Achei Sudoeste

01 Abr 2020 - 10:30h

Três homens foram presos suspeitos de praticar assaltos em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 16 celulares e 35 pedras de crack foram apreendidos na ação. De acordo com a SSP, o caso ocorreu na segunda-feira (30), no bairro de Jequiezinho. Após rondas na rua Álvaro Miranda, as guarnições receberam uma denúncia de assalto a moradores na localidade. Conforme a SSP, com o trio, também foram apreendidos uma moto, dois tablets e oito buchas de maconha, além de um aparelho eletrônico. Os materiais e os criminosos, que não foram identificados, foram apresentados na Delegacia de Jequié.

01 Abr 2020 - 10:00h

Somente na noite desta terça-feira (31), Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, terceira maior cidade da Bahia, confirmou o primeiro caso de coronavírus. Para o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, existe muita subnotificação de casos da doença na cidade vizinha. “Muita gente deve estar em casa escondido com sintomas, mas com medo dessa condenação social. Não posso afirmar com certeza, é a minha opinião. Deve existir muita, muita subnotificação”, afirmou ao site Achei Sudoeste. O secretário acredita que, mesmo em Brumado, onde há 237 casos suspeitos sendo monitorados, também esteja havendo subnotificação. “O primeiro paciente testado positivo em Brumado chegou em um voo que veio de Belo Horizonte e pousou em Vitória Conquista. O mesmo paciente que testou positivo em Jequié veio nesse mesmo voo. Brumado e Jequié testaram positivo e a nossa capital regional nada?”, questionou. Feres frisou ainda que Brumado tem feito o seu papel e sido o mais transparente possível no enfrentamento ao Covid-19.

01 Abr 2020 - 09:30h

O Ministério da Saúde distribuiu 40 milhões de equipamentos de proteção para profissionais de saúde em todo o país. Os que são destinados à Bahia devem chegar até quinta-feira (2). O setor de saúde vai receber equipamentos como máscaras, aventais, toucas hospitalares, sapatilhas, luvas para procedimentos não cirúrgicos, além de álcool. De acordo com o G1, a distribuição dos itens será realizada com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportará 18 toneladas em equipamentos. Estes materiais foram adquiridos por meio de cinco editais de compra emergencial publicados entre os meses de fevereiro e março no Diário Oficial da União (DOU). O Ministério da Saúde pediu que todos que tiverem máscaras novas e não utilizadas, do modelo N95, entreguem aos hospitais e às secretarias estaduais ou municipais de saúde. De acordo com o órgão de saúde, em todo o país, foram 68,9 mil frascos de álcool 500 ml, 100 mil frascos de álcool 100 ml, 60 mil óculos de proteção, 24 de milhões de luvas para procedimentos não cirúrgicos, 100 mil sapatilhas, 14,2 milhões de máscaras cirúrgicas, 742 mil aventais e 209 mil toucas hospitalares.

01 Abr 2020 - 09:00h

Na última terça-feira (31), uma grande fila se formou em uma lotérica no centro da cidade de Brumado. Debaixo de um sol escaldante, muitas pessoas se aglomeraram no local para pagar suas contas. O site Achei Sudoeste esteve no local e conversou com o brumadense Ivo Gomes. Ele disse que é muito desconfortável ficar na fila, do lado de fora, porém a medida do distanciamento é para o bem de todos. “O mundo está nos mostrando o risco que estamos correndo. Mesmo diante desse desconforto, acredito que esse sacrifício para preservar a vida e a saúde é válido. A questão é séria e devemos sim intensificar os nossos cuidados”, destacou. Ele afirmou ainda que as pessoas estão respeitando e mantendo uma distância segura dos demais na fila. O brumadense já estava na fila há cerca de 60 minutos, tendo em vista que o atendimento estava seguindo lentamente.

01 Abr 2020 - 08:30h

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são: 201 mortes e 5.717 casos confirmados. No levantamento anterior, divulgado na segunda-feira (31), o Brasil tinha 159 mortes e 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o balanço do ministério, os dados desta terça-feira apontam o maior acréscimo diário no total de casos confirmados e de mortes desde o começo da epidemia. Foram registrados mais 1.138 casos em relação ao boletim de segunda, um aumento de 24%. No caso das mortes, o aumento foi de 42 casos, o que significa um crescimento de 26%.

01 Abr 2020 - 08:00h

Na última terça-feira (31), a cidade de Brumado fechou o seu Boletim Epidemiológico com 237 notificações suspeitas de coronavírus e 4 casos confirmados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ressaltou que essas quatro confirmações são uma falha do sistema de saúde. “Dessas 237 notificações, nós só testamos até agora 17 pacientes. Então, quem me garante que não tem mais ou mesmo que eu já não peguei? Tem gente que é assintomático”, frisou. Para ele, nenhum país está preparado para uma pandemia. “Os EUA, que são uma potencial mundial, está reciclando a máscara N95. Isso não é permitido pela Anvisa, mas nos EUA está sendo dessa forma. O que eu quero dizer com isso: não temos exames para testar todos os pacientes suspeitos no momento”, asseverou.

01 Abr 2020 - 07:30h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde desta terça-feira (31), mais 41 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 217, o que representa 3,7% do total de casos notificados (5.899). A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte no estado ocorreu na segunda-feira (30). Até o momento, 1.393 (23,7%) casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Permanecem em investigação epidemiológica 4.279 (72,7%) casos. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 31/03, 149 pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados em hospitais do estado. No boletim de segunda-feira, esse número correspondia a 92. Já no domingo, eram 46 pacientes internados. O aumento de pessoas internadas com suspeita de Covid-19 em 48h é cerca de 223%. Os casos confirmados estão distribuídos em 30 municípios do estado. As cidades de Barra, Catu, Candeias, Coaraci, Itajuípe e Medeiros Neto tiveram o primeiro caso confirmado nesta terça-feira. Já as cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Brumado, Ilhéus, Itabuna, e Salvador tiveram aumento no número de casos, com maior proporção para a capital baiana, que passou de 117 para 132.

01 Abr 2020 - 07:00h

Em reunião realizada na última segunda-feira (30), em Guanambi, a 141 km de Brumado, os prefeitos que fazem parte do Consórcio Alto do Sertão decidiram manter as medidas de enfrentamento ao coronavírus até o dia 6 de abril. Assim, o comércio permanecerá fechado até a referida data – antes da reabertura, uma nova reunião irá avaliar a situação. No entanto, o comércio nas feiras livres foi liberado mediante a adoção de medidas de segurança, como o distanciamento entre as barracas, bem como demais barreiras sanitárias e de higiene. As cidades de Lagoa Real, Caculé, Jacaraci, Caetité, Carinhanha, Ibiassucê, Iuiú, Guanambi, Matina, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Candiba, Tanque Novo, Mortugaba, Feira da Mata, Malhada, Palmas de Monte Alto, Igaporã e Licínio de Almeida fazem parte do consórcio.

01 Abr 2020 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou a importância de intensificar o isolamento social, especialmente nos primeiros quinze dias do mês de abril, considerado o período crítico de maior proliferação do vírus. Segundo ele, uma pessoa infectada com a influenza (gripe comum) transmite a doença, em média, para 1,5 pessoas; já uma pessoa infectada com coronavírus consegue transmitir, em média, para 3 pessoas, ou seja, o dobro. “Então, qual é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias mundiais: que, com o contato direto e as aglomerações, essa transmissão seja exacerbada e sem controle”, afirmou. 

Feres afirmou que, embora 85% dos casos não vai passar de uma gripe, o problema é o volume de pessoas doentes. “Se eu tiver em Brumado em torno de 10 mil pessoas infectadas e amanhã me aparece 100 pessoas precisando de respirador e UTI, o que vai acontecer? Sete palmos do chão. Não só em Brumado, como em qualquer cidade do país. Não existe sistema de saúde que suporte”, completou. Por fim, o secretário elogiou a estrutura do Hospital Municipal, que hoje conta com 33 respiradores, além de 133 leitos, entre os quais de UTI - adulto e neonatal. “Poucas cidades na Bahia tem o privilégio de ter um serviço hospitalar como o de Brumado”.

31 Mar 2020 - 19:25h

Após ter liberado, nesta terça-feira (30), o Boletim Epidemiológico diário, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, no início desta noite, novas informações do Laboratório Central (Lacen). Conquista atesta seu primeiro caso para a Covid-19. Trata-se de um homem, de 27 anos, que estava sob monitoramento. De acordo com o Blog do Anderson, o boletim com os novos dados vai ser liberado em instantes pela Secretaria de Saúde do Município.

31 Mar 2020 - 18:55h

A secretaria de saúde da Bahia (Sesab) divulgou um novo boletim de casos de Covid-19, o novo coronavírus no estado. De acordo com a publicação, 217 casos estão confirmados no estado. Segundo a Sesab, o município de Brumado conta com quatro notificações confirmadas (Clique aqui e veja). A última atualização da secretaria municipal, apontava a cidade com três. Ainda de acordo com a secretaria municipal, 237 casos suspeitos notificados do vírus, com oito descartados e seis aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

31 Mar 2020 - 16:45h

A Justiça Federal em Brasília condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima por improbidade administrativa. De acordo com a decisão judicial, divulgada nesta terça-feira (31), Geddel terá suspensos os direitos políticos por cinco anos e deverá pagar multa. O ex-ministro foi alvo de ação civil pública apresentada pelo Ministério Público. O MP acusou Geddel de pressionar o ex-ministro Marcelo Calero para obter parecer favorável à liberação de um empreendimento por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na época, tanto Calero quanto Geddel eram ministros do governo do ex-presidente Michel Temer. O ato ilícito teria sido cometido em junho de 2016. Geddel Vieira Lima, segundo a acusação, queria o aval do Iphan para a liberação da construção de um prédio de alto padrão em Salvador (BA). Desde a denúncia, Geddel nega as acusações de ter pressionado pela liberação do Iphan. A defesa pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. "Destarte, as provas dos autos são fartas e suficientes para comprovar que o então Ministro Geddel Quadros Vieira Lima pressionou de forma desproporcional e ilícita, pessoalmente e por meio de terceiros, o então Ministro Marcelo Calero Faria Garcia a fim de que este solucionasse favoravelmente ao acusado o caso do Edifício La Vue, no qual possuía apartamento no 23º andar", afirmou a juíza Diana Vanderlei, da 5ª Seção Judiciária da Justiça Federal em Brasília. A sentença prevê: suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa de 10 vezes o valor da remuneração que Geddel recebia quando era ministro; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos.

31 Mar 2020 - 16:40h

Dois homens e uma mulher foram presos e 100 kg de maconha foram apreendidos na madrugada desta terça-feira (31), na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o trio saiu de Ponta Porã (MS) com a droga, que seria levada para ser comercializada no estado do Piauí. A PRF detalhou que a maconha estava guardada em tabletes, mas não detalhou o número de pacotes. A droga estava espalhada sobre o assoalho, bancos e portas do carro que tem placas de Teresina (PI). O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no Km-800 da rodovia. A polícia informou que, ao abordar o carro e solicitar os documentos pessoais e do veículo, percebeu nervosismo por parte do condutor e passageiros. Durante a entrevista, os policiais notaram também contradições e informações desencontradas em relação ao motivo da viagem, o que levou a equipe a fazer a fiscalização no veículo. Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no automóvel, foi quando os policiais encontraram os 100 quilos de maconha, embaladas em tabletes, escondidas em vários locais dentro do carro. Aos policiais, o passageiro de 31 anos, disse que receberia uma certa quantia em espécie pelo serviço. Os presos, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.

31 Mar 2020 - 16:10h

A primeira quinzena do mês de abril é considerada, de acordo com os especialistas, o período crítico de maior disseminação do coronavírus no Brasil. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, reforçou a recomendação para a população manter o isolamento social. “Sabemos que alguns municípios no país acabaram baixando a guarda, flexibilizando os seus decretos, mas aqui nós estamos trabalhando para evitar ao máximo esse contato entre as pessoas e as aglomerações. A sociedade médica e os infectologistas dizem que, a partir do dia 10, será o pico da doença”, declarou. Segundo o secretário, o objetivo é achatar o máximo possível a curva de progressão do vírus para que o sistema de saúde consiga absorver a demanda e, consequentemente, atender a quem precisa de internação hospitalar. O último boletim epidemiológico apontou que existem 219 notificações suspeitas no município, um aumento significativamente desde os primeiros informes. Nesse sentido, Feres explicou que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Município está notificando qualquer síndrome gripal. “O município está monitorando essas pessoas. O serviço de informação da Covid-19 tem feito um brilhante trabalho. As notificações não param e vão continuar aumentando. Vamos aguardar e, para o bem de toda comunidade, manter o isolamento social”, reiterou. Por fim, o secretário alertou que toda pessoa com sintomas de gripe deve ficar em casa isolada, juntamente com os seus familiares, por 14 dias. “É pelo bem de todos", frisou.

31 Mar 2020 - 14:15h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, confirmou mais dois casos de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. De acordo com Feres, uma médica que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim de Castro Donato, no Caic, testou positivo, em exame realizado na capital do minério. A profissional também exercia a sua profissão no município de Caetité. A médica, segundo Cláudio, atendeu na UBS nos dias 16, 17, 18, 19 e 23 de março. “Depois do dia 23 a profissional não mais atendeu na unidade básica de saúde, pois ela já estava em isolamento domiciliar”, garantiu. Para Soares, o momento é de muita calma e respeito. “É uma grande profissional. O vírus está aí e qualquer pessoa pode pegar. É inevitável, todos um dia vai ter contato com o vírus. Ainda não sabemos como ela pegou o vírus e qual local”, disse. O segundo caso, o secretário de saúde não confirmou, mas a nossa reportagem apurou que é de um (a) paciente que teve contato com o primeiro caso já confirmado na cidade. Agora, o município tem três casos confirmados da doença. A pasta está fazendo todo o monitoramento e quaisquer dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento pelos seguintes números: (77) 99961-0131 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0128 / (77) 99961-0402 / (77) 99961-0118.

31 Mar 2020 - 13:40h

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), divulgou nesta terça-feira (31), uma médica plantonista da UPA 24h teve resultado positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Residente na cidade de Brumado, a médica realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23. Diante do fato a Secretaria Municipal de Saúde está adotando as medidas emergenciais necessárias, tais como: higienização sanitária da UPA; monitoramento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento; identificação e monitoramento dos pacientes atendidos pela médica, dentre outros. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as pessoas que foram atendidas pela médica, bem como todas as pessoas atendidas do dia 20 para o dia 21 de março, devem permanecer em isolamento e entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19 imediatamente para que sejam monitoradas e recebam as informações necessárias. Os números para contato são: (77) 99213-3442 / (77) 99951-8012 (77) 99864-0707 / (77) 99840-1800. A Secretaria solicita a população para somente procurar a UPA em situação de urgência e/ou emergência médica a fim de evitar aglomerações e sobrecarga do sistema. Reitera-se a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus, e a Prefeitura está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades em saúde para enfrentamento da crise. Desse modo, é necessário que sejamos mais rígidos ainda com as medidas de contenção da Covid-19.

31 Mar 2020 - 12:00h

No último domingo (29), dois indivíduos atearam fogo em um homem identificado como Jeziel Batista no Bairro Gerais, na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. De acordo com a polícia, os criminosos pularam o muro da residência e jogaram gasolina sobre o corpo da vítima enquanto a mesma dormia. Em seguida, atearam fogo. Jeziel foi encaminhado para o Hospital Áureo Mendes, de onde foi transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG) devido à gravidade do caso. A polícia segue as investigações para apurar a motivação do crime.

31 Mar 2020 - 11:30h

A ministra Rosa Weber divulgou, um comunicado afirmando que as eleições municipais de outubro irão acontecer. Ela diz que a certeza de que as eleições não serão adiadas é compartilhada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência da Corte em maio. “Os graves impactos da pandemia do coronavírus na saúde pública têm acarretado múltiplas dificuldades em todas as áreas. Não é diferente no âmbito da Justiça Eleitoral. No entanto, neste momento é prematuro tratar de adiamento das Eleições Municipais 2020”, explica a presidente do TSE, no comunicado.

31 Mar 2020 - 11:00h

Na tarde da última segunda-feira (30), a Cipe Sudoeste recebeu a informação de que um indivíduo estaria plantando maconha na zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, bem como cometendo assaltos na região – ele também é acusado de um crime de natureza sexual contra uma adolescente. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, usando técnica de patrulhamento rural, a guarnição foi recebida por disparo de arma de fogo, necessitando revidar. Cessando os disparos e, após varredura no local, foi verificado ao solo o agressor, juntamente com a arma calibre 32 e duas espingardas de fabricação caseira. Na localidade, foram encontrados ainda diversos pés de maconha, um saco com sementes prontas para o plantio, um saco de maconha seca pronta para consumo e uma moto com restrição de roubo. O indivíduo foi levado até o Hospital Susy Zanfretta, onde a equipe médica constatou o óbito.

31 Mar 2020 - 10:30h

O Senado aprovou nesta segunda-feira (30), em sessão virtual, um projeto que autoriza o envio direto das merendas escolas a pais de alunos matriculados em escolas públicas de educação básica. O projeto prevê que a medida terá caráter excepcional, em situações de emergência ou calamidade pública. O objetivo da proposta é assegurar que estudantes recebam a alimentação no período de suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada e seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com defensores da proposta, o projeto, além de assegurar a merenda aos estudantes, evitará que os alimentos já adquiridos pelas redes escolares percam a validade sem serem consumidos.