Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

12/Mar/2024 - 09h00

Estudantes utilizam plantas da caatinga no combate ao Aedes Aegypti em Candiba

Estudantes utilizam plantas da caatinga no combate ao Aedes Aegypti em Candiba Foto: Divulgação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo. Em Candiba, estudantes da rede pública de ensino realizaram um estudo sobre a eficiência do extrato de plantas nativas da caatinga como larvicida natural no combate ao Aedes Aegypti. Orientador do projeto, o professor de biologia William Oliveira classifica o trabalho como uma proposta sustentável de combate ao mosquito. O produto natural é uma alternativa menos tóxica do que os fabricados artificialmente. 

Estudantes utilizam plantas da caatinga no combate ao Aedes Aegypti em Candiba Foto: Divulgação

“Entre os benefícios principais estão a substituição dos produtos sintéticos, de forma a reduzir o impacto no bem-estar do ecossistema e a utilização de plantas em abundância na caatinga”, explicou. O larvicida feito com extratos de aroeira, pau-ferro e umburana, segundo o professor, elimina as larvas em menos de 24 horas. Com os estudos em andamento, a equipe busca parcerias para análise fitoquímica das plantas e produção em grande escala. O projeto, desenvolvido no Colégio Estadual Antônio Batista, no âmbito do Programa Ciência na Escola, foi realizado juntamente com o apoio do professor Daniel dos Santos e dos estudantes Ruan Donato, Maria Júlia de Oliveira e Isadora Fernandes.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo