Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2014"

01 Jul 2014 - 13:30h

Na manhã desta terça-feira (01), a guarita onde por décadas funcionou a central de rádio patrulha (RP) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, foi derrubada. O local está passando por várias obras estruturais e já recebeu uma nova e mais ampla central de RP, um grande muro na frente da unidade e uma rampa de acesso ao setor administrativo. Com a derrubada da antiga guarita, a Companhia regulariza sua base devolvendo a calçada ao município.  

01 Jul 2014 - 13:00h

A sessão na Câmara de Vereadores de Brumado realizada na noite da última segunda-feira (30) transcorreu tranquilamente. Os parlamentares apenas comentaram e votaram o material do grande expediente. Na ausência do presidente Alessandro Lôbo (PSL), a sessão foi presidida pelo vice-presidente, Édio Pereira (PCdoB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador fez um resumo das atividades da noite. “Tivemos dez indicações referentes ao esgotamento sanitário, abastecimento de água, melhorias em estradas vicinais e reformas nos cemitérios do município. Todas foram debatidas e aprovadas pelo parlamento. A Câmara tem cumprido com sua obrigações e atribuições constitucionais fazendo com que os interesses dos munícipes sejam realmente atendidos. O objetivo é a melhoria contínua da qualidade de vida do nosso povo”. 

O maior destaque da sessão foi o kit entregue pela mesa diretora a cada parlamentar. O mesmo contém porta cartão e uma placa de identificação dos edis com nome e foto do vereador e o brasão legislativo. Édio disse que se trata de uma “ação de uma gestão democrática, transparente e dinâmica do presidente Alessandro Lôbo, que vem propiciando aos vereadores condições para o exercício do mandato”.

01 Jul 2014 - 12:30h

No início da noite da última segunda-feira (30), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado (CDL) realizou o último sorteio da campanha Comércio Campeão, que agregou o dia das mães, dia dos namorados e São João. Durante o período, consumidores de toda a região depositaram milhares de cupons nas urnas espalhadas pelas lojas credenciadas à instituição. Os mesmos concorreram a 10 TVs de LED e três motocicletas. Sérgio Arthur Santos Oliveira, Agnaldo S. Aguiar, Edilene Gomes A. Chaves, e Uimai Lins Coelho ganharam uma TV de LED cada no último sorteio de segunda-feira. Porém, a sorte grande foi para a brumadense Valdineide de Lima Leite, que há 17 anos mora no estado do Pará e está de férias no município. Ela aproveitou para comprar dois cintos na Minas Calçados e Confecções, quando preencheu o cupom que garantiu a motocicleta 0 km. 

Na manhã desta terça-feira (01), a ganhadora recebeu a chave da moto. Valdineide disse ao site Brumado Notícias que como mora fora da cidade vai vender o veículo. “Estou muito feliz, já pensava em voltar para Brumado, depois dessa então fiquei ainda mais animada”, comentou. Para o presidente da CDL, Manoel Messias, a campanha, que foi impulsionada pela copa e pelos festejos juninos, aqueceu a economia local. “Estamos finalizando essa campanha positiva com satisfação. Conseguimos levar uma alegria a mais aos comerciantes e consumidores em nosso comércio, pois tivemos um fortalecimento e aquecimento nas vendas nesse período que agregou os festejos juninos no embalo da copa do mundo de futebol. Está de parabéns o comércio campeão de Brumado, assim como todos os nossos clientes e colaboradores”, destacou Messias.

01 Jul 2014 - 10:30h

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) assinou nesta segunda-feira (30) uma ordem de serviço que prevê a recuperação da pavimentação asfáltica de diversos logradouros públicos do perímetro urbano da cidade de Brumado. Segundo o documento, onze logradouros públicos terão a sua pavimentação recuperada. São eles: Rua Albino Viana, Praça Donatila Meira, Av. Horácio José dos Santos, Rua João de Souza, Rua Marinha Lobo, Rua Afonso Pires de Souza, Rua Urbano Rizério Amorim, Rua Joaquim Caetano da silva, Rua Fidelcino Abrantes de oliveira e Rua Mangiere. A obra, que está orçada em R$ 750.478, 80, deve ser concluída em sessenta dias. A prefeitura ainda contribuirá com uma contrapartida no valor de R$ 250 mil. A obra será executada pela Metro Engenharia e Consultoria.

01 Jul 2014 - 10:00h

O site Brumado Notícias esteve nesta segunda-feira (30) na Vila Presidente Vargas, na casa do brumadense Marivaldo Gomes, o popular Cachimbo, que se recusa a torcer pelo Brasil e é fã de carteirinha da seleção argentina. Para comprovar a sua paixão pelos hermanos, Cachimbo personalizou a sua casa com as cores do maior adversário da seleção brasileira. Ele desenhou a bandeira do país vizinho no muro da frente da residência, pintando até mesmo a antena parabólica de azul e branco. Cachimbo também coleciona várias camisas da Argentina e do Boca Juniors, clube de futebol do país, e possui vários objetos personalizados da seleção rival. 

O brumadense faz questão de passar suas férias no país vizinho, onde já visitou vários pontos turísticos, entre os quais o La Bombonera e a casa de Maradona e Lionel Messi. Cachimbo disse à nossa reportagem que no último sábado, enquanto a maioria dos brasileiros torcia pelo Brasil no jogo contra o Chile, ele estava tranquilo. Apesar disso, ele disse que não quer o Brasil fora da final do mundial. “Eu não aceito o Brasil perder para ninguém agora. O Brasil só vai poder perder no dia 13 de julho, na final, quando a Argentina vai vencer por 2x1, com gols de Messi. Essa é minha única torcida”, afirmou o fanático torcedor.

01 Jul 2014 - 09:30h

Durante sessão legislativa, a deputada Ivana Bastos (PSD) manifestou a sua indignação com a postura do deputado João Bonfim (PDT). O parlamentar disse, em discurso pronunciado um dia antes da eleição dos conselheiros dos tribunais de contas, que nenhum dos seus três filhos seria candidato a deputado estadual. Apesar disso, o vereador Vítor Bonfim (PDT) anunciou que concorrerá à Assembleia. Ao que tudo indica, a não candidatura de um de seus filhos seria uma condição para que Bonfim tivesse o amplo apoio dos colegas à indicação ao TCE. Isso porque, ao deixar a vida política, seus votos seriam destinados a outro candidato. “Parece que aqui não tem homem para manter a palavra”, disse Ivana. Em seguida, ela referiu-se diretamente ao deputado. “Ele disse que nenhum filho se candidataria, citou os dois que são advogado e vereador e ainda falou do terceiro, que poucos aqui conhecem por não transitar no ambiente político”, afirmou a deputada. Bastos concluiu mandando um recado aos baianos. “É preciso que a Bahia saiba que vai para o TCE um homem sem palavra, que vai sujar o tribunal”. As informações são do Por Escrito.

01 Jul 2014 - 09:00h

De acordo com um cruzamento de informações entre o Censo de 2010 do IBGE e as estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 71% dos adolescentes baianos com 16 e 17 anos não irão às urnas nas eleições de outubro. Segundo a estimativa, 540 mil jovens do estado teriam idade para optar se votariam ou não, mas apenas 162 mil títulos para a faixa etária foram emitidos. Os números contradizem as mobilizações de junho de 2013, que atraíram milhares de adolescentes. Mesmo com o baixo número, a adesão de jovens que não são obrigados a votar na Bahia foi maior do que a média nacional, em que apenas 20% fizeram o registro para as votações de 2014.

01 Jul 2014 - 08:30h

Em protesto contra o processo administrativo que prevê a desativação de diversas comarcas no interior do estado, a população da cidade de Boquira, no sudoeste baiano, bloqueou a BA-156. De acordo com o Boquira Notícias, a manifestação teve início em frente à Câmara de Vereadores na manhã de ontem (30) e, em seguida, percorreu as principais ruas do município. Após o manifesto, os populares seguiram até a BA-156, onde fizeram um bloqueio a fim de chamar a atenção das autoridades. Apesar de pacífico, a polícia esteve no local acompanhando o ato. A vereadora Jucinalva Ramos (PMDB) encaminhou ofício ao Legislativo solicitando apoio dos parlamentares e da sociedade para a causa. No documento, ela ressaltou que a cidade de Boquira encontra-se na lista de comarcas que correm o risco de desativação.

01 Jul 2014 - 08:00h

 A posse do advogado Mauricio Kertzman e da procuradora de Justiça Regina Helena Ramos Reis completou hoje (30) o quadro de 49 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, em solenidade realizada na sala da Presidência. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, destacou a importância de ampliar a “força de trabalho, com todas as vagas instaladas”. Para o presidente, “o desafio é melhorar cada vez mais o serviço ao cidadão”. Os dois novos desembargadores confirmaram o compromisso com a sociedade baiana. Kertzman conquistou a maior votação entre seus colegas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia. Ele disputou com outros 19 candidatos e contou mais de 2 mil votos entre 3,5 mil eleitores. O desembargador renunciará ao cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Já a desembargadora Regina Helena Ramos Reis é indicada pelo Ministério Público. A nova desembargadora já atuou em Mundo Novo, na Chapada Diamantina, Ipiaú, no Sudoeste e Ilhéus e Coaraci, no Sul do Estado. Exercia o cargo de procuradora de Justiça desde 1995. Os novos desembargadores foram nomeados pelo governador Jaques Wagner em 4 de junho.

01 Jul 2014 - 07:00h

Candidato a deputado estadual pelo PCdoB, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, defende o fortalecimento da representação regional. “Tanto para a Assembleia Legislativa como para a Câmara dos Deputados, é importante que o sul da Bahia forme bancadas envolvidas com os interesses da região”, declarou o candidato. O envolvimento com as mobilizações pela ampliação e consolidação das políticas públicas no campo e nas cidades é o foco de sua atuação. Aldenes é conhecido pela luta em defesa da reforma agrária e integração do Movimento de Luta pela Terra (MLT). Além disso, ele presidiu a Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (Fetag-BA). Quanto ao sul do estado, Aldenes acredita nas novas possibilidades que surgem a partir dos investimentos em infraestrutura, como o Porto Sul e a Fiol, e em educação, como é exemplo a recente implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Nossa luta é para que esses equipamentos se implantem associados à melhoria da qualidade de vida da população sul baiana e ao surgimento de novas oportunidades para todos”, concluiu o candidato.