Tag

#meioambiente

55 notícia(s) encontrada(s)
Palmas de Monte Alto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Palmas de Monte recepciona apicultores de Guanambi e Sebastião Laranjeiras para capacitação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (07), o município de Palmas de Monte Alto promoveu uma capacitação para os apicultores (criadores de abelhas) da região do Sertão Produtivo. Quase 40 criadores da própria cidade e dos municípios de Guanambi e Sebastião Laranjeiras participaram da qualificação.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Rosa Neves, secretária municipal de meio ambiente, comércio e indústria, avaliou que o evento foi muito produtivo. “Foi um dia de importantes aprendizados. Teve a parte teórica para quem estava iniciando e a parte prática, com a visita nos apiários, para aqueles que tinha conhecimento mais avançado sobre a criação de abelhas”, relatou.

Neves destacou que o território possui um potencial muito grande para a produção de mel, necessitando apenas de um maior alinhamento com os produtores a fim de que o trabalho possa ser melhor aproveitado.

Além disso, a secretária explicou que a proposta é projetar a apicultura desenvolvida no território a nível estadual, fazendo com que o trabalho tenha mais visibilidade e a cadeia de apicultores seja fortalecida na região. “É uma atividade diferenciada que o produtor pode agregar às outras atividades que ele desenvolve na propriedade”, completou.

Hoje, o mel é um dos principais produtos fabricados na cidade de Palmas de Monte Alto. Segundo Meira, para continuar a produção de outros alimentos, os produtores locais dependem da polinização das abelhas, o que reforça a relevância da apicultura no território e a necessidade de que o serviço seja reconhecido para que o mel possa ser produzido dentro da legalidade e seguindo todas as normas sanitárias.

A capacitação buscou justamente oferecer esse apoio e assistência técnica aos apicultores da região. Essa é a segunda qualificação oferecida aos apicultores do território na cidade.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA apresenta mudanças da Lei Geral do Licenciamento Ambiental em Caetité Foto: Divulgação/MP-BA

Os impactos da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025) para a gestão pública municipal foram discutidos pelo Ministério Público do Estado da Bahia durante o “VI Seminário Gestão Ambiental Municipal: Resultados e Impactos no Alto Sertão”, realizado no dia 26 de maio, na sede da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Caetité. A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça Jaílson Trindade Neves, titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, com sede em Guanambi.

Durante a apresentação, o promotor de Justiça abordou os principais pontos da nova legislação e seus reflexos para os municípios, destacando os procedimentos de licenciamento ambiental, as competências dos entes públicos e os desafios para a implementação das mudanças previstas na norma. Ele ressaltou ainda o papel do Ministério Público na fiscalização do cumprimento da legislação ambiental e na defesa do meio ambiente como direito fundamental da população.

O seminário foi promovido pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e reuniu gestores públicos, técnicos da área ambiental e representantes de instituições que atuam na formulação e execução de políticas públicas ambientais, como a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de prefeitos e técnicos municipais. A iniciativa busca orientar ações de melhoria em áreas de lixões nos municípios, alinhando a atuação às novas normas ambientais e às políticas públicas de preservação do meio ambiente.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
RHI Magnesita reforça metas ambientais e amplia iniciativas de sustentabilidade no Brasil Foto: Divulgação/RHI Magnesita

No mês em que é comemorado o Meio Ambiente, a RHI Magnesita, líder global em soluções refratárias, compartilha os avanços da agenda ambiental no Brasil, com a realização de projetos voltados à recuperação ambiental, educação, preservação hídrica e gestão preventiva de riscos. As iniciativas fazem parte da estratégia ESG da companhia e vêm sendo ampliadas em Minas Gerais e na Bahia, estados que concentram operações importantes da empresa no país.  

Entre os destaques está a consolidação da rede de viveiros ambientais da companhia, atualmente presente em Brumado, Santaluz, Coronel Fabriciano (MG) e Onça do Pitangui (MG), com capacidade conjunta atual de até 30 mil mudas por ano. Em 2026, a empresa prevê a implantação de um novo viveiro em Uberaba (MG), com capacidade estimada de produção de 20 mil mudas por ano. Somadas, as iniciativas apoiam ações de reflorestamento, arborização urbana, recuperação de áreas degradadas e educação ambiental em comunidades e escolas públicas.  

“Na RHI Magnesita, entendemos que sustentabilidade precisa estar integrada à operação, às comunidades e às pessoas. Nossos projetos ambientais combinam eficiência operacional, preservação dos recursos naturais e formação ambiental, gerando impactos de longo prazo nos territórios onde atuamos”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita na América do Sul.  

Em Minas Gerais, a companhia também vem ampliando projetos voltados à recuperação ambiental e à preservação hídrica. Na unidade de Ponte Alta, em Uberaba (MG) a empresa reduziu em 50% o consumo de água após a implantação de um sistema de monitoramento diário de indicadores, capacitação de equipes e identificação de pontos de vazamento. Já em Brumado, a operação alcançou 90% de recirculação e reuso da água industrial, evitando o consumo de aproximadamente 998 metros cúbicos de água por hora.  

As iniciativas de gestão hídrica incluem ainda projetos de reaproveitamento de água em processos industriais, estudos para ampliação da segurança hídrica das operações, uso de supressores de poeira para redução do consumo de água e preservação de 22 nascentes na região da Serra das Éguas, em Brumado.

Outro destaque da agenda ambiental da RHI Magnesita é o projeto “O Frete Muda”, iniciativa que leva ações de reflorestamento para a cadeia logística da empresa. O programa engaja transportadoras parceiras na recuperação de áreas degradadas por meio da doação e plantio de mudas produzidas nos viveiros da empresa.  

“A agenda ambiental exige planejamento, investimento contínuo e atuação integrada. Nosso foco é ampliar projetos que possam gerar benefícios ambientais concretos e fortalecer uma cultura de prevenção e responsabilidade compartilhada”, completa Rodrigues.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Embasa promove Semana do Meio Ambiente na região de Caetité e Guanambi Foto: Divulgação/Embasa

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Embasa promoveu atividades educativas em diversos municípios da região de Caetité e Guanambi. Durante as ações, as equipes apresentaram o processo do tratamento da água realizado pela Embasa, destacando a importância da conservação desse recurso indispensável à vida. Os participantes puderam conhecer a maquete da mata ciliar e o minhocário educativo, além de compreender como o Projeto Viveiro Educador da Embasa contribui para a preservação ambiental, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento da região.

A programação contou com desafios e atividades lúdicas, desenvolvidos para promover a educação ambiental de forma dinâmica, interativa e divertida entre crianças, jovens e adultos. As iniciativas que despertaram o interesse dos visitantes foram o “Pulo pela Água”, dinâmica sobre a necessidade do uso racional e a economia de água; “Guardiões do Rio”, atividade educativa que estimula a preservação dos rios e mares e o descarte correto de resíduos; “Torta na Cara”, brincadeira interativa com perguntas e respostas sobre temas ambientais; além de experiência com óculos em realidade virtual (VR)

As ações contaram com a participação de alunos das escolas municipais de Guajeru, durante a 2ª Semana do Meio Ambiente, e de Tanque Novo e Paramirim, durante a 2ª Feira Ambiental Municipal.  Além deles, os participantes do evento “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, realizado em Érico Cardoso, que reuniu pessoas de diversas regiões do país, em prol da preservação do Rio São Francisco.

Complementando as atividades educativas, alunos do município de Guanambi realizaram visita à estação de tratamento de água de Ceraíma. A coordenadora socioambiental da Embasa em Caetité, Milena Oliveira, destaca a importância do evento na formação das crianças e jovens e na conscientização da população. “É muito significativo e gratificante saber que, em um evento como esse, as pessoas podem conhecer de perto as etapas do tratamento de água e compreender a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos hídricos para a qualidade de vida de todos”, conclui.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta segunda-feira (08), às 18h30.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jornada Ecológica debate conscientização e preservação ambiental em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao longo da semana, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiental, promoveu uma Jornada Ecológica em alusão ao mês do meio ambiente. A ideia é discutir a conscientização e a preservação ambiental com diversas ações, inclusive nas escolas.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ana Gama, coordenadora do Fundamental II na rede municipal de ensino, destacou que falar sobre consciência ecológica nas escolas é muito importante, visto que os alunos são disseminadores desse conhecimento, que precisa e deve ser compartilhado. A ideia, conforme salientou, é convocar os estudantes para cuidar do meio ambiente, do qual são parte, lançando sobre ele um olhar sensível e de cuidado. “Um olhar descolonizador do meio ambiente, um olhar que não seja exclusivamente para extrair, derrubar, mas sim para cuidar, acolher, pensando nas gerações futuras”, declarou.

Durante a jornada, Gama defendeu que ‘a alimentação saudável vai adiar o fim do mundo’. Ela explicou que comer de forma saudável retardará o fim da humanidade na medida em que evitará problemas de saúde. “A educação ambiental e alimentar são salutares nas escolas justamente para conscientizarmos os nossos jovens sobre o que consumir. Estamos fazendo uma reeducação, um alinhamento, para descolonizador o nosso olhar para o meio ambiente”, completou.

Representando a Associação Divina Providência, a articuladora social Raissa Santos também se posicionou em defesa da agroecologia. Nascida e criada na zona rural, a jovem acredita que o uso sustentável dos recursos naturais manterá a humanidade por mais tempo na terra.

Presidente do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Ribas disse que, no Dia Nacional da Conscientização Ambiental, é muito pertinente falar sobre o assunto. Várias autoridades relacionadas ao meio ambiente enriqueceram as discussões e puderam esclarecer as dúvidas do homem do campo durante a reunião do conselho. Na iminência de um El Niño mais severo, Ribas afirmou que é fundamental convocar os agricultores e produtores rurais para debater o clima e o meio ambiente. “Temos que discutir o meio ambiente todos os dias”, apontou.

Entre os palestrantes no evento esteve o coordenador da Divisão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiental, Jorge Valério. Ele enfatizou a importância de falar acerca do aquecimento global, das mudanças climáticas e dos eventos extremos, que são uma realidade atual. “Precisamos nos preocupar com a sustentabilidade”, defendeu.

Malhada de Pedras
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Blitz ambiental distribui 200 mudas de árvores nativas em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na semana do meio ambiente, a Prefeitura de Malhada de Pedras realizou uma ação de distribuição de mudas de árvores nativas na cidade. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semar), em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol).

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Lucas Ataíde, secretário municipal de meio ambiente, detalhou que as mudas foram entregues durante uma blitz ambiental realizada no centro da cidade. “Foi uma blitz mesmo. Fomos pra avenida, colocamos os cones na rua e abordamos os veículos. No lugar de pedir a documentação como os órgãos fazem, a gente perguntou se o condutor queria levar uma muda pra casa”, relatou.

Espécies vegetais da região, como jacarandá, umburana, ipê e aroeira, foram adquiridas junto à INB (Indústrias Nucleares do Brasil), com sede em Caetité. Mais de 200 mudas foram distribuídas em três horas de ação.

Para o secretário, a ação foi bastante exitosa. “Conseguimos um resultado muito significativo porque a ideia de distribuir as mudas e fazer as abordagens surtiu uma nova metodologia na cidade. As pessoas ficaram curiosas e a blitz teve um efeito muito positivo”, avaliou.

A blitz passará a ser realizada de forma periódica a fim de propagar maior conscientização ecológica entre os munícipes, não só no mês de junho, que é dedicado ao meio ambiente, mas em todos os dias do ano.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 17ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 17ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta segunda-feira (1º), às 18h30.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Ambiental resgata filhote de macaco-bugio na BR-135 em São Desidério Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em mais uma ação voltada à proteção da fauna silvestre, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) realizaram nesta segunda-feira (25) o resgate de um filhote de macaco-bugio no Povoado de Roçado Velho, zona rural do município de São Desidério, na região oeste da Bahia.

A equipe do 1º Pelotão de Barreiras foi acionada após o animal ser encontrado nas proximidades da BR-135. O filhote da espécie alouatta caraya, conhecida popularmente como macaco-bugio, foi resgatado com segurança pelos policiais ambientais.

Depois dos primeiros cuidados, o animal foi encaminhado ao Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Barreiras, onde ficará sob acompanhamento técnico especializado para proteção, reabilitação e futura reintegração ao habitat natural.

Rio do Pires
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Inema e Consórcio da Bacia do Paramirim promovem curso de licenciamento ambiental em Rio do Pires Foto: Clesmon Alves/Achei Sudoeste

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Consórcio da Bacia do Paramirim promovem na cidade de Rio do Pires um curso de licenciamento ambiental.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Clesmon Alves, secretário municipal de meio ambiente, disse que o curso é muito importante para fortalecer a gestão ambiental na cidade e em todo território.

A proposta é capacitar secretários, técnicos e analistas ambientais que atuam na região da Bacia do Paramirim para atuarem com rigor e qualificação na emissão de licenças ambientais.

Segundo o secretário, a iniciativa também possibilitará que os profissionais obtenham os conhecimentos técnicos e legais para promover a preservação do meio ambiente e o uso sustentáveis dos recursos ambientais, como água, solo, fauna e flora. "É algo positivo e que demonstra a nossa preocupação com o meio ambiente", declarou.

Além disso, os profissionais serão preparados para o desenvolvimento de algumas ações ambientais específicas. Após o curso, Alves destacou que a teoria será colocada em prática através do trabalho realizado dentro das secretarias, beneficiando o Poder Público e a população da Bacia do Paramirim. .

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MPF aciona Ibama para suspender licença de usina de urânio em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que não renove a licença de operação da Unidade de Concentrado de Urânio (URA), localizada no município de Caetité. A medida visa suspender a renovação até que seja feita uma consulta prévia às comunidades quilombolas afetadas pelo empreendimento, operado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

De acordo com o documento, ao menos 14 comunidades quilombolas localizadas em um raio de até 20 quilômetros da unidade nunca foram submetidas ao processo de consulta, apesar de o empreendimento estar em operação desde 1999 e de a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estar em vigor no Brasil desde 2004.

O MPF aponta que a norma da OIT exige que povos tradicionais sejam consultados sempre que medidas administrativas, como o licenciamento ambiental de grandes empreendimentos, possam afetar diretamente seus territórios e modos de vida.

O Procurador da República Marcos André Carneiro Silva, titular do ofício estadual de Defesa das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, destacou que o direito à consulta prévia não é uma mera formalidade, mas uma garantia fundamental para que as comunidades tradicionais decidam sobre os impactos em seus territórios. “A ausência de titulação formal da terra não pode servir de pretexto para ignorar a voz dessas populações em processos de licenciamento tão sensíveis”, afirmou.

O MPF argumenta também que a renovação da licença ambiental não constitui um ato automático, pois envolve nova análise técnica e eventual imposição de condicionantes ambientais e sociais. Vale salientar que já existem tratativas entre o MPF e a INB para realização de um acordo extrajudicial voltado à implementação da consulta junto às comunidades quilombolas da área de influência direta do empreendimento.

O Ibama tem o prazo de 30 dias para informar ao MPF se acatará a recomendação e quais providências serão adotadas para garantir o cumprimento da Convenção 169 da OIT.

Tanhaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pai e filho rastreiam e prendem suspeito que furtou mercadinho em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (19), o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado para registrar uma ocorrência incomum na cidade de Tanhaçu: um comerciante de 56 anos, proprietário de um mercadinho, conseguiu localizar e imobilizar o suspeito de ter furtado o seu estabelecimento no dia anterior. A ação contou com o apoio do filho da vítima, um jovem de 19 anos, até a chegada dos policiais militares.

O proprietário do comércio relatou que, na segunda-feira (18), percebeu que um homem monitorava o depósito do seu estabelecimento. Ao abrir as portas do comércio na manhã seguinte, o comerciante deu falta de diversas mercadorias (bebidas e fogos de artifício) e decidiu iniciar as buscas pelo suspeito por conta própria.

O homem foi encontrado dormindo às margens do Rio das Contas. Após ser imobilizado por pai e filho, a PM foi acionada para assumir a ocorrência e adotar as medidas judiciais cabíveis.

No momento da abordagem e detenção às margens do rio, os policiais militares encontraram em posse do autor uma parte do material subtraído.

Diante dos fatos, a vítima, o autor do furto e uma testemunha foram conduzidos pela guarnição até a Delegacia de Polícia local para registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Incêndio criminoso no lixão lança fumaça tóxica e preocupa populares em Macaúbas Foto: Karina Ricardo/Achei Sudoeste

Moradores do Bairro Cidade Nova, em Macaúbas, sofrem há anos com incêndios criminosos no lixão situado na região.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Karina Ricardo, presidente da Associação Comunitária “Ações do Bem”, destacou que o bairro está localizado ao lado do lixão.

Para além das questões, ambientais, ela afirmou que as queimadas realizadas frequentemente no local liberam uma fumaça tóxica que afeta diretamente as famílias que residem nas imediações. “Ontem e hoje, tá impossível respirar. Estou trabalhando com muita dificuldade. Tenho um filho autista que não foi hoje para o colégio porque acordou com dor de cabeça devido à fumaça. Tem sido uma luta”, relatou.

Tudo indica que os incêndios estejam sendo provocados de forma intencional por catadores de materiais recicláveis que circulam pelo local durante o período noturno.

Segundo Karina, diante da gravidade da situação, a comunidade cobrou da prefeitura a limpeza da área até que o lixão possa ser desativado definitivamente e o Município tem cumprido acordos no sentido de depositar o lixo em valas mais distantes das casas. “Apesar disso, a gente ainda lida com pessoas acessando o local e ateando fogo em ações criminosas”, completou.

Para o futuro, a proposta do Poder Público é implantar um projeto piloto para incineração do lixo na área.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Decreto prevê multas e medidas judiciais para terrenos abandonados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado publicou o Decreto nº 068/2026, de 05 de maio de 2026, que estabelece novas medidas para garantir a limpeza e conservação de terrenos baldios no município. A iniciativa tem como objetivo reforçar os cuidados com a saúde pública, prevenir a proliferação de pragas e doenças e contribuir para uma cidade mais organizada e segura.

De acordo com o decreto, os proprietários de terrenos e lotes baldios passam a ser obrigados a realizar a limpeza de seus imóveis no prazo de até 90 dias. Caso o terreno permaneça em situação irregular após esse período, o responsável será notificado e poderá ser multado, tendo ainda um prazo adicional de 30 dias para executar a limpeza necessária.

Se o proprietário não cumprir a determinação dentro do novo prazo, a prefeitura poderá realizar o serviço de limpeza de forma direta. Os custos da execução serão repassados ao dono do imóvel, conforme a metragem do terreno e os serviços realizados. A cobrança do serviço não exclui a aplicação da multa administrativa prevista no decreto.

A gestão municipal também informa que, em casos de inadimplência, os valores poderão ser inscritos em dívida ativa, além da adoção de medidas judiciais cabíveis. Quando o proprietário não for localizado, os custos da limpeza serão incluídos no IPTU do exercício seguinte.

Ainda segundo o decreto, situações de abandono comprovado do imóvel poderão resultar em medidas legais adicionais. A população também pode colaborar denunciando terrenos em situação de abandono ou falta de limpeza pelo telefone (77) 99999-2878.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta segunda-feira (18), às 18h30.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Érico Cardoso
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Érico Cardoso será palco da campanha 'Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza, no próximo dia 03 de junho, uma grande mobilização em defesa do Rio São Francisco por meio da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2026, no município de Érico Cardoso.

Criada em 2014, a campanha se consolidou como uma das principais iniciativas de conscientização e mobilização social em defesa do Velho Chico, reunindo instituições públicas, escolas, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades de toda a bacia. Em 2021, a iniciativa conquistou o 1º lugar no Prêmio ANA, na categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Cláudio Pereira, coordenador do CBHSF, destacou que a campanha impulsiona o envolvimento social em defesa de todas as águas que, hoje, fazem do Rio São Francisco um gigante, que atende mais de 18 milhões de habitantes, chegando a 33 milhões de habitantes com a transposição. “O São Francisco é importante não só pela questão do abastecimento, mas para produção, geração de energia e para a indústria de mineração”, declarou.

Aos olhos da sociedade, segundo informou, a campanha é uma espécie de “lamento do rio” que busca mobilizar a sociedade, civil e política, em prol da preservação do São Francisco e do meio ambiente como um todo. “Queremos que a sociedade olhe a água com outros olhos, não deixando a responsabilidade apenas nas mãos dos governantes porque estes trabalham em prol do interesse social. A sociedade precisa manifestar interesse pelas águas, pela recuperação das nascentes, pela capacidade de abastecimento dos aquíferos e pela descontaminação das águas”, defendeu.

Neste ano, a campanha integra as comemorações dos 25 anos do CBHSF e traz como tema “Velho Chico. Um rio, muitas mãos”. As ações acontecerão simultaneamente em quatro municípios que representam as diferentes regiões fisiográficas da bacia hidrográfica: Paracatu, Érico Cardoso, Juazeiro e Canindé de São Francisco.

Na cidade escolhida foi Érico Cardoso, a programação contará com atividades culturais, educativas e ambientais, incluindo exposições, apresentações artísticas, oficinas, distribuição de materiais educativos, ações interativas, jogos e atividades voltadas especialmente para crianças e jovens.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Impasse ameaça futuro da Barragem Poço do Magro em Guanambi Foto: José Carlos Latinha

A operacionalização da Barragem do Poço do Magro, localizada em Guanambi, está em aberto. Não se sabe se a barragem passará a ser gerida pelo Município ou continuará com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Condevasf).

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Carlos Jackson, secretário municipal de meio ambiente, explicou que a Codevasf não tem mais interesse na barragem e quer entregar a sua gestão para o Município. “A gente sempre reúne, mas essas reuniões nunca tem uma definição, nem a favor do Município e nem a favor da Codevasf”, afirmou.

O secretário garantiu que o Município já teve interesse em operar a barragem, porém hoje não mais. “Não cabe ao prefeito hoje tomar uma responsabilidade dessa porque os órgãos ambientais querem a Áreas de Preservação Permanente (APP). Prefeito nenhum quer essa responsabilidade. Quem quer assumir uma barragem pra depois ter que pedir o pessoal pra derrubar suas casas? É complicado”, avaliou.

Jackson informou ainda que os órgãos ambientes como Inema e Ibama não querem abrir mão da APP e as negociações não avançam nesse sentido. “O superintendente da Codevasf falou que já que não tem acordo vão esvaziar a barragem. A audiência foi encerrada, ficaram de marcar outra, mas ainda não foi marcada. Estamos aguardando”, completou.   

O desmatamento das malas ciliares no entorno do barramento já foi levado ao conhecimento da Codevasf, porém, segundo o secretário, o Município está impossibilitado de atuar com maior rigor, visto que a Barragem do Poço do Magro não é de sua propriedade. “Vivemos um impasse”, definiu.

Atualmente, a barragem abastece diversos caminhões pipas que atendem a zona rural e a própria cidade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta segunda-feira (11), às 18h30.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Fiscalização aperta o cerco contra desmatamento na Barragem Poço do Magro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi iniciou, na última quinta-feira (7), uma operação para apurar a responsabilidade sobre um grave desmatamento identificado nas margens da Barragem Poço do Magro. A ação foi motivada por denúncias de moradores e populares que presenciaram a degradação na região. Durante a diligência, os fiscais constataram que o dano ocorreu em uma Área de Preservação Permanente (APP), zona protegida pela legislação brasileira para assegurar a saúde dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade local.

O caso tomou proporções administrativas e jurídicas imediatas. Em reunião realizada no escritório local da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a equipe de fiscalização e o chefe de gabinete Wellington Ney Novais — que responde interinamente pela pasta do Meio Ambiente — discutiram as medidas punitivas. Vale destacar que o desmatamento em APPs, como margens de reservatórios, é tipificado como crime ambiental, podendo resultar em penas de detenção de um a três anos, além de multas pesadas aos infratores.

Os registros técnicos realizados pela engenheira ambiental Jorgiane Gomes e pelo fiscal João Leonardo revelaram um cenário de destruição agressiva. As imagens comprovam que árvores foram arrancadas inteiras, inclusive com as raízes, evidenciando o uso de maquinário pesado no local. Segundo José Cláudio Malheiros, diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental, o relatório oficial já foi concluído e servirá de base para a adoção de todas as providências cabíveis, visando punir os autores e mitigar os impactos causados ao ecossistema da barragem.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta quarta-feira (6), às 9h.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Diretor de Meio Ambiente captura jiboia em área residencial e faz apelo por preservação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma jiboia foi resgatada nesta segunda-feira (04), em uma área residencial no município de Brumado. O Departamento Municipal de Brumado foi acionado e o diretor da pasta, Albert Souza, deslocou-se para atender a ocorrência.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Souza orientou as pessoas a acionarem os órgãos competentes para fazer o resgate do animal silvestre com segurança. “Trata-se de um animal inofensivo, que não tem veneno. O pessoal tem medo, mas a gente pede pra não matar. Precisamos dessa conscientização”, destacou.

Ele relatou que a cobra foi capturada, contida e solta em local seguro. “É um animal extremamente dócil. A maioria é assim. Foi tudo muito tranquilo”, completou.

A jiboia de cerca de 2 metros foi encontrada no Bairro Dr. Mário Meira, onde há bastante área de vegetação nas proximidades. Mesmo em casos de serpentes peçonhentas, o diretor recomendou que as pessoas mantenham um distanciamento seguro e acionem o Corpo de Bombeiros ou a própria Secretaria de Meio Ambiente a fim de garantir a proteção da espécie.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta segunda-feira (4), às 18h30.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Barra do Choça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Obra de esgotamento sanitário beneficiará 45 mil pessoas em Barra do Choça Foto: Mauri Azevedo/Embasa

A obra de construção do sistema de esgotamento sanitário de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, avança para a reta final. O empreendimento, executado pelo Governo da Bahia, por meio da Embasa, beneficiará cerca de 45 mil pessoas com mais saúde e qualidade de vida. A previsão é que a sede municipal passe a contar, ainda no segundo semestre deste ano, com rede coletora na porta, uma infraestrutura que transportará os esgotos domésticos para o devido tratamento. Além de possibilitar bem-estar à população, o novo sistema impactará na proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente local.

Com 85% do cronograma concluído, está sendo investido um montante de R$ 62 milhões com recursos oriundos do FGTS/Caixa Econômica Federal, no âmbito do programa Saneamento para Todos, e próprios da Embasa. Segundo o gerente de obras da Embasa, Jackson Rangel, o empreendimento está à altura da importância do município. “Reconhecemos a relevância de Barra do Choça, considerada a caixa d’água do sudoeste baiano, que agora também poderá celebrar a marca de uma cidade que será 100% atendida com o serviço de coleta e tratamento do esgoto”, afirma.

Em andamento - As frentes de trabalho atuam na finalização das estruturas das lagoas da estação de tratamento, que terá capacidade para tratar 51 litros por segundo, totalizando 4,4 mil metros cúbicos em um único dia. Além de uma moderna estação, o sistema de esgotamento de Barra do Choça compreenderá 78 quilômetros de rede coletora, 1,7 quilômetros de interceptor, três quilômetros de linha de recalque, aproximadamente um quilômetro de tubulação emissária, uma estação elevatória e 56,6 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública).

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vereadores apresentam 22 indicações e novos Projetos de Lei em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta desta quarta-feira (22), às 9h, a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 3 Projetos de Lei e 22 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a ampliação do cemitério de Umburanas; a instalação de um ponto de ônibus na entrada da Fazenda Espinheiro; a limpeza geral e capina nas Ruas Gabriel Messias e Tânia Maria Alves, na Vila Presidente Vargas; a implantação de iluminação pública entre a Vila Catiboaba e a Vila Presidente Vargas; a poda das árvores e a limpeza geral em toda extensão da Rua Cleóbulo Meira Leite, no Parque Alvorada; a troca de lâmpadas queimadas nas comunidades rurais do Casado, Boa Sorte, Gameleira, Angiquinho, Quixaba, Lagoa do Cipó, Capote e Pedra do Moco, no Distrito de Ubiraçaba; a elaboração do projeto e a construção de uma praça na comunidade do Boi Morto, no Distrito de Ubiraçaba; a elaboração de projeto e a construção de uma praça na comunidade do Tamboril, no Distrito de Ubiraçaba; a elaboração de projeto e a construção de uma praça na comunidade do Marquinhos, no Distrito de Ubiraçaba; a elaboração de projeto e a construção de uma praça na comunidade de Lagoa do São João, no Distrito de Ubiraçaba; a instalação de uma faixa de pedestre em frente ao Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), na Av. Otávio Mangabeira, no Bairro Nobre; a necessidade de patrolamento nas Fazendas Fuluca, Malhadinha, e Riacho Seco; a implantação de placas educativas de preservação do meio ambiente às margens do Rio das Contas; a capina nos Bairros Santa Tereza, São José, Maria de Lourdes e Feliciano Pereira Santos; a pavimentação asfáltica em diversos ruas do Bairro Mercado, Santa Tereza, São José, Maria de Lourdes e Feliciano Pereira Santos; a elaboração de um projeto de iluminação nos arredores do Ifba; a limpeza e capina no entorno da Policlínica Manoel Fernandes dos Santos, no Bairro Malhada Branca; a continuidade das obras de iluminação pública na Rua Hermes Teixeira, estendendo-se até a BR-030, no Bairro Esmeraldas; a implantação de uma Defensoria Pública da União (DPU) no município; o serviço de patrolamento urgente na região de Água Boa, Extrema, Enxu, Lagoa do Buraco e Baixa Grande; a construção de uma passagem molhada no rio que passa por Retiro l e Retiro ll, nas proximidades da comunidade de Jacaré; e a realização da reforma da praça que fica situada próximo à Rua Horácio Guanais.

O Projeto de Lei nº 015/2026 dispõe sobre a implantação do Programa Municipal de Castramóvel, Registro e Assistência Veterinária Pública no município.

O Projeto de Lei nº 014/2026 dispõe sobre a revogação Lei nº 2.099, a qual trata acerca da doação de terreno para o Estado da Bahia, com o objetivo de construir o CER IV e o CAPS IA.

O Projeto de Lei nº 013/2026 dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2027 do município.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Engenheira destaca atuação dos municípios da Bacia do Paramirim na proteção ambiental Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante a quinta-feira (16) e sexta-feira (17), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Consórcio da Bacia do Paramirim promoveram um curso de fiscalização ambiental na cidade de Ibipitanga.

O curso foi voltado para todos os 18 municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim. Estes fazem parte de quatro territórios de identidade distintos.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a engenheira sanitarista e ambiental do Consórcio da Bacia do Paramirim, Luciana Souza, destacou que o curso objetivou fortalecer as ações de gestão, monitoramento e fiscalização ambiental nos municípios consorciados. “A fiscalização ambiental é um exercício do poder de política previsto na legislação, a qual consiste no dever que o poder público tem de fiscalizar as condutas daqueles que se apresentem como potenciais ou efetivos poluidores e utilizadores dos recursos naturais”, afirmou.

Segundo Souza, o intuito maior dessas ações fiscalizatórias é garantir a preservação do meio ambiente para a coletividade.

O corpo técnico das Secretarias Municipais de Meio Ambiente das cidades consorciadas, incluindo fiscais urbanos e ambientais, participou da referida capacitação. Os profissionais foram preparados para atuar em suas respectivas áreas de atribuições constitucionais propondo a defesa de um meio ambiente saudável e equilibrado, acessível a todos os indivíduos.

Para a engenheira, o curso é fundamental, vez que o país já está vivenciando o novo marco de fiscalização ambiental.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013