Achei Sudoeste

22 Mar 2014 - 21:20h

No último sábado (15), foi fundado em Macaúbas o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), iniciativa de três jovens universitários: Thiago Lima, Eduardo Lopes e Elismar Oliveira. A princípio, constituiu-se uma comissão provisória, a qual guiará o partido por um ano, até ser formado o diretório municipal. Na reunião de formação da comissão, foram discutidas demandas urgentes do município, como a reforma da Casa dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Macaúbas (CEUSMA), a UPA, que ainda se encontra sem condições de funcionamento, a perda territorial para o município de Riacho de Santana, a falta de assiduidade do transporte escolar, responsável por fazer o deslocamento dos estudantes da zona rural para a sede, entre outras. Segundo os fundadores do partido na cidade, a vinda do PSOL para Macaúbas surge da necessidade diante da atual conjuntura política. “É preciso um partido que esteja mais próximo do povo, e que busque a garantia de direitos sociais, principalmente para os segmentos mais carentes. Com o partido, será possível agir em prol dos macaubenses, tendo ele como mecanismo legítimo de luta”, disseram os universitários em nota enviada ao site Brumado Notícias.

22 Mar 2014 - 21:00h

Na última sexta-feira (21), o governador Jaques Wagner (PT) onfirmou o nome dos componentes principais que irão compor a chapa majoritária que disputará o comando do Estado na próxima eleição, em outubro. O chefe do Executivo baiano assim anunciou: Rui Costa (PT) será o candidato a governador; João Leão (PP), vice; e Otto Alencar (PSD) concorrerá ao Senado. Após o anúncio do grupo situacionista, agora é aguardada a confirmação dos nomes da chapa da oposição.

22 Mar 2014 - 20:00h

Na busca por melhorar a oferta dos serviços de saúde nos municípios que representa, o deputado Marquinho Viana (PV) esteve com o secretário da saúde do estado, Washington Luís Silva Couto. Ao lado do prefeito do município de Macaúbas, João José Pereira (PSB), o Zezinho, ele solicitou a reinauguração da UPA e a liberação de recursos para custeio da unidade. O prefeito Sérgio Maia, do município de Aracatu, também esteve presente na reunião. Maia ouviu do secretário a autorização para implantação do Samu no município e a construção de dois pequenos postos de saúde na área rural, que darão suporte aos PSF. O deputado solicitou ao secretário a reforma e ampliação do Centro de Saúde. Além de atender ao pedido, o mesmo autorizou a implantação do Samu em Barra da Estiva.

22 Mar 2014 - 10:00h

As equipes Ibar, Juventude, Feirense, Ajax, Pequeno Craque, Nova Esperança, Borussia e Crediário Cardoso irão disputar o título de campeão do Campeonato Brumadense de Futsal 2014, a 31ª edição da competição na capital do minério. Os jogos serão disputados no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. O campeonato está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. O atual campeão, o Juventude, enfrenta o Ajax na noite deste sábado (22) na partida de abertura da competição. O jogo de fundo é entre o Borussia e o Crediário Cardoso. Na próxima sexta-feira (28), as demais equipes entram em quadra para o encerramento da primeira fase.

21 Mar 2014 - 20:00h

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo de Caculé realizou na última semana atendimento oftalmológico dando continuidade ao Projeto Glaucoma. Mais de 300 pacientes já foram atendidos - aproximadamente 100 casos de glaucoma foram diagnosticados. O projeto visa sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma à saúde ocular, bem como da saúde preventiva. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Jozi Brito, o projeto é realizado em quatro etapas: mobilização, avaliação oftalmológica, tratamento/distribuição dos colírios e o acompanhamento contínuo dos pacientes detectados com a doença. “O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível e apesar de ser uma doença crônica, o diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que podem evitar os danos causados pela doença”, finalizou.

21 Mar 2014 - 19:20h

O deputado federal José Rocha (PR) acompanhou nesta sexta-feira (21) a visita do ministro César Borges ao município de Brumado. Em entrevista ao Brumado Notícias, o deputado falou sobre a importância da visita do ministro, que está conferindo de perto as obras da Fiol em todo estado. Segundo Rocha, a visita da equipe visa conhecer as pendências existentes em cada trecho, a fim de solucioná-las o mais rapidamente possível. O objetivo final, segundo o parlamentar, é fazer com que a obra seja entregue à população no prazo estimado. Por fim, Rocha ressaltou a relevância do empreendimento para o estado, no que diz respeito à geração de emprego e renda.

21 Mar 2014 - 18:50h

Famoso pela interpretação do personagem Canarinho, o humorista Aloísio Ferreira Gomes morreu na manhã desta sexta-feira (21), em São Paulo. Aos 86 anos, ele sofreu um ataque cardíaco. Atualmente, o comediante trabalhava na A Praça é Nossa, do SBT. O corpo do humorista será cremado. Ainda não há informações sobre o velório.

21 Mar 2014 - 18:20h

Uma das maiores duplas sertanejas do país, Zezé Di Camargo & Luciano, estará no São João 2014 de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o evento deve ser anunciado nas próximas horas pelo prefeito da cidade, o médico Paulo César Azevedo (PRP), o Dr. Paulo. Em 2013, devido à crise financeira, o evento não foi realizado no município. A expectativa é grande para a realização da festa junina na cidade. A nossa reportagem tentou, sem sucesso, contato com o prefeito municipal para o anúncio oficial da dupla no São João de Livramento.

21 Mar 2014 - 17:50h

Há oito dias uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está no município de Brumado aferindo pesos e medidas das balanças no comércio e na feira livre. Durante o período, a equipe avaliou mais de trezentas balanças; algumas precisaram passar por manutenção para mínimas correções, mas a maioria tem passado nos testes realizados pelos técnicos, que selam as peças com certificação de avaliação do órgão. Para os feirantes, a visita foi uma surpresa, já que nada tinha sido agendado. “É bom porque nos dá um respaldo perante a população de que estamos trabalhando com lisura”, ressaltou o feirante Luciano Nunes.

21 Mar 2014 - 17:20h

Desde que foi empossado Ministro dos Transportes, é a terceira vez que César Borges visita o canteiro de obras da Fiol em Brumado. A comitiva chegou ao município de helicóptero após terem passado pelas cidades de Caetité e Guanambi, e de Brumado seguiu para o município de Tanhaçu. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Ministro disse que as obras da Fiol foram aceleradas em 2013, mas que neste primeiro trimestre de 2014 a obra está mais lenta, principalmente, por conta da dificuldade em adquirir trilhos, tendo em vista que os mesmo são de outros países. Mesmo assim, Borges declarou que os mais de 6 mil operários que atuam no trecho entre Caetité e Ilhéus estão mantendo o ritmo de produção no intuito de que, no prazo estimado de 2 anos, o trecho, que também engloba o município de Brumado, esteja em funcionamento. Indagado sobre a possibilidade de uma plataforma de transbordo para Brumado, o Ministro foi enfático em dizer que o empreendimento é possível desde que haja uma parceria. “Pode ser feita uma parceria para uma plataforma de embarque e desembarque com distrito industrial em volta. Para isso será necessário um trabalho conjunto do prefeito municipal com o governo do estado e com a Valec. Para tal, seria necessário desapropriar uma área para toda a estrutura do empreendimento”, explicou Borges.

21 Mar 2014 - 16:50h

Brumadenses que embarcaram em um voo da empresa Passaredo, que saiu de Ribeirão Preto, em São Paulo, com destino a Vitória da Conquista, na Bahia, tiveram problemas durante o desembarque. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, além do atraso de uma hora, diversos passageiros tiveram seus pertences extraviados. De acordo com a empresa, as malas ficaram em Guarulhos, durante a conexão, por questões de segurança. Os passageiros não foram informados sobre o ocorrido, o que gerou confusão no desembarque. Um dos passageiros ficou bastante irritado e quis quebrar os computados da empresa aérea. A polícia foi chamada e apaziguou os ânimos. Um dos brumadenses que estava no voo disse que ficou decepcionado com a empresa e que a mesma perdeu credibilidade diante do acontecido.

21 Mar 2014 - 16:30h

O trecho da BR-030 que liga Brumado ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, está bastante deteriorado e vem recebendo inúmeras reclamações dos usuários. Em sua passagem pelo município de Brumado, o Ministro dos Transportes César Borges sobrevoou a pista com um relatório sobre as carências do trecho. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Borges ressaltou que, embora o trecho ainda seja de responsabilidade do estado, o ministério está atendendo a um apelo do governador Jaques Wagner (PT) para a recuperação da rodovia. O ministro afirmou que dará prioridade a BR-030. “Queremos que a BR-030 seja toda ela não apenas recuperada, mas ampliada, pois nossa intenção é levá-la de Carinhanha até o estado de Goiás. Enquanto estiver como ministro dos transportes, vou dar prioridade a esses projetos que são de extrema importância para a Bahia. Por determinação da presidente, vou dar atenção a todo o país, mas darei uma atenção especial a Bahia que é a minha terra”, afirmou Borges.

21 Mar 2014 - 16:00h

Neste sábado (22), é celebrado o Dia Mundial da Água. Em Brumado, já nesta sexta-feira (21), por volta das 8h, ecologistas, estudantes, grupos da terceira idade, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outras entidades realizaram uma concentração na Praça da Matriz, de onde seguiram em passeata de protesto contra a construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas na cidade de Piatã. A passeata percorreu a Praça Armindo Azevedo até o posto do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). No local, foi realizada uma plenária e um debate com os representantes do agronegócio, que são os idealizadores da construção da barragem, que pode afetar o Rio das Contas, que atualmente abastece Brumado e mais dezenas de outras cidades ao longo dos seus 600 km de extensão.

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) fez a abertura da plenária e foi enfático ao dizer que é contrário à construção da barragem do agronegócio. Ele afirmou que a mesma pode fazer o município retroceder em sua história recente. “Não queremos nunca mais vivenciar aquilo que sofremos aqui em Brumado, pois tivemos um período crítico com o desabastecimento total, que gerou graves problemas de saúde e ceifou algumas vidas. Jamais iremos trocar o nosso Rio das Contas, pujante com águas cristalinas, que favorece a todos em seu torno por uma barragem que irá atender apenas a uma minoria capitalista. Essa barragem do agronegócio é ruim para Brumado e para todos os municípios que são abastecidos pelo Rio das Contas”, reiterou o gestor. Após seu discurso, Aguiberto foi ovacionado pelos presentes, entre os quais, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, prefeito de Malhada de Pedras, cidade que também é abastecida pelo Rio das Contas.

21 Mar 2014 - 15:35h

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) recepcionou o Ministro dos Transportes César Borges, que passou por Brumado na manhã desta sexta-feira (21). Na ocasião, ele visitou o canteiro administrativo da empresa Andrade Gutierrez. O gestor destacou as várias solicitações apresentadas ao ministro, entre as quais a instalação de uma estação de transbordo na cidade para que, futuramente, segundo ele, possa ser construído o porto seco. O prefeito garantiu que irá encontrar-se em audiência com o ministro em Brasília a fim de acertarem os detalhes acerca da instalação da estação de transbordo, além da abertura de algumas estradas vicinais no interior do município, que estariam sendo fechadas por conta das obras da Fiol.

21 Mar 2014 - 11:30h

O Correios irá realizar, em parceria com a CDL e o Sebrae, um encontro de negócios. O evento ocorrerá no dia 27 de março, às 19h, no Auditório da Prefeitura de Brumado. O palestrante Agnaldo Gomes Filho, Gerente de Contas, falará sobre Marketing Direto e Portfólio dos Correios. Com o tema Marketing Direto, o público alvo são os empresários. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas na agência dos Correios.

21 Mar 2014 - 11:00h

Os chamados “gatos de energia” ocorrem no município de Brumado de forma ampla e preocupante, causando prejuízos a empresas e aos cofres públicos. Recentemente, um pequeno parque de diversões se utilizou do artifício na Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas. Por conta do ocorrido, até hoje a praça está sem energia e os moradores foram prejudicados. Segundo Rony Bezerra, diretor da empresa que presta serviços para a prefeitura municipal na área de iluminação pública, os “gatos de energia” são muito comuns na cidade. Além de ser uma prática criminosa, os autores correm risco de vida, porque podem ser atingidos por uma descarga de energia fatal. Questionado sobre a situação da Praça Saldino Lopes, ele respondeu que o problema já está sendo solucionado. 

21 Mar 2014 - 10:30h

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, em 2030, a população mundial vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Neste ano, em alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março, as celebrações giram em torno do tema Água e Energia e a relação arraigada entre esses dois elementos foi destaque na reunião da ONU, em Tóquio. Segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU-Água, Michel Jarraud, água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes. Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU. O Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014, de autoria da ONU-Água, reforça a necessidade de políticas e marcos regulatórios que reconheçam e integrem abordagens sobre prioridades nas áreas de água e energia. As informações são da Agência Brasil. 

21 Mar 2014 - 10:10h

Ao que parece, o município de Brumado não é prioridade quando se trata de grandes obras e benefícios para a população. Os governos estadual e federal têm destinado à cidade pequenas obras, no intuito de amenizar a atuação fraca dos políticos representantes dos interesses do município. Na última quarta-feira (19), um encontro entre a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti) e prefeitos de nove municípios do interior baiano, firmou os últimos detalhes da implementação da fase inicial do programa Cidades Digitais na Bahia. Até julho, o trabalho deve ser estendido às cidades de Itabuna, Nilo Peçanha e Uruçuca, no sul, Guanambi e Vitória da Conquista, ambas no sudoeste, Itaberaba, no centro-norte, Juazeiro, no norte, e Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O projeto, do governo federal, visa ampliar o acesso à internet em áreas onde a população vive com conexões ruins ou até constantemente offline. O governo federal irá doar aos municípios toda a infraestrutura necessária para implantar o programa. 

21 Mar 2014 - 09:50h

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado nesta sexta-feira (21). Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social. Fundadora do Movimento Down, Maria Antônia, disse em entrevista à Agência Brasil que a limitação maior não é ocasionada pela síndrome, mas sim pelo preconceito. “Com o apoio correto, elas desenvolvem e podem alcançar qualquer objetivo na vida", destacou Maria Antônia. 

21 Mar 2014 - 09:35h

Em novembro do ano passado, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) havia reprovado as contas da prefeitura de Aracatu, de responsabilidade do ex-prefeito Sílvio Maia Filho (PR), o Silvinho, referente ao exercício de 2012. Na época, irregularidades haviam sido encontradas nas contas enviadas ao órgão. Através de Pedido de Reconsideração ao Parecer Prévio, o relator do caso, Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, decidiu rever o processo e aprovou com ressalvas as referidas contas. O Conselheiro ainda revogou a Deliberação de Imputação de Débito, para emissão de outra com uma multa no valor de R$ 5 mil.