Achei Sudoeste

24 Abr 2019 - 11:30h

Uma menina de 6 anos foi internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ser espancada com um cabo de vassoura, na manhã desta terça-feira (23), na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana da capital. Segundo informações registradas no Posto da Polícia Civil do HGE, a diretora da Escola Catarina de Sena, que fica na localidade do Caji, percebeu que a menina andava com dificuldades. O irmão dela, que também é uma criança, informou que os dois foram agredidos pela mãe, Jeane Oliveira Santos. De acordo com a polícia, a menina foi socorrida pela coordenadoria do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e por um representante do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas, que levaram a criança para a unidade médica. Segundo o G1, a polícia informou que a suspeita tem envolvimento com drogas. A criança foi diagnosticada com uma fratura óssea na perna. Conforme a polícia, até por volta das 16h, a mulher não havia sido presa. O caso é investigado na delegacia de Itinga, em Lauro de Freitas.

24 Abr 2019 - 11:00h

Referência na confecção de cervejas artesanais, café e vinhos, a Chapada Diamantina agora uma nova opção de bebida: o refrigerante natural de kombucha. O produto é uma parceria do fotógrafo Açony Santos e da produtora cultural Monique Ferrari. A Sempre Viva Kombucha é produzida em Lençóis e seu nome é uma homenagem à flor sempre-viva, típica da região e símbolo da sua preservação. A kombucha costuma ser recomendada por nutricionais, visto que é feita apenas com ingredientes naturais. A bebida é gaseificada, livre de conservantes e corantes, sendo um saboroso substituto dos refrigerantes tradicionais. Além disso, a kombucha é rica em probióticos e possui inúmeros benefícios à saúde.

24 Abr 2019 - 11:00h

Um homem identificado como Wellington de Jesus Araújo, conhecido como Tixa, de 35 anos, morreu atropelado por um caminhão na noite desta terça-feira (23), na BR-030, no trecho da Vila Presidente Vargas, em Brumado. O veículo passou por cima da cabeça da vítima, causando esmagamento do crânio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele estava transtornado por conta do consumo de bebida alcoólica. Um amigo de infância de Wellington disse que ninguém sabe dizer se ele acabou sendo atropelado ao tentar atravessar a pista ou se jogou na frente do veículo devido ao estado de embriaguez. “Só o motorista do caminhão vai poder falar se ele se jogou ou se ele estava no meio da pista transtornado”, declarou. Ele ainda afirmou que, ultimamente, o amigo estava bebendo muito e, por conta disso, chegou a fazer tratamento em um centro de recuperação.

24 Abr 2019 - 10:30h

Um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeito de esfaquear um professor em uma escola de Formosa do Oeste, na região oeste do Paraná, na tarde desta terça-feira (23). As informações foram confirmadas ao G1 pela Polícia Civil. O caso aconteceu dentro de uma das salas, durante a aula de língua portuguesa, segundo os policiais. Após acertar o professor, o aluno saiu correndo da escola e fugiu com uma motocicleta. Ele foi localizado pela Polícia Militar (PM) pouco tempo depois e foi encaminhado para a delegacia junto com a mãe. O professor foi atingido na perna e levado ao Pronto Socorro do município e deve receber alta ainda nesta terça-feira. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) lamentou o ocorrido e informou que acompanha o caso por meio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba (NRE) e da ouvidoria, que prestam todo o apoio e suporte necessários ao professor, aos funcionários da escola, aos pais e aos alunos.

24 Abr 2019 - 10:00h

Na última quinta-feira (18), foi realizada a solenidade de reinauguração da Praça Dr. Nelson Lula, a Praça do Rotary, localizada no centro de Brumado. O evento contou com todas as formalidades, com a Cinquentenária Filarmônica Lira Ceciliana tocando acordes memoráveis, além do Tiro de Guerra que prestou homenagem à Semana do Exército Brasileiro. Também participaram da cerimônia autoridades políticas, sociedade civil, secretariado local, bem como uma parcela da comunidade. Porém, uma gafe da administração que passou despercebida pela maioria dos presentes não fugiu aos olhos atentos do vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, que, logo após participar ao lado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) do descerramento da bandeira nacional que cobria a placa inaugural, se deu conta de que seu nome não constava no registro histórico como membro do corpo administrativo.

 Pereira não perdeu a compostura e não demonstrou insatisfação. No entanto, o seu semblante não permaneceu mais o mesmo depois de ler o memorando da reinauguração, o que deve ter gerado um desconforto interno diante da gafe por parte da confecção da placa.

24 Abr 2019 - 09:30h

O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.

24 Abr 2019 - 09:00h

Um mutirão voluntário está sendo realizado para construção da nova sede da Associação de Moradores do Campo Seco. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Cassemiro Silveira, disse que a comunidade abraçou a causa e todos os sábados se reúne até o meio dia para construção da sede. Os recursos para execução da obra foram obtidos, segundo informou Silveira, através de eventos promovidos pela própria associação, a exemplo de uma cavalgada. “A associação compra o material, a comunidade doa o seu tempo e assim a gente vai construindo. A nossa comunidade tem uma união muito grande”, afirmou. O presidente destacou ainda que a associação promove diversas oficinas, como de pintura e artesanato, as quais auxiliam na renda das famílias da comunidade.

24 Abr 2019 - 08:30h

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (23) manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá. O relator, Felix Fischer, e os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, presidente da turma, e Marcelo Navarro concordaram em reduzir para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão a pena de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os votos foram proferidos durante julgamento de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente e atenderam parcialmente ao recurso.

24 Abr 2019 - 08:00h

Um adolescente foi apreendido em um povoado na zona rural de Érico Cardoso, a 143 km de Brumado, onde teria praticado vários furtos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o suspeito foi capturado e amarrado por moradores depois de ser localizado debaixo de um sofá na casa de seus avós. O Conselho Tutelar foi acionado e, com o apoio da Polícia Militar, deslocou-se até o povoado e encontrou o autor que estava detido. O elemento foi conduzido à Delegacia de Paramirim, pois não havia delegado de plantão na cidade de Érico Cardoso. O menor infrator está à disposição das autoridades.

24 Abr 2019 - 07:00h

Na última terça-feira (23), um homem de 25 anos, natural da cidade de Vitória da Conquista, morreu em confronto com policiais da Caesg. Djalma Pereira Coqueiro Júnior resistiu à abordagem durante uma ação especializada na BR-430, entre os municípios de Riacho de Santana e Igaporã. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, houve uma troca de tiros e o indivíduo foi atingido.

Ele chegou a ser socorrido pelos policiais e encaminhado ao Hospital Municipal de Igaporã, mas não resistiu. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Guanambi. Porções de maconha e um revólver calibre 38 foram apreendidos na ação. A polícia informou que o indivíduo fazia parte de uma quadrilha, além de suspeito de roubo a banco, tráfico de drogas e homicídio.

24 Abr 2019 - 00:00h

A casa que havia sido invadida pelas águas da chuva no Bairro São José, em Brumado, foi demolida para conclusão da obra de urbanização promovida pela prefeitura no local. A família foi retirada do imóvel em acordo feito com a Administração e os trabalhos estão em andamento na via. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empreiteiro responsável, Jair Leite, disse que a obra de pavimentação no trecho é uma antiga reivindicação da comunidade. A área, anteriormente, segundo ele, era tomada por mato, esgoto e servia de esconderijo para usuários de drogas, causando insegurança aos moradores. “Estamos fazendo a última limpeza para pavimentar e entregar à comunidade uma rua dupla, com mão e contramão. Estamos finalizando depois de muita luta”, declarou. A rua interliga o Bairro São José e o Ifba ao Centro Comercial, sendo considerada uma via de escape. Quanto à obra de canalização do riacho na região, o empreiteiro informou que ainda falta a execução de alguns serviços, como pintura da contenção e coleta de água.

23 Abr 2019 - 17:30h

A Petrobras modificou na segunda-feira 22 a forma de divulgação dos preços do diesel e gasolina vendidos no Brasil. O valor diário dos dois combustíveis em cada um dos 35 pontos de venda espalhados pelo país passaram a ser disponibilizados diariamente no site da petroleira, para consulta de qualquer cidadão. Segundo a empresa, a medida visa dar mais transparência ao processo. Até domingo 21 , a empresa publicava diariamente o preço médio de cada produto no país e não sua especificidade para cada ponto de venda. Abaixo da tabela com os preços divulgada pela Petrobras, estão a data da última atualização dos dados e uma sessão de comentários da empresa, que informa se ocorreu ou não um novo ajuste nos combustíveis. No Twitter, o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleos (ANP), Décio Oddone, elogiou a modificação. “Excelente notícia. É a transparência chegando aos preços dos derivados no Brasil depois de décadas. É ótimo para a Petrobras e para a sociedade, pois inibe a prática de preços muito diferentes dos internacionais, como tivemos nos últimos anos”, afirmou ele.  A ANP já vinha trabalhando em outras medidas para dar maior transparência ao setor. Em novembro de 2018, passou a divulgar a média semanal dos preços de paridade de importação (PPI), que é o custo do produto importado trazido ao país, para a gasolina, o diesel, o querosene de aviação (QAV) e o GLP. Os preços são referentes à semana anterior e a divulgação ocorre sempre nas segundas-feiras, no site do órgão.

23 Abr 2019 - 17:00h

O homem que matou a ex-namorada e um amigo na cidade de Barra da Estiva foi preso pela polícia no último sábado (20). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado responsável pelo caso, Joildo Souza, informou que, assim que tomou conhecimento do crime, a polícia deu início às buscas. Segundo ele, com o apoio da Polícia Militar da cidade de Ituaçu, o indivíduo foi localizado escondido na casa de um curandeiro. “Ao tentar fugir durante a perseguição, ele caiu em um buraco e foi pego pela polícia militar”, relatou. O acusado foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o flagrante. O curandeiro também foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo e por favorecimento pessoal por ter dado cobertura ao homicida. O delegado afirmou que o crime foi premeditado, visto que o indivíduo desconfiava de uma traição. A intenção do mesmo, conforme afirmou, era se matar, porém, no momento do ocorrido, faltou munição para execução do seu intento.

23 Abr 2019 - 16:30h

Em Brumado, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizará no dia 10 de junho de 2019 a Jornada de Estudos em Sociolinguística: Homenagem a Dante Lucchesi. O evento é uma idealização do Grupo de Pesquisa Variação Linguística no Português Rural do Estado da Bahia, coordenado pela Professora Drª. Vivian Meira. O objetivo é consolidar um espaço de discussão sobre os rumos atuais da sociolinguística brasileira, apontando pesquisas que tiveram grande repercussão e dinamizaram avanços nesse campo teórico. A jornada promoverá uma homenagem ao Professor Dr. Dante Lucchesi por suas imensas contribuições à sociolinguística brasileira. Os interessados poderão participar mediante apresentação de poster e como ouvintes - as inscrições se encontram abertas até o dia 09 de maio. Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo expandido para apreciação da comissão científica - os resultados serão divulgados no dia 28 de maio de 2019.

23 Abr 2019 - 16:00h

Um homem de 40 anos morreu eletrocutado ao tentar salvar a esposa que havia levado choque em um liquidificador, na cidade de Itambé, sudoeste da Bahia, na segunda-feira (22). Segundo a polícia, João Garcia dos Santos Filho, de 40 anos, estava junto com a esposa, quando ela tomou um choque ao utilizar um liquidificador industrial dentro de casa, na Rua Q, no bairro Durvalino Andrade. A polícia informou que, ao ver a mulher tomando o choque, João foi até ela e a puxou, mas morreu após tocar no eletrodoméstico e ser eletrocutado. De acordo com o G1, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local. A esposa de João, que não teve a identidade revelada, foi atendida e encaminhada para o Hospital Regional São Sebastião. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O corpo do João foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga, na mesma região. De acordo com a polícia, o enterro dele será na tarde desta terça-feira (23). A Polícia Civil da cidade investiga o caso.

23 Abr 2019 - 15:30h

A A4 Veículos está contratando vendedor com experiência em Brumado. Os interessados devem entrar em contato com a concessionária através do telefone (77) 3441-4555. A loja fica localizada na Avenida Centenário, 1400, no Bairro Novo Brumado, sendo referência no ramo na cidade e região.

23 Abr 2019 - 15:00h

Em rondas pelo Bairro Dr. Juracy, na Rua Herotilde Vasconcelos, o grupo de motopatrulhamento avistou um indivíduo em atitude suspeita. Durante a abordagem, foram encontradas duas porções contendo substâncias análogas à maconha, tendo o jovem confessado que havia mais entorpecentes na residência onde vive juntamente com seu tio e avó. Ao chegar na casa, o tio do autor autorizou a entrada dos policiais. No local, foram localizadas mais quatro trouxinhas da substância. O tio e a avó ressaltaram que sofrem ameaças constantes por parte do jovem, que foi encaminhado e apresentado na sede da Delegacia Territorial para providências legais.

23 Abr 2019 - 14:30h

A especialista destaca que as mulheres têm se preocupado cada vez mais em manterem uma vida saudável, portanto para que esse objetivo seja atingido é imprescindível a prevenção, ou seja, manter uma rotina de cuidados e visitas aos especialistas, garantindo desta forma a detecção de qualquer problema logo em seu estágio inicial.  Uma grande preocupação tem sido a ocorrência de câncer de colo de útero e também a garantia do pré-natal para evitar intercorrência na gravidez, no parto ou no nascimento da criança. Com relação ao câncer de colo de útero a especialista salienta que a mulher deve tomar cuidados para evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, sendo ideal o uso de preservativo e a realização do exame de Papanicolau anualmente. Rosamaria orienta que é fundamental que as mulheres que desejam engravidar realizem os exames necessários para a garantia da sua saúde e do bebê. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

23 Abr 2019 - 14:00h

Na última quinta-feira (19), foi celebrado o Dia do Exército e o Tiro de Guerra de Brumado comemorou a data com uma semana de atividades dedicadas ao tema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo disse que para celebrar o dia especial os atiradores participaram da cerimônia de inauguração da Praça Dr. Nelson Lula. “Durante a semana que antecede o Dia do Exército, nós procuramos fazer atividades internas desportistas e também atividades de cunho social, uma dessas foi abrilhantada com a presença dos nossos soldados do Tiro de Guerra na inauguração da praça”, afirmou. Como parte da programação da semana, o Subtenente contou que os atiradores também estiveram nas escolas distribuindo cartilhas explicando o papel do Exército para os alunos. “No interior dessas revistas, temos palavras cruzadas, caça-palavras e um pouco de histórias para a criança se divertir um pouco”, completou.