Tag

#investimento

31 notícia(s) encontrada(s)
Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeitura de Brumado promove campanha para incentivar pagamento do IPTU 2026

O pagamento do IPTU 2026 já pode ser efetuado pelos contribuintes de Brumado. O imposto, quando pago em conta cota única, tem 15% de desconto. Além disso, pode ser parcelado em até seis vezes, com vencimentos entre os dias 15 de julho e 15 de dezembro.

Quem estiver sem pendências junto ao Município participará do IPTU Premiado, campanha que distribuirá cinco prêmios, incluindo uma motocicleta, como forma de valorizar quem contribui para o desenvolvimento da cidade.

Para concorrer, é necessário não possuir dívidas com a prefeitura. Por isso, a orientação é que os cidadãos regularizem eventuais pendências e garantam a sua participação no sorteio.

O IPTU é uma das principais fontes de investimento do município. Segundo a prefeitura, os recursos arrecadados retornam diretamente para a população por meio de obras, melhorias na infraestrutura e ampliação dos serviços oferecidos nas áreas de saúde, educação, assistência social e diversas outras.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Tributos da Prefeitura.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito de Bom Jesus da Lapa elogia governador após anúncio de hospital: 'Promete e cumpre' Foto: Márcio Rocha

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, comemorou nesta quinta-feira (11) o anúncio da construção do novo Hospital Regional, obra que receberá investimento de R$ 100,9 milhões do Governo do Estado. O município também foi contemplado com recursos para a aquisição de equipamentos destinados ao Centro Educacional Infantil Edileuza Barbosa dos Santos.

Presente no evento realizado no Parque de Exposições, em Salvador, Eures destacou a importância do novo equipamento de saúde para a população. “Estamos muito felizes. É um governo que faz e realiza. Nós só temos que agradecer ao governador Jerônimo pelo compromisso com o oeste da Bahia e com a nossa querida Bom Jesus da Lapa”, afirmou.

Segundo o prefeito, a construção da unidade atende a uma demanda histórica e ampliará o acesso da população aos serviços de saúde. “Isso aqui é um sonho da nossa região. Vai levar dignidade e saúde para uma população que fica a mais de 700 quilômetros da capital. Parabéns ao governador, parabéns à nossa Bahia”, ressaltou.

Eures Ribeiro também elogiou a capacidade de execução do governo estadual e afirmou que as promessas anunciadas vêm sendo concretizadas. “Jerônimo é um governador que realiza. Ele promete e cumpre. Está aqui mais uma prova de um governador que tem compromisso com os baianos e as baianas”, declarou. Além do hospital, Bom Jesus da Lapa receberá R$ 108,8 mil para a aquisição de equipamentos destinados ao Centro Educacional Infantil Edileuza Barbosa dos Santos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação São João começa neste fim de semana com 27 mil policiais e bombeiros Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipamentos de tecnologia e inteligência, monitoramento em tempo real e 27 mil policiais, peritos e bombeiros, maior efetivo da história para os eventos, serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública a partir do próximo final de semana, no início da 'Operação São João 2026'.  

Cerca de R$ 45 milhões serão investidos pelo Governo do Estado para proteção dos baianos e turistas.

 Mais de 2.800 câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial, PTZ, LPR e CCO são utilizadas no trabalho policial. Além disso, o efetivo conta com o funcionamento de 13 Plataformas de Observação Elevada e um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, intensificando o trabalho de monitoramento.

 As equipes também atuam com o reforço de equipamentos como detectores de metais móveis, 104 drones, três helicópteros e 1.755 viaturas, além de estruturas móveis e postos especializados. O trabalho ocorre em 283 cidades da Bahia, sendo 12 da Região Metropolitana e 271 do interior, até o dia 12 de julho.

 A Polícia Militar atua com equipes ordinárias e especializadas no policiamento ostensivo e preventivo. Já a Polícia Civil opera com emprego estratégico de efetivo ordinário e extraordinário, instalação de estruturas temporárias de atendimento e ações de inteligência.

 O Corpo de Bombeiros atua com Postos e rondas com serviços de prevenção a acidentes, orientações à população e atendimento a emergências. Também, o Departamento de Polícia Técnica estará com equipes extraordinárias, Unidades Móveis e Postos Modulares.

 “Com total apoio do governador Jerônimo Rodrigues, empregaremos o maior efetivo da história para os festejos juninos. Além dos R$ 45 milhões investidos no reforço policial e das atividades de bombeiros, recebemos também novas viaturas, entre elas Plataformas de Observação Elevada (POEs), que permitirão ampliação do monitoramento de câmeras”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Educação do Futuro: Brumado projeta escola integral modelo inspirada na rede estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado se prepara para dar um salto histórico na qualidade do ensino público. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito Fabrício Abrantes, em conjunto com a secretária municipal de Educação, Ana Cristina, preparam o anúncio do projeto de construção de uma escola modelo em tempo integral que promete ser o grande marco de sua gestão. Com um investimento robusto orçado em cerca de R$ 27 milhões, a nova unidade escolar foi planejada para oferecer uma estrutura de ponta, unindo inovação pedagógica e bem-estar para os estudantes brumadenses.

O projeto arquitetônico segue o padrão moderno e inovador das escolas de tempo integral que vêm sendo implementadas pelo Governo do Estado em diversas cidades baianas. A futura unidade de Brumado contará com salas de aula amplas e totalmente climatizadas, além de um complexo de lazer e esportes que inclui piscina, quadras poliesportivas e campo de futebol society. Pensando no desenvolvimento cultural e artístico dos alunos, a estrutura também abrigará um teatro próprio, transformando o ambiente escolar em um verdadeiro centro de cidadania e desenvolvimento humano.

A nova escola de referência será erguida em uma localização estratégica, ocupando o espaço onde hoje funciona o Almoxarifado Central, na Rua Teotônio Souza Silva. A escolha do local faz parte de uma estratégia de revitalização urbana e otimização dos espaços públicos em benefício direto da comunidade. Para tirar o plano do papel, a gestão municipal pretende realizar o lançamento oficial do projeto executivo e a abertura do processo de licitação da obra ainda este ano, consolidando a educação como uma das principais bandeiras de avanço do município.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Fábrica de R$ 30 milhões chega à Bahia com geração de 300 empregos Foto: Reprodução/Correio 24h

Feira de Santana está prestes a ganhar uma moderna fábrica de carne de charque com capacidade para exportação. A unidade da Metropolitana será instalada às margens da BR-324, no Centro Industrial do Subaé (CIS), e deve entrar em operação a partir de 15 de julho.

A implantação da empresa no município representa um investimento de cerca de R$ 30 milhões e deve gerar aproximadamente 300 empregos diretos.

Segundo os dirigentes da companhia, a Metropolitana possui capacidade produtiva e registro que autorizam a comercialização de seus produtos para outros estados e até para o mercado internacional.

Somente na linha de produção de charque, a fábrica deverá produzir cerca de 90 mil quilos por dia. Além disso, a empresa também fabricará linguiça calabresa, carne para hambúrguer e produtos salgados de origem suína, entre outros derivados.

Enquanto os operários avançam na montagem dos equipamentos, alguns deles produzidos sob medida nas próprias instalações, a empresa aguarda a liberação do fornecimento de energia elétrica pela Coelba para atender à demanda do empreendimento. As informações são do Correio 24h.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo do Estado transfere verba e Brumado se prepara para construir novo Mercado Municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma antiga reivindicação dos moradores e feirantes de Brumado está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na quinta-feira (28), o Governo do Estado da Bahia realizou a transferência dos recursos financeiros diretamente para a conta do município, garantindo o pontapé inicial para as obras de construção do novo Mercado Municipal. Com o dinheiro em conta, a Prefeitura está autorizada a iniciar de imediato as intervenções estruturais. O projeto total é orçado em R$ 26 milhões.

A 1ª etapa da obra compreende com serviços preliminares, implantação de canteiro de obras, terraplenagem, fundações, estruturas, alvenarias, coberturas, instalações elétricas e hidrossanitárias, pavimentação interna, acabamentos, limpeza final e demais intervenções indispensáveis à adequada implantação da edificação pública, conforme projeto básico.

Além de melhorar o aspecto urbano da cidade, a obra promete movimentar fortemente a economia local. No curto prazo, a expectativa é de alta na geração de empregos diretos e indiretos através da construção civil. Já a longo prazo, o novo equipamento será fundamental para o fortalecimento do comércio popular e para o escoamento da agricultura familiar de toda a região.

Com os trâmites burocráticos e financeiros desta etapa concluídos, o cronograma detalhado das obras e o plano de remanejamento temporário dos feirantes devem ser divulgados pela gestão municipal na próxima semana.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito de Guanambi articula novo voo direto para São Paulo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, deu um passo importante para expandir as conexões do município com o principal centro econômico do país. Nesta terça-feira (19), o gestor reuniu-se em São Paulo com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Gol Linhas Aéreas, Marcos Tognato, para debater a viabilidade técnica e comercial da implantação de um voo direto interligando Guanambi à capital paulista.

A articulação política e empresarial acontece em um momento estratégico para a infraestrutura local. O chefe do Executivo guanambiense cumpriu a agenda acompanhado pelo secretário de Administração, Anderson Ribeiro, que recentemente coordenou a visita técnica da Aeroportos Brasil Viracopos. A concessionária será a responsável por assumir a gestão do Aeroporto Isaac Moura Rocha a partir do segundo semestre deste ano, o que promete abrir as portas para um novo ciclo de desenvolvimento regional.

De acordo com o prefeito, o otimismo com o projeto se deve ao robusto plano de modernização que o terminal receberá, contando com investimentos previstos da ordem de R$ 86 milhões sob a nova administração concessionária. Esse aporte financeiro será o pilar fundamental para reestruturar o aeroporto, adequando-o para receber com total segurança o pouso e a decolagem de aviões significativamente maiores dos que os operados atualmente.

Entre as principais intervenções programadas pela concessionária estão a ampliação radical do terminal de passageiros, que saltará dos atuais 300 m² para expressivos 2.800 m², e a expansão da pista. Além disso, o aeroporto receberá equipamentos de alta tecnologia de navegação aérea, como o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

Com a conclusão dessas melhorias estruturais e tecnológicas, o aeroporto de Guanambi estará plenamente habilitado para operar aeronaves comerciais de grande porte, a exemplo dos modelos Boeing 737 e Airbus A320 — este último com capacidade para transportar até 180 passageiros. A consolidação da nova rota para São Paulo tem potencial para revolucionar a logística regional, beneficiando diretamente uma população estimada em mais de 500 mil habitantes em todo o sudoeste baiano.

Urandi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Urandi terá Policlínica Municipal de R$ 7,1 milhões financiada pelo Novo PAC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Urandi vive um período de expectativas para o início das obras da Policlínica Municipal. Trata-se de um empreendimento que irá reforçar e qualificar os serviços de saúde no município e na região circunvizinha.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Warlei Oliveira falou sobre a alegria de receber a policlínica na cidade. “É uma grande alegria poder receber esse equipamento aqui. Urandi é uma cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, mas onde temos feito um trabalho da melhor forma possível para atender a população. Um dos próximos passos é a construção da Policlínica Municipal”, declarou.

O empréstimo de mais de R$ 7 milhões junto à Caixa Econômica Federal já foi aprovado via Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), do Governo Federal, e as obras devem começar no mês de junho.  

Hoje, o prefeito informou que o Município oferta na rede de saúde pública 25 especialidades médicas. Com a instalação da policlínica, a tendência é ampliar a gama de serviços e especialidades médicas disponibilizadas à população na cidade, inclusive com novos procedimentos e exames.

A ideia também é contratar com o Governo do Estado para que o ente possa auxiliar no custeio do equipamento de saúde e as demandas dos municípios vizinhos sejam atendidas com a estrutura.

A previsão é que em 1 ano o equipamento seja inaugurado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado investe R$ 5 milhões na modernização da iluminação e já instala 5 mil lâmpadas de LED Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado já investiu mais de R$ 5 milhões na requalificação do sistema de iluminação pública. Realizada com recursos próprios, a iniciativa integra o projeto “Cidade Iluminada”, através do qual está prevista a substituição gradual das lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais eficiente, econômica e sustentável, em diversos pontos da cidade e da zona rural.

A modernização do sistema representa mais segurança para a população, melhoria da mobilidade urbana e redução de custos a longo prazo. Para viabilizar os investimentos, a Câmara de Vereadores aprovou, em dezembro do ano passado, a Lei Complementar nº 17/2025, que atualizou a metodologia de cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). A Cosip é um tributo municipal destinado a financiar a instalação, manutenção e ampliação da iluminação de ruas e praças. Em Brumado, a última atualização da contribuição havia sido realizada há cerca de 20 anos.

O prefeito Fabrício Abrantes destacou a defasagem da arrecadação em relação às despesas atuais do município com iluminação pública. “Hoje temos um gasto de R$ 300 a R$ 360 mil para custear a iluminação pública do nosso município. Como a gente arrecada R$ 160 mil e gasta R$ 360 mil? Esses R$ 200 mil saem dos nossos cofres e poderiam ser direcionados para investimentos na saúde, educação e outras ações do nosso município”, justificou.

Com a adequação da Cosip, os investimentos na iluminação pública se tornaram uma realidade possível. Até o momento, mais de 5 mil lâmpadas já foram substituídas na sede e nos distritos de Brumado. Entre os locais contemplados estão os bairros São Félix, Irmã Dulce, Jardim de Alá, Brisas, Urbis 2, Urbis 3, Malhada Branca, além da Avenida João Paulo e Avenida Ana Lídia. Comunidades como Samambaia, Ubiraçada, Arrecife, Cristalândia, Itaquaraí, Pedra Preta e Vila Presidente Vargas também receberam a nova iluminação em LED.

A administração municipal ressalta ainda que consumidores com consumo mensal inferior a 100 kWh permanecem isentos da cobrança da Cosip. Atualmente, mais de 18 mil famílias brumadenses não pagam a contribuição.

Chapada Diamantina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com foco em turismo e agro, programa 'Avança Chapada' vai traçar metas para 24 municípios Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, cumpriu agenda no município de Mucugê para lançar oficialmente o Programa “Avança Chapada”, uma iniciativa estratégica desenhada para acelerar o crescimento econômico, a infraestrutura e a integração regional de uma das principais zonas turísticas do estado. O projeto prevê um cronograma de atividades presenciais ao longo de oito meses em polos como Mucugê, Seabra, Piatã, Morro do Chapéu e Lençóis. A meta do Executivo estadual é promover uma escuta ativa envolvendo gestores e representantes de todos os 24 municípios que compõem o território da Chapada Diamantina.

O foco central das rodadas de debates e planejamento será o mapeamento de gargalos e a definição de diretrizes comuns para os principais motores da economia local. O programa vai reunir lideranças de setores estratégicos, como o turismo, a indústria, a agroindústria, a mineração, o comércio, o setor de serviços e o segmento de energias renováveis. A proposta do governo baiano é construir um plano de metas descentralizado, que respeite as vocações de cada microrregião da Chapada, impulsionando a geração de emprego e renda de forma coordenada.

Como parte prática das ações estruturantes anunciadas para a região, o governador autorizou a publicação do edital de licitação para as obras de pavimentação asfáltica de um trecho importante da rodovia BA-245. Os serviços serão executados no trecho que liga o entroncamento da BA-142, em Mucugê, até o distrito de Nova Colina, situado no município de Boninal. A intervenção viária receberá um aporte financeiro superior a R$ 46,8 milhões por parte do Tesouro Estadual, prometendo melhorar consideravelmente a segurança dos motoristas e o escoamento de mercadorias no interior baiano.

Além dos investimentos bilionários em infraestrutura e planejamento socioeconômico de longo prazo, a comitiva do Governo do Estado aproveitou a passagem pela região para reforçar a rede pública de saúde. Durante o evento em Mucugê, foi realizada a entrega oficial de uma nova ambulância equipada. O veículo será integrado imediatamente à frota municipal local com o objetivo de otimizar o atendimento de urgência e garantir um transporte mais ágil e seguro aos pacientes da população residente na Chapada Diamantina.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Fabrício, Jerônimo e Lula anunciam 200 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Brumado Foto: Reprodução/Instagram

Em um anúncio realizado nesta quinta-feira (14), que simboliza o fortalecimento da parceria Brumado-Bahia-Brasil, o prefeito Fabrício Abrantes, o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmaram a autorização para a construção de mais 200 novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa marca o retorno da cidade ao lugar de destaque, fruto de um alinhamento político que prioriza a dignidade humana e o desenvolvimento urbano sustentável.

A chegada dessas novas moradias é o resultado direto da atuação decisiva do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, que têm trabalhado em sintonia para destravar investimentos em infraestrutura e habitação popular no sertão produtivo. Com um investimento total de R$ 31 milhões, o projeto vai muito além da entrega de chaves: ele movimenta a economia local de forma imediata. Antes mesmo de as famílias se mudarem, o canteiro de obras se transformará em um polo de geração de emprego e renda, beneficiando centenas de trabalhadores da construção civil e o comércio de materiais da região.

Para o prefeito municipal, o sentimento é de gratidão e dever cumprido, destacando que “nunca se fez tanto em tão pouco tempo”. O anúncio reforça o compromisso do governo “Nossa Gente, Nossa Riqueza”, com o bem-estar da população, utilizando a ponte direta com o governo estadual e federal para garantir que Brumado não fique para trás. As 200 unidades representam a segurança do teto próprio e um novo começo para famílias que, até então, viviam em situação de vulnerabilidade ou sob o peso do aluguel.

Este novo ciclo de crescimento em Brumado evidencia que a união entre os três níveis de governo é o motor necessário para transformar a realidade social. Com o apoio de Lula e Jerônimo, a cidade acelera o passo rumo à modernização e ao cuidado com as pessoas. O projeto habitacional é apenas um dos pilares de uma agenda extensa de desenvolvimento que promete continuar trazendo boas notícias e mais oportunidades para todos os munícipes, consolidando a força da tríade Brumado-Bahia-Brasil.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com nova gestão, Aeroporto de Guanambi terá terminal 10x maior e voos para São Paulo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma equipe técnica da empresa Viracopos Aeroportos Brasil, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, visitou o Aeroporto Isaac Moura em Guanambi nesta segunda (04) e terça-feira (05) com o objetivo de realizar uma ação de reconhecimento das instalações locais.

Estiveram presentes técnicos de engenharia, consultores operacionais e o coordenador de operações da empresa. A comitiva foi acompanhada pelos secretários municipais de infraestrutura, Francisco Dalmo Viana, e de administração, Anderson Ribeiro, além do chefe da divisão do aeroporto, Alex Cardoso.

A previsão é que a Viracopos Aeroportos Brasil assuma a gestão do aeroporto guanambiense no segundo semestre deste ano. O contrato prevê um compromisso de investimento da ordem de R$ 86 milhões nos próximos 16 anos, viabilizado por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a iniciativa privada.

Estes investimentos deverão ocorrer, obrigatoriamente, nos primeiros três anos de concessão. Os recursos serão destinados à ampliação do terminal de passageiros - que passará dos atuais 300 m² para 2.800 m² - e à ampliação da pista de pouso e decolagem. Também está prevista a instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo).

As intervenções permitirão a operação de aeronaves de grande porte, como o Airbus A320, que possui capacidade para até 180 passageiros. Além disso, a nova gestora será responsável pela prospecção de voos para grandes centros, como São Paulo. A concessão do Aeroporto Isaac Moura Rocha ocorre por meio da adesão do município ao Programa Ampliar, do Governo Federal.

A Prefeitura de Guanambi tem disponibilizado todo apoio necessário para a transição da gestão entre o Município e a concessionária.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com aporte de R$ 77 milhões, Hospital Geral de Guanambi ganhará UTI pediátrica e novos leitos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (29) a homologação da licitação que marca uma nova etapa de expansão da saúde no interior baiano: a reforma e ampliação do Hospital Geral de Guanambi (HGG). As obras têm início previsto para a primeira semana de maio.

A reforma e ampliação do hospital será executada pelo Consórcio Novo HRG, com investimento de R$ 77 milhões. Referência em atendimento de média complexidade para 37 municípios do sudoeste baiano, a unidade passará a contar com 20 novos leitos de UTI, sendo 10 pediátricos, os primeiros do tipo no hospital, e 10 adultos, chegando a 30 leitos de terapia intensiva no total.

A capacidade assistencial também será ampliada com a implantação de 50 novos leitos de enfermaria, sendo 20 pediátricos e 30 adultos. Outros 30 leitos de enfermaria serão reformados. As intervenções incluem ainda a reforma e ampliação do centro cirúrgico, que passará a funcionar com cinco salas, além da ampliação do Serviço de Nutrição e Dietética e da Central Farmacêutica.

O projeto prevê ainda a construção de uma nova emergência e de uma nova Central de Material Esterilizado, estrutura essencial para reforçar a segurança dos pacientes e qualificar o funcionamento da unidade. Também está prevista a requalificação da fachada principal do hospital.

A secretária estadual de saúde, Roberta Santana, também destacou a construção do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral de Guanambi. O espaço dará maior suporte às atividades acadêmicas dos cerca de 2 mil estudantes de graduação que passam mensalmente pela unidade, além dos residentes que têm o hospital como campo de formação.

As novas intervenções se somam a investimentos recentes já realizados pelo Governo do Estado no Hospital Geral de Guanambi. Em junho de 2025, foi entregue a reforma da Enfermaria Cirúrgica, com reestruturação de 30 leitos de enfermaria e do Banco de Leite Humano, em investimento de R$ 2,84 milhões. Em outubro de 2023, a unidade também recebeu a ampliação de 30 leitos de enfermaria, com aporte de R$ 1,56 milhão.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brasil proíbe apostas em sites de previsão sobre eleições, reality shows e resultados de jogos Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A partir do dia 4 de maio, o cenário para quem utiliza plataformas de mercado de previsões no Brasil sofrerá uma mudança drástica. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução 5.298, que proíbe a negociação de contratos baseados em eventos de entretenimento, política e esportes. Na prática, a medida encerra a possibilidade de investidores apostarem em resultados de eleições, vencedores de reality shows ou placares de partidas de futebol por meio desses mecanismos, que funcionam como uma “bolsa de apostas” onde os usuários negociam entre si.

A decisão, divulgada na sexta-feira (24), estabelece que apenas temas estritamente econômicos e financeiros continuarão permitidos. Dessa forma, contratos ligados à variação da inflação, taxas de juros, câmbio ou o preço de commodities — como petróleo e minério de ferro — seguem liberados sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo do governo é fechar uma brecha regulatória que permitia a essas plataformas operar sem as exigências impostas às chamadas “bets”.

De acordo com o entendimento do governo, os mercados preditivos que tratam de eventos não financeiros atuam, na realidade, como jogos de azar e não como investimento de risco tradicional. Ao classificar esses contratos como derivativos, o CMN busca evitar que empresas ofereçam palpites sobre eventos sociais ou culturais sem possuir a licença do Ministério da Fazenda, o pagamento de taxas específicas e a adoção de regras de proteção ao jogador, itens obrigatórios para as casas de apostas esportivas regulamentadas.

A nova norma atinge em cheio plataformas estrangeiras que oferecem serviços a brasileiros, reduzindo significativamente o leque de atuação desse setor no país. Ao restringir o objeto dos contratos, a equipe econômica tenta mitigar riscos para os investidores, reduzir a especulação excessiva em temas sensíveis — como o processo eleitoral — e organizar um mercado que vinha crescendo de forma acelerada à margem de regras claras.

A fiscalização do cumprimento das novas normas ficará a cargo da CVM, que deve publicar regulamentações complementares em breve. A medida faz parte de um pacote mais amplo do Governo Federal para estruturar o mercado de apostas e produtos financeiros, garantindo que atividades com características de jogo sejam tributadas e fiscalizadas com o mesmo rigor, independentemente da tecnologia ou do modelo de negócio utilizado. As informações são da Agência Brasil.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora terá R$ 100 milhões para transformar infraestrutura da cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora deu um passo decisivo para a viabilização de um dos maiores pacotes de investimento da história recente do município. Em sessão realizada nesta segunda-feira (27), o Legislativo aprovou, em primeira votação, o projeto que autoriza a prefeitura a contratar um empréstimo de até R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O recurso, que será viabilizado por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), promete redesenhar a realidade urbana e rural da cidade baiana.

Com um placar folgado de 11 votos favoráveis contra apenas dois, a proposta foca prioritariamente em gargalos históricos de infraestrutura. O plano de aplicação dos recursos da gestão Joanina Sampaio prevê uma ofensiva de obras de pavimentação, drenagem e saneamento básico, itens considerados vitais para a valorização imobiliária e a qualidade de vida da população. Além do asfalto, o montante será destinado à construção, ampliação e reforma de equipamentos públicos, modernizando não apenas a sede, mas também a zona rural e a estrutura administrativa municipal.

Pindaí
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pindaí ganha novo Complexo Policial e Estado ultrapassa 20 unidades entregues em 2026 Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Com as entregas da Delegacia Territorial (DT) e do Pelotão da cidade de Pindaí, o Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, ultrapassou neste sábado (25), chegou ao número de 21 unidades inauguradas em 2026.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o prefeito de Pindaí, João Veiga, o comandante-geral da PM, Antônio Carlos Silva Magalhães, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, entre outras autoridades participaram da entrega.

As estruturas estão localizadas no bairro da Vila Nova e contaram com investimento de R$ 2,7 milhões. Mais modernos, os espaços vão garantir maior conforto aos policiais e também para a população que necessitar de atendimento.

Padronizado com as novas cores da corporação, o Pelotão da PM vem equipado com salas para o comando e subcomando, vestiários, auditório, salas de monitoramento e outras estruturas.

A DT da Polícia Civil, por sua vez, possui salas de atendimento, para o delegado titular e investigadores, além da seção de inteligência, espaço para reconhecimento de suspeitos e área de custódia.

“O governador Jerônimo Rodrigues tem promovido uma revolução na modernização das Forças Policiais e de Bombeiros da Bahia. Cerca de 270 novas estruturas foram entregues em pouco mais de 3 anos e 3 meses. Importante destacar também os 9.500 profissionais contratados, os novos armamentos e equipamentos de inteligência”, enfatizou o secretário Werner.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito autoriza requalificação da Avenida Agnelo com interligação ao Conjunto Penal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, anunciou a requalificação da Avenida Agnelo dos Santos Azevedo, na entrada do município.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito detalhou que o projeto prevê a requalificação, pavimentação e iluminação de toda extensão da via. “Estamos recepcionando esse investimento. Fizemos toda tratativa com o nosso governador para que pudéssemos entregar essa importante obra para o nosso município. Desde o início do governo, trabalhei bastante em cima desse projeto e, graças a Deus, nesta semana o governador autorizou”, comemorou.

A obra, em parceira com o Governo do Estado, está orçada em mais de R$ 7 milhões apenas na primeira etapa. Em sua fase final, a requalificação irá ligar a Avenida Agnelo até as imediações do Conjunto Penal. “Será uma obra de mobilidade e de grande relevância para o nosso município. Ela dará mais qualidade de vida para a população, especialmente para as pessoas que moram nas redondezas”, apontou.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Presidente da Cerb destaca obra histórica que levará água para 5 mil pessoas em Carinhanha Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) confirmou, nesta terça-feira (21), um investimento de R$ 34.276.000 para transformar o acesso a recursos hídricos no sertão baiano. A iniciativa, que beneficia 13 localidades rurais do município de Carinhanha, marca a gestão de Larissa Moraes, a primeira mulher a comandar a autarquia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste, em tom de celebração, a presidente destacou o impacto social da medida. “É um feito histórico. São 5 mil pessoas que vão ter água nas suas torneiras. É uma obra de praticamente um ano, mas a gente vai apertar para menos, porque sabemos da necessidade da população”.

O projeto é viabilizado por uma articulação entre o Governo do Estado e o Governo Federal, utilizando recursos do novo PAC. Larissa reforçou que o retorno do programa federal foi o divisor de águas para ampliar o alcance das obras no interior baiano. “A gente sabe que só com o dinheiro que vem do Governo do Estado não conseguimos avançar muito em obras. Mas agora, com essa união do PAC, com o Governo do Estado e com os municípios, estamos avançando demais”, explicou a gestora, enfatizando que o foco atual é a zona rural.

A estratégia técnica para garantir a qualidade da água envolve a captação direta no Rio Carinhanha por meio de um sistema flutuante. Segundo a presidente da Cerb, a escolha da fonte foi estratégica devido à balneabilidade do local. “A gente vai fazer a captação no Rio Carinhanha porque ele tem a água mais pura, mais limpa. Então fica muito mais fácil de a gente levar a água tratada para a casa das pessoas”, detalhou. A obra visa corrigir uma distorção histórica, oferecendo infraestrutura para quem vive longe dos centros urbanos.

Ao entregar o anúncio à população, Larissa Moraes reiterou o compromisso com o olhar social sobre o sertão, defendendo o cuidado com a população que vive na zona rural. “Essa população merece. É uma população que sofre e que, às vezes, é invisibilizada por estar na zona rural, mas a gente tem esse olhar atento. Porque quem não tem água não tem vida, e a gente está aqui para realizar o sonho das pessoas”, concluiu a presidente.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
R$ 26 milhões: Prefeito de Brumado assina ordem de serviço para novo Mercado Municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, deu um passo decisivo para a modernização da infraestrutura urbana e o fomento da economia local na última sexta-feira (17). Durante a cerimônia de inauguração da Avenida Cléio Antônio Diniz, no bairro Santa Tereza, o gestor assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Mercado Municipal. O projeto, aguardado há décadas pela população, representa um investimento robusto de mais de R$ 26 milhões apenas em sua primeira etapa.

Para o prefeito, a assinatura do documento vai além do compromisso administrativo, carregando um forte teor emocional e simbólico. Abrantes revelou que sua história de vida está profundamente ligada ao entreposto comercial, descrevendo a reforma como a concretização de um sonho pessoal. A conexão vem de berço: seus pais se conheceram no ambiente da feira, onde seu pai trabalhava como açougueiro e sua mãe como operadora de caixa.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor relembrou sua trajetória no local e destacou o impacto social da obra. “Essa obra tem um simbolismo muito grande para mim como prefeito. Meu pai era açougueiro, minha mãe era comercial do caixa na época, se conheceram na feira. Eu vivi uma grande parte da minha vida ali ajudando e, hoje, poder projetar um novo mercado para melhorar a qualidade de vida dos feirantes e a economia da cidade, trazer condições dignas de trabalho para aquele povo é muito gratificante”, declarou Abrantes.

A revitalização foca em transformar o Mercado Municipal em um equipamento moderno e funcional, capaz de impulsionar a geração de emprego e renda na região. O objetivo central é oferecer dignidade aos trabalhadores e um ambiente de excelência para os consumidores, garantindo que o local volte a ser o coração pulsante da economia brumadense. Durante o ato, o prefeito fez questão de agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues pela sensibilidade em atender a demanda, reforçando a parceria entre o município e o estado para viabilizar o projeto.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Macaúbas investe R$ 3,5 milhões na construção de 30 casas populares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Macaúbas oficializou na segunda-feira (13) um investimento de R$ 3.589.000,00, destinado à expansão da infraestrutura habitacional do município. O extrato do contrato nº 062/2026, publicado no Diário Oficial, formaliza a construção de 30 novas unidades habitacionais, visando reduzir o déficit de moradia para a população de baixa renda na região.

O projeto será executado pela empresa Araujo Durães Engenharia Ltda, que sagrou-se vencedora da Concorrência Eletrônica nº 003/2026. A parceria, firmada por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEMOI), faz parte das metas de desenvolvimento urbano da gestão atual e foca no atendimento social por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

As novas residências serão erguidas no Bairro Alto do Alexandrino, área estratégica para o crescimento habitacional da cidade. Segundo o documento oficial, as obras têm início imediato e o cronograma de execução está previsto para ocorrer entre abril de 2026 e julho de 2027. O prazo de vigência contratual estipulado é de 15 meses, período em que a empreiteira deverá entregar o empreendimento finalizado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado conquista licença ambiental para obra histórica de esgotamento sanitário Foto: Divulgação/PMB

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, comemorou nas redes sociais a licença ambiental concedida pelo Inema para início do esgotamento sanitário municipal. A obra é considerada histórica e de grande relevância para a cidade.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor destacou que o esgotamento era uma das prioridades de seu governo. “Muito feliz com a licença ambiental do Inema na nossa mão. Todo prefeito defende uma bandeira e tem um sonho a realizar e, desde que entrei na vida pública, sempre entendi que uma das prioridades que Brumado precisava resolver era justamente a questão do esgotamento sanitário”, declarou.

Abrantes afirmou que, embora seja uma obra “invisível” e que, por isso mesmo, muitos prefeitos não tenham interesse em executar, em sua visão, o investimento em esgotamento representa qualidade de vida e saúde para população. “Sempre lutei para que pudéssemos conquistar essa importante obra. Hoje, trazemos essa boa notícia”, celebrou. O gestor fez questão de agradecer especialmente ao governador Jerônimo Rodrigues e as demais lideranças políticas que auxiliaram na viabilização do pleito.

Com a licença, a Embasa já poderá licitar as obras para início do esgotamento sanitário do município. Ao todo, R$ 190 milhões serão investidos no projeto via Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). O prefeito ressaltou ainda que a obra irá gerar emprego, renda e desenvolvimento para Brumado. “É uma vitória para nós, um sonho antigo da nossa população. Me sinto realizado. É um legado, uma obra que vai ficar marcada nas nossas vidas”, resumiu.

O sistema de esgotamento inclui a instalação de 1 rede coletora com extensão de 241 km, 7 estações elevatórias, 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) e 1 emissora final com extensão de 140 metros para tratamento do esgoto que, hoje, é despejado no Rio do Antônio. Assim, a concretização do projeto também refletirá na despoluição do rio, uma reivindicação antiga da comunidade.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jerônimo Rodrigues garante R$ 3,5 milhões para construção de nova UBS em Guanambi Foto: Divulgação/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues oficializou na quarta-feira (08), mais um importante avanço para a saúde pública do município de Guanambi. Durante agenda oficial no Palácio de Ondina, com o prefeito Nal Azevedo, foi firmado um convênio de aproximadamente R$ 3,5 milhões para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Monte Azul. O encontro contou com a presença secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola e serviu para alinhar o andamento de outras obras e parcerias em execução na cidade.

O investimento total para a obra é de R$ 3.576.292,11. Desse montante, a maior fatia - cerca de R$ 3,3 milhões - será custeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), enquanto a Prefeitura de Guanambi aplicará R$ 178.814,61 como contrapartida municipal. O Convênio nº 095/2026 já foi devidamente publicado no Diário Oficial do Estado, assegurando o início dos trâmites para a execução do projeto, que prevê uma estrutura de Porte III, capaz de suportar uma demanda significativa de atendimentos.

A nova unidade será instalada na praça principal do Bairro Monte Azul, localização escolhida de forma estratégica para facilitar o acesso da população. O alcance do atendimento será amplo, abrangendo não apenas os moradores de bairros vizinhos, como Renascer I e II, Santa Rita, Residencial dos Pássaros, Loteamentos Cerqueira I e II, Gameleira e parte do Beija-flor. Além da zona urbana, a UBS servirá como ponto de referência para as famílias da comunidade de Tabua Grande e adjacências, fortalecendo a rede de atenção primária na região.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Prefeito visita obras que prometem transformar a cidade e disparar a geração de empregos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com uma agenda extensa na cidade de Brumado nesta quinta-feira (02), o prefeito Fabrício Abrantes começou o dia fazendo uma visita no Mercado Municipal. O gestor esteve acompanhado de vereadores e dos representantes da empresa responsável pelas obras de revitalização no local.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Abrantes disse que a visita teve por objetivo realizar uma avaliação nas instalações do mercado. As obras serão iniciadas na próxima semana e a estimativa de conclusão dos trabalhos é de dois anos. Os investimentos totalizam R$ 26 milhões. Para Fabrício, a obra irá marcar o seu governo e a sua vida. “A gente vai acompanhar de perto e estar sempre fiscalizando para fazer a entrega desse importante equipamento para nossa população. Essa obra não tem simbolismo só para os feirantes, tem pra mim também. Fui nascido e criado na feira. Vivi a minha infância aqui”, afirmou.

Na sequência, o prefeito e sua comitiva seguem para uma avaliação na ponte do Bairro São Félix e para o Bairro São Jorge, onde será dada a ordem de serviço para requalificação da ponte localizada na região.

Brumado: Prefeito visita obras que prometem transformar a cidade e disparar a geração de empregos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como parte da agenda do dia, ele também fará uma visita no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), cujas obras já foram iniciadas no município. O prefeito destacou que se trata de uma obra de extrema relevância, visto que, a partir de agora, os dependentes químicos terão um cuidado especial. “Hoje, graças a nossa gestão, aos investimentos do governador, do presidente Lula e ao alinhamento que a gente vem fazendo, Brumado tem recebido muitos investimentos que irão melhorar a qualidade de vida das pessoas e desenvolver o município e toda nossa região”, declarou.

Além dos investimentos mencionados, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão reformadas - as obras já tiveram início. “Brumado virou, de fato, um canteiro de obras”, completou o gestor.

Feliz e satisfeito com o trabalho que vem sendo feito no município, o prefeito comemorou os números de Brumado no cenário estadual. A Bahia está em terceiro lugar no país no que diz respeito à geração de emprego: são mais de 6 mil empregos de carteira assinada. Já Brumado é a terceira cidade do interior baiano a promover mais emprego e renda, perdendo somente para Camaçari e Feira de Santana. “São notícias boas. É Brumado se destacando: foram mais de 580 empregos de carteira assinada gerados aqui. São muitos investimentos chegando na nossa cidade”, concluiu.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com tecnologia termal , Governo da Bahia entrega superdrones para combate a facções Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O Governo da Bahia reforçou, nesta sexta-feira (27), o arsenal tecnológico das forças de segurança com a entrega de cinco aeronaves não tripuladas de última geração, os chamados “superdrones”. As novas ferramentas, destinadas às Polícias Militar e Civil, foram apresentadas em frente ao Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com um investimento aproximado de R$ 700 mil, viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), os equipamentos chegam para elevar o patamar das ações de inteligência e monitoramento tático no estado, com foco prioritário no enfrentamento ao crime organizado e em operações em áreas de difícil acesso.

Os dispositivos contam com especificações técnicas robustas, incluindo câmeras com função termal, capazes de identificar pessoas e alvos através do calor corporal, mesmo em ambientes de mata fechada, edificações ou durante o período noturno. O secretário da SSP, Marcelo Werner, destacou que a tecnologia é fundamental para garantir a segurança dos agentes em campo, fornecendo uma visão antecipada de cenários de risco antes da incursão por terra. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, a capacidade de sobrevoar alvos a grandes distâncias sem ser detectado permite um planejamento mais preciso e aumenta consideravelmente a taxa de sucesso das investigações e operações de captura.

Com tecnologia termal , Governo da Bahia entrega superdrones para combate a facções Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em termos de desempenho, os superdrones atingem uma velocidade de até 90 km/h e possuem um sistema de transmissão com alcance de até 40 quilômetros, enviando imagens em tempo real para as bases de comando. Um dos maiores diferenciais é o potente zoom híbrido de 400x, que possibilita a identificação de placas de veículos e indivíduos a uma distância de 5 quilômetros, ou objetos maiores a até 10 quilômetros de distância. Essa precisão cirúrgica é vista como um divisor de águas pela Polícia Militar, que já utiliza ferramentas semelhantes para mediar conflitos agrários no interior do estado e gerenciar o policiamento em grandes eventos.

O comandante-geral da PM, Coronel Magalhães, reiterou que o suporte tecnológico permite identificar o tipo de resistência armada que as equipes podem encontrar em territórios conflagrados, otimizando o emprego de efetivo e reduzindo a letalidade. Além do combate direto às facções criminosas, a autonomia de voo e a capacidade de processamento de dados dos novos equipamentos serão integradas às rotinas de vigilância aérea contínua, consolidando a estratégia de “segurança baseada em dados” adotada pela gestão estadual para frear os índices de criminalidade na Bahia.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013