Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2014
fechar

A Justiça Federal de Vitória da Conquista condenou o ex-prefeito de Presidente Jânio Quadros, Hermes Bonfim Cheles Nascimento, o ex-presidente e o ex-membro da comissão de licitação do município, Ricardo Alves Santos e José Conegundes Vieira, respectivamente, por improbidade administrativa. Segundo a justiça, o ex-gestor utilizou de maneira indevida recursos da Educação, repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), no ano de 1999. Ele fraudou licitação, desviou finalidade de convênio e cometeu uma série de ilicitudes em processos de pagamentos. Os outros dois réus auxiliaram o ex-prefeito a fraudar os procedimentos licitatórios em questão. Hermes Nascimento foi condenado à perda da função pública, teve os direitos políticos suspensos por seis por anos e está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. Os demais réus também foram condenados à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. Todos podem recorrer da decisão.

Guanambi: Passeata em busca de melhorias do atendimento à saúde O evento foi realizado neste sábado (01) e percorreu as principais ruas da cidade. (Foto: Bonny Silva).

Uma passeata em defesa de melhorias no setor de saúde aconteceu no município de Guanambi, no sudoeste baiano, neste sábado (01). A manifestação foi organizada por um grupo de pessoas ligadas a pacientes graves que estão aguardando atendimento ou à espera de transferências; ou ainda àqueles que vieram à obtido em razão da precariedade no setor.

Guanambi: Passeata em busca de melhorias do atendimento à saúde Vários pacientes vêm enfrentando dificuldades em receber um atendimento médico especializado. (Foto: Bonny Silva).

 Segundo os responsáveis pela passeata, o objetivo do evento é chamar a atenção da comunidade e das autoridades competentes para a necessidade de melhorias no atendimento à saúde e de uma mobilização maior em prol da causa. Os manifestantes também chamaram a atenção quanto à má gestão dos recursos públicos, que poderiam ser melhor aplicados na área, aliviando assim o sofrimento daqueles que precisam dos serviços de saúde no município.

Guanambi: Passeata em busca de melhorias do atendimento à saúde Os manifestantes ainda cobraram uma mudança no tratamento dos médicos com os pacientes. (Foto: Bonny Silva).
Conquista: Cipe/Sudoeste prende assaltantes armados e recupera dinheiro roubado O bando havia assalto diversos feirantes e tentado roubar comerciantes. (Foto: Divulgação).

Policiais da Cipe/Sudoeste prenderam quatro assaltantes, dois adultos e dois menores, na última sexta-feira (31) após os mesmos terem assaltado feirantes e tentado roubar comerciantes, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, os elementos fugiram em um veículo branco em direção ao Bairro Jardim Valéria. Depois de iniciadas as buscas, o carro foi localizado nas imediações do aeroporto da cidade, onde os assaltantes foram abordados. Com eles, os policiais recuperaram a quantia roubada no valor de R$ 509,75, a arma usada no assalto, um revólver calibre 38, cocaína e diversos celulares. O carro usado na fuga também foi apreendido. Alisson dos Santos Ribeiro, 20 anos; Leandro Santos Brito, 27 anos; e mais dois adolescentes foram conduzidos para o plantão da polícia civil no Distrito Integrado de Segurança Pública, em Vitória da Conquista, onde foi lavrado o flagrante. As vítimas, comerciantes da cidade, reconheceram os criminosos. Os indivíduos fazem parte de uma quadrilha conhecida pela polícia na região sudoeste. Eles têm diversas passagens por crimes como homicídio e tráfico de drogas.

Cerveja e chope devem ficar mais caras na Bahia A alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das duas bebidas sobre de 19,5% para 24%.

Os impostos sobre cervejas e chopes irão aumentar e o resultado será a elevação do preço das duas bebidas em bares, restaurantes e supermercados da Bahia. A elevação tributária, publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (31), foi decretada pelo governo da Bahia. Com a decisão, a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das duas bebidas sobre de 19,5% para 24%. O presidente do Sindicato da Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral da Bahia (Sincerbe-BA), Jeferson Noia, disse que a atualização da lei sobre a tributação de bebidas já era prevista. Segundo a Secretaria da Fazenda, a venda de cerveja representa 4,2% do ICMS recolhido no Estado. 

Conquista: Centro de Acolhimento Noturno está em reforma há quase três anos Quando a reforma foi iniciada em fevereiro de 2011, o prazo estabelecido pela prefeitura para conclusão da obra era de 120 dias. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O Centro de Acolhimento Noturno do Programa Conquista Criança está em reforma há quase três anos e até agora a obra não terminou. Quando a reforma foi iniciada em 21 de fevereiro de 2011, o prazo estabelecido pela prefeitura para conclusão da obra era de 120 dias. No entanto, as coisas não saíram como planejado. No projeto constava a implantação de espaços como berçário, recepção, sala para atendimento psicológico e mais um quarto para mulheres, que seria utilizado por faixa etária. Estava previsto para ser realizada também a ampliação do módulo pedagógico, da cozinha e da lavanderia, a troca do piso e a acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Para atender as normas do acolhimento, a administração municipal destinou mais de R$ 130 mil. As obras estão sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), que ainda não se pronunciou sobre a demora da reforma. Na tarde desta sexta-feira (31) a reportagem do site Brumado Notícias esteve no local e não encontrou nenhum funcionário da prefeitura trabalhando no local. O Centro de Acolhimento está funcionando provisoriamente na Rua dos Fonseca, 41, no Centro.

Brumado: Polícia Militar inicia blitz com intuito de inibir criminalidade O alvo principal das abordagens são as motocicletas, tendo em vista que o veículo é o mais utilizado pelos marginais em suas práticas delituosas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciou nesta sexta-feira (31) uma série de blitz rotativas com o intuito de inibir as ações criminosas que vem acontecendo com frequência no município. O alvo principal das abordagens são as motocicletas, tendo em vista que o veículo é o mais utilizado pelos marginais em suas práticas delituosas. Nos últimos dias, a população tem estado temerosa por conta dos crimes em que os marginais passaram a atacar a polícia. Em uma das ocorrências, houve até mesmo intensa troca de tiros em vias públicas e em transportes públicos. Com as blitz, a polícia busca também recuperar motos roubadas e retirar de circulação drogas e armas de fogo.

Eleições 2014: De olho na Assembleia, Manelão diz que a cidade está sem um representante à altura O empresário acredita que uma “dobradinha” com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos poderá mudar o cenário político e representativo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A corrida eleitoral começa a agitar os bastidores da política e, nesse quadro, muitos nomes estão interessados em figurar como novas propostas para os eleitores. O empresário da comunicação e presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, mais conhecido como Manelão, tem articulado com membros do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no intuito de conquistar o apoio da sigla para se lançar candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o empresário declarou que o município está sem um representante no parlamento estadual e federal. Ele acredita que uma “dobradinha” com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos poderá mudar o cenário político e representativo do município. “Estou esperando um posicionamento do grupo, pois Brumado está órfão de um representante na Assembleia Legislativa e também na Câmara Federal. O PSB tem essa intenção de indicar dois nomes em Brumado e eu espero contar com o apoio do grupo para lançar meu nome. Pretendo ser um legítimo representante do nosso município, ao lado de Eduardo”, concluiu Lima.

Brumado: Ajax comemora 27 anos com missa na Matriz Com vários títulos no currículo, a escolinha de futebol tem se destacado por prestar relevantes serviços voltados para a formação dos alunos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A escolinha de futebol Ajax celebrou na última sexta-feira (31) 27 anos de existência. Com vários títulos no currículo, o Ajax tem se destacado em Brumado por prestar relevantes serviços voltados para a formação dos alunos. O objetivo da escola é, através da educação e do esporte, formar cidadãos de bem. Para celebrar a data, o professor e fundador da escolinha, Zé Everaldo subiu a escadaria da Igreja do Bom Jesus na manhã desta sexta (31) e acompanhou uma missa ministrada pelo Padre José Silva. Emocionado, o professor destacou ao site Brumado Notícias sua luta pelo esporte local. “Essa escolinha se tornou parte de mim. Fico feliz de receber os meninos para podermos passar um pouco dos valores de formação. Hoje posso dizer que o Ajax é mais do que uma escolinha de futebol, é uma família que não para de crescer e que, mesmo com todas as dificuldades impostas, continua galgando alegrias e vitórias. Parabéns ao Ajax e agradeço a todas as famílias que confiam em nosso trabalho”, disse o professor.

Brumado: Castilho Viana acusa Estado por conta do aumento da violência O vereador disse que a cidade não é prioridade para o governo baiano e não merece o governador que tem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) fez severas críticas ao Estado por não estar dando a devida atenção à segurança pública no município de Brumado. Viana destacou que a resposta do governo baiano no que diz respeito à segurança no município tem sido negativa, demonstrando, segundo ele, que a cidade de Brumado não é prioridade para o governador neste momento. “Brumado está caminhando para a volta aos tempos do faroeste, em que o cidadão talvez vai precisar se armar para defender sua família e sua integridade física”, afirmou o vereador, que considera o momento crítico. Ele reforçou que não sabe mais a quem recorrer, uma vez que a instância máxima que poderia intervir na situação, o governo estadual, diz que não tem dinheiro, nem tampouco efetivo para investir no setor. Quanto aos valores exorbitantes gastos para promoção da Copa, o parlamentar disse que, embora seja a favor do evento esportivo, tudo é uma questão de prioridade. Para ele, neste momento, a prioridade é a segurança da população. Viana também destacou o trabalho da polícia militar e da polícia civil, que, segundo ele, não têm aparelhagem e estrutura suficientes para combater o crime no município. “Muitos policiais estão pedido para serem transferidos da cidade”, disse o parlamentar, ilustrando a situação precária da polícia em Brumado. “O governador Jaques Wagner não está dando a atenção merecida ao município. Brumado não merece o governador que tem”, concluiu Castilho.

Itapetinga: Sobrinho de vereador petista é assassinado no centro da cidade Daniel Wagner Moreira Gabrielli, de 33 anos, foi morto com tiros no tórax e também nas coxas.

Será enterrado neste sábado (01) o corpo de Daniel Wagner Moreira Gabrielli, de 33 anos.  Ele é sobrinho do vereador de Itapetinga, Marcos Antônio Gabrielli Correia (PT). Daniel Wagner estava no Centro de Itapetinga, no sudoeste baiano, quando foi assassinado a tiros, no bairro Camacã. Segundo apurou o jornalista Daniel Silva do site Brumado Notícias, ele foi atingido por quatro tiros no tórax e também nas coxas. Testemunhas contaram a polícia que o atirador chegou em um carro escuro e efetuou os disparos contra a vítima que, foi socorrido mas morreu no Hospital Cristo Redentor. O corpo foi encaminhado para o IML de Vitória da Conquista, onde foi necropsiado.

Conquista: Vigilantes querem processar a prefeitura para receber acúmulo de periculosidade mbora a lei garante esse benefício a categoria profissional, a administração municipal está sendo acusada de não cumprir com esse dever. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os vigilantes que trabalham na prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, estão recorrendo à Justiça para ter o direito ao adicional de periculosidade. Embora a lei garante esse benefício a categoria profissional, a administração municipal está sendo acusada de não cumprir com esse dever. O pagamento desse benefício representaria um acúmulo salarial de 30%. Inconformados com essa situação, os trabalhadores recorreram ao Sindicato do Servidores Públicos de Vitória da Conquista (Sinserv) para tomada de providências. O sindicato apresentou essa demanda aos representantes da prefeitura na última campanha salarial, mas a negociação não teve avanços. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, sem alternativa, os vigilantes estão entrando com uma ação coletiva contra a prefeitura. A nossa equipe entrou em contato com a administração municipal para tratar sobre o assunto. Em nota, a secretaria de administração informou que realizará um estudo de viabilidade de concessão do adicional de periculosidade aos agentes de segurança patrimonial do município.  A nota informa que a lei que garante esse benefício é válida somente para os funcionários que são regidos pelas Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). E não atende aos funcionários da prefeitura porque eles são regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU).

Arquivo