Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2014"

25 Abr 2014 - 14:20h

Mesmo cumprindo pena na delegacia de Brumado, Edson Renato Urunga, o Nego Drama, casou-se na manhã desta sexta-feira (25) com Vanessa Souza da Silva no Fórum Dr. Duarte Moniz. O casamento foi celebrado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães sob os olhares dos familiares do detento, que cumpre pena por receptação de veículo roubado. Nego Drama chegou ao Fórum algemado acompanhado por um investigador da polícia civil. No local, ele foi recepcionado pelo filho, mãe e amigos. 

O juiz declarou ao site Brumado Notícias que é comum o casamento de um presidiário, pois o mesmo não está impedido de contrair núpcias. “A diferença é que a lua de mel será adiada, pois Edson terá de cumprir uma parte da pena, mas poderá progredir para o regime aberto”, explicou o magistrado. Guimarães adiantou que o custodiado cumprirá parte de sua pena no presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador. O detento falou à nossa reportagem sobre os planos para o futuro. “Para mim foi uma bênção de Deus. Graças a Ele agora estou casado. Vou terminar de cumprir minha pena e depois vou cuidar da minha família”, disse.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

25 Abr 2014 - 14:00h

Natal Magno Mascarenhas, natural da cidade de Tanhaçu, foi preso na manhã desta sexta-feira (25), em Brumado, após tentar subornar policiais militares. Segundo o delegado Leonardo Rabelo, Mascarenhas ofereceu dinheiro aos policiais com o objetivo de que eles não apreendessem seu veículo, que estava irregular. Após a tentativa de suborno, os policiais prenderam o homem em flagrante. Ele está custodiado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) à disposição da justiça. 

25 Abr 2014 - 13:30h

Um veículo da empresa Novo Horizonte tombou na BR-030, sentido Brumado a Caetité, próximo à rodovia que dá acesso a cidade de Lagoa Real. O acidente aconteceu na última quinta-feira (24). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista teria passado mal ao volante, perdendo o controle da direção. Mesmo depois de tombar, o coletivo ainda se arrastou por cerca de 100 metros, só parando ao atingir um poste que sustentava um cabo de fibra ótica. Cinco pessoas estavam no veículo no momento do acidente. Elas sofreram apenas ferimentos leves.

25 Abr 2014 - 13:05h

Cinco dos 13 vereadores não compareceram a última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que foi realizada na noite de quinta-feira (24) por causa do feriado. Com poucos projetos e debates, a sessão seguiu normalmente. Apenas dois momentos mais tensos foram registrados nos pronunciamentos dos vereadores José Santos (PTC) e Castilho Viana (PSB), que abordaram a greve da Polícia Militar no estado. Sem utilizarem o tempo das considerações finais e nem o tempo de lideranças, a sessão, que começou por volta da 18h40, foi encerrada às 19h51.

25 Abr 2014 - 12:00h

Dono de um pequeno mercado no Bairro Dr. Juracy, assaltado durante a greve da polícia militar, o vereador brumadense José Santos (PTC), o Santinho, reprovou as paralisações da polícia durante a sessão legislativa realizada na última quinta-feira (24). O parlamentar relatou que ficou bastante aborrecido e chegou a passar mal após ser assaltado. “Fiquei uma hora e meia com todo o contingente lá dentro e ninguém me atendeu, passei tanta raiva que me deu uma forte dor no peito. Não tive tanta raiva do roubo como tive pelo desrespeito ao cidadão que foi em busca dos seus direitos”, desabafou, referindo-se ao momento em que foi prestar queixa na delegacia local. O parlamentar fez severas críticas à greve da PM, a qual gerou um total de 17 ocorrências no município, entre os quais assaltos, arrombamentos, saques e furtos. Para o vereador, a mídia não deveria cobrir a greve, pois, segundo ele, a divulgação é que causa o caos. “A polícia entra em greve e ainda publica na imprensa como se estivessem dizendo “população se cuidem, pois os bandidos vão tomar conta”. Penso que essas greves deveriam ser internas, sem divulgação, pois quando faz a publicidade na mídia os bandidos têm total liberdade para agir. A mídia deveria ficar de fora”, disse. Santinho acredita que o governo é o maior culpado pelas greves por não garantir um salário digno aos policiais.

25 Abr 2014 - 11:30h

A gasolina continua com preço promocional no Posto Sabrina II, em Brumado. No local, o combustível está custando apenas R$ 2,829 o litro. Abasteça o seu veículo no posto e faça uma grande economia. O Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Gasolina com o menor preço é no Posto Sabrina II.

25 Abr 2014 - 11:00h

Por decisão da Justiça Federal, o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique (PP), teve seu mandato cassado e direitos políticos suspensos. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa, referente a irregularidades na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ocorridas em 2001. O órgão acusa o gestor de ter realizado contratos sem a devida licitação. No processo também consta fracionamento de despesas para “fugir de processo licitatório” e desvio de finalidade de recursos do Fundef, pelo pagamento de duas professoras do ensino infantil com verba do ensino fundamental. Além da perda da função e suspensão dos direitos políticos, o pepista foi condenado a pagar uma multa de R$ 30 mil.

25 Abr 2014 - 10:40h

A carreta de eventos da Amarok já se encontra em Brumado para animar ainda mais o Amarok in Tour, o maior encontro de Amarok’s da Bahia. O encontro começa no início da noite desta sexta-feira (25), na Praça Coronel Zeca Leite, onde haverá exposição e tenda eletrônica, além de um stand de vendas e mapa do percurso. No sábado (26), o evento continua na praça. Já no domingo (27), a programação começará logo cedo com um mega feirão de veículos no local. Simultaneamente, as Amarok’s partirão da Brumauto com destino a cidade de Paramirim, onde percorrerão a Trilha do Rio da Caixa. Para se inscrever, é só ligar para (77) 3441-5000.

25 Abr 2014 - 09:50h

Em operação realizada na cidade de Caetité na última quinta-feira (24), a polícia militar prendeu dois homens e um acabou morto em confronto. O grupo fazia parte de uma quadrilha que estava praticando diversos crimes no município. Os dois indivíduos presos - um de nome Ney e o outro conhecido como DJ - já foram reconhecidos por várias testemunhas, vítimas de assaltos. Já o bandido Paulo de Jesus, 20 anos, vulgo Paulo Preto, foi morto após roubar duas motocicletas. Depois de ser perseguido, houve troca de tiros e o marginal foi alvejado. Com ele foram encontrados vários objetos roubados de uma loja de eletrônicos, um revólver calibre 32, roupas e munições, além de uma moto vermelha. O homem ainda chegou a ser socorrido, mas morreu na UPA 24 Horas. O criminoso já havia sido detido em 2013, quando uma mulher foi sequestrada e levada por ele até o Distrito de Ibitira, na cidade de Rio do Antônio, onde foi obrigada a realizar diversos saques bancários.

25 Abr 2014 - 09:20h

Líderes na categoria juvenil de ciclismo, os brumadenses Vinicius Dantas e Luan Rocha foram selecionados pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) para participarem da Copa Nordeste de Ciclismo, que será disputada na cidade de Teresina, nos dias 02, 03 e 04 de maio. Acompanhados por André Luís, reconhecido como grande incentivador do ciclismo na cidade, os atletas fizeram uma visita de cortesia ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e ao Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Miguel Lima Dias, para agradecerem o apoio que estão recebendo. O prefeito e o secretário desejaram sorte aos atletas e reafirmaram a disposição da administração em apoiar essas iniciativas esportivas.

25 Abr 2014 - 08:40h

Natural de Iguaí, no sudoeste da Bahia, a auxiliar de serviços gerais, Maria de Lurdes Dias, 46 anos, descobriu recentemente que possui uma pinça cirúrgica dentro do corpo. O material foi esquecido quando Maria de Lurdes realizou uma cirurgia para retirada do baço há 18 anos. Na época, a operação foi realizada no Hospital Manoel Martins por um médico de nome Péricles. O caso foi parar na Rede Record, onde a mulher, que sente fortes dores desde a realização da cirurgia, esteve no Programa da Tarde, a fim de denunciar a negligência e conseguir uma nova cirurgia para retirada da pinça. Na Bahia, muitos médicos se recusaram a fazer o procedimento, segundo ela.

25 Abr 2014 - 08:00h

Inúmeros registros de violência vêm sendo notificados na cidade de Caetité, no sudoeste baiano, e, principalmente, no comércio local. Diante da situação, os comerciantes decidiram paralisar as atividades nesta sexta-feira (25). Os empresários vão se reunir na Praça da Catedral, de onde sairão em passeata pelas ruas da cidade. De acordo com o Caetité Notícias, o intuito do manifesto é chamar a atenção das autoridades competentes. Um abaixo-assinado também reforçará o movimento. Qualquer pessoa pode contribuir assinando a petição que será encaminhada ao Ministério Público. Segundo uma das líderes da paralisação, as lojas devem continuar fechadas até que medidas plausíveis possam combater a criminalidade na cidade.

25 Abr 2014 - 07:00h

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

24 Abr 2014 - 19:15h

Ao retornar do trabalho na noite da última quarta-feira (23), um operário foi abordado por dois elementos que estavam em uma motocicleta vermelha. O assalto aconteceu próximo à linha férrea, na entrada do Bairro Esconso. Ao site Brumado Notícias, a vítima declarou que um dos bandidos sacou uma faca enquanto o comparsa simulava estar com uma arma de fogo por baixo da camisa. O marginal tentou desferir golpes no abdômen do operário, que se defendeu com as mãos, mas foi atingido com um chute e acabou caindo. Ele teve a carteira com documentos, um cheque e o salário da quinzena roubados pelos bandidos. 

Ainda assustado e com vários cortes nas mãos e nos braços, o operário prestou queixa pela manhã na delegacia. No período da tarde, ele compareceu ao Departamento de Polícia Técnica para fazer exame de corpo de delito. No bairro, os moradores relataram que não há segurança na localidade. “Infelizmente por ser um bairro longe do centro passam por aqui muitos dos maus elementos. Instintivamente nos é dado o toque de recolher, pois a partir das 20h o bairro fica parecendo uma cidade fantasma. Nos recolhemos mais cedo com medo”, disse uma moradora.

24 Abr 2014 - 17:15h

Durante uma blitz realizada pela polícia militar na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, três brumadenses - Rafael dos Santos Vieira Rocha, Deigly Leite Silva e Lucas tadeu dos Santos Vieira - foram detidos com 120 g de maconha. Suspeitos de estarem comercializando a droga, o trio e o carro em que estavam foram apreendidos. Na delegacia local, eles foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em depoimento à polícia, os brumadenses disseram que são apenas usuários. Eles teriam se deslocado para a cidade vizinha a fim de comprar o entorpecente nas mãos de traficantes locais.

24 Abr 2014 - 16:10h

Referência em excelente atendimento, a loja Atecmaq está de casa e cara nova e sob nova direção. O mais jovem empresário de Brumado, Matheus Meira, inovou nos padrões da loja mais conceituada em vendas e assistência técnica de computadores e informática da região. Com um saboroso coquetel, clientes e amigos conferiram de perto o novo showroom da loja, que conta com itens eletrônicos de segurança, computadores, mouse, projetor, impressora multifuncional, roteador, teclados, mesa para escritório e vários outros produtos, além da manutenção de primeira qualidade. A nova loja Atecmaq fica localizada na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, 153. Para informações sobre produtos e orçamentos, ligue (77) 3441-1623. (Veja Fotos).

24 Abr 2014 - 15:40h

O VI Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região será aberto oficialmente pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) nesta quinta-feira (24). O evento visa difundir novas tendências mundiais e tecnologias sustentáveis da cultura do café, principal atividade agrícola dos pequenos produtores de Barra da Estiva. O município é destaque nacional na produção de café de alta qualidade. Para se ter uma ideia da produção na cidade, Barra da Estiva concentra mais de 25 milhões de pés de café, o equivalente a uma produção média de 250 mil sacas/ano - o município é um dos maiores produtores do sudoeste do estado e líder como produtor do grão no segmento da agricultura familiar na Chapada Diamantina.

24 Abr 2014 - 15:05h

Ao passarem pela famosa barraginha do Rio do Antônio, no Bairro São Félix, em Brumado, na manhã desta quinta-feira (24), alguns moradores da localidade se depararam com alguns homens que circulavam exibindo armas de fogo no local. Os populares acionaram a polícia militar e duas guarnições sob o comando do Tenente Jaílson realizaram diligências na região. Os elementos fugiram ao perceberem a aproximação da polícia e até o momento não foram encontrados. Novas diligências serão efetuadas no Bairro São Félix e adjacências a fim de apreender armas de fogo e drogas.

24 Abr 2014 - 14:10h

Através de Indicação, o vereador Alessandro Lôbo e Silva (PSL) solicitou à administração municipal a construção de uma galeria de água pluvial na Praça Armindo Azevedo. Lôbo se justificou alegando que em época de chuva os locais chegam a ser invadidos pelas águas, que causam grande prejuízo aos comerciantes. “Os proprietários desses estabelecimentos nos procuraram no sentido de auxiliarmos na conquista desta obra, visto que é de fundamental importância para que a água possa ser escoada e não adentre os comércios. Destacaram que já foram muito prejudicados e necessitam de forma urgente do atendimento da reivindicação por parte do gestor público. Confiamos na sensibilidade do prefeito e nas providências para que a obra seja realizada”, observou o parlamentar.

24 Abr 2014 - 12:30h

Moradores das Ruas Ronaldo de Castro Leite e Teodoro de Castro Leite, localizadas no Bairro das Flores, em Brumado, cobram a conclusão da obra na rede de esgoto da localidade. Segundo os moradores, a obra foi iniciada há mais de trinta dias. Os populares alegam que o atraso tem gerado problemas. Isso porque a terra acumulada no trecho gera muita poeira nas residências e muitas crianças estão com dificuldades respiratórias. “Minha família está dividida, eu estou ficando em casa sozinho enquanto minha esposa e filhos tiveram de se mudar para a casa da minha sogra por causa da poeira”, reclamou um servidor público. 

Já a idosa Ana Maria está preocupada prevendo que o problema irá se agravar. “Se eles não terminarem logo o serviço, o esgoto em breve estará refluindo em nossas casas”, alertou ela. Outro morador da região esclareceu que o serviço ficou parado por causa do buraco que começou a ser aberto para construção de uma caixa de distribuição, mas, segundo os empreiteiros, a profundidade do buraco iria comprometer a estrutura do poste de energia. “Isso já vai fazer mais de 20 dias e eles falaram que iriam acionar a Coelba para remover o poste e até hoje nada”, comentou o morador.

24 Abr 2014 - 12:00h

No próximo sábado (26), terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Deverão ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Se você faz parte desse grupo, dirija-se ao posto de saúde mais próximo e proteja-se.

24 Abr 2014 - 11:30h

Acatando pedido apresentado por partidos de oposição, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou a instalação da CPI para investigação exclusiva de denúncias relacionadas à Petrobras. Enquanto os oposicionistas conquistaram número de assinaturas suficientes para criar a CPI da Petrobras, governistas conseguiram apoio para criar uma outra comissão. A CPI do governo, além de investigar a estatal, também apuraria denúncias relativas ao cartel do metrô de São Paulo e às construções do porto de Suape e da refinaria Abreu em Lima, ambos em Pernambuco.

24 Abr 2014 - 11:00h

No Diário Oficial de sexta-feira (18) foi publicado o aviso de licitação para escolha da empresa que realizará as obras do SAC de Guanambi. A deputada Ivana Bastos, que tem realizado diversas audiências em prol da celeridade na implantação, comemorou a notícia e destacou a publicação da licitação como um grande passo para a concretização da benfeitoria. “A população de Guanambi anseia por esse serviço que trará mais conforto e comodidade para todos. Fico satisfeita em poder trabalhar junto ao Governo do Estado para tornar esse sonho realidade”, pontuou. Cerca de 11 serviços, entre os quais a emissão de Carteira de Identidade e de Trabalho, CPF, além de serviços do Detran e Planserv, e atendimento a servidores do Estado, aposentados e pensionistas, serão prestados na unidade. A previsão é de que o órgão funcione com 55 funcionários e tenha uma média de mil atendimentos mensais.

24 Abr 2014 - 10:30h

De acordo com decisão acertada em assembleia realizada ontem (23), no mês de maio, os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades por 48 horas. A paralisação ocorrerá entre os dias 06 e 08 de maio. Durante a paralisação, será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida. De acordo com Bernardino Gayoso, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), a categoria também aprovou indicativo de greve, a qual só será deliberada em conjunto com os servidores estaduais de outros setores. Os policiais reivindicam reajuste salarial, pagamento da URV, e aposentadoria especial para homens e mulheres. Segundo o secretário-geral, a categoria também elaborou um modelo de Segurança Pública que será apresentado do governo do Estado para aprovação.  

24 Abr 2014 - 10:00h

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus pedido pela defesa do líder grevista da Polícia Militar da Bahia, vereador Marco Prisco (PSDB), preso na última semana por crimes contra segurança nacional, supostamente cometidos no movimento de 2012. O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, destacou em sua decisão que a prisão de Prisco foi decretada porque ele “articulava mais uma vez a deflagração de outra greve, o que poderia ocasionar graves transtornos à população". Lewandowski também salientou que os três dias de greve no estado foram “alarmantes” e que o clima de insegurança gerado pela greve permanece latente, mesmo após o restabelecimento da ordem.