Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2013
Fotos: Forró dos Servidores da Câmara de Brumado O evento aconteceu no Clube dos Mineradores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os funcionários da Câmara Municipal de Brumado realizaram na noite da última sexta-feira (07) o Forró dos Servidores do Legislativo. (Veja Fotos).

Brumado: Ornamentação de São João da CDL é inaugurada Para o presidente da CDL, a cidade voltou a viver a alegria das cores e das ornamentações. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta sexta-feira (07), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) inaugurou a ornamentação das principais ruas do comércio da cidade de Brumado. O presidente do órgão, Manoel Messias, falou com o Brumado Notícias sobre a satisfação com o retorno da decoração. “Voltamos a viver a alegria das cores e das ornamentações. Além disso, as lojas estão estimuladas a fazer seu vitrinismo. Mais uma vez contamos com a parceria da Prefeitura Municipal, que promoveu a colocação de todos os ornamentos adquiridos com a união e a força do comércio brumadense”, destacou o presidente. Messias colocou-se à disposição da atual administração “para juntos proporcionarem esses momentos de felicidade a que o consumidor tem direito”. A Campanha de São João da CDL já foi lançada. Neste ano, estão sendo sorteadas três motocicletas, 10 notebooks e três tablets. Para participar, basta comprar nas lojas associadas à CDL e preencher os cupons promocionais.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Professores mostram indignação com o Sindsemb e abandonam assembleia Os docentes queriam tratar sobre o reajuste salarial, o que segundo eles, não aconteceu conforme a convocação do Sindicato. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os professores da rede municipal de ensino de Brumado, atualmente 600, estão vivenciando a expectativa do fim das negociações salariais com a Prefeitura. Diante da situação, a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb) realizou, na noite da última quinta-feira (06), uma assembleia para a classe. Convidados pela presidente da entidade, Conceição Machado, representantes da Confederação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais palestraram sobre os avanços conquistados pela categoria. Entretanto, muitos docentes deixaram o evento revoltados, alegando a assembleia foi convocada para tratar das negociações salariais e não para palestra. “Nós já sabemos desses dados de trás pra frente. O que nós queremos agora é saber como estão as negociações com a Prefeitura e sobre o nosso aumento salarial”, indignou-se um dos professores. Os docentes ainda comentaram que o reajuste salarial não ocorreu em 2012, “mas o sindicato nos faz sair de casa para vir aqui e ouvir o que está sendo feito fora da nossa alçada. Estão querendo nos ‘cozinhar em banho Maria’”. Tais reclamações fizeram com que o local do evento, o auditório SEMAC, ficasse praticamente vazio. Por conta disso, na manhã dessa sexta-feira (07), a presidente do Sindsemb, acompanhada da representante interestadual dos servidores estaduais e municipais, Marlene Gonçalves, se reuniu com a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, para tratar das negociações salariais e da carga horária da categoria. “A secretaria de educação irá fazer um apanhado de todos os professores da Prefeitura para certificar de fato os valores das verbas arrecadadas mensalmente pelo município e também os valores recebidos pelos professores, pois eles têm direito não apenas pelo piso de vencimentos, mas também às gratificações”, explicou Marlene. A representante interestadual fez questão ainda de lembrar aos professores que somente o Sindsemb tem legitimidade para participar das negociações com a administração municipal. “Por força do dispositivo da lei federal, o Sindsemb é a única categoria que tem legitimidade para firmar acordo de salários entre os professores e a administração, e a assembleia de quarta-feira foi legítima”, ressaltou Gonçalves.

A Bahia terá duas novas universidades federais, graças à lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no último dia 05, quarta-feira. Acompanhada do governador Jaques Wagner (PT), de ministros, prefeitos e outras autoridades, a presidente aprovou a criação da Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia) e da Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia). O estado contará, através das duas universidades, com mais 19 mil novas vagas em 71 cursos nas mais diversas áreas acadêmicas. A Ufoba, com 35 cursos – entre graduações e pós-graduações, será sediada em Barreiras, com campi em Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A Federal do Oeste terá capacidade para atender 7.930 estudantes. Já a Ufesba terá campi em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e a sede em Itabuna. Com 36 opções de curso, a Federal do Sul comportará 11.110 alunos de graduação e pós. Satisfeita com a sanção da presidente, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comentou que essa atitude presidencial traz a certeza de que o acesso ao ensino é prioridade tanto no governo federal quanto no estadual. “Para os nossos estudantes do oeste do estado, a universidade trará ainda mais oportunidade de um ensino de qualidade e gratuito, que possibilita a construção de uma Bahia ainda mais forte e qualificada”, completou Bastos.

Minas Calçados e Confecções realiza palestra de postura corporal para funcionários O fisioterapeuta Vitor Júnior ministrou a palestra no auditório da CDL. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A loja Minas Calçados e Confecções, de Brumado, não só se preocupa em deixar seus clientes satisfeitos, mas também tem grande preocupação com a saúde de seus colaboradores. Foi pensando nisso que a empresa realizou no auditório da CDL de Brumado, durante a noite do dia 04 de junho, uma palestra com o fisioterapeuta Vitor Júnior. Especialista em traumatologia e ortopedia, Vitor abordou temas relacionados à postura corporal, direcionados aos funcionários da loja. Foram apresentados exercícios básicos, mas que podem reduzir lesões em 90%. A Minas Calçados investe na saúde dos seus colaboradores, para que eles estejam sempre felizes em atender melhor aos clientes.

Minas Calçados e Confecções realiza palestra de postura corporal para funcionários A empresa investe na saúde dos seus colaboradores, para que eles estejam sempre felizes em atender melhor aos clientes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Caculé: Luciano Ribeiro se reúne com ACM Neto e já traça as estratégias para 2014 O prefeito da capital baiano está contente com o crescimento do seu aliado. (Foto: Divulgação).

Na manhã desta sexta-feira (07), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve no Palácio Thomé de Souza, em Salvador, e se reuniu com o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM). O democrata de Caculé, considerado como uma das principais lideranças políticas nos últimos anos do sudoeste baiano, disse ter ficado bastante satisfeito com o encontro. “Mesmo com diversos compromissos, o prefeito ACM Neto nos recepcionou e eu aproveitei a oportunidade para parabenizar a grande gestão que vem implantando em Salvador”, declarou Luciano em entrevista ao site Brumado Notícias. Durante a reunião, Neto ficou contente com o crescimento do nome de Ribeiro na região, confirmando total apoio na candidatura do ex-prefeito a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no pleito de 2014.

Brumado: Abastecimento de água afetado em localidades rurais De acordo com a empresa, a distribuição foi afetada por conta da redução da vazão de água, e passará, portanto, a ser feita em dias alternados.

 Através de uma nota enviada ao Brumado Notícias, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunicou sobre a situação do abastecimento de água nas localidades atendidas pela Estação de Tratamento de Lagoa Funda. De acordo com a empresa, a distribuição foi afetada por conta da redução da vazão de água, e passará, portanto, a ser feita em dias alternados. Esse problema está atingindo os povoados de Itaquaraí, Lagoa Funda, Lagoa do Arroz, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré e Gatos. Mesmo já trabalhando para solucionar o problema, a Embasa recomenda que a população economize água e evite o desperdício. A empresa espera voltar a ofertar água para o pleno atendimento à região em breve. Mais informações através do telefone (77) 3441-3991, ou no Escritório Local de Brumado.

Sudoeste Baiano: João Bonfim consegue liberar pleitos na CAR O prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), também participou do encontro na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. (Foto: Divulgação).

Na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi realizada na última quarta-feira (05) uma reunião que contou com a presença do prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM). Na ocasião, a CAR autorizou algumas solicitações pleiteadas pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), entre as quais avaliações técnicas para a mecanização agrícola das Comunidades de Lagoa Seca, em Palmas de Monte Alto, e Formosa e Vereda, em Malhada de Pedras, a aprovação de avaliações para construção de cisternas na Lagoa do São João, em Brumado, e para implementação de sanitários residenciais na Comunidade de Laguna, em Riacho de Santana. Também foi autorizada a aquisição de dois tratores New Roland, que beneficiarão a comunidade brumadense de Baixa da Baraúna e Lagoa Azul, em Caetité. Os equipamentos devem ser entregues em breve. O prefeito de Caculé também aproveitou a oportunidade para verificar o andamento de alguns pleitos encaminhados ao órgão através do deputado, com quem participou de algumas audiências e encaminhou solicitações a secretarias de Estado, a exemplo da CERB, buscando a liberação de três mil metros de tubos para obras de melhoramento na adutora que atende a Comunidade de Truvisco. As obras, que beneficiarão mais de 500 famílias, serão realizadas em parceria com a prefeitura municipal.

Brumado: Mulher é encontrada morta próximo à BA-148 O corpo apresenta quatro perfurações, feitos por projéteis de arma de fogo, sendo duas na região do crânio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O corpo de uma mulher, ainda não identificada, de idade entre 35 a 40 anos, foi encontrado em uma estrada vicinal, nas proximidades da fazenda Mucambo, que dá acesso à BA-148. Segundo informou os policiais ao site Brumado Notícias, o corpo apresenta quatro perfurações, feitos por projéteis de arma de fogo, sendo duas na região do crânio. A mulher também estava com marcas de algemas nos punhos. Peritos técnicos realizaram a perícia no local e o corpo já foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Brumado: Pontos de ônibus são sinalizados com identificação do DTTU Desta vez, os pontos contam com sinalização horizontal refletiva, identificação do Departamento e placas verticais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) está sinalizando todos os pontos de ônibus do município. Desta vez, os pontos contam com sinalização horizontal refletiva, identificação do Departamento e placas verticais. De acordo com o DTTU, embora haja grande solicitação das empresas de transporte, o Departamento só poderá sinalizar em conformidade com a real necessidade e geografia do município.

Brumado: Centro comercial e consumidores na mira dos assaltantes Uma loja de celulares foi assaltada por bandidos no final da tarde da última quinta-feira (06). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Não têm sido poucos os relatos de assaltos furtos e roubos no Centro comercial em Brumado. O mais recente ocorreu no final da tarde da última quinta-feira (06), quando dois homens entraram em uma loja de celulares, um deles com uma arma na cintura, e anunciaram o assalto. De imediato forçaram uma das vitrines, de onde retiraram dez aparelhos celulares. Não satisfeitos, roubaram também os celulares das atendentes. A Polícia Militar esteve no local e já está analisando as imagens do circuito de segurança para tentar identificar os assaltantes. Entretanto, as casas comerciais não estão sendo os únicos alvos dos criminosos. Tem sido frequente o furto a pessoas que andam pelas ruas do Centro brumadense. 

Brumado: Centro comercial e consumidores na mira dos assaltantes As mulheres com sacolas e bolsas também estão sendo alvo de meliantes no centro comercial da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As principais vítimas são mulheres com bolsas e sacolas. Utilizando uma lâmina, os meliantes cortam as alças desses objetos, ou os puxam das vítimas com força para quebrar e conseguir levar. Já foram quatro, somente essa semana, os registros feitos na polícia sobre esse tipo de ação em Brumado. “Com a proximidade das festas na cidade os marginais atuam com mais veemência, pois eles transformam produtos roubados em drogas e armas”, comentou um investigador da polícia ao site Brumado Notícias. Ele alertou para que as mulheres, principalmente, tenham atenção redobrada ao andar pelo centro comercial.

Uneb: 2º Forró das Letras acontece neste sábado (08) A entrada é franca e o intuito do evento é arrecadar fundos para a festa de formatura das turmas do VII semestre.

No próximo dia 8 de junho, acontecerá na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, o II Forró das Letras. O evento é organizado pela comissão de formatura das turmas 2009.1 do curso de Letras. A festa será realizada com o intuito de arrecadar fundos para a festa de formatura das turmas do VII semestre. O Forró das Letras terá a participação da Banda Sela de Prata e do cantor Jonathas França. Além disso, haverá apresentações da quadrilha do grupo da Terceira Idade, Dance Fitness e barracas com comidas e bebidas típicas. A entrada é franca.

Riacho de Santana: Marquinho Viana participa da Cavalgada do Mourão O deputado foi recepcionado pelo prefeito Tito Eugênio (PDT). (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) visitou o município de Riacho Santana, no sudoeste baiano, para prestigiar a Cavalgada do Mourão. Durante uma das mais importantes festas da cidade, ocorrida no último fim de semana, Viana estava acompanhado do deputado João Bonfim (PDT). Marquinho foi recebido pelo prefeito da cidade, Tito Eugênio (PDT), e também se encontrou com o vereador Carlos Alberto Soares Pereira (PSD), mais conhecido como Kall. O sucesso do tradicional evento foi comemorado na residência do parlamentar.

Brumado: Praça Coronel Zeca Leite será um novo cartão postal da cidade A principal mudança na praça ficará por conta da fonte luminosa, que ganhou um novo e moderno sistema de evolução da água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Brumado Notícias acompanhou na manhã desta quinta-feira (06) as obras de reforma na Praça Coronel Zeca Leite. A praça será reinaugurada na próxima segunda-feira (10), durante a festa de comemoração de aniversário da cidade. Embora falte apenas quatro dias para o evento de reinauguração, ainda há muito trabalho a ser feito. A principal mudança na praça ficará por conta da fonte luminosa, que ganhou um novo e moderno sistema de evolução da água. Com a mudança, a fonte jorrará água através de um sistema de cores. A promessa é de um espetáculo que encantará os munícipes e seus visitantes. Além da fonte luminosa, os banheiros estão recebendo novo mobiliário e os telhados dos quiosques foram trocados por telhas brancas. A praça está sendo toda pintada e o palco do anfiteatro já está sendo montado. Questionado sobre o andamento das obras, um dos operários disse que os trabalhos serão finalizados no tempo previsto. “Tem muito serviço, mas com o esforço da equipe a gente vai entregar a obra no tempo determinado. Está apertado, mas vai dar tempo”, garantiu o operário.

Comércio de Brumado funcionará em horário especial nesse mês de junho De acordo a CDL, o horário especial visa aquecer as vendas durante o período junino e proporcionar aos consumidores maior período de compra. (Foto: Marcos Cardoso/Reprodução).

Neste mês de junho, o comércio de Brumado funcionará em horário especial de acordo com critérios facultativos estabelecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo sábado, dia 8 de junho, o comércio abre às 08h e fecha às 14h; já nos dias 10 e 12 de junho, das 08h às 19h. Dos dias 17 a 21 de junho, os estabelecimentos comerciais irão funcionar durante todo dia, das 08h às 19h. Por fim, no sábado, dia 22 de junho, véspera dos festejos juninos, o comércio abrirá as portas às 08h e fechará às 15h. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, o horário especial visa aquecer as vendas durante o período junino e proporcionar aos consumidores maior período de compra.

Brumado: Alessandro Lôbo defende a regulamentação dos mototaxistas Vereador irá que seja realizada uma audiência pública a fim de discutir sobre todas as novas normas e a permanência destes profissionais na área. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Preocupado com a regularização do serviço de mototáxi no município de Brumado, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) tem realizado diversas ações que visam à efetivação da regulamentação da categoria. Nesse intuito, o parlamentar elaborou um projeto de lei sobre o tema que terá de ser modificado por conta do advento da lei 12.009/2009, que passou a vigorar a partir de 02 de fevereiro de 2013 e que exige, entre outras obrigatoriedades, que os mototaxistas tenham idade superior a 21 anos, tempo de habilitação em moto de no mínimo dois anos e curso de especialização. Após a adequação, o vereador irá solicitar do legislativo que seja realizada uma audiência pública a fim de discutir sobre todas as novas normas e a permanência destes profissionais na área. Para Lôbo, a padronização, qualificação e legalização da atividade trarão mais segurança para os passageiros.

Barra da Estiva: Secretário de Administração repudia serviços da operadora Vivo Irineu Freitas questionou os péssimos serviços prestados na cidade. (Foto: Divulgação).

O secretário de administração da Prefeitura de Barra da Estiva, Irineu Luz Freitas, enviou nota de repúdio ao site Brumado Notícias como forma de protesto pelos serviços prestados pela operadora Vivo na cidade. Segundo o secretário, a qualidade do sinal da operadora no município é péssima, principalmente, no que se refere ao uso do sinal 3G. Por conta disso, os usuários da região não conseguem acessar a internet e têm muitas dificuldades para fazer e receber chamadas. “Para quê ofertar um serviço se não tem capacidade para atender a todos os usuários decentemente?”, questionou Freitas. O secretário ressaltou que a cidade é conhecida como Portal da Chapada Diamantina e recebe uma quantidade enorme de visitantes todos os dias, em especial nos festejos juninos e em festas de final de ano. Por isso, precisa de um serviço de comunicação eficiente, que atenda as necessidades da população e do comércio local. Freitas afirmou que a Operadora Vivo está agindo com descaso com os moradores, vez que é a única operadora de telefonia que opera no município. “Acho que isso é falta de mais operadoras que venham realmente concorrer com a Vivo em nosso município, a exemplo da Tim e Oi. Vivo, cadê você?”, ironizou o secretário.

Brumado: Candidatos de Processo Seletivo reclamam de lentidão para realização de inscrições No paço municipal candidatos reclamavam da demora no atendimento, vez que ainda iriam pagar os boletos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde a última terça-feira (04), milhares de pessoas se inscreveram para o processo seletivo em Brumado. O prazo de inscrição se encerra na próxima sexta-feira (07), mas durante toda essa quinta-feira (06) as filas que se formaram nos bancos, na Biblioteca Jarbas Passarinho e na Prefeitura Municipal irritaram centenas de candidatos vindos de diversos municípios da região, que ainda tentam se inscrever no processo seletivo. “Isso é uma tremenda falta de organização. Eles colocaram apenas uma pessoa para atender aqui e nós somos obrigados a ficar com fome, sede e ainda aguentar esse sol abrasador o dia todo na fila”, reclamaram alguns candidatos ao site Brumado Notícias enquanto esperavam na fila de atendimento. Na entrada da prefeitura, outra multidão reclamava da demora no atendimento, vez que ainda iriam pagar os boletos. A conquistense Rosimeire Souza chegou de madrugada na fila e ainda não havia sido atendida. “Chegamos aqui desde as 4 horas da manhã e ainda não fomos atendidos. Na fila, tem gestantes, mães amamentando e ainda nem pagamos o boleto bancário. Vamos ter que dormir aqui”, disse a candidata, que ainda reclamou da burocracia para realização da inscrição. “Estamos peregrinando de uma fila para outra. A primeira fila é a da prefeitura para fazer a inscrição e pegar o boleto; depois a fila é no banco para pagar o boleto e, por último, na Biblioteca. Além disso, ainda tem pessoas com procuração fazendo inscrições para outras dez. Isso não é justo”, reforçou.

Brumado: Candidatos de Processo Seletivo reclamam de lentidão para realização de inscrições A fila também é enorme na Biblioteca Jarbas Passarinho onde apenas uma funcionária da empresa que realizará o processo seletivo realiza a inscrição. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Animal aparece em estado de decomposição na BA-262 O mesmo teria sido desovado na BA-262 para confundir as investigações acerca de um acidente que teria acontecido na BA-148. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um cavalo em estado de decomposição apareceu às margens da BA-262, próximo à rótula do anel viário em Brumado, há cerca de dois dias. Embora não tenham sido registrados nos últimos dias acidentes no trecho envolvendo animais, segundo testemunhas, o bicho foi atropelado na última semana, na BA-148, nas proximidades do Cemitério Jardim Santa Inês. O condutor do veículo envolvido no acidente teria acionado a polícia, que não compareceu ao local para fazer o levantamento do caso. Com a ajuda de amigos, o dono do cavalo teria retirado o animal da pista e escondido o mesmo para não ser identificado. Algumas testemunhas do acidente informaram ao site Brumado Notícias que viram uma carroça parar durante a madrugada da última terça-feira (04) no trecho onde o animal se encontra. O mesmo teria sido desovado na BA-262 para confundir as investigações acerca do acidente. A nossa reportagem não encontrou registro da ocorrência do suposto acidente na delegacia.

Brumado: Polícia intercepta a 11ª tentativa de fuga dos últimos trinta dias Desta vez, a tentativa foi interrompida por conta de uma ligação anônima que relatou aos investigadores da polícia civil sobre a cela serrada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após vistoria realizada na custódia de Brumado na última quarta-feira (05), policiais civis e militares encontraram uma grade de uma das celas serrada e a barra de ferro escondida dentro do local. Ao perceber a tentativa de fuga, a polícia transferiu os presos de cela e os 44 custodiados ficaram divididos em três celas. Por conta do ocorrido, as visitas foram canceladas durante a quarta-feira, mas os alimentos levados pelas famílias foram entregues aos presos. Na manhã desta quinta-feira (06), a cela foi soldada novamente. Somente durante o mês de maio e nesse início de junho, a polícia conseguiu frustrar 11 tentativas de fuga na cadeia local. Desta vez, a tentativa foi interrompida por conta de uma ligação anônima que relatou aos investigadores da polícia civil sobre a cela serrada. Não foram encontradas as ferramentas utilizadas para serrar as barras de ferro.

Brumado: Comissão da Fiol visitará canteiro de obras no próximo dia 18 de julho Deputada Ivana Bastos (PSD) confirmou a visita durante reunião da comissão na Assembleia Legislativa da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Comissão da Ferrovia de Integração Oeste Leste se reuniu na última quarta-feira (05). Na ocasião, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) parabenizou o jornal A Tarde pela produção de um caderno especial sobre a obra, veiculado e distribuído no dia 28 de maio. Bastos afirmou que, além de ser um trabalho primoroso, o material representa mais um impulso para a obra, que, segundo ela, é tão esperada pelo povo baiano. Durante a reunião da Comissão, também ficou agendada para o próximo dia 18 de julho, uma visita ao canteiro de obras de Brumado, no intuito de se acompanhar o avanço das obras no trecho. Entre as próximas atividades da Comissão, estão previstas a realização de uma audiência com a Valec Engenharia, empresa responsável pela obra, para tratar da proposta de mudança do traçado da Fiol para a cidade de Campinorte. A necessidade de retomada das obras nos lotes 5 (Guanambi) e lote 5A (Bom Jesus da Lapa) também foi debatida no encontro.

Brumadense é destaque na Vaquejada de Lagoa Real e em reportagem da Globo Dalji Ramos Machado, de 72 anos, disse que realizou um sonho ao participar do programa Globo Rural. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Morador da Fazenda Floresta, o brumadense, Dalji Ramos Machado, de 72 anos, há 22 anos faz parte da comitiva de tropeiros da Vaquejada de Lagoa Real. No último final de semana, o tropeiro apareceu no programa Globo Rural, da Rede Globo, como símbolo das comemorações no município. Em entrevista ao Brumado Notícias, o sertanejo declarou que para ele foi uma surpresa e ao mesmo tempo a realização de um sonho poder participar de uma matéria que ficará como recordação para os seus descendentes. “Fico feliz de ter sido escolhido pela equipe de reportagem para representar os demais tropeiros do nosso tão sofrido sertão. Me sinto realizado em poder deixar essa recordação para meus filhos e meus netos e espero que algum deles possa seguir essa tradição”, disse Dalji. Emocionado, o sertanejo agradeceu a Deus pela oportunidade recebida. “Obrigado, meu Deus! Mande chuva ao nosso sertão para abençoar a nossa terra e regar as nossas plantações, e que essas deem o fruto do nosso sustento. Amém!”, finalizou.

O Procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga encaminhou ofício à Procuradoria Geral da União (AGU) na Bahia na busca por garantir o ressarcimento dos prejuízos decorrentes da realização de eleições suplementares nos municípios de Camamu e Muquém de São Francisco. As eleições foram realizadas respectivamente em março e abril deste ano. Para obter o ressarcimento, o procurador se baseou no acordo de cooperação técnica nº 1/2012, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a AGU, o qual estabelece a atuação conjunta entre os dois órgãos a fim de possibilitar que os valores gastos com a realização de eleições suplementares sejam ressarcidos ao patrimônio da União. Em Muquém de São Francisco foram realizadas novas eleições no dia 7 de abril, tendo em vista que o candidato que havia vencido o pleito no ano passado teve o registro de candidatura indeferido por não apresentar a certidão de 2º grau da Justiça Eleitoral. Em Camamu, o candidato que venceu as eleições em 2012, também teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE por ter as contas rejeitadas, o que configurou ato de improbidade administrativa. Novas eleições no município aconteceram em 3 de março.

Brumado: Ex-prefeito e vereadores buscam a elevação da Barragem de Cristalândia Além de beneficiar o município de Brumado, a elevação poderá ajudar no abastecimento de diversas cidades da região, a exemplo da cidade de Tanhaçu. (Foto: Divulgação).

O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), os vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), juntamente com o prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), se encontraram com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, na última quarta-feira (05) para buscar a elevação da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. O grupo almeja a sustentabilidade da capital do minério. Além de beneficiar o município de Brumado, a elevação poderá ajudar no abastecimento de diversas cidades da região, a exemplo da cidade de Tanhaçu. O secretário afirmou que Brumado é prioridade, inclusive, no que se refere à implantação do sistema de esgotamento sanitário. Eduardo Vasconcelos disse que continuará empenhado para que o prefeito Aguiberto Lima Dais (PSL) tenha cada vez mais sucesso em sua administração.

Chapada Diamantina: Deputado participa de inaugurações em Andaraí Marquinho Viana (PV) participou de inaugurações no município de Andaraí. (Foto: Divulgação).

Na última semana, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve na Chapada Diamantina para compromissos de seu mandato parlamentar. No município de Andaraí, Viana participou da solenidade de inauguração da praça principal da cidade. Além deste, estiveram presentes no ato de inauguração o prefeito Wilson Paes Cardoso (PSB) e a prefeita do município de Mucugê, Ana Medrado (PP). A convite do prefeito de Andaraí, o parlamentar também participou da inauguração do Centro de Profissionalização do município, importante obra que promoverá muitos benefícios para a população.

Arquivo