Achei Sudoeste

05 Abr 2020 - 17:30h

O prefeito Herzem Gusmão (MDB), a cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, autorizou a abertura do comércio e indústrias nesta segunda-feira (06). Um decreto de flexibilização foi publicado no Diário Oficial do Município neste domingo (05). De acordo com a publicação, os estabelecimentos permitidos de funcionar deverão manter rigorosos processos de higiene e controle de aglomerações, além de fornecer equipamentos de proteção individual aos seus funcionários. “Com horários especiais, funcionando em turnos e com medidas rígidas de controle do fluxo dos clientes, higienização de espaços, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras pelos comerciários, o comércio de Conquista volta a abrir nesta segunda-feira (6). Escolas, universidades, academias de ginástica, shopping, galerias, salões de beleza, bares e restaurantes vão continuar fechados. A decisão do prefeito foi tomada depois de amplo estudo feito junto a profissionais de saúde do Município. A fiscalização do cumprimento do Decreto fica a cargo da Secretaria de Serviços Públicos. Durante esta semana, novas ações de prevenção vão ser tomadas pelo Governo”, disse a nota divulgada pela administração pública. Até às 17h30 deste domingo, a cidade já tinha registrados seis casos confirmados do Covid-19, o novo coronavírus. 

05 Abr 2020 - 14:15h

Um caminhão carregado com limão tombou no Bairro Esconso na cidade de Brumado no último sábado (04). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo saiu da cidade de Januária, em Minas Gerais, com destino a Imperatriz, no estado do Maranhão. O motorista passou por Brumado para realizar uma revisão no caminhão. De acordo com ele, passou pelo bairro Esconso para retornar a sua viagem pela BR-030, mas como o local estava em obras e o aterro acabou cedendo, o caminhão acabou tombando.

700 caixas com 22 toneladas da fruta ficaram na pista. O motorista contou com o auxílio de moradores da localidade, que sensibilizados, montaram uma força tarefa, para recuperar a carga e realizaram o destombamento do caminhão. A força tarefa durou cerca de 16 horas. Após o ato solidário, a carga foi arrumada e o motorista seguiu viagem.

05 Abr 2020 - 12:05h

A justiça de Brumado continua com sua produtividade e julgando medidas de urgência, mesmo com as restrições nos atendimentos, devido a pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O juiz Rodrigo Souza Britto, confirmou, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deferimento de liminares para que planos de saúde garantissem atendimentos para pessoas hospitalizadas no município de Brumado. Segundo o magistrado, dentre os deferimentos de pedidos, casos de pacientes com suspeitas de coronavírus. “Estamos trabalhando”, garantiu. De acordo com  o juiz, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está fazendo controle de produção e produtividade do judiciário.

05 Abr 2020 - 11:35h

O município de Piripá, a 131 km de Brumado, confirmou o seu primeiro caso de Covid-19, o novo coronavírus, na noite do último sábado (04). De acordo com a secretaria de saúde do município, o Laboratório Central (Lacen), em Salvador, testou positivo para o vírus. “Trata-se de uma pessoa que veio de cidade com casos confirmados de coronavírus. O mesmo já vinha sendo monitorado pela secretaria de saúde e estava em isolamento domiciliar. A pessoa encontra-se assintomática e continuará acompanhada pela equipe de saúde”, disse a nota divulgada pela prefeitura de Piripá. A secretaria de saúde de Piripá reiterou a importância do isolamento social voluntário para conter a disseminação do coronavírus no município. “Esperamos que a população entenda que os decretos visam a proteção da vida, a proteção das pessoas.  Desta forma, reafirmamos nosso compromisso em preservar vidas”, assegurou.

05 Abr 2020 - 10:40h

A celebração do Domingo de Ramos em Brumado aconteceu com a Igreja de portas fechadas por conta da quarentena em combate ao novo coronavírus. A tradicional missa do período foi transmitida através da rádio e nas redes sociais, onde as famílias católicas se conectaram para acompanhar a celebração. Para lembrar a data, ramos de palmeiras foram fixados nas portas e janelas da Igreja Matriz do Bom Jesus e nas portas das casas dos fiéis.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, dona Terezinha, acostumada a participar da Missa de Ramos há muitos anos na igreja, disse que está confiante em Deus para atravessar essa tempestade. “É o momento que a gente sente saudade de estar presente na nossa igreja, mas com muita fé e esperança. Estamos rezando em família hoje a nossa santa missa e logo mais vamos estar na nossa igreja”, afirmou. Para alimentar a sua fé nesse momento difícil, dona Terezinha contou que está rezando muito porque só Deus tudo pode.

05 Abr 2020 - 07:35h

O município de Brumado fez sua inscrição no programa “O Brasil Conta Comigo” do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, considerando a emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, o novo coronavírus. A ação é voltada aos alunos da área de saúde e deve ser implementada por meio da adesão dos estados e municípios. A capital do minério deve receber estudantes da área de saúde de todo o Brasil que se inscreveram no programa, os quais serão convocados por meio de correspondência eletrônica para, depois, se apresentar no estabelecimento de saúde indicado. De acordo com o Ministério da Saúde, podem participar do programa os alunos matriculados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino, cursando o 5° e 6° ano de Medicina, além de alunos do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado é que muitos estudantes, especialmente os que nasceram no município e fazem seus cursos em outras regiões possam atender a convocação e reforçar o quadro de profissionais de saúde que vêm atuando com muito empenho na linha de frente no combate à Covid-19.

05 Abr 2020 - 07:25h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na final da tarde deste sábado (4), mais quatro casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado, totalizando 336 pacientes infectados. Além disso, por volta das 19h24, a secretaria informou a oitava morte por Covid-19 no estado. O paciente era um homem de 55 anos, que apresentou febre, tosse, dispneia e dor de garganta. Esteve internado em um hospital particular no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O paciente morava na capital baiana. Os 336 casos representam 5,17% do total de notificados. Até o momento, 1.913 casos foram descartados. Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 33 estão internadas, sendo 18 em UTI.

05 Abr 2020 - 07:20h

A 7ª vítima fatal do coronavírus na Bahia foi a professora Rafaela da Silva de Jesus, 28 (veja aqui). Ela passou os últimos cinco anos lutando pelo desejo de ser mãe e uma semana após realizar o sonho, foi separada da filha, a pequena Alice. Rafaela fez tratamentos médicos de fertilização e conseguiu, há nove meses, engravidar. A professora, que deu à luz no dia 25 de março, teve o sonho da maternidade interrompido pela Covid-19 na última quarta-feira (1). Rafaela procurou uma UPA cinco dias depois de ter deixado o hospital onde fez a cesárea, em Itapetinga, com febre baixa e falta de ar. Como tinha passado por Trancoso, local onde foram registrados casos do novo coronavírus, ela foi imediatamente isolada, intubada e ligada a um respirador mecânico. A professora seria transferida para Vitória da Conquista, já que em Itapetinga não tem leitos de UTI, mas morreu enquanto aguardava a chegada da ambulância. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

05 Abr 2020 - 07:15h

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 20h30 deste sábado (4), 10.361 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 445 mortes pela Covid-19. Apenas dois estados ainda não registraram mortes: Acre e Tocantins. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de sábado (4), aponta 10.278 casos confirmados e 432 mortes. O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). Outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março) e quase 4.000 casos de 27 de março a 2 de abril, quando a contagem bateu os 8.000 infectados.

05 Abr 2020 - 07:10h

Neste sábado (4), mais 3 casos de coronavírus foram confirmados em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. 2 deles por meio de exames realizados por laboratório privado e 1 confirmado pelo Lacen. Os dois casos confirmados por laboratório privado seguem para contraprova no Lacen, em Salvador. Já são 5 casos confirmados no município, de acordo com o boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os dois novos casos confirmados por laboratório privado são de duas mulheres, de 53 e 35 anos, sem comorbidades, que apresentaram sintomas respiratórios suspeitos de coronavírus e procuraram o laboratório privado para realizar o exame de diagnóstico da doença. Elas seguem em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares. Além disso, já apresentam melhora do quadro de saúde e estão devidamente monitoradas e acompanhadas pela equipe de referência do Covid-19 da Secretaria de Saúde. O quinto caso confirmado é de um homem, de 42 anos, com histórico de viagem para o Rio Grande do Sul, notificado por meio do Call Center da Secretaria de Saúde e sintomático quando realizou o exame no dia 1º de abril. Ele se mantém isolado desde a sua chegada em Vitória da Conquista. Ainda de acordo com o boletim, já foram notificados 229 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19 no município, com 109 casos descartados laboratorialmente e 5 descartados por vínculo epidemiológico*. Além disso, 65 aguardam resultado das amostras enviadas ao Lacen Estadual e 45 aguardam coleta.

05 Abr 2020 - 07:05h

Ao lado da pastora Mirian Rodrigues, cristãos da segunda igreja do evangelho quadrangular realizaram uma oração na porta da prefeitura de Brumado, na noite da última sexta-feira (03). O grupo também fez uma oração da porta da referida igreja. De acordo com a pastora, o clamor foi pela cidade de Brumado, nação, gestores, profissionais de saúde e economia do Brasil. “Como líder de uma igreja eu vejo que é o momento dela se posicionar”, disse. Para Mirian é um momento de união, fé e solidariedade de todos por conta do Covid-19, o novo coronavírus. “É o momento da igreja se solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos, famílias que seus provedores estão dentro de casa e nada puderam fazer. Orar para essa pandemia passar e que a terra seja curada”.

05 Abr 2020 - 06:45h

O Rotary fez a doação de 7600 máscaras para serem entregues junto as cestas básicas da Prefeitura de Brumado. A ação conta com o apoio da Casa da Amizade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, com o anúncio de entrega de 3800 cestas (veja aqui), as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social vão colocar um kit contendo duas máscaras com instruções de higienização, junto as cestas básicas que as famílias de alunos em vulnerabilidade social estarão recebendo a partir dessa segunda-feira (06). 

A ideia do Rotary e da prefeitura local é de incentivar as famílias a fazerem o uso das máscaras enfatizando a importância do isolamento social. O Rotary contou com apoio de empresas de Brumado para a arrecadação do número suficiente de máscaras. Confira abaixo o cronograma de distribuição das cestas básicas.

Segunda-feira (06/04)

- E.M.T.I. Eny Novais Mafra

- E.M.T.I. Maria Iranilde Lobo

- E.M.T.I. Idalina Azevedo Lobo

Obs. As creches do bairro receberão na Escola do CAIC

Terça-feira (07/04)

- E.M.T.I. Roberto Santos (incluindo a Creche Alisson Patrick)

- E.M.T.I. Oscarlina Oliveira Silva

- E.M.T.I. Maria das Graças Assis Correia

- E.M.T.I. Emerson Kawã

- E.M.T.I. Armida Maria Azevedo

Quarta-feira (08/04)

- E.M.T.I. Ayrton Viana (Incluindo a crèche Natanel)

- E.M.T.I. Clarice Morais

- E.M.T.I. CMEAS

- E.M.T.I. Elcio José Trigueiro

- E.M.T.I. Nice Públio da Silva Leite

- E.M.T.I. Scheilla Barreto

- E.M.T.I. Santa Rita de Cássia

Quinta-feira (09/04)

- E.M.T.I. Zilda Neves

- Escola Antônio Carlos Magalhães – EJA

CONTINUE LENDO

05 Abr 2020 - 06:40h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), por meio da Portaria nº 20, determinou a prorrogação do prazo de suspensão das atividades da Casa Legislativa, que tinha sido anteriormente estipulado pela Portaria nº 19, para o dia 21 de abril de 2020. A medida visa alinhar os prazos e procedimentos adotados pelo Poder Executivo Municipal e Judiciário Estadual, bem como devido ao alargamento do prazo estipulado pelo Tribunal de Justiça da Bahia com relação à suspensão das atividades até o dia 30 de abril e o último Decreto Municipal, que suspende as atividades até o dia 18 de abril.

04 Abr 2020 - 18:35h

O município de Brumado teve mais sete casos descartados de Covid-19, o novo coronavírus, neste sábado (04). Agora, são 12 descartados. A secretaria de saúde informou que os casos suspeitos notificados foram para 342, com cinco confirmados e nove aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

04 Abr 2020 - 15:45h

O Juizado Especial de Brumado doou a quantia de R$ 50 mil para a prefeitura a fim de colaborar com os trabalhos de combate ao coronavírus no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz titular Rodrigo Souza Britto explicou que o dinheiro é procedente de algumas transações penais. “As pessoas que cometem crimes de menor potencial ofensivo pagam uma cesta básica ou um salário mínimo em razão do delito. Aí temos aproximadamente R$ 50 mil que vamos destinar para auxiliar o município no combate ao coronavírus, tanto para a compra de cestas básicas, como para equipamentos de proteção individual ou medicamentos para o hospital”, destacou. Segundo o magistrado, o dinheiro deverá ser depositado na conta do Município na próxima semana. “O município de Brumado está realmente preocupando e cuidando da população nesse período difícil”, afirmou.

04 Abr 2020 - 13:15h

O vereador Wanderley Amorim da Silva, o Nem, é o segundo parlamentar a deixar a base aliada do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O primeiro foi Reinaldo de Almeida Brito, o Rey de Domingão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Nem cravou neste sábado (04) a sua filiação ao Democratas (DEM), partido do pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes. Para Abrantes, a nova adesão representa o sentimento de mudança dos vários setores e lideranças políticas. “Estamos percebendo um movimento natural, porque a cidade vem de fato estagnada e o vereador Nem, que tem mandato ativo na cidade, percebe no dia a dia a ausência do poder público e agora se une a nós na perspectiva de melhorar a vida das pessoas”, analisou. Em seu segundo mandato, Amorim considera que há um desgaste generalizado do grupo que governa a cidade. “Além do desgaste há uma falta de força de vontade do gestor e eu não poderia permanecer em um grupo que não apresenta um projeto de qualidade de vida para a população”, o que lhe fez aceitar convite de Fabrício Abrantes. “É novo, tem visão, sabe administrar, gosta de gente e juntos podemos fazer a mudanças que são necessárias. Deus vai nos dar a vitória”, concluiu.

04 Abr 2020 - 12:05h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), anunciou, neste sábado (04), a distribuição de 3800 cestas básicas para famílias carentes do município. De acordo com o gestor, os beneficiários do Programa Avente Sertanejo, não receberão as cestas, pois já são atendidos. Vasconcelos declarou que a distribuição será iniciada na próxima segunda-feira (06). Para evitar aglomerações, a secretaria municipal de educação, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social, marcará horários para a entrega. Segundo  apurou o site Achei Sudoeste, a administração vai priorizar famílias cadastradas no Bolsa Família.

04 Abr 2020 - 11:20h

O município de Brumado está em estado de alerta por conta do Covid-19, o novo coronavírus. O número crescente de casos suspeitos na cidade tem deixado a população preocupada com a propagação do vírus. De acordo com o último boletim divulgado na sexta-feira (03), a capital do minério já registra 312 casos notificados, 05 confirmados, 07 descartados e 14 aguardando resultado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, pediu paciência para a população e alertou para que todos fiquem em casa. “Estamos sim em alerta. Solicitamos, mais uma vez, que nossa população fique em casa, em isolamento domiciliar”, disse. Para Feres, o momento é delicado e a preservação da vida deve ser mantida. “O nosso trabalho continua firme para buscar assegurar atendimento para todos, mas queremos contar com o apoio geral da nossa comunidade. Vamos manter as medidas preventivas, pois essa fase vai passar”, finalizou.

04 Abr 2020 - 10:55h

O Banco do Nordeste em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, apresentou soluções financeiras no intuito amenizar os efeitos da crise ocasionada pelo Covid-19. Sendo assim, a entidade, em parceria com a instituição, vem solicitar aos seus associados, que tenham interesse nas soluções oferecidas, que entrem em contato nos telefones (77) 3441-1222 / (77) 3441-7027. Entre as ações possíveis, cabe destacar: Possibilidade de repactuação de empréstimos e financiamentos, com carência de até 6 meses; oferta de Capital de Giro em condições diferenciadas, com taxa de juros de 0,35 a.m. e prazo de até 36 meses para pagar. De acordo com a CDL, o objetivo das linhas de crédito tem como função primordial a preservação de empregos e garantia de sustentabilidade das empresas.

04 Abr 2020 - 10:30h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (4), o sétimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A paciente era uma mulher de 28 anos, que tinha ido a Itapetinga realizar uma cesária. Teve alta e, sete dias após o parto, apresentou quadro de insuficiência respiratória, tendo sido internada em um hospital público no município. Ela evoluiu para óbito em 3 de abril. A paciente era residente da região de Trancoso, em Porto Seguro.