Achei Sudoeste

14 Out 2019 - 00:00h

O município de Brumado vai aderir aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são uma série de 17 ações para serem implementadas no mundo até o ano de 2030. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, disse que a adesão conecta o município com o mundo. “A ODS é um acordo patrocinado pela ONU. O governo brasileiro, o governo da Bahia e a CBPM aderiram. O protocolo tem previsões para diversas áreas, como saúde, educação, transporte, para o desenvolvimento das mesmas”, explicou. Para Tramm, a adesão também abre relação direta entre o município de Brumado e os grandes investidores da mineração e de outros setores. “Eles vão querem produzir e financiar no país. A filiação à ODS é Brumado se inserir no contexto mundial, criando o seu próprio canal para divulgar, não só as suas realizações, mas também as suas necessidades”, avaliou. Do seu ponto de vista, a cidade tem todas as condições de alcançar e superar as metas previstas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O presidente da CBPM afirmou ainda que um dos objetivos da empresa é ajudar na criação de uma associação entre os 25 maiores municípios mineradores da Bahia e implantar neles pequenos centros tecnológicos. No próximo dia 22, um evento será realizado no município, com a presença do presidente da CBPM e demais autoridades, para debater a agenda 2030.

13 Out 2019 - 06:30h

Marcos Vinicius Oliveira Teixeira, 21 anos, foi executado na noite do último sábado (12), dentro de sua residência na Rua Jose Neves Teixeira, no Bairro Beija Flor, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o Farol da Cidade, dois elementos chegaram em uma motocicleta invadiram sua residência e efetuaram vários disparos de pistola .40 contra o jovem na presença da familiares. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas a vítima já estava sem os sinais vitais. O corpo de Teixeira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A suspeita é que o crime esteja relacionado com o tráfico de drogas. Este foi o vigésimo homicídio registrado em 2019 na cidade.

13 Out 2019 - 06:20h

O médico Agamenon Coqueiro Vieira, 61 anos, e ex-prefeito do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, morreu no último sábado (12), no hospital Samur, em Vitória da Conquista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, após passar por uma cirurgia, o quadro clínico de Agamenon agravou, tendo uma queda de pressão e foi a óbito. Vieira comandou o município na década de 80. O corpo está sendo velado na residência onde o médico vivia em Aracatu. O sepultamento acontece às 17 horas deste domingo (13). A prefeitura local decretou luto oficial de três dias.

13 Out 2019 - 06:00h

Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa neste domingo (13) diante da Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma, lotada de fiéis. De acordo com o G1, a santa, conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia. O Vaticano considera, oficialmente, que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos.

12 Out 2019 - 18:10h

A polícia militar de Brumado comemorou o Dia das Crianças com entrega de brinquedos em diversas localidades do município neste sábado (12). Oficiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), percorreram os bairros Urbis II, Urbis III, Urbis IV, Bom Jesus, Malhada Branca, São Félix, Mercado e Brisas. A ação social faz parte da Campanha “Doe brinquedos, ganhe sorrisos”, da PM baiana. O comandante da 34ª CIPM, Major Cabral, agradeceu a população em geral pela doação dos brinquedos, que fizeram a alegria das crianças nas referidas localidades.

12 Out 2019 - 06:00h

Um crime bárbaro chocou a população de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Na noite da última sexta-feira (11), José Alcântara, de 66 anos, ateou fogo em sua sobrinha e afilhada, Ângela Alcântara, na comunidade de Mucambo Malheiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motivo do crime foi um som de carro que estava ligado em frente a casa do acusado, que estava lhe incomodando. Armado com uma faca, Alcântara utilizou de uma garrafa plástica com gasolina para atear fogo na sobrinha. Segundo testemunhas, ele ainda ameaçava todos os populares de morte. Ângela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a equipe médica, a vítima teve 80% do corpo queimado. Entubada, ela aguarda uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Salvador. A Polícia Militar foi até a casa de José e encontrou armas de fogo e um facão. Após o crime, o suspeito fugiu e ainda não foi localizado. Policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), lotados em Livramento de Nossa Senhora, e da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), estão em diligências em todo o município para localizar o suspeito do crime.

12 Out 2019 - 05:45h

O índice de serviços relacionados ao turismo baiano cresceu em 2,8%, segundo pesquisa divulgada nessa sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo como órgão, a Bahia é o terceiro estado que mais cresceu em todo o Brasil. Em agosto, o índice referente às atividades de serviços relacionadas ao setor cresceu 2,8%, enquanto no Brasil foi negativo (-2,9%). No mês de julho, a Bahia também teve resultado positivo (0,9%). Em ambas as comparações, o Estado teve quatro resultados positivos seguidamente para o setor. Vale ressaltar que em julho o resultado nacional também foi negativo (-4,2%). Com os índices de agosto, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia mantiveram o desempenho positivo no acumulado no ano de 2019 (2,3%) e nos 12 meses (2,5%). Considerando esses dois índices, o turismo no estado tem o melhor ano desde 2014, quando, em agosto, as variações eram 10,8% e 9,0% respectivamente. No Brasil como um todo, o agregado de atividades ligadas ao turismo cresce acima da Bahia tanto no acumulado no ano (2,4%) quanto nos 12 meses encerrados em agosto (2,9%).

12 Out 2019 - 05:35h

Um empresário de Feira de Santana está processando o influenciador digital José Luiz, mais conhecido como Jotinha. Famoso na web, principalmente no WhatsApp, por conta de seus áudios engraçados, a “mini celebridade” tem como algoz o dono de uma loja de equipamentos eletrônicos. De acordo com o Blog do Velame, Jotinha foi contratado pelo valor de R$ 3 mil para um pacote que incluía divulgação em vídeo, stories e feed em seu perfil do Instagram divulgando a abertura da loja. Entretanto, o empresário mudou a data inicialmente acordada em contrato e depois se irritou pelo influenciador não ter disponibilidade para as novas datas pretendidas por ele. O desacordo foi parar na justiça e o empresário pede devolução do adiantamento de R$ 1.500 e mais os supostos danos morais. Certo de que não fez nada errado, Jotinha segue postando e divertindo seu fiel público no Instagram, mas em breve deve ser visto no Fórum de Feira de Santana se explicando sobre essa querela judicial.

12 Out 2019 - 05:30h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso da ondansetrona por gestantes devido ao risco de malformação cardíaca e má-formação orofacial, como lábio leporino. A medicação costuma ser usada para tratar náuseas e vômitos durante a gravidez. Diante dos riscos, a agência recomenda cautela na prescrição dos medicamentos. O alerta é feito com base nos resultados de estudos que apontam aumento no número de casos de problemas fetais associados ao uso do remédio. Essas mesmas pesquisas fizeram a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Aemps) proibir o uso da substância durante a gravidez. O informe, emitido na semana passada, orienta que os cuidados com a indicação devem ser feitos principalmente no primeiro trimestre da gravidez. Ao mesmo tempo, a agência afirma estar investigando a situação. “Após a conclusão, há a possibilidade de contraindicar o uso desse medicamento por mulheres grávidas”, esclareceu em comunicado. O órgão recomenda ainda que mulheres em idade fértil que fazem uso da medicação sejam orientadas a utilizar métodos contraceptivos eficazes.

12 Out 2019 - 05:25h

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante após se masturbar dentro de uma van, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde de quinta-feira (10). De acordo com a Polícia Militar da cidade, Edenilton Santos Santana foi denunciado por uma das passageiras e pelo motorista do veículo. Não há detalhes do tipo de transporte feito pela van. A PM informou ainda que foi o próprio condutor que levou o suspeito até a sede da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que fica no bairro Kadija. De lá, Edenilton foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada. Ele vai responder por ato obsceno. A polícia detalhou que o crime só pode ser classificado como importunação sexual se ficar comprovado que ele cometeu o ato no intuito da passageira.

12 Out 2019 - 05:20h

Um incêndio atingiu uma grande parte de uma área de preservação ambiental, na tarde desta sexta-feira (11), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Segundo informações do órgão, moradores do bairro Recreio, onde o incêndio aconteceu, disseram que dois homens colocaram fogo na mata e fugiram. De acordo com os bombeiros, as chamas destruíram grande parte da vegetação do local. Uma equipe do órgão foi até a mata e precisou de 2h30 para debelar o fogo com uso de caminhões-pipa. O G1 entrou em contato com a Polícia Civil de Vitória da Conquista, onde o caso é investigado, que informou que até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

11 Out 2019 - 16:30h

A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia, para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalam desde o período neonatal até o final da adolescência ,dentre elas a baixa estatura, diabetes, obesidade, transtornos da puberdade, alterações de hormônios da tireoide e suprarrenais , transtornos da diferenciação sexual. O Centro Médico São Gabriel agora conta com a especialista em Endocrinologia Pediátrica Aruze Tanajura, responsável pelo diagnostico, tratamento e acompanhamento das doenças relacionadas as disfunções hormonais. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77)99925-8807 (WhatsApp).

11 Out 2019 - 16:00h

Um empresário brumadense comprou um carro de luxo, avaliado em R$ 70 mil, porém o mesmo estava com o chassi adulterado. Segundo as investigações, ele chegou a emplacar o veículo em nome de sua filha e a 18ª Ciretran não detectou que o veículo estava adulterado. “O proprietário deu entrada no Detran, o veículo foi vistoriado pela empresa terceirizada e o sistema aprovou. O carro então foi emplacado em nome da filha dele e o Detran não detectou a fraude”, disse um dos investigadores. O empresário adquiriu o Corolla dando um outro veículo seu e mais R$ 30 mil em dinheiro - a compra foi realizada de maneira legal. Esse não é o primeiro veículo apreendido pela polícia com essas características. As investigações apontam que uma possível quadrilha especializada na venda de veículos de luxo pode estar atuando em Brumado e região.

11 Out 2019 - 15:30h

O governo federal editou decreto, nesta quinta-feira 10, estabelecendo as regras para compartilhamento de dados de cidadãos coletados e tratados por órgãos da administração federal, além de definir requisitos para acesso aos registros e limitações. A norma também criou o Cadastro Base do Cidadão, listagem contendo informações gerais de pessoas detidas por instituições do Executivo Federal. O Executivo é detentor das maiores bases de dados do país. Cadastros de pessoas físicas, carteiras nacionais de habilitação, declarações de imposto de renda, aposentadorias e benefícios sociais são apenas alguns dos exemplos onde milhões de registros são coletados, armazenados e geridos. Assim, as regras de utilização dizem respeito a informações dos cidadãos, envolvendo a oferta de serviços públicos mas também a privacidade e a proteção desses dados. O decreto visa disciplinar a gestão desses registros, atendendo a diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A norma regulou a coleta e o tratamento de informações no país, os direitos dos indivíduos e a responsabilidade de entes que manejam esses registros, sejam eles empresas privadas ou órgãos públicos. A LGPD entrará em vigor em agosto de 2020. O decreto indica como finalidades do compartilhamento de dados a simplificação de serviços públicos, a análise do direito a benefícios sociais e a ampliação da eficiência das atividades internas do Executivo por meio da redução de custos com medidas como o reaproveitamento de sistemas de informática. A norma dispensa a exigência de convênio ou acordo para essa comunicação e institui três modalidades de compartilhamento. No caso de dados sem restrição ou sigilo, o compartilhamento será amplo, com divulgação pública e fornecimento a qualquer pessoa interessada que fizer a solicitação. A forma restrita será adotada quando lidar com dados submetidos a obrigações de sigilo com a finalidade de execução de políticas públicas, com modos de comunicação simplificadas entre os órgãos. Já a modalidade específica envolve dados protegidos por sigilo, cujo compartilhamento poderá ser realizado para órgãos determinados nas situações previstas na legislação.

11 Out 2019 - 15:00h

Nesta quarta-feira (09), a prefeitura de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia, divulgou no Diário Oficial o Edital do Processo Seletivo 2019. São 124 vagas distribuídas para os níveis médio, técnico e superior, com salário de até R$ 3.683,14. As inscrições estarão abertas de 14 de outubro a 5 de novembro de 2019 e necessita ser feita, exclusivamente, pelo site da organizadora do concurso, o Centro de Processos Seletivos (CPS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A inscrição custa R$ 50 para as funções de nível médio e técnico e R$ 80 para o nível superior. A aplicação das provas objetivas acontecerá no dia 08 de dezembro.

11 Out 2019 - 14:30h

O ex-presidente Fernando Collor de Melo, atual senador de Alagoas pelo Pros, é alvo da Operação Arremate da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta sexta-feira, 11. A ação mira um esquema de lavagem de dinheiro em Maceió (AL) e Curitiba (PR). São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas capitais, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações visam identificar e comprovar o envolvimento de Collor como o responsável por arrematações de imóveis em hastas públicas (leilões judiciais) nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2016, com o objetivo de ocultar recursos de origem ilícita. Os valores dessas arrematações, que estão sob investigação, somam 6 milhões de reais — sem correção monetária. De acordo com a PF, Collor usaria um representante para participar dos leilões para ocultar a sua participação como beneficiário final das operações. “As compras serviriam para ocultar e dissimular a utilização de recurso de origem ilícita, bem como viabilizar a ocultação patrimonial dos bens e convertê-los em ativos lícitos”, informa a polícia. Os envolvidos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, falsificação e por integrar organização criminosa. Nesta sexta, 70 policiais federais participam da operação nas duas capitais. Procurado, o gabinete do senador informou a Veja que Collor irá se manifestar somente por meio das redes sociais.

11 Out 2019 - 14:00h

O município de Brumado vai aderir aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), uma série de 17 ações para serem implementadas no mundo até o ano de 2030. A adesão será formalizada em um evento no dia 22 deste mês, no auditório do Ifba, em parceria com o jornal Correio. A parceira foi assinada na sede da Rede Bahia, em Salvador, durante reunião que contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, do diretor do Worldwatch Institute - Brasil (WWI-Brasil), Eduardo Athayde, e da gerente comercial do Correio, Luciana Gomes. “Sempre digo que a gente precisa ir pegar na mão do futuro e trazer ele para o presente. Os ODS vão nos conectar com o mundo”, disse o prefeito.

11 Out 2019 - 13:30h

Um homem de 44 anos foi preso suspeito de estuprar a própria filha, de 6 anos, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a delegada Rosilene Correia, titular do Núcleo da Criança e do Adolescente da Polícia Civil na cidade, Endelson Oliveira Damasceno foi preso nesta quinta-feira (10), após uma denúncia de familiares da criança. De acordo com a delegada, a suspeita surgiu após o irmão da vítima, de apenas 4 anos, simular atos sexuais com a menina na frente das tias. Rosilene Correia informou que os parentes estranharam a situação e perguntaram ao menino por que ele estava agindo daquela forma, e o garoto respondeu que estava fazendo com a irmã a mesma coisa que o pai fazia. Os familiares, então, procuraram a polícia. De acordo com o G1, a delegada informou que a mãe das crianças morreu há um ano e os dois irmãos moravam com os avós paternos, mas passavam os finais de semana com o pai, que trabalha como feirante. A suspeita é que os abusos aconteciam há cerca de um ano. A vítima foi ouvida pela polícia e chegou a detalhar os abusos do pai. O suspeito nega as acusações. No entanto, segundo a delegada Rosilene Correia, exames constataram que a criança perdeu a virgindade e confirmou que ela foi abusada sexualmente. As duas crianças foram levadas para um abrigo da cidade. A Justiça vai decidir com quem os dois irmãos vão ficar. Com mandado de prisão preventiva cumprido, Endelson Oliveira foi levado para o Presídio de Vitória da Conquista.

11 Out 2019 - 13:00h

No final da noite da última quinta-feira (10), um grave acidente envolvendo um ônibus com romeiros foi registrado na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, na Chapada Diamantina. O veículo acabou tombando no meio da rua, assustando os moradores. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, 37 passageiros estavam no veículo, mas ninguém ficou gravemente ferido. Problemas no freio do ônibus podem ter causado o acidente. A polícia esteve no local registrando a ocorrência, que será investigada.

11 Out 2019 - 12:00h

Mais uma reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) foi realizada, desta vez abordando a violência contra a mulher. Ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, destacou que o Conseg está voltado para a defesa da mulher, tendo em vista que os índices de violência doméstica vêm crescendo bastante. Segundo Bacelar, no município, assim como acontece no país, os números são expressivos. “Isso nos preocupa, tanto que vamos criar um projeto de defesa da mulher com urgência no intuito de instruir e divulgar essas estatísticas”, afirmou. Para concretização da iniciativa, serão realizadas parcerias entre o poder público e privado. Nesse sentido, o presidente do Conseg reforçou que todas as instituições de segurança pública da cidade estão engajadas nesse movimento, bem como as secretarias municipais de saúde e educação. Uma comissão de palestras, com profissionais que acolhem as vítimas da violência contra a mulher, será formada na próxima reunião do conselho. Uma cartilha informativa e um documentário acerca do assunto também serão formulados e distribuídos nas escolas.