Achei Sudoeste

18 Out 2017 - 11:30h

A Clínica Mais Vida acaba de firmar uma nova parceria para ofertar mais uma especialidade aos clientes de Brumado e região com o pneumologista, André Bezerra Botelho. Natural de Vitória da Conquista, o André Botelho, está retornando a sua terra natal após uma temporada no estado de São Paulo, onde aumentou seus conhecimentos e graduação na sua especialidade.  No intuito de atingir um público maior no sudoeste baiano, o pneumologista ingressou na Clínica Mais Vida: “Brumado e região são merecedores da nossa atenção e por isso aceitei a proposta da Mais Vida”, justificou o médico, que em sua área busca ofertar o melhor tratamento e prevenção as doenças ligadas ao aparelho humano respiratório, o que envolve a asma, bronquite, ações do tabagismo e outros mais.  O profissional vislumbra Brumado como uma cidade com potencial de crescimento no campo da saúde em sua região de abrangência e dessa forma aposta na proposta da Clínica Mais Vida em facilitar e aproximar as pessoas de menor poder aquisitivo do profissional médico em suas diversas formações na área da saúde. Dentre as problemáticas envolvendo as dificuldades no que tange a respiração o médico destacou que o tabagismo ainda é um vilão da saúde pública, e mesmo com um percentual menor de fumantes, o índice de dependentes dos tabacos apontados como lícitos ainda é muito grande no país. O especialista frisou que embora o índice na Bahia esteja abaixo do gráfico nacional, o estado ainda registra um número elevado de fumantes. No campo de proposta do médico há terapias e acompanhamentos para ajudar os usuários a pararem de fumar. Oferecemos a ajuda, mas só podemos ajudar a quem deseja ser ajudado” ressaltou o profissional, que estará atendendo a partir do dia 01 de Novembro na Clínica Mais Vida, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo a Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, em Brumado.  A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

18 Out 2017 - 11:00h

A Diretoria Executiva da Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) em Malhada de Pedras, convoca todos os cidadãos e entidades sociais do município para a Assembleia de Criação do Núcleo da Aucib, que será realizada no dia 23 de outubro, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada de Pedras. O órgão fica localizado na Aveida Vieira de Mello, s/n, Centro. A entidade fiscaliza aplicação de recursos públicos em mucípios da região sudoeste.

18 Out 2017 - 10:30h

Após solicitação do prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), o governador Rui Costa (PT) autorizou a extensão da Adutora do Algodão para a comunidade de Cachoeirinha, na região do distrito de Maniaçu. Depois da reunião com a diretoria estadual da Embasa, o prefeito comemorou essa importante conquista. “A adutora do Algodão é, sem dúvidas, a maior obra que já veio para Caetité. Sem água, nada é possível. Estou muito feliz pela comunidade de Cachoeirinha ser a próxima beneficiada e não vamos parar nela. Já solicitamos extensão da adutora para outras comunidades rurais do nosso município, que tanto sofrem com a seca do sertão”, declarou Gondim.

18 Out 2017 - 10:10h

Um grave acidente foi registrado em uma empresa especializada em soldas e usinagem, localizada no Bairro Novo Brumado, na cidade de Brumado, no início da manhã desta quarta-feira (18). O operário e músico Herisson Cley de Souza, de aproximadamente 40 anos, faleceu no local por conta do acidente. Informações preliminares passadas ao site Achei Sudoeste apontam que o operário realizava o corte de uma peça de aço quando a mesma teria se desprendido e atingido o mesmo. Ele teria se embaraçado com um guindaste de pequeno porte e a máquina acabou caindo sobre o operário, que veio a óbito no local. 

Polícia Civil, Militar e o Departamento de Policia Técnica estiveram na empresa realizando o levantamento cadavérico e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropciado. O laudo da perícia ainda irá apontar com precisão as causas do acidente. Cley, como era popularmente conhecido em Brumado, era amante da música e sempre se apresentava em shows nos barzinhos e eventos culturais da cidade. Era casado e deixa esposa e filhos.

18 Out 2017 - 10:00h

O prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro (Rede), autorizou os testes iniciais na área escolhida, localizada entre o Povoado de Monte Oliveira e a BA-156, para construção do novo campo de pouso da cidade. No local, já foi instalada uma biruta, instrumento que mede a direção dos ventos. O equipamento terá capacidade para receber aviões de pequeno e médio porte. Segundo o prefeito, a obra também terá a parceria da iniciativa privada. “O equipamento vai alavancar o desenvolvimento local, no médio e longo prazos”, destacou o gestor.

18 Out 2017 - 09:30h

A prefeita e a vice-prefeita da cidade de Maranguape, na Paraíba, tiveram os seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por compra de votos em troca de empregos, dinheiro, combustível e cachaça. Maria Eunice do Nascimento Pessoa e Baby Helenita Veloso Silva são acusadas de abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2016. A decisão judicial foi dada pela Juíza Juliana Duarte Maroja, da 7ª Zona Eleitoral em Maranguape. Ambas também foram declaradas inelegíveis pelo prazo de oito anos, além de multadas em R$ 53.205, considerando a gravidade das condutas e as consequências para o regime democrático. 

18 Out 2017 - 09:00h

Publicada no Diário Oficial do Legislativo, a Portaria nº 121/2017 dispõe sobre a redefinição de Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Segundo a Portaria, as sessões ordinárias dos dias 16/10/2017, 23/10/17, 30/10/17 e 06/11/17 serão alteradas para às 9h dos dias 20/10/2017, 27/10/2017, 01/11/2017 e 10/11/2017, sextas-feiras de cada semana, com exceção do dia 03/11/2017, antecipada em razão de feriado nacional, do dia 02/11/2017 (quinta-feira).  A mudança está sendo feita de forma experimental. 

18 Out 2017 - 08:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

18 Out 2017 - 08:00h

As obras de canalização e urbanização às margens dos Riachos do Sapé, Bufão e Bate Pé, na região dos Bairros Santa Tereza e São José, em Brumado, vão além dos trabalhos em andamento. O projeto do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos é mais ambicioso, pois visa à construção de um novo anel rodoviário, com longas avenidas interligando os bairros à atual pista de escoamento de minério, usada mais frequentemente pela mineradora Magnesita. O anel interligaria os pontos com a BA-148 e diretamente com a BR-030, o que aumentaria a malha viária do município e valorizaria áreas mais distantes do centro comercial, as quais podem favorecer a implantação de novas empresas, criando mais campo para mão de obra operacionalidade profissional, com geração de divisas para o município. 

Caso o projeto seja concretizado, Brumado se tornará de vez um eixo regional por onde passará toda a economia da região, além de aproximar o oeste ao litoral do estado. O site Achei Sudoeste acompanhou parte das obras na manhã desta terça-feira (17) e recebeu a informação do encarregado de que o trabalho tem sido realizado com ímpeto pelos operários, já tendo alcançado 30% da execução em 30 dias de atividades na região do Bairro São José, onde há maior concentração das ações. O prazo inicial é para que a obra seja concluída em 120 dias. “Até aqui estamos dentro da meta”, destacou o empreiteiro Jair Leite, que vislumbra o projeto como o grande divisor estrutural para o desenvolvimento econômico de Brumado e microrregião.  

17 Out 2017 - 17:30h

Na noite de ontem (16), um jovem de 21 anos foi assassinado na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia.  Alex Júnior Rodrigues morreu alvejado dentro de um bar no Bairro São José. De acordo com a Guanambi FM, a vítima foi surpreendida por três homens armados a bordo de duas motocicletas. O atirador disparou dez vezes e sete disparos atingiram o jovem. Em seguida, os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos graves ferimentos. A Polícia Militar registrou a ocorrência, mas ainda não conseguiu localizar os autores do homicídio. O caso é investigado como acerto de contas do tráfico. Alex já tinha passagens pela polícia.

17 Out 2017 - 17:00h

O Projeto Adote um Capoeirista, coordenador pelo contra-mestre Zumbi  e pela professora Gingadinha, prmoverá entre os dias 20 e 22 de outubro mais uma edição do tradicional Encontro de Culturas de Matriz Africana em Brumado. Este ano, o palco do evento será o Colégio Oscarlina, localizado no Bairro Dr. Juracy. O evento agrega também o XV Batizado de Capoeira e Troca de Cordões. A programação está elaborada da seguinte maneira: na sexta-feira (20), terá Oficina de Capoeira, às 18h, e Roda de Abertura, às 20h. No sábado (21), serão realizadas Oficinas de Capoeira e Manifestações Culturais às 9h, de Capoeira Angola às 15h e de Capoeira para Crianças às 15h, além do Lual acústico às 21h. No domingo (22), terá Oficina de Roda, Apresentações Folclóricas, Batizado e Troca de Cordões. O valor das oficinas será de R$ 20. Mais informações podem ser obtidas pelos números: (77) 99961-1921 / 98102-4820 / 99923-7442, ou ainda pelos e-mails: cumbi@hotmail.com e sogingadinha@hotmail.com. O evento é uma realização do Projeto Adote um Capoeirista.

17 Out 2017 - 16:30h

Filha do lavrador e ex-vereador Edenilton Rodrigues da Veiga e da professora Lucíola Silva Santos, a montealtense Ana Lú Silva Santos da Veiga, 10 anos, prestou um lindo gesto de solidariedade ao deixar o seu cabelo crescer durante dois anos e, posteriormente, fazer a doação a uma criança diagnosticada com câncer, paciente do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador (BA). A ação aconteceu na última quarta-feira (11). Lucíola, mãe da garotinha, disse que a filha chegou a receber uma proposta financeira para cortar e vender o cabelo, porém Ana Lú não se interessou e continuou com o propósito de ofertar a alguém gratuitamente. Em depoimento à Rádio Visão FM, a menina relatou que, após a doação, teve a sensação de dever cumprido. “Eu fiquei feliz por, na véspera do Dia das Crianças, ter feito uma criança feliz. Foi uma sensação de dever cumprido”, afirmou.

17 Out 2017 - 16:00h

É visível a falta de entendimento entre o setor de coordenação de educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e os agentes de trânsito do município de Brumado. A situação tem causado um racha no departamento, ao ponto de os agentes relatarem ao site Achei Sudoeste que desejam a destituição do agente Jansen Ricardo, que está à frente da coordenação de educação do órgão. Nos últimos meses, as ações desenvolvidas pela SMTT não tem contado com a colaboração dos agentes, que se posicionaram indiferente ao comando do atual coordenador, como ocorreu durante a campanha Maio Amarelo. Os agentes não se mobilizaram e toda a campanha foi desenvolvida com o nome do SMTT, mas apenas com o coordenador em atividade. Outra situação patente pode ser observada nas blitz realizadas a nível estadual pelo Detran. Na ocasião, o coordenador contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para orientar os condutores nas vias onde foram realizadas as operações. Outro episódio recente foi no desfile cívico do 07 de Setembro, quando os agentes também não compareceram para prestar serviço e mais uma vez a GCM se posicionou para apoiar as atividades. “Não somos contra recebermos ordens do superintendente de trânsito, mas não aceitamos que essas ordens venham através do coordenador. Ele não nos representa, pois seus métodos não agradam a categoria e vamos continuar nesse impasse que só prejudica as ações no trânsito e a comunidade como um todo. Pensamos como um time de futebol, que não está conseguindo resultados: ou muda o time todo ou muda o técnico. Nesse caso, o técnico tem a reprovação geral do time, será que é mais fácil trocar 17 peças ao invés de uma? Enquanto a SMTT insistir com o atual coordenador, nós manteremos nosso posicionamento de indiferença, apenas vamos cumprir nosso papel quanto agentes nas ruas”, reforçaram. O desentendimento entre as partes acabou virando motim na semana de capacitação e atualização da categoria. Os agentes usaram a palavra para expor suas insatisfações com o atual coordenador de educação. “Gostamos do que fazemos, mas o clima não está favorável internamente. Não aceitamos o coordenador e, dessa forma, a SMTT não consegue desenvolver aquilo que se propõe a fazer, pois não conta com nossa participação como deveria ser. Estamos amotinados contra o coordenador de educação de trânsito e queremos a sua remoção da função”, pontuaram os agentes de trânsito de Brumado. Nossa reportagem buscou contato com o superintendente municipal de trânsito, André Cardoso, para tratar do assunto, mas até o desfecho da matéria não obtivemos êxito.

17 Out 2017 - 15:30h

Pai e filho morreram afogados na tarde deste domingo (15), na Praia da Coroa, no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, região oeste da Bahia. De acordo com o Notícias da Lapa, Melquizedeque Alves Ferreira estava brincando de bola na água, quando o brinquedo foi parar em uma parte mais funda. O garoto então foi buscar a bola e começou a afundar. O pai do menino, identificado como Paulo Vicente Ferreira, 34 anos, tentou salvá-lo, porém ambos foram levados pelas águas. Até o momento, os corpos não foram localizados, mas as buscas continuam.

17 Out 2017 - 15:00h

As recentes mudanças de sinalização promovidas pela Coordenação de Educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado não ganharam a aprovação dos próprios agentes de trânsito. Eles apontam irregularidades nas modificações, as quais, segundo classificaram em entrevista ao site Achei Sudoeste, “têm causado muitos transtornos à comunidade brumadense”. Os agentes apontaram primeiro as mudanças no sentido da Rua Placídia Risério, onde, com a nova sinalização, o condutor está impedido de trafegar no sentido da Praça Coronel Zeca Leite ao centro comercial. “Essa rua é uma via de escape da praça que agrega o centro administrativo. A praça é um eixo que necessita de via de escoamento para desafogar o fluxo, ainda levando em consideração que a praça é o principal palco de eventos públicos que aglomeram grandes multidões. A proposta até então não está sendo boa e, ao invés de ajudar a melhorar, só tem atrapalhado o fluxo na região”, afirmaram os agentes. Eles ainda apontaram a mais recente mudança na sinalização semafórica no entroncamento entre as Praças Senhor do Bonfim e Coronel Zeca Leite. Na travessia do semáforo em frente ao Cemitério Senhor do Bonfim, a SMTT modificou o tempo de passagem, possibilitando aos condutores seguirem da Praça Senhor do Bonfim à Praça Coronel Zeca Leite, mesmo quando o sinal está aberto no sentido contrário, limitando a passagem para a Avenida Dr. Guilherme Dias. 

Na manhã desta terça-feira (17), foi registrada uma colisão no trecho. Uma motociclista, por não entender a nova sinalização, invadiu o sentido praça/avenida e acabou colidindo com um veículo, sofrendo algumas lesões. O acidente acirrou ainda mais as críticas dos agentes de trânsito, que apontaram falhas nas sinalizações do percurso envolvendo o próprio semáforo. A principal reclamação dos agentes é com relação à falta de comunicação com a comunidade para alertar sobre as mudanças. “Não houve um aviso prévio, em tempo hábil, para alertar a comunidade. Dessa forma, o acidente em si se tornará o principal alerta das novas regras de passagem no percurso. Nossa comunidade já é entendida de muitos aspectos da sinalização, mas falta essas sinalizações serem aplicadas corretamente nas nossas vias para que haja uma melhor sintonia entre a população, os agentes e a superintendência de trânsito”, finalizaram os agentes.

17 Out 2017 - 14:30h

Termina nesta terça-feira (17) o prazo para emplacamento de motos 'cinquentinhas' fabricadas antes de 31 de julho de 2015. De acordo com o G1, para regularizar a moto, o proprietário deve se dirigir a uma das unidades do Detran-BA, com a nota fiscal do veículo, original e cópia autenticada do documento de identificação e CPF, além de efetuar o pagamento das taxas. Os ciclomotores vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As 'cinquentinhas' fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas. De acordo com o Detran, quem for flagrado pilotando moto de 50 cilindradas sem o devido emplacamento irá cometer infração gravíssima, com sete pontos na carteira, remoção do veículo e multa de R$ 293,47. Para dirigir 'cinquentinhas', é preciso ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou habilitação categoria A.

17 Out 2017 - 14:00h

Além dos vereadores, assessores e servidores da Câmara de Vereadores de Brumado, que estão usando o laço simbólico da campanha Outubro Rosa em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama, um banner foi fixado na fachada do legislativo, reforçando o apoio do parlamento em prol da conscientização da comunidade diante da enfermidade. A Casa Legislativa também se antecipou em promover a campanha de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul. Como a partir desta semana, os vereadores iniciam uma fase de testes de um mês com as sessões nas manhãs de sexta-feira, a mesa diretora acredita que o apoio legislativo à campanha terá maior visibilidade do público em geral.

17 Out 2017 - 12:30h

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta segunda-feira 16 que vai apresentar informações referentes à delação do empresário Lúcio Funaro para reforçar um pedido de anulação do impeachment em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Veja, em delação, Funaro afirmou que repassou ao então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), 1 milhão de reais para comprar apoio de deputados favoráveis ao afastamento de Dilma. Detalhes da delação do empresário tornaram-se públicos nos últimos dias após a divulgação do vídeo da colaboração de Funaro. O mesmo vídeo consta do procedimento que corre na Câmara a respeito da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). O advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, tem sustentado, desde o início do impeachment, que o afastamento é nulo. Segundo ele o processo foi baseado em “decisões ilegais e imorais” tomadas por Cunha e por todos os parlamentares que queriam evitar a “sangria da classe política brasileira”.

17 Out 2017 - 12:00h

A segunda rodada do Campeonato Brumadense de Futsal foi recheada de muitos gols na última semana. Começando pelos jogos da sexta-feira (13), o G. Industrial venceu o B. Mercado por 5x3 na partida preliminar. Já no confronto em Vila Presidente Vargas, aplicou a inesperada e arrasadora goleada de 10x4 sobre o forte time do Olhos D’água, time apontado entre os principais concorrentes ao título da temporada. O resultado foi ainda mais surpreendente porque o Vila contava apenas com os cinco titulares que entraram em quadra, já que todo o banco foi expulso na primeira rodada da competição. Os jogos do sábado (14) ajudaram a definir o Novo Brumado como líder isolado da competição ao bater o São Félix por 7x5. A outra partida da noite não foi nada boa para o Baraúnas, que se firmou na lanterna do campeonato sem ter pontuado até então e a derrota da última foi de 2x7 para o time da Cavalhada. Por conta de eventos festivos na cidade, na sexta-feira (20), o início da terceira rodada do campeonato foi antecipado para a próxima quarta-feira (18), com os seguintes jogos: o líder, o Novo Brumado, encara o Olhos D’água no primeiro jogo da noite; na segunda partida, haverá o duelo entre Mercado e São Félix. Já no sábado (21), o confronto será entre Industrial e Baraúnas e, na sequencia, tem Cavalhada e Vila.