Chapada Diamantina

Unidade de beneficiamento de frutas vermelhas amplia renda em Mucugê

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Unidade de beneficiamento de frutas vermelhas amplia renda em Mucugê Foto: Geraldo Carvalho/GOVBA

Prestes a completar um ano de inauguração, em agosto, a Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas, em Mucugê, já se consolida como referência na Bahia na comercialização de morango, além de amora, framboesa, mirtilo e maracujá. Gerido pela Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada), o espaço registra crescimento significativo na comercialização e tem despertado o interesse de novos agricultores e agricultoras pela produção, especialmente de morango. Implantada com investimento do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, a unidade conta ainda com assistência técnica e apoio à gestão, com acompanhamento de profissionais em campo para qualificar a produção e fortalecer a organização produtiva da região.

O presidente da Coopchapada, Cristiano Rocha, ressaltou o impacto da estrutura na transformação da realidade dos cooperados, destacando que, a partir do momento em que receberam o espaço, a cooperativa passou a ter condições reais de crescer e se desenvolver, contando hoje com uma estrutura ampla que permite trabalhar não apenas com o morango, que é o carro-chefe, mas também com diversos outros produtos da agricultura familiar. Segundo ele, a melhoria da estrutura possibilitou um aumento expressivo da produção, que ultrapassou 350 toneladas em 2025. A expectativa é ampliar ainda mais esse volume, impulsionada pela procura crescente de produtores interessados em integrar a cooperativa, que saltou de 50 para 80 cooperados após a inauguração da unidade, possuindo capacidade para triplicar esse número.

Essa nova estrutura tem contribuído diretamente para o aumento da renda dos cooperados, permitindo que muitas famílias passem a se dedicar integralmente à produção. O diretor-financeiro da cooperativa, Daivan Rocha, exemplifica essa mudança ao citar o caso de uma cooperada que trabalhava como diarista e, com as novas oportunidades, conseguiu se estabilizar com o plantio e hoje alcança uma renda superior a R$ 2.500 por mês, desenhando uma nova realidade para a região. Essa estabilidade também é celebrada pelo agricultor Lorisvaldo Souza, do povoado de Roncador, em Mucugê, que destaca a importância da comercialização garantida pela unidade, relatando que chega a entregar 300 caixas por mês, todas comercializadas, o que lhe garante segurança financeira.

Localizada às margens da BA-142, entre Mucugê e Barra da Estiva, a Coopchapada projeta ampliar sua atuação com a implantação de uma loja para comercialização de produtos derivados. Cristiano Rocha explica que, além das frutas in natura e congeladas, o plano é oferecer sucos, licores e diversos derivados do morango, ampliando a comercialização e proporcionando novas experiências aos visitantes. Essa proposta dialoga diretamente com as oportunidades abertas pelo edital Turismo Rural Comunitário da Bahia, lançado pelo Governo do Estado, por meio da CAR e da SDR, com inscrições abertas até 8 de junho de 2026 nos sites oficiais das entidades. Com investimento de R$ 8 milhões no âmbito do projeto Bahia que Produz e Alimenta, o edital prevê apoio à estruturação de roteiros comunitários, implantação de hospedagens e restaurantes, além de ações de promoção e valorização dos territórios rurais, integrando de forma sustentável a produção, a cultura e o meio ambiente por meio do turismo.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013