Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2013"

25 Abr 2013 - 09:53h

No início desta semana, tiveram início as obras de recuperação das estradas vicinais do interior do município de Brumado. Segundo o setor de Infraestrutura da prefeitura, deverão ser atendidas as localidades de Ubiraçaba, Cristalândia, Itaquarai, São Sebastião, Arrecife e Umburanas. As obras visam oferecer melhor trafegabilidade aos ônibus escolares e aos caminhões que realizam a entrega de água nas comunidades rurais. O secretário de Infraestrutura, André Cardoso, salientou que estão sendo utilizadas para a realização da obra patrol, retroescavadeiras, caçambas, pipas, tratores, entre outras máquinas a fim de se realizar um serviço de qualidade.

25 Abr 2013 - 09:41h

O Projeto de Lei nº 4.094/2012, foi aprovado na última quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados. O projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O município de Rio de Contas será uma das sedes da Universidade, que também será sediada nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, e Morro do Chapéu. Em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia, o autor do projeto, o deputado federal Afonso Florence (PT) afirmou que a região precisa de uma Universidade que permitirá o seu crescimento no futuro. “A Chapada Diamantina carece de um centro universitário que, além do ensino, promova a pesquisa e a extensão universitárias, o que permitirá, a médio e longo prazo, o desenvolvimento da região”, defendeu. Com 24 municípios e 376,5 mil habitantes, a Chapada Diamantina forma a cada ano cerca de 20 mil estudantes do ensino médio. O projeto ainda será avaliado pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

25 Abr 2013 - 08:08h

Em uma solenidade realizada no auditório do Semac, em Brumado, a professora Evanice Rosa de Oliveira lançou o livro de poesias Prenda da Vida. A secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, professores, amigos e familiares estiveram presentes na cerimônia que marcou a realização de um sonho antigo da professora, que leciona na Escola Idalina Azevedo Lobo. A solenidade contou com homenagens realizadas à autora por suas amigas de trabalho e também por alunos da Escola Idalina Azevedo. Acácia parabenizou a professora e destacou a importância de eventos que ofereçam à população a oportunidade de conhecerem trabalhos tão importantes como este. “Trabalhos como o de Evanice precisam ser valorizados e por este motivo a administração municipal, através da secretaria de Educação, realizou a impressão dos livros”, disse. Evanice agradeceu a todos, especialmente a secretária de Educação e as professoras Angelita, Cléia, Ednéia, Maisa e Neide, que contribuíram para a realização de seu sonho.

24 Abr 2013 - 20:10h

Maria José Ramalho de Meirelles (Presidente), Diná Gomes Fernandes (1ª Secretária), Filomena Azevedo Leite (Diretora de Biblioteca e Arquivo) e Zenildo de Freitas (Diretor de Cultura e Eventos), membros da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), estiveram reunidos com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na última semana a fim de falar sobre a solicitação de apoio da administração municipal para a confecção do livro “Primeira Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Brumado”, trabalho poético dos acadêmicos. Segundo a presidente da Academia, inicialmente seriam confeccionados mil exemplares, sendo uma parte doada para a rede escolar municipal e estadual, assim como para faculdades e universidades. O livro deverá ser lançado no dia 11 de junho, data de aniversário da ALAB e da cidade de Brumado. Aguiberto declarou que a administração está à disposição para apoiar ações que contribuam com o desenvolvimento do município. “A administração irá realizar a confecção de mil exemplares. Será um grande evento para o aniversário de nossa querida cidade”, concluiu.

24 Abr 2013 - 19:57h

É a quarta vez em menos de dez dias que três farmácias da família do ex-vice-governador da Bahia Edmundo Pereira (PT) e da ex-deputada estadual Marizete Pereira (PT) são assaltadas, sendo duas somente nesta quarta-feira (24). Na farmácia que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, próximo à Igreja Matriz, em pleno centro comercial da cidade. Mesmo com toda movimentação do período da tarde desta quarta-feira (24), os bandidos entraram no estabelecimento e, armados, anunciaram o assalto. A polícia foi acionada, mas ao chegar ao local os meliantes já haviam fugido. A nossa reportagem tentou contato com os proprietários da farmácia, mas os mesmos não quiseram falar sobre o assunto. Os assaltos em Brumado já ganharam repercussão na imprensa estadual e a população continua clamando por segurança.

24 Abr 2013 - 19:07h

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, o município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, será sede do V Encontro dos Produtores Rurais da Região. A programação do evento prevê palestras, minicursos, exposições de animais e leilões, entre outras atividades. O encontro é uma oportunidade de realização de negócios e de lazer para a população e visitantes. Com uma economia baseada na agropecuária, o município de Barra da Estiva destaca-se como produtor de café. O produto já proporcionou à cidade diversos prêmios, inclusive nacionais. Natural da cidade, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) estará presente no evento para prestigiar os produtores da região.

24 Abr 2013 - 15:52h

Na última semana, o presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), e o vereador Weliton Lopes (PR) estiveram na capital baiana em busca de ajuda para o município. Entre outros compromissos, Lôbo participou da audiência pública sobre a seca realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). Para o presidente do Legislativo, com a união de forças com outras esferas de escalas maiores é possível encontrar soluções para os problemas municipais. Lopes reforçou a fala do colega afirmando que “somente trabalhando pelas causas do município é que vamos conseguir contribuir para o progresso”. 

Na oportunidade, Lôbo protocolou na secretaria da presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) o requerimento para viabilizar a realização de uma assembleia itinerante no município, solicitada pela vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), a qual contempla a vinda de deputados para Brumado a fim de se discutir as principais necessidades da cidade. Para trazer uma resposta mais efetiva, o presidente do Legislativo brumadense esteve pessoalmente com o presidente da ALBA, Marcelo Nilo (PDT), questionando um prazo para que essa assembleia ocorra o mais brevemente. Nilo afirmou que o principal critério de escolha das cidades é o populacional, mas a importância econômica e estratégica das localidades também é considerada. Por isso, ele declarou que está analisando a possibilidade da realização em Brumado. Lôbo disse estar confiante na realização da assembleia.

24 Abr 2013 - 15:38h

Na manhã desta quarta-feira (24), as obras para implantação de um canteiro fixo na rótula de entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I, em Brumado, tiveram início. Os blocos de concreto que demarcavam o local provisoriamente foram retirados e parte da pista será interditada. Segundo o responsável pela obra, o canteiro será mais estreito do que a demarcação anterior e as margens onda há paralelepípedos irão receber uma camada asfáltica para alargar a via automobilística. De acordo com o projeto, o local receberá também reforço de iluminação e sinalização vertical e horizontal. Ainda não há prazo para conclusão da obra.

24 Abr 2013 - 11:05h

O advogado Custódio Brito poderá ser nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A informação foi publicada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Bahia (OAB-BA), no Diário da Justiça Eletrônico, onde é possível conferir a lista dos candidatos com inscrição deferida para preenchimento do posto. A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Sinésio Cabral. Os advogados baianos com inscrição na OAB-BA poderão escolher, de forma direta, os nomes que irão compor a lista sêxtupla no dia 4 de junho deste ano, das 9h às 17h, em Salvador, e nas subseções da Ordem no interior do estado. O voto é facultativo. Custódio Brito é um advogado criminalista reconhecido pela atuação de destaque em processos polêmicos. Nasceu em Ibiassucê no dia 15 de novembro de 1951 e é fundador da Cadeira 5 da Academia Caetiteense de Letras.  Brito formou-se Bacharel em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo eleito Presidente da Subseção da OAB-BA anos depois.

24 Abr 2013 - 10:55h

A reportagem do Brumado Notícias registrou nesta terça-feira (23) o estado precário em que se encontra o Mercado Municipal de Brumado. No local, a fiação de energia está exposta e com vários fios desencapados. Além disso, a área onde antes funcionava parte do açougue está abandonada, com a alvenaria comprometida e as antigas paredes ameaçam desabar a qualquer momento. Os comerciantes apelam para que a administração municipal dê mais atenção ao Mercado. O comerciante Anailton Ramos mostrou a parede de seu ponto comercial com uma mancha preta ocasionada por um curto circuito que ocorreu na última semana. “Essa instalação daqui é uma gambiarra, e ao que parece eles só vão resolver isso no dia em que tiver uma tragédia. A minha mesa está cheia de impostos enviados pela prefeitura, mas reforma no mercado que é bom nada”, criticou o comerciante, que foi apoiado pelo vizinho José dos Santos, o popular Zé do Café. “Esperamos que esse prefeito traga melhorias para  nosso mercado. Estamos em uma cidade boa, bonita e com um povo hospitaleiro e educado, mas que merece um mercado digno, não só para os feirantes e populares, mas para todos que vêm de fora nos visitar e comercializar por aqui também”, disse. Segundo o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, os feirantes, comerciantes e populares terão que esperar mais um pouco pela reforma do local. “Estamos aguando o início das obras na área da Cesta do Povo. Depois disso, a prefeitura irá reformar toda a área interna do mercado”, garantiu o secretário.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

24 Abr 2013 - 10:50h

Dois adolescentes, um de 16 e outro de 12 anos, foram apreendidos na noite da última terça-feira (23), nas proximidades da Loja Maçônica Manoel Carvalho, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. A Polícia Militar recebeu a informações de que os menores agiam de modo suspeito na região e por isso uma guarnição se deslocou para o local.  Segundo testemunhas, os garotos estavam intimidando as pessoas com uma arma fabricada artesanalmente. Ambos foram imobilizados por três homens e entregues à polícia, que encaminhou os adolescentes para a delegacia com a arma municiada. Nela, a inscrição “vida loka” chamou a atenção da polícia por se tratar de um movimento do tráfico que é muito difundido nas redes sociais. “Eles podem estar se manifestando e se agrupando através desse slogan. Infelizmente, a internet nessa hora se torna um instrumento do mal, pois através dela muitos dos nossos jovens estão sendo recrutados para o crime”, disse um investigador da Polícia Civil.

24 Abr 2013 - 10:45h

Segundo dados do Departamento de Endemias e Vacinação, das 10.944 pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, em Brumado, apenas 2.641 pessoas ou 24,13% desse público compareceu aos postos de vacinação até a última segunda-feira (22). Os próprios profissionais de saúde, que deveriam dar o exemplo, pouco compareceram aos postos. Ao todo, 832 são cadastrados no município, mas apenas 154 foram vacinados, ou seja, 18,51%, o menor percentual do grupo prioritário, que ainda inclui crianças com menos de dois anos de idade, gestantes, idosos e mães com até 45 dias após o parto. A campanha nas comunidades rurais começou na última segunda-feira (22) e, de acordo com o Departamento, está tendo boa adesão. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 26 de abril.

24 Abr 2013 - 10:39h

Na última terça-feira (23), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) recebeu em seu gabinete o vereador Weliton Lopes (PR) e o professor, sociólogo e cordelista José Walter Pires para tratar sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural de Brumado, especialmente no que diz respeito ao tombamento do Condado, área que se encontra nas proximidades da Vila de Catiboaba. Lopes falou sobre a importância da preservação da história da cidade para que as futuras gerações tenham acesso à cultura local. Na oportunidade, o vereador lembrou da Lei nº 1597, de 13 de maio de 2010, que dispõe sobre a preservação do patrimônio natural e cultural do município de Brumado, cria o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município e institui o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Brumado. Embora a lei tenha sido sancionada, Lopes salientou que não foi criado o Conselho, o que é necessário para que se possa realizar qualquer ação para o tombamento de casas históricas como o Condado. O prefeito mostrou-se sensível à questão. “Sabemos que sem a nomeação dos 18 membros do Conselho a Lei não tem força e temos todo o interesse em iniciar as ações que viabilizem a preservação de nossa cultura e história. Temos outros casarões que merecem toda nossa atenção”, destacou, observando que no mês de junho será encaminhado à Câmara o projeto de criação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a qual será direcionada para essas áreas.

24 Abr 2013 - 00:00h

Funcionários da Shalev Empreendimentos Ltda., que prestam serviços para a Secretaria de Educação do Estado, estão revoltados com a empresa por conta de salários defasados. “Entramos na Shalev ganhando R$ 595; mês passado nos pagaram R$ 550, e esse mês veio R$ 531. O salário que deveria aumentar abaixou e, apesar de nossa carga ser de 44 horas semanais, não recebemos nem um salário mínimo”, denunciaram os trabalhadores. Um representante da empresa esteve no município há meses e, na ocasião, garantiu o atendimento das reivindicações da categoria. No entanto, por conta dos descontos nos benefícios, a defasagem só tem aumentado. Os funcionários também reclamam que ainda têm de cobrar o pagamento dos salários, senão eles atrasam meses. “Um salário defasado que ainda temos de mendigar por ele”, afirmaram os funcionários, alegando que alguns deixaram inclusive de receber o salário família. A empresa ainda descontaria R$ 38 do vale alimentação e mais 50% do vale transporte. Segundo a categoria, o Direc 19 já se pronunciou sobre o caso declarando que não pode intervir por se tratar de uma empresa terceirizada. A nossa reportagem tentou contato por telefone com a Shalev, mas até a publicação desta nota não obtivemos êxito. 

23 Abr 2013 - 23:47h

As obras de sinalização vertical começaram em Brumado e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) iniciou as atividades pela Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, na saída para Livramento de Nossa Senhora. Em frente ao Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está sendo construído um redutor de velocidade dos dois lados da via. Já nesta quarta-feira (24) serão iniciadas as obras na rótula de entroncamento da Avenida Centenário com a João Paulo I.

23 Abr 2013 - 23:41h

Os clientes da Vivo estão bastante irritados com os constantes problemas de rede da operadora de telefonia celular. Para os usuários dos serviços da Vivo, a operadora não tem tido compromisso com seus clientes em Brumado, vez que estes são prejudicados diariamente com a ineficácia dos serviços prestados. Queda de ligação, internet lenta e rede ocupada ao efetuar ligações são apenas algumas das insatisfações enumeradas, que deixam os usuários praticamente sem comunicação na cidade. “É uma falta de compromisso enorme e desrespeito ao cliente”, disse um empresário ao Brumado Notícias. Além de afetar os usuários comuns, a qualidade dos serviços prestados pela operadora também afeta todo comércio local, pois a Vivo é a operadora com o maior número de clientes na cidade.

23 Abr 2013 - 23:32h

Um evento de capacitação com merendeiras e direção das escolas municipais ocorreu no último sábado (20), às 09h, no Centro de Treinamento para Professores, em Lagoa Real, no sudoeste baiano. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Adahilda Brito, com participação da secretária municipal de Educação Maria das Graças e do técnico de Núcleo Educacional Manoel Messias. A proposta consiste na conscientização, compromisso e respeito com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município. “Fiquei satisfeita com o número de participantes. Senti que a equipe está comprometida a trabalhar por uma merenda escolar de qualidade”, destacou a nutricionista.

23 Abr 2013 - 13:46h

A obra de construção de um estacionamento na área do Mercado Municipal teve início nesta terça-feira (23), em Brumado. Executado pela Secretaria de Infraestrutura, o projeto com muro de arrimo, pavimentação de área e demarcação de 40 vagas para automóveis, cujo investimento previsto é de R$ 130 mil, valor desembolsado pela própria administração municipal. A obra faz parte do projeto de revitalização da área do Mercado Municipal.  “O mercado municipal é considerado um cartão postal de nossa cidade e para que ele realmente ocupe esta posição de destaque necessita de uma urgente revitalização de toda sua área e nossa administração irá desenvolver projetos para que todos tenham prazer em visitar esta localidade”, salientou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL).

23 Abr 2013 - 11:24h

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na última segunda-feira (22) contou com a participação de representantes da Magnesita, que foram convidados a compor a mesa para falarem sobre as denúncias de emissão de poluentes na Vila Presidente Vargas. Alex Belo, gerente da Magnesita de Brumado, Carlos Braga, superintendente de Meio Ambiente da Magnesita na América do Sul, Herbert Borges, coordenador de Meio Ambiente da Magnesita de Brumado e Frederico Neves, secretário municipal de Meio Ambiente estiveram presentes na sessão. A audiência foi resultado da indicação dos vereadores Édio Pereira (PCdoB) e José Carlos de Jonas (PT), que realizaram visitas à comunidade e ouviram os apelos da população. Embora o tema da discussão fossem questões ambientais, Alex Belo falou sobre as ações sociais da empresa dentro do município, o que para os parlamentares foi encarado como uma tentativa de desviar do assunto. O vereador Márcio Moreira (PSB) disse que ficou decepcionado com os dados apresentados pela empresa. “Não me dei por satisfeito, pois as explicações dadas aqui essa noite foram mais para o marketing da empresa do que realmente para falar do problema enfrentado pelos moradores da Vila Presidente Vargas. Falou-se do que foi gasto em Brumado, mas deixaram de falar do que se lucrou em nosso município”, disparou.

Os demais parlamentares também foram incisivos nas cobranças, a exemplo de Castilho Viana (PSB), que argumentou que a questão na Vila já se tornou caso de Saúde Pública. Para ele, o material exposto tratou muito mais das ações sociais do que do ponto em foco, que seria a poluição na Vila, que é palpável e a população está sofrendo com problemas de alergias e respiratórios. Exaltado, o vereador Agno Meira (PCdoB) desconsiderou a explanação apresentada pelos representantes da Magnesita. “Foi uma apresentação pífia e seca. Se formos fazer um comparativo do que a empresa leva do município e investe na área social, o social é muito pouco. Quase ninguém na cidade sabe dizer quais são as intervenções sociais da Magnesita em Brumado. Nos últimos meses, têm sido gritantes as queixas que nós vereadores recebemos contra a Magnesita”, afirmou Meira, sendo apoiado pelo vereador Édio Pereira, que também reprovou o posicionamento da empresa. Um dos autores da indicação, o vereador José Carlos de Jonas denunciou que alguns moradores da Vila não falam sobre o assunto porque são intimidados, vez que muitos são funcionários da mineradora e temem pelos seus empregos.  Os representantes da empresa não econheceram que emitem poluentes na Vila. “Estamos trabalhando com emissão dentro do limite legal, e a Magnesita não faz emissão de particulado à noite. Isso não procede. Medidas estão sendo tomadas agora, mas até o final de junho o problema já terá sido sanado”, garantiram. 

23 Abr 2013 - 11:17h

Quando a gravidez demora a chegar, dúvidas, incertezas e insegurança aparecem na cabeça do casal, mas principalmente nas das mulheres. A maioria das mulheres tem um sonho em comum, a maternidade, elas sonham desde pequenas com isso, podemos ver isso nas brincadeiras com boneca. Quando chegam à idade adulta muitas correm para realiza-lo, outras esperam até que tudo esteja encaminhado, como casamento, emprego e carreira. Mas algumas mulheres encontram empecilhos no próprio corpo que as impedem de engravidar.

Muitos fatores podem ser determinantes na hora de concluir a gravidez, mas um dos mais importantes é o Emocional. Se a mulher (principalmente) não estiver bem consigo mesma as chances de conseguir engravidar serão mínimas.

Nos últimos anos, algumas mulheres chegaram ao meu consultório dizendo que já haviam passado por todos os tipos de exames e tomado todos os tipos de medicamentos para tentar engravidar e não conseguiram obter resposta positiva e que a ACUPUNTURA seria a última opção delas antes de desistirem desse sonho.

Maioria dessas mulheres tinham todos os exames de imagem e laboratórios normais, não havendo empecilhos físicos que as impedissem de engravidar ou segurar a gravidez, porém na visão da ACUPUNTURA (MTC) estas mulheres apresentavam desequilíbrios que justificavam a não gravidez e abortos frequentes.

E a dúvida frequente dessas mulheres é: Em quantas sessões eu engravido?

Não existe uma quantidade mínima de sessões, mas o que pude notar que a maioria das mulheres que me procurou conseguiu engravidar no 3° (terceiro) mês de tratamento com Acupuntura, com exceção de uma paciente que engravidou logo depois da segunda sessão. Uma paciente inclusive engravidou de Trigêmeos e levou a gravidez até o final, sem sustos e com os bebês saudáveis ao nascimento.

Outra dúvida é se durante a gravidez a Acupuntura pode continuar sendo feita?

Sim. A Acupuntura é segura e eficaz, tanto na fase de engravidar quanto durante a gravidez, inclusive acupuntura é indicada para impedir que abortos espontâneos aconteçam, já que muitas mulheres sofrem desse mal não conseguindo levar a gravidez adiante.

Além da Acupuntura sou especialista em Fitoterapia e Clínica Chinesa, onde indico componentes das ervas medicinais chineses para complementarem e potencializarem o efeito que a Acupuntura realiza no corpo e com isso aumentando ainda mais os índices de sucesso no tratamento.

*Estamos no Facebook, Twitter e no www.clinicamana.blogspot.com

Dr. Thiciano Viana – Fisioterapeuta – Especialista em Acupuntura, Farmacologia e Clínica Chinesa – Homeopata Clássico pela UFV – Instrutor de Pilates – Atendimentos na Clínica Maná: Aveniva Otávio Mangabeira, 185 – Brumado – BA. Fone: (77) 3441-1269.

CONTINUE LENDO