Achei Sudoeste

29 Jun 2013 - 13:35h

O Brumado Notícias está buscando maiores informações sobre a prisão de um falso médico, que foi realizada na manhã deste sábado (29), na cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano. O homem é acusado de estar exercendo ilegalmente a medicina no município. A nossa reportagem tentou falar com o delegado da cidade, Márcio Andrei, mas o mesmo estava interrogando o acusado e não pode nos atender. Após o interrogatório, o delegado adiantou que dará detalhes sobre o caso.

29 Jun 2013 - 09:09h

Uma carreta com placa de Cocal do Sul, Santa Catarina, e outra da cidade de Brumado se envolveram em um acidente no início da manhã deste sábado (29). A colisão ocorreu em um trecho da BR-030, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo populares que passaram pelo local, houve uma colisão na parte de trás de uma das carretas, que está parada, presa em um barranco. O outro veículo também foi parar fora da pista. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os condutores não sofreram nenhuma lesão e estão fora de perigo. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já está no local e controla o trânsito.
 

Fotos: Kauê Souza/Brumado Notícias

29 Jun 2013 - 05:47h

O Brumado Notícias esteve com o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), para falar sobre a onda de assaltos que vem ocorrendo em Brumado. A princípio, o delegado apontou o tráfico de drogas e o sistema penal, que não está preparado para ressocializar os detentos, como principais causas dos delitos. “Primeiro, isso é oriundo do tráfico de drogas. Depois, temos várias pessoas na cidade que são egressas do sistema prisional, ou seja, a polícia já prendeu, o elemento já cumpriu a pena, mas retorna com a mesma índole para a sociedade, pois o nosso sistema penal infelizmente não recupera. Por isso, temos um alto índice de reincidência”, explicou Rabelo. O coordenador ainda salientou que, em alguns casos, os pequenos traficantes roubam para salvar a própria vida, configurando um clico vicioso. “Depois que a polícia deu uma baixa nas drogas, os traficantes agora promovem assaltos para recuperar o que foi perdido com as apreensões. Por outro lado, há ainda os pequenos traficantes e usuários que roubam para pagar as dívidas nas bocas de fumo. Em algumas situações, os assaltos ocorrem para salvar a própria vida do assaltante que está ameaçado”, completou. 

Para o delegado, o medo das vítimas em reconhecer os criminosos também dificulta o trabalho da polícia, que precisa de embasamento e prova para prender o suspeito. “Sem o reconhecimento das vítimas, ficamos limitados e temos de soltar o conduzido”, disse Rabelo.  Como exemplo dessa falta de colaboração para elucidação dos casos, um investigador contou que um empresário preferiu retirar a queixa a ter de reconhecer o suspeito de ter assaltado o seu estabelecimento. “Quando mostramos as fotos dos suspeitos para que fosse feito o reconhecimento, o empresário disse que iria chamar o funcionário que presenciou o assalto. Porém, na saída da delegacia, ele disse para deixar o caso para lá, pois o seguro cobriria os R$ 70 roubados”, relatou o investigador.

28 Jun 2013 - 18:53h

Em média, três assaltos acontecem por dia no comércio de Brumado. Na tarde da última quinta-feira (27), uma loja e um mercado foram assaltados por dois bandidos armados. Nesta sexta-feira (28) foi a vez de uma farmácia, que também é correspondente bancária e fica localizada no centro da cidade. O estabelecimento já foi assaltado cinco vezes somente neste ano. No assalto de hoje, além de levarem todo o dinheiro do caixa, os meliantes fugiram em uma motocicleta que estava estacionada em frente à drogaria. O veículo foi abandonado na Praça Pompílio Leite. Somente na tarde desta sexta-feira (28), mais dois assaltos a farmácias e em uma padaria, que fica situada na Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix, foram registrados. Nas manifestações ocorridas em Brumado, uma das reivindicações da população era a melhoria da segurança pública.

28 Jun 2013 - 18:26h

O trânsito, que já é complicado na Avenida Centenário em Brumado, ficou ainda mais confuso para os motoristas no final da manhã desta sexta-feira (28). Um defeito nos semáforos da Avenida, localizados em frente à loja Cesta do Povo, prejudicou quem passou pelo local. Como fluxo de veículos triplica em dia de sexta-feira na cidade, por causa da feira livre, houve momentos em que quase ocorreu acidente na Centenário. A situação só foi normalizada após a chegada de um agente de trânsito, que isolou 100 metros da Rua Sargento Antenor – que dá acesso à Avenida Centenário – visando evitar acidentes. Segundo o Departamento de Trânsito e Transporte Urbanos (DTTU), os semáforos se apagaram após um curto circuito na rede da Coelba. O setor de iluminação pública da Prefeitura foi acionado pelo DTTU para consertar os aparelhos danificados. Entretanto, algumas peças foram avariadas de forma irreversível e outras novas só devem chegar na próxima semana.

28 Jun 2013 - 17:15h

Os problemas apresentados na delegacia em Brumado são considerados pelo Juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, como um caso antigo. “Mesmo com as diversas tentativas de fugas, motins e até greve de fome, e com superlotação na cadeia, a situação está controlada”, comentou. O juiz destacou, em entrevista ao site Brumado Notícias nesta sexta-feira (28), que, mesmo a custódia de Brumado não estando entre as piores, os presos precisam de locais adequados para cumprir a pena, com seus direitos preservados. “Parece que algumas autoridades não priorizam, não se interessam muito na questão da crise do sistema prisional”, disparou, lembrando que já tramita na Comarca um pedido de interdição da carceragem local. No entanto, Genivaldo Guimarães considera que interdição da cadeia de Brumado não solucionaria o problema, pois não há para onde transferir os detentos. Atualmente, 35 pessoas ocupam as quatro celas do local e está previsto a transferência nas próximas semanas dos que já foram julgados para Salvador. “Mas toda semana aparecem novos infratores para superlotar a cadeia”, apontou. Para o magistrado, a culpa disso é, em parte, também, de algumas pessoas que manipularam a opinião pública anos atrás contra a vinda de um presídio para Brumado.

“Cabe agora ao povo saber exigir e cobrar das autoridades o cumprimento da lei de execução penal, os governantes têm que voltar os olhos a esta questão da crise no sistema prisional. Brumado já perdeu a oportunidade de ter um presídio. Não sei se por ignorância ou má fé, mas algumas pessoas criaram obstáculos para a construção do presídio. Hoje a sociedade vive assistindo essas constantes fugas, os presos não têm seus direitos preservados e os policiais civis têm dificuldades, pois deveriam estar investigando, mas ficam cuidando dos presos”, asseverou. Aproveitando o momento de manifestações no país, o juiz incentivou os manifestantes a reivindicar uma unidade prisional pra o município. “Seria bom, nesse momento em que o povo acordou, buscar também a solução para a crise do sistema prisional em todo o Brasil, especialmente em Brumado”, aconselhou. Para ele, os presos não podem ficar em uma cadeia como a de Brumado. “A carceragem brumadense tem espaço insuficiente, com localização inadequada. Isso demonstra a falta de interesse e descaso das autoridades, a quem a Constituição Federal e a lei atribui a responsabilidade do sistema prisional”, afirmou o juiz.

28 Jun 2013 - 16:07h

Por conta do feriado estadual de 02 de julho, Independência da Bahia, o presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), estabeleceu o dia 1º de julho como ponto facultativo. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 28, através da Portaria nº 116/2013. Apenas os serviços essenciais devem funcionar no órgão. E por consequência do ponto facultativo, a Sessão Ordinária da Câmara será realizada no dia 04 de julho.

28 Jun 2013 - 16:02h

Um jovem de 22 anos foi detido ontem, quinta-feira (27) em Brumado sob a suspeita de ter participação no assassinato de José Cláudio da Silva Barros. O crime aconteceu na noite do dia 26 de junho, no Bairro Baraúnas. O suspeito, encontrado no Bairro Dr. Juracy, é detento do presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador, e estava em liberdade condicional. O núcleo de inteligência e investigação das Polícias Civil e Militar chegou até o jovem através de uma denúncia anônima. A polícia ainda não conseguiu encontrar a arma do crime.

28 Jun 2013 - 14:43h

Abandonados em um terreno baldio, uma cadela e seus oito filhotes foram acolhidos por uma moradora das proximidades, que os levou para casa provisoriamente. Sensibilizados com a situação, os vizinhos estão ajudando comprando leite e ração, pois a moradora não tem condições financeiras de arcar com as despesas dos animais. Mesmo com o trabalho que vem sendo realizado pela Ong AUAU, muitos animais são abandonados e vivem nas ruas da cidade, sendo muitas vezes maus tratados. A organização já conseguiu um terreno para construção de um canil, mas falta estrutura para o desenvolvimento do trabalho, que é independente e não conta com o apoio dos poderes públicos. Se você tem interesse em adotar um dos filhotes abandonados, entre em contato através dos telefones (77) 8809-5502 ou 9806-4488. Seja solidário, faça sua parte!

28 Jun 2013 - 14:39h

Os herdeiros de Clóvis Figueiredo, ex-prefeito de Nazaré, estão sendo acionados pelo Ministério Público Federal (MPF) para que façam o ressarcimento de 250 mil reais à União. De acordo com o MPF, a ação é por causa dos atos de improbidade administrativa cometidos pelo ex-gestor, que já faleceu. Durante seu mandato, uma empresa – “Coordenação de Engenharia dos Municípios” – foi contratada pela Prefeitura para realizar obras de saneamento sem ter passado por licitação. Na época, o então prefeito justificou a ausência dos meios legais com o fato de que seria preciso contratar uma empresa especializada para realizar a criação do esgotamento sanitário, situação que tornaria desnecessário um processo licitatório. Entretanto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que já havia firmado o contrato de R$ 138 mil para a obra, concluiu que tal forma de contração era irregular. O recurso repassado ao município deveria ter sido devolvido aos cofres públicos, mas o ex-prefeito não o fez. O valor foi atualizado e a viúva e filhos de Figueiredo podem ser condenados a pagar os R$ 250 mil. Já a empresa “Coordenação de Engenharia dos Municípios”, também processada, recebeu a sentença em maio deste ano e está recorrendo da ação.

28 Jun 2013 - 12:38h

Cerca de 300 garimpeiros interditaram a rodovia BR-030 na manhã desta sexta-feira (28), provocando congestionamento no local. A pista foi fechada no entroncamento que faz ligação também com a BR-430. Os trabalhadores do distrito minerador de Brejinho das Ametistas, em Caetité, estavam protestando contra o fechamento dos garimpos de ametista. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o encerramento das atividades nos garimpos ocorreu por determinação judicial e do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM), órgão federal que regula o setor. Na manifestação, a exigência para liberação da estrada era a presença do prefeito municipal de Caetité, José Barreira (PSB). Policiais militares e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) chegaram ao ponto interditado às 10 horas da manhã, comparecendo também, em seguida, o prefeito e os vereadores Cláudio Borges e Mário Junqueira. Somente às 11 horas o protesto chegou ao fim, quando José Barreira se comprometeu em encontrar novamente com os garimpeiros para ouvir as reivindicações do grupo e encaminhá-las para os órgãos competentes. A reunião ficou marcada para o próximo dia 03 de julho, na Prefeitura Municipal.

28 Jun 2013 - 11:54h

No próximo dia 17 de agosto, o brumadense Ricardo Lima estará em Salvador para representar sua cidade natal no concurso de beleza Mister Bahia Turismo. O evento, realizado todos os anos, é produzido por Maluf Eventos e vai acontecer no Teatro Castro Alves. O modelo de 22 anos irá disputar com outros baianos uma vaga para participar do Mister Brasil Turismo. “Quero agradecer a todos que me ajudaram em minha carreira, especialmente meu empresário Emanuel Santana que tanto tem me incentivado. Vou dar o meu melhor nesse concurso”, comentou o brumadense. Ricardo Lima ainda participará de outro grande evento esse ano. Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, ele estará em Minas Gerais para concorrer ao Mister Brasil 2013.

28 Jun 2013 - 09:37h

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado foi relâmpago na noite desta quinta-feira (27), ocasião em que o único assunto debatido foi a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2014. A LDO foi aprovada por unanimidade juntamente com a proposição de emenda aditiva do vereador Weliton Lopes (PR), que acrescentou à parte cultural a criação e implantação do Calendário Cultural de Brumado; a implantação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado (COMDEPHAAB) e a implantação do Fundo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado (FUNPAC). Após a votação, a palavra foi franqueada aos vereadores e, como nenhum quis se pronunciar, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) encerrou a sessão convocando outra para a próxima quinta-feira (04) por causa do feriado do dia 02 de julho.

28 Jun 2013 - 09:01h

Os deputados baianos votaram duas emendas constitucionais nesta quinta-feira (27) em sessão realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Por unanimidade dos 47 presentes, os parlamentares reduziram os seus recessos, que até então chegava a 90 dias por ano, para 60 dias, que ficam agora divididos em 45 dias no final do ano e outros 15 dias no meio do ano. Eles saem de férias no dia 1º de julho e voltam no em agosto. A nova regra, portanto, só deve ser praticada no fim do ano, segundo afirma a assessoria da Assembleia. A alegação é de que não há tempo hábil, porque o presidente Marcelo Nilo (PDT) vai promulgar a proposta no dia 3 de julho. Os deputados também votaram a “PEC Ficha Limpa” acrescentando o parágrafo 3 no artigo 14 da Constituição da Bahia, que proíbe que funcionários do estado, que respondam por algum tipo de processos, concorram a cargos de comissões, os cargos de confiança. O projeto também foi votado pela unanimidade dos 47 deputados presentes nesta quinta na AL-BA. As informações são do G1.

28 Jun 2013 - 08:40h

O advogado, professor, sociólogo e cordelista José Walter Pires foi contratado pela Câmara Municipal de Brumado como ouvidor. A confirmação foi feita pelo presidente Alessandro Lôbo (PSL) durante a sessão ocorrida nesta quinta-feira (27). Segundo José Walter, a função do ouvidor consiste em ouvir as queixas, críticas e sugestões do cidadão, cadastrá-las e apresentá-las aos vereadores, com o objetivo de tornar a relação entre Câmara e comunidade cada vez mais transparente e próxima. “Não vou tratar de nenhum fato jurídico ou político. Meu objetivo é conhecer os reclames da população. Todos os cidadãos serão devidamente ouvidos e respondidos”, esclareceu. Walter ainda fez questão de ressaltar que ele não será ouvidor da Câmara, mas sim do cidadão, que será ouvido por ele diretamente, após passar por uma triagem de dados, em uma sala no Legislativo. José Walter deve iniciar os trabalhos como ouvidor no próximo dia 03 de julho.

27 Jun 2013 - 18:55h

O adversário do Brasil na decisão da Copa das Confederações saiu nesta quinta-feira (27) no dramático clássico europeu entre Espanha e Itália, em temperatura escaldante no estádio Castelão, em Fortaleza. Depois de igualdade de 0 a 0 em 120 minutos eletrizantes, os espanhóis ficaram com a vaga na final depois do chute no espaço de Bonucci. A decisão por pênaltis teve direito à cavadinha de Candreva e acabou apena na sétima cobrança, graças ao chute desperdiçado por Bonucci. No fim, Jesus Navas converteu a cobrança definitiva. Vencedora em Fortaleza, a Espanha leva o seu favoritismo à decisão contra o Brasil no domingo. A final da Copa das Confederações acontece no Maracanã, às 19h (de Brasília). No mesmo dia Uruguai e Itália jogam em Salvador pelo terceiro lugar. As informações são do Uol Esporte.

27 Jun 2013 - 18:14h

Na manhã da última quarta-feira (26), o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, realizou uma videoconferência envolvendo todos os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que teve por objetivo a reestruturação e implantação dos conselhos em todo o estado. Em Brumado, os representantes dos diversos segmentos ligados ao desenvolvimento sustentável acompanharam o evento na sala de videoconferências do CEEPE. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Gilberto Lima Dias, presidente do CMDRS de Brumado, declarou que o momento é positivo, vez que os governantes estão atentos aos Conselhos. “O estado e o município passaram a dar atenção ao CMDRS. Acredito que teremos mais facilidade de conseguir recursos através de programas dos governos federal e estadual, assim como mais parcerias com órgãos ligados aos programas de desenvolvimento sustentável, tanto no meio rural como nas periferias e centros das sedes municipais”, destacou Gilberto. 

Ao contrário, Cláudio Ribas, coordenador do Movimento de Luta pela Terra (MLT), questionou a inovação do governo em retirar o “R” (de Rural) da sigla, o que para ele significa limitar a atenção para as comunidades rurais. “O governo resolveu retirar o R de Rural e vai incorporar outras entidades urbanas ao Conselho. Isso nos preocupa uma vez que o homem do campo já é muito sofrido e carente de políticas públicas. Penso que com essa retirada eles irão ficar desprivilegiados. Para se ter uma ideia, recebemos máquinas para fazer a limpeza das aguadas e patrolamento das estradas vicinais de acesso às comunidades rurais, mas as mesmas estão intransitáveis. No entanto, as mesmas máquinas foram vistas realizando serviços no centro da cidade”, ressaltou Ribas, que em seguida cobrou mais ações da Secretaria Municipal de Agricultura. “Não irá valer muito o apoio dos governos federal e estadual se os prefeitos não tiverem participação efetiva. Há mais de 70 dias entregamos uma pauta emergencial ao prefeito e ele ainda não apresentou resposta da mesma, o que mostra a inoperância da Secretaria de Agricultura do Município”, criticou o coordenador. Além das videoconferências, já está programada a realização das conferências territoriais. A cidade de Brumado participará nos dias 04 e 05 de julho da Conferência Territorial de Identidade Sustentável Solidária, que será realizada em Caetité. A Conferência Estadual de Salvador também já está marcada para o mês de outubro.

27 Jun 2013 - 17:25h

Um caminhão da empresa Andrade Gutierres, que presta serviços para Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), ficou preso em um bueiro na Avenida Áppio Cardoso, no Bairro Santa Tereza, na tarde desta quinta-feira (27), em Brumado. O veículo tentava passar pela via estreita no momento em que outro caminhão, em sentido contrário, também trafegava pelo local. A tampa do bueiro se soltou e o pneu dianteiro do veículo da empreiteira acabou ficando preso. Mesmo com a força de tração do caminhão, o motorista não conseguiu retirar o veículo do bueiro e, por isso, um guincho foi acionado para auxiliar na operação. Em matéria anterior, o Brumado Notícias já havia apontado as falhas nas bocas de lobo dos bueiros da cidade. Segundo o motorista, se o equipamento estivesse bem fixado, o incidente não teria ocorrido.

 

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias 

27 Jun 2013 - 14:59h

O vereador Weliton Lopes (PR) propôs uma Emenda Aditiva ao Projeto de Lei Nº 11/2013, que versa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o município de Brumado no exercício de 2014. Na parte cultural, o vereador pede a criação e implantação do Calendário Cultural de Brumado; a Implantação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado (COMDEPHAAB) e a Implantação do Fundo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado  (FUNPAC). Na parte de serviços de utilidade pública, Lopes acrescenta a construção da sede da instituição AUAU (Adote Um Amigo Único) e a construção do Parque da Cidade. Por fim, no capítulo intitulado Incentivo ao Esporte Amador, o vereador inclui a criação e implantação do Calendário Esportivo de Brumado e a criação e implantação do Conselho de Esportes, Turismo e Lazer de Brumado. Segundo Lopes, a presente Emenda visa adequar o Projeto de Lei que versa sobre a LDO às necessidades do município.

27 Jun 2013 - 14:53h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em Barra da Estiva, sua terra natal, para participar dos festejos de São João do município. Ao lado de amigos, familiares e populares, Viana participou intensamente da comemoração. Na festa, o deputado se encontrou com o prefeito Adriano Pires (PV), o Dinho, a vice-prefeita Eliane Santos (PV), o vereador Gilson Dantas (PV), e a primeira dama e secretária de Saúde Cristiane Pires.