Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

29 Jul 2018 - 09:30h

O número de casos de sarampo confirmados no Brasil subiu para 822, de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde. No último boletim, divulgado na semana passada, a pasta havia confirmado 677 casos – 97% deles no Amazonas e Roraima, estados que enfrentam surto de sarampo, todos importados da Venezuela. Os 145 novos casos representam um aumento de 21,4% no período de uma semana. Até o momento, foram confirmados 519 casos de sarampo no Amazonas, contra 444 na semana passada (16,8% a mais); Roraima também registrou aumento: eram 216, agora são 272 (25,9% a mais). Outros casos isolados – também de importação – foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).  Ainda há 3.831 casos em investigação, 97,2% deles no Amazonas. Na semana passada, uma equipe de saúde da Prefeitura de Manaus, responsável pela vacinação contra o sarampo, foi impedida por traficantes de continuar as atividades. O Ministério da Saúde informa que permanece acompanhando a situação, além de realizar medidas de vacinação de bloqueio, mesmo em casos suspeitos.

29 Jul 2018 - 09:00h

Motivada pela devoção ao santo protetor dos motoristas, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, em Brumado, realizou, entre os dias 16 a 24 de julho, as celebrações do novenário em honra ao santo co-padroeiro da paróquia. Durante esses dias, o tema central foi o “Itinerário da iniciação à vida cristã”, baseado no Projeto Diocesano de Pastoral. Dentro dessa proposta, a cada noite foram refletidos os seguintes subtemas: “O anúncio (Querigma)”; “O encontro (Nicodemos)”; “O chamado (Os Doze)”; “A conversão (Zaqueu)”; “O Batismo (Homem Novo)”; “A Comunidade (As Bem Aventuranças)”; “A Eucaristia (O Alimento)”; “O Testemunho (Crisma)” e “A Diaconia (Caridade)”. Nesse período de aprendizado catequético, a participação dos devotos foi grande. O novenário contou com a presença dos padres Anderson de Oliveira, Cleonídio Alves, Jordano Viana e Osvaldino Barbosa. A cada noite foi dada a benção com o Santíssimo Sacramento.

No dia da festa (25), um grande número de devotos participou da procissão de encerramento dos festejos, saindo da Vila Presidente Vargas, com a benção dos carros na Avenida Centenário e contou com a participação de vários motoristas e motociclistas, que acompanharam a imagem de São Cristóvão até a Igreja Matriz. Logo após, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelos padres Edson Rocha e Jordano Viana. O sentimento de alegria tomou conta dos fiéis da comunidade Cristã Católica e nessa mesma vertente, devemos permanecer, pois somos, a todo instante, convidados ao banquete do Senhor. Como servos Dele e assim como o glorioso mártir São Cristóvão, devemos “carregar Cristo” de modo que haja a propagação do seu reino a todos. A data de 25 de julho, dia da grande festa, é marcada pelos brumadenses pela memória que fazem ao grande mártir São Cristóvão. Conhecido também como o protetor dos viajantes, Cristóvão significa aquele que leva Cristo.

29 Jul 2018 - 08:30h

A ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Leão Muniz (PR), foi uma das indicadas como candidata a suplente do ex-governador Jaques Wagner (PT), a uma das vagas do Senado Federal nas eleições deste ano. Em caso de vitória de Wagner, Luciana será a segunda suplente, Bebeto Galvão (PSB) foi indicado para a primeira vaga de suplente. Como em 2018 haverá renovação de duas cadeiras no Senado, além do ex-governador, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Ângelo Coronel (PSD) também concorre a uma das vagas. Para sua suplência foram indicados Davidson Magalhães (PC do B) e a advogada Dra. Luciana (PRP).

29 Jul 2018 - 08:00h

A Feira Literária de Mucugê (Fligê) divulgou a programação da sua 3ª edição na última semana, em um evento, na cidade de Mucugê. Segundo a programação divulgada, a Feira, que acontece entre os dias 16 a 19 de agosto, contará com a presença de grandes nomes da música popular brasileira, como Chico César, Rita Benneditto, Chico Brown e Ana de Hollanda. O evento é realizado pelo Instituto Conquistense de Inclusão Social e do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio do Governo Federal.

28 Jul 2018 - 23:35h

Um acidente foi registrado na BR-030 neste sábado (28), no povoado do Julião, em Malhada, a 249 km de Brumado. O motorista, Joadison Anunciação de Oliveira, 23 anos, afirmou que perdeu o controle da direção após passar em um quebra-molas. Ele sofreu escoriações, mas não precisou ser hospitalizado. Conforme informação da polícia, o Chevrolet Onix, cor cinza, placa QDG-3322, licença de Belo Horizonte, Minas Gerais, ficou totalmente destruído e só parou após bater em duas casas localizadas às margens da rodovia. Segundo o motorista, ele mora na cidade de Barra do Choça  e seguia para participar de um evento de capoeira, no município de Carinhanha. De acordo com o Folha do Vale, o motorista afirmou que cinco pessoas viajavam no carro, mas ninguém se feriu. Ele afirmou que o veículo é segurando e vai cobrir os prejuízos, conforme Joadison.

28 Jul 2018 - 22:00h

Com chapa puro-sangue, a primeira ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (Rede), deu início a corrida eleitoral na disputa ao governo da Bahia e homologou a composição que vai concorrer ao pleito. O vice será o empresário conquistense José Itamário. Empregabilidade, cuidados com a agricultura familiar e construção de projetos que viabilizem a participação feminina são algumas pautas de campanha. “Trabalhamos igual a um homem e ganhamos quase 30% menos, precisamos mudar isso. Nós vamos ser a mudança que a população baiana quer”, afirmou Célia, que faz parte de uma das duas chapas que tem representação da figura feminina. Com tempo de campanha curto, a Rede pretende utilizar as redes sociais para apresentar as principais pautas. “Vamos utilizar os meios alternativos”, disse a candidata. O pré-candidato a vice-governador ressaltou que a Rede é um projeto novo, ousado, onde fizemos a nossa própria reforma. Se eleita, a chapa não disputará reeleição. “O executivo terá apenas um mandato e o legislativo apenas dois mandatos”, frisou. Além do pré-candidato ao Senado, José Francisco (Rede), a agremiação pretende eleger 10 deputados estaduais e 18 federais. A convenção da Rede acontece neste sábado (28), no Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador.

28 Jul 2018 - 16:46h

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tarde deste sábado (28), por volta das 15h20. Imagens mostram que as chamas ocuparam todo o terceiro andar do Palácio Luiz Eduardo Magalhães, prédio central da AL-BA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  De acordo com o Bocão News, no início do mês, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Angelo Coronel (PSD), havia anunciado uma reforma no terceiro andar do Palácio para proceder com melhorias com o setor da Superintendência de Recursos Humanos. Também funciona o setor financeiro do legislativo.  

No momento haviam funcionários na obra e não há feridos. É especulado que um curto circuito provocou o fogo que atingiu o telhado que é de fibra. A luta dos bombeiros é a de que o fogo não chegue no Plenário principal. Os bombeiros e a polícia militar já estão no local. A fumaça preta e densa pode ser vista por diversos bairros da capital baiana. Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que o local foi isolado e ainda não se tem informações sobre o que motivou o incêndio e se existem vítimas.

28 Jul 2018 - 10:10h

Karollayne França Gonzaga dos Santos, 21 anos, foi assassinada a tiros na madrugada deste sábado (28), na Rua G, no Bairro Monte Azul, no município de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com a polícia, o ex-namorado da vítima, identificado como Breno Dourado Meireles, é o autor do homicídio. Ele já tem passagens pela polícia. A motivação do crime ainda é desconhecida, mas segundo Vilson Nunes, o acusado não aceitava o término do relacionamento. O delegado Clécio Magalhães, coordenador da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), informou que a Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o caso e esclareceu que diligências estão sendo realizadas pela Polícia Militar com o objetivo de prender o suspeito do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi realizou a perícia no local e encaminhou o corpo de Karollayne para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Este é o 17º homicídio registrado em Guanambi em 2018.

28 Jul 2018 - 01:30h

Uma bebê de um ano e sete meses, identificada como Fernanda de Jesus Caíres, morreu na noite da última sexta-feira (27) no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, após uma vasilha de leite quente cair sobre ela. O fato foi registrado às 21h30, na casa dos pais da vítima. A bebê foi encaminhada para o Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos veio a óbito. De acordo com o Livramento Manchete, ela teria se aproximado e puxado a vasilha que armazenava o leite fervendo no momento em que a mãe fazia atividades domésticas. O recipiente estava em cima do fogão e teria virado acidentalmente, atingindo o rosto da criança. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado para realizar a perícia. O corpo da bebê será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

27 Jul 2018 - 16:50h

A NF-e 4.0 é a “cara” nova da nota fiscal eletrônica de mercadorias. Ela se aplica a compras e vendas de produto, com regras específicas e diferentes do padrão usado anteriormente (NF-e 3.10). O arquivo XML da nota agora passa a ter uma nova organização e o sistema emissor precisa estar preparado para isso. Depois de três anos, a “cara” da NF-e (nota fiscal eletrônica) está de mudança. Nota Técnica 2016.002, divulgada pela Coordenação Técnica do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais estabelece um novo layout da NF-e 4.0 para o documento fiscal, emitido em operações envolvendo produtos. A NF-e 4.0 já funciona desde 2017, mas ela será obrigatória a partir de 2 de agosto de 2018. Essa é a data definitiva: depois disso, notas no padrão 3.10 não serão mais validadas pelos órgãos do governo. Só lembrando, a nota fiscal eletrônica só existe digitalmente. A nova versão do documento fiscal é fruto da mais significativa mudança promovida na NF-e nos últimos anos e obedece a uma política de só mexer no leiaute da nota quando há necessidades de alterações acumuladas. A razão para isso é bastante fácil de compreender, pois cada modificação acaba exigindo ajustes tanto nos sistemas emissores quanto nas secretarias estaduais da Fazenda e nas próprias empresas que diariamente utilizam o documento em operações de compra e venda de mercadorias. Para maiores informações, ligue: (77) 99830-2582 / (77) 99113-7298.

27 Jul 2018 - 15:30h

O número de ataques criminosos a carros-fortes cresceu 53% no Brasil no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2017. É o que aponta levantamento feito pelo G1 com base em dados da Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp). O país teve 75 ataques a carros-fortes de janeiro a junho de 2018 em 17 estados. No mesmo período do ano passado foram 49 ocorrências e, nos primeiros seis meses de 2016, foram 22 ações. O levantamento revela ainda que, nos últimos dois anos, a região Nordeste do país é a que vem acumulando mais casos de roubos e tentativas de assalto a carros-fortes. Foram 34 ataques nessa região em 2016, 56 ações em 2017 e essa tendência persiste em 2018, quando, de janeiro a junho, quadrilhas armadas com metralhadoras e fuzis atacaram 46 carros-fortes.

27 Jul 2018 - 15:00h

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, mais duas pessoas denunciaram um suposto golpe na realização de um consórcio junto à empresa Multimarcas Consórcios, situada na Avenida Barão do Rio Branco. De acordo com o Farol da Cidade, na delegacia, uma delas relatou que, no mês de maio, foi convencida por um representante da empresa a fazer um empréstimo no valor de R$ 120 mil. Segundo ela, para liberação do dinheiro, além de pagar as parcelas mensais, teria que ser feito um depósito de R$ 6.547,00. A vítima alega, no entanto, que, até o momento, o empréstimo não foi liberado e os boletos cobrando o valor das parcelas continuam chegando em sua residência. A outra vítima também relatou o mesmo golpe, sendo lesada em R$ 502, além dos boletos de pagamento mensais. Na quarta-feira (25), duas pessoas já haviam procurado a delegacia denunciando a mesma empresa. Além das vítimas, um funcionário da Multimarcas Consórcios registrou uma ocorrência policial alegando que foi ameaçado de morte, através de um áudio em um aplicativo de mensagens, enviado por uma pessoa conhecida como “Gil Moreno”. O mesmo informou que desconhece o motivo da ameaça. A polícia vai investigar o caso.

27 Jul 2018 - 14:30h

A conta de luz para os consumidores continuará mais cara em agosto, reflexo da falta de chuva em todo o país. Com isso, entra em vigor a bandeira vermelha – que representa um aumento de 5 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luís Eduardo Barata. A repetição da bandeira do mês de junho deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). “A tendência é de que a bandeira vermelha deva permanecer até o final do período seco. A situação hidrológica encontra-se em situação adversa de norte a sul do país e a chuva não cai”, explicou. Eduardo Barata, no entanto, afastou o risco de desabastecimento de energia elétrica. “A energia estará mais cara, embora não haja risco de desabastecimento. Mas com certeza a um custo [da energia] bem maior. Isto significa que é importante que se reduza o consumo, o que também consequentemente acarretará na redução do custo para o consumidor final. Reduz o consumo, reduz o custo”, disse.

27 Jul 2018 - 14:00h

Em Caetité, a 100 km de Brumado, desde o último dia 19, a empresa G2 Empreendimentos iniciou a cobrança da taxa de R$ 2, equivalente há duas horas na chamada Zona Azul. A população não gostou da mudança e lamenta o fato de a prefeitura aumentar os impostos aos munícipes em um momento de crise. De acordo com Vilson Nunes, os populares reclamam ainda que os comerciantes usam o espaço de estacionamento para vender produtos e da ausência de fiscalização efetiva de carros e motos com documentação irregular. Indignados, muitos populares, nas redes sociais, afirmam que a liberação do talão para multas seria mais eficiente na organização e educação no trânsito e que a implantação da Zona Azul deveria aguardar devido à crise que assola o país.

27 Jul 2018 - 12:30h

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

27 Jul 2018 - 12:00h

Na tarde da última quinta-feira (26), uma mulher de 35 anos, natural do Distrito de Morrinhos, zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado, morreu após sofrer um grave acidente durante a montagem de um palco no município de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Lúcia Pereira, conhecida como Lúcia de Tiazinha, caiu de cima de um andaime a uma altura de cerca de 10 metros. O acidente aconteceu no dia 16 de julho. Ela chegou a ser socorrida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde ficou internada por 10 dias, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, os familiares informaram que o corpo será transladado para o distrito de Morrinhos, onde será velado e sepultado.

27 Jul 2018 - 11:30h

Um medicamento — ainda em fase de teste — pode retardar a perda inevitável de clareza de raciocínio e de memória, sintomas comuns para quem sofre com Alzheimer. Segundo a Eisai e a Biogen, empresas que desenvolveram a droga, o anticorpo monoclonal BAN2401 foi de 26% a 30% mais eficaz em reduzir o declínio neurológico (memória e cognição) de pacientes com a forma leve da doença em comparação com o placebo. De acordo com a Veja, além disso, o BAN2401 foi capaz de reduzir em cerca de 70% as placas beta-amiloides existentes no cérebro dos voluntários e impedir a formação de novas placas. Estas placas são o principal sinal da doença e responsáveis pelo bloqueio e destruição de neurônios. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (25) no encontro anual da Alzheimer’s Association, nos Estados Unidos.

27 Jul 2018 - 11:00h

Representantes de vários municípios de Malhada de Pedras, Tanhaçu, Iuiu, Ituaçu, Urandi, Palmas de Monte Alto, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, inseridos no território de identidade do Alto Sertão da Bahia, estão em Brumado conhecendo as instalações das escolas de tempo integral, modelo implantado em mais de 60% das unidades de ensino da rede municipal. A recepção começou com as boas vindas e apresentação de um vídeo promocional, em breve momento realizado no auditório da prefeitura, na manhã desta quinta-feira (26). Os representantes foram recebidos pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, pela secretária de educação Edneia Ataíde e pela diretora do território de identidade do Alto Sertão e também diretora da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime), Edna Pereira. Após as formalidades de recepção e apresentação do projeto, o grupo foi a campo conhecer as instalações que mantêm o programa em andamento.

A primeira passagem foi pela cozinha industrial do Centro de Assistência Integral as Crianças (Caic), local onde são preparadas todas as refeições diárias para os estudantes da rede integral. Em seguida, a caravana seguiu para a Escola Municipal Manoel Fernandes, no distrito de Ubiraçaba, onde, além de conhecer a estrutura da unidade, também pode comprovar a qualidade da alimentação ofertada aos alunos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da Udime declarou que o objetivo da visita foi discutir a qualidade da educação de tempo integral, tendo Brumado como espelho para os demais municípios. Edna Pereira enfatizou que é uma realidade a ser adotada pelos municípios do Alto Sertão, tendo em vista que apenas um turno de aulas não tem sido suficiente para o pleno aprendizado dos alunos, o que foi referendado pela secretária municipal da educação, que vê Brumado como modelo a ser copiado a nível nacional.

27 Jul 2018 - 10:30h

Erradicada no Brasil desde 1990, a poliomielite era tratada como assunto resolvido. A doença tem vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e último caso registrado foi há quase 30 anos. Talvez por desconhecer a gravidade da doença, ou também por falsas informações sobre a vacinação, uma parte dos pais não chegou a vacinar seus filhos. Mais de 300 cidades brasileiras estão com uma baixa cobertura para a polio. Eliana Zagui confunde a própria trajetória com a história da doença. De acordo com o Bem-Estar da Rede Globo, ela não consegue respirar sem a ajuda de um aparelho. Nem se mexer sem a ajuda dos enfermeiros do hospital. Mesmo assim, aprendeu a pintar com a boca, escreveu um livro e conseguiu inventar uma forma de acessar a internet pelo celular. Ela hoje tem 44 anos e chegou ao lugar com 1 ano e 9 meses de idade. Foi por falta de informação que foi parar lá no HC: os médicos diziam que criança com dor de garganta não podia tomar a vacina da polio. E já era a infecção. O quadro foi se agravando e ela foi obrigada a morar no hospital. Hoje, tem planos de sair e para viver em outro lugar, chegou a tentar uma vaquinha para pagar as despesas. Até o final do ano quer arranjar um meio de ir para Sumaré, município no interior de São Paulo.

27 Jul 2018 - 10:00h

No próximo domingo (29), será conhecido o campeão do 2º Campeonato de Futebol Sub-16, no Bairro São Félix, em Brumado. O título será decidido entre as escolinhas Ajax e Atletas do Bairro. O evento começa às 9h e, logo após o jogo, será realizado um bingo promocional de uma bicicleta. O campeonato está sendo realizado no campo de várzea em frente à Escola Idalina Azevedo. Oito escolinhas participaram do torneio idealizado pelos desportistas Fredson Sodré e Robson Wilson, o Galego. A cartela para o bingo custa R$ 5,00 e o valor arrecadado será investido nas divisões de base do futebol da comunidade. “Ficamos felizes de termos realizado mais esta edição do nosso futebol de base, o que tem ajudado a motivar nossos jovens a buscarem no esporte e na educação mais motivação para se desenvolverem como cidadãos de bem”, comentou Fredson ao site Achei Sudoeste.