Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

14 Ago 2018 - 15:31h

Um vídeo gravado com um celular registrou o momento em que uma mulher, ainda não identificada, rebola e faz uma dança sensual em frente a policiais militares que estavam dentro de uma viatura no Itaigara, bairro nobre de Salvador. Segundo informações preliminares, o local onde a mulher foi gravada possui diversos bares, em uma região muito popular para quem curte a noite em Salvador. As imagens, que têm circulado pelas redes sociais e foram exibidas durante o jornal Bahia Meio Dia desta segunda-feira (13), mostram o momento em que a mulher dança com um copo na mão e de forma sensual em frente à viatura da PM. No vídeo, a mulher chega a se apoiar na viatura durante a dança. Os policiais não saíram do veículo. Não há informações sobre quando ocorreu a situação. A assessoria da Polícia Militar disse que o vídeo foi encaminhado para análise da corregedoria da corporação.

14 Ago 2018 - 15:30h

Um homem, identificado como Josivaldo de Jesus Santos, de 23 anos, foi preso na noite da última sexta-feira (10), após ser acusado de promover um quebra-quebra em uma das casas que pertence ao vereador Oscarino dos Santos Roriz, no distrito de Pinga Fogo, zona rural do município de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, a prisão foi efetuada por uma guarnição do 1º Pelotão da 4ª CIA. De acordo com a polícia, o jovem quebrou portas e janelas da residência depois de um desentendimento entre ambos. Ele foi ouvido e liberado para responder ao processo em liberdade.

14 Ago 2018 - 15:00h

Nesta segunda-feira (13), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entregou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a lista com os nomes dos prefeitos e presidentes de Câmara Municipais que estão inelegíveis, pois tiveram as contas rejeitadas pelo órgão. O documento servirá como base para que o TRE possa examinar o possível enquadramento dos mesmos na Lei de Ficha Limpa. Os condenados não poderão disputar as eleições no mês de outubro. Os ex-prefeitos de Anagé, Livramento de Nossa Senhora, Rio do Antônio e Maetinga estão na lista do TCM.

14 Ago 2018 - 14:57h

Um grave acidente no início da tarde desta terça feira (14), ceifou a vida de uma jovem identificada pelo nome de Alba Rejane Souza dos Santos. O acidente aconteceu por volta das 13h, no Bairro Novo Horizonte, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com informações obtidas pelo o site Radar Guanambi, a jovem conduzia sua moto por uma Rua do Bairro citado, e acabou se chocando contra um caminhão carreado de manilhas e cimentos. O Samu 192 foi acionado esteve no local, porém, nada pôde fazer. Alba morreu minuto depois do acidente. A polícia militar esteve no local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Alba para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. A vítima era muito conhecida na cidade, ela deixa dois filhos. Alba já foi casada com o Sargento PM Ribas e trabalhava na Universidade de Guanambi.

14 Ago 2018 - 14:30h

Com diagnóstico de paralisia cerebral e sofrendo constantes convulsões, Ana Júlia Rocha de Oliveira, de seis anos, conseguiu no dia 27 de julho decisão judicial que garante o fornecimento pelo sistema público de saúde de um medicamento à base de canabidiol, substância extraída da Cannabis sativa, nome científico da maconha. Este foi o primeiro caso no Ceará em que uma família assistida pela Defensoria Pública conseguiu acesso a esse tipo de medicação. Ana Júlia mora em Pacoti, região da Serra de Baturité, no Ceará. Desde os dois anos de idade, ela sofre de quadros epilépticos que segundo a mãe, Rita Helena Rocha Lima, acabam regredindo os avanços no tratamento. “Quando ela escuta qualquer barulho muito alto, como se tomasse um susto, ela entra em um quadro de epilepsia que dura cerca de 1 a 2 minutos. Ela chega a ter 30 convulsões por dia”, relata. Depois de tentativas de tratamentos com diversos remédios, incluindo inibidores do sistema nervoso e anticonvulsionantes diários, Ana Júlia fez uso de uma amostra da medicação à base de canabidiol, em junho deste ano. A partir daí houve uma melhora significativa, quando o número e a intensidade das crises diminuíram significativamente. A mãe, professora que trabalha como secretária escolar, relata que já conhecia o tratamento com canabidiol por reportagens na televisão e por ter pesquisado na internet sobre o assunto, mas o alto custo da substância a impossibilitava de pagar o remédio para a filha.

14 Ago 2018 - 14:00h

Na última quinta-feira (09), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 43/2018, que constitui Comissão de Processo Administrativo para apurar irregularidade no serviço público. A portaria leva em consideração a veiculação de notícias informando a possível utilização de recursos públicos para pagamento de taxa de inscrição, diárias, transportes e hospedagem em cerimônias de entrega de honrarias a agentes públicos da Câmara Municipal de Brumado. Os diplomas de méritos recebidos pelos vereadores José Carlos Marques Pessoa (PT) e Elias Pereira Gonçalves (PV) serão apurados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), já tinha garantido que abriria um processo administrativo para que os parlamentares devolvessem todos os valores gastos.  O fato veio à tona após reportagem exibida pela Rede Globo, no programa Fantástico, no último dia 05 de agosto, denunciando a verdadeira indústria de venda de homenagens que existe no país. A reportagem comprovou a venda de “diploma de mérito e medalha” ao mostrar um jumento - que foi identificado como administrador municipal - sendo homenageado como um dos “cem melhores prefeitos do país”. A comissão constituída terá, a partir da publicação da portaria, 60 dias para conclusão do Processo Administrativo, sendo o prazo prorrogável por igual período.

14 Ago 2018 - 13:30h

Os trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já podem sacar o benefício. O governo federal liberou a retirada a partir desta terça-feira (14) até o dia 28 de setembro. Segundo informações da Agência Brasil, desde o dia 8 de agosto, o crédito está sendo feito automaticamente para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil. Agora, todas as pessoas poderão sacar seus recursos corrigidos. Mas quem perder esse prazo, só poderá receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos pela Lei 13.677/2018. Para ter direito ao saque, a pessoa deve ter trabalhado com carteira assinada antes da Constituição de 1988. Essas cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores que foram criadas entre 1971, ano de criação do PIS/Pasep, e 1998, quando foi promulgada a Constituição. Assim, para conferir o saldo e confirmar se tem direito ao benefício, o trabalhador deve consultar os sites do PIS e do Pasep. No primeiro caso, os cotistas que tiverem o Cartão Cidadão também podem contatar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição. Já no caso do Pasep, a outra opção de consulta deve ser feita através do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

14 Ago 2018 - 13:00h

Na última segunda-feira (13), uma mulher acionou a polícia por conta de uma tentativa de homicídio no município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. De acordo com a vítima, o autor seria o próprio companheiro. Armado, ele teria fugido por um beco, atravessado a linha férrea e adentrado em um matagal após o crime. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em busca do suspeito, as guarnições foram à Fazenda Bonfim, em Guajeru, onde encontraram cinco armas na residência do casal, além de seis frascos plásticos contendo pólvora, chumbo, espoleta e um saco de estopa. O indivíduo não foi capturado. As armas apreendidas foram apresentadas ao preposto da Polícia Civil na Delegacia de Rio do Antônio, onde o fato foi registrado.

14 Ago 2018 - 12:30h

O governo deve editar nos próximos dias uma medida provisória que facilita a renovação da carteira de habilitação. Segundo a coluna Painel, do jornal “Folha de S.Paulo”, texto determinará que, a partir da expedição da CNH, motoristas façam apenas exames médicos a cada cinco anos, e não mais precisem passar pela burocracia para renovar o documento. A redução de exigências para renovação da CNH deve valer a motoristas que tiverem até 55 anos. Após essa idade, a atualização do documento seria obrigatória a cada cinco anos, e a realização de exames a cada dois anos e meio.

14 Ago 2018 - 12:00h

As obras de construção do Parque da Cidade de Brumado, na região entre o Alto do Escalavrado e o Bairro Olhos D’água, sofreu uma pausa momentânea em uma das alas por causa de grandes rochas no terreno. A situação obrigou a empreiteira encarregada a utilizar massa expansiva para remover os rochedos do caminho. O site Achei Sudoeste foi informado pelo setor de infraestrutura da prefeitura que, por se tratar de uma região povoada, não serão usados explosivos para não afetar as estruturas dos imóveis vizinhos ao canteiro de obras.

Porém, a massa expansiva que provoca a dilatação e fragmentação das pedras sem causar explosões poderá ser aplicada a fim de dar continuidade aos trabalhos. A secretaria informou ainda que, mesmo com as rochas, a empreiteira mantém suas atividades dando atenção a outros setores do empreendimento, que promete ofertar um novo espaço de lazer e bem estar para a comunidade brumadense.

14 Ago 2018 - 11:30h

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas em um curto período de tempo aumenta o risco de aumento nas taxas de pressão, colesterol e açúcar em pessoas mais jovens. Esses fatores levam a um maior risco de problemas cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). As informações fazem parte da conclusão de um estudo publicado na última sexta-feira (10), no Journal of American Heart Association. Foram analisados dados de 4.710 adultos com idades entre 18 e 45 anos, classificados como não-bebedores, bebedores compulsivos (muito consumo de bebida 12 vezes por ano) e bebedores compulsivos de alta frequência (mais de 12 vezes por ano). Segundo o G1, o consumo excessivo de álcool com alta frequência foi relatado por 25,1% dos homens e 11,8% das mulheres. Já o consumo 12 vezes por ano, foi relatado 29% dos homens e 25,1% das mulheres.

14 Ago 2018 - 11:00h

Estar no pódio nas maratonas realizadas em território baiano virou uma constante para os atletas brumadenses Tatiane (Tati) e Everton Brayn (Avatar). No último sábado (11), a história se repetiu na 29ª Corrida Rústica do Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro. Tatiane desbancou grandes nomes da modalidade do extremo sul ao chegar em 1º lugar na prova feminina de 10 km, enquanto Avatar conquistou o segundo lugar no percurso de 5 km masculino. A prova, um circuito de rua, teve seus desafios com alternância entre asfalto e pedras de paralelepípedos, além de uma subida de quase meio quilômetro na reta final. Sem contar os fortes competidores que disputaram metro a metro do percurso em alto nível. “Muita resistência, adrenalina, suor e perseverança, assim tem sido as provas por onde passamos e temos colhido bons resultados devido a nossa dedicação aos treinos. Estamos focados em fechar o ano elevando o nome de Brumado a todos os pódios que estivermos disputando e acreditamos que estamos no caminho dessa conquista”, disse Avatar ao site Achei Sudoeste. O atleta lamenta a falta de incentivo do poder público e suplica apoio para os grandes eventos que a dupla participará no decorrer do ano, como a famosa Volta da Pampulha, no dia 08 de dezembro, em Belo Horizonte/MG, e a tradicional Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Antes das duas grandes provas internacionais, Tati e Avatar estarão na I Meia Maratona do Terrão do Campo Seco, em Brumado, no dia 26 de agosto. A prova reunirá maratonistas de diversas partes da Bahia e do circuito nacional.

14 Ago 2018 - 10:30h

Natanael Santos da Silva foi condenado pelo Tribunal do Júri, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a 14 anos de reclusão pelo homicídio de Rômulo Melo Pereira. A decisão, tomada no dia 8 pelo juiz Reno Viana Sores, deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado. A denúncia sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira dá conta de que, no dia 3 de abril deste ano, a vítima estava na rua no bairro de Nossa Senhora, em Vitória da Conquista, quando foi surpreendida por Natanael e um segundo homem que teriam efetuado “vários disparos de arma de fogo” contra Rômulo resultando na sua morte. De acordo com o promotor de Justiça, o crime, qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima, teve sua motivação “diretamente ligada ao tráfico de drogas, pois tanto a vítima quanto o condenado têm envolvimento com o tráfico”. No momento do assassinato, Natanael estava acompanhado pelo também denunciado Jusimar Sales Reis. O julgamento dele está marcado para o dia 29 de agosto.

14 Ago 2018 - 10:00h

O projeto Escolas Culturais foi implantado pelo Estado da Bahia na sexta-feira (10), em Brumado, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente. O lançamento do projeto no município mobilizou a comunidade e contou com apresentações de música, dança, poesia, capoeira, cordel, balé e outras manifestações culturais. A iniciativa vem sendo desenvolvida em 85 escolas em todo o estado. O Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que o CEEP não será a única unidade escolar em Brumado a participar da iniciativa. Cada escola onde o projeto é desenvolvido passa a contar com um coordenador cultural, em uma parceria com a IASPM-NEOJIBÁ, além de ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos para projeção de audiovisual, apresentações artísticas e internet banda larga para o desenvolvimento de programas de rádio e ações de estímulo ao empreendedorismo.

A abertura da solenidade foi realizada com uma apresentação do Grupo de Capoeira Topázio e da Filarmônica Lira Ceciliana. No foyer da unidade escolar, os visitantes puderam apreciar as obras de arte do estudante Mateus Roseno e dos artistas Dill Rocha e Robson Trindade. O estudante Alexandre Rodrigues, 20 anos, que foi vencedor do projeto Dança Estudantil (Dance) por três anos consecutivos, fez uma apresentação coreográfica sobre a liberdade. O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O evento também contou com as presenças do superintendente de Cultura, Elissandro Magalhães, representando a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana e autoridades locais.

14 Ago 2018 - 09:30h

Acabou o tempo de ficar andando de lugar em lugar na busca de especialistas e procedimentos médicos, a Clínica Mais Vida, há quatro anos prestando serviços para Brumado e região, inova mais uma vez e como um exemplo de empreendedorismo e modernidade, inaugura sua filial em Brumado. Nas novas instalações, que estão localizadas na Rua Coronel Paulino Chaves, 160 - Centro, serão oferecidos mais de 40 especialistas e exames dos mais básicos aos de maior complexidade, sempre com profissionais da maior competência e responsabilidade, além de equipamentos de primeiríssima linha, garantindo a exatidão dos resultados.  A Clínica Mais Vida preza em ter uma equipe multiespecializada, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado, desde o primeiro contato ao final do tratamento. Ressaltando que para se estar bem é necessário o equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Para uma vida mais tranquila e harmoniosa, cuide-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

14 Ago 2018 - 09:00h

No próximo dia 26 de agosto, o jogo da seleção de Brumado contra São Desidério, válido pelo Intermunicipal 2018, será transmitido pela TVE. O jogo será realizado no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, às 15h. O fato foi confirmado na última semana e divulgado aqui no site Achei Sudoeste, após a partida ser contemplada através de sorteio interno promovido pela emissora. Apesar de os amantes do futebol terem comemorado a informação, muitos brumadenses reclamam que, há cerca de três meses, o sinal da emissora está fora do ar na cidade. “Aqui em Brumado sempre teve o sinal da TVE Bahia, mas, há uns três meses, estamos sem a programação da emissora. Eu sempre assisti a programação da emissora”, disse um profissional de educação física, apaixonado pelo futebol. A nossa reportagem não conseguiu contato com o setor técnico da Prefeitura Municipal de Brumado para saber quando o sinal será restabelecido na capital do minério.

14 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

14 Ago 2018 - 08:00h

A Carreta de Mamografia da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) iniciou nesta segunda-feira (13) o ciclo de exames preventivos ao câncer de mama em Brumado. A unidade móvel está instalada no pátio externo do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, onde serão atendidas mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. No local, são disponibilizados dois mamógrafos e uma equipe de profissionais especializados para prestar cerca de 140 atendimentos diários. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza os agentes comunitários e as unidades básicas de saúde para monitorar e encaminhar o público alvo ao local dos exames. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora de atenção básica do município, Julieta Sandes, explicou que, em casos de notificações de nódulos, será agendada uma segunda fase do programa, com a presença de profissionais utilizando aparelhos de ultrassonografia para o tratamento preventivo. A coordenadora ressaltou que as pacientes devem comparecer ao local dos exames com original e cópia do RG e do Cartão SUS. Embora tenha sido feito o agendamento dos exames, Julieta assegurou que as mulheres que não estiverem pré-agendadas poderão ser atendidas durante o período, caso haja vagas disponíveis.

14 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

14 Ago 2018 - 00:00h

O antigo prédio que foi o primeiro Paço Municipal de Brumado passará por uma restauração visando proteger o padrão histórico e abrigar um núcleo base para reforço especializado da Secretaria de Educação. A estrutura do prédio que fica localizado em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus, no centro da cidade, é bastante antiga, ainda dos primórdios da municipalização, e está bastante comprometida, já com parte da parede da fachada caindo, o que muito preocupa os comerciantes e transeuntes na região. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, André Cardoso, informou que a prefeitura abrirá uma licitação, na modalidade tomada de preços, para as empresas interessadas em realizar a obra de restauração do prédio, que é um patrimônio histórico local, onde recentemente funcionou a rede Farmácia Popular do Brasil. Cardoso acredita que o edital para a licitação da obra será lançado nos próximos trinta dias.