Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

01 Set 2014 - 11:00h

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) vai realizar no dia 03 de setembro, das 08h às 12h, no Clube União Recreativa de Brumado, o I Encontro de Candidatos a Deputado Estadual, de candidatos com representação política no município. Cada postulante terá vinte minutos para se apresentar, falar sobre seu currículo e quais projetos serão implementados na cidade e região. Até o momento, dez candidatos foram confirmados no evento. São eles: Manoel Araújo Lima, o Manelão; José Ribeiro Neves; Gilson Dias; Aldenes Meira; Clério Moura; Vitor Bonfim; Luciano Ribeiro; Nelson Leal; e Marquinho Viana.

01 Set 2014 - 10:00h

Uma mistura simples de água, açúcar e sal, o soro caseiro é amplamente utilizado em casos de desidratação. O remédio deve ser usado quando há desarranjo intestinal, com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. O paciente deve ingerir a mistura à vontade, a cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida. O soro pode ser caseiro ou de farmácia, que contém as medidas corretas do composto. O soro de Sais de Reidratação Oral pode ser encontrado nas Farmácias Populares sem nenhum custo e concentra 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água. Alguns sinais podem ajudar a identificar o quadro de desidratação. Olhos fundos, muita sede, pouca saliva, choro sem lágrima, pele seca e pouca urina são alguns deles. Nesta circunstância, a criança deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde. O soro oral deve ser oferecido após cada evacuação ou vômito, caso as fezes estejam muito líquidas.

01 Set 2014 - 09:30h

No final da manhã do último domingo (31), um veículo branco, de placa OYS-2265, foi roubado na BR-030, nas proximidades da Vila Presidente Vargas, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o motorista desceu do carro para urinar quando outro veículo parou e dois homens desceram armados. Eles renderam o condutor e levaram o carro com o motorista e um passageiro como reféns. Próximo à comunidade os reféns foram liberados e os marginais fugiram com o veículo. A polícia montou um cerco a fim de recuperar o carro e capturar os assaltantes, mas não obteve êxito.

01 Set 2014 - 09:00h

Pesquisa divulgada pelo Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) revela que 59,2% das pessoas que se livram das dívidas voltam a ficar inadimplentes em até um ano. Além disso, 35,3% dos consumidores voltam a ficar com o nome sujo apenas três meses depois. Em nota, o diretor da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, afirma que o resultado reflete a falta de planejamento orçamentário dos brasileiros. Corenza cita que as renegociações que resultam em parcelas não se encaixam na organização financeira do consumidor. Apesar dos números, o diretor acredita que os brasileiros têm demonstrado maior maturidade e cautela na gestão das contas.

01 Set 2014 - 08:30h

Estudos atuais mostram que o aumento da miopia pode ser causado por fatores ambientais, como o esforço prolongado em um foco único, por exemplo, computadores e celulares. Ou seja, as causas não seriam apenas genéticas, prova disso é que pesquisas atuais mostram que pessoas que têm mais tempo de ensino (53%) acabam desenvolvendo a miopia. De acordo com a Agência Brasil, especialistas recomendam que o esforço não seja repetitivo e que se exercite a visão olhando para longe, em algum ambiente externo. O médico oftalmo-pediatra Fábio Pimenta alerta também para os cuidados com as crianças, uma vez que a miopia começa desde cedo. Segundo o especialista, as crianças devem ser estimuladas para atividades externas com focos diferentes. A avaliação da visão deve ser anual.

01 Set 2014 - 08:00h

A Escola Municipal Miguel Mirante, localizada na zona rural de Brumado, no Povoado de Arrecife, teve um de seus alunos classificado para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria crônica. Paulo Ricardo, estudante da 8ª série, conseguiu a classificação por meio da crônica “Adeus Mercadão”. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Aguiar, coordenado pela articuladora Júnia Vieira e direcionado por Marly Nogueira. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

01 Set 2014 - 07:30h

Pesquisa do Instituto MDA, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou o uso das redes sociais para se informar sobre política. O levantamento mostra que 52,3% das pessoas consultadas usam as redes sociais para essa finalidade, porém apenas 23,5% confia no conteúdo disponibilizado nesses canais. Ainda segundo o levantamento, 26,5% diz que pode mudar o voto com base nas informações divulgadas nas redes sociais.