Urandi

Distante de Charles Fernandes, Ivana Bastos divide palanque com Roberta Roma em Urandi

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Distante de Charles Fernandes, Ivana Bastos divide palanque com Roberta Roma em Urandi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A cena política na região sudoeste ganhou novos contornos com as recentes declarações da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD). Em entrevista concedida na última quarta-feira (22) ao programa Alô Cidade, da rádio 106 FM, a parlamentar foi categórica ao afastar qualquer possibilidade de retomar a aliança política com o deputado federal Charles Fernandes, também integrante do PSD. O clima de ruptura, que já vinha se desenhando nos bastidores, tornou-se público após os dois serem vistos no mesmo palanque no município de Urandi, ao lado do prefeito Warlei Oliveira. Segundo Ivana, a coincidência de palanque foi meramente protocolar e institucional, fruto das emendas parlamentares destinadas por Charles ao município, e não sinaliza uma trégua. A deputada argumentou que convive com situações semelhantes em cidades como Pindaí, onde lideranças locais apoiam ambos os políticos, mas ressaltou que a convivência democrática no mesmo espaço geográfico não significa unidade de propósito.

A contundência de Ivana Bastos atingiu o ápice quando o jornalista Clovis Júnior a questionou sobre a viabilidade de uma “dobradinha” eleitoral em Guanambi, reduto estratégico para ambos. A parlamentar descartou a hipótese de imediato, justificando a decisão em valores éticos e de fidelidade política. “Marcho com quem foi correto. Ele não foi leal”, disparou a deputada. O histórico desse afastamento remonta ao pleito de 2024, quando Charles Fernandes ensaiou uma pré-candidatura à prefeitura de Guanambi sob as bênçãos do governador Jerônimo Rodrigues (PT), mas recuou alegando problemas de saúde. A gota d'água, contudo, teria sido a ausência de apoio de Charles ao candidato Rodrigo Boa Sorte (PSD) e relatos de que, em 2022, o deputado federal teria pedido votos para um concorrente de Ivana no oeste baiano, ferindo o acordo de reciprocidade esperado dentro do grupo.

Distante de Charles Fernandes, Ivana Bastos divide palanque com Roberta Roma em Urandi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mesmo diante da influência do senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD e conhecido por sua habilidade em pacificar conflitos internos, Ivana Bastos minimizou qualquer chance de intervenção partidária. Para ela, o rompimento é uma decisão de caráter pessoal e irreversível, o que a leva a concentrar seu apoio em outros aliados locais, assegurando que não pedirá votos para Fernandes no município. Paralelo a esse distanciamento, Ivana demonstra pragmatismo em suas movimentações. Neste sábado (25), também em Urandi, a deputada esteve ao lado da deputada federal Roberta Roma (PL). Apesar de estarem em campos opostos na política estadual e nacional — já que Roberta apoia ACM Neto (União Brasil) e Flávio Bolsonaro (PL), enquanto Ivana segue fiel a Jerônimo Rodrigues (PT) e Lula (PT) — a presidente da AL-BA não poupou elogios à atuação da colega. O gesto sinaliza que, para Ivana, o critério da “lealdade” e do reconhecimento de trabalho parece pesar mais do que a estrita uniformidade partidária ou ideológica neste momento.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013