Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
Prefeitura de Caculé assina Convênio para a realização do São João 2013 O prefeito Beto Maradona (DEM) assinou o convênio em Salvador com a presença do governador Jaques Wagner (PT). (Foto: Divulgação).

Na última sexta-feira (24), o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), esteve em Salvador para assinatura de um convênio referente à realização do São João 2013. Além de Caculé, mais 76 municípios foram contemplados com o convênio. O evento contou com a participação do governador Jaques Wagner (PT), que destacou a importância da festa para os baianos. “Este é um evento tradicional que merece destaque. Vamos contribuir com R$ 3,75 milhões para a festa. Ano que vem queremos ampliar este investimento”, destacou. O governador também comentou sobre os efeitos da seca no interior do estado, ressaltando que muitas ações têm sido realizadas em prol da minimização dos problemas derivados do grande período de estiagem, a exemplo do Bolsa Estiagem, Garantia Safra, construção de adutoras e entrega de equipamentos. Cerca de 500 mil pessoas deixam a capital para aproveitar os festejos juninos no interior do estado e somente o turismo interno injeta R$ 150 milhões na economia baiana durante o São João. 

Weliton Lopes propõe indicações em defesa da Defensoria de Brumado O parlamentar solicitou a nomeação de no mínimo dois Defensores Públicos para a cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Weliton Lopes (PR) solicitou do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) informações acerca dos processos que estão em tramitação na Jurisdição da Comarca de Brumado. Dentre as informações solicitadas, o parlamentar quer saber quantas ações tramitam em Brumado, patrocinadas pela DPE; onde estão os processos que foram levados da sala da DPE, situada no Fórum local; e o que faz o cidadão que sofrer ameaça ou violação dos seus direitos e precisa da defesa ou orientação da DPE. Lopes justificou a solicitação baseando-se no fato de que nenhuma nota foi dada à população, por parte da DPE, no sentido de esclarecer aos seus assistidos no que se refere às providências e a tramitação dos processos. “Há quatro meses, o município de Brumado não conta com o atendimento da DPE, vez que os Defensores Angélica Coelho Oliveira e Hamilton Gomes foram transferidos, deixando para trás, segundo estimativas, cerca de cinco mil processos sem a devida assistência”, afirmou Weliton. O parlamentar também indicou a Defensoria Pública Estadual que sejam nomeados no mínimo dois Defensores Públicos para a DPE de Brumado, tendo em vista a posse de novos Defensores Públicos ocorrida no dia 17 de maio, em cerimônia solene realizada pela instituição em homenagem ao Dia da Defensoria Pública na cidade de Salvador. “Atender a presente indicação, nomeando aos menos dois Defensores para a DPE de Brumado é manter os serviços que estavam sendo prestados (há anos) e foram suspensos há quatro meses”, reafirmou o parlamentar.

Brumado: Renato Piaba contagiou o público em um mega show de humor O público que compareceu a AABB se divertiu bastante com o show de 1h30, que contou com as mais novas piadas de Piaba. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O show do humorista Renato Piaba marcou o último domingo (26), em Brumado, com muita alegria e descontração. O público que compareceu a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) se divertiu bastante com o show de 1h30, que contou com as mais novas piadas de Piaba. Para o idealizador do evento, o empresário Paulo Morais, a receptividade do público foi bastante positiva e novos shows com grandes humoristas serão marcados em breve na cidade. “Gostaria de agradecer a população de Brumado pelo grande carinho que o Renato Piaba recebeu. A cidade agora entra em uma nova fase de espetáculos de shows humorísticos que traremos para alegrar a vida dos brumadenses”, disse Morais, satisfeito com a grande repercussão do evento. 

Brumado: Renato Piaba contagiou o público em um mega show de humor A receptividade e entusiasmo do público brumadense com o espetáculo de arte abre um novo leque de opções para o cenário cultural da cidade. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O humorista Renato Piaba, que há tempos tinha o desejo de se apresentar na cidade, ficou feliz com o reconhecimento do público. Em um bate papo com a equipe do Brumado Notícias, Piaba destacou que espera retornar o quanto antes ao município. “Sempre questionava aos empresários o porquê de não realizar o nosso show em Brumado. Fiquei satisfeito, pois o público é muito participativo e nos concedeu muita animação e alegria. Quero voltar aqui em breve para apresentar o meu novo show que irei lançar no segundo semestre”, enfatizou Piaba. A receptividade e entusiasmo do público brumadense com o espetáculo de arte abre um novo leque de opções para o cenário cultural da cidade.

Brumado: Abracadabra no Bairro Olhos D´água superou as expectativas O evento proporcionou muita arte e cultura para os moradores da localidade. (Foto: Divulgação).

No último sábado (25), o Movimento Abracadabra promoveu no Bairro Olhos D´água o projeto “Abracadabra nos Bairros”, iniciativa patrocinada pela Associação das Indústrias de Brumado, que ainda prevê mais três edições neste ano. Oficinas gratuitas para crianças e adolescentes, apresentações culturais e exposições de Literatura, Artesanato e Artes Plásticas fizeram parte do evento. Além disso, os presentes puderam apreciar uma belíssima apresentação das jovens do Ballet Bombom, coordenadas pela professora Juliana, apresentações de capoeira da Ginga Brasil e do Grupo Internacional de Capoeira Topázio, artistas do bairro como o músico Seu Jorge e o sanfoneiro Seu Neco. As exposições dos artesãos do Mercado de Artes atraíram os olhares para os trabalhos em pedra de Jocimar e Virgílio e no tecido com Dinarte. Artistas plásticos do bairro também tiveram suas obras expostas, como Gabriel mostrando seus trabalhos em madeira e Alex Lôbo com sua obra em ferro “O violeiro”, premiada em 2005. Também teve apresentação do músico Jonatas França e o Grupo de Teatro Arte em Cena, que fez uma homenagem ao Projeto Abracadabra. O Modera, juntamente com o membro fundador do Abracadabra, o artista plástico Robson Trindade, realizou uma excelente oficina com jovens do bairro, sensibilizando-os sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Amarok In Tour 2013: Adrenalina e pura emoção Os amarokeiros de diversos locais da região ficaram entusiasmados com o crescimento do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A 2º ano do Amarok In Tour, evento promovido pela concessionária Brumauto, foi marcado pela adrenalina e emoção. Os amarokeiros de Brumado e de diversos locais da região ficaram entusiasmados com o crescimento do evento. A comitiva saiu na manhã deste domingo (26) com destino a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Após se servir com um delicioso café da manhã, a comitiva seguiu uma trilha pelos diversos pontos turísticos de Rio de Contas e em seguida foram para Livramento de Nossa Senhora, onde participaram de um almoço. A direção da Brumauto e todos seus funcionários agradeceram os participantes do evento, já na grande expectativa da edição 2014. Todo o percurso contou com a segurança da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). (Veja Fotos).

Amarok In Tour 2013: Adrenalina e pura emoção Família Amarok In Tour/Brumauto curtiram bastante a 2ª edição do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Renato Piaba é furtado durante espetáculo em Maragojipe Bandidos furtaram documentos, projetos de trabalho e aparelhos eletrônicos do humorista. (Foto: Divulgação).

Renato Piaba teve seus pertences furtados quando chegou para apresentação na cidade de Maragojipe, na região metropolitana de Salvador, no último sábado (25).  O Bocão News falou com empresário do humorista, Angelo Davi, que relatou a valor da perda. “O dano foi mais pessoal e profissional, que financeiro. No carro onde a pessoa furtou os pertences de Piaba havia uma mochila onde ele guardava o celular, carteira e aparelhos eletrônicos onde armazenava conteúdo profissional. Textos e projetos de trabalhos”, lamentou o empresário que pede a solidariedade de quem encontrar os pertences do humorista. Davi solicita que quem tiver acesso aos pertences de Piaba procure uma delegacia ou a imprensa para devolver ao menos os documentos e textos que ele guardava na mochila. “É um esforço de longos dias de trabalho que se perde por conta do desvio de caráter de uma pessoa”, lamentou. Renato Piaba deixou a mochila dentro do carro quando chegou para apresentação na Associação Atlética de Maragojipe.  Estacionou o carro ao lado da casa, mas esqueceu a porta do veículo aberta. O que teria facilitado a ação criminosa, já que os seguranças do espaço estava concentrada na porta de entrada.  Enquanto o humorista Renato Piaba fazia graça com seu novo espetáculo, “Rir para não chorar”, perdia seus pertences. Celulares, ipad, uma câmera filmadora, documentos, cartões de crédito, inclusive o texto do novo show, intitulado “Vida de solteiro”, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano, estavam na mochila furtada de dentro do carro, estacionado na porta do evento. Após o show, Piaba foi à delegacia da cidade, mas não conseguiu registrar o boletim de ocorrência porque não havia delegado na unidade. Retardando a viagem, de avião, que Piaba tinha agendado para Vitória da Conquista. Por conta do infortúnio, ele seguiu de carro com a equipe. O humorista vai apresentar o show neste domingo (26) em Brumado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Rio do Antônio: Caminhão carregado de adubo capota no Distrito de Ibitira na BR-030 O caminhão com placa de Uberlândia/MG teria saído da pista e descido a ribanceira, capotando em seguida. (Foto: Leitor/Brumado Notícias).

Um internauta enviou ao Brumado Notícias as imagens de um acidente registrado na manhã do último sábado (25), na BR-030, próximo ao Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Segundo dados levantados pelo internauta, o caminhão com placa de Uberlândia/MG teria saído da pista e descido a ribanceira, capotando em seguida. O motorista foi socorrido, mas ainda não sabe qual o estado de saúde do mesmo. “Havia muitas manchas de sangue no caminhão e toda a carga ficou espalhada na ribanceira, mas não tive mais detalhes acerca do ocorrido, pois, no momento que fiz o registro, a polícia ainda não havia chegado ao local”, relatou o internauta.

Rio do Antônio: Caminhão carregado de adubo capota no Distrito de Ibitira na BR-030 O motorista foi socorrido, mas ainda não sabe qual o estado de saúde do mesmo. (Foto: Leitor/Brumado Notícias).
Malhada de Pedras: Vereador é ameaçado de linchamento Maricélio Lima Ferreira (PP), mais conhecido como Ticha, buscou proteção policial na 34ª CIPM. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador de Malhada de Pedras, Maricélio Lima Ferreira (PP), mais conhecido como Ticha, buscou proteção policial na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pois estaria recebendo ameaças de linchamento. Ticha relatou que recebeu uma ligação de um familiar solicitando que ele não comparecesse à sessão do legislativo de sua cidade, vez que inúmeras pessoas pretendiam linchá-lo. Segundo o vereador, as ameaças começaram quando ele orientou uma cunhada a acionar o Ministério Público de Brumado contra a prefeitura de Malhada de Pedras, pois, embora aprovada no Concurso Público Municipal, ela ainda não tinha sido convocada. “Fui pego de surpresa com essa informação, pois não tenho nada contra nenhum funcionário da prefeitura. Como parlamentar, apenas estou orientando as pessoas que estão se sentido prejudicadas a procurar os seus direitos perante aos órgãos competentes”, afirmou Ticha em entrevista ao Brumado Notícias neste domingo (26).  De acordo com o parlamentar, o chefe do executivo municipal teria sido notificado pelo MP e, após esse episódio, as ameaças de linchamento teriam começado. Maricélio garantiu que pretende continuar exercendo seu papel de legislador, conforme outorgado pelo povo de sua cidade, e assegurou que continuará fiscalizando as ações da administração local. As sessões da Câmara de Malhada de Pedras acontecem toda terça-feira, às 17h40.

Anagé: Eleita nova diretoria do Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais O vereador Altemar Silveira Nogueira (PPS), mais conhecido como Toinzinho Sim, foi empossado como presidente da entidade. (Foto: Divulgação).

A nova diretoria do Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais de Anagé, no sudoeste baiano, foi empossada nesta sexta-feira (24), às 10h. O vereador Altemar Silveira Nogueira (PPS), mais conhecido como Toinzinho Sim, foi empossado como presidente da entidade. Assessores jurídicos do sindicato, membros do sindicato e diversas lideranças políticas, dentre elas a prefeita da cidade, Andréa Oliveira Silva (PT), e o deputado estadual Marquinho Viana (PV) participaram do evento. Em contato telefônico com o Brumado Notícias, o deputado parabenizou a nova diretoria do órgão. “Parabenizo a eleição da nova diretoria, destacando a grande liderança política do vereador Toizinho, que vem tendo uma grande representatividade no município”, disse o parlamentar, que ainda colocou o seu mandato parlamentar à disposição da diretoria para fortalecer as ações do sindicato.

Brumado: Chefe de investigação da 20ª Coorpin recebe homenagem na Câmara A homenagem foi entregue pelo presidente do legislativo, Alessandro Lôbo, e pelo vereador José Carlos Reis, autor da indicação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após ser condecorado em Salvador com a Medalha Tiradentes, patrono da polícia na Bahia, José Guimarães Júnior, chefe de investigação da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), recebeu do presidente da Câmara de vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), e do líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis (PDT), uma moção de aplausos pelos relevantes serviços prestados frente à coordenadoria no combate a violência na região. Em entrevista ao Brumado Notícias, o vereador José Carlos dos Reis, autor da indicação, falou sobre a moção concedida ao investigador. “É uma homenagem justa a um profissional dedicado como é o servidor José Guimarães. Ele vem se destacando em nossa região prestando relevantes serviços no combate à criminalidade. É uma homenagem justa do povo de Brumado a esse profissional”, disse Reis.

Prefeitura de Brumado descumpre Lei da Transparência nas contas, diz jornal O município que possui acima de 50 mil habitantes já deveria cumprir a lei há um ano, segundo o Correio da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Acaba nesta segunda-feira (27) o prazo legal para que as 417 prefeituras baianas publiquem, na internet, tudo que gastam e que recebem, em tempo real, além de contratos e convênios. A Lei Complementar 131, de 2009, obriga a criação dos portais de transparência, para que a população saiba como está sendo usado o dinheiro público, mas na Bahia ela não pegou. Pela lei, os municípios com menos de 50 mil habitantes têm até amanhã para abrir as contas. Mas, desde 2011, as cidades com maior população já deveriam colocar no ar os sites de transparência. Na Bahia, das 49 prefeituras nesta situação, 30 possuem links para sites de transparência em suas páginas oficiais na internet, mas o serviço não existe ou não atende a lei. Nas outras 19, apesar das informações contábeis como as receitas e despesas estarem atualizadas, os sistemas foram feitos para não funcionar. Para os municípios que descumprirem a lei, a punição é contra os cofres da prefeitura, que ficaria impedida de receber recursos do governo federal via convênios e de contrair empréstimos. No entanto, o órgão responsável pela fiscalização, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reconhece a dificuldade de fazer a lei ser cumprida. 

Prefeitura de Brumado descumpre Lei da Transparência nas contas, diz jornal (Foto: Reprodução/Correio da Bahia).

“Até hoje, a gente tem dificuldade. Você cobra a mesma tecnologia da informação para o município de São Paulo e para o carente do interior da Bahia. Por exemplo, tem que ter banda larga boa e uma série de outros itens”, avalia o coordenador de Assistência aos Municípios do TCM, Antônio Dourado. Aparentemente feitos para dificultar a fiscalização, quase que a totalidade dos portais de transparência baianos não disponibiliza as informações como os gastos e receitas por secretaria. Não há, também, preços unitários dos produtos e serviços, o que permitiria apurar se há superfaturamento.  “As prefeituras cumprem a legislação, mas precariamente. Não dá para saber quanto foi gasto na área de transporte, com gasolina, listar os fornecedores, nada”, constata o consultor em contas públicas, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco. As informações são do Correio da Bahia.

Madrugada deste domingo (26) com chuva na Capital do Minério O Clima Tempo registra temperatura mínima de 21ºC e máxima de 27ºC, com umidade relativa em 61%. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

A chuva que começou no início da madrugada deste domingo (26) em Brumado. Dados do Instituto Clima Tempo, apontam que durante a madrugada houve precipitação de 6 mm de chuva. O Instituto ainda prevê que a chuva deve continuar hoje. Neste domingo, o Clima Tempo registra temperatura mínima de 21ºC e máxima de 27ºC, com umidade relativa em 61%.

Brumado: Motociclista morre após colidir em um vagão na Lindolfo de Brito O impacto foi tão forte que pedras pesadas que haviam dentro do vagão foram arremessadas para fora. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última sexta-feira (24), o Brumado Notícias publicou uma matéria acerca de uma obra que estava parada há duas semanas na Avenida Lindolfo de Brito, em frente à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Brumado. A paralisação estava gerando reclamações de condutores de veículos por conta da sinalização inadequada da obra, que tinha dois vagões na pista. Na noite deste sábado (25), o jovem Flávio Meira Santos, 27 anos, morreu após colidir em um desses vagões. O Departamento de Trânsito já havia sinalizado que os mesmos iriam ser retirados do local, o que não aconteceu. Moradores da localidade disseram que ouviram o barulho da colisão, que parecia uma explosão. O impacto foi tão forte que pedras pesadas que haviam dentro do vagão foram arremessadas para fora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, quando os socorristas chegaram, o jovem já estava morto. Neste momento, a polícia está controlando o trânsito no trecho, que se encontra engarrafado nos dois sentidos da via de acesso à BA-148. O rapaz estava com o capacete aberto.


Na noite deste sábado (25), o jovem Flávio Meira Santos, 27 anos, morreu após colidir em um desses vagões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: CDL enfeita centro comercial no clima dos festejos juninos A ornamentação começou na noite da última sexta-feira (24) e já está chamando a atenção dos consumidores que frequentam o local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Meia tonelada de bandeirolas está sendo utilizada na decoração das ruas que formam o centro comercial de Brumado. A ornamentação começou na noite da última sexta-feira (24) e já está chamando a atenção dos consumidores que frequentam o local. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está celebrando a parceria com a prefeitura na realização da decoração. Para Manoel Messias, presidente do órgão, a ornamentação irá influenciar a economia local. “A prefeitura nos concedeu autorização para voltarmos a enfeitar as ruas. O comércio com certeza irá se aquecer com as vendas. Mantemos uma campanha forte para estimularmos os consumidores de Brumado e temos confiança de que as decorações irão estimular ainda mais as vendas”, ressaltou Messias.

Brumado: Mercadinho volta a ser assaltado No momento do assalto, vários clientes estavam no mercadinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notíc

O mercadinho localizado na Rua Sargento Antenor, no Bairro das Flores, em Brumado voltou a ser a assaltado na tarde deste sábado (25). Segundo disseram testemunhas ao Brumado Notícias, os marginais entraram no estabelecimento com capacete e armas de fogo e anunciaram o assalto. Em seguida, foram até a mesa do proprietário, de onde subtraíram dinheiro. Ainda segundo testemunhas, os bandidos saíram do estabelecimento com o dinheiro dentro de uma sacola e fugiram. Antes disso, um dos assaltantes dobrou a placa da moto para que o veículo não fosse identificado. No momento do assalto, havia vários clientes no mercadinho e um grande fluxo de veículos e pedestres na via, mas nem com toda a movimentação os bandidos se intimidaram. A polícia chegou rapidamente ao local, mas não alcançaram os marginais.

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia A audiência foi proposta pelo vereador Castilho Viana (PSB) que vem buscando unir forças para combater a violência na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Poucas pessoas compareceram a audiência que debateu a segurança pública no município de Brumado na noite da última sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores. Autor da indicação para realização da audiência, o vereador Castilho Viana (PSB) apresentou vários relatos da criminalidade no município e também falou sobre a falta de estrutura e efetivo da polícia. O debate prosseguiu e a expectativa da plateia girava em torno de uma proposta de melhoria no combate à violência, que seria levantada pelos representantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia Os deputados João Bonfim (PDT) e Capitão Tadeu (PSB) membros da Comissão de Segurança Pública da AL-BA compareceram ao evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No entanto, o deputado estadual Capitão Fernandes Tadeu (PSB), parte da Comissão, cobrou do prefeito medidas sociais preventivas no combate à criminalidade. “As polícias precisam sim ser melhor estruturadas, mas a segurança pública não é só um problema do governador e sim dos prefeitos, que também têm de realizar trabalhos preventivos com políticas sociais, principalmente nos bairros periféricos onde o tráfico está recrutando os nossos jovens para o mundo do crime”, disse. O Capitão foi apoiado pelo deputado João Bonfim (PDT), que afirmou que o problema é de ordem social. “Eu acho que aumento de efetivo não é solução para a questão de segurança nem em Brumado e nem em lugar nenhum. Não é um número maior de soldados que vai evitar que se cometam crimes. A segurança em qualquer lugar está ligada ao lado social, precisamos educar melhor o nosso povo e dotar a sociedade de estrutura que permita que os nossos jovens tenham escola e emprego”, declarou Bonfim. Na audiência, foi proposta a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Para a maioria das pessoas presentes, a audiência não trouxe soluções reais no combate à violência no município e não atendeu aos anseios de segurança da população. 

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia Comandantes das polícias que realizam a segurança na cidade pediram o apoio da população, que deve auxiliar denunciando as ações criminosas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Antes do debate, o Major Berlink, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Leonardo Rabelo, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Major Souza Júnior, da 2ª CIPRE, e o Major Arthur Mascarenhas, da Cipe/Sudoeste-CAESG, conversaram com o Brumado Notícias. Durante o bate-papo, os comandantes destacaram a atuação da polícia no combate ao crime e apontaram que o aumento da violência também é uma consequência do crescimento do município, que não se preparou para os efeitos colaterais do progresso. Os comandantes pediram o apoio da população, que deve auxiliar a polícia denunciando as ações criminosas.

Mesmo cassado, Aguiberto diz que confia em reversão do processo judicial Prefeito diz que apesar das circunstâncias, não mudou em sua administração e segue de cabeça erguida. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), continua no exercício do mandato mesmo tendo sido cassado pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral da comarca do município. A cassação ocorreu em decorrência de denúncia de irregularidades durante o período eleitoral, apresentada pela ex-deputada Marizete Pereira (PT), adversária derrotada nas eleições. Em entrevista ao Brumado Notícias na manhã da última sexta-feira (24), o gestor declarou não ter feito nada de errado e que desabonasse sua vitória nas urnas. “Apesar das circunstâncias, não mudou em nada a nossa administração. Estamos de cabeça erguida, pois nada fizemos de errado. Enquanto nos derem condição de trabalhar por Brumado, vamos continuar a fazer assim”, garantiu. O prefeito ainda acrescentou que está confiante na reversão do processo. “Tenho confiança não só na justiça do homem como também na justiça Divina. Tivemos esse problema, mas vamos utilizar todos os recursos, não com o intuito de permanecer no poder, mas sim para atender o clamor do povo de Brumado. Fomos eleitos com a maioria dos votos e confiamos em mais essa grande vitória do povo de Brumado”, destacou o gestor.

João Bonfim anuncia início das obras da nova cadeia pública em Brumado Segundo Bonfim, a obra é pré-moldada e está orçada em mais de R$ 20 milhões e será iniciada no segundo semestre. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista concedida ao Brumado Notícias na noite da última sexta-feira (24), o deputado estadual João Bonfim (PDT) anunciou que, no começo do próximo semestre, a cidade de Brumado terá uma cadeia pública com número maior de vagas. Bonfim afirmou que a cadeia visa dar maior segurança à população e mais dignidade aos detentos. O deputado disse ainda que por conta de alguns imprevistos o secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) Nestor Duarte não pode comparece a audiência de segurança pública realizada na Câmara de Vereadores, onde iria anunciar a ordem de serviço da obra. Segundo Bonfim, a obra é pré-moldada e está orçada em mais de R$ 20 milhões. Os recursos já foram disponibilizados e a mesma deve ser executada em um período de 120 dias. “Isso irá trazer segurança, pois aqui em Brumado é normal a polícia militar prender e, às vezes, a justiça mandar soltar porque não tem como manter o infrator detido; ou então os presos se rebelam e fogem, pois a cadeia atual não oferece nenhuma condição de segurança”, destacou o deputado.

Rafaela Pacífico, aluna da Monteiro Lobato, é aprovada em Direito ainda cursando o 3º ano A aluna resolveu testar seus conhecimentos e se inscreveu para participar do processo seletivo. (Foto: Divulgação).

Ainda cursando o 3º ano do ensino médio, a aluna Rafaela Pacífico Carvalho foi aprovada no vestibular 2013 da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) para o curso de Direito. A aluna resolveu testar seus conhecimentos e se inscreveu para participar do processo seletivo mesmo não tendo concluído o ensino médio. O Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) parabeniza a aluna, que agora faz parte do grande grupo de alunos da Monteiro Lobato aprovados no vestibular. Quer ter a garantia de que seu filho está aprendendo com os melhores educadores e recebendo um ensino de qualidade? Então, matricule-o na Monteiro Lobato e veja seu crescimento de perto.

Abastecimento de água afetado em localidades rurais de Brumado Problemas na Estação de Tratamento da Lagoa Funda afeta abastecimento na região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o abastecimento de água encontra-se temporariamente afetado em algumas localidades rurais atendidas pela Estação de Tratamento da Lagoa Funda. Por isso, a distribuição passará a ocorrer em dias alternados e é recomendável que a população economize água, evitando o desperdício. Segundo a Embasa, o problema ocorre por conta da redução da vazão de água. Os povoados de Itaquaraí, Lagoa Funda, Lagoa do Arroz, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré e Gatos foram atingidos. A Embasa está trabalhando para solucionar o problema e voltar a ofertar água para o pleno atendimento dos usuários desta região. Outras informações podem ser obtidas no Escritório Local de Brumado ou pelo telefone (77) 3441-3991.

Brumado: Secretaria de Saúde comemora diminuição nos índices da dengue Secretário Cláudio Feres enalteceu a conscientização da população no combate ao mosquito transmissor da doença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após 20 dias de paralisação, os agentes de endemias de Brumado retornaram às atividades de campo. Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Saúde, Cláudio Feres, esclareceu que o município cedeu a algumas reivindicações da categoria pondo fim ao impasse. Como havia uma grande preocupação com relação ao índice de infestação do mosquito da dengue no município, o secretário destacou que, mesmo sem a atuação dos agentes durante os dias de paralisação, prevaleceu a conscientização e participação popular no combate ao mosquito transmissor da doença. “A princípio, a dengue está controlada, mas, se não houver uma participação popular, nunca vamos conseguir combater a dengue”, enfatizou Feres. O secretário declarou que os índices de casos suspeitos diminuíram na cidade, assim como o atendimento hospitalar a vítimas da doença. Apesar da boa notícia, Feres afirmou que a dengue ainda não está erradicada da cidade. “Diminuiu o índice, mas não erradicamos, é bem diferente. Sabemos que nos meses de outubro e novembro temos muitos registros na cidade e, se não nos precavermos agora, poderemos ter uma epidemia de grande proporção em nosso município. Por isso, conclamamos a população a não abaixar a guarda e continuarmos nos policiando no combate à infestação do mosquito transmissor”, alertou o secretário. 

Administração realiza 5ª Conferência das Cidades em Brumado O prefeito da cidade fez a abertura do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Secretários municipais e representantes de vários órgãos do município de Brumado estiveram reunidos no auditório da SEMAC, onde aconteceu a 5ª Conferência das Cidades. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) abriu o evento lendo a pauta de debates do dia e apresentando uma planilha de atividades para o município. Antes do início da Conferência, o gestor concedeu entrevista ao Brumado Notícias, ocasião em que destacou a importância do evento. “É um evento de grande importância em que vamos debater as políticas públicas de melhorias para a nossa cidade dentro daquilo que determina a lei”, explicou o prefeito. Aguiberto apontou, em seguida, que o município tem uma demanda de carências a serem supridas. “Nós estamos carentes de tudo. Não temos praticamente nada na questão do esgotamento sanitário, precisamos de mais água e de muitas outras coisas e temos que desenvolver muito a nossa política social”, ressaltou.

Léo Santana e Banda Parangolé no aniversário de Brumado O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) pelo prefeito Aguiberto Lima Dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) anunciou a programação para o aniversário da cidade de Brumado, que será celebrado dos dias 08 a 10 de junho. No dia 11, o município celebra 136 anos de emancipação política. Dentro da programação, haverá várias inaugurações, apresentações de quadrilhas, eventos esportivos e shows na Praça Coronel Zeca Leite, cuja fonte luminosa será inaugurada no dia 10. No dia 09 de junho, haverá shows com Lázaro Jacarine, Forró Capim Santo e Forró Açucena. Já no dia 10 de junho, tem Banda Magnatas e Banda Parangolé. O prefeito esclareceu que a princípio seria realizado apenas um dia de festejo, mas após apelo popular e reunião com o secretariado, foi decidido que haverá mais um dia de festa. Embora os festejos promovidos pela administração se encerrem no dia 10, a estrutura da festa ainda permanecerá montada na praça para que no dia 11 seja realizada a Festa do Dia dos Evangélicos.

Presidente do Jardim de Alah tem audiência com o prefeito Aguiberto Presidente da Associação de Moradores debateu as principais carências do bairro com o gestor municipal. (Foto: Divulgação).

Em busca de benefícios, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim de Alah, Fabiano Neves, esteve em audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na manhã da última quinta-feira (23). No encontro, Neves falou sobre os documentos dos imóveis que muitos moradores ainda estão por receber, a realização do calçamento pela compensação do Parque das Palmeiras, esgotamento sanitário, entre outros assuntos. Segundo Fabiano, o prefeito se mostrou sensível as reivindicações dos moradores e necessidades do bairro. O gestor garantiu que um levantamento será feito para a entrega dos documentos, a compensação será iniciada em breve e, quanto ao esgotamento, esforços estão sendo empregados para que em um futuro próximo todos os moradores do Jardim de Alah usufruam do benefício. Neves disse que está otimista com a conversa: “No que depender de mim e da diretoria da nossa associação, estaremos sempre identificando as necessidades do bairro e levando ao conhecimento daqueles que têm o poder para realizar as ações devidas, afinal de contas, esse é o dever de um líder comunitário”, concluiu.

Brumado: Obra parada na Lindolfo de Brito causa insegurança aos condutores Departamento de trânsito garantiu que irá resolver a questão tendo em vista a insegurança de trafegabilidade na localidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há cerca de duas semanas a obra de construção das faixas elevadas em frente ao Campus XX da UNEB, na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, em Brumado, estão paradas. A paralisação vem gerando reclamações de populares e, principalmente, dos condutores de veículos, tendo em vista que a noite o local está indevidamente sinalizado, inclusive com dois vagões encostados na parte finalizada da obra. Alcir Xavier, diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) informou ao Brumado Notícias que vem cobrando da empreiteira responsável a conclusão da obra. Segundo ele, o encarregado disse que estava aguardando o período de cura do concreto na parte já concluída. No entanto, passado o período informado, o encarregado relatou ao diretor que a obra não pode ser realizada por falta de sinalização adequada no trecho e que está aguardando as placas de sinalização que devem chegar nesta sexta-feira (24). “Como não temos garantia de que as placas chegam mesmo nesta sexta, vamos improvisar com algumas placas que temos no Departamento. Não podemos deixar aqueles vagões como estão. Reconhecemos que os mesmos oferecem risco e por isso vamos providenciar que os mesmos sejam retirados o quanto antes”, garantiu o diretor.

Arquivo