Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2017
fechar

'13º e férias: se a lei preconiza não há nada de errado', diz prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou ao site Achei Sudoeste sobre o projeto de lei nº 047/2017, de autoria do Executivo, que normatiza o pagamento de férias e 13º salário para prefeito, vice, vereadores e secretários municipais. “Cumpri oito anos de mandato e agora mais sem gozar desses benefícios, porém, como o TCM julgou favorável, então não vejo nada de errado, já que o projeto está preconizado em lei, além de ser um antigo anseio das classes envolvidas”, argumentou o prefeito brumadense. Por 10 votos favoráveis e 02 contrários, o projeto passou pela primeira votação na sessão legislativa. O filho do prefeito, vice-presidente da mesa legislativa, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), que regressou ao parlamento após 120 dias de afastamento para tratamento de saúde, se ausentou da sessão e teve a ausência justificada. Ainda em tramitação, o projeto retornará para segunda votação na próxima sessão. 

Golf Highline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Golf Highline, 2015/2015 completo. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. 

Brumado: Iniciadas as obras do Núcleo Regional de Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado deu início as obras de construção do prédio que abrigará o Núcleo Regional de Saúde. O imóvel está sendo construído na mesma quadra onde já se encontram os prédios da 18ª Ciretran e do Fórum da Justiça do Trabalho, em um terreno cedido pelo Estado ao Município após uma barganha com a área do extinto Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba), na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, ao lado do Mercado Municipal. Neste último, a Administração construirá um terminal de transbordo e uma central de abastecimento (Ceasa). Na permuta, além de conceder o terreno, o Município também se comprometeu a executar a obra de alvenaria que envolve erguer o espaço físico do Núcleo de Saúde do Estado. A prefeitura estabeleceu uma meta de 90 dias para conclusão da obra. Ao término da mesma, serão iniciadas as obras da Ceasa.  

Jovem de 22 anos morre após colidir motocicleta com carro na BA-026 em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Adriano Farias de Oliveira, 22 anos, morreu no último sábado (09) após colidir a motocicleta que pilotava em um veículo de passeio, na BA-026, em Caculé, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o condutor do veículo, ao tentar cruzar a rodovia para ter acesso a uma estrada vicinal, acabou sendo colidido com a motocicleta que trafegava n sentido contrário. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a vitima, que foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, mas devido a gravidade do acidente, acabou vindo a óbito em seguida. O motorista do veículo e os ocupantes não sofreram lesões.

Brumado: Projeto do Parque da Cidade é transferido para o Bairro Alto Escalavrado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, uma área de 51.000 m², localizada entre os Bairros Alto Escalavrado e Maria José Viana, está sendo projetada como novo local para construção do Parque da Cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que a iniciativa para mudança partiu do próprio prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que intenciona transformar a antiga área em um polo da educação. Conforme explicado pelo secretário, geograficamente falando, a nova área agrega condições mais favoráveis para a instalação do Parque da Cidade, pois está em um lugar elevado e com vista geral da cidade. O local ainda possibilitará a valorização e urbanização do terreno. De acordo com o projeto relatado pelo secretário, o Parque da Cidade de Brumado contará com academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovias e área infantil com brinquedos. Já em uma segunda etapa, o empreendimento deve receber um mirante e uma área livre elevada para entretenimento e observação. Orçado em R$ 2 milhões, projeto aguarda o aval da Caixa Econômica Federal para realização da licitação e contratação da empresa que executará as obras.

Geraldo Alckmin é eleito presidente nacional do PSDB Foto: Divulgação/PSDB

Com 470 votos a favor, três contra e uma abstenção, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agora é também o presidente nacional do PSDB. O primeiro vice-presidente será o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o segundo, o deputado Ricardo Tripoli (SP), que é líder da bancada do partido na Câmara. A chapa vai comandar a sigla pelos próximos dois anos. Além disso, Alckmin é alçado é cotado como um dos pré-candidatos à Presidência da República em 2018. Segundo informações do G1, o governador conquistou o posto com a missão de unificar a sigla, dividida entre manter ou não manter o apoio ao governo do PMDB. Ao longo desse ano, quatro tucanos passaram pelo comando da legenda, antes presidida pelo senador Aécio Neves, que foi licenciado do cargo após a divulgação dos áudios da JBS. O diálogo em que ele pede R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a afastar o parlamentar do Senado, mas a medida foi revogada pelo Legislativo. Por conta disso, Jereissati assumiu a presidência interina até o início de novembro, quando foi destituído por Aécio, que perdeu o posto uma segunda vez. Assim, Alberto Goldman ocupava a posição.

Brumado: Área onde prefeitura impediu invasão poderá receber escola de medicina e policlínica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A área da União onde a prefeitura de Brumado impediu uma invasão de ruralistas sem terra e que, a princípio, receberia o Parque da Cidade, está sendo projetada para receber as instalações da Escola de Medicina, da Policlínica Regional e da Escola do Futuro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que a área, onde já se encontra o Ifba, é promissora para receber os empreendimentos e se tornará um polo da educação. Como se trata de uma região descentralizada, o local também foi indicado para agregar a Policlínica Regional de Saúde, atendendo uma exigência de acesso e deslocamento para o fluxo de ambulâncias e viaturas. Otimista, o prefeito vislumbra o município em um patamar elevado nos próximos cinco anos, com os investimentos na saúde e educação, os quais também movimentarão o comércio local e irão gerar emprego e renda, principalmente diante da contratação de mão de obra na área da construção civil.

Brumado Sunset: Virada de preço acontecerá nesta segunda-feira (11) à meia-noite

A cidade de Brumado já está movimentada devido às festas de final de ano. É grande o número de pessoas que estão no município para as comemorações de Natal e Ano Novo. Neste ano, as festas ganham uma projeção especial porque o Brumado Sunset promete um final de ano em grande estilo. A festa acontece no dia 23 de dezembro, no Parque de Exposições Gilson Brito. Nesta segunda-feira (11), foi anunciada a virada de preço, que acontecerá à meia-noite. Não deixe para a última hora e já garanta o seu ingresso em um dos pontos de venda credenciados. Brumado Sunset, aqui o seu Natal será diferente!

Jovem é preso suspeito de matar o pai por causa de discussão por paternidade em Itapetinga Foto: Reprodução/Instagram

Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de matar o pai por causa de uma briga para que a vítima assumisse a paternidade dele. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o caso aconteceu no dia 2 de dezembro, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Ainda conforme a SSP, Gabriel de Souza Lima tinha mandado de prisão expedido e foi capturado na rodoviária da cidade, no domingo (10), após ter sido monitorado pela polícia por meio das redes sociais. De acordo com a Secretaria de segurança, Gabriel confessou ter matado Edetor Pires Vieira, 74 anos, por conta da briga para que ele assumisse a paternidade, durante depoimento na 21ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Segundo informou a SSP, Gabriel disse, ainda, que há três anos descobriu ser filho de Edetor, que era conhecido como 'Índio' na região. No dia do crime, informou o suspeito à polícia, ele foi até a residência do pai para pedir que fosse reconhecido. Um discussão foi iniciada e Gabriel acabou empurrando o pai, que caiu no chão. De acordo com o G1, em seguida, Edetor teria ameaçado ele de morte. Foi, então, que o suspeito, conforme informou a polícia, pegou uma faca na cozinha e acertou a vítima por várias vezes. Gabriel será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Michel Temer e Ministro da Educação podem visitar Brumado para lançamento da Escola de Medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O anúncio da inclusão de Brumado para implantação do curso de Medicina já projetou o município na esfera do Governo Federal, pois, tão logo o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) fez o anúncio da novidade à imprensa local, o site Achei Sudoeste foi informado da possibilidade de o presidente Michel Temer (PMDB) e o Ministro da Educação Mendonça Filho visitarem o município no dia 1º de fevereiro de 2018. A visita se daria em função do lançamento do edital para construção da Faculdade de Medicina. A informação só deve ser confirmada nas próximas semanas pela assessoria de comunicação da presidência.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Sem estrutura, central de marcação é invadida por chuva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A forte chuva que caiu no município de Brumado, na sexta-feira (8), acabou expondo uma falha na estrutura do teto da Central de Marcação de Exames. A água invadiu o recinto, danificou o forro de pvc e causou um alagamento na recepção. O expediente teve de ser suspenso, obrigando os usuários a retornarem para casa sem conseguirem agendar seus exames. Recentemente, o prédio passou por uma ampla reforma e o ocorrido será apurado por uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Além da Central de Marcação, a chuva também invadiu o plenário da Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária. O local deve ser reformado a partir do mês de janeiro, quando a casa legislativa estará de recesso parlamentar.

Prefeito faz pronunciamento oficial para anunciar a implantação do curso de Medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acompanhado de parte de sua equipe de governo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) convocou uma coletiva de imprensa e anunciou oficialmente a inclusão de Brumado na lista do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para receber o curso de Medicina. A imprensa foi recepcionada no gabinete do prefeito, onde o gestor expôs que o dia 08 de dezembro de 2017 é uma data história para o povo de Brumado. Emocionado com o edital da publicação em mãos, o prefeito exaltou a conquista para sua terra natal. Representando o município de Brumado nas esferas federais, o deputado Artur Maia (PPS) também participou da coletiva através de uma conferência via telefone. Ele falou da importância da conquista para o município, endossando as palavras do prefeito. Mesmo sendo de porte menor se comparado aos demais municípios da Bahia com os quais concorreu, Brumado apresentou uma logística mais favorável diante de cidades como Irecê, Porto Seguro e Valença, para ser incluso na seleção para implantação do curso que será gerido por uma faculdade particular. A instituição só será conhecida após a licitação promovida pelo MEC. “É um presente de Natal antecipado que deve ser muito comemorado por nossa comunidade. Agora, vamos trabalhar para melhorar nosso padrão e, dessa forma, inserir Brumado entre os polos da educação e saúde do nosso Estado, até mesmo galgando referências a nível nacional”, pontuou o prefeito.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Governador entrega obras, equipamentos e autoriza convênios para agricultura familiar em Macaúbas Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) entregou em Macaúbas no sábado (9) duas unidades de saúde: uma Unidade Pública de Atendimento (UPA) tipo II e a reforma do Hospital Antenor Alves da Silva. A primeira terá contratação de 18 mil procedimentos mensais, com atendimento 24h em serviços como consulta de urgência e emergência, exames laboratoriais e pequenas cirurgias. Já no hospital foram investidos mais de R$ 1,6 milhão em obras e equipamentos. A reforma deixou o hospital com oito pavimentos, 50 leitos, almoxarifado, administração, salas de radiologia, ultrassonografia, gesso e eletrocardiograma; e funciona como pronto-socorro, centro cirúrgico e laboratório. O investimento anual é de mais de R$ 1,5 milhão. Rui aproveitou sua passagem por Macaúbas para autorizar mais de R$ 270 mil em convênios do programa Bahia Produtiva no edital socioambiental e um convênio para bovinocultura, que conta com investimento de mais de R$ 1,5 milhão para produção de duas unidades industriais de leite, assistência técnica e planod e negócios. Rui também autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênio para construção de uma unidade de beneficiamento de cana de açúcar na comunidade de Canatiba, no valor de R$ 580 mil, bem como autorizou convênio de limpeza e requalificação de 80 unidades de aguadas em comunidades rurais no município, no qual são investidos R$ 50 mil. A ação integra o Programa de Mecanização Rural (Promer), que quer aumentar a capacidade de acumulação de água dia de um regime de precipitações, com chuvas em geral de curta duração e elevada intensidade. Na visita foram entregues ainda quatro tratores, um investimento de R$ 375 mil, segundo o governo.

Jatinho de Leonardo atola na pista do Aeroporto de Barreiras Foto: Reprodução/Instagram

O jatinho do cantor Leonardo atolou na pista do aeroporto de Barreiras, no oeste da Bahia, no sábado (9), por causa das chuvas na região. Em dois vídeos postados nas redes sociais, o artista brincou. “Choveu até atolar o avião. Ali, mostra lá! Nós vamos furar o pneu do avião com essa pá”, disse em vídeo publicado. “É a primeira vez que vejo avião atolado no asfalto . Acontece de tudo, né?”, falou em outro vídeo. O cantor fez show na cidade de Barreiras na noite de sexta-feira (8), ao lado de Eduardo Costa. A apresentação, que faz parte da turnê Cabaré, aconteceu no Parque de Exposições da cidade.

Estação Noel abre suas portas no Arquivo Histórico de Brumado Foto: Divulgação

A Estação do Noel abriu as suas portas para receber crianças de todas as idades. O bom velhinho se encontra no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado, localizado na Rua Dr. Mário Leite, 51, Centro. O Papai Noel está presente na vida das crianças de todo o mundo e espera a sua visita no período de 11 a 14 de dezembro, no turno matutino, de 8h às 10h30, e nos dias 18 a 21 de dezembro, no turno vespertino, de 14h às 17h. A abertura foi abrilhantada pela presença dos alunos e professores da Escola Municipal Élcio José Trigueiro, dando vida à Estação Noel e alegrando o bom velhinho barrigudo, pele rosada, barba branca e vestido com roupas vermelhas. Papai Noel como sempre com toda a sua magia encantou a criançada contando estórias de amor e paz, de grande importância, em especial nas festas natalinas.  As Professoras Marinês Almeida e Maria de Lourdes Oliveira, responsáveis pelo sorriso e alegria de cada criança que visitam a Estação Noel, interagem com a fantasia de todos, misturando lendas e tradições populares ao longo da história. 

Guanambi: Prefeitura vai abrir processo seletivo para contratação temporária

A prefeitura de Guanambi vai lançar processo seletivo simplificado. Na última sexta-feira (1), foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto 260/2017, que institui comissão especial para a realização do certame para contratação de pessoal em Regime de Direito Administrativo (Reda). O número de vagas e as áreas de atuação ainda não foram divulgados. Segundo a assessoria de comunicação, além deste processo seletivo, a prefeitura deverá abrir concurso para preencher as vagas da Guarda Civil Armada e incluir outros cargos no certame ainda sem data para ser realizado.

Comerciante morre após veículo capotar em estrada vicinal em Condeúba Foto: Aloísio Costa

Na sexta-feira (8), o comerciante Antônio Alves dos Santos, conhecido como Toni Coro Grosso, morreu em um acidente de carro registrado na estrada vicinal que liga a sede do município de Condeúba, no sudoeste da Bahia, ao Distrito de Feirinha. No local, o comerciante capotou o veículo no trajeto para casa. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, o motorista teria perdido o controle da direção devido às chuvas. O comerciante e produtor rural era bem conhecido na cidade.

Homem é preso por planejar assalto à casa dos próprios avós em Ilhéus; foram levados R$ 97 mil Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso na última quinta-feira (7), suspeito de ser o mandante de um assalto aos próprios avós, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), foram levados da casa das vítimas R$ 97 mil que estavam guardados em uma caixa. Ainda de acordo com a SSP-BA, Valdete da Conceição Farias estava acompanhada do suspeito de planejar o crime, o neto Edvan Barbosa Peruana Júnior, quando foram abordados por um homem armado com uma faca, em frente à residência dela, no bairro Basílio. O homem invadiu a casa dos avós de Edvan, roubou a quantia e fugiu. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Ilhéus. De acordo com o diretor de Departamento de Polícia do Interior, delegado Flávio Góis, os próprios parentes desconfiaram de Edvan. “Com o indicativo da participação do neto, os policiais localizaram Edvan e o conduziram à delegacia, onde ele confessou a participação no roubo”, contou o delegado. No depoimento, Edvan indicou o esconderijo de parte do dinheiro, R$29 mil, que foi encontrado em um imóvel, no município de Itabuna, a cerca de 30 quilômetros de Ilhéus. Edvan também informou a participação de Alessandro Santos Sousa, para quem foram entregues R$ 40 mil. O dinheiro foi apreendido em uma casa em Ilhéus. O comparsa, também conhecido como “Zói”, não foi localizado. Os policiais ainda estão à procura de um terceiro comparsa, que estaria com o restante do dinheiro roubado. Edvan está detido na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Ilhéus, e a quantia apreendida foi devolvida às vítimas.

Caetité: Justiça libera aumento salarial de até 40% para prefeito, vice, secretários e vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça de Caetité concedeu o aumento salarial de até 40% para prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores. Aprovado em outubro de 2016, o reajuste havia sido suspenso pela Justiça após uma ação popular. Na ocasião, a proposta causou forte comoção na população diante do momento de crise vivido no país. Na sentença atual, proferida no dia 27 de novembro de 2017, o Juiz José Eduardo das Neves Brito considerou que, apesar dos clamores da sociedade, tem de limitar o julgamento ao âmbito daquilo que é permitido, levando em consideração a finalidade maior da legislação. Embora tenha sido liberado, o pagamento só será feito após o trânsito em julgado da sentença.

Clinica Mais Vida: Excelência no atendimento para garantia de sua satisfação

A Clínica Mais Vida completa hoje quatro anos no mercado de prestação de serviços médicos em Brumado e região, desde a sua concepção tem a preocupação e o comprometimento em oferecer os melhores profissionais em suas especialidades e a humanização nos atendimentos. Ao chegar na Clínica Mais Vida você encontrará uma equipe formada com colaboradores da mais alta qualidade, devidamente capacitada, que irá acolhê-lo promovendo o seu bem-estar para que se sinta seguro e obtenha o tratamento adequado. As instalações da Clínica Mais Vida receberam uma atenção especial a fim de oferecer aos seus usuários total conforto, desde a hora de sua chegada até a realização das consultas e exames. Sendo seus aparelhos de última geração para a total garantia dos diagnósticos. Hoje a Clínica oferece uma gama de quase 40 especialidades médicas, além de exames como preventivo, ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, ultrassonografia, laboratoriais, entre outros.  Conheça nossos serviços. Estamos localizados na Avenida Otávio Mangabeira, 265 – Centro – Brumado, atendendo de segunda a sábado. Cuide de sua saúde- Previna-se! Trabalhamos na busca da excelência no atendimento para garantia de sua satisfação. 

Guanambi: Admiradores de Jair Bolsonaro vão inaugurar outdoor em homenagem ao presidenciável Foto: Divulgação

Em Guanambi, um grupo de admiradores do deputado federal Jair Bolsonaro irá inaugurar no próximo domingo (10) um outdoor em homenagem ao parlamentar, que é pré-candidato à Presidência da República. Os próprios membros do grupo arrecadaram o dinheiro entre si e estão promovendo a divulgação do nome de Jair Bolsonaro na internet e através de outdoors que serão distribuídos em diversos pontos da cidade. Nas redes sociais, os admiradores convidam toda a população para participar do ato de inauguração, que acontecerá às 9h, no trevo do Bairro Brasília, próximo ao Parque de Exposições. Nas últimas pesquisas divulgadas, Bolsonaro aparece em segundo lugar nas intenções de voto, superando nomes como Marina Silva, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Joaquim Barbosa e o próprio Presidente Temer.

Arquivo