Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

28 Jul 2017 - 12:30h

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) cobra a aprovação do projeto de lei nº 22.144/17, de sua autoria, que dispõe sobre a liberação de visita de animais domésticos a pacientes internados em hospitais na Bahia. “Os animais são verdadeiros remédios, uma ótima terapia. Eles ajudam fazendo parte do processo de melhora de quem se encontra naquele local, o contato deles com as pessoas ali vai além do que muita gente imagina, é uma verdadeira terapia ao ser humano, diminuindo a solidão, a dor, a ansiedade, melhora a capacidade emotiva, traz motivação e aumenta as habilidades de socialização, principalmente em crianças e idoso que estão presentes”, disse. Ainda segundo o parlamentar, diversas pesquisas já comprovaram a eficácia da presença do animal como fator terapêutico. “Os especialistas estão cada vez mais convictos do potencial dos anjos de quatro patas como um auxílio importante no processo de tratamento para os pacientes, sendo estímulos poderosos”, completou Moraes. O deputado cobra a aprovação do projeto para depois ser sancionado pelo Governo do Estado. Inclusive, o parlamentar afirma que a autorização será muito importante não só para os animais, mas para a saúde pública. “Continuarei lutando até conseguir a aprovação desse projeto entre tantos outros que apresento na Assembleia Legislativa da Bahia. Trabalho diariamente e quero ver o resultado do que faço”, finalizou.

28 Jul 2017 - 12:00h

Um grupo de empresarial de Belo Horizonte pretende instalar em Guanambi um Hospital do Câncer e para isso já disponibiliza dos recursos financeiros necessários, projeto arquitetônico e equipe médica. A notícia foi dada confirmada pelo médico Welton Cardoso Júnior. Segundo ele, a viabilidade técnica e econômica, a concentração de profissionais especializados na cidade, leitos de UTI e duas faculdades de medicina são fatores considerados favoráveis e decisivos para implantação do serviço de oncologia. De acordo com o radialista Bonny Silva, para o médico, o prefeito Jairo Magalhães terá um papel decisivo no que diz respeito ao processo político-burocrático para direcionar para Guanambi os recursos do SUS que hoje são pactuados com o município de Vitória da Conquista. Além disso, uma mobilização política regional poderá resultar em avanço extraordinário para o melhoramento do atendimento em saúde, capaz de beneficiar uma população aproximada de 450 mil habitantes.

28 Jul 2017 - 11:30h

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização Cuidador/Acompanhante Terapêutico, promovido pela psicóloga Fátima Guenes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a psicóloga explicou que a proposta do curso é preparar pessoas para serem cuidadoras/acompanhantes de idosos, pessoas em crise psicológica e adolescentes em crise. Guenes enfatizou que a preocupação é formar as pessoas certas para cada situação. O curso começa com uma entrevista em que se avalia se o candidato tem o perfil de cuidador terapêutico. Após aprovação, o candidato passa pelo processo de aulas teóricas e dinâmicas de grupo. Ao final, os aprovados recebem certificado e uma carta de recomendação. De acordo com a psicóloga, o projeto pretende lançar uma espécie de agenciamento com informações cadastrais sobre o acompanhante terapêutico. Ela destacou ainda que a amplitude do projeto visa a criação de uma creche do idoso ou residência terapêutica. O curso é particular, sem vínculos com o poder público. Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail aeassistenciasespeciais@gmail.com.

28 Jul 2017 - 11:00h

Uma carga contendo 2.485 pinos de cocaína foi apreendida na madrugada desta quinta-feira (27), em um trecho da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A droga dentro de uma mochila, no bagageiro de um ônibus que tinha saído de São Paulo com destino a Petrolina (PE). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), apesar de abordar todos os 21 passageiros, os policiais não conseguiram identificar o responsável pela bagagem. Além dos pinos, que pesavam cerca de 2 quilos de cocaína, foi encontrada uma quantidade de crack, pesando 500 gramas. Após a abordagem, a droga foi levada para uma delegacia da cidade.

28 Jul 2017 - 10:30h

O açúcar pode ser ruim não só para seus dentes e sua cintura, mas também para sua saúde mental, afirmou na quinta-feira (27) um estudo que foi recebido com ceticismo por outros especialistas. Pesquisadores da University College London (UCL) compararam a ingestão de açúcar relatada com o humor de mais de 8 mil pessoas em um estudo britânico de longo prazo. Os participantes do estudo, funcionários públicos, foram monitorados de 1985 a 1988, e depois desse período preencheram um questionário periodicamente. Os pesquisadores analisaram os dados desse estudo em busca de uma associação entre a ingestão de açúcar e “transtornos mentais comuns” (CMD), como ansiedade e depressão. A equipe da UCL encontrou "uma maior probabilidade" dos homens que consumiam mais alimentos e bebidas doces desenvolverem CMD após cinco anos, assim como um "efeito adverso" geral na saúde mental para ambos os sexos. Eles concluíram, em um estudo publicado na revista “Scientific Reports”, que “uma menor ingestão de açúcar pode estar associada a uma melhor saúde psicológica”. As informações são do G1.

28 Jul 2017 - 10:00h

Em sua passagem pelo município de Brumado na última sexta-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, reforçou em entrevista ao site Achei Sudoeste sobre a importância dos eleitores realizarem a revisão dos seus títulos eleitorais para a versão biométrica, exigida a partir das eleições de 2018. Como na região da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, até o momento, apenas 37% dos títulos foram recadastrados, nossa reportagem indagou se o atual cenário de decepção com os escândalos na política tem influenciado os eleitores a não comparecerem cartórios para passarem pela adequação ao sistema biométrico. Em resposta, o desembargador apontou a obrigatoriedade do eleitor perante a Justiça Eleitoral e convocou os mesmos a irem às urnas eliminar os maus políticos, promovendo uma faxina, seja nos parlamentos ou nos cargos executivos que estejam desapontando a sociedade como um todo. 

“A decisão é do eleitor, mas o voto é orbitário, assim como essa revisão dos títulos. Penso que o eleitor tem de realizar sua biometria e comparecer ao dia de votação para dar a resposta àquele mau gestor, parlamentar ou político que não atendeu aos anseios depositados pela população. Não realizar a biometria e tentar boicotar as eleições por não comparecer no dia da votação não seria a melhor solução. Só quem perde é o próprio eleitor que é penalizado primeiro pela perda do titulo, depois por permitir que outros decidam por ele quem irá comandar o seu país, seu estado e o seu município. Com o seu voto, você tem o poder de decisão. Mesmo com a decepção com o atual cenário da nossa política, somos nós, os eleitores, com o voto, quem podemos promover essas mudanças”, ressaltou o presidente do TRE-Bahia.

28 Jul 2017 - 09:00h

Um jovem teve a sua imagem compartilhada por dezenas de pessoas através do WhatsApp após ter sido acusado de estuprar uma menor de idade em Brumado. Por causa da divulgação, ele foi linchado e teve a casa depredada. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o jovem já teria contratado um advogado e dito que irá processar as pessoas que compartilharam a sua imagem. O mesmo se apresentou à Delegacia de Polícia Civil e cobrou mais empenho das autoridades na elucidação do crime devido à repercussão negativa do caso em sua vida e do risco de morte que corre. O caso já está sendo investigado pela polícia e o inquérito deverá ficar pronto nos próximos dez dias.

28 Jul 2017 - 08:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Corsa Classic 1.0, 2010/2011. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

28 Jul 2017 - 07:25h

O promoter Marcos Antônio Cardoso, conhecido como Kezinha, fez um protesto bem humorado nas redes sociais contra o aumento abusivo no preço dos combustíveis. Em uma carroça, ele disse que, após o aumento no valor dos combustíveis, está trocando o seu carro pelo veículo de tração animal. “Fica aqui o meu protesto contra o aumento abusivo do preço dos combustíveis em Brumado. Substitui o meu carro pela carroça por tempo indeterminado”, escreveu. A imagem já teve vários compartilhamentos e viralizou nas redes sociais. Em Brumado, o preço do combustível é um dos mais caros praticados na região.

27 Jul 2017 - 17:20h

O Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho (PTB), para que se apure a prática de ato de improbidade administrativa diante do aumento do valor de contrato pactuado com a Cooperativa de Transporte (Coopvel), no exercício de 2016, sem qualquer base legal. O gestor foi multado em R$ 6 mil. O termo de ocorrência revela que, já na vigência do segundo termo aditivo, em fevereiro de 2016, a prefeitura aceitou integralmente proposta de majoração do valor do contrato com a cooperativa na proporção de 21%, adotando como fundamento para a tomada de decisão apenas as informações prestadas pelo representante da cooperativa, não sendo apresentada planilha de preços ou qualquer outro documento que indicasse o aumento no valor dos combustíveis, dos lubrificantes e dos pneus como alegado pela empresa. Não houve a indicação do ônus sofrido pela empresa contratada. Da mesma forma, o índice percentual de aumento fixado de 21% incidiu sobre todo o valor do contrato, não apenas sobre os custos unitários de cada insumo, de forma a onerar, de forma desproporcional, toda a cadeia de insumos e encargos da proposta inicial. Ainda cabe recurso da decisão.

27 Jul 2017 - 17:15h

A prefeitura de Ituaçu e a empresa da construção civil Macedo Construções são acusadas de manter cerca de quinze homens em condições de trabalho análogas à escravidão. Eles estavam locados na construção da escola da localidade de Campo Grande. Em decisão liminar, a Justiça do Trabalho deferiu o pedido de tutela antecipada contra os réus. Isso para que o prejuízo aos trabalhadores não aumente com o tempo. De acordo com o jornal da Chapada, a Justiça definiu pela retenção de 10% do valor residual que a prefeitura ainda tem a repassar a Macedo Construções, o equivalente a R$ 110 mil. A decisão garante aos trabalhadores, caso vençam a disputa judicial, que o montante ficará disponível para pagamento de eventuais indenizações. A decisão deve ser cumprida de imediato. Nova audiência terá data marcada para continuação da análise do caso em Ituaçu.

27 Jul 2017 - 17:12h

O pagamento do Abono Salarial calendário 2017/2018, ano-base 2016, começará a ser pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) nesta quinta-feira (27). Os pagamentos serão efetuados de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, iniciando com os nascidos em julho. Os beneficiários deste mês, titulares de conta individual na Caixa com saldo superior a R$ 1,00 e movimentação, terão crédito automático. Segundo informações da Agência Brasil, os valores variam de R$ 79 a R$ 937, a depender do tempo de trabalho durante o ano de 2016. Eles ficarão disponíveis para saque até 29 de junho de 2018. Para ter direito ao serviço, o trabalhador precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente pelo período mínimo de 30 dias em 2016, tendo remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Aqueles trabalhadores que não sacaram o Abono Salarial calendário 2016/2017 até o dia 30 de junho terão agora uma nova chance. Para eles, o recurso ficará disponível de 27 de julho a 28 de dezembro de 2017.

27 Jul 2017 - 17:10h

No próximo domingo (30), será dado o pontapé inicial ao IV Campeonato de Futebol de Várzea do Distrito de Itaquaraí, em Brumado. A competição contará com 10 equipes disputando o título: Itaquaraí, Baraúnas, Real Campo Aracatu, Caiçara, Independente, Hortêncio, Lagoa do Mourão, Malhadinha e Olhos D’Água. O campeonato é promovido pela associação de moradores de Itaquaraí.

27 Jul 2017 - 17:01h

O prazo de inscrições para o segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra nesta sexta-feira (28). Serão 75 mil novas vagas disponíveis para estudantes que buscam financiamento em instituições privadas de educação superior. Para se inscrever, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Segundo informações da Agência Brasil, o candidato também precisa comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos (se inscreva aqui). Os estudantes pré-selecionados terão entre os dias 1º e 8 de agosto para concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

27 Jul 2017 - 17:00h

Por telefone ao site Achei Sudoeste, Paulo Lobo, vice-presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), declarou que o selecionado local deve ficar de fora das disputas do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2017. “99,9 de confirmação da nossa ausência esse ano. Brumado infelizmente ficará de fora dessa edição do intermunicipal”, disse o dirigente. Ele justificou que faltaram acertos ou parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a LBF para custear a seleção brumadense no campeonato. O dirigente destacou a falta de interesse por parte da prefeitura em apoiar o time na competição. “Mandamos a planilha de custos para a secretaria e estávamos cobrando, mas não tivemos nenhuma resposta, seja favorável ou contra. A LBF sozinha não consegue manter a seleção no campeonato, pois os custos com viagens, alimentação e hospedagens são altos. Esperávamos uma resposta da prefeitura que não se pronunciou até o momento”, asseverou. Lobo disse ainda que a LBF já havia realizado a inscrição do time junto à Federação Baiana de Futebol, bem como o nome dos 18 pré-convocados para compor o elenco, porém, sem o apoio do poder público, a seleção brumadense de futebol amargará a ausência no torneio e correrá o risco de ser punida com dois anos fora da competição, só podendo retornar ao Intermunicipal em 2020. Nossa reportagem apurou que, no próximo final de semana, acontecerá o congresso arbitral do intermunicipal em Salvador, solenidade que reúne todos os dirigentes da ligas municipais e das seleções. O evento contará com a presença do presidente da Federação Baiana de Futebol. Na oportunidade, serão passadas as últimas instruções e divulgada a tabela oficial do evento. Já na próxima semana será dado o pontapé inicial da competição.

27 Jul 2017 - 16:51h

A aprovação do presidente Michel Temer caiu mais uma vez e chegou a 5%. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope mostra que o índice de rejeição ao presidente chegou a 70%. Para 21% o governo é regular e outros 3% não souberam avaliar ou não responderam. Oitenta e três porcento desaprovam a maneira como o peemedebista governa, ante aprovação de 11% dos entrevistados. O resultado é o pior já obtido pelo levantamento, de acordo com O Globo. O governo Temer tem acumulado quedas na aprovação. No último levantamento feito em 31 de março, 10% avaliaram o governo como ótimo ou bom; 31%, como regular; 55% ruim ou péssimo e 4% não responderam. Três meses antes, em dezembro de 2016, a aprovação de Michel Temer era 13%. Quarenta e seis por centro consideravam o governo ruim ou péssimo e 35% como regular. Outros 6% não souberam opinar ou não responderam. A pesquisa divulgada nesta quinta foi realizada entre os dias 13 e 16 deste mês, com 2 mil pessoas em 125 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2% e o nível de confiança, 95%.

27 Jul 2017 - 16:50h

Cresce a cultura da caprinocultura entre os agricultores rurais do município de Aracatu, no sudoeste da Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Robério Aires, membro do Centro Comunitário da Paróquia São Pedro e caprinocultor, declarou que o programa de assistência à agricultura familiar na região tem somado esforços aos criadores de bodes e carneiros. Na região, há cerca de 20 agricultores que aderiram ao programa da caprinocultura e atualmente fazem parte de uma linha de produção que tem espaço mercado. Os agricultores já estão produzindo uma variedade de itens derivados dos caprídeos que vem conquistando o paladar dos consumidores, como a linguiça defumada de bode, o hambúrguer e a carne defumada e fresca do bode. Em média, cada criador mantém um rebanho de cerca de 30 a 60 cabeças, que servem para o abate comercial e para o consumo das famílias. Todo o criatório é mantido apenas com produtos orgânicos para ofertar carnes saudáveis, além de obedecer aos critérios de manutenção da vigilância sanitária. “Estamos agregando valores aos nossos criadores que se sentem à vontade com a modalidade. Estamos no caminho certo”, pontuou Robério Aires.

27 Jul 2017 - 13:30h

A partir de fevereiro de 2018, os motoristas de todo o país não serão mais multados caso sejam pegos dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito aprovou um projeto que cria uma versão digital do documento. Na prática, será permitido que os motoristas se identifiquem por meio de um aplicativo de smartphone. Apesar da novidade, a CNH tradicional seguirá sendo impressa normalmente. “Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, diz Bruno Araújo, Ministro das Cidades. Assim, seguirá sendo obrigatório dirigir portando a CNH, seja ela impressa ou no aplicativo online. Por enquanto, o aplicativo ainda está em fase de testes.

27 Jul 2017 - 13:00h

Na última quarta-feira (26), um caminhão com placa de Livramento de Nossa Senhora caiu em uma ribanceira à margem da BR-030, entre o Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio e a cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia. O veículo transportava uma carga de manga. De acordo com o Livramento Manchete, o condutor, identificado como José Miranda, teria perdido o controle da direção. Ele e o ajudante ficaram gravemente feridos, sendo socorridos pelo Samu 192 e encaminhados para uma unidade de saúde em Caetité. Ambos seguem em estado grave e terão de ser transferidos para hospitais da região.