Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
fechar

Brumado: DTTU, PM e PRE realizam blitz e retiram reboques das ruas De acordo a polícia, os reboques devem ser regularizados e licenciados junto a 18ª Ciretran para poder circular nas vias públicas.(Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma operação conjunta entre o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a 2ª CIPRE, carros e motos reboques foram inspecionados em uma blitz realizada na manhã desta quarta-feira (22). Durante a operação, que foi realizada em frente ao Posto Central da Polícia Rodoviária Estadual, muitos veículos ficaram retidos no pátio da unidade, em sua maioria por irregularidades na documentação. O objetivo da blitz é a retirada dos reboques não licenciados da via e inibir a ação de meliantes que utilizam motocicletas para praticarem assaltos na cidade. Segundo disse a polícia ao Brumado Notícias, os reboques devem ser regularizados e licenciados junto a 18ª Ciretran para poder circular nas vias públicas. “Os veículos estão sem licenciamento e sem as placas e, por isso, estão sendo retidos e notificados para serem regularizados frente ao Departamento de Trânsito”, explicou o Aspirante PM Conte. Mesmo com as explicações, muitos comerciantes reclamaram que o DTTU não fez uma campanha educativa antecipada para que os mesmos providenciassem a regularização dos reboques, o que foi rebatido pelo coordenador Janssen Ricardo. “Há mais de sessenta dias que o Departamento vem orientando verbalmente nas vias todos os proprietários de reboque para que fossem a Ciretran regularizar seus veículos; o que não foi feito pelos proprietários dos reboques e é por isso que hoje estão sendo recolhidos. A partir de hoje, o DTTU não irá permitir que nenhum veículo com reboque transite sem estar licenciado”, esclareceu o coordenador. 

Brumado: Obras paradas na Praça João Romão Moradores cobram o retorno das obras que foram paralisadas após o término do pleito municipal em 2012. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os moradores da região da Praça João Romão, em Brumado, estão indignados com a paralisação das obras de reconstrução do local. “Só foi passar as eleições que as obras pararam e estão aí até hoje. Disseram que vão fazer um cala boca para o São João, mas até agora nem uma pá de terra foi arrastada”, disse Manoel Silva, morador da localidade. A reportagem do Brumado Notícias esteve no local e registrou as reclamações dos moradores que estão insatisfeitos com paralisação da obra. “Derrubaram a creche e deixaram o terrão aí pro vento ficar soprando para as nossas casas. Esperamos que essa não seja uma daquelas obras eleitoreiras que começam, ganham votos e depois viram as costas sem concluir o projeto”, cobrou a dona de casa Maria Souza. 

Pilates: Uma revolução em seu corpo na Clínica Maná

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante. É uma modalidade terapêutica que além de cuidar e prevenir doenças tem o poder de melhorar a estética corporal, definindo o abdômen, pernas e braços. Os efeitos do Pilates começam a ser notados desde os primeiros dias e estes se tornam maiores à medida que o paciente vai praticando. Pilates tem exercícios na medida certa para cada pessoa independente de ser homem, mulher, adulto, jovem, criança ou idoso. Agende hoje mesmo sua avaliação e comece a sentir os benefícios em seu corpo e em sua mente.

Brumado: Bueiros danificados são um risco para população A nossa reportagem percorreu várias ruas da cidade e flagrou vários bueiros danificados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após várias pessoas terem se acidentado em um bueiro quebrado na Rua São Cristóvão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, o local foi aterrado. Segundo moradores da localidade, por diversas vezes a prefeitura foi notificada sobre o problema, mas não se posicionou. Depois de uma mulher grávida ter ferido a perna entre as vigas de ferro, o proprietário de um estabelecimento local resolveu fazer uma nova tubulação e aterrar o bueiro por conta própria. Na manhã desta quarta-feira (22), a reportagem do Brumado Notícias percorreu várias ruas da cidade e flagrou vários bueiros danificados,  um deles ao lado da Clínica de Hemodiálise na Avenida João Paulo I; outro próximo à rótula de entroncamento entre as Avenidas João Paulo e Centenário e, mais adiante, na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, a laje do canal de esgoto cedeu. 

Brumado: Bueiros danificados são um risco para população População cobra mais atenção do setor de infraestrutura da prefeitura municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Além disso, acerca de cem metros do local, mais dois buracos foram encontrados na mesma rede. Os moradores estão apreensivos temendo serem contaminados por bichos que saem constantemente do esgoto a céu aberto. “O despejo do esgoto já fica bem ali no rio, próximo de nossas casas, e agora pela milésima vez essas lajes cedem. Ratos e baratas saem de lá e vêm para as nossas casas contaminar as nossas famílias. Até parece que a prefeitura está usando suspiro pra consertar essa rede, pois os buracos aparecem sempre nos mesmos lugares”, reclamou a dona de casa Rita de Cássia. A nossa reportagem tentou contato com o setor de Infraestrutura para falar sobre o assunto, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos êxito.

Brumado: Abracadabra no Bairro Olhos D´água neste sábado O evento terá início a partir das 14h na Praça Donatila Meira Lobo.

Dando continuidade ao projeto “Abracadabra nos Bairros”, a partir das 14h do próximo sábado (25), na Praça Donatila Meira Lobo, o evento será iniciado no Bairro Olhos D’água, em Brumado. O dia cultural mobilizará mais de quarenta artistas da cidade e agitará os amantes da arte e da cultura com exposições de Artes Plásticas, Artesanatos, Literatura, shows musicais, apresentações de Dança, Capoeira, Teatro, poesia, entre outras atrações culturais. O Grupo Internacional de Capoeira Topázio, a Cia de Teatro Abracadabra, o Mercado de Artes, os artistas plásticos Robson Trindade e Enilson Meira, escritores, ambientalistas e Zara Risério também farão parte do evento. Além das exposições e apresentações, os artistas do bairro também atuarão no evento e os moradores poderão participar de oficinas gratuitas. O Movimento pela Despoluição e Conservação do Rio do Antônio (Modera) fará uma das oficinas que tem feito muito sucesso nos bairros por onde o projeto já passou. A entrada é franca e todo mundo está convidado a participar. O projeto conta com o apoio da Associação das Indústrias de Brumado (AIBRUM).

Malhada de Pedras: Aluno é finalista em Olimpíada do Ministério da Educação Samuel Brito Fernandes comemorou o resultado com a professora Célia Farias Aguiar Rocha. (Foto: Divulgação).

O Colégio Estadual de Malhada de Pedras (CEMP) recebeu do Ministério da Educação uma placa em homenagem ao aluno Samuel Brito Fernandes e a professora Célia Farias Aguiar Rocha. Ambos foram finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Samuel foi finalista na categoria “Artigo de Opinião” com o texto “Vida ou morte de um rio: o futuro em nossas mãos”, sob a orientação da professora Célia Farias. O texto foi publicado em uma coletânea do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Esta já é a segunda vez consecutiva que o Colégio Estadual de Malhada de Pedras destaca-se nacionalmente em uma Olimpíada. Em 2010, a professora Célia Farias teve uma estudante semifinalista e em 2012 um finalista. Para a educadora, “essa conquista é motivo para se orgulhar e continuar acreditando que é possível superar desafios e avançar sempre”.

Malhada de Pedras: Aluno é finalista em Olimpíada do Ministério da Educação Colégio Estadual de Malhada de Pedras também recebeu uma placa em homenagem ao aluno e a professora. (Foto: Divulgação).
Brumado: CDL e Prefeitura fecham parceria para a decoração junina da cidade O presidente da CDL Manoel Messias acertou os últimos detalhes com o secretário de administração Miguel Lima Dias. (Foto: Divulgação).

Em uma reunião ocorrida no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), foi firmada uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a prefeitura de Brumado para ornamentação junina do comércio da cidade. A parceria, que foi fechada logo no início do ano, visa contemplar os comerciantes e os consumidores. Na última semana, o presidente da entidade, Manoel Messias, esteve com o secretário municipal de Administração, Miguel Lima Dias, acertando os últimos detalhes da parceira. Serão ornamentadas por Kezinha Produções, as principais ruas, avenidas e praças do centro comercial de Brumado, cujo tema será os festejos juninos. A ornamentação já foi iniciada e em breve os brumadenses poderão apreciar a decoração junina totalmente finalizada.

Brumado: Presidente da Câmara cobra sinalização nas rótulas do anel viário da BR-030 Alessandro Lôbo (PSL) cobrou dos órgãos responsáveis que o trecho seja melhor iluminado e sinalizado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mencionando os constantes acidentes ocorridos nos últimos dias nos trevos do anel viário que interligam as rodovias BR-030 e BA-262 em Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), cobrou dos órgãos responsáveis que o trecho seja melhor iluminado e sinalizado. “O local precisar ser melhor sinalizado, pois durante a noite o condutor não percebe que há uma rótula próximo a Vila Catiboaba, pois não há placas indicativas e os acidentes no local são quase diários. Por isso, esperamos uma atitude urgente”, afirmou o parlamentar. Em sua fala, Lôbo elogiou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) por estar promovendo a retirada dos animais da rodovia, o que, segundo ele, diminuiu as ocorrências de acidentes nas entradas do município.

Brumado: Modera organiza o Dia Mundial do Meio Ambiente A mobilização acontecerá no próximo dia 05 de junho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com empresas privadas e órgãos públicos, a entidade ambientalista Modera está organizando a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontecerá em Brumado a partir do dia 05 de junho. Estão sendo preparadas oficinas, distribuição de mudas de plantas nativas e urbanas e arborização em alguns pontos estratégicos da cidade. “O meio ambiente está esquecido em nossa cidade e precisamos que a população esteja presente conosco nessa luta de conscientização e preservação do nosso lar natural”, destacou Aurino Ferreira, presidente do Modera.

Brumado: Reivindicações dos agentes de endemias causam divergências entre vereadores O fato é que os agentes continuam paralisados buscando melhores salários e condições de trabalho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os agentes de endemias de Brumado continuam paralisados, mas ainda não decretaram greve. Na manhã da última segunda-feira (20), os agentes voltaram a se reunir com o secretário de Saúde Cláudio Feres e com o vereador Agno Meira (PCdoB), que levou a discussão mais uma vez para sessão da Câmara. Durante sua fala, o parlamentou cobrou que Secretaria de Saúde e a Administração Municipal atendam as reivindicações da categoria. O vereador criticou os órgãos por não cumprirem os acordos firmados com os agentes. “Ficaram definidas algumas ações por parte da Secretaria, que até então não foram colocadas em prática. A situação no setor de endemias continua a mesma. O secretário continua pedindo tempo, mais trinta dias, que não acabam nunca”, disparou Agno. Meira disse ainda que o prefeito não está dando atenção ao caso e que tem se furtado de se reunir com os profissionais. “O que me causa estranheza é que já foram encaminhados ofícios para uma nova audiência com o prefeito, e o mesmo não está recebendo os agentes de endemias”, relatou o parlamentar, que em seguida foi rebatido pelo líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis (PDT). Este sugeriu que o colega se precipitou em participar da audiência desta segunda-feira, vez que a Câmara já havia designado alguns parlamentares para acompanhar o caso entre os agentes e a Sesau. “Tivemos uma reunião em nome da Câmara de Vereadores e a Comissão dos Agentes com o secretário, durante a qual foram estabelecidas datas com cronogramas para o atendimento, e as datas ainda não venceram. Não entendo a participação do nobre vereador na audiência de hoje como ação isolada, uma vez que a Câmara delegou vereadores para acompanhar o caso. Se vossa excelência tivesse nos procurado estaria sabendo que as questões jurídicas estão agendadas para serem tratadas nessa terça-feira (21)”, refutou Reis. O vereador concluiu sua fala alegando que a reivindicação salarial precisa de uma representação e que os agentes não podem ser tratados isoladamente, mas sim com a representação do sindicato.

Brumado: Moto Estrada lança promoção Zero Estoque Suzuki Gostou da promoção e quer saber mais detalhes? Ligue agora mesmo no número (77) 3441-3030. Suzuki: moto feita para durar!

Neste mês de maio, a Suzuki paga o emplacamento da sua moto para você. Isso mesmo. A promoção funciona assim: na compra de uma GSR 125 ou GSR 150i, modelo 2013, a moto já sai da loja emplacada. Você poderá comprar sua moto GSR Zero Km à vista ou financiada em até 60 meses. Além da excelente condição de pagamento, você ainda ganha de brinde o emplacamento da sua moto novinha. Corra, pois a promoção Zero Estoque Suzuki é válida somente para este mês. A Moto Estrada Suzuki fica localizada na Avenida Centenário, 270, em Brumado. Gostou da promoção e quer saber mais detalhes? Ligue agora mesmo no número (77) 3441-3030. Suzuki: moto feita para durar!

Brumado: Vereador acusa Defensoria Estadual de cometer violência com os menos favorecidos Segundo Weliton Lopes (PR) a DPE está construindo uma sociedade ainda mais injusta, frente aos direitos conquistados com tanta luta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há quatro meses, o município de Brumado não conta com os trabalhos da Defensoria Pública Estadual (DPE), vez que os defensores Angélica Coelho e Hamilton Gomes foram transferidos para a capital baiana. O vereador Weliton Lopes (PR) saiu em defesa da causa, pedindo o retorno da Defensoria Pública para a cidade. Na sessão legislativa da última segunda-feira (20), o parlamentar trouxe o tema à tona novamente, alegando que os brumadenses estão sendo destratados pela DPE. Na ocasião, Lopes levantou algumas questões sobre o tema, como por que o município, que tem uma Defensoria instalada há 20 anos, está aguardando no cadastro de solicitações; por que uma comarca da importância da cidade está sem defensor e por que a advogada Angélica saiu da Defensoria? O parlamentar exigiu o retorno da defensora e ainda cobrou a nomeação urgente de mais dois defensores para atender a demanda municipal. “A Defensoria Pública Estadual está prestando um desserviço a Brumado e cometendo mais uma forma de violência que tanto nos assola. Pior, violência com os menos favorecidos: os vulneráveis”, afirmou o vereador. Ao final de sua explanação, Lopes completou dizendo que a Defensoria Estadual está construindo uma sociedade ainda mais injusta, frente aos direitos conquistados com tanta luta. “Triste construção histórica para a jurisdição da Comarca de Brumado”, reforçou.

Rio do Pires: Vereador que agrediu policial continua foragido com pistola da PM O vereador Noga continua sendo procurado pela polícia de Rio do Pires. (Foto: Reprodução/TSE).

O vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), da cidade de Rio do Pires, continua foragido com uma pistola que o mesmo furtou de um policial militar no último sábado (18), após ter agredido o soldado durante uma ação da Polícia Militar. Por telefone, o delegado Márcio Andrei de Moreira esclareceu ao Brumado Notícias que o vereador continua foragido e que o mesmo responderá pelos crimes cometidos. “Estamos dano continuidade ao inquérito para encaminhar a justiça com outras provas que estamos colhendo. O vereador deverá responder pela conduta dele e pela subtração da arma, e agora pelo porte ilegal de arma de fogo”, disse o delegado. Moreira afirmou ainda que aguarda um pronunciamento da justiça quanto a prisão ou não do parlamentar, mais conhecido na cidade como Noga.  “Até o momento, não temos nenhuma decisão judicial no sentido de mandado de prisão do parlamentar. Aos outros dois agressores foi arbitrada a fiança pela delegada Maria Helena, que lavrou o flagrante, mas o vereador continua foragido e enquanto ele estiver em poder da pistola está em situação de flagrante. Ainda aguardamos um pronunciamento judicial quanto à conduta do vereador”, pontuou o delegado.

Prefeitura e comissão organizadora garantem a segurança da Vaquejada de Lagoa Real Toda a região está muito ansiosa aguardando o início dos festejos na cidade.

A Prefeitura Municipal e a Comissão Organizadora da 23ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real investiram na segurança do evento para que os visitantes possam prestigiar a Vaquejada com tranquilidade. O reforço da Polícia Militar com viaturas, motocicletas e trinta homens do Grupo Segurança da Paz, Guarda Municipal e Polícia Civil já foram confirmados. Para maior tranquilidade, a Prefeitura também instalou câmeras de segurança no local do evento, estacionamento e toda a cidade, as quais são monitoradas pelas policia.

Futebol Amador: São José lidera o campeonato do São Félix Equipe do Bairro Dr. Juracy se mantém na liderança com nove pontos e 100% de aproveitamento na competição. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Campeonato de Futebol de Várzea do Bairro São Félix continua empolgante e, após três rodadas, a equipe São José, do Bairro Dr. Juracy, se mantém na liderança com nove pontos e 100% de aproveitamento na competição. A rodada do último fim de semana começou com um empate no sábado (18) entre Umburanas e Independente, com dois gols para cada lado. A quarta rodada do campeonato será disputada no próximo fim de semana. No sábado (25), o Real São Félix, que amarga a lanterna da competição com apenas um ponto, enfrentará a equipe da Urbis II. Já no domingo (26), a partida será entre as equipes do Posto Meira e Independente.

Brumado: Vereadores recebem kit legislativo O kit é composto por uma carteira, um chaveiro, uma caneta e um broche, todos com brasão da legislatura, válida em todo o território nacional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após sessão da última segunda-feira (20), os vereadores de Brumado receberam das mãos do presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL), um kit de identificação do legislativo, que é composto por uma carteira, um chaveiro, uma caneta e um broche, todos com brasão da legislatura nacional. A carteira também é personalizada com o nome de cada parlamentar, que é uma ferramenta obrigatória de identificação da autoridade parlamentar, válida em todo o território nacional.

Brumado: Audiência pública debaterá segurança na sexta (24) Os deputados Capitão Tadeu (foto) e João Bonfim, já confirmaram presença para o autor da indicação, o vereador Castilho Viana (PSB). (Foto: Divulgação).

A Audiência Pública (AP) que debaterá a violência e a segurança em Brumado e região está agendada para a próxima sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores. Durante a sessão da última segunda-feira (20), o presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), reforçou o convite a toda a população, que terá espaço para indagações durante o evento. Autor da indicação da AP, o vereador Castilho Viana (PSB) lamentou que o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, não possa estar presente. “Não queremos crucificar o secretário, queremos apenas uma palavra de tentativa de solução, queremos enxergar a luz no fim do túnel”, disse Viana. Além das autoridades locais, já confirmaram presença na audiência os deputados estaduais Capitão Tadeu (PSB) e João Bonfim (PDT), que fazem parte da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Esperamos que a população se faça presente, pois todos nós somos reféns dessa onda de violência em nossa cidade”, completou Castilho.

Rio de Contas: Caminhão de Brumado capota no distrito de Marcolino Moura O local que é de difícil acesso, não há sinal de telefonia, o que dificulta ainda a comunicação para obter maiores detalhes do ocorrido. (Foto: Sandy Correia/Facebook).

Um caminhão de Brumado capotou na BA-148 após o motorista perder o controle da direção em uma estrada no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, no final da tarde desta segunda-feira (20). Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o motorista teve um dos dedos da mão decepado e o auxiliar ficou preso nas ferragens. Como o acidente ocorreu em um local de difícil acesso, uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foi solicitada. No trecho não há sinal de telefonia, o que dificultou a comunicação.

Brumado: Moradores da Virgílio Ataíde estão satisfeitos com limpeza da via Após diversas reivindicações, a rua foi limpa, o que transmitiu um ar bastante agradável aos moradores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há tempos que os moradores da Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado, em Brumado, cobravam a limpeza e roçagem nas proximidades da linha férrea. Após esse período de reivindicações, a rua foi limpa, o que transmitiu um ar bastante agradável aos moradores, que ficaram satisfeitos com a mudança. Todo o percurso por onde passa a linha férrea recebeu a equipe de limpeza da prefeitura, que tirou o mato e lixo que encontraram no local.

Édio Pereira esteve em Salvador solicitando melhorias para Brumado Vereador fez reivindicações para acelerar obras do governo estadual na cidade. (Foto: Divulgação).

Nos dias 06 e 07 de maio, o vereador Édio Pereira (PCdoB) esteve em Salvador participando de audiências na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Nos encontros, o parlamentar cobrou a liberação dos tubos que serão utilizados no sistema de abastecimento de água de Pedra Preta e na complementação do sistema do Jacaré. Pereira também esteve na Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), onde solicitou agilidade na instalação dos poços tubulares das comunidades do Macaco e da Formosa, na região do Aeroporto, bem como a locação do poço tubular na comunidade da Cabaceira, região de Arrecife. Por último, o vereador foi recepcionado pelo diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça Filho, ocasião em que solicitou a construção da ponte sobre o Riacho do Gustavo, região do Jacaré. O diretor assumiu o compromisso de liberar os recursos tão logo seja apresentado o projeto que está sendo elaborado pela prefeitura municipal.

Futsal Feminino: Brumado vence Caetité na final do Zonal Regional A seleção local venceu a competição após derrotar a equipe de Caetité na final. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante o último fim de semana, o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, foi palco do V Zonal Regional de Futsal Feminino. Vários municípios da microrregião participaram da disputa, mas a seleção de Brumado levantou a taça mais uma vez após vencer a seleção de Caetité por 5 X 1.

Brumado: Católicos celebraram a Festa do Pentecostes com missa campal O evento foi realizado na Praça da Igreja São Cristóvão, onde centenas de fieis compareceram para a celebração de uma missa campal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os católicos de todo o Brasil celebraram a Festa do Pentecostes no último domingo (19). Em Brumado, o evento foi realizado na Praça da Igreja São Cristóvão, onde centenas de fieis compareceram para a celebração de uma missa campal. Em entrevista ao Brumado Notícias, o Padre Eutrópio explicou que a Festa de Pentecostes é uma celebração milenar nascida do Judaísmo para lembrar a libertação dos israelitas do cativeiro no Egito. A data passou a ser lembrada nos cinquenta dias após a morte de Cristo, quando já ressuscitado aparece aos discípulos e envia os mesmos para darem continuidade ao seu ministério. O Padre ressaltou que este ano o evento tornou-se ainda mais marcante, pois faz parte da programação dos preparativos da celebração do Centenário da Diocese de Caetité e do Dia Mundial da Jornada da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 26 de julho. Na ocasião, uma pequena caravana partirá da cidade de Brumado para o Rio de Janeiro. No entanto, a maioria dos católicos da cidade irá participar da celebração da Diocese de Caetité, que contará com show do Padre Zezinho.

Humorista Renato Piaba faz show em Brumado no dia 26 de maio O espetáculo será realizado no dia 26 de maio, às 20h, na AABB.

Com 18 anos de carreira e 17 espetáculos consagrados pelo público, o humorista Renato Piaba traz pela primeira vez o seu espetáculo “Renato Piaba é Show” para as cidades de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Na peça, Piaba conta causos e estórias com muita irreverência e descontração, revivendo trechos dos consagrados shows “Dr. Piaba”, “Na Cama com Piaba”, “Intimidades.Com”, “O Contador de Histórias ” e alguns  textos inéditos. Em Brumado, o espetáculo será realizado no dia 26 de maio, às 20h, na AABB. Os ingressos podem ser adquiridos na AABB e no Bruhmet. Já em Livramento, a peça será no dia 25 de maio, às 21h, no Clube de Campo Caiçara. Os ingressos podem ser adquiridos com Cicí Meira. A classificação indicativa da peça é de 16 anos.

Brumado: Carro sobe em calçada e derruba placas na Praça Senhor do Bonfim O Departamento de Trânsito da cidade esteve consertando duas placas que foram atingidas por um veículo no último sábado (18). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma equipe do Departamento de Trânsito de Brumado (DTTU) esteve na manhã desta segunda-feira (20) na Praça Senhor do Bonfim consertando duas placas de sinalização que foram atingidas por um veículo no inicio da noite do último sábado (18). Segundo disseram testemunhas ao Brumado Notícias, o motorista realizou uma manobra perigosa e acabou subindo a calçada e atingido as placas. “Menos mal que foram as placas, porque é nesse horário que as pessoas começam a chegar para passear e tinha alguns jovens reunidos nos quiosques. Ainda bem que não atingiu ninguém”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar. A mulher ainda contou que parecia que havia um menor na direção, o que está sendo apurado pelo Departamento. 

Brumado: PM e DTTU realizam blitz na Praça Coronel Zeca Leite Carros e motos eram parados pelas guarnições, que averiguavam os documentos dos veículos e dos condutores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) trabalharam juntos na manhã desta segunda-feira (20) ao realizaram uma blitz preventiva na Praça Coronel Zeca Leite, ao lado do cemitério Senhor do Bonfim. Carros e motos eram parados pelas guarnições, que averiguavam os documentos dos veículos e dos condutores. Ao final, quatro motocicletas foram recolhidas por não estarem com a documentação em dia. A parceria entre o Departamento e a Polícia Militar foi considerada positiva pelos órgãos, que adiantaram que outras blitz serão realizadas no município. “Para a Polícia Militar, além da parte preventiva de condução e educação para o trânsito, há também a prevenção no combate à violência, uma vez que os infratores da lei se inibem com as blitz realizadas na cidade”, destacou o Major Berlink.

Brumado: Queda de energia causa prejuízo na delegacia Outros órgãos públicos da cidade não tiveram equipamentos danificados com o apagão desta madrugada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Coelba ainda tenta identificar as causas do apagão ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em Brumado. O setor de iluminação do município informou ao Brumado Notícias que não foram identificadas avarias em órgãos públicos, como ocorreu no último apagão registrado na cidade, depois do qual equipamentos do Hospital Professor Magalhães Neto e de algumas escolas ficaram danificados. Apenas um computador na recepção da delegacia teve seu estabilizador danificado, restando um aparelho disponível para registro de ocorrências. A queda de energia foi geral.

Guanambi: Presos se rebelam; um detento fica ferido e um fugiu Os presos reivindicavam agilidade nos processos, concessão de progressão de regime, melhores condições de alimentação e higiene e menos detentos por cela. (Foto: Bonny Silva).

Uma rebelião de presos na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, teve início por volta das 14h30 do último domingo (19). O motim aconteceu na delegacia da cidade que abriga mais de 150 detentos. Um dos custodiados, Paulo César Santana, 23 anos, considerado como desafeto dos demais, foi feito refém e os presos exigiram a presença do Juiz da Vara Crime e da imprensa. As negociações para o fim da rebelião começaram com o delegado Rudson Barcelos em conjunto com a Polícia Militar. De acordo com o Farol da Cidade, os presos fizeram uma série de reivindicações, que foram repassadas ao Promotor Áureo Teixeira de Castro, que assumiu o comando das negociações e se comprometeu a analisar a situação. Entre as reivindicações, os detentos pediam agilidade nos processos, concessão de progressão de regime para alguns presos, melhores condições de alimentação e higiene e menos presos por cela. Depois de mais de uma hora de negociação, o refém foi liberado e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi. Durante a rebelião, Wellington Harles dos Santos Minô, vulgo "Coió", e Noelton Barreto, conseguiram fugir. O primeiro foi recapturado no início da noite na cidade de Malhada e o outro continua foragido.

Brumado: Morador denuncia bueiro aberto na Rua Antônio Dantas Segundo o morador, a prefeitura já arrumou o bueiro algumas vezes, mas ele sempre quebra (Foto: Leitor/Brumado Notícias).

Um morador que não quis se identificar denunciou que um bueiro localizado na Rua Antônio A. Dantas, em Brumado, tem trazido problemas para os moradores da rua. Isso porque o bueiro está aberto e impedindo que alguns moradores tenham acesso as suas garagens. Segundo o morador, a prefeitura já arrumou o bueiro algumas vezes, mas ele sempre quebra novamente. “Eles tinham que ver uma maneira de resolver isso; colocar um material mais reforçado ou alguma outra solução para não estar sempre trocando. Toda vez que estraga sempre demoram para arrumar; já tem mais de um mês que está assim”, disse. O morador também chamou atenção para o fato de que o buraco aberto no meio da rua oferece risco à população, que reclama e pede providências do poder público.

Brumado: Vereadores elaboram projeto de lei que determina tempo de atendimento nos bancos O projeto prevê advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco em casa de descumprimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB) elaboraram um projeto de lei que determina aos estabelecimentos bancários obrigações relativas ao atendimento dos usuários em suas agências, situadas no município de Brumado, entre as quais a obrigação de efetuar o atendimento em tempo razoável, ou seja, até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado. Além disso, o projeto obriga os bancos a manter número mínimo de caixas e atendentes para atendimento aos clientes; a dispor de acomodações que permitam que os clientes permaneçam sentados, enquanto aguardem atendimento; e a disponibilizar, gratuitamente, em todas as agências ao menos um bebedouro e um sanitário, dentro das normas sanitárias e de acessibilidade. O descumprimento dessas exigências pode resultar em advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco. Os próprios usuários dos serviços bancários poderão encaminhar denúncia, legalmente constituída e devidamente acompanhada dos meios de prova legalmente admitidos, preferencialmente, ao Procon, ou na falta deste, a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Assistência Judiciária Municipal. Posteriormente, os fatos serão apurados e, caso comprovados, serão aplicadas as penalidades previstas. Para Lopes e Pereira, o projeto se justifica pelo grande número de reclamações dos usuários dos serviços bancários em relação ao atendimento nas agências, especialmente em relação ao tempo de espera nas filas dos caixas e no atendimento personalizado, no interior dos bancos, em Brumado. 

Rio do Pires: Vereador petista agride policial e foge com arma da PM Osvaldo Borges do Nascimento, o Noga, está sendo procurado pela polícia. (Foto: Reprodução/TSE).

O vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), mas conhecido como Noga, da cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano, está sendo procurado pela polícia sob a acusação de agredir o policial militar Ricardo da Silva Rios e depois fugir com a arma da PM. De acordo com a ocorrência registrada na delegacia de Paramirim, o fato teria ocorrido por volta das 23h do último sábado (18), quando dois policiais, entre os quais o policial Ricardo, foram atender a uma solicitação na Praça da Igreja Matriz de Rio do Pires. Ao tentar imobilizar um dos homens envolvidos na confusão, o policial foi agredido pelo vereador com socos e chutes. Na briga, o PM atirou na perna de Maxwell de Azevedo Marques e Arnaldo Borges do Nascimento, também envolvidos na confusão. Segundo depoimento de Ricardo, o vereador tomou a sua arma e tentou atirar, mas não conseguiu, visto que o revólver estava travado. O soldado Dielton, que também estava na diligência, conseguiu reverter a situação e recuperou a arma do colega, escondendo-a na viatura. Mesmo assim, o vereador conseguiu reaver a arma e fez ameaças à polícia. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, os envolvidos tentaram atear fogo na viatura, mas a própria população local teria impedido. O policial Ricardo, além dos acusados Max Well e Arnaldo, foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Paramirim. O vereador fugiu do local carregando a arma da PM. A polícia está realizando diversas diligências na cidade e região na tentativa de prender o vereador e recuperar a arma.

Arquivo