Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
25/Jun/2013 - 19h37

Brumado: Moradores de Pedra Preta rebatem acusação de crime ambiental e culpam fazendeiros

Brumado: Moradores de Pedra Preta rebatem acusação de crime ambiental e culpam fazendeiros Moradores da localidade utilizam a água do riacho para os afazeres domésticos e para molhar plantas e sustentar a criação animal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, os moradores da Vila Pedra Preta ainda aguardam a chegada de água encanada na comunidade. Enquanto isso, o local é abastecido com água de um riacho que passa pelas proximidades do lugar. Cerca de 200 famílias utilizam baldes e mangueiras para a captação do líquido. O assunto ganhou destaque e se transformou em polêmica quando, segundo os moradores, a Secretaria Municipal de Recursos Hídricos acusou a comunidade de explorar o riacho através do seu uso indiscriminado. Em defesa da comunidade, o presidente da Associação de Moradores, Zenildo Lima Correia, percorreu todo o leito do riacho com a equipe do site Brumado Notícias e enfatizou que os moradores só utilizam a água do riacho para os afazeres domésticos e para molhar plantas e sustentar a criação animal. No entanto, em um trecho do riacho foi encontrado um barramento de concreto, que, segundo denunciou o presidente da associação comunitária, pertence a um empresário que mantém uma fazenda na localidade. 

Brumado: Moradores de Pedra Preta rebatem acusação de crime ambiental e culpam fazendeiros Zenildo Lima Correia acusou a gestão do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos de muito irresponsável e descompromissada com o homem do campo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Não vou negar que alguns gananciosos que nem moram na vila estão captando água do riacho, mas para os moradores do povoado a água tem sido um socorro, um meio de sobrevivência para as famílias, tendo em vista que ainda não temos água encanada. Tem fazendeiros que captam água que dá para manter dez famílias, mas a corda só quebra para o lado mais fraco. O que dá a entender é que o secretário (de Recursos Hídricos) está dando proteção ao grande fazendeiro e virando as costas para os mais necessitados, que são os populares da comunidade. Por que ele só denunciou a comunidade na captação da água do riacho e não denunciou os fazendeiros?”, questionou o presidente. Zenildo ainda acusou a gestão anterior de ter cometido crime contra a comunidade. “Nossa comunidade está esquecida. A gestão passada, que foi muito irresponsável e descompromissada com o homem do campo, veio aqui e retirou nossa bomba do poço alegando que o mesmo estava seco, mas a prefeitura não se interessou em abrir outro. Foi uma gestão criminosa, pois retirar a água de uma comunidade é crime contra o ser humano. Eles nunca sentaram com a comunidade para discutir a situação, mas chegaram aqui atropelando com quatro, cinco pedras na mão”, afirmou.

Brumado: Moradores de Pedra Preta rebatem acusação de crime ambiental e culpam fazendeiros O secretário de Recursos Hídricos, Fred Neves, rebateu alegando que a prefeitura ainda não tomou nenhuma medida quanto ao caso, pois aguarda um parecer do Inema. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sobre a atual gestão, o presidente disse que, antes de apontar o que está errado no local, primeiro ela precisa se descomplicar. O secretário de Recursos Hídricos, Frederico Neves, respondeu as declarações do presidente da Associação de Moradores alegando que a prefeitura ainda não tomou nenhuma medida quanto ao caso, pois aguarda um parecer do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).  “A responsabilidade de utilização daquele recurso hídrico é do Inema, órgão da Secretaria de Meio Ambiente do estado. Atendendo a nossa solicitação, o Inema já esteve no local e fiscalizou todas as nascentes da Serra das Éguas. Estamos aguardando a emissão do parecer técnico do Inema, que vai determinar as medidas a serem tomadas. Não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas queremos um ordenamento na utilização dessa água, cumprindo a legislação ambiental vigente. Até o momento, nenhuma medida foi tomada contra os moradores ou contra os fazendeiros”, concluiu o secretário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo