Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2017
fechar

Agentes de trânsito estão insatisfeitos com mudanças recentes nas sinalizações em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As recentes mudanças de sinalização promovidas pela Coordenação de Educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado não ganharam a aprovação dos próprios agentes de trânsito. Eles apontam irregularidades nas modificações, as quais, segundo classificaram em entrevista ao site Achei Sudoeste, “têm causado muitos transtornos à comunidade brumadense”. Os agentes apontaram primeiro as mudanças no sentido da Rua Placídia Risério, onde, com a nova sinalização, o condutor está impedido de trafegar no sentido da Praça Coronel Zeca Leite ao centro comercial. “Essa rua é uma via de escape da praça que agrega o centro administrativo. A praça é um eixo que necessita de via de escoamento para desafogar o fluxo, ainda levando em consideração que a praça é o principal palco de eventos públicos que aglomeram grandes multidões. A proposta até então não está sendo boa e, ao invés de ajudar a melhorar, só tem atrapalhado o fluxo na região”, afirmaram os agentes. Eles ainda apontaram a mais recente mudança na sinalização semafórica no entroncamento entre as Praças Senhor do Bonfim e Coronel Zeca Leite. Na travessia do semáforo em frente ao Cemitério Senhor do Bonfim, a SMTT modificou o tempo de passagem, possibilitando aos condutores seguirem da Praça Senhor do Bonfim à Praça Coronel Zeca Leite, mesmo quando o sinal está aberto no sentido contrário, limitando a passagem para a Avenida Dr. Guilherme Dias. 

Agentes de trânsito estão insatisfeitos com mudanças recentes nas sinalizações em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (17), foi registrada uma colisão no trecho. Uma motociclista, por não entender a nova sinalização, invadiu o sentido praça/avenida e acabou colidindo com um veículo, sofrendo algumas lesões. O acidente acirrou ainda mais as críticas dos agentes de trânsito, que apontaram falhas nas sinalizações do percurso envolvendo o próprio semáforo. A principal reclamação dos agentes é com relação à falta de comunicação com a comunidade para alertar sobre as mudanças. “Não houve um aviso prévio, em tempo hábil, para alertar a comunidade. Dessa forma, o acidente em si se tornará o principal alerta das novas regras de passagem no percurso. Nossa comunidade já é entendida de muitos aspectos da sinalização, mas falta essas sinalizações serem aplicadas corretamente nas nossas vias para que haja uma melhor sintonia entre a população, os agentes e a superintendência de trânsito”, finalizaram os agentes.

Prazo para emplacamento de motos 'cinquentinhas' termina nesta terça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Termina nesta terça-feira (17) o prazo para emplacamento de motos 'cinquentinhas' fabricadas antes de 31 de julho de 2015. De acordo com o G1, para regularizar a moto, o proprietário deve se dirigir a uma das unidades do Detran-BA, com a nota fiscal do veículo, original e cópia autenticada do documento de identificação e CPF, além de efetuar o pagamento das taxas. Os ciclomotores vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As 'cinquentinhas' fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas. De acordo com o Detran, quem for flagrado pilotando moto de 50 cilindradas sem o devido emplacamento irá cometer infração gravíssima, com sete pontos na carteira, remoção do veículo e multa de R$ 293,47. Para dirigir 'cinquentinhas', é preciso ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou habilitação categoria A.

Brumado: Câmara reforça apoio à campanha preventiva contra o câncer de mama e de próstata Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além dos vereadores, assessores e servidores da Câmara de Vereadores de Brumado, que estão usando o laço simbólico da campanha Outubro Rosa em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama, um banner foi fixado na fachada do legislativo, reforçando o apoio do parlamento em prol da conscientização da comunidade diante da enfermidade. A Casa Legislativa também se antecipou em promover a campanha de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul. Como a partir desta semana, os vereadores iniciam uma fase de testes de um mês com as sessões nas manhãs de sexta-feira, a mesa diretora acredita que o apoio legislativo à campanha terá maior visibilidade do público em geral.

Com delação de Lúcio Funaro, Dilma Rousseff tentará anular o impeachment Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta segunda-feira 16 que vai apresentar informações referentes à delação do empresário Lúcio Funaro para reforçar um pedido de anulação do impeachment em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Veja, em delação, Funaro afirmou que repassou ao então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), 1 milhão de reais para comprar apoio de deputados favoráveis ao afastamento de Dilma. Detalhes da delação do empresário tornaram-se públicos nos últimos dias após a divulgação do vídeo da colaboração de Funaro. O mesmo vídeo consta do procedimento que corre na Câmara a respeito da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). O advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, tem sustentado, desde o início do impeachment, que o afastamento é nulo. Segundo ele o processo foi baseado em “decisões ilegais e imorais” tomadas por Cunha e por todos os parlamentares que queriam evitar a “sangria da classe política brasileira”.

Vila aplica vitória arrasadora contra o Olhos D’água na segunda rodada do brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A segunda rodada do Campeonato Brumadense de Futsal foi recheada de muitos gols na última semana. Começando pelos jogos da sexta-feira (13), o G. Industrial venceu o B. Mercado por 5x3 na partida preliminar. Já no confronto em Vila Presidente Vargas, aplicou a inesperada e arrasadora goleada de 10x4 sobre o forte time do Olhos D’água, time apontado entre os principais concorrentes ao título da temporada. O resultado foi ainda mais surpreendente porque o Vila contava apenas com os cinco titulares que entraram em quadra, já que todo o banco foi expulso na primeira rodada da competição. Os jogos do sábado (14) ajudaram a definir o Novo Brumado como líder isolado da competição ao bater o São Félix por 7x5. A outra partida da noite não foi nada boa para o Baraúnas, que se firmou na lanterna do campeonato sem ter pontuado até então e a derrota da última foi de 2x7 para o time da Cavalhada. Por conta de eventos festivos na cidade, na sexta-feira (20), o início da terceira rodada do campeonato foi antecipado para a próxima quarta-feira (18), com os seguintes jogos: o líder, o Novo Brumado, encara o Olhos D’água no primeiro jogo da noite; na segunda partida, haverá o duelo entre Mercado e São Félix. Já no sábado (21), o confronto será entre Industrial e Baraúnas e, na sequencia, tem Cavalhada e Vila.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Câmara de Vereadores realizará duas sessões na próxima sexta-feira (20) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado realizará na próxima sexta-feira (20) duas sessões. De acordo com a Portaria nº 121/2017, de 16 de outubro de 2017, que dispõe sobre a redefinição de Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, a sessão ordinária ocorrerá às 9h. Já às 19h, será realizada a Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade.

Brumado: Praça Coronel Zeca Leite receberá os artesãos brumadenses durante a Feira de Artesanato Foto: Divulgação

No dia 05 de novembro de 2017, de 17h às 22h, o artesanato brumadense sairá do seu espaço principal, que é o Mercado de Artes, localizado na Praça Armindo Azevedo, no Centro da cidade, tornando-se itinerante e apresentando-se em outros espaços para que as comunidades possam apreciar os trabalhos confeccionados pelos artesãos. Agora, será a vez da exposição na Praça Coronel Zeca Leite, que receberá os produtos artesanais, transformando-a em um ambiente de arte e muita beleza. O evento recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, com o objetivo de contribuir e dar visibilidade à criação e habilidades dos artistas brumadenses. A presença de toda a comunidade brumadense engrandecerá os artesãos locais.

Brumado: Prefeitura desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos do transporte escolar Foto: Divulgação

Em Brumado, a implantação de rastreadores nos veículos que realizam o transporte escolar é um projeto pioneiro, pois o município é o primeiro do interior a utilizar esse moderno sistema que dará maior transparência e segurança para a realização do serviço. Solicitado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e operacionalizado pela empresa Transbus, o projeto foi iniciado em julho de 2017. Na ocasião, alguns veículos, em fase de testes, receberam os rastreadores a fim de ser verificada a viabilidade do sinal das operadoras de telefonia celular. Neste mês de outubro, está sendo realizada a segunda etapa, com a implantação de mais rastreadores em novos veículos, que agora irão contar com aferição das rotas, dias trabalhados, tempo de funcionamento dos veículos e velocidade. A previsão é de que o projeto seja concluído ainda este ano, com a instalação de rastreadores em todos os veículos terceirizados que realizam o transporte escolar em Brumado.

Presidente do Legislativo entrega convite de sessão solene ao presidente da OAB de Brumado Foto: Divulgação

Na manhã da última segunda-feira (16), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), esteve na sede da OAB em Brumado a fim de entregar pessoalmente ao Osvaldo Laranjeiras, presidente da Ordem, o convite da sessão solene de entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade, que acontecerá na próxima sexta-feira (20), às 19h. Na oportunidade, Vasconcelos salientou a importância da presença de Osvaldo Laranjeiras, convidando-o para compor a mesa diretora dos trabalhos. “Tivemos a preocupação de entregar pessoalmente o convite ao advogado Osvaldo Laranjeiras, que é uma referência como profissional na área do Direito e vem efetivando um excelente trabalho à frente da OAB, juntamente com os advogados que a compõem”. 

Governador anuncia licitação para recuperação de trecho da BA-148 em Dom Basílio Foto: Pedro Moraes/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) lançaram o edital de licitação para recuperação de 2,50 km da BA-148, no trecho que liga o município de Dom Basílio ao distrito de Itapicuru. O investimento, na ordem de R$ 965.084,46, feito através da Secretaria de Infraestrutura, facilitará o escoamento da produção agropecuária local, principal atividade econômica da cidade. O governador anunciou ainda, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), a liberação de recursos para compra de equipamentos para a Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias e entregou uma ambulância para o município. Para a agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou 1.840 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 17 títulos de terra, além de cinco tratores com implementos agrícolas. A SDR também foi autorizada a celebrar convênio com a Prefeitura de Dom Basílio para a construção da Barragem do Pastinho, na localidade de Riacho do Meio, um investimento no valor de R$ 406.005,99. Ainda na cidade, o governador inaugurou a requalificação da Avenida Dr. Marilton Tanajura Matias, fez uma visita ao Colégio Estadual Manoel Francisco de Caires, onde autorizou a construção de uma quadra coberta e entregou 11.382 m de tubos que ampliará a oferta de água para 2.728 habitantes da localidade de Fazendinha.

Brumadense Everaldo Augusto é eleito presidente do PCdoB em Salvador Foto: Divulgação

A Conferência Municipal do PCdoB em Salvador elegeu 46 novos membros para o comitê do partido no município. Na ocasião, os novos integrantes elegeram o brumadense, bancário e ex-vereador Everaldo Augusto, para assumir a presidência do PCdoB - Salvador pelos próximos dois anos. O novo presidente municipal possui uma consolidada e elogiada trajetória no PCdoB, ao longo de 40 anos de militância. Everaldo foi vereador por dois mandatos e presidiu o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) duas vezes. Atualmente, chefia o gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Ao ser anunciado presidente, Everaldo Augusto elogiou o trabalho da direção que encerra o mandato e destacou a biografia da atual presidenta, Olívia Santana. Everaldo também falou dos desafios eleitorais do partido e explicou que pretende manter a ousadia e a coragem empenhadas pelo PCdoB nas eleições municipais de 2016, em que uma candidatura comunista foi lançada e o nome de Alice Portugal potencializado na disputa pela prefeitura de Salvador. “A principal tarefa do comitê é preparar o PCdoB para 2020. Assumimos um protagonismo e não queremos voltar atrás”, disse. A vereadora Aladilce Souza estará à frente da vice-presidência. Os outros cargos de direção serão definidos em próximas reuniões do comitê eleito.

Umidade do ar em 34% e altas temperaturas elevam problemas respiratórios em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com umidade do ar em apenas 34% e altas temperaturas, a população brumadense começa a sofrer os efeitos do tempo seco. Problemas respiratórios, irritações na garganta, tosses frequentes e baixa resistência são alguns desses efeitos. Nos últimos dias, a elevação das temperaturas e os ventos constantes, na casa dos 21 Km/h, o que eleva a poeira no ar, têm colaborado para deixar o tempo ainda mais seco. No último final de semana, os termômetros registraram temperaturas de 36°C, com sensação térmica de 42°C. Com a umidade relativa do ar abaixo da média tolerante de 50%, aumentou a procura de atendimentos nas unidades básicas de saúde e no Hospital Professor Magalhães Neto, assim como tem sido maior a procura por medicamentos nas farmácias. Alguns farmacêuticos frisaram ao site Achei Sudoeste que até o momento a procura por soros, umidificadores de ar e, principalmente inaladores, aumentou em torno de 30%. Na maioria dos casos, as principais vítimas são crianças e idosos. O problema também agrava o quadro para os hipertensos e diabéticos, que precisam manter uma rotina controlada de hidratação do corpo. “Os meus dois filhos estão com dificuldade respiratória e muita tosse seca. A principal receita indicada pelo pediatra é o uso constante de líquido, principalmente água, e procurar manter o ar da casa úmido”, comentou a técnica de enfermagem Lícia Nunes.

Umidade do ar em 34% e altas temperaturas elevam problemas respiratórios em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os especialistas destacam ainda a importância da umidificação dos ambientes fechados, alertando os populares a ficarem menos tempo em tais ambientes. Às famílias que não têm renda para adquirir equipamentos que ajudam a manter a umidade do ar, médicos e pediatras aconselham a manter uma bacia de água nos locais mais frequentados da casa. Toalhas ou lençóis molhados também surtem efeito e podem fazer a diferença para uma noite de repouso mais tranquila. “Faço inalação três vezes por dia no meu filho, o que tem ajudado ele a respirar melhor. No começo, ele estava conversando ofegante, mas, após dois dias de inalação, nos três períodos do dia, já percebemos melhora até mesmo na disposição dele para se alimentar, além de beber água com mais frequência. Além disso, usamos esse método indicado pelos médicos e sempre deixamos uma vasilha de água no quarto na hora de dormir. Tem dado resultado”, afirmou a professora Sandra Amorim.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Homem morre devido à golpe de marreta na cabeça em Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta segunda-feira (16), um homem conhecido como “Iô” foi vítima de um suposto latrocínio em Dom Basílio, no sudoeste da Bahia. Segundo informações preliminares, a vítima foi encontrada por populares em sua oficina de bicicletas, que fica localizada em frente à delegacia, no centro da cidade. e acordo com o Livramento Manchete, o homem chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima foi atingida na cabeça com um objeto pesado. Em uma posse situada ao lado do imóvel da vítima, foi encontrada uma marreta, a qual teria sido utilizada no crime. Os criminosos conseguiram levar um cofre de propriedade da vítima. O corpo será transferido para o Instituto Médico Legal de Brumado para exames de necropsia. O caso está sendo investigado.

Após denúncia, polícia apreende cerca de 160kg de drogas dentro de imóvel em Santo Estevão Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da Polícia Militar de Santo Estevão, cidade a cerca de 160 km de Salvador, apreenderam 164 kg de drogas em uma casa localizada no bairro Caminho do Oeste, no município. De acordo com a polícia, o material foi encontrado no sábado (14) e estava separado tanto em fardos grandes quanto em pequenas quantidades prontas para a comercialização. De acordo com o G1, os policiais chegaram ao local após receberem uma denúncia de suspeita de tráfico de drogas em um imóvel no bairro. De acordo com a polícia, as equipes encontraram seis fardos grandes de maconha, nove tabletes da droga pronta para a venda, 221 gramas de cocaína e duas balanças. Dois homens ainda não identificados fugiram após perceberem a aproximação da viatura.

Vaga de emprego para projetista em Brumado

Uma loja da cidade de Brumado abriu vaga para projetista. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo masculino/feminino, 2° grau completo, acima de 21 anos, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected].

Publicada Lei que institui a Zona Azul no município de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei n° 1.811, de 28 de setembro de 2017, que institui o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos de Brumado, denominado Zona Azul. Segundo a Lei, a Prefeitura Municipal está autorizada a instituir as áreas especiais, com horários delimitados sujeitos ao pagamento de tarifas. Os dias e horários , bem como o valor da tarifa, serão estabelecidos através de Decreto Regulamentar. O tempo máximo de estacionados na Zona Azul é de duas horas. Ficam dispensados do pagamento da tarifa: os moradores de residências em vias públicas abrangidas pelo sistema, que não possuam garagem própria, sendo permitido o cadastramento de um veículo por residência; os veículos de empresas, ou de suas concessionárias, prestadoras de serviços públicos e veículos oficiais. Também serão reservadas vagas para veículos conduzidos por pessoas portadoras de deficiência e idosos. Compete à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes a organização, o gerenciamento e a fiscalização da concessão ou permissão da área.

Homens armados arrombaram uma agência bancária de Piripá, no sudoeste baiano, neste sábado (14). Até este domingo (15), nenhum suspeito foi detido. Segundo o Blog do Anderson, o grupo arrombou uma porta de acesso ao estabelecimento, onde ficam caixas eletrônicos. Mesmo com a ação não há registro de retirada de valores. Ainda segundo o Blog, uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Piripá.

Brumado: Prefeitura intensifica ações no combate à seca na zona rural do município Foto: Divulgação

Devido à forte estiagem, a Prefeitura Municipal de Brumado vem intensificando a sua agenda produtiva no sentido de combater a seca na zona rural, principalmente com a limpeza de aguadas e cacimbas, que contribuem de forma positiva para o aumento da oferta de água para milhares de famílias que residem no meio rural. Nesta semana, os trabalhos foram continuados com a abertura de cacimbas nas regiões da Fazenda Nova, Arrecifinho, Boa Vista II, Barra do Tanque, Fazenda Gambá e Caldeirãozinho. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Charles Granger, nessa época, os habitantes da zona rural necessitam com urgência de ações como essas para que o convívio com a seca seja o melhor possível. “Somente com o início do período chuvoso é que a situação será revertida, por isso que a abertura e limpeza de cacimbas e aguadas é muito importante, pois proporcionam reservatórios que trazem alívio para as comunidades".

Barra da Estiva: Alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas promovem Feira de Ciências Foto: Divulgação

Os estudantes do Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado na cidade de Barra da Estiva, apresentaram na última semana projetos científicos durante a 3ª Cientec, que teve como tema “Barra da Estiva e o Empoderamento da Sustentabilidade”. Os projetos foram apresentados à comunidade e mostraram soluções para problemas existentes no município. Segundo um dos orientadores, Diogo Teixeira Gama, os projetos idealizados pelos alunos tiveram um enfoque local. Entre os temas abordados destacaram-se as energias renováveis, os recursos hídricos tendo como foco o rio Paraguaçu e agricultura familiar. A feira expôs diversas maquetes e amostras apresentadas por alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio e contou com a visita de pessoas da própria comunidade, além de alunos de outras escolas. O objetivo da feira é conscientizar os educandos quanto à valorização dos recursos naturais e da economia sustentável do município.

Brumado: Elevação da Barragem de Cristalândia é orçada em R$ 20 milhões, diz Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste questionou o governador Rui Costa (PT) sobre o projeto que prevê a construção de uma adutora para abastecer o município de Tanhaçu com água da Barragem de Cristalândia, sem a elevação de sua capacidade. O governador respondeu que já possui um projeto básico orçado em R$ 20 milhões para a obra de elevação do barramento, o que aumentará a sua capacidade de armazenamento e favorecerá a população de Tanhaçu. O governador não mencionou, porém, se as obras seriam executadas simultaneamente. Atualmente, a Barragem de Cristalândia tem capacidade de armazenamento de 16 milhões de metros cúbicos de água e abastece aos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de algumas comunidades rurais. O anúncio do projeto de construção da adutora para abastecer Tanhaçu preocupou as administrações nos dois municípios, pois se prevê que a capacidade atual da barragem não seja suficiente para agregar mais um município. Dessa forma, poderia haver um colapso no abastecimento e os municípios somam forças no intuito de convencer a administração estadual a primeiro realizar a segunda etapa de construção do paredão do manancial sobre o Rio das Contas.

Papa Francisco canoniza 30 mártires brasileiros Foto: Diocese BH

O papa Francisco canonizou, na manhã do último domingo (15), trinta santos brasileiros das cidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, martirizados entre os meses de julho e outubro de 1645, durante a ocupação holandesa no Rio Grande do Norte. Cerca de 500 peregrinos, incluindo delegações oficiais da Igreja Católica e do governo federal, viajaram a Roma para assistir à cerimônia. A delegação do governo tem à frente a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e 45 membros, incluindo o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e parlamentares. A comitiva viaja em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e fez escala em Natal (RN) para o embarque de convidados. Outro que foi ao Vaticano, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), preferiu viajar em um avião de carreira.

Semana do Meio Ambiente movimenta as atividades no CEEP de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, o CEEP - Turma Gestão e Meio Ambiente promoveu a Semana do Meio Ambiente, com o tema: “Estratégias e Desenvolvimento Socioeconômico”. Na oportunidade, todas as turmas apresentaram em estandes diversos projetos abordando a temática, entre os quais a importância do reaproveitamento do lixo reciclável. Foram apresentados artigos de decoração e utensílios para casa, mostrando que reciclar é um ato de amor ao meio ambiente.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Arquivo