Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2015
fechar

Sensação térmica de 40°C e previsão de 59 mm de chuva para próxima semana em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“É calor de passar mal. Lá fora o sol pinica a pele e dentro de casa é grande o mal estar”, essa é a reclamação da professora aposentada Celcides Nunes ao site Brumado Notícias, que sofreu com a sensação térmica de 40°C registrada entre o meio dia e às 15h na capital do minério, nesta sexta-feira (13), que também registrou umidade do ar em apenas 18%. A estação Clima Tempo prevê que o calor continuará forte nos dois dias do final de semana, na casa dos 35°C, mas aponta também que deve voltar a chover a partir da próxima segunda-feira (16). A chuva deve se estender até a quinta-feira (19), atingindo um volume de 59 mm nos quatro dias, o que deve minimizar o calor e a umidade do ar.  

Governo estuda possibilidade de elevar tributos dos combustíveis Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sem condições de fechar o Orçamento respeitando a meta fiscal prevista para 2016, o governo estuda possibilidades de novas medidas que representariam aumento de receita, entre as quais o aumento da alíquota do PIS e da Cofins incidente sobre os combustíveis. A elevação de PIS e Cofins poderá ser feita pela presidente Dilma Rousseff sem precisar da aprovação do Congresso Nacional e da necessidade do período de três meses, prazo obrigatório para a entrada em vigor da Cide-combustíveis. Uma fonte da área econômica calcula entre R$ 6 bilhões e R$ 9 bilhões o potencial de arrecadação, a depender do valor da alíquota. Segundo informações não oficiais, o governo deve repetir a estratégia que fez em fevereiro deste ano, ao elevar temporariamente PIS e Cofins da gasolina e do diesel até que a alta da Cide entrasse em vigor. No primeiro pacote tributário do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a alta do PIS e da Cofins entrou em vigor em 1º de fevereiro. Já a elevação da Cide passou a vigorar em 1º de maio, quando PIS e Cofins tiveram um recuo na mesma proporção. As informações são da Revista IstoÉ.

Castilho Viana diz que é contra a devolução da manutenção do Hospital de Brumado para o Estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) disse que é totalmente contrário à devolução do Hospital Professor Magalhães Neto para o Estado da Bahia. “Sou a favor da redução do universo. Vejo que no Brasil quanto mais trazermos as decisões e gestão dos recursos públicos para próximo do cidadão, diminuímos as chances de acontecer as mazelas realizados por nossos governos. Acredito que precisamos mesmo é brigar com o estado para que faça a parte dele e nos mande o devido repasse dos recursos da saúde”, declarou Viana. O parlamentar ainda afirmou que, caso a administração da unidade de saúde seja repassada ao Estado, será mais difícil para o cidadão fiscalizar se o setor de saúde do município está sendo de fato assistido. Para Castilho, “é impossível cobrar e ser respeitado por um estado tão negligente e incompetente”. “O que precisamos é um choque de gestão, um maior controle interno dentro do hospital para que os atendimentos sejam realizados e computados. Lutar para que não paguemos a conta de outros municípios sozinho ou que pelo menos esta conta seja dividida de forma igualitária”, concluiu o vereador.

Ivana Bastos marca presença em Conferência Estadual de Políticas para Mulheres Foto: Camila Queiroz

Com o objetivo de debater assuntos como violência de gênero, racismo, intolerância religiosa e oportunidades na gestão pública, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou da 4ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, que aconteceu na última quarta-feira (11). O evento, promovido pela Secretaria de Política para as Mulheres do Estado (SPM), acontece até hoje. O tema da conferência é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. No evento vai ser votado um regulamento com base em quatro eixos temáticos. Um deles refere-se à contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades. Em seu discurso, a parlamentar destacou a necessidade de mais direitos e maior participação da mulher na política. “Precisamos continuar lutando por mais espaço e maior representatividade feminina na sociedade, só assim conseguiremos combater a discriminação e os tipos de violência contra a mulher”.

'Voltem às aulas e judicializem o que acham ter direito', diz prefeito de Brumado aos grevistas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), esteve mais uma vez frente a frente com os servidores públicos e professores de Brumado, que fizeram nova manifestação durante a solenidade de reinstalação da Defensoria Pública Estadual (DPE), que aconteceu na última quinta-feira (12). Após falar sobre a importância da unidade para o município, o prefeito desviou a atenção e se dirigiu aos grevistas, alegando mais uma vez que a prefeitura não tem como atender as reivindicações da categoria. “Não posso passar por cima da lei. Há uma incoerência da parte da própria lei que nos manda dar 60% aos professores, mas ao mesmo tempo no priva de dar esse reajuste nos cobrando 54% de folha. Esse é o motivo pelo qual até agora não acatamos as reivindicações das categorias”, disse. Em seguida, o gestor pediu aos professores que ponham fim à greve e que resolvam os impasses na justiça.

'Voltem às aulas e judicializem o que acham ter direito', diz prefeito de Brumado aos grevistas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Queremos que os professores retornem às aulas, pois estamos com mais de 10 mil alunos fora das salas de aula há mais de um mês. Voltem as aulas e depois vocês judicializem aquilo que acham ter o direito, pois o que for judicializado não entrará no índice da folha. Temos que cumprir as leis e nós estamos cumprindo. Poderemos fazer qualquer negociação, mas não podemos extrapolar o que nos é imposto por lei”, pontuou o prefeito, que participou de uma mesa de negociações com os grevistas na última terça-feira (10) e prometeu dar uma resposta que poderia por fim à greve na quarta-feira (11), o que não aconteceu. Os sindicalistas e grevistas ficaram ainda mais revoltados. “Ele está tentando jogar a opinião pública contra nós se fazendo de coitado, mas nós já cedemos muito. Fomos bastante flexíveis em diversos aspectos. A sociedade tem que está a par que no caso das escolas a culpa é unicamente do senhor gestor. Nós só estamos buscando o que é nosso por direito”, rebateu Vanúsia Lobo, diretora do núcleo da APLB/Sindicato. O site Brumado Notícias foi informado pelo movimento grevista que haverá uma nova assembleia na manhã da próxima segunda-feira (16) a fim de decidir os rumos da paralisação.

Vitória da Conquista: Moradores da zona rural fazem 'vaquinha' e doam viatura à PM Foto: Reprodução/TV Bahia

Em Vitória da Conquista, moradores do distrito de José Gonçalves juntaram dinheiro para comprar uma viatura para a polícia depois de ter sido registrada uma série de assaltos na região. O veículo foi entregue há seis meses para o conselho de segurança pública, mas está parado aguardando a liberação da documentação. Segundo o comandante da 92ª Companhia de Polícia Militar, Edmário Araújo, responsável pelo policiamento da zona rural de Vitória da Conquista, questões burocráticas de documentação do veículo precisam ser resolvidas para que ele possa circular, o que deve acontecer até o final do mês. De acordo com o G1, na última semana, um mercado do distrito foi assaltado pela sétima vez e o comércio tem fechado mais cedo por causa da insegurança. Câmeras registraram o momento em que o suspeito desce do carro e entra no estabelecimento com uma mochila na mão. Ao encontrar a funcionária que está no caixa, ele encosta a arma e anuncia o assalto. Os moradores da localidade estão bastante assustados com a violência.

Brumado: Confira todas as novidades do SPA Glamour da Sobrancelha

Destaque neste ano como o melhor centro de estética do olhar de Brumado e região, o SPA Glamour da Sobrancelha tem novidades para todos os seus clientes. Especializado em técnicas nacionais e internacionais de visagismo de sobrancelhas, incluindo a famosa técnica de dermopigmentação, o SPA Glamour também é referência no alongamento de cílios. Além disso, o centro de estética conta com uma sala específica para limpeza de pele profunda e rejuvenescimento facial, uma sala exclusiva de depilação, banho de lua e esfoliação, com todos os materiais esterilizados e assépticos, e a grande novidade: unhas em gel, acrigel e porcelana, o alongamento de unhas que é febre entre os maiores centros de estética do mundo. Faça uma visita e marque a sua avaliação no SPA Glamour da Sobrancelha, o que há de melhor em estética para você. O centro de estética fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554 A, Centro. Para marcar uma avaliação, ligue (77) 3441-5713 ou (77) 99827-1358 (whatsApp).

Henrique Bandeira é empossado como novo defensor público estadual em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante a solenidade de reinstalação da Defensoria Pública Estadual (DPE) em Brumado, o defensor geral Cleriston Cavalcante de Macêdo apresentou o novo defensor público que atuará no município, Henrique da Costa Sena e Bandeira, que já começa a trabalhar nos próximos dias. O novo defensor falou sobre sua alegria e do desafio de atender em Brumado diante da demanda que há no município. Ele espera o quanto antes que seja nomeado um colega para atender na repartição. Em coletiva de imprensa, o defensor geral afirmou que é um anseio da defensoria designar outro defensor ao município, no entanto terá que aguardar os trâmites burocráticos. Além de Brumado, o novo defensor ainda terá de atender mais dois municípios vizinhos que fazem parte da comarca local: Malhada de Pedras e Aracatu. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) deu boas vindas ao novo defensor e afirmou que atualmente a prefeitura mantém quatro advogados prestando serviços de assistência jurídica. O prefeito solicitou ao defensor geral empenho junto ao governo do estado para que seja nomeado o mais rápido possível um novo defensor ao município, visando mais agilidade nos atendimentos e ao mesmo tempo minimizar a sobrecarga que recairá sobre o defensor já empossado.

CD 'Baixinho Delícia', de Fann Estourado, já disponível para download

Após uma maratona de gravações e filmagens em Salvador, Rio De Janeiro, São Paulo e Goiânia, o cantor e compositor Fann Leite, o Fann Estourado, promete ser uma das revelações do verão 2016. O mais novo trabalho do artista, o CD Baixinho Delícia, que terá as participações especiais de Seu Maxixe, Netto Gasparzinho e Parangolé, já está disponível para download. São 18 músicas, sendo 8 composições próprias. Acesse www.suamusica.com.br/fannestourado ou www.fannestourado.com.br e baixe agora mesmo o CD, que promete ser um dos mais tocados nas rádios baianas, especialmente a música Baixinho Delícia, que já é apontada como o hit do verão 2016. O clipe foi gravado em um condomínio de luxo em Goiânia, onde moram Leonardo, Amado Batista, Gustavo Lima e Eduardo Costa. O lançamento acontece em dezembro. 

Caetité: Centro de Educação Especial promove Semana da Pessoa com Deficiência Foto: Divulgação

Até hoje (13), professores, familiares de pessoas com deficiência, estudantes universitários e comunidade estão da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Centro Estadual de Educação Especial de Caetité Professora Lelita Neves Cotrim da Silva (Ceeec). A atividade, que acontece na Uneb, em uma parceria com o Núcleo Regional da Educação de Caetité (RNE 13), tem como tema “O Processo de Escolarização da Pessoa com Deficiência: Reflexões Sobre o Fazer Pedagógico”. A atividade é aberta ao público e envolve minicursos sobre práticas pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual e do transtorno do espectro autista, transtornos funcionais da aprendizagem - processo de escolarização e, de Libras intermediário. Além disso, a programação contempla ainda palestra ministrada pela professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e mestre em Educação e Contemporaneidade, Sidenise Estrelado. De acordo com a vice-diretora do centro, Leila Garcia Avelar, o projeto é importante porque abre discussões relacionadas à prática educativa na busca de consolidar bases para a construção de uma escola inclusiva. Atualmente, o Ceeec atende 105 pessoas com deficiências como surdez, transtorno global do desenvolvimento, deficiência múltipla, intelectual e visual. Os beneficiados recebem atendimento especializado em turnos diferentes ao ensino regular. 

Brumado: Professores e servidores municipais voltam a fazer protesto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último dia 9, os sindicatos que representam os professores e servidores públicos de Brumado, o SINSEMB e a APLB-Sindicato, se reuniram com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). A categoria apresentou as mesmas reivindicações do começo do movimento grevista e, sem chegar a um acordo, o gestor disse que apresentaria uma contraproposta no dia seguinte. No entanto, nada foi apresentado e a assembleia marcada para quarta (11) foi suspensa para desapontamento dos sindicatos. Diante da falta de um acordo, os professores e servidores do município compareceram ao evento de reinstalação da Defensoria Pública Estadual em Brumado, que aconteceu nesta quinta-feira (12), munidos de faixas de protesto. Hoje (13), a greve completa um mês e, no dia 16, às 9h, haverá uma nova assembleia que decidirá os rumos do movimento. A reunião será realizada no Clube do Sindicato dos Mineradores. 

Camisa oficial da Cavalgada da Amizade é divulgada pela produção do evento em Brumado

Na última quinta-feira (12), a produção da Cavalgada da Amizade divulgou o modelo oficial da camisa do evento. O abadá possui cores vibrantes e detalhes em alto relevo. A cavalgada acontece no dia 22 deste mês, no Parque de Exposições em Brumado. O evento surpreende os foliões a cada edição e, desta vez, a produção promete torná-lo ainda mais inesquecível, com uma mega estrutura de som, palco e iluminação. O evento conta ainda com serviço all inclusive - com cerveja, refrigerante, água de coco, água mineral, churrasco, acarajé e muito mais -, totalmente inclusos no valor do ingresso. As bandas Trio Capu de Fusca, Gilvan da Paraiba, Ed Rossi e Gino e Geno prometem shows históricos. A festa também será animada pelo mega trio-elétrico gêmeos, com uma banda ao vivo no percurso da cavalgada. Os ingressos, que ainda estão com preço promocional, podem ser adquiridos nos pontos de vendas autorizados. 

Jogo entre Brasil e Argentina é adiado por conta da chuva em Buenos Aires Foto: EFE

O jogo entre Brasil e Argentina, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, foi adiado para esta sexta-feira (13) por conta das condições climáticas. O clássico, que estava marcado para quinta-feira (12), não pôde ser realizado devido à forte chuva que caiu em Buenos Aires e impossibilitou até mesmo o deslocamento dos torcedores para o estádio Monumental de Núñez. Diante da situação, o árbitro paraguaio Antônio Arias, com a concordância dos coordenadores de Brasil e Argentina, adiou o jogo. 

Malhada de Pedras: Prefeito culpa lei de responsabilidade fiscal pela reprovação das contas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, culpou a Lei de Responsabilidade Fiscal pela reprovação das contas do município. “A Lei de Responsabilidade Fiscal acaba mais é atrapalhando que ajudando. Ela sufoca o prefeito de cidade pequena. Está sendo difícil ser prefeito nas pequenas cidades para cumprir o que os governos exigem de nós”, justificou Ceará. Segundo ele, a prefeitura se tornou um arrimo, tendo em vista a falta de empresas geradoras de emprego na cidade. “Não podemos administrar com o coração, mas com a razão. Em cidades pequenas como Malhada de Pedras a prefeitura se torna o arrimo da economia local. Para tentarmos minimizar o sofrimento do pai de família que nos procura em busca de emprego, a gente vai amolecendo o coração e acaba inchando a folha com o funcionalismo público contratado. Minhas contas foram rejeitadas porque meu índice, que deveria ser de 54% chegou a 56%. Não havia a menor chance das contas serem aprovadas por conta disso”, concluiu o gestor malhadense. 

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito de Poções por suspeita de desvio de mais de R$ 3,8 milhões Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça determinou a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito de Poções, Luciano Araújo Mascarenhas (PTB), de Elve Cardoso Pontes e de José Henrique Silva Tigre e de suas empresas, respectivamente, Serviço de Apoio Municipal Estratégico (Same) Ltda - Me e Tigre e Pontes Transportes e Logística Ltda (T&P Ltda) pelo desvio de R$ 3.895.826,20. Os bens dos réus serão bloqueados até o valor do desvio. Os réus já respondem à ação de improbidade administrativa por desviarem verbas do Fundo Nacional de Saúde (FNS) nos anos de 2010 a 2012, totalizando o prejuízo de mais de R$ 3,8 milhões. A partir da suspeita de irregularidades no uso dos recursos do Fundo Municipal de Saúde para o programa Estratégia de Saúde da Família, foi instaurado um procedimento administrativo e realizada uma auditoria pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde. A auditoria verificou que a empresa Same, responsável por gerenciar as unidades de saúde do município, recebeu R$ 427.746,00 em pagamentos da prefeitura, por serviços não descriminados, antes de realizada a licitação para a sua contratação. Ganhadora do processo licitatório, mesmo apresentando uma proposta irregular, a Same recebeu mais R$ 1.130.000,00 pelo contrato, apesar de não ter havido qualquer entrega de bens ou prestação de serviços. O MPF requereu a condenação dos réus nas seguintes sanções: ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de dez anos, dentre outras.

Eleições OAB-Brumado: Maurício Vasconcelos e Fabiano Vasconcelos apoiam Osvaldo Laranjeira

Os advogados brumadenses Maurício Vasconcelos e Fabiano Vasconcelos participarão neste sábado (14) de um evento em prol da candidatura de Osvaldo Laranjeira à presidência da OAB da capital do minério. Maurício disse que eles foram colegas de turma na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Osvaldo é seu amigo há 30 anos. “A reeleição de Osvaldo significa que a subseção de Brumado continuará em amplo crescimento, fortalecida na defesa dos colegas advogados e na defesa de toda a sociedade”, declarou. Maurício Vasconcelos é o único brumadense na história a ocupar o cargo de Conselheiro Federal da OAB em Brasília. Nascido em Brumado, educado em Brumado, com familiares em Brumado, ele em orgulho de sua terra natal. Laranjeira é o único candidato a disputar o cargo de presidente da Ordem na cidade. O pleito será realizado no próximo dia 25 de novembro.

Brumado: Carro invade sinal, arrasta duas motocicletas, fere três e motorista foge do local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um veículo preto, com placa DAV-6969 (de Itiruçu/BA), invadiu a contramão na passagem do semáforo localizado em frente à loja da Cesta do Povo, na Avenida Centenário, em Brumado, na noite da última quinta-feira (12). O carro arrastou por cerca de trinta metros dois motociclistas que aguardavam no sinal. Em uma das motos havia um passageiro. Mesmo com a gravidade do acidente, o motorista fugiu do local em alta velocidade, passando pela Praça do Mercado Municipal. Em seguida, abandonou o veículo na Rua Virgílio Ataíde. A polícia fazia ronda nas proximidades e por isso chegou rápido ao local. 

Brumado: Carro invade sinal, arrasta duas motocicletas, fere três e motorista foge do local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os policiais acionaram o Samu 192, que prestou os primeiros socorros as vítimas no local do acidente e as encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto com várias escoriações e suspeita de fraturas. A polícia segue fazendo buscas no intuito de localizar o condutor do veículo. Testemunhas disseram que a tragédia poderia ter sido maior, uma vez que por pouco o carro desgovernado não subiu a calçada e atropelou algumas pessoas. “Se não tivesse as motos paradas, ele teria subido a calçada e atropelado muitos pedestres e até invadido as lojas. Ainda estou trêmula só de lembrar”, disse uma testemunha ao site Brumado Notícias.

Brumado: Carro invade sinal, arrasta duas motocicletas, fere três e motorista foge do local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Incell, a loja Premium da Vivo, inaugura novas instalações em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reconhecida por prestar os melhores serviços e líder absoluta de venda de aparelhos e planos da operadora Vivo em Brumado e região, a Incell, a loja Premium da Vivo, inaugurou na manhã desta quinta-feira (12) suas novas e modernas instalações. Para celebrar a inauguração, um delicioso coquetel foi servido aos clientes Incell. A nova estrutura Vivo da Incell na cidade possui o mesmo padrão das grandes lojas da operadora e conta com espaço amplo, refrigerado, mobília de primeira linha e design inovador. Na loja, que é destaque na área de atuação da Vivo no DDD 77, estão disponíveis os melhores aparelhos do mercado, com os melhores preços e condições de pagamento. Não perca tempo, compareça na Incell e confira as ofertas de reinauguração. A loja fica localizada na Praça Capitão Francisco de Sousa Meira, 322, no centro da cidade. Para maiores informações, ligue (77) 3441-4242.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reinaugurada unidade da Defensoria Pública Estadual em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (11) a unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) no município de Brumado. Há cerca de três anos, o município estava sem defensoria, pois a unidade local havia sido retirada sem justificativa pela gestão anterior do órgão, o que mobilizou uma gama da sociedade civil organizada a formar uma comissão em prol do retorno da repartição ao município. 

Reinaugurada unidade da Defensoria Pública Estadual em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), a solenidade de reinstalação da DPE em Brumado contou com a presença do Defensor Público Geral, Clériston Cavalcante de Macedo, e de demais autoridades da área, bem como de vereadores locais, representantes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), dos deputados Vitor Bonfim (PDT) e Luciano Ribeiro (DEM), secretários municipais e de cidades circunvizinhas. O defensor geral recebeu da comissão pró-defensoria um certificado de gratidão pelo empenho em devolver o órgão à cidade. 

Reinaugurada unidade da Defensoria Pública Estadual em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após os discursos, houve o descerramento da placa inaugural e ao mesmo tempo a apresentação do novo defensor público do município, Henrique da Costa Sena e Bandeira, que já começa a trabalhar nos próximos dias. A solenidade foi coroada com um almoço de confraternização entre os apoiadores do movimento de defesa pela reinstalação da DPE.

Dilma Rousseff sanciona projeto de lei sobre direito de resposta

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, com um único veto, o projeto de lei que regulamenta direito de resposta na imprensa. O texto estabelece que empresas jornalísticas devem divulgar a resposta de pessoa ou empresa que se sentir ofendida de forma gratuita e proporcional ao conteúdo considerado ofensivo. Dilma vetou o dispositivo que afirma que “tratando-se de veículo de mídia televisiva ou radiofônica, o ofendido poderá requerer o direito de dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente”. Criticado por entidades de imprensa, esse ponto possibilitava que a pessoa ofendida se defendesse pessoalmente por meio de um vídeo ou áudio, ambos gravados previamente, ou indicasse alguém para falar em seu lugar. Antes de ser veiculada, a resposta precisaria ser analisada e aprovada por um juiz. O texto estabelece que a pessoa ou empresa que se sentir ofendida tem prazo de 60 dias, a partir da publicação, para apresentar ao órgão de comunicação o pedido de direito de resposta. O juiz tem 24 horas para acionar o veículo para que apresente seus argumentos e, depois, até 30 dias para dar a sentença. Se a decisão for favorável ao autor da ação, a publicação da resposta ocorrerá em até dez dias, sob pena de multa diária a ser fixada pelo juiz. O projeto, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), foi votado pelo Senado em 2013 e analisado pela Câmara neste ano.

'Vitor deveria continuar deputado', sugere Aguiberto Lima Dias, prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aliado do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), que aguarda apenas a nomeação para assumir a secretaria de Agricultura da Bahia, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), enalteceu o cabedal político do parlamentar, mas, segundo ele, gostaria que o mesmo continuasse na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Aguiberto defendeu a nomeação de um nome ligado ao deputado para assumir a pasta da Agricultura, visando à projeção política, já que não traria nenhuma perda para os aliados. “O apoio dentro da secretaria, sendo que a vaga é do partido, não teria perda nenhuma, mas teríamos perda de Vitor como secretário e não como deputado”, disse. O chefe do executivo ainda elogiou a liderança do atual deputado e grande parceiro político na capital do minério. “Vitor é um deputado jovem, de carreira promissora, olhando o cabedal político de sua família, tendo uma boa formação, tendo um grande futuro pela frente”, assegurou o gestor, defendendo a permanência do Bonfim na AL-BA.

Brumado: Secretaria de Saúde dá início a campanha Novembro Azul

Em Brumado, a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, se solidificou na cidade com o grande número de atendimentos e a procura às unidades de saúde por parte do público alvo, que são mulheres acima dos 50 anos. No total, foram realizados mais de 500 mamografias e 470 exames de Papanicolau, um número considerado muito satisfatório pela Secretaria Municipal de Saúde. Embora o mês de outubro tenha acabado, as mulheres que não puderam participar da campanha ainda podem se dirigir à UBS mais próxima de sua residência até o final deste mês. Agora, a Sesau deu início a Campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata, que vem sendo realizada em todo o município, a qual tem como público alvo homens acima dos 50 anos de idade.

Japão: Alunos limpam banheiro da escola para aprender valorizar patrimônio Foto: Marcelo Hide/BBC

No Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio. Nas escolas japonesas, também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas. Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros em um sistema de rodízio coordenado pelos professores. Michie Afuso, presidente da ABC Japan, organização sem fins lucrativos que ajuda na integração de estrangeiros e japoneses, diz ainda que a obrigação faz com que as crianças entendam a importância de se limpar o que sujou. As informações são do G1.

Japão: Alunos limpam banheiro da escola para aprender valorizar patrimônio Foto: Marcelo Hide/BBC
Arquivo