Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

05/Mar/2024 - 09h00

Brumado: Em convenção, sindicato patronal e dos trabalhadores ajustam conduta de serviço

Brumado: Em convenção, sindicato patronal e dos trabalhadores ajustam conduta de serviço Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sindicato patronal e dos trabalhadores celebrou a convenção coletiva da categoria para o ano de 2024 na região de Brumado. Presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Brumado e Microrregião, Gilson Angelotti adiantou que, na convenção, foi definida a abertura do comércio nos feriados e aos domingos. Ao site Achei Sudoeste, Angelotti detalhou que agora os lojistas poderão exercer as suas atividades em quase todos os feriados desde que seguidas as condições estabelecidas na convenção coletiva de trabalho. Apenas nos feriados de 25 de dezembro (Natal), 1º de janeiro (Ano Novo) e segunda e terça-feira de Carnaval o comércio não poderá ser aberto. “Isso é uma grande vitória da classe empresarial aqui de Brumado e região por conta desse livre comércio nos feriados e aos domingos”, destacou. Outro aspecto definido na convenção diz respeito aos horários de funcionamento do comércio em datas e eventos especiais, os quais já foram previamente estabelecidos. Mais uma conquista da categoria é a criação da comissão de conciliação prévia, que busca mediar os conflitos entre empregador e empregado antes de se chegar à esfera judicial. A ideia, segundo Gilson, é resolver os conflitos de forma amigável e diminuir o número de processos trabalhistas. 

Brumado: Em convenção, sindicato patronal e dos trabalhadores ajustam conduta de serviço Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado, Camila Carvalho comemorou a implantação do benefício social familiar para os trabalhadores do comércio da cidade e região. Estes poderão ter acesso a diversos benefícios, como auxílio natalidade, auxílio alimentação, auxílio funerário, entre outros. Membro da assessoria jurídica do sindicato, Joilson Pereira citou que a convenção coletiva é fundamental para assegurar os direitos dos trabalhadores. Entre tantos tópicos, Pereira citou que o Superior Tribunal Federal (STF) aprovou a cobrança automática da contribuição sindical. “Essa convenção vai fazer com que os trabalhadores tenham seus salários ajustados e diversos direitos assegurados”, asseverou. Por fim, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, avaliou que a convenção foi muito importante para apresentação das demandas do setor.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo