Achei Sudoeste

13 Fev 2019 - 12:00h

O promotor de Justiça Dorival Joaquim da Silva requisitou à Polícia Civil instauração de inquérito policial para apurar denúncia de crime de peculato, supostamente cometido pelo vereador Josenício Macedo Pinto (PR), quando ocupava a função de Chefe dos Recursos Humanos, na prefeitura de Feira da Mata, entre os anos de 2009 e 2016. De acordo com a denúncia oferecida ao Ministério Público (MP), Josenício pode ter desviado cerca de R$ 1 milhão do Município em proveito próprio. O esquema teria sido montado nos dois mandatos do então prefeito Alex Ronan Viana Mota (PT). Segundo o Folha do Vale, os valores depositados nas contas dos ex-funcionários eram sacados por Josenício, seus filhos, uma servidora identificada como Gislene Ribeiro Caldeira e correligionários, entre eles um agiota. Os ex-funcionários não tinham conhecimento de nada.

13 Fev 2019 - 11:30h

Flagrado em um bar na companhia de duas mulheres em outubro de 2018, o ex-goleiro Bruno Fernandes de Souza, condenado pela morte da modelo Eliza Samúdio, perdeu nesta segunda-feira, 11, o direito de trabalhar fora da prisão. Ele também pode ser transferido para uma cadeia de regime mais duro. A decisão, tomada pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha (MG), considerou que Bruno cometeu falta grave e determinou que ele permaneça em regime fechado. A decisão judicial prevalece sobre o processo administrativo que apurou o caso, no qual o ex-jogador havia sido absolvido pela irregularidade. A defesa dele vai entrar com recurso. Conforme o processo, Bruno foi flagrado na companhia de duas mulheres durante o horário de trabalho externo na Associação de Proteção e Amparo ao Condenado (Apac), de Varginha (MG), onde cumpre pena. De acordo com a Veja, a Apac é um modelo de prisão humanizada em que os presos obedecem a regras menos rígidas que no sistema convencional. Um vídeo divulgado na ocasião mostra que havia uma lata de cerveja sobre a mesa, embora não deixe claro se Bruno estava consumindo a bebida. Ele também teria usado um celular para marcar o encontro – o uso de celulares por presos é proibido. No processo administrativo aberto pela direção do presídio, Bruno foi absolvido. Conforme a Apac, o ex-goleiro trabalhava com outros presos em uma obra ao lado da unidade e teria se encontrado com as mulheres durante a pausa para descanso. O espaço, mantido pela Associação Canaã, não tem características de bar, segundo a Apac. O Ministério Público do Estado não aceitou a conclusão e entrou com recurso.

13 Fev 2019 - 11:00h

Embora esteja pronta e equipada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brumado ainda não foi inaugurada por falta de recursos e apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que falta representatividade política ao município para viabilização de benefícios, tal como a UPA. “Brumado é carente de uma representatividade, de alguém que possa lutar pelo município”, afirmou. Feres ainda citou que, hoje, o Governo do Estado banca a UTI com 59% dos recursos e, em contrapartida, o Município investe 41% com recursos próprios para manter a unidade em funcionamento. “Já o atendimento não é compatível com o volume de investimentos do município. A UTI atende a toda região e, quando tem muito paciente de Brumado, são 3. Não chegamos nem a 30% de pacientes brumadenses utilizando a unidade e o recurso repassado para manter a diária da UTI é aquém da realidade”, criticou. Segundo ele, 2018 foi o ano em que mais se investiu em saúde no município.

13 Fev 2019 - 10:30h

A Polícia Civil apreendeu 142 kg de cocaína pura escondidos em uma carga de café, na terça-feira (12) em Santos, no litoral de São Paulo. Uma pessoa foi presa. A princípio, a mercadoria seria enviada para a França, mas os policiais descobriram que a droga seria distribuída entre São Paulo e os estados vizinhos. De acordo com informações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), policiais civis receberam uma denúncia de tráfico de drogas. As apurações sobre o esquema começaram há 30 dias pela 3ª Delegacia Patrimônio. As informações indicavam que uma organização criminosa tentaria introduzir no estado de São Paulo armamentos e drogas. Para isso usariam um esquema de contêiner de exportação de café. A equipe, durante a apuração, obteve a cor e a numeração estampada no depósito de transporte de carga. A principal referência era que a organização criminosa usaria as ruas próximas ao porto de Santos para não atrair as atenções. Os policiais localizaram o caminhão, nesta manhã desta terça-feira, na avenida Engenheiro Augusto Barata, e abordaram o motorista. O veículo saiu de Varginha, em Minas Gerais, e estaria carregado com sacas de café que seriam entregues no Porto de Santos e exportadas, a princípio, para a França. Porém, ao realizar uma vistoria no veículo, os policiais civis encontraram tabletes de cocaína pura escondida dentro dos sacos de café. A equipe deteve o motorista Edinilson Querino Pereira, de 29 anos. Após dizer que não sabia o que estava transportando, ele admitiu que, entre as 320 sacas de café, três sacos continham 126 peças de cocaína. O caminhoneiro foi encaminhado ao DEIC, em São Paulo, e irá responder pelo crime de tráfico de drogas. Pereira não apresentava passagens anteriores pela Justiça. As investigações continuam para revelar outros envolvidos no esquema.

13 Fev 2019 - 10:00h

O Mais Médicos funciona há cinco anos e, em novembro, foi lançado o edital para reposição dos profissionais que deixaram o programa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Rita de Cássia Natividade Ataíde, tutora do Mais Médicos na região sudoeste, explicou que os médicos brasileiros estão ocupando os seus postos de trabalho na região. Nesta terça-feira (12), foi realizada em Brumado uma reunião para acolhimento desses profissionais, além de serem passadas orientações sobre como funciona o programa. O evento contou com a participação de gestores de várias cidades da região e cerca de 45 médicos. “Abordamos a Política Nacional de Atenção Básica e a Política do Programa Mais Médicos, principalmente no que diz respeito às obrigações da gestão e do médico com relação ao programa”, destacou a tutora.

13 Fev 2019 - 09:30h

O número de jovens americanos que utilizam cigarros eletrônicos aumentou um milhão e meio em 2018, compensando os anos de redução do consumo de tabaco em escolas de ensino médio e universidades, informaram nesta segunda-feira (11) as autoridades de saúde dos Estados Unidos. Cerca de 3,6 milhões de estudantes de ensino médio e universidades usaram cigarros eletrônicos em 2018, em comparação com 2,1 milhões em 2017, um aumento vertiginoso de 78% entre estudantes de ensino médio e de 48% entre universitários. A quantidade de fumantes de cigarros e outros produtos de tabaco, enquanto isso, se manteve estável, segundo um informe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). De acordo com G1, um total de 4,9 milhões de jovens usaram cigarros eletrônicos, fumaram ou consumiram algum produto de tabaco em 2018, em comparação com 3,6 milhões em 2017, de acordo com uma definição que incluía consumir um destes produtos no mês anterior ao questionário respondido pelo estudante. Todo esse aumento é atribuído ao cigarro eletrônico. Mais de um de cada quatro estudantes de ensino médio (27%) fuma, usa cigarros eletrônicos ou consome algum produto de tabaco (cigarro, cachimbo, narguilé, fumo de mascar, etc).

13 Fev 2019 - 09:00h

Em Brumado, a zona azul ainda não foi implantada, mas já tem causado polêmica. Os comerciantes e lojistas reivindica que não haverá espaço de estacionamento reservado para quem trabalha no comércio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente de Trânsito de Brumado, André Cardoso, garantiu que não existe a possibilidade de terem vagas específicas para quem trabalha no comércio local. “O que a gente está fazendo é rotatividade para o cliente dos lojistas terem a vaga”, completou. Cardoso ainda citou que, em outras cidades onde a zona azul já foi implantada, como em Caetité e Guanambi, não há espaço reservado para os lojistas. As vagas preferenciais, segundo ele, são apenas para idosos e portadores de necessidades especiais. Os lojistas também reivindicam que as ruas adjacentes ao centro comercial poderiam ter sido liberadas para que os mesmos estacionassem os seus veículos. No entanto, o superintendente reiterou que agora não cabe mais essa discussão, tendo em vista que, conforme afirmou, na época que a SMTT chamou os lojistas para discutirem a proposta, somente dois apareceram, tal como aconteceu durante a apresentação do projeto de lei na Câmara Municipal. “Tudo isso já foi ultrapassado. Agora, estamos no processo de implantação da zona azul”, destacou. 

13 Fev 2019 - 08:30h

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai incluir no texto da reforma da Previdência, entre as propostas de idade mínima para aposentadoria no país, a preferida do presidente Jair Bolsonaro (PSL): 62 anos para homens e 57 para mulheres, que passaria a valer ao final do seu mandato, em 2022. Segundo um dos formuladores da reforma, esse limite de idade constaria da regra de transição, que poderá ser de 10, 15 ou 20 anos. Ou seja, ao final do mandato de Bolsonaro, mulheres poderiam se aposentar aos 57 anos e homens, aos 62. Mas a regra teria sequência após 2022. Ao final dela, a equipe de Paulo Guedes gostaria que homens e mulheres tivessem uma idade igual de aposentadoria, 65 anos. De acordo com o G1, o presidente, porém, já defendeu uma idade diferente de aposentadoria, menor para as mulheres. Técnicos acreditam, porém, que essa proposta, apesar de já ter sido defendida pelo presidente, pode acabar não vingando, porque ela representaria, no curto prazo, um endurecimento das regras em relação à proposta do ex-presidente Michel Temer (MDB). Na do emedebista, a regra de transição previa também uma idade mínima de 62 para homens e 57 para mulheres em 2022, mas levaria cinco anos para atingir esse patamar. Agora, três anos. O texto da reforma está finalizado, faltando pequenos ajustes, e deve ser apresentado ao presidente Bolsonaro assim que ele deixar o hospital e voltar a despachar em Brasília. Existe uma possibilidade de o presidente voltar ao trabalho na sexta-feira (15).

13 Fev 2019 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continua na mesma situação. Segundo ele, o local não pode ser inaugurado sem a garantia de uma habilitação rápida do Ministério da Saúde e sem o apoio do Governo do Estado, principalmente tendo em vista o alto custo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Município. “Abrir a UPA, hoje, sem uma garantia de recurso, a gente pode atrapalhar todos os outros serviços”, declarou. O secretário adiantou que, por indicação do próprio Ministério da Saúde, o município também pode, no caso de não inaugurar a UPA, utilizar o prédio para prestação de outros serviços, como, por exemplo, um centro de hemodinâmica. “Sei que há uma angústia por parte da população, os equipamentos estão prontos, mas não podemos fugir da realidade do país. Não posso abrir um serviço que já existe no Hospital Professor Magalhães Neto, se a gente abrir a UPA teremos duas portas de entrada. O fato da UPA estar fechada, não significa que estamos deixando de atender ninguém na urgência, o hospital continua atendendo”, reiterou.

13 Fev 2019 - 07:00h

Após dois meses de suspensão, o Exército Brasileiro retomou a Operação Pipa na última semana, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da comissão de Defesa Civil de Brumado, Alana Gomes, explicou que o Exército havia determinado a suspensão da operação em razão do período de chuvas. “Todos os caminhões pipa que estão à disposição do Exército já estão rodando normalmente”, afirmou. Segundo Gomes, durante os sessenta dias de suspensão, os moradores da zona rural sofreram com a falta de abastecimento, mas agora a situação será normalizada aos poucos em todas as mais de 200 localidades assistidas. Neste ano, os mesmos 16 caminhões pipa que atendiam as comunidades rurais no ano passado continuam fazendo parte da operação.

13 Fev 2019 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a ex-candidata a prefeita de Aracatu, Braulina Lima (PR), criticou a gestão municipal do prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), principalmente no que se refere à questão da saúde pública. Lima disse que a saúde no município está em situação de calamidade. “A pessoa, hoje, que precisa de uma cirurgia, se ela não tiver o dinheiro ou alguém que ajude a fazer um bingo, a pessoa morre ou procura outros meios. Virou um hábito, hoje, as pessoas fazerem bingo para conseguir o recurso para fazer uma cirurgia”, declarou. Por fim, Braulina reiterou que a saúde em Aracatu está um caos.

12 Fev 2019 - 17:40h

Os indicadores de inadimplência começaram 2019 com sinais de acomodação, segundo dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Levantamento das entidades demonstram que mesmo com o crescimento do número de consumidores negativados na comparação anual, o avanço foi menor em janeiro de 2019 em comparação com os últimos meses, e atingiu 2,42%. Em relação ao número de dívidas, a CNDL indicou que houve recuo de 0,29% no mesmo período, embora o volume de pendências continue crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2%, e o de água e luz, com aumento expressivo de 14%. Em contrapartida, comércio e comunicação registraram queda de 7%. Quanto a faixa etária, a maior frequência de negativados continua entre os que têm idade de 30 e 39 anos. Em janeiro, mais da metade da população nesta faixa (51%) estava com o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,6 milhões. De acordo com o Bahia Notícias, outro destaque é a proporção significativa de inadimplentes com idade de 25 e 29 anos (44%), da mesma forma que acontece na população idosa, considerando-se a faixa etária entre 65 a 84 anos, em que a proporção é de 33%. Já entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção cai para 17%.

12 Fev 2019 - 17:40h

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou como inconstitucional o artigo 104-A da Constituição baiana que permitia aos ex-governadores receberem pensão vitalícia. O texto foi inserido na Constituição do Estado através da Emenda 21/2014. A ação direta de inconstitucionalidade foi movida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e foi julgada na última sessão plenária do STF, realizada no dia 19 de dezembro de 2018. A relatoria foi do ministro Marco Aurélio. O teor da decisão foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico da última sexta-feira (8), mas o acórdão ainda não foi publicado pelo Supremo. Com isso, não é possível ainda ter conhecimento dos fundamentos que levaram a Corte a entender a norma como inconstitucional. De acordo com o Bahia Notícias, não participou do julgamento a ministra Cármen Lúcia e estavam ausentes os ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes. Na prática, o pagamento do benefício já estava suspenso desde fevereiro de 2017, através de uma liminar deferida pela 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, a partir de uma ação popular. Ainda há um julgamento pendente no STF sobre a manutenção de seguranças e motoristas para os ex-governadores baianos. O processo é relatado pela ministra Rosa Weber e está concluso desde novembro de 2015. O PSol é amicus curiae na ação.

12 Fev 2019 - 17:35h

Um homem identificado como Júnior Cruz, morador da cidade de Rio de Contas, colidiu a moto que pilotava contra uma viatura da Polícia Militar, a qual estava estacionada em frente ao comando da 46ª CIPM, na Avenida Leônidas Cardoso, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (11). Segundo o Livramento Manchete, o motociclista estaria embriagado no momento do ocorrido. Uma equipe do Samu 192 encaminhou a vítima para UPA 24h. Não há informações sobre seu estado de saúde.

12 Fev 2019 - 17:30h

Na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, um homem identificado como Equiberto Caires dos Anjos, de 69 anos, foi preso após denúncia de que mantinha a esposa, a filha e um neto de apenas quatro anos em cárcere privado. O caso aconteceu na comunidade Alto dos Poções, na zona rural. No local, a polícia encontrou o acusado com as chaves da residência. De acordo com o L12, as vítimas, por sua vez, estavam trancadas na casa há mais de oito dias. O homem passou mal no momento da abordagem, sendo conduzido para uma unidade de saúde. Posteriormente, ele foi levado para a delegacia, onde deve responder pelo referido crime.

12 Fev 2019 - 16:30h

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira, 12, a operação Dealer, de combate ao tráfico de drogas. Ao todo, o órgão cumpre dez mandados de prisão e outros dez de busca e apreensão contra uma quadrilha que montou um grupo de WhatsApp para servir como uma espécie de “mural de classificados virtual do tráfico de drogas, aproximando vendedores e compradores”. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados de São Paulo, Sergipe, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Em nota, a PF afirma que o grupo vendia, através de “rede social”, maconha, ecstasy e LSD. O inquérito teve início em abril de 2018 e a atividade da quadrilha foi identificada pelo setor de inteligência da corporação. Segundo a PF, “os investigados serão indiciados pela prática de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas de três a quinze anos de prisão e multa”.

12 Fev 2019 - 16:00h

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesau), mais de 61 mil consultas médicas foram realizadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município de Brumado. De 2005 para cá, a saúde pública passou por uma grande transformação, tendo o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto como um marco. Hoje, com centro cirúrgico em constante evolução e a implantação da UTI, o hospital é uma referência regional. As 18 equipes que atuam nas unidades de saúde da família são uma forte extensão da rede, mas o atendimento foi descentralizado, ficando somente as urgências e emergências para o hospital. Com uma média de 4 mil atendimentos por unidade, as USFs estão bem aparelhadas, contando com uma equipe especializada, composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma série de auxiliares.

12 Fev 2019 - 15:30h

As buscas do Corpo de Bombeiros e das forças de segurança por desaparecidos após a quebra da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, chegaram ao 19º dia nesta terça-feira, 12, com 333 pessoas compondo o efetivo, entre bombeiros de Minas Gerais e de outros estados, militares da Força Nacional de Segurança e voluntários. Segundo a relação oficial, 155 pessoas seguem desaparecidas, entre funcionários da mineradora Vale e terceirizados e integrantes das comunidades atingidas pelo rompimento, enquanto 165 mortos foram confirmados. Segundo a Veja, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já admitiu que, com o passar do tempo, será mais difícil localizar todos os corpos. “A quantidade de rejeito envolvida, o tamanho da área afetada pela tragédia, o fato de os corpos estarem muito espalhados, tornam algumas recuperações realmente impossíveis pela questão biológica”, explicou o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O caminho legal para resolver esse problema pode ser o da chamada “morte presumida”, processo administrativo em que o óbito é atestado mesmo sem um corpo – e é necessário para que os familiares possam levar adiante questões como herança ou pedidos de pensão junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, além de eventual indenização da mineradora.

12 Fev 2019 - 15:00h

Na última segunda-feira (11), a Caesg realizava rondas ostensivas no Bairro Divino Espírito Santo, na cidade de Condeúba, a 107 km de Brumado, quando visualizou dois elementos em atitude suspeita em uma moto de cor preta. O piloto tentou fugir ao ver a viatura, mas foi alcançado. Após abordagem, um dos indivíduos informou ser usuário e o condutor relatou que possuía em sua residência certa quantidade de maconha. Em continuidade à diligência, a guarnição se deslocou até a residência do mesmo, onde o ilícito foi localizado. O material apreendido, o indivíduo e sua motocicleta foram apresentados na delegacia da cidade.