Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Até o dia 31 de março de 2026, o município de Guanambi possuía 67 notificações de casos suspeitos de dengue, 10 de chikungunya e 2 de zika. Dessas notificações, 8 casos de dengue e 3 de chikungunya foram confirmados.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de saúde, Edmilson Júnior, destacou que a situação inspira alerta, tendo em vista as condições climáticas propícias à reprodução do mosquito aedes aegypti. No entanto, ele assegurou que, com o trabalho desenvolvido pela equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal, que monitora as arboviroses de perto, a situação está sob controle, sem risco de transmissão significativa da doença.
O secretário frisou que os agentes comunitários de saúde e de endemias promovem um trabalho de casa em casa ao longo de todo ano, constatando o índice de infestação predial a cada dois meses. “A equipe faz esse trabalho de forma rotineira. Temos monitorado, agido e divulgado a campanha de vacinação da dengue, mas é importante lembrar que o controle ambiental é fundamental. As pessoas devem tirar 10 minutos por semana para fiscalizar os seus quintais e retirar qualquer foco do mosquito”, orientou.
Embora o risco seja considerado baixo, Júnior reforçou a recomendação da manutenção dos cuidados domésticos, já que o cenário epidemiológico depende diretamente da prevenção contínua.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia