Achei Sudoeste

18 Fev 2019 - 11:00h

Por determinação do comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, o patrulhamento nas noites da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi intensificado, com a realização de abordagens em bares e ruas. A ação visa coibir a prática de delitos no município. Em decorrência da Operação Força Tática, na noite da última sexta-feira (15), diversas abordagens foram realizadas, mas nenhum fato criminoso foi registrado, proporcionando à população maior tranquilidade.

18 Fev 2019 - 10:30h

Na contramão de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-governadores continuam pedindo aposentadorias vitalícias aos cofres estaduais ao deixarem seus cargos. A troca de comando nos estados em 2019 marcou uma nova temporada de concessão desse benefício, que chega a R$ 30 mil por mês. Por enquanto, quatro governadores entre 2015 e 2018 entraram para o grupo de beneficiados por pensões vitalícias, entre eles Beto Richa, que governo o Paraná, réu em quatro processos na Justiça e que foi preso em janeiro, mas depois foi liberado. A farra das aposentadorias foi noticiada pela primeira vez pelo jornal o Globo em 2011. Atualmente cerca de cem ex-governadores têm direito aos vencimentos até morrer. O STF já julgou como inconstitucional a pensão vitalícia e vem anulando, desde 2015, legislações estaduais que a autorizam. Os julgamentos são feitos estado por estado e há ainda ações à espera de decisão. Por isso as concessões continuam. Veja quem são os outros governadores que pediram o benefício.

18 Fev 2019 - 10:00h

Na madrugada do último sábado (16), a guarnição de radiopatrulhamento da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, foi acionada por conta de um indivíduo suspeito empurrando uma motocicleta nas proximidades do Mercado Municipal. Os policiais diligenciaram ao local e avistaram o homem e a moto na ponte do Bairro São Jorge.  Ao perceber a presença da viatura, o meliante fugiu pulando no esgoto, porém o cerco foi feito e ele acabou sendo capturado.  Após consulta, verificou-se que a moto havia sido furtada nas proximidades da Avenida Mestre Eufrásio. Por essa razão, o autor e o veículo furtado foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

18 Fev 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

18 Fev 2019 - 09:00h

No último sábado (16), o corpo de Davi Lima Dantas, conhecido como Davi do Monte Azul, foi encontrado por operários de um prédio em construção, localizado no Bairro Sandoval Moraes, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ele morreu ao receber uma descarga elétrica ao tentar roubar fios no local. As câmeras de segurança do prédio mostram o momento em que o homem fazia uso de maconha e tentava corta a fiação. O corpo foi removido por peritos ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Davi conta com várias passagens pela polícia.

18 Fev 2019 - 08:30h

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

18 Fev 2019 - 08:00h

A Prefeitura Municipal de Caculé, por meio da Secretaria de Saúde, entregou neste mês de fevereiro novos equipamentos aos Postos de Saúde da Família (PSFs) do município. Foram adquiridos vários equipamentos, dentre os quais consultórios odontológicos, longarinas, cadeiras de rodas, otoscópio, armários, cadeiras, mesas ginecológicas, nebulizadores portáteis, purificadores de água, seladoras, impressoras e negatoscópios. O objetivo é oportunizar melhores condições aos profissionais da saúde e para todos os usuários das unidades, as quais dispõem de uma equipe completa de excelentes profissionais.

18 Fev 2019 - 07:00h

No último sábado (16), Daniela Pereira da Silva, de 19 anos, foi presa suspeita de matar o companheiro, Alanilson Nunes Dias, de 19 anos, com um golpe de faca no coração. O homicídio aconteceu na residência do casal, na Rua 7 de Setembro, no Bairro Peral, em Riacho de Santana, a 203 km de Brumado. Segundo informações da polícia, Daniela teria matado o companheiro durante uma discussão depois de a mesma passar a noite fora. A vítima morreu na hora e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. Inicialmente, a suspeita disse que se tratava de um caso de suicídio, porém, na delegacia, ela confessou o crime.

18 Fev 2019 - 00:00h

Embora exista uma estação de distribuição da Embasa no Distrito de Itaquaraí, em Brumado, a situação de abastecimento na localidade é crítica. Os moradores reclamam que há dias não cai água no distrito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Ana Carolina relatou que o problema se arrasta há meses sem solução e a comunidade tem sofrido bastante com a realidade da falta d'água. Ela ainda contou que muitos moradores têm pagado R$ 5 pelo tonel de água a um morador que possui uma carroça e busca água em um tanque localizado na região. “Isso é um absurdo, pois a gente paga caro na conta da Embasa. Não tem como a gente pagar esse valor absurdo e não ter água em casa”, criticou. A moradora também falou sobre uma obra de pavimentação que está sendo realizada na localidade. Segundo Ana Carolina, os operários estariam retirando areia do córrego que se forma em época de chuva na comunidade, o qual abastece o referido tanque, gerando impacto ambiental. “Já procuramos a Embasa diversas vezes, mas o problema não tem solução”, reiterou.

17 Fev 2019 - 16:15h

A partir desta segunda-feira (18) as agências bancárias em Brumado retomam o horário normal de atendimento após o fim do horário de verão. Desde o dia 16 de outubro as agências tiveram que adequar o horário de atendimento uma vez que a Bahia não estava entre os estados que aderiram ao horário de verão de 2018 e tiveram o relógio adiantado em uma hora. Sendo assim, o horário de atendimento aos clientes volta a ser das 10h às 15h.

17 Fev 2019 - 15:30h

Um blecaute foi registrado na tarde deste domingo (17), por volta das 14h20, em Brumado e em diversos municípios da região sudoeste. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na capital do minério, o apagão provocou queda dos sinais de telefonia móvel e de internet. Até o momento, a Coelba não se pronunciou sobre o caso. O fornecimento de energia foi restabelecido às 15h. 

17 Fev 2019 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

17 Fev 2019 - 07:30h

Uma mulher de 58 anos foi morta a tiros dentro da casa onde morava na rua Duarte da Costa, bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Militar, Concia Maria Santos Silva era costureira e foi assassinada na noite de sexta-feira (15). Não há detalhes se a vítima estava sozinha no imóvel no momento do crime. A polícia informou que não há vestígios de roubo e informações iniciais apontam que nenhum objeto foi levado da casa. Diante dessas evidências, a polícia suspeita que a mulher foi vítima de execução. A Polícia Técnica foi acionada e o corpo de Concia encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade. Segundo o G1, não há detalhes sobre sepultamento. Ninguém foi preso.

17 Fev 2019 - 07:25h

Em publicações feitas nas redes sociais familiares e amigos de Ivan Souza Silva, 37 anos, buscam informações que possam levar ao paradeiro do rapaz que está desaparecido desde o dia 11 de fevereiro. Ivan é natural da cidade de Rio do Antônio, sudoeste da Bahia, mas mora em Pirituba, região oeste da grande São Paulo. Nas postagens a esposa de Ivan relata que no dia 11 “homens se apresentaram como Policias Civis e o levaram.” A partir daí a família não teve mais notícias do rapaz. Um Boletim de Ocorrência foi registrado, mas até a noite desta sexta-feira (15) a família, que não descarta a possibilidade de um sequestro, não tinha informações sobre o que de fato teria acontecido com Ivan. Caso alguém tenha informações que possam levar ao paradeiro de Ivan, pode entrar em contato pelos telefones: (11) 94444-3508 ou (11) 98200-5264.

17 Fev 2019 - 07:20h

Os caculeenses foram acordados neste domingo (17) com a tão esperada chuva que já vinha sendo aguardada desde a sexta-feira (15) onde as previsões apontavam a incidência de pelo menos 18mm. Na noite d o último sábado (16) ela “ensaiou” em cair, mas não foi em volume esperado. A permanência das chuvas deve seguir até a próxima quarta-feira (20) e são esperados o acúmulo de 37mm nos próximos dias. De acordo com o Informe Cidade, há mais de um mês que não chovia de forma consistente na cidade e nos últimos dias as temperaturas se mantinham acima da casa dos 32°. Hoje o tempo permanece com chuva e nublado durante todo o dia com a temperatura variando de 18 a 31°.

17 Fev 2019 - 07:05h

Em decisão unânime entre os desembargadores do Tribunal de Justiça, foi declarado inconstitucional um decreto municipal da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, no qual determinava “entregar as chaves” do município a Deus. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) havia sido ajuizada pelo Ministério Público estadual. No dia 2 de janeiro de 2017, o prefeito da cidade, Jairo Silveira Guimarães (PSB) elaborou um decreto que anunciava “a entrega da chave deste município a Deus”, além disso, no mesmo documento, ele se referia como “designado por Deus”, “que esta cidade pertence a Deus e que todos os setores da prefeitura municipal estarão sobre a cobertura do Altíssimo” e que cancelava “em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus (sic) ou entidades espirituais”. Por fim, no decreto, informava que a palavra do prefeito era “irrevogável”. O administrador já tinha sido anteriormente notificado para que suspendesse o decreto municipal, após determinação judicial de julho de 2018. Jairo, no entanto, chegou a recorrer da decisão argumentando que não constava no ato efeitos concretos. Segundo a solicitação do Ministério Público na Ação Direta de Inconstitucionalidade, o decreto municipal de Guanambi fere a laicidade do Estado conforme consta na Carta Magna e na Constituição estadual. De acordo com o desembargador e relator, Ivanilton Santos da Silva, que chegou a julgar o recurso apresentado por Jairo, “o que salta aos olhos é que o Decreto em questão se utiliza da máquina administrativa para manifestar dogmas e crenças, levando a crer que o Estado, naquela manifestação municipal, repudia outras crenças e valores religiosos, o que pode ser um comportamento atualmente temerário e inadmissível”.

16 Fev 2019 - 07:10h

A depressão acelera o envelhecimento cerebral, comprova um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos. A doença já era considerada um fator de risco para o desenvolvimento de Alzheimer e já havia sido associada a diversos problemas, como aumento do risco de dor de cabeça, dor muscular e alterações no sono. Agora, a ciência conseguiu mostrar evidências consistentes de danos cerebrais causados pela depressão. De acordo com a Veja, a nova pesquisa, apresentada na quinta-feira, 14, na Conferência da Associação Americana para o Avanço da Ciência, realizada em Washington, nos Estados Unidos, mostrou que as conexões cerebrais começam a diminuir dez anos mais cedo em indivíduos diagnosticados com depressão. Ou seja, o declínio cognitivo começa a partir dos 40 anos e não aos 50 anos. Essa característica aumenta o risco de perda de memória, desaceleração da fala e até mesmo o desenvolvimento precoce de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

16 Fev 2019 - 07:05h

Um incêndio atingiu uma área de mata, nesta semana, na cidade de Caatiba, no sudoeste da Bahia. Segundo os moradores, cerca de 3 hectares, o que equivale a 3 campos de futebol, foram destruídos pelo fogo. O incêndio deixou a população preocupada, por conta da proximidade da região atingida pelo fogo com as casas da cidade e pela fumaça que se espalhou pela região. As chamas foram controladas pelos próprios moradores. “A gente ficou com muito medo daquela nuvem [de fumaça] entrar na cidade. Iria ser um estrago muito grande, principalmente para quem tem problemas de saúde e respiratória”, disse a técnica de enfermagem Elisângela Dias. De acordo com a população, o fogo começou na terça-feira (12), por volta do meio-dia, e só foi debelado às 19h. No local, ficou a destruição do incêndio. Não há informações sobre animais feridos. Contudo, a reportagem da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, esteve na cidade e registrou os bichos da região em meio à vegetação queimada.

16 Fev 2019 - 07:00h

O gerente de um banco e a família dele foram sequestrados na madrugada desta sexta-feira (15) na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. Os reféns foram liberados após pagamento de resgate, de acordo com a polícia. O caso é investigado e a família prestou depoimento durante a tarde. De acordo com o G1, o atendimento dos clientes não foi realizado durante todo o dia, na agência do Bradesco onde o gerente trabalha. No local, o funcionamento era apenas para caixas eletrônicos. Os clientes foram avisados de que o sistema estava fora do ar e só voltará na segunda-feira (18). A agência fica no centro da cidade. O sequestro aconteceu por volta da 1h e o gerente foi levado até a unidade para retirar o dinheiro exigido pelos sequestradores. A polícia não informou quanto foi pago, mas confirmou o pagamento do resgate. Não houve confusão dentro da agência, enquanto o gerente estava em poder dos bandidos. A polícia informou ainda que, quando o dinheiro foi entregue aos sequestrados, a família e o gerente foram liberados sem qualquer tipo de ferimento. Por meio de nota, o Bradesco informou apenas que os detalhes em relação ao crime devem ser obtidos por consulta ao boletim de ocorrência que foi feito pela Policia Civil de Barreiras.