Achei Sudoeste

17 Out 2018 - 17:00h

Em Brumado, um grande e moderno residencial está sendo construído na Rua Vó Congonha, no bairro do Tanque. São apartamentos com 60, 70 e 90 m², com dois e três quartos com suíte, em uma área bastante valorizada. Há mais de dez anos no mercado imobiliário, a Dias Meira tem esse e outros empreendimentos em diversos pontos da cidade. Ligue (77) 3441-6765 ou (77) 99940-5994 e conheça todas as unidades disponíveis para compra. Essa é a grande oportunidade de você adquirir a sua casa nova e realizar o grande sonho de sua vida!

17 Out 2018 - 16:30h

Um homem acusado de matar o vizinho com 40 facadas, na cidade de Feira de Santana, foi condenado a 12 anos de prisão, em regime fechado, na tarde desta terça-feira (16), mais de dois anos após o crime. O caso ocorreu em agosto de 2016. A vítima, Gilvan da Silva Moreira, de 40 anos, foi atacada na frente do filho, que, na época, tinha 8 anos. O acusado, Mailson Leão Santos, foi preso no dia seguinte. Desde então, ele aguardava o julgamento no Conjunto Penal de Feira de Santana. O homem passou por júri popular, no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana. A audiência começou por volta das 8h e foi encerrada às 17h30 desta terça-feira. O julgamento foi presidido pela juíza Márcia Simões. Quatro pessoas da família da vítima acompanharam a audiência. Após o resultado do júri, Mailson Leão foi levado novamente para o presídio, onde cumprirá a pena.

17 Out 2018 - 16:00h

Na última terça-feira (16), a guarnição da polícia militar de Aracatu, a 36 km de Brumado, deteve um indivíduo que estava ameaçando a companheira com uma arma de fogo. Os policiais diligenciaram e encontraram o indivíduo portando um revólver e seis cartuchos intactos. O homem, a vítima, a arma e as munições foram levadas e apresentadas ao preposto da Polícia Civil, em Brumado.

17 Out 2018 - 15:30h

O nível de atividade da economia brasileira registrou expansão pelo terceiro mês seguido em agosto, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central nesta quarta-feira (17). O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um tipo de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve crescimento de 0,47% em agosto, comparado com o mês anterior. O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes). Quando comparado a agosto de 2017, o IBC-Br cresceu 2,5% (neste caso, sem ajuste sazonal). O nível de atividade já havia registrado expansão em junho (+3,45%) e julho deste ano (+0,65%) – após o tombo de 3,33% em maio, causado pela greve dos caminhoneiros. Os números do BC mostram ainda que, nos oito primeiros meses deste ano, o indicador do nível de atividade registrou uma expansão de 1,28%, sem o ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses até agosto, a prévia do PIB (indicador dessazonalizado) registrou crescimento de 1,50%.A próxima divulgação oficial do resultado do PIB será no dia 30 de novembro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará o resultado do terceiro trimestre de 2018.

17 Out 2018 - 15:00h

Quase 180 tabletes de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última terça-feira (16), na BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. A apreensão ocorreu após abordagem a um ônibus que havia saído de São Paulo (SP) com destino a Arapiraca (AL). Durante a fiscalização, os agentes encontraram, no compartimento externo de bagagens, 103 tabletes de maconha com peso total de 65 kg. A droga estava acondicionada em cinco caixas envoltas com fita adesiva. Identificado como proprietário da droga, um dos passageiros, um homem de 35 anos, informou que foi contratado na região do Brás em São Paulo para levar a droga até Arapiraca (AL). Com ele, foi encontrado ainda uma quantidade de cocaína que pesava 10 gramas. Ainda durante fiscalização no coletivo, os policiais encontraram, no compartimento de passageiros, mais 76 tabletes de maconha que somavam 62 kg do entorpecente. A droga estava em três caixas de papelão. Os motoristas informaram se tratar de uma encomenda coletada por uma empresa de turismo na região do Brás (SP). Segundo eles, as caixas seriam entregues em Caruaru, Pernambuco. O passageiro flagrado com as drogas foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Jequié. Ele responderá por tráfico, crime com pena de até 15 anos de prisão.

17 Out 2018 - 14:30h

Após 13 meses de investigação, a Polícia Federal ( PF ) finalizou o inquérito que apurava se o presidente Michel Temer (MDB) e seu grupo político receberam propina em troca de beneficiar indevidamente empresas do setor portuário. No relatório final, a PF indiciou o atual presidente e sua filha Maristela por corrupção passiva , lavagem de dinheiro e organização criminosa , além de outros acusados. De acordo com o jornal O Globo, a PF também solicitou a prisão preventiva do coronel João Baptista Lima, amigo de Temer, e a mulher dele Maria Rita Fratez, e pediu o bloqueio de bens de todos eles, inclusive do presidente. O relatório final afirma que Temer usou empresas do coronel reformado da PM João Baptista Lima, amigo do presidente de longa data, para receber propina da empresa Rodrimar por meio de uma complexa engenharia financeira envolvendo repasses a empresa de fachada ligada ao coronel. A PF aponta ainda crimes em pagamentos feitos pelo grupo Libra. Ambas as empresas são concessionárias de áreas do porto de Santos, reduto de influência política do emedebista. O relatório final, assinado pelo delegado Cleyber Malta Lopes, foi enviado nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal — prazo máximo estabelecido pelo ministro Luís Roberto Barroso. Agora, o material será encaminhado à procuradora-geral da República Raquel Dodge, que deverá decidir se oferece denúncia contra o presidente com base nesses fatos.

17 Out 2018 - 14:00h

Dos 74 municípios da região sudoeste, Dom Basílio foi o único que teve a classificação ótima no que se refere à Atenção Básica da Saúde Bucal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o dentista e coordenador da Saúde Bucal no município, César Augusto Meira, destacou que a boa colocação se deve a um trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos 12 anos, principalmente através dos profissionais que entraram no serviço público por meio de concurso e do compromisso dos mesmos com o SUS e as políticas de saúde pública. O coordenador ainda enalteceu o compromisso da administração municipal com a área, resumindo que os resultados positivos se devem a um "respaldo político, técnico e da comunidade".

17 Out 2018 - 12:30h

O cantor sertanejo Chris Pimenta lançou o clipe da música “Amando mais ou menos” em comemoração aos 17 anos de carreira. A produção foi gravada em diversos pontos da cidade de Brumado e contou com a participação da modelo caetiteense Queren Macedo. O clipe é o primeiro da carreira do artista brumadense, que promete cair nas graças do público e ser hit em todo país.

17 Out 2018 - 12:00h

Nesta semana, um encontro de saúde bucal foi realizado no Ifba, em Brumado, onde dentistas das bases regionais de Brumado e Boquira discutiram diversas questões, como processos de trabalho e qualificação profissional. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Verônica Batista, dentista que faz parte da Atenção Básica de Saúde Bucal de Brumado, destacou que cerca de 120 profissionais, entre odontólogos e coordenadores de Atenção Básica e Saúde Bucal, estiveram presentes no encontro a fim de debater a qualificação da saúde bucal na região. Batista reforçou que também foi discutido, na oportunidade, como encaminhar o paciente que possui lesões na boca, com foco no diagnóstico precoce, quais as pactuações que o município possui e a área técnica de saúde bucal como um todo. No que se refere à melhoria do acesso à área, Batista informou que ainda há muito o que melhorar, principalmente levando em consideração a demanda da região. “A qualificação é possível, basta se programar, organizar o processo de trabalho, ter realmente a vontade do gestor de qualificar”, reiterou. O evento contou com o apoio da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

17 Out 2018 - 11:30h

Uma equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um sorvete especial capaz de aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia — náuseas, vômito, feridas na boca, aftas, lesões na mucosa e sensação de boca seca. Além disso, atende as necessidades nutricionais dos pacientes que, por causa do tratamento, apresentam redução do apetite e perda de peso. A equipe realizou extensa pesquisa sobre as necessidades dos pacientes com o intuito de criar um alimento economicamente viável e prático para o hospital e capaz de amenizar os efeitos colaterais mais comuns do tratamento quimioterápico. A ideia inicial era preparar geladinhos caseiros, mas uma fabricante de sorvetes de Florianópolis (SC) se interessou pelo produto e resolveu produzi-lo. O sorvete ainda atende os principais desejos alimentares dos pacientes: frutas, sucos e sorvetes.

17 Out 2018 - 11:00h

Intensificando as ações de prevenção e combate ao abate clandestino de carne, a Adab em Brumado detectou, durante inspeção de rotina realizada na segunda-feira (15), que um animal oriundo da cidade de Dom Basílio estava infectado com tuberculose bovina. A confirmação foi obtida através de um laudo feito pelo Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado. Caso a carne contaminada seja consumida, a doença pode ser transmitida para os humanos. O médico veterinário do órgão, Clemente Fernandes Alves, alerta que a falta de vacinação por parte dos pecuaristas da região pode provocar várias doenças nos rebanhos, colocando a vida dos consumidores em risco. Segundo ele, a inspeção sanitária é uma das maiores ferramentas para evitar que carnes condenadas cheguem à mesa dos consumidores. Outros casos desse tipo já foram constatados em Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. Por isso, uma força-tarefa da Adab pode ser promovida nesses locais.

17 Out 2018 - 10:30h

Nos últimos anos, mais de 21% dos nascimentos em todo o mundo aconteceram por intermédio do parto cesariano – quase o dobro do que ocorria na década de 1990, aponta uma série de estudos publicada no periódico The Lancet. Nos 169 países analisados, a proporção de cesáreas cresceu de 16 milhões de nascimentos em 2000 para 29,7 milhões em 2015. O procedimento pode ser uma intervenção fundamental quando o assunto é a segurança da mãe e do bebê, mas os novos dados indicam que ele vem sendo deliberadamente utilizado mesmo quando o parto natural não põe em risco a vida da gestante e/ou da criança. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um conjunto de recomendações para reduzir o número de cesáreas desnecessárias. Segundo a entidade, respeitando a necessidade da utilização, esse tipo de procedimento deveria corresponder a cerca de 10% a 15% dos partos – valor abaixo do descoberto pela pesquisa. Entre os países com números mais alarmantes está o Brasil, onde 55,5% dos nascimentos são por cesariana – taxa registrada também no Egito. Esse percentual só é menor do que o da República Dominicana (58%). “Nos países emergentes ou de renda baixa e média, as mulheres ricas recorrem a cesárea cinco vezes mais do que as mulheres pobres”, explicou Ties Boerma, professor da Universidade de Manitoba, no Canadá, à CNN. Em países desenvolvidos, os índices são menores: No Reino Unido e nos Estados Unidos foram registrados 26% e 32%, respectivamente.

17 Out 2018 - 10:00h

Na última segunda-feira (15), uma guarnição da Caesg, juntamente com a Guarda Municipal e o preposto da Vigilância Sanitária de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado, se deslocou até uma propriedade na Rua Tiradentes, onde, segundo denúncia anônima, havia grande movimentação de tráfico de pássaros silvestres. Na residência, constataram a veracidade da informação, sendo encontrados os ilícitos seguintes: 01 espingarda artesanal, 01 garruncha artesanal, 04 recipientes com chumbo, 02 recipientes com espoletas, 01 recipiente com pólvora e 22 pássaros silvestres de variadas espécies acondicionados em gaiolas. O proprietário do material, além dos pássaros, foi apreendido e levado para a DP de Licínio de Almeida, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental.

17 Out 2018 - 09:30h

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

17 Out 2018 - 09:00h

Passado mais de um ano do assassinato do motorista Sidney Meira, conhecido como Camarão, que teve o corpo queimado e, possivelmente, foi vítima de tortura, o caso ainda repercute em Brumado. Os principais acusados do crime, o empresário Cézar Paulo Ribeiro, o César de Lim, e Pedro Augusto Araújo, foram recambiados para Bahia depois de ficarem custodiados no Paraná. A dupla foi presa na divisa com o Paraguai tentando escapar do país. Segundo o delegado titular de Brumado, Samuel Paz, César de Lim está em uma unidade prisional de Vitória da Conquista. O delegado informou que o trabalho da polícia judiciária foi concluído e o próximo passo é o Ministério Público fazer a denúncia para que os acusados possam ir a júri popular.

17 Out 2018 - 08:00h

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que o vereador José Ribeiro Neves (PT) está fazendo um tom politizado quanto ao empréstimo de R$ 20 milhões autorizados pelo Poder Legislativo. Para Vasconcelos, o petista quer entrar na questão eleitoral e é um vereador derrotado. “Por isso que a cada ano eleitoral que passa a sua votação vem diminuindo. Do jeito que vai ele não se elege mais vereador na próxima eleição, então ele tem que puxar o holofote para ele”, asseverou. Vasconcelos relembrou que, durante a gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), Ribeiro aprovou um pedido de empréstimo para compra de equipamentos. O presidente do legislativo ressaltou que o grupo situacionista, liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), continua unido e coeso. “Estamos imbuídos no macro, pensar grande, pensar em nossa cidade no futuro, por isso que sempre puxamos Brumado para cima”, disse.

17 Out 2018 - 07:30h

Quatro vereadores da cidade de Itapé, na região sul da Bahia, foram afastados das funções por tempo indeterminado, por ordem da Justiça, nesta terça-feira (16), por suspeita de desvio de dinheiro público. Os afastamentos ocorreram durante operação do Ministério Público Estadual (MP-BA), que, juntamente com a Polícia Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa legislativa para recolhimento de provas. O MP disse que, com cinco dos nove vereadores afastados, a continuidade dos trabalhos na Câmara fica inviável. Com isso, o órgão disse que vai solicitar à Justiça Eleitoral que os suplentes dos vereadores afastados tomem posse para que a Câmara volte a funcionar. Em julho, o presidente da Câmara, o vereador Nilton Rosa Pinto (PP), também chegou a ser afastado por suspeita de falsificação de assinatura em cheques. Ele continua sem poder frequentar a Câmara por tempo indeterminado. As decisões pelos afastamentos desta foram assinadas pelo juiz Murilo Staut Barreto, que atendeu a pedidos formulados pelo promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana. Foram afastados nesta terça Klebson de Jesus Santos, Cledson Gomes Alves, Agnaldo Santos Filho e Eduardo Coelho.

17 Out 2018 - 00:00h

Uma tentativa de abuso sexual ocorreu no Bairro Baraúnas, em Brumado, na última semana, quando um criança de 11 anos escapou de um aliciador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a mãe, cuja identidade será preservada, disse que um homem abordou a filha, por volta de 15h, no percurso até a banca de reforço escolar, que é próximo de sua residência. Segundo ela, o homem teria pedido ajuda à menina alegando que a sua motocicleta estava com problemas e, em seguida, convidou a garota para subir no veículo. “Ela se recusou e o homem teria alisado a sua bunda. Ela foi muito corajosa, pois continuou andando e foi para o curso. Graças a Deus não aconteceu o pior”, disse a mãe. Quando chegou em casa, bastante nervosa, a criança contou o que havia acontecido para os pais. Ela descreveu as características do homem e, de posse das informações, a mãe conseguiu localizá-lo no bairro, depois de o mesmo acenar para a criança, que fez o reconhecimento. A mãe chegou a abordá-lo para questionar o acontecido, mas, a princípio, o suspeito negou. Porém, com a ameaça de acionar a polícia, ele acabou confessando que abordou a menina, mas continuou negado o abuso. Depois do susto, a mãe da criança fez um alerta pedindo que os pais sejam mais amigos dos filhos e que conversem mais com os mesmos. “Creio que Deus usou a minha filha para servir de alerta para outras pessoas”, afirmou. O caso foi registrado na delegacia local, onde, questionada pelo delegado, a menina disse que pretende ser delegada no futuro em defesa da infância e juventude.

16 Out 2018 - 17:00h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), saiu em defesa do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), contra a denúncia do seu colega de parlamento, José Ribeiro Neves (PT), referente aos contratos nos valores de R$ 9 milhões realizados entre a prefeitura e uma empresa de construção civil ligada ao irmão do vereador Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rey de Domingão, líder da administração no legislativo. De acordo com Vasconcelos, todos os contratos celebrados foram realizados mediante as normas da lei, através de processo licitatório, o que descarta de todas as formas quaisquer tipo de favorecimento. “A prefeitura de Brumado fez toda a tramitação que a lei brasileira exige, portanto, somos fiscalizados por diversos órgãos competentes, inclusive pela Câmara de Brumado”, disse a site Achei Sudoeste. 

Para Leonardo, qualquer valor que foi pago é mediante a execução dos serviços contratados. “Qualquer empresa contratada por qualquer órgão público é paga, de acordo com a obra executada, o que não entendo é se falar de valores astronômicos para chamar a atenção da população”, garantiu. Segundo o pedetista, a câmara de Brumado apenas autorizou o município a realizar um empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para pavimentação de logradouros públicos, construção de galerias pluviais e construção de pontes. “O governo de Eduardo Vasconcelos é sério e transparente”, finalizou.