Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
fechar

Em campanha de conscientização, CDL entregará máscaras a comerciantes e consumidores em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir desta sexta-feira (24), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado iniciará uma campanha de distribuição gratuita de máscaras para comerciantes e consumidores na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Manoel Messias, disse que a ideia é fazer com que o item seja cada vez mais usado pela população à medida que novos segmentos do comércio forem reabertos e que mais pessoas passem a circular nas ruas. “Estamos muito preocupados com a movimentação nas casas lotéricas e nos bancos, onde se encontram aglomerações de pessoas sem o distanciamento adequado. Isso aplica na continuidade da flexibilização do comércio de forma gradativa e responsável. O uso das máscaras é bom para as pessoas, para o comércio e para o município”, frisou. Segundo ele, Brumado ainda não tem condições de voltar totalmente à normalidade, com o funcionamento de bares, restaurantes e escolas, porém o retorno será gradual. “Ainda não é o momento. Tem que ter muita precaução. Hoje, mais de 50% do comércio está funcionando de portas abertas”, afirmou. Em nova reunião com o prefeito nesta sexta-feira (24), o presidente da CDL adiantou que pedirá a flexibilização de novos setores da economia, sempre levando em conta a evolução do quadro da pandemia no município.

14 pacientes aguardam resultado de Covid-19 em Brumado

De acordo com boletim epidemiológico na noite desta quinta-feira (23) divulgado pela secretaria de saúde, o município de Brumado tem 14 pacientes que aguardam resultado para o Covid-19, o novo coronavírus.  Segundo o boletim, 562 notificações suspeitas do vírus foram detectas na cidade. 56 pacientes já testaram negativo para o Covid-19. Já oito pessoas testaram positivo, mas segundo a pasta, já foram curadas. Nenhum paciente está hospitalizado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Mulher morre após se afogar na zona rural de Cordeiros

Uma mulher morreu após se afogar na zona rural da cidade de Cordeiros, a 124 km de Brumado, na quarta-feira (22). De acordo com informações da Polícia Militar (PM), por volta das 9h, uma guarnição da 80ª CIPM foi solicitada por moradores do povoado de Alvorada, informando que havia acontecido um afogamento na localidade. Os policiais foram até o local e constataram a veracidade do fato. A vítima residia em um sítio da zona rural de Alvorada. Não há informações sobre as circunstâncias do afogamento. De acordo com o G1, a policia isolou o local até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que removeu o corpo do local e levou para o instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.

Prefeitos querem protocolo nacional para flexibilizar isolamento por conta da Covid-19 Foto: Getty Images

A Frente Nacional de Prefeitos estuda a criação de um Protocolo Nacional de Orientações para Flexibilização do Isolamento Social – um documento que possa nortear os três níveis de governo na flexibilização das medidas de distanciamento impostas pelo coronavírus. A entidade quer tirar os prefeitos do que chama de “falsa dicotomia” entre emprego e isolamento social. De acordo com a Coluna Radar da Revista Veja, os debates e a construção dessa proposta começar nesta quinta-feira, 23, em uma videoconferência promovida pela entidade com prefeitos de capitais. A ideia é dar subsídios para que os prefeitos de todo o país adotem a flexibilização do isolamento a partir da avaliação técnica – com base na autonomia dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que municípios e estados tomem suas próprias medidas de enfrentamento à pandemia.

Primeiro caso confirmado de coronavírus é registrado em Licínio de Almeida

A Secretaria de Saúde de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no município. O paciente, um homem de aproximadamente 50 anos, está internado em Vitória da Conquista. Ele apresentou, segundo familiares, melhora no quadro clínico nas últimas horas. O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não incluiu a notificação na lista dos municípios com casos confirmados. A informação deve ser publicada no boletim desta quinta-feira (23). O município registrou três casos suspeitos da doença - dois foram descartados.

Covid-19: Estudo aponta que uso de máscaras por 100% da população pode levar ao fim da pandemia Foto: Reprodução/ Pixabay

Estudo feito pelo cientista-pesquisador da Universidade de São Francisco, Jeremy Howard, revelou que o uso de máscaras pode erradicar, ou seja, levar a quase zero, o contágio ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o levantamento, publicado no The Washington Post, se 100% das pessoas usarem máscaras, mesmo que cada uma tenha uma efetividade baixa, o índice de contágio pode chegar ao número inicial, ou seja, quase zero. Sendo assim, a pandemia acaba. Máscaras eficazes para achatar a curva podem ser feitas em casa com nada mais que uma camiseta e uma tesoura. E, segundo o estudo, todos devem usá-las sempre que estiverem em público. “É o chamado efeito de rede. A minha máscara te protege e a sua máscara me protege”, afirma Jeremy. Dada uma efetividade de 60%, se ao invés de 20% das pessoas usarem máscaras, o dobro dessas pessoas usarem, o fator de redução (R0) da epidemia cai de 2 para 1. Em se tratando de exponenciais, essa redução tem um efeito monstruoso. A aderência está mostrada numa escala de 0 a 100, embaixo a eficácia da máscara em porcentagem e o gráfico apresenta queda nos números de contaminação. Esse é o exemplo seguido por Hong Kong, Mongólia, Coréia do Sul e Taiwan, todos com 19 covid sob controle. Eles estão todos perto do epicentro original da pandemia na China continental e têm laços econômicos com a China. No entanto, ninguém recorreu a um bloqueio, como na província chinesa de Wuhan. Em todos esses países – atingidos brutalmente pelo surto de SARS em 2002 e 2003 – a população está usando máscaras em público.

Guanambi: Estudantes do curso de Medicina da UniFG emitem nota de repúdio contra instituição Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Estudantes do Centro Universitário Unifg emitiram nota de repúdio contra a instituição por conta da crise instaurada pela Covid-19. “Após tentativas exaustivas de negociação, através de reuniões, protocolos e documentos emitidos pelo Centro Acadêmico, viemos expor a responsabilidade social da instituição acerca do impacto da atual pandemia nas condições socioeconômicas dos discentes. A renda das nossas famílias, a qual custeia nossas necessidades básicas, e também o alto valor das mensalidades, está comprometida pelas ordens municipais de fechamentos dos comércios em prol do controle da disseminação do novo coronavírus”, destacaram. Os estudantes salientaram que, mesmo diante da situação global, a instituição continua cobrando o valor integral das mensalidades, sem nenhum reajuste. Eles ainda reivindicam que o ensino à distância não possui a mesma qualidade do ensino presencial.

Eleições 2020: Léo Vasconcelos e Ilka Abreu migram para o Democratas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os vereadores do município de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos e Ilka Abreu, migraram para o Democratas (DEM). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste na última quarta-feira (22). Os parlamentares se juntaram a Reinaldo Brito, o Rey de Domingão, Elias Gonçalves, o Piau, e Wanderley Amorim, o Nem, no partido liderado pelo pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes. Com isso, o Democratas passa tem a maior bancada na Câmara Municipal de Brumado, com cinco parlamentares. Todos os vereadores eram da base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

CDL de Brumado reforça importância do associativismo nesse momento de crise

Em campanha, a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Brumado reforçou a importância do associativismo, especialmente nesse momento de crise provocado pela pandemia. “Somos mais de 2 mil CDLs espalhadas por todo o território brasileiro e preparadas para te ajudar neste momento de crise. Conte com o nosso apoio. Conte com a força do Sistema CNDL”, declarou. Segundo a CDL, a parceria fortalece o seu negócio e te ajuda a ir mais longe.

Brumado: SMTT e executivo debatem flexibilização do decreto para o transporte coletivo via interior do município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está discutindo com o Executivo a possibilidade de flexibilizar a circulação dos veículos do transporte coletivo de passageiros entre as localidades rurais e a sede do município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de fiscalização do órgão, João Paulo, informou que a prefeitura, juntamente com a Polícia Militar e a Secretaria de Saúde, tem levado em conta nessas discussões a necessidade de deslocamento dos moradores da zona rural. “Estamos preparando um documento para autorizar que esses veículos transportem esses passageiros para a sede do município com 50% da capacidade máxima. Estamos buscando a melhor solução”, frisou. O coordenador reforçou que a medida visa resguardar o direito de ir e vir da população rural, que precisa se deslocar para a sede para fazer a feira, comprar remédios, realizar consultas médicas, dentre outros afazeres. “A zona rural depende da sede do município. Essa flexibilidade vai ajudar tanto no comércio, quanto no que diz respeito à saúde e as condições para quem precisa vir. Vale lembrar que o condutor do veículo terá de cumprir uma série de requisitos”, ressaltou. Esses condutores terão de fazer, segundo João Paulo, um cadastramento prévio para exercer a atividade. Hoje, existem no município cerca de 250 comunidades rurais, as quais concentram 20 mil habitantes, em média.

Governo Federal prepara plano para a saída da quarentena Foto: Jorge William/Agência O Globo

O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quarta-feira (22) que vai apresentar um plano para o relaxamento das medidas de distanciamento social no país dentro de uma semana. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 45.757 casos confirmados da doença e 2.906 mortes. “A gente hoje já tem uma matriz pronta. Daqui uma semana a gente entrega uma diretriz completa, depois dos ajustes”, afirmou o ministro em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Segundo o ministro, essa "diretriz" será customizada para atender as diferentes partes do país. “O Brasil é gigante e heterogêneo, não tem como diretriz não ser customizada para as diferentes partes do país, para os diferentes estados e regiões, você vai computar quais os números de casos novos, com os anteriores, qual a estrutura de leitos, quantos estão ocupados, como está sua parte de recursos humanos, como tem que se planejar”, disse. De acordo com o jornal o Globo, Teich afirmou que o país não poderá ficar até "um ano e meio parado" e que o país precisa de um programa de “saída” para as medidas de isolamento social implementadas em resposta ao novo coronavírus. “É impossível um país sobreviver um ano, um ano e meio parado. O afastamento é uma medida absolutamente natural e lógica, mas não pode não estar acompanhado de um programa de saída. É isso que a gente vai trabalhar”, explicou.

Isolamento causa queda de receita e Hospital do Amor de Barretos passa por dificuldades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da pandemia, o Hospital do Amor, em Barretos, está passando por sérias dificuldades financeiras. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Iara Lobo, que faz parte da comissão da Caase, explicou que a renda para manutenção da unidade é obtida por meio de leilões e os mesmos não estão sendo realizados devido à atual situação vivida no país. “O Hospital do Amor está fazendo um apelo: você pode contribuir doando de R$ 10 a R$ 100. Tem conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú. O que o povo de Brumado, que tem um coração generoso, puder nos ajudar será muito bem vinda essa ajuda”, destacou. Para se manter, o hospital gasta milhões por mês e, segundo Lobo, qualquer quantia doada ajudará no tratamento dos tantos pacientes com câncer atendidos na unidade. O hospital chegou a paralisar as atividades, mas reabriu nesta semana e alguns insumos já começaram a faltar. “A gente precisa ajudar porque o tratamento contra o câncer não pode parar. Temos muitos pacientes de Brumado, Livramento, de toda essa região que faz o tratamento lá. Todos nós podemos ajudar”, salientou. Após enviar a doação em uma das contas abaixo, é necessário enviar o comprovante para o e-mail: [email protected]. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, ligar para (17) 3321-6607. As contas são: Banco do Brasil - Ag: 3371-5 e C/C: 5723-1; Santander - Ag: 0021 e C/C: 13005705-0; Bradesco - Ag: 3499-1 e C/C: 1330-7; e Itaú - Ag: 0298 e C/C: 20000-7.

Quase 80% dos casos de Covid-19 em Ilhéus são de profissionais da saúde Foto: Wikipédia

A Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, informou nesta quarta-feira (22) que 78% dos casos de confirmados de Covid-19 no município são de profissionais da saúde. O município também registra três mortes de infectados pela doença, um deles foi o médico Gilmar Calazans, de 55 anos, que foi o 46º paciente a morrer pela Covid-19 no estado (veja aqui), que já registra 53 óbitos. De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, até a tarde desta quarta, o município tinha 228 casos descartados após resultados negativos em testes feitos em laboratórios e 50 considerados suspeitos, que tiveram material coletado e aguardam resultado dos testes. Segundo informações do órgão, outras 246 pessoas são monitoradas por causa do Covid-19 e 578 pacientes que apresentavam síndrome gripal foram liberados do monitoramento. A cidade ainda registra 35 pacientes que foram infectados pelo vírus e recebeu alta e outros 10 que estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Residência de advogado é atacada a tiros na cidade de Condeúba Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, apresentou nota de repúdio ao site Achei Sudoeste, contra o atentado ocorrido na madrugada desta quarta-feira (22), na cidade de Condeúba, a 107 km de Brumado. A residência do advogado Marcos Ramos Vieira foi atacada a tiros, desferidos por indivíduos ainda não identificados. “Com o intuito de garantir as prerrogativas do advogado, a OAB já está adotando todas as providências cabíveis, a fim de que as investigações transcorram com a maior brevidade, imparcialidade e transparência possíveis”, destacou. Na nota, a OAB ainda informou que o Juiz da Comarca e os Representantes do Ministério Público e da Polícia Civil já foram oficiados para que os fatos sejam esclarecidos.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Alunos da rede estadual de ensino de Brumado só receberão o ticket emergencial a partir da próxima semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, os alunos da rede estadual de ensino receberão o ticket emergencial, liberado pelo Governo do Estado, a partir da próxima semana. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo diretor do Colégio Getúlio Vargas, Ramon Dutra Lobo. Segundo ele, a Bahia é o único estado da federação que está viabilizando o recurso. “Nesse primeiro momento, o estado está disponibilizando (o recurso) para cerca de 280 mil estudantes, ou seja, para aqueles municípios que têm uma rede atacadista Assaí ou a Cesta do Povo. Por isso, esses locais estão recebendo primeiro. No entanto, todos os outros vão receber a partir da próxima semana. Até sexta-feira, a gente já tem o depósito no Banco do Brasil”, afirmou. Dutra explicou que, como Brumado não possui nenhuma das referidas redes atacadistas, o município ficou inserido no segundo lote de disponibilização do ticket emergencial, no valor de R$ 55 (o mesmo deverá ser trocado por gêneros alimentícios). A previsão, conforme salientou o diretor, é de que a verba seja liberada até quando durar a pandemia. Cerca de 3 mil alunos irão receber o benefício na cidade.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Secretário de Ressocialização da Bahia diz que presídio de Brumado funcionará o mais breve possível Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após inúmeras cobranças para inauguração do presídio de Brumado (veja aqui), o secretário de ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, se pronunciou a respeito do assunto ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, o Ministério Público do Trabalho suspendeu a inauguração da unidade na modalidade cogestão. “Esse imbróglio jurídico acabou da primeira para segunda instância, indo até o Supremo Tribunal. No final do ano passado, início desse ano, o Ministro Toffoli decidiu a matéria mandando reabrir, mas antes criando uma comissão. Fizemos todas as tratativas”, explicou. Duarte salientou que a licitação para a unidade de Brumado teve de ser cancelada e aberta uma nova. “Essa licitação já está na rua. Vamos fazer a princípio uma emergencial e, em seguida, uma licitação definitiva. A unidade conta com 533 vagas, já está pronta há quase 3 anos, e é fundamental que ela cumpra sua função social. Nosso objetivo é colocar essa unidade no prazo mais rápido possível para funcionar, custodiando internos da região e zerando presos em delegacias e complexos policiais”, reforçou. O secretário ainda frisou que a unidade prisional de Brumado e Irecê custaram R$ 21 milhões ao Estado da Bahia, contando com equipamentos modernos e com estrutura de primeiro mundo.

Máscaras passam a fazer parte do vestuário dos brumadenses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As máscaras agora fazem parte do dia a dia dos brumadenses em razão da pandemia do coronavírus. O site Achei Sudoeste esteve nas ruas conversando com a comunidade acerca do assunto. Segundo André Luís, a “nova moda” está sendo uma grande novidade para todos. “Estou saindo mais para casos urgentes. A máscara é pra se prevenir, é uma questão de adaptação. Não causa nenhum desconforto, pelo menos pra mim”, destacou. São muitos os modelos de máscaras e o item já virou um acessório a mais no vestuário. Para ele, a máscara cirúrgica deve ser exclusiva para os profissionais de saúde, enquanto a população em geral pode optar pelas de tecido. “Faz o mesmo efeito. Temos que usar, é uma necessidade”, completou. Embora seja estranho, a maior parte dos brumadenses vê como necessário o uso da máscara para impedir o contágio. Alguns, inclusive, já esperavam que o item fosse se tornar obrigatório. “A máscara é a melhor prevenção”, disse uma senhora.

56 pacientes já testaram negativo para o Covid-19 em Brumado

Dados divulgados na noite desta quarta-feira (22) pela secretaria de saúde aponta que 56 pacientes já testaram negativo para o Covid-19, o novo coronavírus em Brumado. Segundo o boletim epidemiológico, 540 notificações suspeitas da doença foram registradas. Seis pacientes ainda aguardam o resultado dos exames do Laboratório Central (Lacen). A cidade registra oito casos confirmados, mas todos os pacientes que testaram positivo já foram curados. A secretaria de saúde aguarda três resultados. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Dudu Vasconcelos faz pedido para reassumir o cargo na Câmara Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, esteve presente na sessão legislativa desta quarta-feira (22), ocasião em que oficiou a presidência comunicando a sua decisão de reassumir o cargo. Eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nas eleições de 2016, Dudu pediu afastamento do cargo em 2018 para tratamento de saúde. O prazo foi alargado e o suplente da legenda, Girson Ledo, atualmente no Partido Progressita (PP), assumiu o cargo em decisão judicial de 1ª instância. No ofício, o parlamentar enaltece a probidade que se espera da Casa Legislativa e reitera o seu pedido de imediata assunção ao cargo. O presidente Legislativo, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), disse que a questão vai ser analisada pela assessoria jurídica da Câmara e um parecer será emitido nos próximos dias.

Brumado: Sol atrapalha visibilidade e motorista capota veículo na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motorista capotou seu veículo na manhã desta quarta-feira (22), na BR-030, no município de Brumado. De acordo com informações de testemunhas, o condutor perdeu o controle da direção e capotou o carro em uma curva da rodovia. O veículo capotou três vezes e ficou bastante danificado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o sol pode ter atrapalho a visão do condutor, no momento do acidente. Os cinco ocupantes do automóvel sofreram ferimentos leves e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urência (Samu) e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. “A visibilidade foi ofuscada pelo sol, mas graças a Deus estamos todos bem”, disse o motorista. Todos os ocupantes estavam usando cinto de segurança, o que impediu uma tragédia.

O governo debate um plano de reativação da economia para o período posterior à pandemia do coronavírus que tem como base um pacote de obras públicas de grande porte e de concessões, com potencial para criar milhares de empregos. Obras de infraestrutura que exigirão muito dinheiro do governo. As cifras citadas por ministros chegam a R$ 100 bilhões. De acordo com o G1, a ideia de impulsionar o crescimento do país com dinheiro público é velha ferramenta dos governos, em especial daqueles que apreciam políticas fiscais expansionistas, mas se choca com uma das principais bandeiras da equipe econômica atual: a da responsabilidade fiscal. O novo plano do governo, batizado de Pró-Brasil, será capitaneado pelos ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional. Mais de 50 grandes obras estão em estudo. Concessões também estão na mira do governo, mas atrair dinheiro de fora será uma difícil tarefa em um mundo que tenta se recuperar da pandemia. A equipe econômica tem lutado para manter os gastos da crise do coronavírus restritos a 2020. O Tesouro já fala em um déficit para este ano de R$ 600 bilhões. Será difícil segurar os gastos maiores nos próximos anos com um pacote de obras calcado no investimento público. Outro cálculo que o governo terá que fazer é o da manutenção do teto de gastos, a âncora fiscal que sinaliza aos investidores do Brasil e de fora que há compromisso com o equilíbrio das contas. Sem o teto, dizem economistas de dentro e fora do governo, todo os ganhos dos últimos anos, como os juros baixos, podem ser perdidos em questão de meses.

Bom Jesus da Lapa: Filho é suspeito de matar o próprio pai a tiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 53 anos foi morto a tiros na noite de segunda-feira (21), na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Conforme o delegado Marcos Aurélio, que investiga o caso, o suspeito de cometer o crime é filho da vítima. De acordo com o G1, ele fugiu do local. Segundo informações do delegado, o caso aconteceu na Rua JJ Seabra, por volta das 19h. A vítima foi identificada como Porfírio Seixas Silva. A esposa dele, que tem 42 anos, também foi baleada e está internada em uma unidade de saúde da região. De acordo com Marcos Aurélio, o suspeito de cometer o crime foi identificado como Cleiton Alves Silva, de 33 anos. Ele é filho de Porfírio. O delegado informou que não há detalhes sobre o que motivou a discussão entre pai e filho. O suspeito é procurado pela polícia. O caso é investigado na delegacia de Bom Jesus da Lapa.

O dólar opera em alta nesta quarta-feira (22), na retomada dos negócios após o feriado da véspera, após dois dias de forte aversão a risco nos mercados globais devido ao 'crash' dos preços do petróleo, enquanto os investidores voltavam as atenções para possíveis medidas de estímulo para mitigar o impacto econômico do coronavírus. De acordo com o G1, às 12h18, a moeda norte-americana era vendida a R$ 5,3939, em alta de 1,62%. Na máxima do dia até o momento, chegou a R$ 5,3959 - nova cotação nominal recorde durante os negócios. O Banco Central realiza nesta quarta-feira leilões de swap tradicional de até 10 mil contratos com vencimento em setembro de 2020 e janeiro de 2021. Na segunda-feira, o dólar fechou em alta de 1,33%, a R$ 5,3078, com os preços do petróleo dos Estados Unidos desabando.

Arquivo