Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
fechar

Prefeitura de Brumado descumpre Lei da Transparência nas contas, diz jornal O município que possui acima de 50 mil habitantes já deveria cumprir a lei há um ano, segundo o Correio da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Acaba nesta segunda-feira (27) o prazo legal para que as 417 prefeituras baianas publiquem, na internet, tudo que gastam e que recebem, em tempo real, além de contratos e convênios. A Lei Complementar 131, de 2009, obriga a criação dos portais de transparência, para que a população saiba como está sendo usado o dinheiro público, mas na Bahia ela não pegou. Pela lei, os municípios com menos de 50 mil habitantes têm até amanhã para abrir as contas. Mas, desde 2011, as cidades com maior população já deveriam colocar no ar os sites de transparência. Na Bahia, das 49 prefeituras nesta situação, 30 possuem links para sites de transparência em suas páginas oficiais na internet, mas o serviço não existe ou não atende a lei. Nas outras 19, apesar das informações contábeis como as receitas e despesas estarem atualizadas, os sistemas foram feitos para não funcionar. Para os municípios que descumprirem a lei, a punição é contra os cofres da prefeitura, que ficaria impedida de receber recursos do governo federal via convênios e de contrair empréstimos. No entanto, o órgão responsável pela fiscalização, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reconhece a dificuldade de fazer a lei ser cumprida. 

Prefeitura de Brumado descumpre Lei da Transparência nas contas, diz jornal (Foto: Reprodução/Correio da Bahia).

“Até hoje, a gente tem dificuldade. Você cobra a mesma tecnologia da informação para o município de São Paulo e para o carente do interior da Bahia. Por exemplo, tem que ter banda larga boa e uma série de outros itens”, avalia o coordenador de Assistência aos Municípios do TCM, Antônio Dourado. Aparentemente feitos para dificultar a fiscalização, quase que a totalidade dos portais de transparência baianos não disponibiliza as informações como os gastos e receitas por secretaria. Não há, também, preços unitários dos produtos e serviços, o que permitiria apurar se há superfaturamento.  “As prefeituras cumprem a legislação, mas precariamente. Não dá para saber quanto foi gasto na área de transporte, com gasolina, listar os fornecedores, nada”, constata o consultor em contas públicas, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco. As informações são do Correio da Bahia.

Madrugada deste domingo (26) com chuva na Capital do Minério O Clima Tempo registra temperatura mínima de 21ºC e máxima de 27ºC, com umidade relativa em 61%. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

A chuva que começou no início da madrugada deste domingo (26) em Brumado. Dados do Instituto Clima Tempo, apontam que durante a madrugada houve precipitação de 6 mm de chuva. O Instituto ainda prevê que a chuva deve continuar hoje. Neste domingo, o Clima Tempo registra temperatura mínima de 21ºC e máxima de 27ºC, com umidade relativa em 61%.

Brumado: Motociclista morre após colidir em um vagão na Lindolfo de Brito O impacto foi tão forte que pedras pesadas que haviam dentro do vagão foram arremessadas para fora. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última sexta-feira (24), o Brumado Notícias publicou uma matéria acerca de uma obra que estava parada há duas semanas na Avenida Lindolfo de Brito, em frente à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Brumado. A paralisação estava gerando reclamações de condutores de veículos por conta da sinalização inadequada da obra, que tinha dois vagões na pista. Na noite deste sábado (25), o jovem Flávio Meira Santos, 27 anos, morreu após colidir em um desses vagões. O Departamento de Trânsito já havia sinalizado que os mesmos iriam ser retirados do local, o que não aconteceu. Moradores da localidade disseram que ouviram o barulho da colisão, que parecia uma explosão. O impacto foi tão forte que pedras pesadas que haviam dentro do vagão foram arremessadas para fora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, quando os socorristas chegaram, o jovem já estava morto. Neste momento, a polícia está controlando o trânsito no trecho, que se encontra engarrafado nos dois sentidos da via de acesso à BA-148. O rapaz estava com o capacete aberto.


Na noite deste sábado (25), o jovem Flávio Meira Santos, 27 anos, morreu após colidir em um desses vagões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: CDL enfeita centro comercial no clima dos festejos juninos A ornamentação começou na noite da última sexta-feira (24) e já está chamando a atenção dos consumidores que frequentam o local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Meia tonelada de bandeirolas está sendo utilizada na decoração das ruas que formam o centro comercial de Brumado. A ornamentação começou na noite da última sexta-feira (24) e já está chamando a atenção dos consumidores que frequentam o local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está celebrando a parceria com a prefeitura na realização da decoração. Para Manoel Messias, presidente do órgão, a ornamentação irá influenciar a economia local. “A prefeitura nos concedeu autorização para voltarmos a enfeitar as ruas. O comércio com certeza irá se aquecer com as vendas. Mantemos uma campanha forte para estimularmos os consumidores de Brumado e temos confiança de que as decorações irão estimular ainda mais as vendas”, ressaltou Messias.

Brumado: Mercadinho volta a ser assaltado No momento do assalto, vários clientes estavam no mercadinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notíc

O mercadinho localizado na Rua Sargento Antenor, no Bairro das Flores, em Brumado voltou a ser a assaltado na tarde deste sábado (25). Segundo disseram testemunhas ao Brumado Notícias, os marginais entraram no estabelecimento com capacete e armas de fogo e anunciaram o assalto. Em seguida, foram até a mesa do proprietário, de onde subtraíram dinheiro. Ainda segundo testemunhas, os bandidos saíram do estabelecimento com o dinheiro dentro de uma sacola e fugiram. Antes disso, um dos assaltantes dobrou a placa da moto para que o veículo não fosse identificado. No momento do assalto, havia vários clientes no mercadinho e um grande fluxo de veículos e pedestres na via, mas nem com toda a movimentação os bandidos se intimidaram. A polícia chegou rapidamente ao local, mas não alcançaram os marginais.

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia A audiência foi proposta pelo vereador Castilho Viana (PSB) que vem buscando unir forças para combater a violência na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Poucas pessoas compareceram a audiência que debateu a segurança pública no município de Brumado na noite da última sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores. Autor da indicação para realização da audiência, o vereador Castilho Viana (PSB) apresentou vários relatos da criminalidade no município e também falou sobre a falta de estrutura e efetivo da polícia. O debate prosseguiu e a expectativa da plateia girava em torno de uma proposta de melhoria no combate à violência, que seria levantada pelos representantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia Os deputados João Bonfim (PDT) e Capitão Tadeu (PSB) membros da Comissão de Segurança Pública da AL-BA compareceram ao evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No entanto, o deputado estadual Capitão Fernandes Tadeu (PSB), parte da Comissão, cobrou do prefeito medidas sociais preventivas no combate à criminalidade. “As polícias precisam sim ser melhor estruturadas, mas a segurança pública não é só um problema do governador e sim dos prefeitos, que também têm de realizar trabalhos preventivos com políticas sociais, principalmente nos bairros periféricos onde o tráfico está recrutando os nossos jovens para o mundo do crime”, disse. O Capitão foi apoiado pelo deputado João Bonfim (PDT), que afirmou que o problema é de ordem social. “Eu acho que aumento de efetivo não é solução para a questão de segurança nem em Brumado e nem em lugar nenhum. Não é um número maior de soldados que vai evitar que se cometam crimes. A segurança em qualquer lugar está ligada ao lado social, precisamos educar melhor o nosso povo e dotar a sociedade de estrutura que permita que os nossos jovens tenham escola e emprego”, declarou Bonfim. Na audiência, foi proposta a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Para a maioria das pessoas presentes, a audiência não trouxe soluções reais no combate à violência no município e não atendeu aos anseios de segurança da população. 

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia Comandantes das polícias que realizam a segurança na cidade pediram o apoio da população, que deve auxiliar denunciando as ações criminosas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Antes do debate, o Major Berlink, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Leonardo Rabelo, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Major Souza Júnior, da 2ª CIPRE, e o Major Arthur Mascarenhas, da Cipe/Sudoeste-CAESG, conversaram com o Brumado Notícias. Durante o bate-papo, os comandantes destacaram a atuação da polícia no combate ao crime e apontaram que o aumento da violência também é uma consequência do crescimento do município, que não se preparou para os efeitos colaterais do progresso. Os comandantes pediram o apoio da população, que deve auxiliar a polícia denunciando as ações criminosas.

Mesmo cassado, Aguiberto diz que confia em reversão do processo judicial Prefeito diz que apesar das circunstâncias, não mudou em sua administração e segue de cabeça erguida. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), continua no exercício do mandato mesmo tendo sido cassado pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral da comarca do município. A cassação ocorreu em decorrência de denúncia de irregularidades durante o período eleitoral, apresentada pela ex-deputada Marizete Pereira (PT), adversária derrotada nas eleições. Em entrevista ao Brumado Notícias na manhã da última sexta-feira (24), o gestor declarou não ter feito nada de errado e que desabonasse sua vitória nas urnas. “Apesar das circunstâncias, não mudou em nada a nossa administração. Estamos de cabeça erguida, pois nada fizemos de errado. Enquanto nos derem condição de trabalhar por Brumado, vamos continuar a fazer assim”, garantiu. O prefeito ainda acrescentou que está confiante na reversão do processo. “Tenho confiança não só na justiça do homem como também na justiça Divina. Tivemos esse problema, mas vamos utilizar todos os recursos, não com o intuito de permanecer no poder, mas sim para atender o clamor do povo de Brumado. Fomos eleitos com a maioria dos votos e confiamos em mais essa grande vitória do povo de Brumado”, destacou o gestor.

João Bonfim anuncia início das obras da nova cadeia pública em Brumado Segundo Bonfim, a obra é pré-moldada e está orçada em mais de R$ 20 milhões e será iniciada no segundo semestre. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista concedida ao Brumado Notícias na noite da última sexta-feira (24), o deputado estadual João Bonfim (PDT) anunciou que, no começo do próximo semestre, a cidade de Brumado terá uma cadeia pública com número maior de vagas. Bonfim afirmou que a cadeia visa dar maior segurança à população e mais dignidade aos detentos. O deputado disse ainda que por conta de alguns imprevistos o secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) Nestor Duarte não pode comparece a audiência de segurança pública realizada na Câmara de Vereadores, onde iria anunciar a ordem de serviço da obra. Segundo Bonfim, a obra é pré-moldada e está orçada em mais de R$ 20 milhões. Os recursos já foram disponibilizados e a mesma deve ser executada em um período de 120 dias. “Isso irá trazer segurança, pois aqui em Brumado é normal a polícia militar prender e, às vezes, a justiça mandar soltar porque não tem como manter o infrator detido; ou então os presos se rebelam e fogem, pois a cadeia atual não oferece nenhuma condição de segurança”, destacou o deputado.

Rafaela Pacífico, aluna da Monteiro Lobato, é aprovada em Direito ainda cursando o 3º ano A aluna resolveu testar seus conhecimentos e se inscreveu para participar do processo seletivo. (Foto: Divulgação).

Ainda cursando o 3º ano do ensino médio, a aluna Rafaela Pacífico Carvalho foi aprovada no vestibular 2013 da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) para o curso de Direito. A aluna resolveu testar seus conhecimentos e se inscreveu para participar do processo seletivo mesmo não tendo concluído o ensino médio. O Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) parabeniza a aluna, que agora faz parte do grande grupo de alunos da Monteiro Lobato aprovados no vestibular. Quer ter a garantia de que seu filho está aprendendo com os melhores educadores e recebendo um ensino de qualidade? Então, matricule-o na Monteiro Lobato e veja seu crescimento de perto.

Abastecimento de água afetado em localidades rurais de Brumado Problemas na Estação de Tratamento da Lagoa Funda afeta abastecimento na região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o abastecimento de água encontra-se temporariamente afetado em algumas localidades rurais atendidas pela Estação de Tratamento da Lagoa Funda. Por isso, a distribuição passará a ocorrer em dias alternados e é recomendável que a população economize água, evitando o desperdício. Segundo a Embasa, o problema ocorre por conta da redução da vazão de água. Os povoados de Itaquaraí, Lagoa Funda, Lagoa do Arroz, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré e Gatos foram atingidos. A Embasa está trabalhando para solucionar o problema e voltar a ofertar água para o pleno atendimento dos usuários desta região. Outras informações podem ser obtidas no Escritório Local de Brumado ou pelo telefone (77) 3441-3991.

Brumado: Secretaria de Saúde comemora diminuição nos índices da dengue Secretário Cláudio Feres enalteceu a conscientização da população no combate ao mosquito transmissor da doença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após 20 dias de paralisação, os agentes de endemias de Brumado retornaram às atividades de campo. Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Saúde, Cláudio Feres, esclareceu que o município cedeu a algumas reivindicações da categoria pondo fim ao impasse. Como havia uma grande preocupação com relação ao índice de infestação do mosquito da dengue no município, o secretário destacou que, mesmo sem a atuação dos agentes durante os dias de paralisação, prevaleceu a conscientização e participação popular no combate ao mosquito transmissor da doença. “A princípio, a dengue está controlada, mas, se não houver uma participação popular, nunca vamos conseguir combater a dengue”, enfatizou Feres. O secretário declarou que os índices de casos suspeitos diminuíram na cidade, assim como o atendimento hospitalar a vítimas da doença. Apesar da boa notícia, Feres afirmou que a dengue ainda não está erradicada da cidade. “Diminuiu o índice, mas não erradicamos, é bem diferente. Sabemos que nos meses de outubro e novembro temos muitos registros na cidade e, se não nos precavermos agora, poderemos ter uma epidemia de grande proporção em nosso município. Por isso, conclamamos a população a não abaixar a guarda e continuarmos nos policiando no combate à infestação do mosquito transmissor”, alertou o secretário. 

Administração realiza 5ª Conferência das Cidades em Brumado O prefeito da cidade fez a abertura do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Secretários municipais e representantes de vários órgãos do município de Brumado estiveram reunidos no auditório da SEMAC, onde aconteceu a 5ª Conferência das Cidades. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) abriu o evento lendo a pauta de debates do dia e apresentando uma planilha de atividades para o município. Antes do início da Conferência, o gestor concedeu entrevista ao Brumado Notícias, ocasião em que destacou a importância do evento. “É um evento de grande importância em que vamos debater as políticas públicas de melhorias para a nossa cidade dentro daquilo que determina a lei”, explicou o prefeito. Aguiberto apontou, em seguida, que o município tem uma demanda de carências a serem supridas. “Nós estamos carentes de tudo. Não temos praticamente nada na questão do esgotamento sanitário, precisamos de mais água e de muitas outras coisas e temos que desenvolver muito a nossa política social”, ressaltou.

Léo Santana e Banda Parangolé no aniversário de Brumado O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) pelo prefeito Aguiberto Lima Dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) anunciou a programação para o aniversário da cidade de Brumado, que será celebrado dos dias 08 a 10 de junho. No dia 11, o município celebra 136 anos de emancipação política. Dentro da programação, haverá várias inaugurações, apresentações de quadrilhas, eventos esportivos e shows na Praça Coronel Zeca Leite, cuja fonte luminosa será inaugurada no dia 10. No dia 09 de junho, haverá shows com Lázaro Jacarine, Forró Capim Santo e Forró Açucena. Já no dia 10 de junho, tem Banda Magnatas e Banda Parangolé. O prefeito esclareceu que a princípio seria realizado apenas um dia de festejo, mas após apelo popular e reunião com o secretariado, foi decidido que haverá mais um dia de festa. Embora os festejos promovidos pela administração se encerrem no dia 10, a estrutura da festa ainda permanecerá montada na praça para que no dia 11 seja realizada a Festa do Dia dos Evangélicos.

Presidente do Jardim de Alah tem audiência com o prefeito Aguiberto Presidente da Associação de Moradores debateu as principais carências do bairro com o gestor municipal. (Foto: Divulgação).

Em busca de benefícios, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim de Alah, Fabiano Neves, esteve em audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na manhã da última quinta-feira (23). No encontro, Neves falou sobre os documentos dos imóveis que muitos moradores ainda estão por receber, a realização do calçamento pela compensação do Parque das Palmeiras, esgotamento sanitário, entre outros assuntos. Segundo Fabiano, o prefeito se mostrou sensível as reivindicações dos moradores e necessidades do bairro. O gestor garantiu que um levantamento será feito para a entrega dos documentos, a compensação será iniciada em breve e, quanto ao esgotamento, esforços estão sendo empregados para que em um futuro próximo todos os moradores do Jardim de Alah usufruam do benefício. Neves disse que está otimista com a conversa: “No que depender de mim e da diretoria da nossa associação, estaremos sempre identificando as necessidades do bairro e levando ao conhecimento daqueles que têm o poder para realizar as ações devidas, afinal de contas, esse é o dever de um líder comunitário”, concluiu.

Brumado: Obra parada na Lindolfo de Brito causa insegurança aos condutores Departamento de trânsito garantiu que irá resolver a questão tendo em vista a insegurança de trafegabilidade na localidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há cerca de duas semanas a obra de construção das faixas elevadas em frente ao Campus XX da UNEB, na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, em Brumado, estão paradas. A paralisação vem gerando reclamações de populares e, principalmente, dos condutores de veículos, tendo em vista que a noite o local está indevidamente sinalizado, inclusive com dois vagões encostados na parte finalizada da obra. Alcir Xavier, diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) informou ao Brumado Notícias que vem cobrando da empreiteira responsável a conclusão da obra. Segundo ele, o encarregado disse que estava aguardando o período de cura do concreto na parte já concluída. No entanto, passado o período informado, o encarregado relatou ao diretor que a obra não pode ser realizada por falta de sinalização adequada no trecho e que está aguardando as placas de sinalização que devem chegar nesta sexta-feira (24). “Como não temos garantia de que as placas chegam mesmo nesta sexta, vamos improvisar com algumas placas que temos no Departamento. Não podemos deixar aqueles vagões como estão. Reconhecemos que os mesmos oferecem risco e por isso vamos providenciar que os mesmos sejam retirados o quanto antes”, garantiu o diretor.

Campanha de vacina contra gripe termina na próxima quarta-feira (29) Em Brumado, 7.470 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 68,26% foram vacinadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A termina na próxima quarta-feira (29). Em Brumado, 7.470 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 68,26% do grupo de risco, que incluía crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. O maior índice de imunização foi o das puérperas. De um total de 119, foram imunizadas 108, o que equivale a 90,7%. Entre as crianças, 1.082 (74,57%) foram vacinadas, de um total de 1.451, Das pessoas em tratamento de saúde, de 832 foram vacinadas 613 (73,68%), de um total de 725, 410 (56,5%) gestantes foram vacinadas e, de um total de 7.817, 5.257 (67,25%) idosos foram imunizados. A coordenadora Valéria Vieira Costa ressaltou que a imunização é de fundamental importância, pois a doença é de fácil transmissão e as complicações podem ser graves. “Alertamos para os grupos que apresentaram um baixo comparecimento que procurem os postos para serem vacinados, pois estaremos realizando a campanha até o próximo dia 29 de maio”, disse.

Clínica Maná: O Abdômen definido dos seus sonhos virando realidade com Pilates A Clínica Maná oferece sessões de tratamento que prometem muitos resultados para modelar suas curvas.

Uma barriguinha sequinha e um corpo perfeito exigem dedicação e disposição. Alimentação saudável, tratamentos estéticos e atividades físicas são essenciais para conseguir moldar as curvas e ajustar o peso. É muito importante escolher uma atividade prazerosa e relaxante, para não transformar a hora de se cuidar em uma tortura. Para estimular a qualidade de vida e incentivar a conquista de um corpo saudável, a Clínica Maná oferece sessões de tratamento que prometem muitos resultados para modelar suas curvas. Os exercícios do método Pilates trabalham o corpo todo com ênfase em controle de centro. Além de melhorarem o condicionamento físico, também ajudam a perder peso. Uma aula de Pilates pode ter um alto gasto calórico, dependendo da intensidade, dinâmica e duração da aula. Observe os resultados de maneira rápida, satisfatória e duradoura. E surpreenda-se com os benefícios que o Pilates pode trazer a sua saúde e sua forma física, tirando aquele abdômen dos seus sonhos e transformando-o em sua realidade. Pilates na Clínica Maná é Saúde e Forma em perfeito equilíbrio.

Marquinho Viana busca recursos no Ministério do Turismo para Barra da Estiva e Aracatu (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em Brasília na última quarta-feira (22) na companhia do prefeito de Aracatu, Sérgio Maia (PV). O deputado estava em busca de investimentos para os municípios que representa. Na ocasião, Marquinho solicitou ao secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Rios Mota, a urbanização da Avenida Cristo Redentor, em Barra da Estiva, e a construção da Praça Luiz Viana, no município de Aracatu. O secretário irá avaliar as solicitações e em breve deverá encaminhar um parecer ao deputado.

Brumado: Câmara convida população para participar de audiência sobre segurança pública A audiência está marcada para sexta-feira (24) às 19 h. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de outdoors espalhados pela cidade, a Câmara de Vereadores de Brumado está convidando a população para comparecer à Casa Legislativa na noite desta sexta-feira (24), ocasião em que ocorrerá uma Audiência Pública que debaterá a segurança pública no município. Além de autoridades locais e da região, representantes de órgãos públicos e populares, também são esperados no evento os deputados estaduais João Bonfim (PDT) e Capitão Tadeu (PSB), ambos membros do Conselho de Direitos Humanos e de Segurança da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A audiência está marcada para às 19h.

Brumado: Amarok In Tour começa nesta sexta-feira (24) A Brumauto promove o maior encontro de Amarok da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No próximo domingo (26), acontece em Brumado o II Amarok In Tour, o maior encontro de Amarok da Bahia. A carreata sairá de Brumado, passará por Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, chegando a Arapiranga, de onde os motoristas retornam para um grande almoço de confraternização em Livramento. Em entrevista ao Brumado Notícias, Alessandro Silva, que faz parte da comissão organizadora do evento, falou que a expectativa é de que nesse ano mais de 70 veículos e 300 pessoas participem do encontro. O caminhão de apoio da Volkswagen já se encontra em Brumado e estará montado no final da tarde desta sexta-feira (24). Na noite de sábado (25), próximo a Brumauto, será realizado um happy hour com direito a DJ. A carreta também estará no domingo em Livramento dando suporte aos participantes do evento.

Brumado: Arrombamento na FADESB e na Indústria Cidadã Nada foi subtraído pelos arrombadores e a suspeita da direção da FADESB é que os mesmos procuravam dinheiro nas unidades. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Bandidos invadiram o prédio da FADESB, que fica em frente a APAE, em Brumado. O vigia do local contou ao Brumado Notícias que no único momento em que ele saiu para ir a um supermercado, os meliantes entraram no prédio e arrombaram todas as salas e a porta de um caminhão baú, de onde retiraram duas baterias. “Assim que cheguei ao portão ouvi que eles estavam vasculhando a cozinha, mas com medo de que estivessem armados eu gritei e eles correram pelos fundos. Ainda estou tremendo, vim para dar segurança e estou me sentindo inseguro, pois não é a primeira vez que os marginais entram aqui”, disse o vigilante. Na fuga, os arrombadores deixaram para trás vários itens. Além da FADESB, os bandidos também tentaram invadir o prédio da Indústria Cidadã, arrombando uma porta e retirando uma janela de vidro do lugar. Os marginais só não conseguiram assaltar o local, vez que o alarme disparou e frustrou a ação. Nada foi subtraído pelos arrombadores e a suspeita da direção da FADESB é que os mesmos procuravam dinheiro nas unidades. A polícia foi acionada e uma perícia foi realizada no local. A FADESB oferece cursos profissionalizantes para profissionais autônomos em parceria com o SENAC e atualmente a Indústria Cidadã é base de apoio para o curso de aproveitamento em arte de materiais reciclados e pintura em tela.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

A pistola do policial militar da cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano, que havia sido furtada pelo vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), o Noga, no último sábado (18), foi encontrada por investigadores da polícia civil por volta do meio dia em um terreno baldio nas proximidades da Praça da Catedral, onde houve a confusão envolvendo o policial militar e o vereador. Por telefone, o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), que está em Paramirim acompanhando o caso, contou ao Brumado Notícias que o parlamentar nega ter subtraído a arma do PM. Rabelo explicou que não cabe fiança pelo fato do vereador não ter sido detido em flagrante delito, mas sim preso preventivamente em cumprimento a um mandado judicial. Por isso, o parlamentar continua detido à disposição da justiça na delegacia de Paramirim. Os outros homens envolvidos na confusão e que foram baleados pelo policial já foram apresentados na delegacia, onde foi arbitrada uma fiança aos mesmos.

Marlúcio Abreu de olho na prefeitura de Brumado e visando a Assembleia Legislativa “Onde estiver eu quero fazer alguma coisa pelo povo”, disse o médico. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Brumado Notícias entrevistou o médico Marlúcio Abreu (PP) na tarde da última quarta-feira (22), ocasião em que o mesmo comentou a respeito da ação judicial que envolve o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Abreu disse que acredita na justiça e o que ela decidir será correto. “Se a justiça for favorável a Aguiberto continuar como prefeito, será ele o prefeito. Se não, poderemos ter uma nova eleição ou a posse da segunda colocada, mas prefiro aguardar respeitando a decisão judicial”, afirmou. Supondo que o prefeito seja destituído do cargo, nossa reportagem questionou se Marlúcio seria candidato. O médico respondeu que está à disposição do grupo político e do povo.  “Sou político e devo um mandato ao povo de Brumado. Sou até cobrado pelos populares por ainda não ter sido prefeito de nossa cidade. Nesse momento, o que eu posso dizer que eu estou à disposição do grupo, das lideranças políticas e do povo em geral. Ilka e eu estamos à disposição para disputar qualquer pleito na política seja com A, B ou C”, reforçou. Sobre se disputaria o pleito contra a ex-deputada Marizete Pereira (PT), Marlúcio foi cauteloso e disse que prefere valorizar o bom senso, vez que se trata de uma suposição. Além de almejar a cadeira executiva municipal, o médico declarou que ele e a esposa também estão sendo cogitados por diversos partidos para disputar um assento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Nosso partido já se posicionou e irá lançar candidatos a deputado federal e estadual e deram um sinal de interesse na minha candidatura ou de Ilka. Estamos à disposição do partido e até já fomos convidados por outros partidos como PCdoB, e PR. Ainda não decidimos, mas de onde estiver eu quero fazer alguma coisa pelo povo de Brumado”, finalizou.

Ciclismo: Organização da Copa Mosso mapeia percurso da prova em Brumado Os organizadores e alguns atletas fizeram o percurso da prova com o intuito de mapear e sinalizar os pontos estratégicos por onde os competidores passarão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 09 de junho será realizada uma das etapas da Copa Mosso de Mountain Bike em Brumado. Na tarde desta quarta-feira (22), organizadores da prova e alguns atletas fizeram o percurso da prova com o intuito de mapear e sinalizar os pontos estratégicos por onde os competidores passarão. Idealizador do evento, o feirense Leonardo Bruno destacou em entrevista ao Brumado Notícias que em apenas um ano de criação a Copa Mosso já ganhou repercussão em todo o estado. “Na primeira etapa da prova, realizada este ano, mais de 240 atletas de todo o estado participaram e a expectativa é de que mais de 130 atletas participem da etapa brumadense”, disse Leonardo. Parte da comissão organizadora do evento, Alecarlos Pires declarou que já foi realizada a limpeza de todo o trajeto da competição. Entre os competidores, está o conquistense Wiliam Bispo, primeiro campeão da Copa Mosso, que falou sobre sua expectativa para a prova. “Será uma prova bastante disputada, ainda mais que o Mountain Bike tem ganhado mais adeptos nos últimos anos, criando corridas cada vez mais acirradas. Prova disso são atletas de Conquista e Brumado que têm se destacado muito no circuito baiano”, afirmou Bispo. A Copa Mosso estará dentro da programação do aniversário de Brumado, que é celebrado no dia 11 de junho.

CSB: Final do Campeonato Empresarial será comemorada com manhã de sol O evento acontecerá neste domingo (26).

A grande final do Campeonato Empresarial do Clube Social de Brumado será neste domingo (26) e você não pode perder este evento, que será comemorado com uma animada manhã de sol. O grupo Caso Contrário promete um evento bastante musical e divertido. Traga toda sua família para curtir essa agradável manhã no Clube Social de Brumado, a sua melhor opção de lazer.

Brumado: Loja Autorizada Vivo contrata consultores de vendas Os interessados devem deixar seus currículos na loja, que fica na Praça Armindo Azevedo, 122.

Está desempregado e precisando de uma oportunidade para demonstrar todo seu talento? A Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, está contratando consultores de vendas. Os interessados devem deixar seus currículos na loja, que fica na Praça Armindo Azevedo, 122, no centro de Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0993.

Brumado: Bandidos arrombam casa no Bairro Centenário A polícia esteve no local e está a procura dos arrombadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma casa foi arrombada na tarde desta quarta-feira (22) no Bairro Centenário, em Brumado. A dona da propriedade, que está grávida, disse que ao entrar no local percebeu que a porta estava arrombada. Temendo que os bandidos ainda estivessem dentro da casa, ela saiu e ligou para o marido, que logo acionou a polícia. Segundo os policiais, ao entrarem na residência, os bandidos desligaram a caixa de distribuição de energia a fim de desativar o alarme, cortaram a cerca elétrica e vasculharam todo o quarto. Em seguida, roubaram TV, perfumes e outros aparelhos eletrônicos dos moradores. No final da tarde, uma guarnição do Pelotão Especial encontrou a TV escondida em uma casa abandonada no Bairro Baraúnas. O televisor foi encaminhado para a delegacia para ser efetuada a ocorrência e, em seguida, foi devolvida aos proprietários. O dono da residência declarou ao Brumado Notícias que esta não é a primeira vez que bandidos entram na casa. A polícia continua atrás dos arrombadores.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Coelba vai ter que explicar os constantes apagões na Câmara de Brumado O gestor da Coelba, Jadir Batista, deverá comparecer na próxima sessão do legislativo para esclarecer as causas dos apagões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O gestor do escritório da Coelba de Brumado, Jadir Batista, terá que prestar esclarecimentos a população e aos vereadores pelos constantes apagões na cidade. A vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) conseguiu que seu requerimento fosse aprovado na sessão da última segunda-feira (20). O documento prevê a presença de um representante da Coelba na Câmara Municipal para esclarecer as causas dos apagões. As quedas de energia elétrica não vêm acontecendo somente na sede do município, mas também em diversas comunidades da Zona Rural. “Além de já sofrerem com a seca que assola todo o interior da cidade, os moradores das comunidades rurais, mas especificamente do Distrito de Ubiraçaba, toda semana soma prejuízos por conta dos apagões. Isso é um absurdo e a Coelba terá que ter uma explicação plausível para esclarecer a população”, disse a vereadora em entrevista ao Brumado Notícias.

Jovem de Conquista é a primeira com Síndrome de Down a concluir curso de nível superior na Bahia Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, vai colar grau na próxima quinta-feira (23) e receberá o diploma do curso de Biologia. (Foto: Divulgação).

A jovem Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, portadora da Síndrome de Down, é a primeira pessoa da Bahia com a deficiência a concluir um curso de nível superior. Com o apoio da família, a jovem venceu mais uma etapa e colará grau na próxima quinta-feira (23), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Amanda, que será diplomada em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), já faz planos para o futuro. “O que quero é atuar na área de pesquisa científica, me especializar em genética”, disse. A jovem promete alçar voos mais altos. “Sonho em trabalhar com Zan Mustacchi”, revela, referindo-se a um dos médicos geneticistas mais reconhecidos no Brasil e que atende pacientes com Down há mais de 30 anos. No ano passado, o paulista João Vitor, de 26 anos, colou grau no curso de Licenciatura em Educação Física, em Curitiba, e em 2009 ele concluiu o bacharelado na mesma área.

Rio do Pires: Polícia prende vereador que furtou arma de PM Polícia compre mandado de prisão expedido pelo juiz João Lemos Rodrigues e prende o petista Osvaldo Borges do Nascimento. (Foto: Reprodução/TSE).

Cumprindo mandado de prisão expedido pelo Juiz João Lemos Rodrigues, da Comarca de Paramirim, policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Livramento de Nossa Senhora, detiveram na tarde desta quarta-feira (22) o vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), o Noga, acusado de ter agredido e furtado uma pistola de um soldado da Polícia Militar no último sábado (18). Noga foi detido em Rio do Pires e encaminhado para a delegacia de Paramirim para prestar os devidos esclarecimentos. Como ainda não devolveu a pistola, o parlamentar poderá ficar detido por porte ilegal de arma de fogo e agressão a servidor público em execução de serviço. Os delitos praticados pelo vereador são afiançáveis.

Arquivo