Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2017"

24 Abr 2017 - 16:00h

Em comunicado, a Prefeitura Municipal de Brumado informou à comunidade que reclamações ou reivindicações referentes à área de iluminação pública devem ser feitas exclusivamente ao Setor de Obras do Município. Para realizar as referidas reclamações e/ou reivindicações os cidadãos devem ligar para o telefone (77) 3441-2339. Assim, as solicitações serão devidamente encaminhadas à empresa responsável pela prestação do serviço em questão.

24 Abr 2017 - 15:30h

No dia 6 de maio, a Dalmóbile promoverá um encontro com o designer de interiores Geo Rocha, de Salvador. Entre 9h e 12h, na loja da Dalmóbile, em Brumado, localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, haverá um bate papo com os clientes e o designer dará várias dicas de decoração para o público presente. Não perca essa oportunidade de conversar com um especialista na área. Os telefones da loja são: (77) 3453-1822 ou (77) 99915-5968.

24 Abr 2017 - 15:00h

Na manhã deste domingo (23), um crime bárbaro chocou os moradores do município de Urandi, no sudoeste da Bahia. Na Fazenda Santa Clara, um indivíduo identificado como Juscelino Barbosa de Souza, vulgo Nego, 28 anos, matou com golpes de faca o ex-sogro, Agenor Guerra Lima, 78 anos. Durante o crime, o elemento esfaqueou a ex-sogra, Maria Joaquina de Jesus Lima, 68 anos, e a ex-mulher, Juliana de Jesus Lima, 32 anos. O indivíduo fugiu antes da chegada da polícia. De acordo com o radialista Elcimar Pimentel, investigadores do Serviço de Investigação fazem diligências pela região na tentativa de localizar e prender o assassino, mas o mesmo ainda não foi encontrado. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML - Instituto Médico Legal de Guanambi. Já as demais vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi, onde estão internadas.

24 Abr 2017 - 14:30h

Nesse mês de abril, a Madeireira Real preparou ofertas especiais para quem deseja construir ou reformar. Faça uma visita à loja na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já as suas compras. Para informações sobre outras promoções, ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.

24 Abr 2017 - 14:00h

Um cliente do Banco do Brasil, localizado na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, no município de Brumado, teve um prejuízo de R$ 2 mil após sofrer um assalto na saída da agência, na tarde da última sexta-feira (21). A vítima relatou à policia que havia acabado de sacar o dinheiro em um terminal eletrônico e, assim que entrou no veículo, foi abordado por dois elementos em uma motocicleta. Armado, o carona anunciou o assalto, exigindo a quantia sacada. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a ação foi rápida e a vítima não conseguiu descrever detalhes dos indivíduos em seu depoimento. A Polícia Civil já abriu as investigações e tentará identificar os bandidos utilizando as imagens do circuito externo de segurança da agência. Como era feriado no dia do assalto, havia pouca movimentação no centro comercial. A polícia acredita que os bandidos estavam de tocaia para executarem os delitos.

24 Abr 2017 - 13:30h

No Diário Oficial do Legislativo, edição da última quinta-feira (20), foi publicado o Aviso de Publicação de Licitação nº 024/2017, cujo objeto é a aquisição de material elétrico destinado à Câmara Municipal de Brumado. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede da Casa Legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 04 de maio, às 9h, no endereço acima. Na mesma edição, também foi publicado o Aviso de Publicação de Licitação nº 025/2017, cuja finalidade é a contratação de empresa especializada em serviços elétricos de montagem de tubulação e eletrocalhas, reparos e adequação de todos os circuitos elétricos na área interna da Câmara. A reunião para abertura dos envelopes ocorrerá no dia 04 de maio, às 11h.

24 Abr 2017 - 13:00h

Centenas de mudas de árvores frutíferas e ornamentais foram apreendidas e destruídas em um aterro sanitário na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a apreensão ocorreu porque as mudas estavam em desacordo com a portaria 211, de 18 de novembro de 1997, que versa sobre a proibição do comércio ambulante de mudas de plantas frutíferas, floríferas, ornamentais e demais partes propagativas dos vegetais na Bahia. As plantas, trazidas de Santo Antônio do Passé, em São Paulo, foram encontradas em um caminhão baú estacionado na Feira Livre da cidade. De acordo com o órgão, as plantas tiveram de ser destruídas porque poderiam estar contaminadas e ser uma ameaça à sanidade vegetal da região, onde fica um dos polos de fruticultura do estado.

24 Abr 2017 - 12:30h

Afundada em dívidas, os serviços básicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estão suspensos e muitos estudantes estão sem aulas, no campus de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Sem salários, professores estão tendo dificuldades para pagar passagens ou colocar gasolina no carro. Na falta dos serviços básicos de limpeza, o letreiro da universidade foi tomado pelo mato. Segundo a estudante Beatriz Oliveira, professores avisaram que não tinham condições de realizar aulas. “Nós não pudemos entrar na sala de aula porque os técnicos administrativos estão em greve. E são eles que abrem as salas. O professor veio conversar sobre a situação da Uerj e vimos que não temos condições de ter aulas”, diz estudante. De acordo com o G1, outro problema que dificulta ainda mais o funcionamento normal da universidade é a limpeza. De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o problema é a crise financeira que o estado enfrenta. As aulas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) do campus do Maracanã retomaram as atividades acadêmicas no dia 10 de abril, após quatro meses de paralisação. A decisão foi tomada em reunião feita entre a reitoria e o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas.

24 Abr 2017 - 12:00h

No último domingo (23), João Batista Alves da Silva, de 35 anos, matou a própria mãe, identificada como Hermelina Alves da Silva, conhecida como Lulu, de 65 anos, em Carinhanha, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, a idosa foi morta com um golpe de faca na garganta enquanto preparava o almoço. Familiares disseram à polícia que o homem tem problemas mentais e toma remédio controlado. Há poucos dias ele teria tentado matar o irmão. Parentes afirmam que, nos últimos dias, ele estava mais agressivo e suspeitam do uso de drogas. De acordo com o jornal Folha do Vale, João Batista foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia, onde será autuado. O corpo foi removido pela Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal em Guanambi.

24 Abr 2017 - 11:30h

A colaboração de pessoas que privavam da intimidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a Operação Lava-Jato a fechar o cerco contra ele. Nas últimas duas semanas, os depoimentos em vídeo de Emílio Odebrecht e Léo Pinheiro (OAS), dois empresários muito próximos a Lula, agravaram as denúncias contra o petista, e o marqueteiro João Santana, responsável por sua imagem pública desde o escândalo do mensalão, também fechou acordo de delação premiada. A situação pode piorar se o ex-ministro Antonio Palocci confirmar o aceno que fez ao juiz Sérgio Moro, colocando-se à disposição para colaborar e dar “mais um ano de trabalho” para os investigadores. Após mais de três anos de Lava-Jato, Lula já é réu em cinco ações penais, e a nova leva de delações que o envolve agrava sua situação porque esses delatores fecham algumas pontas soltas de histórias sob apuração. Depois desses depoimentos, a defesa do ex-presidente subiu o tom, estendendo o enfrentamento aos demais procuradores e reforçando as baterias junto a outras instâncias. Leia mais no jornal O Globo.

24 Abr 2017 - 11:00h

O coordenador da Coordenação de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, esteve, juntamente com técnicos da VLI, desenvolvendo uma campanha de prevenção contra acidentes no cruzamento rodoferroviário localizado nas imediações da Travessa Teixeira de Freitas com a Rua Antônio Pinheiro Canguçu e a Avenida Coronel Santos, em Brumado. Na oportunidade, foram abordados diversos veículos, realizadas orientações de segurança viária e distribuídos panfletos educativos destacando a importância da segurança na via, especialmente em cruzamentos rodoferroviários, onde a atenção dos condutores tem de ser redobrada.

24 Abr 2017 - 10:30h

O Otorrinolaringologista Dr. Rafael da Hora, especialista em cirurgias de garganta e nariz realiza atendimento na Clínica Mais Vida em Brumado. A principal função do otorrino é a de cuidar da audição, da respiração, da voz (englobando as cordas vocais), da garganta e de tudo que estiver relacionado a isso, como o sono e as alergias das vias respiratórias. Os sinais e sintomas mais comuns das doenças tratadas pelos otorrinos são: Obstrução nasal; Dor de cabeça (cefaléia); Dor na face; Secreção nasal; Sangramento nasal (epistaxe); Dificuldade auditiva/surdez; Zumbido Tontura; Secreção no ouvido (otorréia); Sangramento no ouvido (otorragia); Dor de ouvido (otalgia); Dor de garganta; Rouquidão (disfonia); Roncos. A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente. Na Clínica Mais Vida você encontrará profissionais da mais alta competência e seriedade. A Clínica Mais Vida fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Para marcação de consulta, ligue para: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

24 Abr 2017 - 10:00h

Apenas dois meses após a prefeitura realizar uma grande operação para retirada de ambulantes das calçadas e ruas no entorno da Praça Teófilo Alves de Lima e no estacionamento do Mercado Municipal, as bancas e caminhões retornaram com as atividades nos locais. O site Brumado Notícias apurou que a fiscalização foi descontinuada nos dois últimos finais de semana, pois a prefeitura acreditava que a primeira abordagem teria sido suficiente para educar e organizar o comércio ambulante na região. Apesar da operação, as calçadas voltaram a ser ocupadas, obstruindo a passagem, bem como as vagas públicas de estacionamento. Os pontos comerciais funcionam sem alvará ou pagamento de impostos regidos pelo código municipal. Nossa reportagem foi informada que, diante do descumprimento das notificações, a equipe de fiscalização retornará ao local e poderá suspender as atividades dos infratores pelo descumprimento da lei.

24 Abr 2017 - 09:30h

O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, morreu no último domingo (23), aos 70 anos, no Rio. Ele enfrentava um câncer e estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. De acordo com o G1, recentemente, Jerry Adraini havia sofrido uma trombose em uma das pernas. O corpo do cantor será velado no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio, na manhã desta segunda-feira. O enterro será às 17h, no mesmo cemitério. Ícone da Jovem Guarda, Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi “Italianíssimo”, quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira. Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco “Um grande amor”.

24 Abr 2017 - 09:00h

Uma equipe formada por fiscais urbanos e membros da vigilância sanitária e do setor de infraestrutura do município de Brumado notificou restaurantes e lanchonetes no final da tarde de quinta-feira (20) por conta do despejo irregular de lixo em uma calçada da Praça Coronel Zeca Leite. A equipe realizou a operação acatando denúncia da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que descreveu o lixo, dentro outros itens, como obstáculo à passagem de pedestres, causando impedimento à mobilidade e acessibilidade urbana. Os representantes do poder público classificaram que o lixo é um problema para ordem e saúde pública, atraindo ainda a atenção de cachorros errantes que acabam espalhando o material em busca de alimentos. O site Brumado Notícias foi informado de que, caso haja o descumprimento das notificações, os responsáveis podem ser enquadrados nos códigos de postura sanitária, sendo passível de multa e interdição do estabelecimento.

24 Abr 2017 - 08:30h

Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

24 Abr 2017 - 08:00h

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriram mandado de prisão expedido em desfavor de Carlúcio Oliveira dos Anjos, de 31 anos, condenado a 7 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do crime de tráfico de drogas. Em outubro de 2015, Carlúcio foi surpreendido pela polícia no Bairro Urbis II, de posse de 561 g de maconha, acondicionadas em três tabletes. Ao ser apresentado na Delegacia de Polícia Civil, o indivíduo foi autuado em flagrante. Em dezembro do mesmo ano, porém, ele foi liberado em razão de expedição de alvará de soltura e então passou a responder ao processo em liberdade. O preso será encaminhado para uma unidade prisional da SEAP nos próximos dias, onde deverá iniciar o cumprimento da pena.

24 Abr 2017 - 07:00h

Usuários das unidades básicas de saúde de Brumado estão denunciando a falta de profissionais na área de vacinação no município. O site Brumado Notícias foi informado que muitas mães têm realizado uma verdadeira peregrinação pela cidade em busca de alguém que vacine seus filhos, principalmente os recém-nascidos. De acordo com as denúncias, apenas as unidades dos Bairros Olhos D’água e Baraúnas estão disponibilizando o atendimento no município, o que gera uma sobrecarga nas unidades e aos profissionais, além de muito estresse aos usuários que passam horas nas filas à espera do atendimento. O assunto foi debatido na sessão da câmara da semana passada, quando os parlamentares lamentaram a situação. Nossa reportagem tentou contato com a secretaria de saúde e demais setores ligados à vacinação para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

24 Abr 2017 - 00:00h

Funcionários das 500 unidades da Farmácia Popular em todo o Brasil estão mobilizados em uma campanha contra a proposta do governo federal de encerrar o programa. O Brumado Notícias apurou que, após o anúncio do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) parou de enviar medicamentos às farmácias. Os remédios ofertados pelo programa são em parte de graça ou com preços bem reduzidos em comparação aos comercializados nas farmácias convencionais. O site Brumado Notícias averiguou que a unidade no município já está sendo afetada, pois há dois meses não é abastecida, deixando os clientes, principalmente os que convivem com hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, problemas gástricos e arritmia, sem os medicamentos. Na unidade, o estoque desses medicamentos está zerado, dentre os quais o Losartana - 3 mil cartelas do remédio eram distribuídas por mês, mas, nos últimos 60 dias, ele não foi disponibilizado. 

Nossa reportagem apurou ainda que, dos 125 itens que são oferecidos pela rede popular, a unidade brumadense conta apenas com 28 medicamentos. O Ministério da Saúde justifica que o encerramento do programa irá gerar uma economia de R$ 100 milhões aos cofres públicos federais. Por outro lado, para funcionários que perderão seus empregos e para os clientes que não terão acesso aos medicamentos com valores mais acessíveis, a proposta, na verdade, visa promover uma terceirização camuflada por meio das farmácias particulares. Estas, por sua vez, embora sejam convencionadas ao programa, só ofertam 25 itens ao público. Vários panfletos de protesto contra o encerramento da Farmácia Popular foram colados no interior da unidade, bem como em várias Unidades Básicas de Saúde do município e até na sede da Vigilância Epidemiológica (Vigep) no intuito de reforçar as campanhas que se estendem nas redes sociais através do fecebook.com/contrafechamentodafarmaciapopular .

23 Abr 2017 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

23 Abr 2017 - 09:30h

O concurso 1.923 da Mega-Sena teve o sorteio realizado na noite de sábado (22). Veja as dezenas sorteadas: 09 - 34 - 42 - 45 - 46 - 59. Ninguém acertou as 6 dezenas, e o prêmio acumulou. Agora, a expectativa para o próximo sorteio é de R$ 97 milhões. De acordo com o G1, a Quina teve 110 acertadores, e cada um levou R$ 50.376,11. Outras 9351 apostas ganharam a Quadra, com R$ 846,56 para cada.

23 Abr 2017 - 09:00h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três pessoas em flagrante por tráfico de drogas, na sexta-feira (21), em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. As ocorrências foram distintas e, em um dos casos, um menor também foi apreendido. De acordo com o G1, Jaciele Raiana da Cruz Batista, de 20 anos, transportava 50kg de maconha em um ônibus para para Feira de Santana. Conforme informações da PRF, a mulher saiu de Osasco, em São Paulo, e receberia dois mil reais após entregar a droga. Em outro ônibus, Natan de Farias, de 22 anos, levava 25kg de maconha para Salvador. O homem saiu de Campinas (SP) e receberia a mesma quantia pelo transporte. Outros trinta quilos de maconha foram pegos com Diogo Oliveira Pereira, de 23 anos. A droga também vinha de São Paulo e seria entregue em Riachão do Jacuípe, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Junto com o jovem foi apreendido um menor que não teve nome e idade divulgados. Os 105kg de maconha apreendidos e os envolvidos foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública e conduzidos ao Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista.

23 Abr 2017 - 08:30h

Um caminhão carregado de maracujá tombou no último sábado (22), na BA-148, entre os municípios de Jussiape e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O veículo com licenciado na cidade de Capim Grosso (BA), tombou após o motorista perder o controle da direção próximo a uma curva da rodovia. Apesar do susto, ninguém se feriu. 

23 Abr 2017 - 08:00h

Vários estudantes do campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foram atacados por abelhas durante a semana. De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, um dos alunos teve uma reação alérgica ao ser picado e necessitou ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O relato do jovem foi feito em sua página pessoal no Facebook.