Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a prefeita Joanina Sampaio (PSB), da cidade de Livramento de Nossa Senhora, disse que, apesar das chuvas recentes, a estiagem ainda é preocupante na região.
Ao longo do ano de 2025, de maneira histórica, ela informou que a sua gestão conseguiu limpar 17 aguadas na zona rural. Segundo Sampaio, as primeiras chuvas de 2026 não encheram essas aguadas e foram registradas de forma muito irregular.
O cenário pode ser melhor, conforme avaliou, a depender da ocorrência de mais precipitações. “As chuvas foram poucas e irregulares. Deu pra armazenar água, mas não em quantidade suficiente pra abastecer todo município”, destacou.
Na terça-feira (06), o Poder Público retomou a Operação Pipa a fim de suprir a demanda de água nas comunidades mais atingidas pela seca.
A prefeita também falou sobre a sua preocupação com a barragem Luiz Vieira, que opera em níveis críticos.
A expectativa é de que chuvas fortes sejam registradas a partir de agora para mudar, de fato, a realidade no município. “Se não cair essa chuva até 20 de janeiro, mais ou menos, a gente não vai conseguir fazer uma boa colheita, mas a esperança é a última que morre”, ponderou.