Achei Sudoeste

16 Ago 2019 - 11:30h

O governo federal reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de consoles e máquinas de videogame. O decreto foi publicado nesta quinta-feira, 15, no Diário Oficial da União. O presidente Jair Bolsonaro (SPSL) havia antecipado na semana passada que preparava um decreto para reduzir os tributos sobre jogos eletrônicos. Na ocasião, o presidente afirmou que a ideia é “deixar esse dinheiro, em vez de ir para o governo, ficar na mão do povo”. “Essa que é a intenção, é diminuir a carga tributária”. As alíquotas do IPI sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo ficam reduzidas de 50% para 40%. O decreto trata ainda da redução do IPI para partes e acessórios de consoles. Nesse caso, a alíquota passa de 40% para 32%. De acordo com a Veja, os videogames portáteis (máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não e suas partes) tiveram IPI reduzido de 20% para 16%.

16 Ago 2019 - 11:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios, na quarta-feira (14), negou provimento ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão Pereira (MDB), e manteve a decisão pela procedência parcial da denúncia que identificou irregularidades em contratações diretas de assessorias, mediante processos de inexigibilidade. Isto porque não foi observado o disposto na Lei de Licitações nº 8.666/93, uma vez que não se tratava de casos de inviabilidade de competição, natureza singular do serviço e notória especialização dos contratados. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, manteve a multa imputada no valor de R$ 5 mil. Bem como reafirmou a determinação ao prefeito para que se abstivesse de efetuar novas contratações por inexigibilidade de licitação sem observar os requisitos legais. O termo de ocorrência apontou irregularidades nas contratações diretas, por inexigibilidade de licitação, dos escritórios de advocacia, vez que não foi comprovada a singularidade do objeto contratado no exercício de 2017. Os contratos celebrados envolveram valores de R$ 252 mil.

16 Ago 2019 - 10:30h

O número de aulas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai ser reduzido a partir do dia 16 de setembro. No mesmo período, também será alterado o processo para obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), documento exigido para guiar cinquentinhas, como são conhecidos os ciclomotores com motor de até 50 cm³.

16 Ago 2019 - 10:00h

No mês de fevereiro deste ano, a vereadora Ilka Abreu (PR) realizou uma indicação ao Executivo Municipal propondo a contratação de monitores para os veículos do transporte escolar. O assunto voltou a repercutir na cidade após os acidentes envolvendo ônibus escolares. Para Abreu, os monitores são fundamentais para garantir a integridade física e moral no trajeto de ida e volta até a escola, orientar no embarque e desembarque, coibir comportamentos inadequados e evitar atitudes que possam afetar a concentração do condutor do veículo. “Esperamos que essa situação seja solucionada o mais rápido possível para que não ocorram mais incidentes”, destacou a parlamentar.

16 Ago 2019 - 09:30h

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), autorizou a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) a atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão liminar saiu na última segunda-feira (12). Gebran é o relator dos processos da Lava Jato no tribunal. Conforme os advogados que assinam a ação, representantes de Lula podem visitá-lo todos os dias até duas vezes no mesmo dia, pela manhã e pela tarde. Assim passa a ser com Gleisi. Até então, ela tinha direito a uma visita por semana. Segundo o G1, o caso segue no TRF-4, e seguirá para análise do mérito pelo colegiado, após manifestação da 12ª Vara Federal de Curitiba e do Ministério Público Federal.

16 Ago 2019 - 09:00h

O Atlético Mineiro estará no próximo domingo (17), na cidade de Brumado, realizando uma peneira para as divisões de base do clube. A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria da Escolinha de Futebol Ajax, do município, com o time de Minas Gerais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Ajax, Zé Everaldo, explicou que, no sábado (17), será realizada uma seletiva entre escolinhas para a grande peneira do domingo- os eventos acontecem no Estádio Wilson Ribeiro Gonçalves, localizado na Vila Catiboaba, a partir de 9h. “Em julho do ano passado, o Atlético conseguiu levar dois garotos daqui da cidade, do Ajax, e, agora, eles voltaram com a finalidade de encontrar novos talentos de toda região”, destacou. Crianças e adolescentes nascidos entre 2003 e 2010 podem participar dos testes. Escolinhas das cidades de Malhada de Pedras, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Tanhaçu também marcarão presença nas seletivas. Zé Everaldo ressaltou que vários clubes da elite do futebol nacional já demonstraram interesse em observar mais de perto os jovens talentos do município e da microrregião. “Aqui é realmente um celeiro de novos craques”, avaliou.

16 Ago 2019 - 08:30h

O Ministério Público de nove estados realiza nesta quinta-feira (15) operações contra integrantes de organizações criminosas, como o tráfico, e contra policiais suspeitos de ligação com o crime. Na última atualização, 90 pessoas haviam sido presas. De acordo com o G1, nove policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda), Zona Norte do Rio, foram denunciados. Eles são acusados de vender armas, drogas e de receber propina de traficantes. A Auditoria da Justiça Militar os afastou de suas funções, mas eles não foram presos. As investigações dos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos) resultaram em um total de 300 mandados, entre prisões e buscas, nos nove estados. As operações acontecem de forma simultânea nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.

16 Ago 2019 - 08:00h

Neste ano, foram registrados 14 assassinatos na cidade de Guanambi - no ano passado, no no mesmo período, foram registrados 20 homicídios. Ou seja, uma redução de 20% dos Crimes Violentos Letais Intencionais. O Comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, afirmou que as Operações Força Tática, 2x2 e Êxodo foram determinantes para a redução, bem como o trabalho de inteligência da polícia. Mascarenhas destacou ainda a chegada de 40 novos policiais no mês de junho, além de mais duas motocicletas, um drone e a substituição das viaturas antigas por veículos novos.

16 Ago 2019 - 07:30h

Uma jovem de 19 anos foi detida em São José do Rio Claro, a 325 km de Cuiabá, depois de tentar retirar o prêmio da Mega-Sena com um bilhete falsificado em uma lotérica. A ocorrência foi registrada na última quarta-feira (7). Segundo a Polícia Civil, a mulher foi ouvida e liberada em seguida. A fraude foi notada pela funcionária da lotérica. Segundo a polícia, o código de barras do bilhete apresentado pela cliente não era aceito pelo sistema. Ao insistir que o bilhete era premiado, a proprietária da lotérica foi chamada para resolver a situação. Com o bilhete em mãos, a dona do estabelecimento notou a falsificação -- classificada pela polícia como 'grotesca' --, e acionou os policiais. De acordo com a polícia, a mulher recortou os números e colou no bilhete que apresentou. Depois, segundo a polícia, a mulher chegou a circular os números com uma caneta para tentar convencer os funcionários. Ao ser detida, a jovem negou a falsificação, mas confessou o crime logo em seguida. Segundo o G1, à polícia, ela contou que tentou aplicar o golpe para ajudar a família que passa por dificuldades financeiras.

16 Ago 2019 - 07:00h

Outro acidente envolvendo um veículo do transporte escolar na zona rural da cidade de Brumado levantou novamente a discussão com relação à necessidade de monitores nos coletivos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maciel Quixaba, que há seis meses perdeu o filho atropelado por um ônibus do transporte escolar, reforça o apelo para que o município se sensibilize e contrate profissionais para monitorar as crianças durante o trajeto até as escolas. “Há seis meses, perdi meu filho vitimado por um transporte escolar que não tinha monitor. Houve esse novo acidente nas proximidades do Distrito de Itaquaraí em que várias crianças ficaram feridas. Vai precisar morrer mais alguém para que a secretaria de educação tome consciência de que necessitamos, urgentemente, desses monitores nos veículos do transporte escolar?”, argumentou. Para Maciel, se a comunidade não se mobilizar, a demanda passará em branco, assim como está acontecendo com o caso do seu filho, que segue na justiça. Trinta dias após o acidente que tirou a vida do seu filho, Quixaba informou que as cidades de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora providenciaram a presença de monitores nos veículos do transporte escolar. “E Brumado? Com tanta criança dentro dos ônibus, de 3, 4 anos, vai ficar sem monitores? Vai precisar de mais quantas vítimas?”, cobrou. Quixaba ainda pediu mais respeito e consideração com o pessoal da roça.

16 Ago 2019 - 00:00h

No Mercado Municipal de Brumado, a insatisfação dos feirantes com a implantação da zona azul no município é geral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o feirante Mariano Oliveira disse que o zoneamento foi mal planejado e que a sua extensão é muito grande. “A área azul tem atrapalhado o nosso trabalho. O movimento no mercado, assim como no comércio em geral, caiu. Se prevalecer isso aí, vamos fechar as portas”, ressaltou. Para Oliveira, as vendas caíram em torno de 50% em seu estabelecimento. Rui do Café, também avaliou como muito negativa a mudança. Segundo ele, em seu comércio, as vendas chegaram a cair 80% após a implantação da zona azul. “Ninguém quer pagar, não tem condições. Eles precisam liberar o estacionamento aqui para o mercado. O pessoal da roça não desloca mais para a feira. As pessoas preferem ficar pelos mercadinhos dos bairros”, declarou. Para o feirante, Brumado não tem porte para implantar a zona azul. Maria Soares, a Lia do Restaurante, endossou as reclamações dos colegas, acrescentando que o comércio parou no mercado e os prejuízos são grandes. “O pessoal que costumava almoçar aqui deixou de vim. Eles dizem que não tem como pagar estacionamento e o almoço”, disse.

15 Ago 2019 - 17:30h

A Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira, 14, o texto-base do projeto de lei que trata da criminalização do abuso de autoridade. A matéria foi aprovada por votação simbólica, sem contar os votos individuais dos deputados presentes. PSL, Cidadania, Novo e PV orientaram contra a aprovação da matéria. PSDB, Podemos e PSC liberaram suas bancadas, e os demais partidos foram favoráveis. Houve confusão após a votação. Parlamentares contra reclamaram pela votação ter sido simbólica, já eles queriam o processo nominal, e chegaram a pedir verificação por vídeo. De acordo coma a Veja, os parlamentares precisam votar ainda três pedidos de alteração à matéria para concluir a análise do projeto. O PSL quer retirar do texto a previsão de perda do cargo e inabilitação para exercer a função por cinco anos para quem for reincidente no crime de abuso de autoridade. O Podemos quer retirar a punição para o uso de algemas quando não houver resistência à prisão, ameaça de fuga ou risco à integridade física do próprio preso. Por fim, o Cidadania quer tirar a previsão de prisão de um a quatro anos e multa para quem dar início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente. Se nenhum desses destaques for aprovado, o texto pode seguir direto para sanção, sem ter de passar pelo Senado novamente, sua casa de origem. O texto define os crimes de abuso de autoridade cometidos por servidores públicos, militares, membros dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, do Ministério Público e dos tribunais ou conselhos de contas. A proposta lista uma série de ações que poderão ser consideradas crimes com penas previstas que vão de prisão de três meses até 4 anos, dependendo do delito, além de perda do cargo e inabilitação por até cinco anos para os reincidentes. A medida é considerada uma reação da classe política às operações recentes contra corrupção, como a Lava Jato.

15 Ago 2019 - 17:00h

Eujácio José Cardoso, de 73 anos, morreu na última terça-feira (13), após ser atingido por uma motocicleta na estrada vicinal que liga Caculé ao Distrito de Paiol, no município de Jacaraci. De acordo com o Informe Cidade, o próprio motociclista teria solicitado o socorro. O Samu 192, no entanto, já encontrou a vítima sem vida. Peritos da Polícia Técnica estiveram no local fazendo a remoção do corpo.

15 Ago 2019 - 16:30h

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou ao Ministério da Infraestrutura que faça a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas, especialmente com relação ao uso de equipamentos estáticos, móveis e portáteis. O despacho está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 15, e objetiva, segundo o texto, “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”. Em seguida, em outro despacho, o presidente determina que o Ministério da Justiça faça a revisão dos atos normativos internos que dispõem sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais pela Polícia Rodoviária Federal e suspenda o uso de equipamentos medidores de velocidade estáticos, móveis e portáveis até que o Ministério da Infraestrutura conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica. De acordo com a Veja, Bolsonaro já tinha manifestado sua intenção de acabar com os radares móveis no país que, segundo ele, funcionam como uma “pegadinha”, “um caça-níquel”. Na última segunda-feira, ele já tinha antecipado que iria suspender os radares móveis até que haja o entendimento melhor sobre o que deve ser utilizado.

15 Ago 2019 - 16:00h

Na última terça-feira (13), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), esteve em Brasília acompanhado do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. Na oportunidade, ambos protocolaram junto ao Ministério da Saúde os pedidos de habilitação de custeio da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde - UBS do Bairro São José e da equipe odontológica da UBS da Lagoa Funda. Os dois equipamentos estão sendo pagos com recursos do município. Também foi protocolado o pedido de habilitação de custeio da equipe da UBS do Bairro São Jorge, que será inaugurada nos próximos dias.

15 Ago 2019 - 15:30h

Apesar do recuo da taxa de desemprego em junho, o número de brasileiros buscando uma vaga há mais de dois anos nunca foi tão alto. O desemprego de longa duração atinge 3,347 milhões, informou na manhã desta quinta-feira o IBGE. Isso significa que um em cada quatro desempregados no Brasil procura emprego há mais de dois anos e não consegue. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do segundo trimestre de 2019, esse é o maior patamar já registrado desde 2012, quando teve início a série histórica do IBGE. Naquele ano, havia 1,516 milhão de pessoas nessa condição. A taxa de desemprego foi de 12% em junho, abaixo dos 12,7% registrados no mesmo mês do ano passado. Adriana pondera que a melhora quantitativa não foi acompanhada de melhora qualitativa: o número de desempregados que buscam uma vaga há pelo menos dois anos cresceu em 196 mil neste período. O elevado tempo de procura por emprego é um dos fatores que ajudam a explicar o desalento, que ocorre quando o trabalhador desiste de buscar uma vaga por acreditar que não conseguirá obtê-la. No segundo trimestre, o país tinha 4,9 milhões de desalentados. Segundo o jornal o Globo, por estados da federação, a Bahia é o que tem o maior número de desalentados: 766 mil pessoas. No Maranhão, são 588 mil pessoas.

15 Ago 2019 - 15:00h

Na última quarta-feira (14), a Polícia Civil de Brumado prendeu um homem de 48 anos acusado de estar de posse de um veículo roubado. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na comunidade de Caatinga Grande, na zona rural. Durante buscas na residência do suspeito, foram apreendidos documentos, uma balança de precisão e o veículo. Segundo informações da polícia, o acusado já foi condenado por tráfico de drogas e responde a dois processos por receptação. O auto de prisão em flagrante foi lavrado e o indivíduo ficará custodiado na carceragem da delegacia à disposição da justiça.

15 Ago 2019 - 14:30h

O cardiologista é o médico especialista em sistema cardiovascular (coração, veias e artérias). Ele atua no diagnóstico de doenças, prescrição de tratamentos e medicamentos, realização de exames clínicos e físicos, além da interpretação de resultados de exames laboratoriais cardíacos, como eletrocardiograma e ecocardiograma. O Centro Médico São Gabriel conta com o Especialista em Cardiologia e Ecocardiograma, Carlos Junqueira, responsável pelo diagnóstico e tratamento de doença relacionadas ao coração e todo sistema circulatório. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807.

15 Ago 2019 - 14:00h

A Capelania Hospitalar Voluntária está sendo desenvolvido pela Segunda Igreja Batista de Brumado no Hospital Professor Magalhães Neto. O pastor Ivan e a sua esposa Késia estão à frente da iniciativa, que buscar levar auxílio espiritual aos pacientes internados na unidade de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor relatou que a sua esposa desenvolveu a iniciativa no Hospital das Clínicas, em Curitiba, e sentiu a necessidade de continuar o trabalho no município quando aqui se instalou. “Entendemos que a igreja precisa ser relevante onde ela se encontra. A Segunda Igreja Batista abraçou esse projeto, juntamente com a diretoria do Hospital Professor Magalhães Neto”, contou. O pastor explicou que o serviço de capelania hospitalar leva consolo e alegria, além de auxílio espiritual, aos pacientes que estão internados, bem como aos seus familiares. A coordenadora do projeto, Késia, disse que a capelania tem surtido efeitos positivos e proporcionado esperança aos assistidos. “Voltamos com os corações gratos a Deus porque conseguimos levar amor àquelas pessoas”, declarou.

15 Ago 2019 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, informou que a entidade retomou a ronda escolar com vistas a maior aproximação da polícia com a comunidade acadêmica como um todo. “Para evitarmos também o tráfico de drogas nas escolas, que se proliferou ao longo dos tempos, não só aqui como em outras cidades. Com essa proximidade da polícia militar, estamos visando minimizar a ação desses elementos que levam drogas para as escolas e distribuem nas portas e adjacências”, destacou.

O ciclo de palestras contra drogas realizado pela 34ª CIPM nas unidades de ensino também já teve início em algumas cidades da região de abrangência, como Contendas do Sincorá e Tanhaçu. Segundo o Major, as palestras ainda serão promovidas nas escolas municipais e estaduais de Brumado. “As palestras são bem esclarecedoras e também ajudam a aproximar a polícia da comunidade”, completou.