Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2016"

26 Jun 2016 - 16:15h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

26 Jun 2016 - 10:20h

No mês de junho e julho se comemoram os dias de alguns santos como Santo Antonio, São João e São Pedro, e os festejos quase sempre vem acompanhados de fogueira e fogos. Para quem tem  problemas respiratórios essa é uma das piores épocas do ano, ainda mais que é justamente quando o Inverno se inicia. Em muitas cidades a temperatura baixa o suficiente para despertar algumas doenças que em outras estações ficam mais controladas. Esse é o caso da asma, rinossinusites e da bronquite. Para quem sofre de doenças respiratórias o período junino é um dos mais perigosos. Fogos, fumaça e temperaturas mais frias, uma combinação que aumenta muito o risco de uma crise. Na tentativa de evitar perder os festejos por conta disso, o melhor é seguir algumas dicas: Evite ficar exposto a fumaça dos fogos; busque ficar distante das fogueiras. O ideal é ficar contra o vento. Evite soltar fogos. Agasalhe-se o suficiente para a queda de temperatura. Não ingerir bebidas alcoólicas. De acordo com o  jornal Correio, a fumaça dos fogos juninos tendem a irritar as mucosas das vias aéreas, causando inflamação e até infecções virais. Crianças e idosos precisam de atenção especial, assim como pessoas que já sofre de alergias. Caso fique com olhos vermelhos, tossi, ou sinta algum desconforto respiratório após o contato com a fumaça, é indicado realizar a lavagem nasal com soro fisiológico e, em casos mais graves, busque a ajuda de um médico para que possa ser prescrito medicações antialérgicas e anti-inflamatórias.

26 Jun 2016 - 10:00h

Uma mulher de 32 anos afirma ter sofrido um estupro coletivo seguido de espancamento na zona rural de Barra do Choça, no sudoeste baiano, na madrugada da última sexta-feira (24). De acordo com informações do G1, a vítima, que está internada em um hospital da região em estado de choque, contou que foi violentada por quatro homens. Contudo, ela não soube explicar as circunstâncias do crime. Segundo a polícia, um jovem de 22 anos foi reconhecido pela vítima e encaminhado para delegacia do município. O homem confessou o espancamento, mas negou o estupro. Ele está custodiado na delegacia de Barra do Choça. O crime continua sendo investigado.

26 Jun 2016 - 09:40h

A partir da próxima quinta-feira (30), as lâmpadas incandescentes não poderão mais ser vendidas no Brasil. De acordo com a Agência Brasil, fabricantes, atacadistas e varejistas serão fiscalizados a partir da data. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e poderão ser multados caso não sigam a nova legislação. Para o diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux ), Isac Roizenblatt, vale a pena aproveitar a proibição para investir em lâmpadas mais modernas, como as fluorescentes ou as de LED. “O que custa pesado para os consumidores não é o preço da lâmpada de fato, é o preço da energia ao longo do tempo. Então, esse investimento retorna rapidamente”, explica. Enquanto uma lâmpada incandescente de 60 watts custava em média R$ 2,90, uma equivalente de LED custa em torno de R$ 8,90. Segundo ele, a melhor opção é usar as lâmpadas LED, que são mais eficientes e não contêm metais pesados.

26 Jun 2016 - 09:20h

O garoto de 10 anos João Guilherme segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador. Guilherme foi picado por uma serpente cascavel na cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, na tarde da quarta-feira (22). O garoto, que é de Fortaleza, estava com a mãe fazendo turismo no local. Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, a prima do garoto, Camila Viana, disse que no primeiro atendimento prestado a João o médico da unidade se negou a aplicar o soro antiofídico. Segundo Camila, o responsável pelo atendimento afirmou que não poderia aplicar a medicação porque João Guilherme não apresentava sinais de envenenamento. “Minha tia implorou para que ele aplicasse o soro. Ela mostrou o local da picada, mas mesmo assim o médico se recusou a aplicar a medicação”, lamentou Camila. Ela disse ainda que pouco tempo após a tia, Erilene Matos, sair da unidade de saúde com o filho, a criança começou a apresentar os sintomas. A família então retornou ao local e aí sim foi aplicada a medicação. Camila acredita que essa demora no atendimento tenha contribuído para o agravamento do quadro. Em seguida, o paciente foi encaminhado para um hospital em Barra da Estiva, onde foi novamente medicado e permaneceu até ser transferido para Salvador. Camila disse que ao todo o primo recebeu 18 ampolas de soro antiofídico.

25 Jun 2016 - 14:45h

A estimativa da comissão organizadora da prefeitura de Caculé é de que mais de 20 mil pessoas passaram pelo Barracão do Forró, na Praça do Mercado Municipal, no primeiro dia do São João, que este ano completa dez anos de celebração como parte do calendário cultural da região. Antes do show, o cantor Daniel, com a simpatia que lhe é peculiar, atendeu vários fãs, assinando autógrafos e posando para fotos no camarim. O cantor foi recepcionado pelo prefeito Beto Maradona (DEM) e pela primeira dama, Maria Neves, bem como pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) e família. O público cantou e dançou todas as canções do sertanejo, que com seu carisma conquistou todo o país. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor deu as boas vindas aos visitantes das cidades circunvizinhas e de várias regiões do estado. “Nossa festa virou um legado de alegria para o nosso tão sofrido sertanejo. Essa não é uma festa de Caculé, é uma festa que celebramos junto com nossos visitantes. É a expressão da nossa religiosidade baseada na nossa fé e na cultura tradicional. Sejam todos bem vindos, e com muita alegria e paz viva o São João!”, disse o prefeito. Já o deputado Luciano Ribeiro falou da satisfação de ter iniciado a celebração em sua gestão. “Fico realmente feliz de ter iniciado este marco festivo de nossa região e fico ainda mais contente de ver que, com muito profissionalismo, o nosso prefeito tem dado continuidade a esse grande evento que tanto nos honra. Está de parabéns a cidade de Caculé por manter esta bela festa que tanto anima e une os demais municípios da nossa região”, declarou o parlamentar. As comemorações do São João em Caculé vão até o domingo (26) com shows de artistas locais e grandes atrações, como Caviar com Rapadura e Edgar Mão Branca. (Veja Fotos).

25 Jun 2016 - 13:00h

O médico Alfredo Matias confirmou na última quinta-feira (23) que é pré-candidato a prefeito em Dom Basílio, no sudoeste baiano. Segundo o Sertão Hoje, acompanhado do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), Matias participou dos festejos juninos na cidade. Segundo o pré-candidato, que já foi prefeito de Dom Basílio, o nome do pré-candidato a vice-prefeito ainda não está definido. Sobre o que o teria motivado a voltar a disputar uma eleição, Alfredo foi taxativo: “se os homens de bem se afastarem da política, os mal intencionados tomam conta”, afirmou.

25 Jun 2016 - 12:30h

Após várias denúncias, um bebê que convivia com pais alcoolizados diariamente foi retirado de casa por integrantes da guarnição da Base Comunitária de Segurança da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. Os policiais chegaram ao local, na Rua Guilherme de Aguiar, em Vitória da Conquista, e encontraram o bebê chorando muito. Os pais estavam visivelmente embriagados. Segundo informações da polícia, o bebê de nove meses foi encaminhado para o Conselho Tutelar. Os pais da criança também foram conduzidos e serão acompanhados pelo Conselho Tutelar de Vitória da Conquista.

25 Jun 2016 - 12:00h

Empresários locais e marcas nacionais se reuniram e garantiram a realização do São João de Itapetinga, uma das festas mais tradicionais da região. A prefeitura também apoiou a promoção do evento, com estrutura e demais aspectos logísticos. Na noite de sexta-feira (24), a grande atração da festa, a cantora Paula Fernandes, se apresentou no Parque Poliesportivo da Lagoa. Milhares de pessoas compareceram e prestigiaram a performance da artista. Foi a primeira vez que a cantora se apresentou em Itapetinga. Nas redes sociais, ela agradeceu o carinho do público e parabenizou os organizadores da festa.

25 Jun 2016 - 11:30h

Em outubro, será realizado o Feijão do Sítio Novo, que promete ser mais um evento de sucesso produzido pela Só Legal e Beto Bonelly Produções. Pegando carona no brilhantismo do Forró do Sítio Novo, considerada a melhor festa do período junino em Brumado, o Feijão do Sítio Novo é uma festa inédita, composta por ideias diferenciadas. Os ingressos serão limitados, vendidos apenas através de email e telefone. No dia 22 de outubro, não perca mais esse grande evento! Em breve, mais informações serão divulgadas sobre o Feijão do Sítio Novo.

25 Jun 2016 - 11:00h

Na noite da última quinta-feira (23), um acidente envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta tirou a vida de Alex Bitencurt Oliveira, morador da comunidade de Casa Nova, em Dom Basílio. A colisão aconteceu na comunidade dos Patos, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima estava na moto e colidiu com o carro em uma rua transversal. Com o impacto, o condutor da motocicleta foi arremessado e não resistiu aos ferimentos. O Samu chegou a ser acionado, mas o jovem morreu no local.

24 Jun 2016 - 13:20h

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul autorizou a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) a usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) fora do trajeto entre Porto Alegre e Brasília. Em decisão publicada na tarde desta quinta-feira (23), a juíza Daniela Cristina de Oliveira Pertile, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, acolheu ação de Dilma pedindo a ilegalidade de um parecer da Casa Civil que a proibia, entre outras coisas, do uso de aeronaves cedidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) se não fosse para até a capital gaúcha, onde reside. De acordo com o G1, a magistrada concordou com o direito ao deslocamento de Dilma a Porto Alegre e aos locais que ela considerar necessários à sua defesa no processo de impeachment, destacando a necessidade de segurança pessoal, o que impossibilitaria o uso de aviões comerciais. No entanto, determinou que a presidente afastada faça o ressarcimento dos gastos com as viagens, conforme artigo 76 da Lei n° 9.504/97. “Ao dispor sobre o uso de residência oficial, transporte aéreo e manutenção da equipe de servidores, é óbvio que o Senado Federal não autorizou o exercício arbitrário de tais prerrogativas, pois, como é comum ao Estado de Direito, estas deverão ser exercidas nos limites da legalidade, dos direitos e garantias constitucionais e dos princípios que emanam de todo o nosso sistema jurídico”, escreveu a juíza em seu despacho.

24 Jun 2016 - 13:00h

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou terça-feira (21), recurso em habeas corpus do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu de Oliveira e Silva, por unanimidade. José Dirceu foi preso em agosto de 2015 (veja aqui), em decorrência da 17ª fase da operação Lava Jato. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em outubro de 2015, negou o pedido de liberdade, com o argumento de que a prisão preventiva era necessária para garantir a ordem pública e impedir interferências na investigação (veja aqui). O ex-ministro declarou, em recurso ao STJ, que a prisão era desnecessária, uma vez que ele não oferecia perigo à sociedade. O Ministério Público Federal (MPF), em parecer, opinou pela rejeição do habeas corpus, por entender que o benefício poderia causar a reiteração de delitos. Para Felix Fischer, ministro relator do recurso, a prisão foi devidamente fundamentada, se baseando na gravidade concreta das condutas, na expressividade da lesão causada, em virtude dos valores envolvidos e na reiteração de delitos ocorridos.

24 Jun 2016 - 12:40h

Os consumidores atendidos pela operadora de telefonia Oi não precisam se preocupar com uma possível descontinuidade do serviço neste momento, pois a empresa tem recursos suficientes para garantir a operação nos próximos meses. A informação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Igor de Freitas, que acompanha de perto a situação da empresa, que entrou pedido de recuperação judicial nesta semana. Segundo Freitas, existem mais de 300 municípios onde a Oi é a única prestadora de serviço de telefonia fixa. Em outros municípios, a rede da Oi é importante para a oferta de serviços por outras prestadoras. “Não podemos admitir a descontinuidade da prestação de acesso à internet, e de outros serviços no atacado pela empresa, de que outras prestadoras dependem para a continuidade dos seus negócios”. De acordo com a Agência Brasil, na última segunda-feira (20), a Oi ingressou com pedido de recuperação judicial na 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, que inclui um total em dívidas de R$ 65, 4 bilhões. A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência adotada por uma empresa quando ela perde a capacidade de pagar suas dívidas.

24 Jun 2016 - 12:20h

Os fãs do cantor Cristiano Araújo se reuniram na manhã desta sexta-feira (24) no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, para homenagear o músico, que morreu há um ano em um acidente de carro na BR-153. De acordo com o G1, pessoas de várias partes do país levam fotos e cartazes para o túmulo do sertanejo. Além disso, cantam músicas de sucesso do ídolo. O acidente que matou Cristiano Araújo, de 29 anos, ocorreu na BR-153, em Morrinhos, quando o cantor voltava para Goiânia após um show em Itumbiara, no sul do estado.  A namorada dele, Allana Moraes, de 19, também morreu. Além do casal, estavam no veículo o motorista, Ronaldo Miranda, e o empresário Victor Leonardo. Os dois últimos ficaram feridos, mas deixaram o hospital dias depois.

24 Jun 2016 - 12:00h

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que estava detido desde 2015 pela Lava Jato, deixou a carceragem da Polícia Federal (PF) por volta das 8h40 desta sexta-feira (24) e passa a cumprir a pena em casa. O benefício de prisão domiciliar foi obtido graças ao acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF), e homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Da carceragem da PF, o ex-diretor seguiu para o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A aeronave decolou às 10h40 e seguiu em direção ao Aeroporto Tom Jobim. A previsão de chegada é por volta das 12h. O ex-diretor vai ficar em Itaipava, na casa da família. Ao G1, o advogado Igor Arthur Rayzel disse que Cerveró está aliviado com o novo regime prisional, mas que tem consciência que a progressão não significa a liberdade. “Ele está muito tranquilo e, apesar disso, as colaborações continuam e os processos também”, relatou Rayzel.  Cerveró, conforme o advogado, terá que cumprir regras para não perder o benefício como sair de casa somente em casos de emergências médicas e audiências na Justiça, e não deixar o país. Durante o período, que deve durar cerca de um ano e meio, ele será monitorado por uma tornozeleira eletrônica. O equipamento foi instalado na quinta-feira (23).

24 Jun 2016 - 11:40h

Uma mulher de 37 anos que decidiu trabalhar como garota de programa recebeu um cliente inesperado na cidade de Birigui, no interior de São Paulo. Segundo informações do Jornal de Franca, o marido dela descobriu a nova fonte de renda da esposa e decidiu marcar um programa com ela. Quando os dois se encontraram, ela sofreu uma parada cardíaca. A mulher foi encaminhada para um hospital, onde médicos diagnosticaram um princípio de infarto. Ela teve alta médica dois dias depois. Ainda de acordo com o Jornal de Franca, a garota de programa criou uma página na internet para divulgar o seu trabalho. Ao pesquisar o histórico no computador da família, o marido encontrou o site e se passou por um cliente para comprovar a traição da mulher. Ele ainda publicou um texto no Facebook para divulgar o caso, mas apagou a postagem a pedidos da família da mulher.

24 Jun 2016 - 11:20h

Interessados em financiar o ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem se inscrever a partir desta sexta-feira (24) até o próximo dia 29, no portal do Fies (clique aqui). Serão oferecidos 75 mil financiamentos. Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de nota maior que zero na redação. Os candidatos ainda devem ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640. Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso, com a possibilidade de alterar a opção até o fim do prazo de inscrição. Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulgará a nota de corte de cada curso, ou seja, a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. O resultado será divulgado no próximo dia 30. 

24 Jun 2016 - 11:00h

O cantor Daniel vai fazer a abertura do Arraiá de Caculé em 2016 nesta sexta-feira (24) na Praça Deoclídes Cardoso. Além dele, se apresentam Feras da Bahia, Zé de Chico e Daniel e Beto. No dia 25 de junho, os festejos serão animados por Radiola de Cangaceiro, Caviar com Rapadura, Amor de Cinema e Amantes do Forró. Por último, no dia 26 de junho, a festa será encerrada com chave de ouro ao som de Banda Xero Nela, Thiago Araújo, Tropa de Xote e Edgar Mão Branca. O prefeito Beto Maradona (DEM) disse em entrevista ao site Brumado Notícias, que a cidade já está recebendo diversos turistas de várias partes do Brasil. “Mais uma vez o nosso festejo junino supera as expectativas. Vamos iniciar realizar hoje a abertura do Arraiá de Caculé e vamos até domingo revendo os amigos e dançando muito forró”. 

24 Jun 2016 - 10:50h

O segundo dia do São João de Tanhaçu, no sudoeste baiano, superou todas as expectativas. O show do cantor Batista Lima, ex-cantor da Banda Limão Com Mel, era o mais aguardado da noite. Com a presença do prefeito João Francisco Santos (PT), e da primeira dama da cidade, Dora Sarmento, Batista Lima saudou o público presente e cantou grandes sucessos de sua carreira. Mantendo a tradição da cidade, a prefeitura de Tanhaçu, realiza os festejos juninos por quatro dias. O evento continua nesta sexta-feira (24) e no sábado (25). 

“A alegria do público e a satisfação da população pela realização dos festejos garante que Tanhaçu é a capital do forró na nossa região”, disse o prefeito da cidade. De acordo com ele, a festa acontece na paz, sem nenhuma ocorrência policial. “Durante os oito festejos que realizamos os munícipes e turistas sempre deram um exemplo, pois curtem a festa e aproveitam cada instante dançando e divertindo muito”, ressaltou João. 

23 Jun 2016 - 16:00h

Mesmo com grandes shows na região, muitas famílias brumadenses preferem manter a tradição de celebrar o São João em casa, ao pé da fogueira. Na Rua São João, a tradição é mantida por toda a vizinhança há mais de 50 anos. O site Brumado Notícias registrou os preparativos das comidas e bebidas típicas na casa da vovó Ninhia, onde vizinhos, parentes e amigos se juntam todos os anos para celebrar o dia do santo forrozeiro. Mesmo cega, a vovó da rua acompanha todos os preparativos desde o início da década de 1960. 

“O São João é a festa mais bonita e mais saborosa do ano e com as melhores músicas. Fico feliz de termos tantas famílias unidas aqui em nossa rua, embelezando ainda mais a nossa festa”, disse a matriarca. A rua está recebendo ornamentação com bandeirolas e mais adereços. Outra matriarca que gosta de manter a tradição, mas na venda de figueiras, é Dona Quita, que também há quase 60 anos comercializa o símbolo maior do São João na porta de casa, na Rua Bahia. 

A tradição está passando para o neto, Petrônio, que vê no exemplo da vó a motivação para continuar o legado. “É uma alegria poder de alguma forma colaborar para que os devotos de São João possam manter a tradição de acender a fogueira em suas casas. A festa de São João tem toda uma beleza singular. Eu amo o São João”, contou a vovó.

23 Jun 2016 - 15:40h

Embora não haja programação de grandes festas de São João em Brumado, a maioria dos munícipes tem preferido permanecer na cidade para receber os visitantes e celebrar os festejos em sítios, fazendas e chácaras no interior. Os dados foram passados ao site Brumado Notícias pelas empresas de transportes interestaduais, que têm registrado mais chegadas de visitantes para temporada no município. Com isso, o movimento cresceu nesta quinta-feira (23), no centro comercial, que registrou muitos picos de engarrafamentos ao longo da manhã. O dia de feira livre, que ocorre normalmente nas sextas-feiras, foi antecipado para esta quinta, o que aumentou ainda mais o fluxo de veículos em todo o corredor comercial, desde a Avenida Centenário até a Avenida Coronel Santos e a Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Com tamanha movimentação, a Polícia Militar montou um forte esquema de segurança, inclusive com blitz no percurso, a fim de inibir a ação de meliantes, que costumam se aproveitar da ocasião para práticas delituosas.

23 Jun 2016 - 15:20h

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu abrir ação penal contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelo recebimento de R$ 5 milhões de propina em contas não declaradas na Suíça. Com a decisão, Cunha vai responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas e passará à condição de réu em duas ações penais que tramitam na Corte, oriundas da Operação Lava Jato. Os ministros acompanharam o voto do relator, Teori Zavascki, e também entenderam que Cunha é beneficiário e o verdadeiro controlador das contas na Suíça. Para o relator, as provas apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) comprovam que Cunha recebeu R$ 5 milhões de propina nas contas de seu truste, com o objetivo de ocultar a origem dos valores. 

23 Jun 2016 - 15:00h

Na manhã da última quarta-feira (22), mais uma operação de captura de animais foi realizada nas rodovias que cortam os municípios de Brumado, Vitória da Conquista, Anagé, Aracatu, Maetinga e Presidente Jânio Quadros. No total, a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) apreendeu 3 animais asininos. Com o aumento no fluxo de veículos devido ao feriado de São João, a CIPR tem realizado ações de prevenção, mas a alta velocidade e a falta de atenção ainda são os maiores causadores de acidentes. Prova disso é que, enquanto a equipe realizava o trabalho, mesmo com os agentes sinalizando o local, um condutor em alta velocidade quase provocou uma tragédia. Segundo a polícia, após frear o veículo para evitar uma colisão traseira, por pouco não atropelou a equipe de captura.  

23 Jun 2016 - 14:40h

A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão como parte da Operação Custo Brasil desde as 6h de hoje (23), na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), na capital paulista. De acordo com a Agência Brasil, oito homens armados do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal fazem a segurança na parte de fora da sede do PT, auxiliados por policiais militares. A Custo Brasil é um desdobramento da Operação Lava Jato. As ações são feitas de forma conjunta com o Ministério Público Federal e a Receita Federal. O objetivo é apurar o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, no valor de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.