Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
fechar

Prefeitura de Brumado assina TAC a fim de adequar o modelo de ensino de tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) a fim de adequar o modelo de ensino de tempo integral nas escolas públicas do município. Segundo o termo, assinado na última quinta-feira (25), as escolas localizadas na zona rural funcionarão até às 16h, a partir do dia 12 de agosto, a fim de possibilitar maior tempo de repouso aos estudantes. As unidades da zona urbana continuarão funcionando até às 17h.  A partir do próximo ano letivo, as atividades extracurriculares serão realizadas no turno oposto. Além disso, de acordo com o TAC, a Secretaria Municipal de Educaç apresentará, dentro de 120 dias, ao Conselho Municipal de Educação projeto de investimento na infraestrutura das escolas, especialmente no que se refere aos banheiros e refeitórios. Também deverão ser feitas alterações no padrão de energia das unidades para que os aparelhos de ar-condicionado já instalados possam funcionar. O descumprimento dessas e de outras medidas acarretará multa diária de R$ 1 mil.

Como o smartphone pode contribuir para o ganho de peso Foto: South_agency/Getty Images

O uso excessivo de smartphones e outros dispositivos eletrônicos já vem sendo associado a inúmeros problemas de saúde física e mental. Agora, novo estudo acrescenta mais um item à lista: obesidade. De acordo com os pesquisadores da Universidade Simón Bolívar, na Colômbia, indivíduos jovens que passam cinco ou mais horas diárias usando o celular estão 43% mais propensos a se tornarem obesos. O risco é ainda maior para as mulheres: elas apresentam o dobro do risco de ficar com excesso de peso em comparação com os homens. Os dados revelaram que 25% das pessoas acima do peso e 5% das obesas costumam utilizar o celular por muito tempo. A pesquisa ainda sugere que indivíduos que usam o celular de forma excessiva estão duas vezes mais propensos a ingerir bebidas açucaradas, como refrigerante, fast-food e doces. Além disso, eles apresentam menor propensão a se exercitar. Esses comportamentos estão relacionados ao desenvolvimento de obesidade. “Gastar muito tempo na frente de um smartphone facilita o comportamento sedentário, reduz o tempo de atividade física, o que aumenta o risco de morte prematura, diabetes, doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer, desconforto osteoarticular e sintomas musculoesqueléticos”, explicou Mirary Mantilla-Morrón, principal autor do estudo, ao Daily Mail.  Para chegar a esta conclusão, a equipe da Universidade Simón Bolívar, na Colômbia, rastreou o uso diário do smartphone de 1.000 estudantes universitários (homens e mulheres) entre junho e dezembro de 2018. Os resultados da pesquisa foram apresentados na Conferência Latino Americana da Sociedade Americana de Cardiologia, que acontece esta semana em Cartagena, na Colômbia.

Polícia Civil apreende pistola e elucida tentativa de homicídio em Brumado Foto: Divulgação/PC

Na última quarta-feira (24), o jovem Danilo Damacena Silva, 18 anos, foi baleado no Bairro São Jorge, no município de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Polícia Civil passou a investigar o crime, sendo que na sexta-feira (26), elucidou o fato e conseguiu apreender a arma utilizada no crime, uma pistola calibre .40 S&W, de uso restrito das forças armadas e polícias. De acordo com a polícia, a arma foi encontrada na residência de Renara de Jesus Santiago, 22 anos, no Bairro São Jorge, a qual foi autuada em flagrante pelo delegado Orlando Quaresma pela prática dos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico. O autor dos disparos, Gilson Souza Silva, através de seu advogado, admitiu ter deflagrado os tiros contra Danilo, alegando ter sido ameaçado pela vítima e deve se apresentar nas próximas horas. O autor também é investigado por suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. Já a vítima possuía passagens pela prática de furtos e roubos.

Conta de luz terá bandeira vermelha em agosto e será mais cara Foto: iStockphoto/Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 26, que as contas de luz em todo o país terão a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em agosto, o que representa um custo adicional de 4,00 reais para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Segundo a agência, ocorrerá aumento da geração de energia termelétrica, porque o mês deve ser de seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em julho, a bandeira foi amarela. De acordo com a Aneel, a previsão hidrológica para agosto sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. “Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia e dos custos relacionados ao risco hidrológico em patamares condizentes com o da Bandeira Vermelha 1”, informou a agência, em comunicado. A bandeira vermelha não era registrada desde outubro de 2018, mas naquele mês o patamar foi 2, com um custo adicional ainda superior.  Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o controle do uso da energia elétrica. As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Assim, a bandeira vermelha 2 é a que possui o custo mais alto. Em reunião realizada em 21 de maio, a Aneel reajustou o sistema de bandeiras tarifárias, que é atualizado uma vez por ano. A bandeira verde continua sem cobrança de taxa extra. Na bandeira amarela, a taxa extra passou para 1,50 real a cada 100 kWh consumidos. No primeiro nível da bandeira vermelha, o adicional agora é de 4,00 reais a cada 100 kWh. E, no segundo nível da bandeira vermelha, a cobrança passou a ser 6,00 reais a cada 100 kWh.

Carreta tomba na entrada da BA-262 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma carreta tombou na entrada da BA-262, na tarde do último domingo (28), na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo havia sido abastecido em um posto de combustíveis na Avenida Coronel Santos, quando ao tentar fazer a manobra para seguir viagem sentido Vitória da Conquista, a carreta acabou tombado na rodovia. O cavalinho da carreta acabou subindo a calçada. O motorista sofreu algumas escoriações e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local.  

Futebol feminino: Atletas de Brumado são convocadas para reavaliação em São Paulo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a treinadora Edna Cruz, do Unidos Futebol Clube de Brumado, destacou que, das seis atletas que participaram de uma peneira, três - Kauane, Thainara e Maísa - foram convocadas para uma reavaliação no time Estrelas, de Guarulhos (SP). Segundo a treinadora, o time do interior paulista irá participar neste ano do Campeonato Paulista de Futebol e a expectativa é de que as atletas brumadenses sejam contratadas. No dia 1º de agosto, as meninas precisam se apresentar no campo de concentração do Estrelas e Edna apela por apoio, da iniciativa pública e privada, para compra das passagens e hospedagem. “Estou aguardando o apoio de alguém”, declarou, apelando pela sensibilidade do secretário de esportes e dos empresários do município para abraçarem a causa.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Eunápolis: Adolescente é flagrado com 49 kg de maconha escondida em terreno Foto: Divulgação/SSP-BA

Um adolescente de 17 anos foi detido após a polícia encontrar com ele 49 kg de maconha prensada, distribuídas em 79 tabletes. A droga foi encontrada em um terreno da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, na noite de sexta-feira (26). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o adolescente foi flagrado com a droga pelas Rondas Especiais (Rondesp) Sul, depois de uma denúncia anônima. Conforme detalhou a SSP-BA, os policiais chegaram ao bairro Alecrim I e iniciaram as varreduras. O adolescente foi avistado e detido. Na ocasião, ele informou que guardava maconha em um terreno e no local foram encontrados os tabletes de maconha prensada. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Eunápolis.

O trabalhador que optar pela modalidade de saque-aniversário, na qual receberá anualmente uma parcela do seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), também terá à disposição a possibilidade de buscar todos os valores depositados em sua conta do fundo por meio de linhas de crédito nas instituições financeiras. A medida provisória 889, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta semana, contemplando as mudanças no FGTS – retirada de R$ 500 neste ano e opção pelo saque na data do aniversário a partir de 2020 – contempla essa possibilidade. A MP informa que poderá ser feito o bloqueio de “percentual do saldo total existente nas contas vinculadas e ao saque em favor do credor [instituição financeira], com vistas ao cumprimento das obrigações financeiras de seu titular”. Os trabalhadores poderão ter acesso a esses recursos por meio da antecipação desses “recebíveis”, ou seja, dos recursos nas contas aos quais teriam direito gradualmente por meio dos saques na data de aniversário. As estimativas iniciais da área econômica do governo, divulgadas na exposição de motivos da medida provisória, é de que R$ 150 bilhões em empréstimos aos trabalhadores sejam feitos nos próximos dois anos. Mas esse valor, segundo técnicos da área econômica, é “muito preliminar” e pode ser superado. O saldo total das contas dos trabalhadores no FGTS acumula R$ 419 bilhões.

Caetité: Ocupantes de motocicleta morrem na após veículo bater em ônibus da Novo Horizonte Foto: Sudoeste Bahia

Os dois homens que estavam a bordo de uma motocicleta morreram após colidir com um ônibus interestadual na BR-430 que liga Caetité a Bom Jesus da Lapa. O acidente ocorreu na sexta-feira (26). De acordo com informações publicadas pelo Sudoeste Bahia, testemunhas teriam dito à polícia que o condutor da motocicleta perdeu o controle do veículo em uma curva e se chocou na dianteira do ônibus. As vítimas foram identificadas como sendo Jaílson da Silva Fernandes, de 19 anos, e Rômulo Marcos de Oliveira, de 38. A polícia deve instaurar inquérito para apurar o acidente. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e removeram o corpo o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Bandidos ameaçam frentista grávida durante assalto a posto de combustíveis em Caculé Foto: Aloísio Costa

Mais um assalto a um posto de combustíveis é registrado em Caculé, a 100 km de Brumado. mais precisamente no Povoado da Várzea Grande. A ação reafirma que esse tipo de estabelecimento tem se mantido como o alvo preferido dos bandidos. Por volta das 19h da última sexta-feira (26) dois homens em uma motocicleta assaltaram os dois postos de combustíveis existentes na localidade. Segundo o Informe Cidade, em um dos postos, os assaltes ameaçaram o frentista e um cliente com um revólver. Além de dinheiro, os bandidos também levaram a CPU onde as imagens das câmeras de segurança estavam gravadas e celulares. A frentista do posto que está grávida, foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Aparecida em estado de choque. Nas redes sociais alguns moradores lamentaram o ocorrido, alegando que a falta de segurança na localidade e a inexistência de policiais no Povoado favorecem esse tipo de crime. “Várzea Grande não tem um policial, não tem um guarda. Assim fica fácil para os bandidos”, diz uma postagem.

Ministério da saúde incorpora ao SUS medicamento para câncer de próstata Foto: Reprodução/Getty Images

O Ministério da Saúde anunciou, por meio do Diário Oficial da União de quinta-feira (25), que vai incorporar a abiraterona ao Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento auxilia no tratamento do câncer de próstata metastático, e vai servir para os pacientes em que a doença é resistente à castração, de acordo com a Assistência Oncológica no SUS. A castração no tratamento do câncer de próstata hormonal foi criada para substituir a castração cirúrgica. Nela, é utilizado o uso de agonistas do hormônio liberador de hormônio luteinizante (LH-RH), e os paciente são submetidos a uma terapia de privação androgênica. O medicamento serve para ser utilizado caso essa terapia falhe. Este foi testado em três estudos, e, em comparação com o tratamento convencional, o número de óbitos e de casos de progressão da doença diminuiu consideravelmente. Segundo o Bahia Notícias, dos pacientes tratados com o acetato de abiraterona, cerca de 10% apresentaram algumas reações adversas, como edema periférico, hipopotassemia, infecção do trato urinário e hipertensão. O câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2018, o número de casos, segundo o instituto, foi de aproximadamente 68 mil. Em 2017, o número de mortes, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foi de 15.391. De acordo com a portaria publicada pelo Diário, o prazo máximo para efetivar a oferta do medicamento ao SUS é de 180 dias a partir de quinta-feira (25).

Consumo abusivo de álcool atinge 17,9% da população brasileira Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O consumo abusivo de álcool atinge 17,9% da população adulta no Brasil. Entre as mulheres, o aumento desse índice foi de 42,9% analisando o período de 2006 a 2018. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico de 2018, do Ministério da Saúde. O número entre os homens não teve um aumento tão grande. Em 2006, o percentual era de 24,8%, crescendo para 26% em 2018. Entre as mulheres, a porcentagem subiu de 7,7% para 11%. A pesquisa apontou ainda que o uso abusivo entre os homens é mais frequente na faixa etária de 25 a 34 anos, 34,2% e entre as mulheres nas idades de 18 a 24 anos (18%). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe volume seguro de álcool a ser consumido, porque ele é tóxico para o organismo humano e pode provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepático, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com riso de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade. Além de ser responsável por episódios de violência física contra si ou contra outras pessoas.

Quase 2 milhões de cigarros contrabandeados são apreendidos em Barreiras Foto: Divulgação/PRF

O motorista de um caminhão foi preso após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrar 1.720.000 unidades de cigarro contrabandeado na carga do veículo, na BR-242, trecho do município de Barreiras, no oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão tinha a capital baiana como destino e foi parado no KM 797, durante uma fiscalização de rotina. Quando os policiais vistoriaram o compartimento de carga do veículo encontraram caixas com pacotes de cigarros paraguaios contrabandeados. Conforme a PRF, o condutor do caminhão, de 29 anos, disse aos policiais que foi contratado na cidade de Campo Grande (MS) para levar a carga até Salvador. Segundo a polícia, o homem ainda relatou que recebeu R$ 8 mil para fazer o transporte. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária local para os procedimentos cabíveis. Os veículos e a carga permanecem retidos no pátio da PRF à disposição das autoridades.

Ex-Chiclete com Banana, Cacick Jonne morre aos 54 anos após 20 anos com doença Foto: Reprodução/Facebook

João Fernandes da Silva Filho, conhecido como Cacik Jonne, ex-guitarrista da Banda Chiclete com Banana, morreu em Salvador, na sexta-feira (26). Conforme informações da família, o músico morreu em casa, no bairro da Pituba, por volta das 6h. Ele tinha 54 anos e há 20 lutava contra a ataxia cerebelar, que é uma doença degenerativa. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. Segundo o G1, o músico se consagrou ao fazer parte da banda Chiclete com Banana por duas décadas. Durante os shows, ele se aprestava com visual diferenciado, ostentando um cocar e pinturas indígenas no rosto. Cacik Jonne morava com a madrasta, a irmã e uma amiga. Ele não deixa filhos. O corpo dele será enterrado no cemitério Campo Santo, na manhã de sábado (27). Nas redes sociais, a banda Chiclete com Banana prestou homenagem ao músico. O grupo escreveu em uma postagem: “Jonne esteve no Chiclete por anos trazendo sua arte, sua habilidade como guitarrista o que contribuiu muito com todo nosso trabalho e só nos deixou por imposição da vida”.

Professores de Brumado realizam planejamento pedagógico para o fortalecimento das aprendizagens Foto: Divulgação/SEC

Este sábado (27) vai ser de muito planejamento nas escolas da rede estadual de ensino, da capital e do interior. Durante todo o dia, professores, coordenadores pedagógicos e gestores participarão de uma jornada que faz parte da segunda etapa da Semana Pedagógica 2019, promovida pela Secretaria da Educação do Estado. Em Brumado, o Colégio Estadual de Brumado (CEB) é uma das unidades envolvidas neste processo. A atividade, que apresenta como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”, tem como objetivo planejar as ações pedagógicas para o segundo semestre do ano letivo corrente, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e as famílias envolvidos nos Colegiados Escolares também são convidados a participar. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a equipe da Secretaria e dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) participarão das atividades. Durante a segunda etapa da Semana Pedagógica, será realizado um debate com a comunidade escolar sobre o desempenho dos estudantes no primeiro semestre do ano letivo e os resultados obtidos nas atividades avaliativas propostas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A partir da análise desses indicadores, a proposta é elaborar um Plano de Intervenção Pedagógica para todos os componentes curriculares, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. A programação da Semana Pedagógica também inclui questões como a análise dos resultados qualitativos e quantitativos do processo de aprendizagem; o planejamento das ações pedagógicas para o segundo semestre de 2019, incluindo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); e a mobilização para a prova SAEB, que será realizada entre outubro e novembro deste ano.

Governo divulga agenda de saque do FGTS em 2020 Foto: Reprodução/Jornal Contábil

O governo divulgou nesta quinta-feira (25), por meio de medida provisória publicada no Diário Oficial da União, o calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020. Trata-se do saque-aniversário, modalidade que permitirá pagamentos anuais para quem tem dinheiro no fundo, seja de contas ativas ou inativas. O cronograma é de acordo com o aniversário do beneficiário e traz apenas os meses de saques para quem nasceu no primeiro semestre. Em 2020, os saques para os aniversariantes do primeiro semestre terão o seguinte cronograma: Nascidos em janeiro e fevereiro - os saques serão efetuados no período de abril a junho de 2020; Nascidos em março e abril - os saques serão efetuados no período de maio a julho de 2020; Nascidos em maio e junho - os saques serão efetuados no período de junho a agosto de 2020. Na medida provisória, não foi divulgado o calendário para quem nasceu no segundo semestre. No entanto, durante anúncio na quarta-feira, o Ministério da Economia informou que, após junho, os saques poderão ser feitos no mês de aniversário do trabalhador. A partir de 5 de agosto, a Caixa Econômica Federal dará mais detalhes, como cronograma e canais de atendimento.

Caetité: Queda de torre de transmissão deixa 2 mortos Foto: Reprodução/Sudoeste Bahia

Duas pessoas morreram ao cair de uma torre na manhã desta quinta-feira (25), em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo a Polícia Civil, no momento da queda da torre de transmissão, os dois funcionários trabalhavam em cima da estrutura de aproximadamente 40 metros de altura. Ainda segundo a polícia, as vítimas estavam realizando um trabalho de manutenção da torre na localidade de Lagoa de Félix Pereira, zona rural do município. De acordo com o Sudoeste Bahia, a estrutura teria caído após um cabo de sustentação se soltar devido as fortes rajadas de vento. Dois funcionários morreram na hora e vários outros sofreram ferimentos pelo corpo. Eles foram socorridos e encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Caetité. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi e ainda não tiveram a identificação divulgada pela polícia. A perícia da Polícia Civil irá investigar as causas do acidente. Em nota enviada à redação do SB, a empresa responsável pela montagem da torre informou que as causas do acidente estão sendo apuradas pela área de engenharia e segurança do trabalho e que toda assistência esta sendo prestada aos funcionários envolvidos e suas respectivas famílias.

Anvisa vai suspender venda de implantes de mama ligados a câncer Foto: Donna Mcwilliam/AP

A Anvisa informou que publicará, nesta sexta-feira, uma medida cautelar para suspender a comercialização, distribuição e importação de três tipos de implantes mamários texturizados produzidos pela empresa Allergan ligados a um tipo raro de câncer, que, em casos extremos, chega a ser fatal. “A medida é uma atuação de fiscalização da Anvisa resultante das ações de recolhimento voluntário iniciadas pela empresa detentora de registro”, informou a agência ao jornal o Globo. A empresa americana já havia decidido retirar os produtos de todos os mercados onde atua, inclusive o Brasil, depois que a Food and Drug Administration (FDA), agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, recomendou, na última quarta-feira, a interrupção do uso em solo norte-americano. Os produtos cuja venda está suspensa são da marca Natrelle: o expansor tissular, o implante mamário texturizado e o implante mamário duplo lúmen. Segundo especialistas, a marca é uma das mais vendidas no mundo. A Allergan vende uma média de 400 mil implantes por ano nos EUA, e uma 375 mil no restante do mundo. De acordo com a FDA, houve 573 casos desse tipo de câncer em todo o mundo, com 33 mortes; destes, 481 (e 12 mortes) foram diretamente atribuídos aos implantes da Allergan. Em nota oficial, a Allergan afirmou que “os implantes mamários e os expansores de tecido texturizados preenchidos com solução salina e silicone Biocell não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde estão atualmente disponíveis. A partir de agora, cirurgiões não devem mais utilizar as próteses e expansores de tecido mencionados e todos os produtos em estoque devem ser devolvidos à Allergan”.

Bebê de cinco meses morre engasgado após ser alimentado com mamadeira em Caculé Foto: Reprodução/Informe Cidade

Ícaro Valentim Mauro, de apenas cinco meses, morreu engasgado com leito pouco tempo depois de ser alimentado pela mãe com uma mamadeira. A fatalidade ocorreu na última quinta-feira (25) no Conjunto Habitacional Antônio Alves Teixeira (CHAAT), em Caculé, a 100 km de Brumado.  Segundo uma tia do bebê, a mãe da criança, Natália Bomfim Mauro, de 25 anos, tinha colocado o filho no berço para dormir logo depois de ter-lhe dado mamadeira, como era de costume. De acordo com o Informe Cidade, pouco tempo depois a mãe voltou ao quarto e viu que o seu filho estava roxo e não apresentava sinais de vida. Ela ainda tentou reanimar a criança “expirando” o leite e dando “tapinhas” nas costas, mas o bebê não reagia. Com a ajuda de vizinhos a mãe levou a criança para o hospital, mas ela já chegou sem vida à unidade. Ícaro Valentim era o único filho de Natália. Seu corpo está sendo velado no salão de velórios do Cemitério Municipal de Caculé e o seu sepultamento acontece manhã, às 08h00mim.

Lançado em Brumado aplicativo de combate à violência doméstica contra a mulher

No último dia 22, foi realizado pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, o Lançamento da Ferramenta Digital no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Brumado: o Aplicativo Ama Maria. A Investigadora Débora Santos, idealizadora da ferramenta, e o Programador Willians Souza explicaram que o encontro foi promovido para que as opiniões e sugestões dos presentes sejam agregadas na construção da ferramenta. Em seguida, foram explanados os objetivos, organização, abrangência, público alvo, equipe técnica responsável, divulgação, fases de desenvolvimento, metodologia do percurso e gráficos demonstrativos sobre as ocorrências registradas na 1ª Delegacia Territorial. O público interagiu com sugestões pertinentes e dúvidas que foram esclarecidas no decorrer do evento. Ao final, o coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, elogiou a iniciativa, colocando-se à disposição para auxiliar no desenvolvimento do aplicativo, pioneiro na Bahia. O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) também declarou o seu total apoio ao projeto, que visa combater a violência doméstica contra a mulher e implementar a política de proteção às vítimas e seus familiares.

Herdeiro da OAS morre depois de sofrer infarto em depoimento em Curitiba Foto: Divulgação

Internado desde que sofreu um infarto durante um depoimento na Justiça Federal de Curitiba, o herdeiro do grupo OAS César Mata Pires Filho, 41 anos, morreu nesta quinta-feira em São Paulo. De acordo com a coluna Radar da Revista Veja, Filho do dono do grupo OAS, o empresário César Mata Pires, morto em 2017, Mata Pires Filho passou mal no começo do mês na capital paranaense. Levado ao hospital, passou por cirurgia e foi transferido para São Paulo onde acabou não resistindo novamente a complicações no coração.

46ª CIPM vai implantar ronda rural nas cidades de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas Foto: Divulgação/PM

A partir do mês de agosto, a 46ª CIPM realizará o patrulhamento na zona rural dos municípios de sua área de atuação. A princípio, mais de 80 comunidades rurais e quilombolas nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas passarão a contar com a visita de policiais militares a fim de manter a ordem pública e preservar a vida e o patrimônio das pessoas. A iniciativa recebeu o apoio do Comandante da Região Sudoeste, Coronel Ivanildo da Silva, bem como das prefeituras municipais, as quais fornecerão o apoio logístico necessário para manter em atividade a viatura, os postos de serviço e os policias da Operação Ronda Rural.

Em função da ocorrência de um número elevado de casos de sarampo no país, no ano passado, bem como o registro de 561 casos confirmados neste ano, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Diretoria Vigilância Epidemiológica (Divep), está intensificando as ações de vigilância e de imunização. “Não temos casos na Bahia, mas o estado tem muito trânsito de turistas e pessoas contaminadas poderão entrar no Estado. Precisamos garantir uma cobertura vacinal adequada”, disse o secretário de saúde Fábio Villas Boas. Qualquer pessoa com idade abaixo de 50 anos que não tenha certeza ou comprovação de já ter tomado a vacina deve procurar um posto de saúde para ser imunizada, recebendo as duas doses. O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas que pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas. Os principais sintomas são: tosse, em geral seca e irritativa, febre alta, coriza, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Motocicleta adulterada é apreendida pela polícia no Bairro Esconso em Brumado Foto: Divulgação/PM

Por volta de 12h50 da última quinta-feira (25), em rondas pelo Bairro Esconso, na Rua Cleóbolo Meira Leite, a polícia militar se deparou com uma motocicleta, com placa policial HIN-8403, adulterada. Ao fazer a consulta no sistema, os policiais constataram que as características apresentadas não eram as mesmas do veículo. Durante a abordagem ao condutor, também foi averiguado que o chassi estava com a numeração suprimida. A guarnição encaminhou o condutor, identificado como Adnaldo Carvalho Alves, de 49 anos, e a motocicleta para a Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Arquivo