18 Jul 2017 - 09:00h

Várias queixas da mesma natureza estão sendo registradas na delegacia de Brumado referente a um homem portando uma faca e utilizando chapéu de palha que estaria atacando idosos na região da Fazenda Jacaré, comunidade rural do município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a última ocorrência registrada na sexta-feira (14) descreve que o elemento teria atacado uma idosa de 76 anos de idade e seu filho, que é portador de deficiência. A idosa acabou sendo ferida no rosto e na mão ao tentar se defender do agressor. É a segunda ocorrência da mesma natureza registrada nos últimos 60 dias na comunidade, o que chamou a atenção dos investigadores da polícia civil. 

18 Jul 2017 - 08:30h

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

18 Jul 2017 - 08:00h

Um homem deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no último domingo (16), após ter sofrido um acidente. Inquieta, a vítima levantou as suspeitas da equipe médica. As mesmas foram comprovadas através das imagens do de um raio-x, que apontaram a presença de uma arma de fogo presa na cintura do acidentado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia foi acionada e logo identificou que se tratava do mesmo suspeito de ter roubado uma motocicleta minutos antes, nas proximidades da câmara de vereadores. A arma em questão era apenas parte da falsificação de uma arma de fogo. Após receber os cuidados médicos, o acusado foi apresentado na delegacia, onde permanece à disposição da justiça. A motocicleta recuperada foi devolvida aos proprietários.   

17 Jul 2017 - 18:00h

Aos trinta minutos do segundo tempo, no último domingo (16), o brumadense José Francisco dos Santos Júnior, o Júnior Brumado, fez sua estreia pelo time profissional do Bahia em jogo realizado contra o Avaí. Nas redes sociais, antes do jogo, o atleta comentou a sua relação para a partida e agradeceu a oportunidade. “Agradecer a Deus por essa oportunidade em minha vida. Aos meus 18 anos estou realizando um sonho hoje. E quem me conhece sabe o respeito que eu tenho por essa cidade (Brumado). Não está sendo a toa que estou carregando esse nome comigo”, disse.

17 Jul 2017 - 17:30h

Em Palmas de Monte Alto, o jovem Lucas de Souza Santos, de 20 anos, foi detido por policiais militares sob a suspeita de ter furtado objetos de dentro do pelotão da PM. Segundo informações da polícia, na madrugada do último sábado (15), o jovem entrou no pelotão se aproveitando do momento em que os policiais haviam saído para atender uma ocorrência. Na unidade, ele teria furtado um carregador de pistola e R$ 68. O dinheiro foi furtado de dentro da carteira de um policial que estava em serviço. De acordo com o Sudoeste Bahia, ao retornarem da diligência, os policiais perceberam que o local tinha sido furtado. Lucas foi localizado nas proximidades, durante busca realizada pela polícia. Ele chegou a tentar fugir ao notar a presença da viatura, mas foi capturado. Em depoimento, o jovem confessou ter entrado no pelotão após pular o muro e disse que queria apenas retirar a sua motocicleta que estava apreendida na unidade. A ocorrência foi registrada na delegacia da cidade.

17 Jul 2017 - 17:00h

A partir desta segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores de Brumado entra em recesso e só volta no dia 1º de Agosto. Na semana passada foi realizada a última sessão do primeiro semestre, com convocação extraordinária na sexta-feira (14) para votação de um projeto urgente do executivo. Ao final, o presidente da casa legislativa exaltou os demais vereadores pelos trabalhos desenvolvidos neste primeiro semestre de legislatura, apontando o grande número de indicações, projetos e moções apresentados e aprovados no parlamento em prol do desenvolvimento da sociedade. Ele também fez referência à busca de entendimentos e harmonia com o executivo.

17 Jul 2017 - 16:30h

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

17 Jul 2017 - 16:00h

O secretário municipal de planejamento, André Cardoso, rebateu as informações do representante da Associação Regional dos Catadores de Recicláveis, Jaslei Borges Santos, que afirmou que a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Brumado (Catamarb) estaria prestes a parar as atividades por falta de apoio da prefeitura. O secretário declarou que o cooperativista foi infeliz nas declarações, uma vez que foi a prefeitura quem providenciou toda a estrutura para a criação da cooperativa, desde o uniforme ao local para armazenamento dos materiais recolhidos. Cardoso enfatizou que esteve pessoalmente reunido com o representante da cooperativa e o mesmo, na ocasião, teria aprovado e até agradecido por toda a atenção dispensada pela administração para a Catamarb. No que diz respeito aos equipamentos danificados, o secretário garantiu que a prefeitura realizará os devidos reparos. Já quanto à mudança do local disponibilizado para cooperativa, o secretário garantiu que o novo espaço, além de mais amplo, ainda oferecerá mais conforto aos cooperativados, uma vez que contará com banheiros e outras instalações. 

Cardoso disse que a prefeitura tem se empenhado para que a cooperativa consiga ser regulamentada, porém para tanto é demandado tempo, levando em consideração que já houve mudanças na equipe que iniciou as atividades no município e dessa forma a cooperativa ainda não apresentou uma base sólida dos membros dispostos a assumir a gerência, o que atrapalha a formação de uma mesa diretora. Ainda de acordo com o secretário, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes estão mapeando os locais de melhor visibilidade para a instalação das caixas coletoras seletivas dos recicláveis. “As coisas não acontecem a toque de dedo, demanda tempo e muito trabalho. Não entendi o posicionamento do representante da cooperativa em nos atacar, porém mantemos as portas abertas para recebê-lo, bem como qualquer representante da Catamarb, para juntos fortalecermos essa cooperativa, que muito tem a colaborar com a preservação do nosso meio ambiente. Reitero o convite, estamos de portas abertas em busca dos interesses comum da nossa comunidade”, pontuou o secretário.

17 Jul 2017 - 15:30h

Uma pesquisa da empresa de recuperação de crédito Recovery, feita pelo Data Popular, mostra que hoje o brasileiro inadimplente deve, em média, três vezes o que ganha e, em alguns casos, acumula até 20 dívidas diferentes. A maior parte das dívidas foi feita nos últimos três anos – período que coincide com o agravamento da crise econômica. De 2014 para cá, a taxa de desemprego mais que dobrou, atingindo 14 milhões de brasileiros. Ao mesmo tempo, a população teve de conviver com a disparada da inflação, escassez de crédito e juro alto. Foi uma combinação perfeita para o aumento da inadimplência (contas em atraso por mais de três meses), que hoje atinge um contingente de 61 milhões de brasileiros. “É metade da população economicamente ativa”, afirma o presidente da Recovery, Flavio Suchek. O número de inadimplentes é o maior em pelo menos cinco anos – início do indicador de Inadimplência do Consumidor da Serasa Experian. “Diferentemente de outros períodos, a inadimplência elevada não é resultado de excesso de endividamento – até porque a carteira de crédito está em queda”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. “Não é que o brasileiro está se endividando além da conta, é justamente o impacto da crise, com o desemprego em nível recorde. Não é que ele não quer pagar – ele não tem é dinheiro”. As informações são da Veja.

17 Jul 2017 - 15:00h

Em jogo disputado na manhã de domingo (16), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o time do Magnesita venceu o Espanhol e avançou para as semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol Sub-20. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1x1, levando a decisão para as cobranças de penalidades, em que o Magnesita converteu 4 cobranças contra 3 do adversário. O Magnesita agora espera o vencedor do confronto entre São José e Vila Presidente Vargas, que acontece no próximo domingo (23), às 9h.

17 Jul 2017 - 14:30h

O mercado financeiro voltou a reduzir as projeções para a Selic e estima que a taxa básica de juros fechará 2017 em 8%. Os dados são do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central É a segunda semana seguida de recuo nas previsões, após três meses de estabilidade nas apostas. A estimativa para 2018 também é de Selic em 8%. A taxa de juros está atualmente em 10,25%, e o Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, se reunirá na terça (25) e quarta (26) da próxima semana para decidir sobre a Selic. Os quatro indicadores de inflação monitorados pelo Focus também tiveram queda nas expectativas. Dentre eles, o IPCA, índice oficial de inflação do país, caiu de 3,3% para 3,29%, o sétimo recuo semanal seguido. Para 2018, a queda foi de 4,24% para 4,20% no índice medido pelo IBGE. A meta para ambos os anos é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual. A inflação em queda é um dos fatores que tem levado o Copom a reduzir os juros. As projeções do crescimento do PIB para esse ano permaneceram estáveis em 0,39%, enquanto a estimativa para 2018 caiu pela oitava semana seguida, de 2,10% para 2%, segundo o Focus.

17 Jul 2017 - 14:00h

O Umburanas bateu o Real São Félix por 3x0 no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Brumadense de Futebol 2017, disputado na tarde deste domingo (16). Com o resultado, o time assegurou a primeira vaga nas semifinais da competição. Mesmo com o atual campeão tendo o domínio total do jogo durante os 90 minutos, a partida foi considerada morna e os gols só começaram a surgir a partir dos 15 minutos da segunda etapa. O Real parecia desmotivado em campo, o que refletiu a falta de estruturação da equipe que foi para o jogo com apenas três jogadores no banco de reservas. Com as contusões que surgiram durante a partida, até o goleiro reserva teve de mudar de uniforme e entrar em campo como homem de linha. As entradas dos atacantes Boca e Ricardo Buiu deram um novo gás ao Umburanas e dos pés dos dois nasceram os gols que consagraram a vitória do time, além do gol do também atacante Zé Márcio. O adversário do Umburanas na próxima fase sairá do confronto entre Califórnia e Vila Presidente Vargas. O duelo entre as equipes acontece no próximo domingo (23), a partir de 15h30 horas, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso.

17 Jul 2017 - 13:30h

Um adolescente de 17 anos matou o irmão, de 18, a golpes de faca, durante uma briga no final da noite de sábado (15), na Bahia, segundo informações da Polícia Civil. O crime aconteceu dentro da casa onde os dois moravam, no município de Miguel Calmon. De acordo com a polícia, os irmãos discutiam por causa da namorada de um deles quando o assassinato aconteceu. Segundo o delegado Pedro Gonçalves, responsável por investigar o caso, o suspeito não gostou do fato do irmão ser próximo da garota e, por isso, os dois começaram a brigar. Durante a confusão, o adolescente golpeou o irmão com uma faca de cozinha. O suspeito teve um ferimento leve provocado durante a confusão. O adolescente foi apreendido e será encaminhado para o Ministério Público, conforme o delegado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina, para ser periciado. A polícia não tinha informações sobre o sepultamento. As informações são do G1.

17 Jul 2017 - 13:00h

Apontado como principal cabo eleitoral do deputado federal Arthur Maia (PPS) no município de Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que vem articulando a aliança entre o parlamentar e o grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A princípio, o presidente da casa legislativa justificou que Maia, embora bem votado nas últimas eleições municipais, acabou ficando impedido de trabalhar mais por Brumado “por conta de antigas picuinhas e velhas ladainhas por não ter aliança política quando ainda era rival do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, que acabaram emperrando suas emendas parlamentares e transformando as mesmas em emendas da prefeitura”. Segundo o vereador, o período de divergências com o prefeito está sendo superado, pois, com seu apoio à atual gestão, ele tem conseguido articular uma possível aliança entre o deputado e o grupo do prefeito. Recentemente, o gestor, lançou o que ele mesmo classificou como olimpíadas das medalhas, no intuito de provocar os deputados a destinarem emendas ao município. De acordo com Léo Vasconcelos, Arthur Maia já teria entrado na disputa pela medalha de ouro, apresentando emendas na casa de R$ 5 milhões, a serem aplicados na sede e em comunidades rurais.  Também recentemente, vários outdoors espalhados pela cidade, patrocinados pela União dos Policiais do Brasil (UPB), repudiaram a atuação do deputado como relator da reforma da previdência. No entanto, para o deputado e o vereador tal desgaste é passageiro e, no final, a população brumadense entenderá os benefícios do projeto do governo federal. Os parlamentares julgam melhor o desgaste com a previdência do que o nome agregado a operação lava jato. “Assim como eu, Arthur acredita que o atual desgaste com a reforma da previdência é temporário. Ele até afirmou que prefere o desgaste com a polêmica da reforma previdenciária, que depois trará benefícios para a nação, do que está no meio das investigações da Lava Jato, envolvido em corrupção”, pontuou o presidente da câmara de vereadores de Brumado.

17 Jul 2017 - 12:30h

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 têm até o dia 27 de julho para quitar o IPVA com 5% de desconto, em cota única. Segundo a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, a data limite é 28 de setembro. O pagamento pode ser feito nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e, em seguida, em IPVA. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.

17 Jul 2017 - 12:00h

Na noite da última sexta-feira (14), foi realizada uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Brumado, tendo como pauta única, em regime de urgência urgentíssima, a votação do projeto de lei nº 022/2017, de autoria do executivo. O mesmo refere-se à permuta de terrenos entre o município e o estado. Os terrenos em questão são: a área do extinto Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) e uma área vizinha ao prédio da 18ª Ciretran e ao Fórum da Justiça do Trabalho. Na proposta, o governo cede a área do Derba ao município e recebe do mesmo a estrutura do prédio que agregará a Base Regional de Saúde. Os onze vereadores presentes aprovaram o projeto por unanimidade. O mesmo ainda dá carta branca à administração para abrir crédito adicional para cobrir as despesas para execução da obra. Com o terreno do Derba, a prefeitura pretende ampliar a região do mercado municipal com a construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa), uma área de transbordo que promete colocar o município como um polo regional de distribuição de mercadorias. 

Ao final da votação, o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcelos, parabenizou os demais parlamentares pela aprovação do projeto, destacando o papel fundamental da atual legislatura em colaborar com uma ação que colocará Brumado como referência regional no âmbito comercial. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos endossou as palavras do presidente em seu programa de rádio, na manhã do último sábado (15), acrescentando que a harmonia entre os poderes será de relevante importância para o desenvolvimento urbanístico, que provocará a extensão comercial das fronteiras do município. Os projetos para construção das duas obras serão apresentados nos próximos meses.

17 Jul 2017 - 11:30h

Preocupado com uma prática que tem se tornado cada vez mais comum, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação ao Congresso Nacional e à Presidência da República para que inclua no Código Penal o crime de zoofilia. Para o protetor da causa animal, esta prática é considerada crime, uma vez que pode causar sofrimento para os animais. Moraes também divulgou as suas redes sociais (@deputadmarcellmoraes) para receber denúncias como estas. “A zoofilia pode causar sofrimento aos animais, no entanto, mesmo que não ocorra dano físico, há alguns estudos que apontam que inúmeros problemas psicológicos podem ser causados por este ato cruel e que, muitas vezes, os afetados são também os seres humanos. Uma pessoa normal jamais terá uma atitude dessas”, afirmou o parlamentar.

17 Jul 2017 - 11:00h

Diante da disposição de vagas preferenciais no sistema viário brumadense, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) chama a atenção da população para o uso adequado dessas vagas de estacionamento. Com o objetivo de esclarecer sobre a conduta correta nesses casos, o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, determinou a Coordenação de Educação no Trânsito o desenvolvimento de orientações pertinentes para que o cidadão tenha maior atenção diante da sinalização horizontal e vertical afixada nas vagas especiais. O Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, destacou que as vagas especiais destinam-se aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência, comprometimento visual ou mental, mobilidade física reduzida permanente ou temporária, sendo elas proprietárias ou não do automóvel, de modo a prover a acessibilidade e facilitar a sua locomoção. Além disso, também se destinam a idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.

17 Jul 2017 - 10:30h

Com o apoio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães, conquistou a instalação de um Posto Avançado da Justiça na cidade. O mesmo disponibilizará atendimentos do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc) no município. O serviço foi solicitado durante uma reunião com a juíza Marielza Brandão, que contou ainda com a presença do chefe de gabinete da deputada, Marcílio Seixas. Para viabilizar a implantação do serviço, a prefeitura disponibilizará a estrutura para funcionamento do posto, equipe de profissionais, além de arcar com as despesas mensais. A previsão de instalação é de 60 dias. O Posto Avançado visa atender aos pedidos da população de Palmeiras junto aos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. “Esse posto possibilitará a solução para conflitos do cotidiano com mais agilidade do que a Justiça Comum. O serviço vem para garantir que a população não fique desassistida após a desativação da comarca por decisão do TJ. O importante é assegurar que a população tenha acesso aos serviços”, afirmou o prefeito.

17 Jul 2017 - 10:00h

Os brumadenses Alessandro Silva e Gláuber Bacelar, da equipe Club Amarok Bahia, ficaram em 5º lugar no Rally Mercosul 2017. Durante sete dias, a competição passou por Curitiba, Uruguai e Buenos Aires. Nas redes sociais, Alessandro compartilhou a alegria com a colocação. “Felicidade se traduz em aquilo que você faz com amor e prazer e foi assim que, após sete dias de provas, conseguimos esse troféu. Ficamos em 2° lugar na prova do dia e 5° lugar no ranking geral da categoria Turismo Light do Rally Mercosul 2017. Agradeço ao meu parceiro Glauber pelo companheirismo e dedicação, a minha família pelo apoio, aos patrocinadores pela confiança e aos amigos pelo incentivo em buscar esse objetivo em uma das maiores provas da América do Sul. Valeu e em 2018 tem mais”, disse.