Brumado

Brumado: Semed rompe ciclos de racismo e preconceito com inclusão e equidade

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Semed rompe ciclos de racismo e preconceito com inclusão e equidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Educação (Semed), em Brumado, convidou a professora de Sociologia do Ifba, Rivia de Jesus Santos, para falar sobre relações étnicos raciais no contexto da escola durante a Jornada Pedagógica 2026, cujo tema foi equidade e inclusão.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Ache Sudoeste no Ar, Rivia disse que a proposta é pensar múltiplas vozes e discutir com os professores da rede a equidade e inclusão para as relações étnicos raciais. “Precisamos pensar que as vozes de pessoas negras e indígenas foram silenciadas ao longo do contexto histórico e social de formação da nossa sociedade e, muitas vezes, não vemos essas pessoas como produtoras do conhecimento”, declarou.

Segundo a professora, o diálogo ocorreu no sentido de apresentar aos profissionais da educação a produção intelectual de autores negros e indígenas que contribuem para pensarmos essas múltiplas vozes no espaço educacional.

Embora hoje haja uma abertura maior para falar sobre o assunto, Rivia apontou que ainda é necessário lutar para que essas vozes sejam ouvidas. Para isso, instrumentos legais asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura afro e indígena nas escolas. “Apesar dessas leis terem bastante tempo, ainda não temos uma discussão de fato sobre o assunto. Estamos no caminho. Precisamos avançar mais. A Semed foi muito assertiva em trazer à luz essa pedagogia antirracista”, avaliou.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013