Foto: Divulgação/Polícia Civil Uma série de ações preventivas, educativas e de atendimento direto à população marcou as atividades da campanha Agosto Lilás no município de Guanambi. As iniciativas, organizadas pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) da Polícia Civil entre os dias 7 e 21 de agosto, percorreram diferentes pontos da cidade e da zona rural para reforçar o combate à violência contra a mulher.
A programação passou por áreas de grande circulação, como a Feira Livre Municipal, escolas e o distrito de Mutans. Para descentralizar a assistência e aproximar os serviços das moradoras, a instituição utilizou sua Unidade Móvel, permitindo a prestação de serviços integrados à Rede Maria da Penha, como o registro de ocorrências policiais, orientações jurídicas e escuta especializada das partes envolvidas.
A mobilização contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social. Além do suporte policial, a comunidade teve acesso a exames rápidos, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, atendimentos psicológicos, cadastramentos assistenciais e palestras educativas focadas no fortalecimento do acolhimento às vítimas.
De acordo com a delegada titular do Neam de Guanambi, Adriana Silva Santos, as atividades itinerantes reafirmam o compromisso das forças de segurança em criar uma cultura de prevenção, facilitando o acesso à informação e encorajando as mulheres a romperem o ciclo de violência por meio da rede de proteção local.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia