Brumado

Brumado: Sedec suspende Operação Pipa e deixa 16 mil pessoas sem água potável

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Sedec suspende Operação Pipa e deixa 16 mil pessoas sem água potável Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com decreto de situação de emergência devido à seca vigente, válido até 7 de novembro do corrente ano, a Operação Carro Pipa foi suspensa na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o diretor de recursos hídricos do município, Simão Lobo, explicou que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) realizou a suspensão sem sequer comunicar a prefeitura. Segundo Lobo, a pasta alega que o Município teria anexado ao processo de reconhecimento federal alguns documentos fora do prazo. “Não nos avisaram e não nos deram direito de recorrer”, lamentou. 

O diretor apontou que, hoje, o maior entrave para que o Município obtenha esse reconhecimento federal da situação de emergência é a burocracia. A Sedec exige o recadastramento de todos os pontos de abastecimento existentes em cada cidade, tal como se fosse uma pesquisa do IBGE. “Eles querem uma pesquisa completa, discriminando as pessoas por sexo, idade, cor, religião. Uma série de informações que a gente terá que fazer o levantamento para que esses pontos de abastecimento continuem efetivos perante à Operação Carro Pipa”, detalhou.

Com o objetivo de retomar a operação, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) esteve na Sedec, com sede em Brasília, para dialogar sobre o assunto. Paralelamente, Lobo destacou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está dando entrada novamente no processo de reconhecimento de seca a fim de tentar restabelecer a Operação Pipa na cidade o quanto antes.

No momento, alguns carros pipa contratados com recursos próprios do município estão abastecendo as comunidades mais afetadas na zona rural. Ao todo, com a suspensão, cerca de 16 mil pessoas em 302 comunidades deixam de ser assistidas pelo Governo Federal com água potável. 

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013