Tag

#caculé

328 notícia(s) encontrada(s)
Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Shows de Maiara & Maraísa e Zé Neto & Cristiano em Caculé ultrapassam limite de R$ 700 mil Foto: Divulgação

A prefeitura de Caculé virou o centro das atenções ao ultrapassar o teto recomendado de R$ 700 mil para a contratação de atrações artísticas durante os festejos juninos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o município fechou acordos com duas das maiores duplas sertanejas do país, Maiara & Maraísa e Zé Neto & Cristiano, cujos valores individuais extrapolam o limite que costuma ser monitorado pelos órgãos de controle do estado para festas em todo o Estado.

A maratona de shows começa nesta sexta-feira (19), com a apresentação das patroas Maiara & Maraísa. De acordo com o Painel da Transparência, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o contrato firmado para o show da dupla sertaneja foi fechado pelo valor de R$ 784 mil. A performance promete atrair milhares de turistas e moradores da região, abrindo o fim de semana principal das celebrações de São João na cidade com um dos repertórios mais badalados do Brasil.

O ponto mais alto dos investimentos, no entanto, está reservado para o sábado (20). O show da dupla Zé Neto & Cristiano foi agendado pelo montante de R$ 905 mil, consolidando-se como a contratação mais cara do evento. Somadas, as duas apresentações representam um investimento que ultrapassa a marca de R$ 1,6 milhão de reais apenas com o pagamento dos cachês principais, acendendo o debate sobre a responsabilidade fiscal e o equilíbrio financeiro dos municípios em períodos festivos.

Em contrapartida ao cenário de Caculé, a mesma dupla Zé Neto & Cristiano tinha uma agenda programada para o município de Brumado durante os festejos de São Pedro, mas a prefeitura da cidade vizinha adotou uma postura diferente e resolveu cancelar a apresentação. A decisão de Brumado foi pautada pelo teto limite de R$ 700 mil para as contratações e seguiu rigorosamente as recomendações de austeridade e controle emitidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), evidenciando as diferentes abordagens da gestão pública regional diante dos limites fiscais.

Presidente Jânio Quadros
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem de 20 anos morre após grave acidente de moto em Presidente Jânio Quadros Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito registrado em Presidente Jânio Quadros, neste domingo (31), resultou na morte de um jovem de 20 anos. A colisão envolveu duas motocicletas e chamou a atenção de moradores que passavam pelo local no momento do ocorrido.

Segundo informou a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, a vítima fatal foi identificada como Deivid Barbosa de Souza, natural do município de Caculé. Populares que presenciaram a gravidade do impacto agiram rapidamente e acionaram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). No entanto, ao chegarem ao local, os profissionais de saúde apenas puderam constatar o óbito do jovem caculeense, que não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber os primeiros socorros.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e o corpo de Deivid foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Até o momento, as circunstâncias reais que provocaram a colisão entre os dois veículos não foram detalhadas pelas autoridades competentes.

O estado de saúde do segundo motociclista envolvido no acidente não foi divulgado pela unidade médica, e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil da região para apurar as responsabilidades do trágico ocorrido.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caculé: Homem armado dentro de bar é preso durante Operação Força Total Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo no município de Caculé, durante a 5ª edição da Operação Força Total.

A ação ocorreu após a guarnição receber denúncia informando que um indivíduo estaria armado no interior de um estabelecimento comercial da cidade.

Segundo informou a unidade policial ao site Achei Sudoeste, de imediato, os policiais deslocaram-se ao local e identificaram um homem com as características repassadas na denúncia. Durante a abordagem e busca pessoal, foi encontrado um revólver calibre 38 municiado, com numeração raspada, em sua cintura. Além da arma de fogo, também foram apreendidas munições, dinheiro em espécie e objetos pessoais.

Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Caculé, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Ibiassucê
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Condenado por estupro de vulnerável é preso na zona rural de Ibiassucê Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Ibiassucê, cumpriu nesta terça-feira (12) um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo no município. O mandado de prisão por condenação transitada em julgado foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Caculé.

Segundo informou a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o custodiado foi condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A, do Código Penal Brasileiro, possuindo condenação definitiva a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

A prisão ocorreu por volta de 9h50, na Fazenda Mata, zona rural de Ibiassucê, após diligências investigativas realizadas pelas equipes policiais, que lograram êxito em localizar o foragido e dar fiel cumprimento à ordem judicial.

Após o cumprimento do mandado, o custodiado foi conduzido à unidade policial, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mãe é baleada ao proteger filha de ataque a tiros de ex-namorado em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (05), por volta de 13h30, policiais militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender uma ocorrência de tentativa de feminicídio no município de Caculé.

A guarnição tomou conhecimento da entrada de uma mulher ferida por disparos de arma de fogo na unidade hospitalar da cidade e deslocou-se imediatamente ao local. Em contato com a vítima, uma mulher de 34 anos, foi relatado que o fato ocorreu em sua residência, na Fazenda Quati, zona rural do município.

Segundo informou a 94ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o suposto autor, ex-namorado da filha da vítima, invadiu o imóvel portando uma arma de fogo e passou a ameaçar a jovem, efetuando diversos disparos com o intuito de atingi-la. No momento da ação, a mãe interveio para protegê-la, colocando-se à frente e sendo atingida por dois disparos.

A vítima foi socorrida e recebeu atendimento médico, encontrando-se em estado estável, sem risco de morte.

De posse das informações, a guarnição iniciou diligências imediatas no intuito de localizar o autor, que havia fugido após o crime. As buscas foram realizadas inicialmente na zona rural, sendo estendidas até o perímetro urbano, onde o indivíduo foi localizado no Bairro Estação.

O suspeito, de 26 anos, foi identificado, preso em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Caculé para adoção das medidas legais cabíveis.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caculé: Suspeitos são flagrados com armas e munições em veículo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação preventiva da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou na apreensão de armas de fogo e na detenção de dois homens na tarde deste domingo (26), no município de Caculé. A operação foi conduzida por policiais que realizavam patrulhamento de rotina no bairro São Geraldo quando identificaram um veículo circulando em atitude suspeita. A decisão pela abordagem ocorreu após os agentes notarem o comportamento atípico dos ocupantes ao avistarem a viatura.

Durante a revista minuciosa no interior do automóvel, os policiais militares localizaram duas espingardas calibre 28. Além do armamento, também foram encontradas diversas munições do mesmo calibre prontas para o uso. Os homens que estavam no carro não apresentaram documentação legal para o porte ou transporte das armas, o que configurou o flagrante imediato. O veículo utilizado pela dupla também foi apreendido e removido para o pátio credenciado devido às irregularidades constatadas na ocorrência.

Os suspeitos e todo o material bélico foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada. Na unidade policial, os homens foram apresentados à autoridade competente para a adoção das medidas legais cabíveis.

Urandi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Contrabando: CIPRv intercepta ônibus de turismo com iPhones e eletrônicos em Urandi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) desarticulou, na quarta-feira (15), um esquema de transporte de mercadorias contrabandeadas no sudoeste baiano. A apreensão ocorreu por volta das 4h, no município de Urandi, durante uma fiscalização de rotina realizada pela equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).

Os policiais interceptaram um ônibus de uma empresa de turismo que fazia a linha São Paulo com destino a Caculé. Durante a revista no compartimento de carga, a equipe localizou diversos eletrônicos de alto valor agregado e acessórios. Entre os itens apreendidos estavam 12 aparelhos celulares, um aparelho DVR, 387 películas de proteção, dez lentes para câmeras e duas tampas traseiras para iPhone.

Apesar da identificação do material, nenhum passageiro ou funcionário da empresa assumiu a propriedade da carga no momento da abordagem. Diante da ausência de documentação fiscal e do responsável pelos produtos, todo o material foi recolhido pela guarnição. A ocorrência e as mercadorias foram apresentadas na Delegacia Territorial de Guanambi para o registro e a adoção das medidas legais cabíveis.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Morador de Caculé, paciente de hemodiálise é deixado na rua após tratamento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 35 anos viveu momentos de humilhação e desamparo após realizar sessões de hemodiálise. Márcio Brito Costa, morador do Povoado de Várzea Grande, em Caculé, foi deixado na rua durante a madrugada por falta de transporte público para retornar à sua residência. Márcio enfrenta uma rotina exaustiva: três vezes por semana, ele viaja até Guanambi para realizar o tratamento vital, deslocamento que deveria ser garantido pelo programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O problema, no entanto, tem ocorrido no “trecho final” da viagem, após o retorno à sede do município.

Segundo familiares, o paciente foi deixado em um posto de saúde em Caculé, mas o veículo responsável por levá-lo até a comunidade rural - situada a 30 km de distância - simplesmente não apareceu. Um vídeo gravado pelo irmão da vítima mostra o paciente sentado na calçada, visivelmente debilitado, por volta de 1h da madrugada. O registro foi feito após horas de estrada e logo depois do procedimento médico, que costuma deixar os pacientes fisicamente fragilizados.

Na última quinta-feira (12), a situação chegou ao limite e a família precisou improvisar para garantir o abrigo de Márcio. Em uma das ocasiões, o irmão conseguiu uma carona de última hora para percorrer o trajeto até o povoado; em outra, o paciente precisou dormir de favor na casa de conhecidos na zona urbana, longe de sua casa e de seu conforto. A família relata profunda indignação com a vulnerabilidade enfrentada e cobra providências urgentes da Secretaria de Saúde de Caculé para que o transporte funcione de forma regular. 

Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que o serviço de transporte opera sob rigorosos protocolos assistenciais e logísticos para garantir a segurança dos pacientes em tratamento fora do domicílio. No caso mencionado, a Secretaria informou que o paciente desembarcou em um local diferente do ponto previamente pactuado, sem qualquer aviso à equipe responsável.

Assim que a ausência foi notada no ponto habitual, buscas foram iniciadas de imediato, incluindo o retorno do motorista ao local de desembarque indicado, mas o paciente não foi localizado naquele momento. A pasta reforçou que o cumprimento dos fluxos estabelecidos e a colaboração dos usuários são fundamentais para a eficiência e continuidade do serviço.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rondesp Meio Oeste apreende quase 1 kg de drogas com suspeito em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (16), policiais militares da Rondesp Meio Oeste, em apoio a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), conduziram um suspeito por tráfico de drogas no Bairro São Geraldo, em Caculé.

Durante a ação, foram apreendidos 401 gramas de substância análoga à maconha, 576 gramas de substância análoga à cocaína, três balanças de precisão, embalagens para acondicionamento de drogas, além de uma motocicleta CG 150.

O suspeito, de 27 anos, e todo material foram apresentados na Delegacia Territorial de Caculé para adoção das medidas cabíveis.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Enxurradas arrastam lama de obras inacabadas para residências em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta segunda-feira (02), as fortes chuvas registradas na cidade de Caculé afetaram diversos moradores no Bairro Alto do Cruzeiro.

Moradora de Guanambi, Adriana Dias fez um apelo desesperado por causa da mãe, que reside no local atingido.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ela relatou que uma obra da prefeitura provocou uma enxurrada de lama, que desceu para as residências no bairro. “A prefeitura abriu um loteamento próximo da localidade onde minha mãe mora. Fizeram a limpeza desse terreno, mas não fizeram o muro de contenção. Com as fortes chuvas, está descendo muita lama para um córrego, que dá vazão para a água das chuvas escoar, causando o entupimento do córrego. A água está passando pela frente e fundo das casas”, explicou.

Dias disse que sua mãe tem mais de 70 anos e mora sozinha no local. “Ela me ligou chorando, sem saber o que fazer”, completou. Preocupada com a situação, Adriana entrou em contato com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Caculé, porém sem sucesso. “Vou ter que sair de Guanambi para socorrer minha mãe em Caculé. Não é só minha mãe que está passando por isso, tem outros moradores, comerciantes... Cadê as autoridades?”, questionou, apontando descaso diante de um problema tão grave.

A dona de casa Maria de Lourdes, 74 anos, voltou a dizer que a causa dos transtornos foi um desmatamento promovido pelo poder público na região. “Eles entupiram esse córrego por causa desse desmatamento e, agora, a água da chuva desce pra cá com lama e tudo”, reforçou.

A água invadiu a sua casa de fora a fora e os prejuízos são inúmeros. “Virou um rio de lado a lado. A coisa tá feia”, lamentou.

Várias outras residências no bairro foram atingidas com a enxurrada de lama e a comunidade cobra uma posição da prefeitura sobre o ocorrido.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem de 58 anos morre em acidente na BA-026 em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado, nesta quinta-feira (26), na BA-026, na cidade de Caculé. Um homem de 58 anos, identificado como Antônio Pereira Dutra, trafegava de bicicleta pela rodovia.

Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a vítima foi encontrada caída ao solo, apresentando um corte na cabeça.

Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu 192 apenas constatou o óbito. A guarnição realizou o isolamento da área até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia no local e procedeu com a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
94ª CIPM recupera veículo com restrição de furto em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na terça-feira (25), por volta de 9h40, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante patrulhamento de rotina na Rua Joaquim Antônio da Silva, em Caculé, identificou uma motocicleta Honda CB Twister que levantou suspeitas.

Ao proceder com a abordagem e consulta detalhada do veículo, foi constatado que a numeração do motor e do chassi apresentavam sinais de adulteração, estando em desacordo com o documento apresentado pelo condutor.

Após verificação nos sistemas policiais, foi identificado que o veículo possuía restrição de furto/roubo registrada na cidade de Brasília-DF, datada de 07/02/2024.

Diante do fato, o condutor e a motocicleta foram apresentados na delegacia da cidade para adoção das medidas cabíveis.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caculé: Ex-secretário municipal de transportes, Idelson Correia, morre aos 62 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Faleceu nesta quinta-feira (19), o ex-secretário de transportes de Caculé, Idelson Correia, aos 62 anos.

O falecimento causou grande comoção na cidade. Familiares, amigos e moradores lamentaram a perda do ex-secretário, cuja vida foi marcada pelo compromisso com a mobilidade urbana.

À frente da Secretaria Municipal de Transporte, Idelson acompanhou de perto as demandas da população, coordenou serviços de manutenção e promoveu diálogo constante com servidores e cidadãos, consolidando ações administrativas importantes.

Nas redes sociais, diversas homenagens foram direcionadas à figura pública. Amigos e colegas ressaltaram o caráter colaborativo e o legado deixado na administração pública local.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Formação para catequistas sobre a evangelização no tempo presente é realizada em Caculé Foto: Divulgação/Diocese de Caetité

No último final de semana, a Paróquia Sacratíssimo Coração de Jesus realizou a primeira Formação Geral para Catequistas. O encontro aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral Norberto Fernandes, em Caculé, reunindo participantes de diversas comunidades e dioceses da região.

A formação foi realizada ao longo de dois dias (14 e 15 de fevereiro) e teve como temas centrais: “Evangelizar no Tempo Presente”, no sábado, e “Doutrina Social da Igreja: Um novo mundo possível”, no domingo.

O palestrante convidado foi o professor e catequeta Altierez dos Santos, idealizador do Projeto Catequese em Missão, iniciativa que tem como objetivo formar catequistas de diferentes realidades para atuarem com maior preparo e eficácia em suas comunidades.

Durante o encontro, também foram trabalhados subtemas essenciais para o fortalecimento da missão catequética, como desenvolvimento humano, psicopedagogia e normas da Igreja, entre outros conteúdos fundamentais para a prática pastoral.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Veículo furtado é recuperado nas proximidades da linha férrea em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (12), a 94ª companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recuperou um veículo com restrição de furto no município de Caculé.

A guarnição foi informada por funcionários da empresa responsável pela administração da linha férrea acerca de um automóvel abandonado nas proximidades dos trilhos, na Avenida Artur Castilho. A situação poderia oferecer risco às operações ferroviárias, considerando a previsão de passagem de composição no período do meio-dia.

No local, os policiais constataram tratar-se de um Fiat Uno, que apresentou registro de furto ocorrido na noite anterior, na cidade de Ibiassucê.

Foi mantido contato com a Delegacia Territorial competente e o proprietário do veículo compareceu ao local. Com o apoio de guincho, o automóvel foi removido e apresentado na Delegacia Territorial de Caculé para adoção das medidas legais cabíveis.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Criança é diagnosticada com leishmaniose em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma criança foi diagnosticada com leishmaniose no município de Caculé na última quinta-feira (21). O caso acendeu o alerta para adoção de medidas preventivas, especialmente em áreas com maior risco de proliferação do inseto transmissor da doença.

A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito-palha. O inseto é comum em locais com acúmulo de lixo, restos orgânicos e presença frequente de animais. A doença pode atingir seres humanos e animais.

Cães são apontados como os principais reservatórios, o que aumenta a importância do controle ambiental e do acompanhamento da saúde animal como forma de prevenção.

Os sintomas incluem febre prolongada, fraqueza, emagrecimento, aumento do baço e feridas na pele. Especialistas orientam que, diante de qualquer sinal suspeito, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação e diagnóstico precoce.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AL-BA: Luciano Ribeiro garante representar o sertão e mira eleição de ACM Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), Luciano Ribeiro foi empossado como deputado estadual, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ribeiro disse que, através da sua atuação no parlamento, poderá retribuir aos baianos e baianas a confiança depositada em sua pessoa durante tantos anos. “Nessa última eleição, foram 63.640 votos. A gente vai poder defender nossos ideais, ideias e compromissos. Para o nosso sertão e a nossa região, a gente tem mais uma voz para fazer a defesa da Bahia e dos baianos”, declarou.

Embora com um curto espaço de tempo à frente da AL-BA, o deputado espera trabalhar com a mesma intensidade de sempre, seguindo a coerência e efetividade de anos de atuação na vida pública. “Sempre fui uma pessoa intensa em tudo que faço na vida. Então, eu sou objetivo, muito prático e tenho uma vida política que não nasceu hoje. É fruto de 8 anos de mandato na prefeitura, de secretário, de deputado, de exercício da política... conhecemos muito bem os problemas da Bahia”, asseverou.

Com a sua experiência e com vez e voz na tribuna, o parlamentar assegurou que defenderá os interesses dos baianos, especialmente em situações críticas. “A Bahia precisa tomar novos rumos”, acrescentou.

Questionado sobre as eleições deste ano, Ribeiro respondeu que seu projeto é a reeleição de ACM Neto ao Governo do Estado. “Esse é meu projeto principal: eleger ACM o novo governador da Bahia. As demais coisas vão depender das circunstâncias e do momento”, apontou.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AL-BA: Natural de Caculé, Luciano Ribeiro é empossado deputado estadual Foto: Sandra Travassos/AL-BA

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos, conduziu nesta quinta-feira (22) a solenidade de posse do deputado Luciano Ribeiro (União Brasil), que retorna ao parlamento para ocupar a vaga decorrente do falecimento do deputado Alan Sanches (União Brasil).

O ato ocorreu no gabinete da presidência e foi marcado por sobriedade, respeito institucional e sensibilidade diante do contexto que envolve a sucessão parlamentar.

Ao conduzir a solenidade, Ivana Bastos destacou o dever constitucional da Casa de assegurar a continuidade da representação popular, mesmo em momentos atravessados pela dor. “A Presidência da Assembleia cumpre hoje um papel que exige sensibilidade e firmeza. É um momento de respeito à memória de um colega querido, mas também de responsabilidade com a democracia e com o funcionamento regular do Parlamento”, afirmou a presidente.

Em seu pronunciamento, o deputado Luciano Ribeiro reconheceu o caráter simbólico e delicado da posse, ressaltando o compromisso de honrar a trajetória do parlamentar que ocupava a cadeira e a confiança depositada pelo eleitorado. “É um momento que ninguém gostaria que acontecesse. Assumo a responsabilidade de defender o legado de um grande deputado e de um grande amigo, cuja partida precoce deixou um vazio sentido por todos nós. Ao mesmo tempo, tenho a honra de exercer a vontade daqueles que nos trouxeram até aqui, por meio do voto e da confiança”, declarou.

AL-BA: Natural de Caculé, Luciano Ribeiro é empossado deputado estadual Foto: Sandra Travassos/AL-BA

Ivana Bastos reforçou que a posse representa um gesto de respeito institucional e de compromisso com a legalidade, assegurando que a Assembleia permaneça em pleno funcionamento. “O Parlamento precisa seguir cumprindo sua missão constitucional. Preservar a estabilidade institucional é também uma forma de honrar a memória de quem contribuiu com esta Casa e com a Bahia”, destacou.

O deputado Luciano Ribeiro prestou o juramento de cumprir fielmente a Constituição do Estado da Bahia e assinou o termo de posse, reassumindo oficialmente o mandato parlamentar.

Natural de Caculé, Luciano Ribeiro é advogado e ex-prefeito do município por dois mandatos. Foi deputado estadual entre 2015 e 2018, período em que atuou em diversas comissões permanentes e especiais do Legislativo baiano.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro toma posse na AL-BA na quinta-feira (22) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) marcou para a próxima quinta-feira (22) a posse do deputado Luciano Ribeiro (União Brasil). O parlamentar volta ao Legislativo baiano para ocupar a vaga deixada após o falecimento do deputado Alan Sanches (União Brasil).

De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, a convocação para o ato de assunção do mandato, assinado pela presidente Ivana Bastos (PSD), foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo desta terça-feira (20).

Durante a solenidade, que será realizada no gabinete da presidência, o mais novo deputado fará o juramento de “cumprir fielmente a Constituição Estadual” e a assinatura do termo de posse. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caculé: Luciano Ribeiro vai assumir mandato na AL-BA após morte de Alan Sanches Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (União Brasil), vai assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) após a morte de Alan Sanches (União Brasil), 58 anos, neste sábado (17). Sanches foi vítima de um infarto.

Luciano foi eleito deputado estadual em 2014 e assumiu o mandato de 2015 a 2018. Ele eleito pelo antigo Democratas (DEM).

O advogado é o primeiro suplente da coligação do União Brasil nas eleições de 2022.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ALBA vai seguir o seu rito, de acordo com o seu regimento interno, e a presidente Ivana Bastos (PSD) vai convocar Ribeiro para assumir o mandato.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Justiça Eleitoral confirma substituta de vereador cassado na Câmara de Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Justiça Eleitoral realizou nesta quarta-feira (14), no Cartório de Caculé, uma audiência pública de retotalização dos votos das eleições municipais de 2024.

O procedimento teve a finalidade de redefinir a composição da Câmara de Vereadores após a cassação do mandato de Edmilson Coutinho dos Santos (MBB), conhecido como Tubaína, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Com a retotalização, Joana D'arc da Silva Oliveira (PSB) assumirá a vaga deixada pelo parlamentar cassado.

Seguindo o rito legal, o próximo passo é o cancelamento do diploma de vereador de Edmilson Coutinho pelo Cartório Eleitoral e a emissão do novo diploma em nome da vereadora eleita.

Depois, caberá ao presidente da Câmara Municipal, vereador Jeovane Costa (PSB), realizar a posse da parlamentar.

A cassação do mandato de Tubaína foi decidida de forma unânime pelo TRE-BA no julgamento de recurso apresentado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A Corte Eleitoral reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero na chapa proporcional do MDB em Caculé.

O Tribunal considerou a candidatura de Sabrina Paixão de Almeida fictícia, utilizada apenas para cumprir o percentual mínimo legal de 30% de candidaturas femininas.

A decisão apontou ausência de campanha, falta de participação em convenções, votação inexpressiva, indícios de coação e graves inconsistências na prestação de contas, o que levou à anulação dos votos do partido e à recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo divulga municípios que vão receber incentivo para o Carnaval 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), divulgou, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (13), os municípios vencedores do edital para o Carnaval 2026.

Ao todo, foram 80 cidades contempladas com o incentivo financeiro para viabilizar a folia momesca. O valor total é de R$ 33,25 milhões, na qual cada município pode receber o máximo R$ 700 mil e o mínimo de R$ 250 mil, a partir de critérios jurídicos-fiscais e técnicos – levando em consideração aspectos como territórios de identidade, fluxo turístico, história, cultura e tradição carnavalesca.

O Chamamento Público abrange os eventos realizados no período carnavalesco, entre 4 de fevereiro, e 8 de março, ainda que possuam nomenclaturas especificas diversas, tais como “pre?-carnavais”, “lavagens”, “ensaios” e manifestações culturais semelhantes.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
94ª CIPM recupera duas motocicletas no Conjunto Habitacional em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No sábado (27), por volta das 11h30, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por meio do 2º Pelotão, realizava rondas ostensivas no Conjunto Habitacional, no município de Caculé, quando identificou dois indivíduos desmontando motocicletas em via pública.

No local, foi observado um adolescente de 16 anos desmontando uma motocicleta CG 160 Titan. Em consulta aos sistemas oficiais, constatou-se que o referido veículo possuía restrição de furto ou roubo.

Ainda no mesmo local, outro indivíduo, de 20 anos, foi flagrado desmontando uma motocicleta CG 150 Titan, a qual apresentava chassi suprimido (pinado) que, após verificação minuciosa, constatou-se que também possuía restrição de furto ou roubo.

Diante da situação, os veículos foram recolhidos para posterior apresentação na Delegacia Territorial de Caculé, e responsabilização dos envolvidos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado e mais 93 cidades se habilitaram para receber verba para o Carnaval 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), divulgou nesta quarta-feira (24), o resultado da habilitação de projetos para o Carnaval da Bahia 2026. No total, 94 municípios poderão receber apoio técnico e R$ 33,25 milhões em apoio financeiro para a realização de eventos carnavalescos, realizados entre 4 de fevereiro e 8 de março, incluindo pré-carnavais, lavagens e outras manifestações culturais relativas ao reinado de Momo.

“O Governo do Estado está aportando R$ 33, 25 milhões para a maior festa popular do planeta, que é o Carnaval da Bahia. Além de Salvador, a determinação do governador Jerônimo Rodrigues é que possamos fortalecer a festa no interior, em todos os nossos 27 Territórios de Identidade, atraindo turistas e valorizando a nossa riqueza cultural em diferentes territórios de identidade do Estado”, aponta Gustavo Stelitano, superintendente da Sufotur.

A partir de critérios jurídicos, fiscais e técnicos, os municípios contemplados, com verbas entre R$ 700 mil e R$ 250 mil, são: Abaíra, Alagoinhas, Alcobaça, Amargosa, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Baianópolis, Banzaê, Barra do Mendes, Barreiras, Belo Campo, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Cachoeira, Caculé, Camaçari, Candeias, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Casa Nova, Chorrochó, Conde, Cotegipe, Cravolândia, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Guajeru, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Igaporã, Igrapiúna, Inhambupe, Ipupiara, Irajuba, Irará, Itaju do Colônia, Itaparica, Itatim, Ituaçu, Ituberá, Jacobina, Jaguaquara, Jandaíra, Jiquiriçá, Lapão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macarani, Madre de Deus, Mairi, Mansidão, Maragogipe, Miguel Calmon, Milagres, Monte Santo, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muritiba, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Viçosa, Palmeiras, Paramirim, Pilão Arcado, Piripá, Pojuca, Queimadas, Riachão das Neves, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santaluz, São Felipe, São Francisco do Conde, São Gabriel, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Sobradinho, Tanhaçu, Tanquinho, Tremedal, Ubaíra, Valente, Várzea do Poço, Vera Cruz e Wagner.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013