Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

22/Set/2025 - 10h00

Conferência de Desenvolvimento Rural debate políticas públicas em Brumado

Conferência de Desenvolvimento Rural debate políticas públicas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado, em parceria com o Governo Federal e o Governo da Bahia, realizou na sexta-feira (19) a I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de agricultura, Agno Meira, afirmou que essa primeira conferência marca um momento histórico na cidade: de valorização do homem do campo e da agroecologia. “Essa é uma pauta necessária para o nosso país. Precisamos fazer com que as secretarias municipais de agricultura tenham um corpo técnico capacitado para orientar os agricultores sobre a importância de cultivar um alimento saudável”, defendeu. Meira definiu que se trata de um espaço democrático de escuta e construção coletiva de soluções para mudança da realidade rural no município. Na oportunidade, foram discutidos diversos eixos temáticos.

Conferência de Desenvolvimento Rural debate políticas públicas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presente no evento, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) ressaltou que as demandas apresentadas durante o encontro são fundamentais para melhorar a vida do homem do campo. “Fazer política com seriedade e próximo da nossa população é aquilo que nos move e nos sustenta. Todas as pautas discutidas aqui são importantes para qualificar o homem e a mulher do campo para que eles produzam com responsabilidade”, destacou. Em oito meses de gestão, Abrantes assegurou que tem buscado essa aproximação cada vez maior com o homem e a mulher do campo, visitando diariamente as comunidades rurais e escutando pessoalmente as principais dificuldades vivenciadas no meio. “Já desenvolvemos várias políticas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo no nosso município, mas ainda tem muito por ser feito”, completou. Presidente da Câmara Municipal, Rubens Araújo (PP) afirmou que o evento é uma iniciativa inédita em favor do homem e da mulher do campo. “É um momento ímpar. Ao longo de 148 anos, Brumado nunca proporcionou ao homem e a mulher do campo um evento como esse. Quero agradecer ao prefeito por essa oportunidade de eles se sentirem representados”, declarou. Araújo apontou que o êxodo rural é causado pela falta de oportunidades no campo e a conferência tem o objetivo de resgatar a autoestima da população da zona rural através da valorização da agricultura familiar e da melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais. Com 33% da população residindo na zona rural em Brumado, o presidente enfatizou que essa valorização promovida pela atual gestão é essencial. Mais de 80 lideranças rurais do município participaram do evento.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo