do acidente.   

17 Dez 2018 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

17 Dez 2018 - 09:00h

56 alunos do Curso de Formação de Soldados do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, a 141 km de Brumado, iniciaram a Jornada de Instrução Militar. A iniciativa faz parte do cronograma curricular do curso, com uma marcha de 13 km. Além da jornada, os alunos terão aulas de Operações de Choque, Patrulha Rural, Tiro Noturno com Emprego de Lanterna, Instrução Tática Individual, Orientações Cartográficas, Primeiras Intervenções com Explosivos, Ações Táticas e Contra Emboscada, que serão ministradas por instrutores do 17º BPM e da Caesg. O curso deve ser concluído no mês de maio de 2019, quando os novos soldados serão distribuídos para as unidades do sudoeste baiano.

17 Dez 2018 - 08:30h

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

17 Dez 2018 - 08:00h

De acordo com comunicado da Embasa, o fornecimento de água será interrompido na próxima terça-feira (18), a partir de 7h, nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. A interrupção se deve à realização de serviços de melhorias operacionais na captação da Barragem de Cristalândia. A previsão de conclusão dos serviços é no início da noite do mesmo dia (18), quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa, com estimativa de regularização completa em até 48 horas. Durante o período, é recomendado o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.

17 Dez 2018 - 07:00h

Na noite da última quinta-feira (13), um homem identificado como Amadeus, de 33 anos, foi esfaqueado no pescoço e no tórax nas imediações da Praça 28 de Janeiro, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o principal suspeito é um sobrinho da vítima, que teria esfaqueado o tio após um desentendimento. Amadeus foi socorrido por uma equipe do Samu 192, encaminhado para UPA 24h e, posteriormente, transferido para o Hospital Dr. Ulysses Celestino. A polícia deteve o suspeito em flagrante. Ele foi conduzido à delegacia local, onde confessou o crime.

17 Dez 2018 - 00:00h

No próximo ano, a brumadense Sílvia Mello viajará para Cuba a fim de concorrer ao prêmio de melhor álbum com o disco autoral “Minha alma na tua” e como melhor intérprete. Ao site Achei Sudoeste, a cantora e compositora disse que todo processo seletivo foi realizado neste ano para o Festival Cuba Disco, que será realizado no mês de maio de 2019, em Cuba. O festival premia artistas do mundo inteiro que tem álbuns gravados. Sílvia estará ao lado da cantora baiana Margarete Menezes, que também concorrerá ao prêmio. Conhecedor do seu trabalho como artista, o diretor presidente da Tour Chefe América Produções Ltda., Fernando Caldeiron encaminhou o álbum de Sílvia Mello para análise, com parecer técnico favorável do músico, produtor e arranjador Luciano PP e do cantor e compositor Paulo Gabirú, sendo selecionado para participação no festival. Para a música “Meu Atol”, que faz parte do álbum e está sendo sucesso nas rádios do país e de Portugal, a artista aprendeu a tocar o ukulele pela internet.  “Não sou instrumentista, mas eu componho as minhas canções no violão e aí me deu vontade de usar o ukulele. Pesquisei na internet alguns acordes, mas volto a dizer que não sou instrumentista. O que eu consegui aprender foi suficiente para compor essa música e mais algumas”, contou.

16 Dez 2018 - 09:05h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

16 Dez 2018 - 09:02h

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.107 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (15), em Criciúma (SC). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio acumulado deve chegar R$ 48 milhões. Os números sorteados foram: 08 - 38 - 44 - 50 - 56 - 60. A quina teve 72 apostas ganhadoras. Cada uma levará R$ 46.944,97. Para a quadra, 5.454 apostas levarão R$ 885,33 cada. O próximo sorteio acontece na terça-feira (18). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

16 Dez 2018 - 09:00h

Um homem foi preso com 25 kg de cocaína escondida em um fundo falso do carro que ele dirigia na BR-116, na altura de Jequié, sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu depois de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de quinta-feira (13), durante uma fiscalização no Km-677 da rodovia. Segundo a PRF, os policiais desconfiaram do motorista porque, durante a abordagem, o homem entrou em contradição diversas vezes, dando depoimentos diferentes. Diante da situação, a PRF acionou o apoio da Polícia Militar, que levou um cão farejador. Porém, o animal não conseguiu localizar a droga. Em seguida, os policiais insistiram na vistoria e a cocaína foi encontrada no bagageiro superior do veículo. O homem e a droga foram levados para a delegacia de Jequié.

16 Dez 2018 - 08:55h

Um homem morreu após uma colisão frontal entre um caminhão e uma carreta, na BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no sábado (15). As informações foram divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o acidente aconteceu por volta das 13h20, na altura do Km-814, quando o caminhão, que seguia sentido Salvador, invadiu a pista contrária (sentido Vitória da Conquista) e colidiu de frente com a carreta. Com o impacto, o caminhoneiro morreu no local. Não há informações sobre o que teria motivado a vítima a invadir a pista. Ainda segundo a PRF, motorista da carreta, que não ficou ferido, foi submetido ao teste do bafômetro, mas não foram identificados níveis de álcool. Por conta do acidente, a pista ficou totalmente interditada por cerca de uma hora e parcialmente interditada por mais três.

15 Dez 2018 - 19:55h

Nesta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) encaminhou à Câmara de Vereadores projetos para aumento dos impostos no município, incluindo o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a taxa para funcionamento do comércio. Em entrevista site Achei Sudoeste, o vereador José Ribeiro Neves (PT) ironizou dizendo que este é o presente de Natal do prefeito após a derrota do seu candidato a deputado estadual, Márcio Moreira da Silva (Patriota) nas urnas. Para ele, o gestor estaria descontando na população a sua chateação diante do resultado. Os projetos já entram em votação na sessão da próxima segunda-feira (17). O parlamentar criticou a falta de tempo para um debate mais amplo das propostas, inclusive com a participação da comunidade, mais uma vez como vem acontecendo com outros projetos na Câmara.

“Certamente, o mais rápido possível, esse projeto será sancionado e a população vai pagar uma conta sem ao menos ter participado da discussão”, disse. Neves ainda declarou que o comércio trabalha no vermelho diante da crise que assola o país, além de sofrer com os encargos e cargas tributárias, e agora a situação tende a piorar com a proposta municipal. “Aí vem o Município de Brumado, que deveria estar enviando à Câmara projetos de incentivo à população, pelo contrário, está mandando projetos aumentando ainda mais esses encargos”, reiterou. Quanto ao aumento do IPTU, o vereador afirmou que a população não vê o retorno do imposto em benefícios. “Que organização financeira é essa? O prefeito continua na mesma tese de achar que, porque ele tem maioria, pode fazer o que quiser e aprovar os projetos que quiser, mas não consulta quem é de direito que é a população. Tá tudo de cabeça pra baixo”, concluiu.

14 Dez 2018 - 17:20h

No pacote de projetos encaminhados à Câmara de Vereadores de Brumado esta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) incluiu também a tabela de atualização com reajuste do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a taxa de localização de funcionamento para o comércio. Os projetos serão apresentados e já votados em duas sessões, ordinária e extra, que acontecerão na manhã da próxima segunda-feira (17). Conforme consultado pelo site Achei Sudoeste, no projeto de lei 34/2018, a Avenida Otávio Mangabeira terá um valor de R$ 850 m², Praça Capitão Francisco de Sousa Meira e Rua Marcolino Moura R$ 1000,00 m², na Avenida Centenário o m² varia de R$ 650 a R$ 1300. Já na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães e na Rua Coronel Tibério Meira, o valor chega a R$ 2000,00 m². Na proposta ainda consta o valor do metro quadrado da construção da edificação, conforme o padrão de acabamento varia de R$ 357,52 a R$ 1486,73 o m², o que elevará ainda mais o valor do IPTU. Ainda de acordo com o projeto, os imóveis da zona rural do município também passarão a ter cobrança de IPTU, o que afetará diretamente todos os munícipes, comerciantes e empresários. Já o projeto de lei 35/2018 visa alterar o código tributário do município, alterando os valores da Taxa de Licença e Localização (TLL), da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) e da Taxa de Vigilância Sanitária (TVS). De acordo com o anexo I da proposta, os valores poderão chegar a R$ 15 mil/por ano. Nos bastidores do legislativo, alguns vereadores que compõem a base aliada do prefeito na câmara se mostraram insatisfeitos com os projetos a serem votados sem tempo hábil para debates, já no apagar das luzes do ano legislativo, uma vez que a casa entrará em recesso na próxima semana.

14 Dez 2018 - 17:15h

A crise política e administrativa (veja aquiaqui e aqui) pela qual atravessa o município de Caetité, a 100 km de Brumado, continua trazendo contornos para o prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB). Na noite da última quinta-feira (13), aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal. Na disputa, Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR), o Nem de Dácio, e João da Silva Chaves (PSB), o João do Povo, ambos aliados do gestor caetiteense. A disputa com aliados de Aldo já havia sido divulgada no site Achei Sudoeste. No processo de votação, a eleição ficou empatada entre os postulantes, pelo placar de 7x7, sendo vitorioso o parlamentar Nem de Dácio pelo fato de ser o mais velho, conforme o regimento interior do poder legislativo. Álvaro conseguiu o cargo após se articular com a oposição local e o prefeito ficou irritado com a postura do parlamentar. Esta foi a primeira vez na história de Caetité que um vereador venceu o pleito para comandar o legislativo sendo o mais velho de idade.

14 Dez 2018 - 17:10h

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), foi reeleito para o biênio 2019-2020. A nova mesa diretora conta ainda com: José Carlos Marques Pessoa (PT) como vice, Ilka Abreu (PR) como primeira secretária e Lia Teixeira (PDT) como segunda secretária. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vasconcelos disse que dará continuidade aos trabalhos que foram iniciados no primeiro biênio. “São seis mandatos de presidente da Câmara. Não é fácil! Acho que, na história do Brasil, não me recordo de ter acontecido isso”, destacou. O presidente afirmou ainda que, após a reforma da fachada da casa legislativa, fará uma reforma na parte de dentro, modernizando todo o espaço.

Ele promete uma das câmaras mais bonitas do país. Além disso, de acordo com ele, será feita uma reforma no regimento interno do legislativo, visto que, segundo explicou, a lei orgânica está ultrapassada, tendo sido confeccionada acerca de 13 anos, bem como retomadas as transmissões das sessões via rádio. Vasconcelos ainda promete dar mais condições de fiscalização do poder executivo aos vereadores. “Esse é o papel primordial do vereador. A Câmara não é só para fazer indicação para tapa-buracos e calçamento de rua, mas também para projetos importantes para o município”, avaliou. Para o presidente reeleito, o primeiro biênio foi bastante produtivo, mesmo diante de alguns projetos polêmicos.

14 Dez 2018 - 09:30h

O seguro obrigatório, o DPVAT, terá redução média de 63,3% em 2019, anunciou o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que é vinculado ao Ministério da Fazenda, nesta quinta-feira (13). De acordo com a entidade, a redução dos prêmios tarifários foi possível devido ao valor de recursos acumulado em reservas superior às necessidades de atuação do Seguro DPVAT. O excesso de recursos vindos do pagamento do Seguro DPVAT é consequência das ações de combate a fraude, que levaram à uma redução significativa dos acidentes que geraram indenizações, somadas à “rentabilidade dos recursos acumulados”, afirma o CNSP. O Ministério da Fazenda informa que o total de R$ 2 bilhões de indenizações são pagas pelo Seguro DPVAT por ano no Brasil.

14 Dez 2018 - 09:00h

Foi iniciada nesta quarta-feira (12) a última etapa de testes funcionais das áreas de Britagem e de Montagem de Pilhas para operação assistida na Unidade de Concentrado de Urânio da Indústrias Nucleares do Brasil, em Caetité, a 100 km de Brumado. O presidente da INB, Reinaldo Gonzaga, informou que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concedeu autorização para realização dos testes operacionais. Na oportunidade, a INB também comemorou os 30 anos de atividades, relembrando fatos que marcaram a história da empresa. O diretor de Recursos Minerais, Adauto Seixas, destacou o papel de cada um dos empregados para o alcance das metas. Neste ano, foram intensificados os trabalhos de manutenção e renovação, principalmente do local conhecido como planta química, onde ocorre o beneficiamento do urânio. “Locais, como o pátio onde o minério é lixiviado, foram totalmente reconstruídos”, explicou o diretor. Nos meses que antecederam o início dos testes funcionais, todas as equipes de turno, engenheiros e técnicos de segurança, radioproteção, mecânicos, eletricistas e instrumentistas, além dos gestores da unidade envolvidos na execução, no controle e no acompanhamento dos procedimentos, receberam as orientações e treinamentos necessários para a condução dos testes.