Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

28 Mar 2020 - 19:00h

O melhor e mais saboroso açaí da cidade é o do Kabana Natural, disso não temos dúvidas. Agora ainda melhor, com uma super promoção e entrega grátis. Todos os açaís de 400 ml por apenas R$ 8 a unidade. Já os açaís de 500 ml saem a R$ 9 a unidade. Não perca essa promoção imperdível! Kabana Natural, o melhor e o melhor preço da cidade! Faça o seu pedido com entrega grátis através, ligue: (77) 99915-2653 ou envie um WhatsApp. Entrega grátis das 16h às 22h.

28 Mar 2020 - 13:40h

A Polícia de Guanambi, a 141 km de Brumado, sob o comando do tenente coronel Arthur Mascarenhas, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante a realização da Operação Força Tática, acabou uma festa com som em volume excessivo na Rua Palmira Cardoso, Bairro Ipiranga. Ao chegar ao local, a dona da residência, informou a polícia, que estava festejando o aniversário de seu filho, sendo que no interior da residência a Polícia Militar flagrou diversos jovens fazendo uso de bebida alcoólica. Ao ser procedida a abordagem em todos os presentes, a Polícia contabilizou 62 pessoas, sendo 30 adolescentes e 32 adultos, dentre eles um indivíduo, envolvido no tráfico de drogas na cidade e que havia sido liberado pela justiça no mês passado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a proprietária da residência foi encaminhada para a delegacia para responder criminalmente por estar servindo bebida alcoólica para menores de idade e por estar descumprindo decreto municipal que proíbe realização de festas, bem como o acusado de tráfico, por estar violando as regras impostas pela justiça da sua liberdade condicional. Os 30 adolescentes também foram conduzidos para delegacia e entregues ao Conselho Tutelar e posteriormente aos seus pais.

28 Mar 2020 - 10:20h

No Decreto nº 5.247 (veja aqui), publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (27), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estabelece medidas para a gestão das despesas e controle dos gastos de custeio e de pessoal para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo o decreto, ficam suspensas as despesas públicas decorrentes das seguintes atividades: dos prestadores de serviços vinculados ao funcionamento das escolas municipais, exceto vigilância; das obras públicas que estão vinculadas a pagamentos com recursos próprios do tesouro municipal; vinculadas às Secretarias Municipais, exceto à de Saúde, que não estejam ligadas ao enfrentamento da Covid-19; e prorrogação e celebração de novos contratos que impliquem em acréscimo de despesa. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, também ficam reduzidos em 50%: os subsídios dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários municipais) e as gratificações denominadas de Condição Especial de Trabalho (CET) no âmbito do funcionalismo público municipal. As gratificações, na Secretaria Municipal de Educação referente à função de direção, vice-direção e coordenação de escola, bem como o denominado desdobramento, além das gratificações dos professores pelo fato de estarem em sala de aula, ficam suspensos com a cessação das atividades escolares. As despesas com limpeza pública (varrição e coleta) serão reduzidas. Entre outras medidas, o Secretário Municipal de Saúde está autorizado a realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais de saúde que se façam necessários para a execução das medidas de combate ao coronavírus.

28 Mar 2020 - 10:05h

Na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (27), o Município de Brumado publicou a Portaria nº 102 (veja aqui) convocando auxiliares administrativos e de serviços gerais para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. Excepcionalmente em razão da pandemia, os servidores que constam na relação divulgada pela Administração deverão prestar suporte ao atendimento hospitalar. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as escalas e locais de trabalho serão publicadas pela Secretaria Municipal de Saúde, devendo o servidor convocado apresentar-se no prazo máximo de 48 horas, no RH do Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). O não atendimento à convocação sujeitará o servidor às penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Públicos. Em caso de recusa, o servidor deverá apresentar as suas razões através de um pedido de reconsideração diretamente ao RH do HPMN, acompanhado dos documentos comprobatórios que justifiquem a sua condição. Os servidores que não foram convocados na referida portaria poderão ser em outra oportunidade.

28 Mar 2020 - 09:05h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, disse ser a favor do isolamento vertical e de que o comércio possa ser gradativamente reaberto, porém ainda é cedo para isso. “Também sou empresário e quero que a situação se normalize logo. Sou a favor da verticalização. Acho que o setor produtivo tem que estar se movimentando. Cada dia que passa fica mais difícil e, mais alguns dias, vai sufocando o comércio. A palavra é cautela”, avaliou. Messias frisou que a CDL está em contato com as autoridades de saúde a fim de saber da realidade no município e, assim, poder adotar a melhor conduta frente ao funcionamento do comércio. 

No entanto, segundo ele, no momento é preciso ter muito cuidado para não tomar uma decisão precipitada e pôr em risco toda população. “Em Brumado, várias suspeitas foram detectadas, mas ainda não foram feitos os testes. O Lacen, em Salvador, está abarrotado. Então, não sabemos a real condição dos munícipes. Já tivemos um caso. A vulnerabilidade de voltarmos as atividades e nem todo mundo adotar as medidas protetivas pode acarretar um surto grande se tiver alguém contaminado na cidade”, alertou. Neste final de semana, a CDL irá avaliar, juntamente com a secretaria de saúde, todos os fatores locais, bem como o comportamento do governo, para, na segunda-feira (30), ser adotado um posicionamento mais concreto. “É preciso ter certeza da decisão que vamos tomar. Vamos aguardar. Espero que todos compreendam”, reiterou.

28 Mar 2020 - 08:10h

O Ministério Público Estadual (MPE) está acompanhando a situação relativa à continuidade do fornecimento da alimentação escolar no período do fechamento das escolas em diversos municípios baianos. Promotores de Justiça de várias comarcas expediram recomendações, esta semana, solicitando a adoção de providências voltadas ao fornecimento adequado da merenda durante a suspensão das aulas por conta do Covid-19, o novo coronavírus. Além disso, nota técnica que trata do assunto foi elaborada pelos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam) e da Criança e do Adolescente (Caoca). Para os municípios de Caculé, Ibiassucê, Guajeru, Rio do Antônio, Tanque Novo e Botuporã, a promotora de justiça Fernanda Lima Cunha, orientou caso haja a continuidade do fornecimento da alimentação escolar, seja feito um rodízio e descentralização no processo de entrega em pontos estratégicos das cidades.

28 Mar 2020 - 06:50h

O prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, anunciou na noite da última sexta-feira (27), um plano de amparo social para as famílias carentes do município. A proposta visa a distribuição de cestas básicas, no período da crise a famílias com vulnerabilidade social. De acordo com o gestor, todas medidas adotadas pelo executivo serão mantidas até segunda ordem. “Eu sei que os comerciantes, as atividades econômicas de modo geral, irão sofrer impacto, mas esperamos que, vencer essa crise pandêmica o mais rápido possível e certamente quanto mas rápido essa crise for superada, mais rápido também a economia, ela vai voltar à normalidade”, disse. Segundo Gondim, um plano de flexibilização fiscal para ajudar as empresas será implantado nos próximos dias.

28 Mar 2020 - 06:30h

As atividades na 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran), em Brumado, estão suspensas, por tempo indeterminado, por conta das medidas de prevenção e contenção ao coronavírus. A determinação atende o cumprimento dos decretos do Governo do Estado e do o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A diretoria decidiu suspender os serviços de primeira habilitação e renovação da CNH, considerando a proibição da utilização do sistema biométrico, estabelecida em Decreto Estadual. Informações no site da autarquia (www.detran.ba.gov.br) e no aplicativo, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e IOS. Além disso, pelo aplicativo e pelo site do Detran-Ba também é possível realizar a consulta a informações de veículo; informações de condutor; resultado de Recurso de Infração; Certidão Negativa de Multa; consulta a valores e taxas de serviços e outros serviços.

28 Mar 2020 - 06:20h

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, flexibilizou um decreto para que alguns pontos comerciais da cidade voltem a funcionar na sexta-feira (27). A flexibilização vale para hortifrútis, frigoríficos, lojas de alimentos para animais e produtos agropecuários, hotéis e pousadas, lojas de material de construção, marmorarias, vidraçarias, serralherias e todos os estabelecimentos ligados à cadeia produtiva da construção civil, lojas de autopeças, borracharias e oficinas mecânicas. O decreto anterior, que suspendia todo o comércio do município, estaria válido até o domingo (29). Apesar da nova medida, escolas da rede municipal e estabelecimentos privados de ensino, incluindo universidades e faculdades particulares, seguem fechados. Antes da determinação que pedia o fechamento dos pontos comerciais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista pediram a suspensão do funcionamento do comércio varejista. Com a flexibilização do decreto, os varejistas pediram para que também possam voltar a funcionar, mas a prefeitura ainda não se pronunciou sobre a situação. Até sexta-feira (27), Vitória da Conquista não tinha casos confirmados de coronavírus. O município registrou 123 casos suspeitos; 35 foram descartados.

28 Mar 2020 - 06:15h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta sexta-feira (27), mais 15 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 123. De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 1.240 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação. Segundo informações do órgão, 55,3% dos casos confirmados são mulheres e 44,7% são homens. A faixa de idade em que mais foram registrados casos foi entre 30 e 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos, seguida da faixa de 80 e mais, indicando o maior risco de adoecer entre os idosos. A Secretaria de Saúde informou que até o momento, 16 casos estão com diagnóstico clínico de cura.

28 Mar 2020 - 06:10h

É inevitável que a próxima onda da pandemia atinja em cheio a América Latina, alertou ontem em editorial a revista médica Lancet. O Brasil será o país mais afetado e poderá ter até 1,15 milhão de mortos, de acordo com a projeção de outro estudo. Um dos principais eixos globais de informação científica sobre a Covid-19, a Lancet destaca que alguns governos ainda não encaram a doença com seriedade e cita especificamente o presidente Jair Bolsonaro, o único governante a ter o nome mencionado - e criticado. á o estudo “O impacto global da Covid-19 e as estratégias de mitigação e supressão”, do grupo de Resposta à Covid-19 do Imperial College, de Londres, previu em 1.152.283 o número de mortes no Brasil, caso medidas de contenção não sejam tomadas. No outro extremo, com as medidas mais radicais e precoces, esse número despencaria para 44 mil brasileiros mortos. “Muitos governos têm respondido rapidamente, mas muitos ainda não encaram a ameaça da Covid-19 com seriedade - por exemplo, ignorando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem sido fortemente criticado por especialistas em saúde e enfrenta uma reação negativa cada vez maior por sua fraca resposta”, diz o editorial. De acordo com o jornal o Globo, o cenário para o Brasil é sombrio. Foi uma análise desse mesmo grupo do Imperial College que fez o premier britânico, Boris Johnson, ele próprio agora infectado, mudar a política do país e adotar o distanciamento social radical, com uma série de medidas mais restritivas.

28 Mar 2020 - 06:05h

O Ministério da Saúde divulgou o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são: 92 mortes e 3.417 casos confirmados. No balanço anterior, que marcou o primeiro mês da circulação do novo coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil, os números apontavam 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Em relação às mortes, o aumento foi de 19%, e de 17% em relação aos casos do dia anterior. De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, havia 116 pacientes internados em enfermarias e outros 148 pacientes em UTI. Os números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.

27 Mar 2020 - 21:15h

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval Cássia Meira (PL), o vice, Fernando Silva Santos (PPS), secretários e vereadores municipais, anunciaram a doção de 50% dos valores de seus salários no período de três meses para o combate a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os valores serão destinados para a compra de equipamentos para o Hospital Municipal e álcool gel para a população local. Até o momento, o município de Dom Basílio possui 7 casos suspeitos, 204 em monitoramento, 1 aguardando resultado, nenhum confirmado e nenhum descartado. A prefeitura da cidade já anunciou que manterá os decretos de isolamento social, barreiras sanitárias e fechamento do comércio devido ao resultado positivo na proliferação do vírus.

27 Mar 2020 - 18:30h

A secretaria de saúde de Brumado divulgou nesta sexta-feira (27) um novo boletim de atualização do Vocid-19, o novo coronavírus no município. Desta vez, subiu para 147, o número de casos suspeitos do vírus. De acordo com o boletim, 01 caso já foi confirmado, 03 descartados e 08 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

27 Mar 2020 - 17:00h

A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em 5% e o do diesel em 3% nas refinarias a partir deste sábado (28), informou a companhia. Segundo a estatal, o preço médio da gasolina passa a ser de R$ 1,08 por litro - o menor desde 31 de outubro de 2011. A redução ocorrerá em meio a um tombo dos preços de petróleo e derivados por impactos da expansão do coronavírus e de uma guerra de preços entre grandes produtores globais da commodity. É a segunda redução no preço da gasolina esta semana, e a primeira no diesel. Na quarta-feira, o preço da primeira foi reduzido em 15% nas refinarias. Com isso, no acumulado do ano a redução do preço da gasolina é de 43,5%. Já no caso do diesel, é de 31,3%. O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis, lembra a Reuters.

27 Mar 2020 - 16:20h

O ex-líder do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara Municipal de Brumado, vereador Reinaldo de Almeida Brito, o Rey de Domingão, assinou filiação ao Democratas, nesta sexta-feira (27) e declarou apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes (DEM). O parlamentar deixa a base de situação e adere a proposta de renovação comandada por Abrantes. “A política é o meio mais eficiente, quanto se pensa nas pessoas, de mudar a realidade para melhor de qualquer sociedade. Por isso, estou colocando meu nome para, ouvindo nossa gente, fazer o melhor para todos”, frisou Fabrício durante a adesão. “Tenho um olhar para nosso município como um todo e buscamos fazer o melhor para as pessoas. Mas, tenho uma grande preocupação com as pessoas que mais precisam do Poder Público, em todos os aspectos, e vi em Fabrício justamente o pensamento de mudar a realidade de Brumado, por isso estou aqui somando forças com Fabrício e demais membros do grupo para juntos fazermos um município melhor”, declarou Reinaldo.

27 Mar 2020 - 15:00h

No início da noite da última quinta-feira (26), quatro bandidos encapuzados e armados invadiram uma residência na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, fazendo como refém toda uma família. De acordo com o Radar 030, os moradores da casa foram amarrados e molhados com gasolina. Os assaltantes ameaçavam queimar todos vivos caso a família não indicasse onde estavam objetos de valor e dinheiro. Os bandidos levaram cerca de R$ 40 mil e joias. A polícia foi acionada depois de os moradores conseguirem se desamarrar. A PM continua realizando diligências na tentativa de prender os indivíduos.

27 Mar 2020 - 14:30h

O site Achei Sudoeste registrou três linhas de frente da operação tapa buracos na cidade de Brumado, na quinta-feira (26), mesmo diante do decreto de quarentena municipal. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já havia declarado em entrevista a nossa reportagem que as obras de infraestrutura acontecem em campo aberto, o que minimiza os riscos de contaminação ao coronavírus. Por isso, segundo ele, a prefeitura não iria parar tais obras.  Entendendo como pressuposto para retomada das atividades, comerciantes se uniram e solicitaram do poder público a suspensão do decreto de quarentena do comércio sob o argumento de seguir as normas de higienização e controle da pandemia.

27 Mar 2020 - 14:05h

O Consórcio de municípios da Bacia do Paramirim e região sudoeste da Bahia realizou uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (27), na cidade de Caturama, para debater a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus na região. Os gestores de Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Jussiape, Érico Cardoso, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Novo Horizonte e Botuporã decidiram em permanecerem com os decretos de isolamento social por conta do coronavírus. Os prefeitos ainda confirmaram a continuidade de todas as medidas preventivas, inclusive as barreiras sanitárias. O presidente do consórcio da Bacia do Paramirim, Roberval Cássia Meira (PL), prefeito de Dom Basílio, o isolamento social e as ações determinantes tiveram um efeito positivo e por isso, os gestores permanecerão com suas atividades nesse sentido. O município de Brumado faz parte do Consórcio e não enviou nenhum representante para a reunião presencial. Na última quinta-feira (26), em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que poderia flexibilizar decreto e determinar reabertura do comércio.

27 Mar 2020 - 13:15h

O Ministério da Saúde autorizou o uso de cloroquina no tratamento de casos graves de infecção pelo novo coronavírus. (Veja aqui). De acordo com a pasta, o uso do medicamento não é recomendado para casos leves do vírus, tratados fora do ambiente hospitalar devido aos efeitos colaterais. Agora testada no combate ao coronavírus, a cloroquina costuma tratar doenças como malária, lúpus, artrite reumatoide, doenças autoimunes (quando o organismo faz uma reação contra o próprio organismo) e quando indicado também é solicitado para exame de fundo de olho a fim de avaliar se existe depósito na retina, por isso é feito um acompanhamento em conjunto. Para o oftalmologista brumadense Marlúcio Abreu Filho, a toxicidade da droga, dose e tempo de uso podem causar doença na retina. “É preciso ter muita cautela com o uso, devendo ser feito o acompanhamento com a equipe médica que prescreveu, juntamente com um oftalmologista para se tornar uma droga segura”, avaliou.