Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na sessão legislativa desta terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 58/2025, que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Ambiente Escolar e de Promoção da Cultura de Paz no Município de Brumado, foi colocado em apresentação.
De autoria do vereador Deuvair de Lima Messias (PCdoB), o Vadim Garrincha, a proposta tem o objetivo de promover ações integradas voltadas à prevenção, enfrentamento e superação de todas as formas de violência que ocorram nas unidades de ensino da rede municipal.
A referida política será regida pelos princípios da proteção integral da criança e do adolescente; respeito aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana; abordagem multidisciplinar e intersetorial; respeito à diversidade e promoção da inclusão social; e valorização do diálogo e da mediação de conflitos.
O Município garantirá apoio psicossocial e pedagógico aos estudantes, professores, servidores e familiares envolvidos em situações de violência no ambiente escolar, assegurando a eles acolhimento e acompanhamento psicológico e social; orientação às famílias sobre prevenção e resolução de conflitos; e suporte técnico e emocional com vistas à manutenção de um ambiente escolar saudável e seguro.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Garrincha destacou que há uma grande preocupação com a violência nas escolas e a proposta é valiosa no sentido de assegurar que as unidades sejam um ambiente seguro e acolhedor. “Queremos levar mais segurança, qualidade e conforto para os nossos filhos, alunos e professores. Torcemos para que dê tudo certo”, afirmou.
Diante da repercussão positiva do projeto, o vereador ficou feliz porque que se trata de uma proposta pensando no futuro de Brumado. “Agradeço a todos os nobres colegas. Essa união é para transformar a vida das pessoas, entrei na legislatura para isso”, completou.
O objetivo é construir um ambiente escolar mais humano, colaborativo e acolhedor, em que prevaleçam o diálogo e o respeito.