Achei Sudoeste

14 Out 2018 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

14 Out 2018 - 06:20h

Uma guarnição da polícia militar de Brumado realizava uma blitz de rotina na noite da última sexta-feira (12), na Avenida Coronel Santos, quando foi surpreendida por um veículo Gol, de cor prata, que era conduzido por um homem com velocidade incompatível com a via pública. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os policiais sinalizaram para que o condutor parasse o veículo para a averiguação, momento em que, os cones da operação foram derrubados. Após a abordagem, o homem que estava visivelmente embriagado, foi autuado pela PM e conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado. O veículo foi apreendido.

14 Out 2018 - 06:10h

Policiais militares da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, lotados na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recuperaram um veículo na tarde do último sábado (13). De acordo com a polícia, uma pick-up Strada, que foi roubada em São Paulo, em novembro de 2012. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os policiais consultaram o número do chassi do veículo e constataram ter havido alteração da placa. O veículo e o condutor foram apresentados na Delegacia de Polícia de Aracatu.

14 Out 2018 - 06:05h

Três bandidos arrombaram uma igreja na Fazenda São José, zona rural do município de Brumado, e furtaram diversos objetivos na última sexta-feira (12). Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) esteve no local, registrou a ocorrência, adentrou a vegetação e após buscas encontrou dois menores portando os objetos subtraídos da igreja, além de uma motocicleta. De acordo com a polícia foram recuperados: um aparelho de som, uma caixa de som amplificada, dois microfones e uma motocicleta. Todo o material recuperado foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado. Os menores foram apreendidos e apresentados ao delegado plantonista.

14 Out 2018 - 05:50h

Marcos Henrique Fernandes Lima, 4 anos, natural da cidade de Igaporã, morreu afogado no último sábado (13), na piscina do hotel San Felipo, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o garoto chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Municipal de Rio de Contas. A equipe médica da unidade, tentou reanimá-lo, mas não obteve êxito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local do fato. O corpo de Marcos Henrique foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necroposiado.

13 Out 2018 - 10:00h

Dos 513 deputados federais eleitos no último domingo (07), 102 vão assumir um mandato na Câmara pela primeira vez. Esses novos parlamentares representam 1 em cada 5 políticos que formarão a Câmara dos Deputados em 2019. Metade da nova Câmara é formada por deputados que se reelegeram para a função. Além dos novatos e dos reeleitos, um batalhão de 147 nomes já foi eleito para algum cargo público que não o de deputado federal. Puxado pelo presidenciável Jair Bolsonaro, o PSL contribuiu com 34 dos 102 dos estreantes. O levantamento feito pelo Uol levou em conta informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pleitos anteriores. Em alguns casos, esses novos políticos já concorreram a outros cargos, mas nunca venceram. Deputado mais votado no Rio de Janeiro com apoio de Bolsonaro, Hélio Negão (PSL) é um deles. Antes de vencer esta eleição, ele já havia tentado, sem sucesso, a Câmara em 2014 pelo PTN. Em 2016, já no PSC, tentou ser vereador em Nova Iguaçu (RJ), mas ficou como suplente. Além de Hélio Negão, a popularidade de Bolsonaro ajudou o PSL a eleger mais 33 novos nomes na Câmara. Em sua maioria, esses novos parlamentares são ligados a área de segurança, como militares do Exército ou da Polícia Militar, ou figuras que já eram populares, como a jornalista Joice Hasselmann, mulher mais votada em São Paulo, e o ex-ator Alexandre Frota.

13 Out 2018 - 09:30h

O Facebook informou em comunicado, nesta sexta-feira, 12, que 30 milhões de usuários tiveram de fato dados roubados da rede social. Em 28 de setembro, a empresa informou ter descoberto uma falha que havia tornado quase 50 milhões de contas vulneráveis a ataques de hackers. Hoje, ela detalha as investigações posteriores, mostrando que a falha de segurança afetou menos usuários do que antes estimado. A empresa diz que continua a investigar o problema e não descarta a possibilidade de outros ataques em escala menor. Os autores do ataque cibernético hoje detalhado exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook que existiu entre julho de 2017 e setembro de 2018, diz a empresa. Segundo o comunicado, hackers conseguiam roubar os códigos de segurança de outros usuários, tomando suas contas. A companhia afirma que o problema já foi solucionado anteriormente e que nos próximos dias enviará mensagens individuais para os 30 milhões de afetados para explicá-los que informações os autores do ataque podem ter acessado, bem como as medidas para se proteger. Em parte dos casos, foram roubadas informações como o nome e detalhes do contato das pessoas, enquanto em outras também houve acesso a mais detalhes, diz o Facebook. Em 1 milhão de pessoas, não houve acesso a informações pessoais.

13 Out 2018 - 08:40h

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, publicou a relação (clique aqui) dos estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil. Segundo a prefeitura, dos 34 estudantes que realizaram as inscrições on-line e entregaram os documentos comprobatórios, 24 se encaixaram no perfil do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES), sendo que apenas 18 foram contemplados devido a quantidade de bolsas disponíveis. Para receber a Bolsa Estudantil, os estudantes aptos deverão entregar o comprovante de matrícula do atual semestre, 01 foto 3x4 e comprovante de conta bancária do Banco Brasil no próximo dia 15, na Sala de Treinamento da Prefeitura, de 14h30 às 15h20. Às 15h30, haverá uma reunião com o prefeito e o Conselho de Acompanhamento do Programa.

12 Out 2018 - 16:00h

Gilson Silva Porto, 43 anos, foi preso na última terça-feira (09), pela polícia civil de Brumado, por não manter afastado da sua ex-esposa à uma distância mínima de duzentos metros, em determinação a Lei Maria da Penha determinado pela justiça. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da Comarca Criminal de Brumado. Gilson está custodiado na Delegacia Territorial da cidade, onde está à disposição da justiça.

12 Out 2018 - 15:30h

De acordo com um novo estudo da Associação Americana de Psicologia, pessoas consideradas boas não dão tanto valor ao dinheiro quanto as outras. Por isso, elas podem correr maiores riscos de falência e outros problemas financeiros. Os cientistas envolvidos na pesquisa coletaram dados de cerca de 3 milhões de participantes por meio de alguns métodos: dois painéis online, uma pesquisa nacional, informações de contas bancárias e dados geográficos disponíveis ao público. Já se sabia, graças a trabalhos anteriores, que aqueles considerados portadores de personalidades acolhedoras costumavam sofrer por dinheiro. O novo objetivo era investigar se as dificuldades econômicas eram mais comuns entre esses indivíduos por causa de seu estilo de negociação cooperativo ou devido à pequena importância que dão ao dinheiro. Eles descobriram que essas pessoas, por não ligarem tanto para o assunto, tinham grandes probabilidades de gerenciar mal os seus fundos, contribuindo para altos índices de dívidas e poucas poupanças. No entanto, o trabalho apontou também que nem todos esses indivíduos sofrem economicamente, uma vez que a renda entre eles pode diferir. Os piores casos foram encontrados entre os menos endinheirados.

12 Out 2018 - 15:30h

Adicionar laticínios ricos em gordura, como queijo e iogurte, pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, revela revisão de estudos realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Os pesquisadores descobriram que indivíduos que ingerem produtos lácteos na alimentação diária tem até 30% menos risco de desenvolver a doença em comparação com pessoas que não os consomem com frequência.  Produtos lácteos são ricos em nutrientes fundamentais para a manutenção de uma dieta saudável, incluindo cálcio, potássio, magnésio, vitaminas K1 e K2 e probióticos (no iogurte). Apesar disso, algumas entidades de saúde recomendam a ingestão de três porções de laticínios por dia, preferencialmente aqueles sem ou com baixo teor de gordura saturada, já que esses alimentos podem aumentar o LDL (colesterol ruim) e, consequentemente, o risco de doença cardíaca. No entanto, a nova pesquisa aponta na direção oposta desse conceito. 

12 Out 2018 - 15:00h

O empresário Antônio Rodrigues dos Santos,, em Caetité, a 100 km de Brumado, fez um desabafo em uma emissora de rádio da cidade. Ele relatou ao Programa Giro de Notícias, na Rádio Star FM, que, em poucos dias, foi vítima de duas tentativas de assalto. Na primeira delas, um homem armado com uma faca fez ameaças na frente do seu estabelecimento, localizado no Parque das Árvores, sendo detido pela polícia militar. Na segunda ação, ocorrida durante a madrugada, dois meliantes invadiram um galpão de sua propriedade e tentaram roubar vários objetos. Um dos suspeitos foi detido pela polícia. No entanto, segundo o empresário, no local, ele foi informado de que deveria registrar a ocorrência na cidade de Guanambi, tendo em vista que a delegacia local não funciona em regime de plantão. “Sair da cidade pra registrar um queixa em Guanambi é revoltante”, disse, na emissora. No relato, o empresário ainda contou que o elemento acabou sendo solto, visto que não havia onde prendê-lo, pois a delegacia estava fechada. Antônio Rodrigues pediu que as autoridades tomem providência urgentes. “O povo de Caetité não merece isso”, finalizou.

12 Out 2018 - 14:30h

Um estudo conduzido pela pesquisadora Patricia Conrod, professora de psiquiatria da Universidade de Montreal, no Canadá, chegou a uma conclusão preocupante: o uso de maconha por adolescentes aumenta diretamente o risco de desenvolvimento de psicose. O estudo foi publicado no início do mês de junho, pelo respeitado jornal JAMA Psychiatry.  O levantamento contou com a participação de 3.720 adolescentes da área metropolitana de Montreal que, por 4 anos, responderam a uma pesquisa anual e sigilosa via internet, na qual relatavam o uso ou não de cannabis e sintomas de psicose. O número representa 76% dos alunos da 7ª série que frequentam 31 escolas secundárias na região.  A pesquisa foi dividida em quatro períodos, com intervalo de 12 meses entre eles. No primeiro, os participantes tinham uma média de idade de 12,8 anos. O resultado? Em todos os períodos foram identificadas, em níveis estatísticos relevantes, associações positivas entre o uso de maconha e sintomas de psicose, relatados um ano após o consumo da droga. Além disso, 86,7% dos participantes tiveram, no mínimo, dois períodos com relatos de sintomas de psicose. Já 94,4% dos adolescentes também relataram ao menos dois períodos de uso de cannabis. Tal situação demonstra-se preocupante no país, pois, segundo Conrod, pesquisas indicam que aproximadamente 30% dos estudantes mais velhos do ensino médio na província canadense de Ontário usam maconha.

12 Out 2018 - 14:00h

O Conselheiro Federal e pré-candidato a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, visitou a 21ª Subseção de Brumado para divulgar o Movimento Avança OAB. Participaram do encontro dezenas de advogados de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Caturama, Barra da Estiva, Rio de Contas e de outras cidades da 21ª Subseção. Em sua fala, Castro destacou a ampliação da participação de profissionais do interior, mulheres e jovens na direção da OAB-BA, salientando que a advocacia baiana deve avançar cada vez mais. O pré-candidato reafirmou o compromisso com a defesa das prerrogativas e com a luta pela melhoria das condições do exercício da advocacia, contribuindo de forma crítica para o fortalecimento do Judiciário. O encontro teve ainda a participação do Presidente da OAB/BA, Luiz Viana, pré-candidato ao Conselho Federal, e do presidente da 21ª Subseção de Brumado, Osvaldo Laranjeiras, que apresentou o advogado Kléber Lima Dias como pré-candidato à sua sucessão e a advogada Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira como pré-candidata ao Conselho Seccional da OAB-BA, para dar continuidade ao trabalho  desenvolvido pelo Conselheiro Acioli Viana.

12 Out 2018 - 13:30h

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) causará uma perda de 6,3 bilhões de reais ao caixa do governo e que impactará, sobremaneira, a Previdência Social. Depois de 10 anos, a Corte deu ganho de causa a uma servidora pública que pedia a não incidência de contribuição previdenciária sobre as remunerações do terço de férias, dos serviços extraordinários, do adicional noturno e do adicional de insalubridade. O julgamento estava parado desde 2015, mas já tinha maioria consolidada. Faltava apenas o voto do ministro Gilmar Mendes, que tinha pedido mais tempo em 2016 para analisar o caso. Ele votou contra o pedido da servidora, mas foi minoria. “Não incide contribuição previdenciária sobre verba não incorporável aos proventos de aposentadoria do servidor público, tais como terço de férias, serviço adicional, adicional noturno e adicional de salubridade”, decidiu o Supremo.

12 Out 2018 - 13:00h

A Embasa está captando água da Barragem do Comocoxico, em Caculé, para abastecer os municípios de Rio do Antônio e Guajeru. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a direção da empresa salientou que a captação de água será feita por tempo determinado até a construção da adutora da represa do Truvisco ficar totalmente pronta. O prazo dessa captação será de dois meses. O município de Rio do Antônio terá água para os próximos dez dias. A população de Caculé está preocupada com a situação, tendo em vista que, no ano passado, a barragem chegou a ficar com a metade da sua capacidade. Para piorar, de acordo com os institutos de meteorologia, os períodos de chuva serão menores este ano.

12 Out 2018 - 12:30h

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de inquérito para apurar a participação do ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, em um acordo extrajudicial que quase resultou num prejuízo milionário aos cofres públicos. Revelado porVeja , o caso envolve a desapropriação e a compra de uma fazenda no interior de Goiás. O inquérito vai investigar se o ministro cometeu crime de prevaricação e advocacia administrativa. Em 2016, o Incra tentou comprar a fazenda Estreito da Ponte da Pedra, localizada nos municípios de Paraúnas e Rio Verde. As terras foram invadidas há mais de 20 anos. Para regularizar a situação das famílias invasoras, o governo propôs a compra do imóvel por 469 milhões de reais – um valor considerado estratosférico. A reportagem revelou que, na surdina, havia uma negociação direta entre o chefe da Casa Civil e o advogado Djalma Rezende, que representa os proprietários da fazenda Estreito da Ponte da Pedra. Para agilizar o negócio, o processo deixou de cumprir etapas legais dentro do Incra. Padilha e o advogado combinaram a compra da fazenda pelo órgão estatal, em reunião no gabinete do ministro. A investigação foi solicitada pela Procuradoria da República no Mato Grosso. O STF autorizou a Polícia Federal a tomar o depoimento do chefe da Casa Civil, que já é investigado também na Operação Lava Jato, acusado de receber propina. Ainda não há data para a audiência.

12 Out 2018 - 12:00h

Na sessão da última quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, por 9 votos favoráveis e 2 contrários, o Projeto de Lei 022/2018, que autoriza o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a contratar empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com o projeto, R$ 14 milhões serão usados para a pavimentação de logradouros públicos, R$ 4 milhões para construção de galerias pluviais e R$ 2 milhões para a construção de pontes. Não foram informados quais vias e bairros serão contemplados e, tampouco, como será feito o pagamento do empréstimo.

12 Out 2018 - 11:30h

Um casal foi preso, na tarde desta quinta-feira (11), suspeito de envenenar uma mulher e as duas filhas dela em Maragogipe, no recôncavo baiano. Ao saber das prisões, um grande número de moradores da cidade cercou a delegacia para pedir justiça. Os portões da unidade policial foram fechados. Os presos foram identificados como Elisângela Almeida Oliveira e o marido Valci Boaventura Soares. Eles estavam em casa quando tiveram um mandado de prisão temporária cumprido. A polícia ainda não divulgou o que pode ter motivado o crime. No entanto, as investigações apontam que o casal estava coagindo testemunhas para que não dessem informações, e destruindo provas que poderiam revelar o envolvimento deles nos crimes. Conforme a Polícia Civil, o resultado do laudo da exumação dos corpos das vítimas apontaram as elas foram envenenadas com um inseticida de uso agrícola. Mãe e filhas morreram em um intervalo de 15 dias, entre o final de julho e o início de agosto, após apresentarem mal-estar com sintomas parecidos. O cachorro de estimação das vítimas também morreu. O pai das meninas é o único sobrevivente da família.

12 Out 2018 - 11:00h

Na tarde da última quarta-feira (10), um homem roubou R$ 3 mil de um supermercado localizado no centro da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, as câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento em que o homem, aproveitando-se da saída do dono, abriu a gaveta e roubou a quantia. O bandido agiu com frieza e, após colocar o valor no bolso, saiu tranquilamente do local. A polícia já está com as imagens na tentativa de localizar o criminoso, que trajava chapéu, calça jeans e uma blusa marrom. O caso foi registrado na delegacia da cidade.