Achei Sudoeste

06 Jul 2013 - 10:00h

Oito atletas brumadenses seguiram na madrugada deste sábado (06) para o município de Santa Terezinha, onde disputarão a 7ª e 8ª etapas do Campeonato Baiano de Ciclismo. Os desafios começam na tarde de hoje (06) com uma prova contrarrelógio e, na manhã de domingo (07), a prova será de 120 km de estrada entre Santa Terezinha e Itatim. Na delegação de Brumado, está o líder da categoria da Master A do baianão, Jocimar Novaes, o Jojó.  Segundo a Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a sexta etapa do campeonato, as etapas de Santa Terezinha e ainda o GP Bahia de Ciclismo servirão de parâmetro para a escolha dos atletas que irão compor a Seleção Baiana de Ciclismo. Esta disputará a Copa Norte/Nordeste nos dias 23 a 25 de agosto no Ceará.

06 Jul 2013 - 08:19h

Três homens foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na madrugada deste sábado (06), após se envolverem em um acidente na BA-262, próximo à ponte do Riachão, divisa entre Brumado e Aracatu. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, um homem de prenome Jair fazia caminhada na pista quando foi atropelado por um motociclista de identidade ignorada. De acordo com testemunhas, após o atropelamento, um carro que vinha logo atrás da motocicleta teria passado por cima de uma das pernas do homem, provocando fratura exposta. Uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) se deslocou para o local e fez o levantamento do acidente. Outra guarnição também seguiu em direção à BR-030, sentido Brumado/Ibitira, onde houve mais uma ocorrência.

06 Jul 2013 - 07:45h

O cantor Marcelo, da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, está sendo investigado pela polícia civil da Bahia por estupro. O cantor teria mantido relações sexuais com uma adolescente de 14 anos após um show na cidade de Barreiras, no oeste baiano. A denúncia foi feita pelo tio da adolescente. O mesmo disse à polícia que a jovem teria ido até o quarto do artista na madrugada desta sexta-feira (05). Em depoimento, a menina contou que foi até o quarto do cantor por iniciativa própria e que não houve relação sexual. Segundo o delegado Francisco de Sá, a adolescente permaneceu no quarto de hotel por cerca de 30 minutos. A polícia abriu inquérito com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Exploração sexual ou favorecimento da prostituição a crianças e adolescentes. Segundo as declarações da vítima, da adolescente, não houve a conjunção carnal, houve atos libidinosos diversos da conjunção carnal”, disse o delegado. As informações são do G1.

05 Jul 2013 - 18:24h

Mesmo depois de exatos 200 dias da inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda não está funcionando. “Depois das festas juninas, Macaúbas hoje deveria estar comemorando uma data importante para o município: 200 dias da inauguração da UPA. Deveria, mas não está”, contou o vereador Marcelo Nogueira (PMDB) ao site Brumado Notícias. De acordo com o peemedebista, a unidade só recebeu a população macaubense durante a inauguração, estando fechada desde então. “Após os festejos encomendados para a inauguração, que contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla - o qual fez questão de fretar um avião para não perder a inauguração da UPA, as autoridades municipais não movem uma palha para resolver a situação”, revoltou-se Nogueira. 

Ele acredita que a UPA já poderia estar resolvendo grande parte das urgências e emergências que ocorrem no município. E o vereador foi ainda mais crítico ao questionar de quem é a culpa disso e se o não funcionamento da unidade acontece por incompetência, descaso ou omissão. “Vereadores da oposição já estão tomando as devidas providências para poder fazer valer os direitos dos macaubenses, que tiveram usurpada a chance de comemorar esses 200 dias que poderiam ter feito toda a diferença na melhoria das suas condições de saúde”, declarou. A Unidade de Pronto Atendimento em questão foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Amélio Costa (PSB).

05 Jul 2013 - 17:50h

O município de Rio do Antônio, localizado no sudoeste baiano, completará 51 anos de emancipação político-administrativa, e para comemorar a data será realizada uma grande festa. Serão dois dias de evento e seis atrações para animar o povo de Rio do Antônio, conforme anunciou o empresário Gilson Porto, da Solegal Produções, ao site Brumado Notícias. No dia 26 o palco da festa receberá 26 Léo Santana e Banda Parangolé, grupo nacionalmente conhecido. Nesse mesmo dia também fará parte da festa a banda Entre um Gole e Outro e a dupla Gil e Vanessa. Já no segundo dia (27), o agito vai ficar por conta das bandas Barra da Saia, Caso Contrário e Kleytones.

05 Jul 2013 - 17:26h

Através de uma nota enviada nessa sexta-feira (05) ao site Brumado Notícias, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) comunicou que, no caso do vigilante, adotou no atendimento todos os procedimentos previstos nas normas de segurança do trabalho e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O funcionário caiu numa bacia, na qual circulava água com urânio, enquanto realizava a ronda na área externa da unidade de mineração e beneficiamento de urânio, no dia 26 de junho. Segundo a assessoria de comunicação da INB, na tal bacia havia baixa concentração de urânio, 0,2 gramas por litro. No atendimento ao funcionário, a empresa afirma que ele tomou banho por 25 minutos, o que garantiria a remoção de qualquer resíduo da pele, e depois foi atendimento pelo médico do trabalho Wolmar Carregozi Miranda. “Foi constatado pelo médico que o vigilante não apresentava ferimentos no corpo e estava lúcido, sem dor ou coceira, não apresentando vômitos”, consta na nota. A empresa garante que monitorou por 24 horas os exames laboratoriais de urina, os quais não apresentaram presença de urânio, bem como as avaliações cardiovascular e pulmonar também não apresentaram alterações. O vigilante também passou por exames de sangue, sódio, potássio, cálcio e ainda foi investigada a possibilidade de infecção, resultando todos em negativo. “O Serviço de Proteção Radiológica, que funciona ininterruptamente na empresa, não detectou qualquer contaminação. A saúde do vigilante continuará sendo monitorada”, garantiu a assessoria. A INB afirma, ao final, que uma investigação está sendo feita para apurar a causa do incidente, e que todos os órgãos fiscalizadores das atividades da empresa foram informados.

05 Jul 2013 - 17:20h

Um homem, residente na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, morreu no final da manhã desta sexta-feira (05) em um bar. De acordo com testemunhas, ele, de prenome Jonas, teria ingerido dois compridos de um estimulante sexual, entretanto a polícia local nega a informação, alegando mal súbito. A perícia já foi realizada no bar, localizado próximo ao mercado municipal no centro da cidade, e o corpo de Jonas foi encaminhado ao IML de Brumado para necropsia.

05 Jul 2013 - 15:31h

Durante a sessão da Câmara Municipal de Brumado, na noite da última quinta-feira (04), o vereador Castilho Viana (PSB) declarou ter visto no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que foi deliberada a tomada de subsídio para o projeto de construção de uma ferrovia que interliga Belo Horizonte a Salvador. Essa seria mais uma via de escoamento da economia interligando Minas Gerais e Bahia. Mas o parlamentar apontou que o mapa de traçado dessa nova ferrovia favoreceria a cidade de Guanambi, deixando Brumado de fora, o que poderia ser utilizado como pretexto para retirar o porto seco, a unidade de transbordo da Fiol, da capital do minério e leva-lo para a capital do algodão. Castilho, então, denunciou que políticos influentes de Guanambi estariam se mobilizando para fazer essa mudança, o que para ele seria uma vergonha para Brumado. “Como é do conhecimento de todos, há uma movimentação política muito grande para retirar a unidade de transbordo da Fiol, que de direito já é de Brumado e levar para Guanambi. Sendo aprovada a linha férrea de Belo Horizonte a Salvador com passagem por Guanambi eles podem alegar que o transbordo da Fiol também tenha que ir para Guanambi”, comentou o vereador. Viana chamou os colegas da Casa para ficarem atentos quanto a essa possibilidade. “Todos nós vereadores temos que fiscalizar, para amanhã ou depois não tenhamos que passar pela vergonha de Brumado perder esse porto seco, essa unidade de transbordo para a cidade de Guanambi”, argumentou.

05 Jul 2013 - 15:26h

Se colocando em defesa dos aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) cobrou a chamada dos concursados antes que o prazo de carência expire. “O concurso é válido até setembro, mas muito aprovados ainda não foram convocados para assumir seus postos e podem com isso ficar sem a vaga”, reclamou. Para que isso não aconteça, a  comunista convocou esses concursados para utilizar a tribuna livre da Câmara de Vereadores e protestarem por seus direitos. “Povo que está nas ruas, venha aqui pra Câmara, utilize a tribuna livre. Venham cobrar, se não do prefeito, que seja do governador, se não for do governador que seja do governo federal, pois nosso papel como vereadores é cobrar e fiscalizar”, disse Liu durante a sessão da última quinta-feira (04).

05 Jul 2013 - 11:25h

Pelos cálculos do setor de iluminação da prefeitura de Brumado, cerca de 200 metros de fio que já estavam instalados nos postes da Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, foram furtados durante a madrugada desta sexta-feira (05). Os vândalos, para executar a ação, quebraram as tampas das caixas de distribuição, que ficam na base dos postes, e puxaram os fios. Segundo um funcionário do setor de iluminação, os postes da praça - que estava em fase final de reforma - iriam receber as luminárias essa semana, para então serem ligados. “Com esse furto, toda a parte de fiação terá que ser refeita, resultando em uma nova despesa para a administração”, comentou o funcionário.

05 Jul 2013 - 09:42h

Na manha da última quinta-feira (04), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) presenciou o lançamento do Plano Safra Semiárido, em Salvador, feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo governador Jaques Wagner (PT). O Plano visa beneficiar agricultores familiares de 287 municípios da Bahia, que vão poder melhorar a produção durante a seca. Na cerimônia foram entregues ainda máquinas, retroescavadeiras, motoniveladoras e ônibus escolares a diversos municípios. “A aquisição dos novos equipamentos e dos ônibus escolares é um grande investimento na região, pois proporcionará aos municípios contemplados um maior desenvolvimento econômico através da realização de ações de apoio à agricultura e melhorando o escoamento da produção”, comemorou Ivana os benefícios recebidos pelos municípios em que representa.

05 Jul 2013 - 09:34h

O staff do desconhecidíssimo deputado federal baiano Edson Pimenta (PSD) não tem qualquer pudor com o e-mail institucional da Câmara e resolveu usá-lo para dar um empurrãozinho à carreira de um amigo. Ontem, os outros 512 parlamentares da Câmara receberam a seguinte mensagem do gabinete de Pimenta: Excelente profissional. É o personal (trainer) do deputado Edson Pimenta, que está muito satisfeito com o seu trabalho. Em anexo ao e-mail, o cartão de visitas do sujeito. Das duas, uma: ou Pimenta está mesmo tão satisfeito com os serviços do rapaz que resolveu compartilhá-lo com os colegas ou deve ficar atento a como seus assessores andam usando seu nome. Em ambos os casos, pega mal. As informações são do Radar Online/Revista Veja.

05 Jul 2013 - 09:21h

Um homem de 26 anos levou dois tiros de arma de fogo na noite da última quinta-feira (04), no Bairro São Jorge, em Brumado. Algumas pessoas viram a vítima caída no chão e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O SAMU 192 encaminhou o rapaz ao Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia está investigando o caso para descobrir quem foi o autor dos disparos.

05 Jul 2013 - 09:02h

Liderando um grupo de nove prefeitos, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) marcou presença na solenidade que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador e teve como atores principais a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Na ocasião, o trio entregou 130 retroescavadeiras, 191 motoniveladoras e 250 ônibus escolares para 287 prefeituras baianas e lançaram o Plano Safra Semiárido 2013/2014. Ao lado do deputado Maquinho Viana estiveram os prefeitos de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires; o prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia; o prefeito de Brejolândia, Gilmar Ribeiro da Silva; de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza; de Coribe, Manuel Azevedo Rocha; de Ituaçu, Albercio da Costa Brito Filho; o de Jussiape, Gilberto dos Santos Freitas; o de Tabocas do Brejo Velho, Humberto Pereira da Silva, e o de Tanque Novo, José Messias Carneiro. Os prefeitos receberam motiniveladoras e retroescavadeiras.

04 Jul 2013 - 21:53h

A empresa Andrade Gutierres, que presta serviços na construção do Lote IV, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), poderá demitir cerca de 650 funcionários em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, somente nesta quinta-feira (04), 200 funcionários já teriam sido dispensados e que, aos poucos, o número de demissões irá aumentar, tendo em vista que a Andrade Gutierres pretende terceirizar os serviços prestados a Fiol. Após terem sido reiniciadas as obras da Ferrovia, o comércio local comemorou o aquecimento da economia, porém, com o anúncio das demissões em massa, os comerciantes voltarão a se preocupar com as possíveis baixas que podem sofrer.

04 Jul 2013 - 18:54h

Através de Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira (04), os empregados pertencentes à categoria bancária, sob a orientação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região, decidiram pela paralisação das atividades da categoria. A greve terá início a partir da meia noite do dia 11 de julho, próxima quinta-feira. Segundo o presidente do Sindicato, Delson Coêlho, a paralisação visa o cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89 e segue a orientação nacional unificada das centrais sindicais.

04 Jul 2013 - 18:38h

Com o intuito de combater a onda de assaltos que vem acontecendo em Brumado, a Polícia Militar (PM) realizou uma blitz no centro da cidade. Segundo a PM, a fiscalização objetiva parar motocicletas com dois ocupantes, que estejam transportando mochilas e sacolas. A operação visa também retirar de circulação armas de fogo e inibir a ação de assaltantes e traficantes. Durante esta semana, em uma blitz realizada no Bairro Dr. Juracy a polícia apreendeu mais de 9 kg de drogas que eram transportadas por um mototaxista e um passageiro.

04 Jul 2013 - 18:35h

O dia começou com céu nublado e termômetros marcando 16ºC em Brumado. A temperatura mais amena e a sensação de frio surpreenderam os munícipes, que estão acostumados com o calor. Além do tempo fechado, garoou durante a tarde no município. A previsão, segundo a estação digital do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de que o tempo continue parcialmente nublado durante todo o final de semana em Brumado. Ainda de acordo com o INMET, a madrugada desta sexta-feira (05) promete ser ainda mais fria com temperatura de 14ºC. Ao longo do dia de amanhã e no sábado (06) e domingo (07), o Instituto aponta mínima de 17ºC e máxima de 27ºC.

04 Jul 2013 - 18:20h

Orgulho é a palavra que define o sentimento dos músicos da Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense após terem participado dos desfiles em comemoração à Independência da Bahia, ocorridos na última terça-feira (02) em Salvador. Um presente que ficará marcado na história da cinquentenária Filarmônica. Toda a diretoria e músicos da Lira Ceciliana fizeram questão de agradecer a coordenação de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) pelo convite e também a Prefeitura Municipal de Brumado por ter providenciado apoio logístico para o grupo. “Ficamos radiantes com a receptividade dos soteropolitanos, que nos acompanharam por todo o trajeto do desfile, nos aplaudiram e nos trataram como celebridades, muitos querendo até posar para fotos conosco. Só temos que agradecer a Deus e a todos que tornaram esse momento possível para a nossa Sociedade Musical”, disse o músico Evilázio Nascimento.


Fotos: Evilásio Nascimento/Brumado Notícias

04 Jul 2013 - 18:07h

Encontrar animais soltos pelas ruas de Brumado é assunto recorrente e que já foi tema de diversas matérias no site, que chama a atenção para o perigo da situação. O que parecia crítico ficou ainda pior, pois o Brumado Notícias registrou na tarde desta quinta-feira (04) uma manada pastando em via pública, nos arredores da Casa Legislativa. Um rebanho inteiro foi flagrado pastando livremente entre carros, motos e transeuntes, dentro da cidade. Algumas mães chegaram a recolher os seus filhos para casa temendo que os animais pudessem subir nas calçadas e machucar as crianças.