Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz parte da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica em Brumado. Na cidade, o órgão conta com uma equipe multidisciplinar, composta por advogados, psicólogos e assistentes sociais, que recebem e acolhem essas mulheres ao longo de todo ano.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a assistente social e coordenadora do Creas, Poliana Santos, destacou que o papel do Creas inclui orientar e fortalecer as vítimas para que elas possam romper o ciclo de violência. “Além de escuta psicológica, apoio e encaminhamento, o Creas oferta para mulheres vítimas de violência doméstica um benefício de aluguel social. Trata-se de um benefício eventual implantado nessa gestão, no ano de 2025”, afirmou.
O benefício é concedido a mulheres vítimas de violência doméstica com boletim de ocorrência registrado e que estejam em situação de vulnerabilidade econômica. Segundo Santos, o aluguel social se justifica porque grande parte das vítimas permanece com o agressor por não ter independência financeira. “A dependência financeira dificulta a mulher romper com o ciclo de violência. Então, o aluguel social vem justamente para possibilitar que essa mulher viva longe do agressor e possa reconstruir a sua vida”, completou.
Além deste, o Creas oferece cesta básica e outros benefícios que buscam assegurar amparo econômico às mulheres vítimas. “O trabalho do Creas é mostrar para essa mulher que ela não está sozinha. Temos o apoio psicológico e social necessário até que ela possa se restabelecer e ser inserida no mercado de trabalho”, enfatizou.
No Creas, também são trabalhados em rodas de conversa com essas mulheres temas importantes, como autoestima, gerenciamento financeiro e empoderamento, tudo pensado para enfrentar a violência doméstica, que é uma responsabilidade de toda sociedade.
Para se ter uma breve noção dessa realidade, de janeiro a junho deste ano, foram registrados no município 350 boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Comentar notícia