Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

29 Jun 2018 - 13:55h

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (29) em um acidente automobilístico, em uma estrada vicinal, na cidade de Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o condutor do veículo e mais dois passageiros retornava, de uma festa que aconteceu na Fazenda Coroba, quando perdeu o controle da direção do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e os dois passageiros foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Malhada de Pedras. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou a perícia no local. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

29 Jun 2018 - 13:00h

Um bar que funcionava de fachada para ocultar a prática de um bingo clandestino foi fechado novamente pela polícia civil na noite desta quinta-feira (28), na Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro Ginásio Industrial, em Brumado. Em setembro de 2017, a polícia esteve no local cumprindo ordem judicial após denúncias dos moradores vizinhos. Desta vez, além de denunciarem a prática irregular de jogos de azar, os vizinhos também apontaram que a movimentação no lugar perturbava a paz devido ao som alto e barulho dos apostadores até altas horas da madrugada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no momento da abordagem policial, havia várias pessoas no estabelecimento. A polícia apreendeu um globo com as bolas numéricas, cartelas, uma maleta com fichas de apostas e vários talões de jogos. Todo material apreendido foi apresentado na delegacia e, na manhã desta sexta-feira (29), foi encaminhado à justiça. O proprietário foi ouvido pela autoridade policial e pagou fiança para não ficar detido. Ele deve responder na justiça por reincidência.

29 Jun 2018 - 12:30h

O presidente Michel Temer (MDB) assinou na quinta-feira, 28, decreto que reserva 30% das vagas em processos de seleção de estágio e na contratação de jovens aprendizes no serviço público para estudantes negros. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, a proposta é aplicar a mudança na administração pública, autarquias, fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. O ministério diz que a ação terá como impacto imediato o acolhimento da reivindicação de educação, saúde e trabalho movida pelo movimento social negro ao estado brasileiro e a superação das desigualdades étnico-raciais. “No trabalho, esse é um avanço de repercussão muito significativa, pois vai atingir o jovem no seu primeiro emprego, posicionando os negros em condição de igualdade”, comemora o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha. De acordo com a Veja, poderão concorrer às vagas reservadas, candidatos negros  que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

29 Jun 2018 - 12:00h

O deslocamento de moradores, comerciantes e visitantes em geral para o distrito rural de Iguatemi, na fronteira entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, só está sendo possível porque os populares abandonaram a ponte Florindo Bitencourt e estão atravessando pelo leito do Rio São João, que está seco no momento. A ponte estreita e de mão única não comporta o tráfego de veículos, pois está com um grande buraco interditando parte do percurso. A situação alerta para a falta de segurança e estrutura da obra que foi inaugurada há 31 anos, em 1987, e, desde então, nunca passou por reparos. A prometida reforma vem se arrastando ao longo dos anos, com palavras de acordo entre os prefeitos das duas cidades, mas nenhuma ação concreta para solucionar o problema. Alguns deputados até já se manifestaram garantindo que iriam apresentar um projeto para levantamento de emenda parlamentar para a obra, porém o que se tem é o retrato do abandono e descaso com a comunidade local.

29 Jun 2018 - 11:30h

Uma médica pediatra de 34 anos foi presa em Brasília sob suspeita de matar o próprio filho, de três anos, com uma overdose de medicamentos na quarta-feira (28). Ela teve a prisão preventiva decretada nesta quinta e está internada na ala psiquiátrica do Hospital de Base de Brasília sob custódia da Polícia Civil. Segundo testemunhas, ela tentou se matar na sequência. De acordo com o delegado João de Ataliba Nogueira, da 1ª DP, responsável pelas investigações, foram encontrados no apartamento da pediatra duas cartelas vazias de Frontal e uma de Ritalina. “Tudo leva a crer que houve ingestão aguda de medicamentos. Pelas provas colhidas, o quadro é característico de homicídio seguido de tentativa de suicídio”, afirmou, acrescentando que a causa da morte da criança só será confirmada em laudo pericial. De acordo com depoimentos à polícia, a mulher desceu de seu apartamento na Asa Sul de Brasília com um corte no pescoço, suja de sangue, gritando que havia matado seu filho e que iria se matar, dirigindo-se para uma avenida movimentada para se jogar na frente de um carro — ela foi contida pelo porteiro do prédio. A criança chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Materno Infantil de Brasília, onde morreu. Segundo a Veja, o delegado conta que ainda não colheu depoimento da mulher para ouvir sua versão e saber qual seria a motivação do crime. Segundo ele, a polícia também apurou que a mulher sofre de depressão desde 2016. Também será investigada a informação prestada por uma testemunha segundo a qual, em janeiro, o bebê também ficou internado durante três dias na UTI em razão de ingestão de medicamentos — o pai, de quem a médica é separada, ficou sabendo dessa internação recentemente.

29 Jun 2018 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado, Jussimar Santos, rebateu as denúncias do coordenador nacional da Marcha Azul Marinho, Maurício Domingos da Silva, o Narval. Durante a 14ª Marcha Azul Marinho, que aconteceu em Brasília, Narval gravou um vídeo veiculado nas redes sociais, acusando o comandante da GCM brumadense de ser omisso diante de um projeto encaminhado para criação de aportes à instituição, com vistas a otimizar a prestação de serviços à segurança pública local. Com o objetivo de prestar esclarecimentos à comunidade, o comandante da GCM disse que as denúncias do coordenador estão equivocadas. “Primeiro que a responsabilidade de apresentação do projeto era dele e não minha, mas ele não teve bravura suficiente para honrar a sua palavra de retornar ao município em tempo hábil para apresentar o referido projeto ao prefeito. Por outro lado, o que ele encaminhou não foi um projeto para a Guarda Municipal de Brumado, mas sim a cópia de um projeto já existente em outro município brasileiro, que, na visão dele, era nós quem deveríamos copiar tal modelo para então desenvolver o projeto para a nossa instituição. Fora de cogitação! Depois, se o projeto fosse aprovado, ele apareceria aqui peitando de pai da criança e nós não estamos aqui para amassar barro para faraó”, retrucou o comandante. Jussimar ainda afirmou que tentou por diversas vezes contato com o coordenador para tratar do assunto, mas o mesmo não respondeu as suas tentativas via telefone e até mesmo nas redes sociais.

29 Jun 2018 - 10:00h

Delvair de Lima Messias, o Vadinho, presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Olhos D’água, demonstrou em entrevista ao site Achei Sudoeste a sua insatisfação com a comissão organizadora da prefeitura, que isolou a associação da participação na organização do evento, bem como cortou o direito da entidade de recolher o faturamento com as barracas dos ambulantes. Diante do posicionamento da atual administração, Vadinho teme que, futuramente, a festa seja retirada do bairro e levada para a Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura. O presidente relembrou que, na gestão passada, a associação foi consultada para elaboração da festa, além de poder coletar os insumos das barracas de bebidas e petiscos, gerando receitas para a realização de outras festas no bairro. Para este ano, a intenção, segundo o líder comunitário, seria levantar fundos para a construção da sede própria da associação, o que daria mais respaldo e comodidade aos associados, os quais teriam um local próprio para funcionamento da entidade representativa. Vadinho chegou a citar que questões de interesses políticos estejam criando esse impasse e falta de entendimento entre a associação e a prefeitura. O representante da comunidade até comparou que, em outras localidades, como nos Bairro Dr. Juracy e Baraúnas, a postura da administração foi diferente da aplicada na festa do São Pedro. “Meu medo maior é perdemos a nossa festa tão cheia de tradição, assim como acabaram as comemorações da 2 de Julho”, pontuou.

29 Jun 2018 - 09:30h

Vencer o preconceito é um dos fatores mais importantes para que se procure o especialista em psiquiatria, pois ele é o médico que se especializa em questões de saúde mental. Eles diferem dos psicólogos e outros orientadores de saúde mental, por serem médicos com essa formação específica.  Por centenas de anos, os distúrbios mentais foram vistos com olhares maldosos e extremamente preconceituosos e o psiquiatra era o médico responsável pelos considerados loucos e inaptos pela sociedade. Porém, os tempos mudaram, assim como os problemas. A Psiquiatria juntamente com a medicina, evolui a cada dia, com seus diversos métodos, para proporcionar um tratamento sem altos custos, permitir saúde e bem estar ao paciente e sua família. Quando nossa mente não está bem podem surgir os problemas de saúde, podendo ser alguns deles apenas mentais e outros biológicos. Fundamental saber que a saúde mental deve ser encarada com seriedade e, acima de tudo, sem preconceitos. Cuide de seu corpo e de sua mente. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

29 Jun 2018 - 09:00h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), anunciou licitações em grandes obras para o município, as quais somadas chegam a R$ 40 milhões. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as obras irão beneficiar os setores de infraestrutura e educação da cidade. De acordo com o gestor, os distritos com escolas municipais irão receber pavimentação asfáltica, facilitando a trafegabilidade e a maior segurança nas estradas vicinais. Além da pavimentação asfáltica, a prefeitura irá realizar nas localidades importantes obras de estrutura para melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural. As licitações serão publicadas, em breve, e, após toda a tramitação, as obras serão iniciadas nas comunidades rurais da capital do minério.

29 Jun 2018 - 08:30h

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

29 Jun 2018 - 08:00h

A Praça Donalita Meira Lobo, no Bairro Olhos D´água, em Brumado, palco dos festejos do tradicional São Pedro, recebeu toda a estrutura para a celebração ao santo forrozeiro. Dezenas de ambulantes e operadores técnicos, além de servidores do município, se empenharam em montar as barracas, palanques e ornamentação da praça para os três dias de festa, que contará com várias atrações, dentre as quais Serginho Cardoso, Iago Santana, Marlus Viana, Jorginho dos Teclados, Fann Estourado, Seu Maxixe, Ed Rossi, Celino e Banda e 100 Parêa. O evento está sendo promovido pela prefeitura, com contrapartida da Câmara Municipal e da Bahiatursa. Assim como nos anos anteriores, a comissão organizadora da festa acredita que cerca de 20 mil pessoas devem passar pela praça nos três dias de evento.

29 Jun 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

29 Jun 2018 - 00:00h

Com o apoio do casal Edmundo Pereira e Marizete Pereira, toda a oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vai marchar com as pré-candidaturas de Vitor Bonfim (PR) e Waldenor Pereira (PT) para deputado estadual e deputado federal, respectivamente. O anúncio oficial da aliança deverá ser realizado nos próximos dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o ex-presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), o ex-vereador Agno Meira (PCdoB), o ex-prefeito Geraldo Leite Azevedo, o vereador José Ribeiro Neves (PT) e diversas lideranças comunitárias e sindicais irão referendar o apoio a Bonfim. O grupo ainda tenta conquistar os apoios do pré-candidato a deputado estadual, Castilho Viana (PTC), e do pré-candidato a deputado federal, Carlinhos Moura (PTC).

28 Jun 2018 - 19:40h

Uma mulher, identificada como Daiane Maria de Oliveira, de 29 anos de idade, na quarta-feira (27), após ficar internada 22 dias no Hospital Regional de Guanambi (HRG). A paciente ficou conhecida como a mulher da ‘barriga gigante’, resultado de cirrose hepática, decorrente do uso excessivo de bebida alcoólica. O caso ganhou repercussão depois que foi divulgado um vídeo nas redes sociais, onde Daiane fazia um apelo pedindo ajuda para o tratamento da doença. A jovem chegou a receber tratamento no Hospital Aristídes Maltez, em Salvador, mas o transplante não foi possível, devido ao estado delicado de saúde dela. Após um período a paciente retornou para Igaporã, e continuou sendo acompanhada pela Secretaria de Assistência Social, mas foi encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), após complicações de saúde, no entanto, ela não resistiu. De acordo com Vilson Nunes, o corpo de Daiane foi sepultado na manhã desta quinta-feira (28).

28 Jun 2018 - 17:45h

O ministro Luiz Edson Fachin liberou nesta quinta-feira (28) para julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que arquivou o pedido de liberdade do ex-presidente. De acordo com o G1, caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcar a data. Com a decisão de liberar o caso para a pauta do plenário antes mesmo de parecer da PGR, Fachin tenta garantir que o pedido de liberdade de Lula seja analisado pelo plenário na volta do recesso, a fim de evitar uma decisão liminar (provisória) de outro ministro antes disso. O STF entra em recesso em julho e retoma as atividades em agosto. Fachin tomou a decisão de liberar o processo depois que a defesa de Lula apresentou um novo pedido de liberdade e solicitou a mudança de relator. Lula foi preso em abril, depois de ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Lula se diz inocente. A prisão do ex-presidente foi baseada em entendimento do STF de que a pena pode começar a ser cumprida a partir da condenação na segunda instância, como o TRF-4. A defesa de Lula, no entanto, argumenta que ele tem direito de ficar livre enquanto houver possibilidades de recursos.

28 Jun 2018 - 17:15h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello acaba de deferir uma liminar para libertar o ex-deputado federal, Eduardo Cunha. O ex-presidente da Câmara, contudo, continuará preso em Curitiba. Motivo: os advogados de Cunha, Pedro Ivo Velloso e Ticiano Figueiredo, conseguiram o habeas corpus para um dos dois casos em que o ex-deputado está condenado. De acordo com o jornal O Globo, a liminar concedida hoje por Marco Aurélio refere-se às investigações da Operação Manus, em que Cunha e Henrique Eduardo Alves foram condenados por atuar em favor de empreiteiras nas obras da Arena Dunas, em Natal. As propinas neste caso somam R$ 11,5 milhões. Cunha tem outra condenação por seu envolvimento em desvios em investimentos do FI-FGTS.

28 Jun 2018 - 16:59h

A Tunísia guardou sua melhor atuação para seu último jogo na Copa do Mundo e venceu o Panamá por 2 a 1 nesta quinta-feira (28), na Arena Mordovia. Em jogo de eliminados do grupo G, os panamenhos saíram na frente com gol contra de Meriah, mas os tunisianos viraram com Ben Youssef e Khazri. De acordo com o Uol Esporte, é a primeira vitória tunisiana em Copas do Mundo desde 1978, ano em que o país estreou no torneio. Desde então tinham sido três participações com um empate em cada, mas a escrita foi quebrada nesta quinta-feira. Para o Panamá fica a mistura de sentimentos: orgulho pela primeira vez na Copa e desapontamento pela virada sofrida. No outro jogo do grupo, a Bélgica venceu a Inglaterra por 1 a 0. O camisa 10 da Tunísia foi fundamental para a vitória. Era o mais acionado da equipe, sempre ligeiro pelo lado direito, setor em que ganhou quase todas as disputas na corrida. Foi ele quem ofereceu o primeiro gol a Ben Youssef, depois deixou sua marca também aproveitando bola cruzada.

28 Jun 2018 - 16:50h

A Bélgica poderia ter caminhado para uma chave teoricamente mais fácil, mas venceu a Inglaterra por 1 a 0 nesta quinta-feira (28), em Kaliningrado e com gol de Januzaj, e terminou a primeira fase da Copa do Mundo no primeiro lugar do Grupo G. O que significa que pode ser adversária do Brasil nas quartas. De acordo com o Uol Esporte, para que isso aconteça, no entanto, a seleção belga primeiro terá de vencer o Japão nas oitavas, no dia 2 de julho, às 15h, assim como a equipe de Tite precisa superar o México. A Inglaterra vai encarar a Colômbia no dia 3, às 15h. Se a partida tivesse terminado empatada, os ingleses teriam ficado na liderança por terem recebido menos cartões amarelos na primeira fase que a equipe adversária (dois para a Inglaterra e cinco para a Bélgica, que levou dois nesta tarde). Mas o critério de desempate acabou não sendo necessário.

28 Jun 2018 - 15:50h

A prefeitura de Brumado disse nesta quarta-feira (28) que o ministro da educação, Rossieli Soares da Silva, virá ao município na próxima terça-feira (03) para autorizar a implantação do curso de medicina. O horário da visita ainda não foi divulgado. Após o ato que será realizado no auditório da prefeitura, o próximo passo será a conclusão do processo de licitação para tornar pública a unidade de ensino superior que irá explorar o curso na capital do minério. Até o presente momento, cinco redes particulares já se prontificaram a concorrer pela operação do curso em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ainda no final deste ano de 2018 ou no início de 2019, deve ser realizado o primeiro vestibular de medicina.