Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2016"

27 Out 2016 - 15:00h

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (27), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, o pedreiro José Fernandes Moço, de 56 anos. O pedreiro estava há cinco dias internado na unidade após sofrer um acidente de motocicleta na região do distrito de Ubiraçaba, na tarde da última sexta-feira (21). O seu estado de saúde se agravou e ele faleceu aguardando uma vaga para ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Consternada, a família declarou que dará início a uma campanha para que as autoridades governamentais implantem o mais rápido possível uma UTI em Brumado. Na ocasião do acidente, três adolescentes que haviam acabado de sair da escola a bordo de uma motocicleta perderam o controle da direção e colidiram de frente com a motocicleta do operário da construção civil. Um dos adolescentes e o pedreiro tiveram ferimentos graves, sendo socorridos às pressas para o hospital do município. Um menor de 16 anos, de prenome Willian, conseguiu ser transferido para uma unidade avançada em Vitória da Conquista, no entanto, segundo apurado pelo site Brumado Notícias, na última segunda-feira (24), o corpo clínico da unidade hospitalar constatou a sua morte cerebral e estaria tentando com a família a doação de alguns órgãos.

27 Out 2016 - 14:30h

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (27) a suspensão da investigação relacionadas à Operação Métis, deflagrada na última sexta-feira (20) pela Polícia Federal para apurar ações da Polícia Legislativa do Senado para atrapalhar a Lava Jato. A decisão é liminar. Segundo informações do portal G1, o magistrado determinou que o processo seja remetido na íntegra da Justiça Federal para o STF. De acordo com a Globo News, Zavascki aponta no despacho que houve usurpação de competência no caso: a ação foi baseada em ordem judicial do juiz federal Vallisney Oliveira, o que causou polêmica na Casa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reclamou da forma usada pela PF, classificada como "fascista" e chegou a chamar Vallisney de "juizeco". Quatro integrantes da Polícia do Senado foram presos temporariamente por suspeita de contraespionagem, inclusive o diretor do órgão, Pedro Araújo Carvalho. Todos já foram liberados.

27 Out 2016 - 14:00h

O comerciante José Amaral, mais conhecido como Bigode, teve o seu estabelecimento assaltado pela 12ª vez na manhã desta quinta-feira (27), em Érico Cardoso, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, um meliante adentrou no “Bar do Bigode”, onde durante um assalto deferiu diversos golpes de faca, ceifando a vida do proprietário do estabelecimento. A intenção do bandido seria roubar a moto de Bigode. 

Populares revoltados com o crescimento da violência na cidade de 13 mil habitantes, fecharam as três vias de acesso à cidade e realizam um protesto nesse momento. A nossa reportagem apurou que o município conta apenas com dois policiais militares, o que segundo os moradores, não é suficiente para combater a violência. “Queremos paz, queremos segurança”, disseram.  O suspeito de ter assassinado José Bigode foi capturado, mas revoltada, a população quer linchar o homem que já é um velho conhecido da polícia.

27 Out 2016 - 13:30h

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro investiga um erro no sistema de informática da Caixa Econômica Federal (CEF) que pode ter levado o segundo maior banco público do país a ter um prejuízo de 1 bilhão de reais. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a falha no sistema entre setembro de 2008 e agosto de 2009, permitiu que corretoras comercializassem títulos de difícil recebimento, chamados de “podres” no jargão econômico. A Caixa os assegurava por valores muito acima do mercado. Na época, o atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Michel Temer (PMDB), Moreira Franco, era vice-presidente de Loterias e Fundos de Governo. Descoberto o erro, compradores entraram na Justiça contra o banco para cobrar o prejuízo.

27 Out 2016 - 13:00h

Em Vitória da Conquista, a polícia está investigando o desaparecimento de duas crianças, de 9 e 10 anos. Elas foram vistas pela última vez na madrugada de quarta-feira (26), na rodoviária da cidade. No local, elas disseram a um policial que iriam viajar para São Paulo com uma tia. Gustavo Santos Pereira, de 9 anos, e o tio, Rafael Reis dos Santos, de 10, dormiam em casas diferentes. De acordo com o G1, o primeiro a ter o sumiço percebido foi Rafael. Quando a mãe de Gustavo foi perguntar se ele tinha alguma notícia do tio, percebeu que o filho também não estava no quarto. A família conta que não percebeu nada de diferente com as crianças. Não houve brigas ou qualquer sinal de que os meninos planejavam uma fuga. Gustavo levou apenas uma mochila com roupas e um celular, além da carteira de identidade. A família registrou o sumiço na delegacia e divulgou as fotos dos garotos em redes sociais.

27 Out 2016 - 12:30h

O desemprego no trimestre encerrado em setembro ficou em 11,8%, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) Mensal, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE. A taxa se manteve no maior nível da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, e que foi alcançada no trimestre encerrado em agosto passado. Há um ano, o índice estava em 8,9%. No segundo trimestre de 2016, período que serve como base de comparação, a taxa era de 11,3%. O total de pessoas sem emprego ficou em 12 milhões, também se mantendo no maior nível histórico, alcançado no trimestre no período de junho a agosto deste ano. De acordo com o jornal O Globo, a taxa de desocupação estimada em 11,8% representa um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao período de abril a junho deste ano (11,3%), que é usado como base de comparação pelo IBGE. Frente ao mesmo trimestre de 2015, quando a taxa ficou em 8,9%, o quadro foi de elevação bem mais acentuada. A população desocupada, de 12 milhões, cresceu 3,8% (mais 437 mil pessoas) em relação ao trimestre de abril a junho, e subiu 33,9% (mais 3 milhões de pessoas) no confronto com igual trimestre de 2015. Já a população ocupada foi estimada em 89,8 milhões de pessoas — redução de 1,1%, quando comparada com o trimestre de abril a junho (menos 963 mil pessoas) e de 2,4% (menos 2,3 milhões de pessoas) em comparação a igual trimestre de 2015. É a primeira vez desde o segundo trimestre de 2013 que a população ocupada é inferior a 90 milhões de pessoas. Na época, o país vivia o pleno emprego.

27 Out 2016 - 12:00h

Um jovem de 24 anos foi preso na BR-116, em Vitória da Conquista, ao levar uma arma de fogo dentro de um pacote de salgadinho. O flagrante foi feito na terça-feira (25) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o homem estava em um ônibus interestadual, que saiu de São Paulo com destino a Guarabira, na Paraíba. Os policiais pararam o coletivo para abordagem de rotina na altura do Km-830. Durante a fiscalização, os agentes vistoriaram o compartimento dos passageiros e desconfiaram de uma sacola que estava abaixo de uma das poltronas. Dentro da sacola havia um pacote de salgadinho com um revólver calibre 38 dentro, além de 23 munições intactas, uma máscara e um par de luvas. O jovem foi encaminhado para a Delegacia de Vitória da Conquista, onde segue à disposição da Justiça.

27 Out 2016 - 11:00h

Na sessão da última quarta-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas da prefeitura da cidade de Malhada de Pedras, da responsabilidade de Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, relativas ao exercício de 2015. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, opinou pela rejeição das contas do prefeito, vez que os gastos com pessoal alcançaram o percentual de 59,01% da receita corrente líquida, descumprindo o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Contudo, por três votos a dois, a maioria do pleno decidiu aprovar, embora com ressalvas, a prestação de contas do gestor. O prefeito foi punido com duas multas, sendo a primeira no valor de R$ 7 mil, por irregularidades remanescentes no parecer, e a segunda no montante de R$ 36 mil, equivalente a 30% dos subsídios anuais, pelo descumprimento de determinação para redução das despesas com pessoal.  

27 Out 2016 - 10:30h

A EPCL - Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda está recebendo currículos de Pessoas Portadoras de Deficiências, conforme previsto na lei 8.213/1991. Os interessados deverão deixar currículo identificado com a sigla PCD na portaria da empresa ou através do site www.epcl.com.br, no campo Trabalhe Conosco. A EPCL fica localizada na Av. Centenário, 1420, no Bairro Novo Brumado.

27 Out 2016 - 10:15h

Uma fuga de quatro detentos foi registrada na madrugada desta quinta-feira (27), na delegacia de Caculé, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os custodiados serraram as grades da carceragem e imprimiram fuga. De acordo com a polícia, a delegacia tem capacidade para custodiar oito presos, mas no momento da fuga abrigava quinze. Agora, 11 presos seguem custodiados. A polícia de Caculé já montou uma operação na tentativa de recapturar os meliantes.

27 Out 2016 - 10:00h

A prefeitura de Caculé está executando obras de recuperação da BA-617 e da BA-026, vias de acesso aos municípios de Ibiassucê e Licínio de Almeida. São mais de 40 km de estradas recuperadas com recursos municipais. As ações visam beneficiar a região e garantir mais segurança no tráfego de veículos. Segundo o prefeito da cidade, Beto Maradona, a obra é essencial para a conexão dos municípios e para motivar o desenvolvimento econômico de toda a região. 

27 Out 2016 - 09:30h

27 Out 2016 - 09:00h

O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participou de um importante encontro com o governador Rui Costa (PT) na terça-feira (25). Segundo Vasconcelos, a reunião foi bastante produtiva e serviu para apresentar as principais demandas do município: a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, a ampliação da Barragem de Cristalândia, a instalação da UTI e a implantação da Escola em Tempo Integral para o Segundo Grau. “O primeiro assunto que tratamos com o governador foi a nossa preocupação com os convênios para a instalação da UTI em Brumado. Comunicamos que estamos nos empenhando ao máximo, por meio do governo de transição, para que a devida prestação de contas seja feita na sua integralidade. Ele reafirmou o seu compromisso e garantiu que o governo irá ceder os equipamentos para a unidade”, disse o prefeito eleito. Outra questão que foi vista de forma positiva pelo futuro gestor é a formação de um bloco de prefeitos peesebistas na região, pois o partido comandará, além de Brumado, as cidades de Guanambi, Caetité, Paramirim e Jequié. Vasconcelos ainda aproveitou para participar de audiências em outros órgãos do governo.  

27 Out 2016 - 08:30h

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

 

27 Out 2016 - 08:00h

Seis presos foram transferidos da cadeia de Brumado para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, na última terça-feira (25). Mesmo com a transferência, a cadeia brumadense continua superlotada. No último final de semana, a custódia abrigava 43 detentos, quase o triplo de sua capacidade, que é de apenas 16. Enquanto isso, o presídio, com capacidade para mais de 500 presos, está com as obras concluídas, mas o Estado continua protelando a abertura de licitação para empresas interessadas em manter a unidade prisional em funcionamento. A cadeia de Brumado é considerada uma bomba relógio prestes a explodir, ameaçando a segurança em uma área pública residencial, que agrega hospital, unidade de saúde, escola, fórum e outros órgãos públicos. Além disso, o próprio setor administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior sofre com a falta de segurança devido às constantes ameaças de fuga, motins e rebeliões promovidas pelos detentos.  

27 Out 2016 - 07:00h

Os entulhos despejados às margens do trecho de entrada da BA-262, no município de Brumado, para nivelamento de terreno para construção de faixa de servidão estão oferecendo risco para os condutores que utilizam o trecho. As sacolas carregadas pelo vento têm atrapalhado alguns condutores que trafegam diariamente pelo percurso. Em entrevista ao site Brumado Notícias, eles disseram que é comum ao passar pelo local as sacolas caírem nos pára-brisas dos automóveis. “Esse lixo voador à beira da pista oferece risco para graves acidentes, pois uma simples sacola pode obstruir a visão de um motorista ou de um motociclista e ocasionar uma tragédia. Temos duas empresas com caros contratos para efetuaram a limpeza no município e penso que essas empresas, juntamente com o setor de obras, deveriam dar mais atenção a limpeza nesse trecho. Isso refletiria também uma boa impressão para quem visita a nossa cidade, pois o nosso cartão de visitas está feio na foto”, declarou o motorista Osmar Santos.

27 Out 2016 - 00:00h

Moradores da comunidade Caatinga Grande, na região do distrito de Cristalândia, em Brumado, protestaram na manhã desta quarta-feira (26) contra as empresas que estão coordenando as obras do Parque Eólico. Eles alegam que as empresas estão invadindo propriedades particulares para alargamento das estradas vicinais sem negociação e indenização às famílias. O presidente da Associação de Moradores da Comunidade da Caatinga Grande, Alex Meira Santos, confirmou ao site Brumado Notícias que as obras estão avançando sem o aval da comunidade. Segundo ele, as empresas teriam prometido indenizar as famílias, o que não foi feito até o momento. Cercas que demarcavam as propriedades particulares foram recuadas para alargar as vias de acesso. Nossa reportagem registrou vários piquetes de marcação das obras dentro das cercas. 

Os moradores também reclamam de um aterro feito sobre um riacho para nivelar a estrada. Após reconhecerem a falha no aterro, as empresas resolveram canalizar a passagem do riacho no trecho. Para os moradores, a mudança deixará as comunidades sem acesso à sede do município, uma vez que a obra de canalização impedirá o fluxo da estrada. Tentando impedir a continuidade da obra até que haja um acerto entre as partes, o presidente a associação comunitária estacionou uma máquina agrícola no local. Os lugares supostamente invadidos pela empresa situam-se às margens da BR-030. Apesar do impasse, o alargamento é de suma importância para execução da obra visto que dão passagem para as torres geradoras que serão instaladas no Parque Eólico. As primeiras torres, inclusive, devem chegar na próxima semana. 

Representantes das empresas Enel e Cortez Engenharia conversaram com os populares, mas não tiveram autorização para tratar do assunto com a imprensa. Na conversa com os representantes comunitários, porta-vozes das empresas disseram que as obras só avançaram em terras particulares porque tiveram o aval da prefeitura de Brumado, porém não apresentaram nenhuma documentação comprobatória. As máquinas que estavam prontas para executar as obras foram retiradas do trecho e os representantes das empresas declararam que irão acionar a justiça no intuito de ter a permissão para continuar com as atividades. Em contrapartida, os moradores foram até a sede do Ministério Público Estadual para apresentar as denúncias e mover uma ação contra as empresas.

26 Out 2016 - 18:30h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, através de edital, notificou os eventuais interessados no procedimento que irá culminar com o leilão de veículos apreendidos. O Leilão Público ocorrerá no dia 4 de novembro, no Salão do Júri da Comarca de Brumado, que fica localizado na Rua Rio das Contas, s/n°, Bairro Nobre. Os veículos com status de sucata não poderão voltar a circular e os veículos com status recuperável poderão voltar ao uso após regularização, com ônus a ser suportado pelo arrematante, tendo em vista que estão com chassi adulterado. Os bens arrematados deverão ter os seus valores depositados em conta judicial perante a agência local do Banco do Brasil S/A, mediante guia própria, à disposição deste Juízo, e em moeda corrente nacional. A comissão de Leilão, cujo resultado for positivo, sempre será devida ao Leiloeiro Oficial, na proporção de 5% (cinco por cento) sobre o valor arrematado. Também são de responsabilidade dos arrematantes as despesas de custas de cartório que oneram o processo.