Achei Sudoeste

26 Nov 2013 - 11:00h

Na última sexta-feira (22), uma cerimônia para entrega do Título de Cidadão ao vice-governador e secretário de Infraestrutura do estado, Otto Alencar, foi realizada no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. Concedido pela Câmara Municipal, o título foi entregue em evento que reuniu diversas autoridades, entre as quais o prefeito do município, Eures Ribeiro (PV), a deputada Ivana Bastos (PSD), os deputados estaduais Mário Negromonte Júnior (PP) e Kelly Magalhães (PCdoB), o deputado federal Arthur Maia (SDD), e diversos líderes políticos da região. Durante a solenidade, a trajetória política do vice-governador foi relembrada, principalmente as ações que beneficiaram o município, a exemplo do asfaltamento do centro da cidade; liberação do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães; liberação de recursos para a iluminação da entrada da cidade e o trabalho voltado para a reabertura do aeroporto. Para a deputada Ivana Bastos, a homenagem é justa. “Sabemos do trabalho que o vice-governador fez e vem fazendo na nossa região. Em Bom Jesus da Lapa, em especial, são muitas as intervenções. Nada mais justo que o município retribua todo esse trabalho, que já é reconhecido largamente pela população”, declarou. Alencar fez questão de agradecer a honraria, reforçando o seu compromisso com o município. “Agradeço essa homenagem feita pelos vereadores e quero aqui registrar que farei valer esta confiança, trabalhando de maneira incansável. Ainda há muito a fazer e vamos trabalhar para isso”, disse.

26 Nov 2013 - 10:45h

Em Brumado, o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente realizou na última segunda-feira (25) uma caminhada em prol da consciência ecológica. Os alunos, professores e funcionários do CEEP percorreram todo centro comercial até a Igreja Matriz. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a diretora da unidade no município, Márcia Gondim, disse que a caminhada é apenas o início de um projeto muito mais amplo em prol do meio ambiente: a 1º Feira de Meio Ambiente, Segurança no Trabalho e Gestão. “Estamos fazendo essa caminhada para levar para ruas essa sensibilização para que as pessoas da nossa comunidade possam prestigiar o evento e desfrutar dos conhecimentos que iremos oferecer através de workshops, palestras e oficinas”, afirmou a diretora. A Feira acontece nos dias 05, 06 e 07 de dezembro com o tema Meio Ambiente e Empreendedorismo.

26 Nov 2013 - 09:15h

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na noite da última segunda-feira (26), uma moção de repúdio contra a diretora geral da Defensoria Pública Estadual (DPE), Vitória Beltrão Bandeira, foi aprovada. A moção foi apresentada pelo vereador José Carlos dos Reis (PDT), líder do prefeito na Câmara. Desde o final de 2012, o município está sem a defensoria estadual e vários pleitos foram apresentados visando à reabertura a unidade. No entanto, o pedido sempre foi negado.

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Weliton Lopes (SDD) disse que Vitória Beltrão tem praticado uma violência contra o município com as negativas. “Desde fevereiro que a Defensoria Pública Estadual está agredindo o cidadão brumadense por não estar garantindo os seus direitos e é dever do estado fazer com que todo cidadão tenha acesso à justiça, mas aqui em Brumado a Defensoria está privando esse acesso. Também pensei em apresentar essa moção de repúdio, mas penso que uma moção tem que ser apresentada em última instância. Como a luta é antiga, aprovei a moção, pois já chegamos nesse último recurso. Ainda vamos buscar o poder judiciário para que o cidadão tenha o seu direito como é garantido na constituição”, afirmou o vereador. Representando a bancada de oposição, que se absteve de votar, o vereador José Ribeiro Neves (PT) explicou porque a bancada preferiu não votar. “Pensamos que temos de utilizar todos os recursos necessários para buscar resolver o problema e, no nosso modo de ver, ainda não se esgotaram todas as possibilidades. Estamos chateados sim por conta da falta da defensoria, mas pensamos que uma moção de repúdio não é a via de resolver o problema. Nossa proposta é que seja feito um documento assinado por todos os vereadores e referendado por todos os deputados que tiveram votos aqui na cidade. Depois, batemos na porta da defensoria e buscamos uma solução para o problema”, ponderou o petista.

Já José Carlos Reis esclareceu os motivos que o levou a apresentar a moção. “Nossa preocupação é pelos menos assistidos e a Defensoria Pública do Estado não está demonstrado respeito pela nossa cidade, pois sem nenhuma justificativa plausível foram retirados todos os equipamentos da defensoria daqui e levados para outra cidade. Além disso, os defensores municipais foram transferidos. Vários pleitos foram feitos e houve interferência da OAB, do Judiciário e até do prefeito, que prometeu equipar uma casa para manter a defensoria no município. A diretora prometeu uma solução até o mês de julho, mas já estamos findando novembro. Outros municípios receberam defensores e Brumado só aceitando passivamente. Essa moção é para chamar a atenção para notarem que Brumado existe e que o seu povo está sofrendo sem essa assistência judiciária. Nosso objetivo não é ferir ninguém”, esclareceu o parlamentar. Mesmo com a bancada de oposição se abstendo de votar, a moção foi aprovada pelo voto dos seis parlamentares de situação.

26 Nov 2013 - 08:30h

Mais uma tentativa de homicídio foi registrada na noite da última segunda-feira (25), em Brumado. Desta vez, o crime aconteceu no Loteamento Malhada Branca (Urbis IV), onde um homem de aproximadamente 30 anos foi alvejado por dois disparos de arma de fogo - os tiros atingiram as costas e uma das pernas. Em depoimento à polícia, a companheira da vítima declarou que três menores participaram da ação, mas não soube dizer mais detalhes acerca do ocorrido. O marido também não soube dizer o que havia ocorrido. A polícia suspeita que a ação possa ter sido uma briga de facções rivais por domínio de área do tráfico. A vítima, que já possui passagens pela delegacia, foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto.

25 Nov 2013 - 19:10h

Fazendo uso da tribuna livre da Casa Legislativa, o vereador Édio Pereira (PCdoB) apresentou cópia do documento que comprova a homologação de licitação para as obras de urbanização na área da Cesta do Povo, em Brumado. A publicação consta do Diário Oficial do Estado do dia 14 de novembro. A empresa vencedora apresentou orçamento de mais R$ 510 mil para execução da obra. O parlamentar, que buscou parceria de emenda parlamentar federal, comemorou a publicação da homologação. “É mais um passo que estamos dando para mudar a paisagem do nosso município, pois ali se tornará um dos cartões postais de nossa cidade, com iluminação e arborização. Brumado terá mais orgulho com essa nova obra que dará outro aspecto a região do mercado municipal”, destacou o vereador. 

25 Nov 2013 - 19:00h

O Clube do Fusca de Brumado ganha cada vez mais adeptos. No último domingo (24), um comboio dos apaixonados por fusca se concentrou em frente à Igreja São Cristóvão, na Avenida Centenário, para realização do III Encontro do Fusca. O evento contou com a presença de membros do Clube do Fusca do município de Livramento de Nossa Senhora e com o famoso Fusca Adventure, o fusca mais enfeitado que já percorreu 23 estados do Brasil e alguns países da América da Sul. Com motor envenenado e muitas indumentárias, o famoso fusca tem seu próprio site e já apareceu na revista Quatro Rodas. O carro está de passagem pela cidade de Livramento e, por isso, participou do encontro, que seguiu até a comunidade do Espinheiro. No Bar das Meninas, a caravana foi recepcionada e o fusca adventure foi o carro mais fotografado do encontro. Presidente e fundador do Clube, Danúbio Luan disse ao site Brumado Notícias que o grupo se prepara para o grande encontro regional que será realizado em dezembro, na cidade de Vitória da Conquista.

25 Nov 2013 - 18:50h

De acordo com a lei, toda gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias (a partir do 8º mês de gestação) sem prejuízo do emprego e do salário. O Sindicato dos Comerciários informa ainda que a gestante poderá ser dispensada no horário de trabalho (sempre que necessário) para realização de pelo menos seis consultas médicas e demais exames complementares. Durante a amamentação a funcionária terá dois descansos diários de 30 minutos para amamentar o bebê até que este complete seis meses de vida. “A gestante terá estabilidade no emprego, mediante confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, não podendo ser demitida sem justa causa”, reiterou o Sindicato. Acesse o site www.comerciarioemacao.com.br e se informe sobre todos os seus direitos. Caso seu direito esteja sendo lesado, denuncie através do próprio site ou se preferir ligue para 0800 095 3270. Você também pode curtir a página do Sindicato no facebook no link www.facebook.com/comerciarioemacao. Não fique só, fique sócio!

25 Nov 2013 - 17:30h

Durante o último final de semana, a cidade de Brumado sediou o XV Encontro Regional dos Surdos. As atividades começaram com um torneio de futsal no Ginásio Antônio Alves Ribeiro, realizado na tarde de sábado (25). Quatro equipes participaram da disputa. Os times de Brumado e Barra da Estiva terminaram a competição empatados, mas os visitantes levaram a melhor por causa do saldo de gols. Durante a noite, os participantes do evento se encontraram na Câmara de Vereadores, onde foram realizadas várias palestras, uma delas ministrada pelo paulistano Sandro Pereira. Com deficiência auditiva e estudante de Direito, Pereira falou sobre a cultura e identidade dos surdos e direitos das pessoas com deficiência. Por intermédio da intérprete Cinara Moura, Sandro conversou com o site Brumado Notícias acerca da importância do evento. 

“É um encontro de grande significado haja vista que já foram realizadas 15 edições. É uma oportunidade para a fomentação de ideias, valorização do papel de cada um na sociedade, e ainda como troca de experiências entre nós que somos portadores da deficiência”, disse o palestrante. O presidente da Associação das Pessoas com Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB), Lázaro Landufo, informou que mais de 170 participantes de 14 municípios estiveram presentes no encontro. Landufo falou sobre os objetivos do encontro. “Estamos trabalhando com muita seriedade objetivando com esse encontro fortalecer a inclusão e inserção dos surdos e deficientes no mercado de trabalho. É por isso que contamos com parceiros como a Secretaria de Educação e o comércio local. Ainda há muito o que ser feito para tornar o mercado mais acessível aos portadores de deficiências”, afirmou o presidente da APDEMB. O final do encontro aconteceu durante o domingo (24), no Colégio Nice Públio, onde foram realizadas apresentações teatrais.

25 Nov 2013 - 17:00h

Muitos populares reclamam que o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, estaria sem médico obstetra. Em uma das queixas, um homem disse que recentemente sua esposa deu entrada no hospital em trabalho de parto, mas não havia um obstetra para atendê-la. “Ela só foi atendida depois que conseguimos um contato com o prefeito, que interveio através do secretário de Saúde. O mesmo conseguiu uma obstetra para realizar o parto, mas por pouco não perdíamos o nosso filho por causa da falta do médico”, desabafou o gerente de depósito de um supermercado local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, declarou que o município está carente de obstetra e que nos últimos meses três deixaram de atender no HPMN. 

No entanto, Feres ressaltou que as pacientes da cidade não estão ficando sem atendimento. “Já faz tempo que estamos tentando preencher o quadro, mas não encontramos profissionais dispostos a vir trabalhar no município. Mesmo assim, temos dois bons clínicos gerais que prestam o atendimento às moradoras da cidade. Não estamos podendo atender a demanda de pacientes de outros municípios exatamente por falta de obstetras”, explicou o secretário. Além de Brumado, outras cidades da região, como Vitória da Conquista, também estariam sofrendo com a falta de obstetra na rede pública. Segundo Feres, falta comprometimento de alguns profissionais que abandonaram o hospital antes do vencimento de contrato, não dando tempo para que o município conseguisse outros médicos para assumir o posto.

25 Nov 2013 - 16:30h

Na campanha de Natal 2013 promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, todos os consumidores que fizerem compras nos comércios associados irão preencher um ou mais cupons para concorrer a dois grandes prêmios: um carro zero km Cross Fox - Volkswagen, e uma motocicleta zero km 150 cilindradas – Suzuki. Além de concorrer aos veículos, os consumidores dos comércios associados irão ganhar um ingresso para visitar a casa do Papai Noel durante o mês de dezembro. Os vendedores dos cupons sorteados também serão premiados com um salário mínimo. Não deixe de participar! Você pode passar o Natal de carro ou moto 0 km. Compre nas lojas associadas à CDL, preencha os cupons promocionais e cruze os dedos!

25 Nov 2013 - 16:00h

No município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, poços artesianos com sistemas simplificados de água e limpeza de aguadas estão sendo perfurados com o objetivo de amenizar os efeitos da seca que atinge a cidade, principalmente os moradores da zona rural. O prefeito João Francisco Santos (PT) esteve no último final de semana reunido com os moradores do povoado do Quixaba, no distrito de Ourives, a fim de viabilizar um sonho antigo da comunidade - a construção de uma barragem. Em 1999, os moradores do Quixaba conseguiram através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) recursos no valor de R$ 53.000,00, repassados para uma associação para construir a barragem. O serviço chegou a ser iniciado na época, mas não foi concluído. Além disso, não houve prestação de contas do ocorrido até hoje. Na reunião, o prefeito convidou os moradores a fechar uma parceria através da qual todos os interessados ajudariam como ajudante de pedreiro. Em contrapartida, a prefeitura disponibilizaria as máquinas, pedreiros e o material necessário para terminar a base da barragem, elevá-la em mais dois metros de altura, e colocar comportas para que no próximo ano os moradores tenham água suficiente para atravessar o período de estiagem. A partir desta segunda feira (25), a base da barragem será iniciada.

25 Nov 2013 - 15:30h

A cidade de Brumado vem sofrendo com a poluição sonora, que, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), é hoje, depois do ar e da água, o problema ambiental que afeta o maior número de pessoas. Pensando nisso, o vereador Weliton Lopes (PR) apresentará uma indicação na sessão legislativa desta segunda-feira (25). A indicação solicita do prefeito que, através da Secretaria Municipal de Planejamento e o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU), seja fiscalizado o cumprimento da Lei que regulamenta o serviço de propaganda volante, assim como o Decreto Municipal nº 4300/06. Lopes destacou que os veículos de propaganda volante devem obedecer ao volume máximo de 70 decibéis no horário das 8h às 19h, de segunda a sábado; assim como as lojas comerciais que fixam aparelhos de som com alto volume. “Por este motivo estamos solicitando do departamento que tais condutas sejam proibidas conforme a legislação, observando que os carros particulares tanto na zona rural quanto na urbana também devem ser fiscalizados, já que os proprietários instalam aparelhos de alta potência, incomodando aos transeuntes, ou mesmo aos vizinhos, afetando de forma direta a qualidade de vida destas pessoas”, ressaltou Lopes.

25 Nov 2013 - 14:50h

Nesta segunda-feira (25) é celebrado o Dia Nacional das Baianas de Acarajé e muita festa está sendo preparada para homenagear as baianas que preparam o prato mais famoso da Bahia - o acarajé, tombado como patrimônio da culinária baiana e do Brasil. Em Brumado, Dona Dete do Acarajé, a baiana mais famosa da cidade, fez questão de lembrar a data homenageando as filhas que seguem a tradição e as colegas de profissão. “Esse é um dia muito especial para nós, pois nos tornamos símbolos, referência de preservação da cultura dos nossos ancestrais africanos. Parabenizo todas as baianas da nossa cidade que estão sempre batalhando pelo pão de cada dia e mantendo a tradição de levar para as praças os bolinhos mais famosos do Brasil, o acarajé. Que o bom Jesus abençoe a todas as baianas nessa data especial”, disse Dona Dete ao site Brumado Notícias.

25 Nov 2013 - 11:30h

Enquanto estava preparando a ração para alimentar os animais em um sítio da família, em Brumado, um homem foi abordado por dois elementos na tarde do último sábado (23). Um deles estava armado e anunciou o assalto. A dupla exigia que a vítima entregasse a chave do sitio. Sem conseguir roubar a chave, os bandidos tomaram o celular, R$ 90 e a moto do homem. Em seguida, mandaram que o mesmo corresse sem olhar para trás. Desesperada, a vítima entrou no mato e acabou cortando a perna em uma cerca de arame farpado. A motocicleta foi encontrada pela polícia na manhã desta segunda-feira (25) com dois jovens acusados de terem matado uma lavradora em Aracatu. Outra motocicleta que havia sido roubada na Fazenda Arrecife também estava com os suspeitos, que foram encaminhados à delegacia.

25 Nov 2013 - 11:00h

O deputado estadual João Bonfim (PDT) e o deputado federal Arthur Maia (SDD) estiveram reunidos no último domingo (24) com o vereador André Berkovitz (PT), o ex-prefeito Edgar Pereira (PV) e lideranças comunitárias do município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Articulado pelo advogado André Vasconcelos, o encontro debateu as demandas da cidade, a exemplo da recuperação de estradas vicinais e o combate à seca. As lideranças comunitárias ouviram os pronunciamentos dos parlamentares, que firmaram o compromisso de trabalharem juntos pelo desenvolvimento de Rio do Antônio. A reunião contou ainda com a presença da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e dos ex-vereadores Leonardo Vasconcelos (SDD) e Marcelo Viana (PMDB), todos do município de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado João Bonfim falou sobre a sua história de trabalho em prol da cidade juntamente com o ex-prefeito Edgar Pereira. “Já atuei bastante em prol do município atendendo as demandas do meu amigo e ex-prefeito Edgar. Agora iremos trabalhar muito mais, pois estamos com um grupo bem focado no progresso da cidade”, disse o parlamentar, que já firmou compromisso com o grupo de oposição ao atual prefeito da cidade.

25 Nov 2013 - 10:40h

Dando continuidade às investigações sobre o crime ocorrido no último domingo (24), durante o qual uma idosa foi violentada e morta por dois elementos que invadiram sua residência na Fazenda Riachão, na divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu, duas guarnições do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram buscas no Bairro São Jorge e encontraram duas motocicletas roubadas em uma residência. 

No local também foram localizados dois rapazes suspeitos de terem praticado o crime na casa do casal de lavradores. Dentro da residência, a polícia ainda encontrou celulares, dois pares de luva, e algemas de PVC. O marido da vítima está sendo deslocado para a delegacia de Brumado a fim de fazer o reconhecimento dos acusados.

25 Nov 2013 - 10:25h

Segundo informações do Jornal A Tarde, a fim de poder fazer uso dos royalties recebidos pelo estado e capitalizar o fundo previdenciário dos servidores aposentados, o governo da Bahia decidiu alterar a legislação estadual. Royalties são registros pagos pela exploração de energia hidráulica, petróleo, gás natural e minerais. O governo informou que a dívida de R$ 1,65 bilhão do fundo de aposentadoria contribuiu para a crise financeira deste ano. Nesse interesse, o  governador Jaques Wagner (PT) enviou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a Assembleia Legislativa. A PEC muda o artigo 204 da Constituição Estadual, que permitia o uso do dinheiro apenas no setor de energia e na gestão de recursos hídricos e minerais, com o objetivo de ampliar a utilização do recurso para a previdência. A PEC foi sugerida pelo deputado estadual Carlos Gaban (DEM), que faz oposição ao governo.

25 Nov 2013 - 09:45h

A ampliação da cadeia pública do município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, que previa a construção de duas novas celas, foi concluída. De iniciativa da juíza Adriana Silveira Bastos, a obra foi custeada pelo Poder Judiciário com recursos financeiros oriundos de arrecadações de sentenças judiciárias. De acordo com o radialista Vilson Nunes do programa Giro de Notícias, a prefeitura municipal, comerciantes e advogados que militam na comarca também apoiaram a ampliação. As novas celas possuem capacidade para seis presos cada uma. Além disso, a carceragem foi reforçada com concreto a fim de evitar fugas e atender às normas de higiene exigidas. As antigas celas foram construídas com adobão há mais de 100 anos e, além de não oferecerem condições de higiene, não atendiam aos requisitos mínimos de segurança, o que facilitava as constantes fugas registradas no local. Os presos detidos nas antigas celas serão transferidos para as novas instalações ainda nesta segunda-feira (25).

25 Nov 2013 - 09:20h

O governador Jaques Wagner (PT) estaria tentando retirar da pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um processo contra sua mulher, Maria de Fátima Carneiro de Mendonça. A primeira dama do estado tornou-se servidora efetiva do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sem fazer concurso público. De acordo com o site Cláudio Humberto, no órgão, Fátima Mendonça receberia um salário de R$ 13.619 sem nunca ter trabalhado. Enfermeira de profissão, a esposa do governador teve a petição para se tornar servidora estável aprovada pelo TJ-BA em apenas seis dias. O CNJ identificou através de uma inspeção realizada em julho deste ano que a primeira-dama nunca pisou no tribunal e acumula cargo de assessora de supervisão com outro de analista no Executivo.

25 Nov 2013 - 08:30h

No último domingo (24), um acidente foi registrado na BA-142, no trecho entre os municípios de Ituaçu e Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma motocicleta e um carro, ambos com placa do estado de São Paulo, colidiram lateralmente. Wilson Aguiar, 23 anos, passageiro da motocicleta, morreu na hora. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Já o condutor da moto, Carlos Alexandre de Jesus Ribeiro, 18 anos, foi conduzido para o Hospital Municipal de Ituaçu com ferimentos leves. Os ocupantes do veículo não se feriram no acidente. Ainda não se sabe as causas da colisão.