Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2013
fechar

Brumado: Colisão entre motocicletas em frente ao terminal rodoviário Três rapazes sofreram várias escoriações e foram socorridos pelo Samu 192. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na noite da última sexta-feira (02), duas motocicletas se envolveram em um grave acidente na BR-030, em frente ao terminal rodoviário de Brumado. Segundo relataram testemunhas ao site Brumado Notícias, as duas motocicletas seguiam no mesmo sentido da pista, quando uma das motos fez a curva para entrar no terminal e houve a colisão. Três rapazes sofreram várias escoriações e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Brumado: Polícia Militar detém grupo com arma de fogo Os suspeitos e as armas foram encaminhados para a delegacia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao realizar uma ronda de rotina na tarde deste domingo (04), uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar encontrou com um veículo suspeito com cinco ocupantes. Durante a vistoria realizada no carro, os policiais localizaram um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos e uma faca tipo peixeira. Os suspeitos e as armas foram encaminhados para a delegacia.

Brumado: Colisão entre veículos deixa três gravemente feridos na Avenida Coronel Santos Segundo testemunhas, um dos veículos realizava uma manobra na via enquanto o outro descia a ladeira quando aconteceu o acidente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No início da noite deste domingo (04), uma colisão entre dois veículos ocorreu na Avenida Coronel Santos, na BA-262, estrada que dá acesso à cidade de Vitória da Conquista, em Brumado. A batida aconteceu em frente à garagem de uma empresa de ônibus interestadual. Segundos disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, um dos veículos realizava uma manobra na via enquanto o outro descia a ladeira quando aconteceu o acidente. O motorista do Uno envolvido na colisão fugiu do local. Três pessoas ficaram gravemente feridas.

Brumado: Colisão entre veículos deixa três gravemente feridos na Avenida Coronel Santos O impacto entre os dois carros foi tão grande que um dos veículos ficou pendurado em uma ribanceira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem que estava na carroceria do Fiorino, o outro veículo envolvido na batida, foi arremessado por cima de dois carros, ficando inconsciente e com ferimentos graves na face. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar ficou no local após a ocorrência a fim de controlar o trânsito, que ficou engarrafado nos dois sentidos da via. O impacto entre os dois carros foi tão grande que o Fiorino ficou pendurado em uma ribanceira, correndo risco de cair sobre as casas logo abaixo no Bairro São Félix. Já o veículo Uno só parou dentro de uma vala de escoamento pluvial.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Livramento: Maracubom 2013 já tem todas as atrações confirmadas Durante os dois dias de evento, as bandas Guetho é Guetho, Swing do Maluco, Trio da Huanna, Harmonia do Samba, Kleytones, e Luxúria irão fazer a alegria dos foliões.

O 9º Festival da Manga e do Maracujá, o Maracubom Indoor, já teve as atrações desta edição confirmadas. Ao todo, são 06 atrações que irão fazer você balançar o esqueleto e se divertir muitos nos dias 21 e 22 de dezembro, no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Durante os dois dias de evento, as bandas Guetho é Guetho, Swing do Maluco, Trio da Huanna, Harmonia do Samba, Kleytones, e Luxúria irão fazer a alegria da população local e dos visitantes que prometem participar do Maracubom 2013. Também já foi confirmado pela produção da festa que haverá 03 camarotes Vip. Dois deles serão fixos e um será montado com grande estrutura e com a presença de celebridades. O Maracubom 2013 irá abalar as estruturas de Livramento e região. Não perca!

Brumado: Unopar abre 2ª turma para curso de Recursos Humanos Não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para o vestibular Unopar 2013.

Já está confirmada a formação da 2ª turma do curso de Recursos Humanos da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), unidade de Brumado. Ao concluir o 4º semestre, totalizando 1.400 horas de aulas, o aluno receberá o Certificado de Qualificação Profissional em Nível Tecnológico de Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Nesse estágio, o profissional poderá, entre outras competências, planejar programas de qualidade de vida e segurança no trabalho; promover treinamentos e dinâmicas de motivação; selecionar e gerir pessoas por competências; gerir pessoas de acordo com valores éticos e de responsabilidade social; capacitar pessoas para o trabalho em equipe e administrar folha de pagamentos e benefícios. Ao final do curso, que é 100% reconhecido pelo Ministério da Educação, o aluno recebe a certificação de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. As aulas são ministradas uma vez por semana e os custos são bastante acessíveis. Não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para o vestibular Unopar 2013 no site www.unoparead.com.br ou ligue agora mesmo para (77) 3441-7979.

Secretário Sérgio Gabrielli destaca atuação de Ivana Bastos na Comissão da Fiol A deputada ressaltou ainda a importância do apoio dos políticos do território para a instalação dos portos secos, para trazer maior agilidade e economia no escoamento da produção. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve em Caetité na última quinta-feira (1º) para participar de um encontro com prefeitos dos municípios que compõem o Sertão Produtivo e o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli. Na oportunidade, foram discutidas as prioridades do território e a parlamentar destacou o potencial da região para o desenvolvimento socioeconômico e pontuou a implantação de grandes empresas na região. Bastos também informou que os lotes de 1 a 4 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, já estão com obras em andamento, e os lotes 5 e 5A , trecho que vai de Guanambi até a ponte do Rio São Francisco e o lote da ponte, prevê a geração de 4000 empregos diretos. A parlamentar ressaltou ainda a importância do apoio dos políticos do território para a instalação dos portos secos, a central de logística nos municípios para trazer maior agilidade e economia no escoamento da produção. Na ocasião, o secretário de Planejamento da Bahia, Sérgio Gabrielli, destacou a importância dos diálogos territoriais e enfatizou a importância da Fiol para o Sertão Produtivo, para a Bahia e para o Brasil. “A realização a Fiol nos dá possibilidade de integrar o oceano pacífico com o atlântico”, afirmou. Gabrielli também elogiou a atuação da deputada como grande conhecedora e especialista no imenso projeto que é a Fiol. “A deputada Ivana é uma especialista nesse grande projeto. Gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no comando da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa”, concluiu o secretário.

Lagoa Real realiza Conferência de Assistência Social População comparece e debate a Assistência Social do município. (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (1º), a V Conferência de Assistência Social do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, foi realizada no Centro de Treinamento para Professores. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, do vice-prefeito Santo Batista (PR) e do presidente da Câmara, Valdivino Aguiar (PSD). O evento teve por objetivo avaliar a política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Durante sua realização, foram discutidos seis eixos e várias propostas foram votadas para encaminhamento da IX Conferência Estadual, dentre elas a garantia da formação continuada aos Profissionais da Assistência Social; a criação de uma comissão de Assistência Social e Saúde (COMASS) para realização de diagnóstico da realidade do município, objetivando, neste sentido, implantar o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); a captação e ampliação de recursos financeiros e orçamentários que visem ações de fomento às políticas de assistência social nas três esferas do governo, definindo critérios de atualização dos valores repassados, levando-se em consideração os custos e a qualidade dos serviços oferecidos; e a construção de um centro de convivência para o idoso com participação das três esferas. Além disso, foram eleitos os delegados que irão participar da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

Fiol: Porto Seco em Brumado apenas em estudo pela Valec, diz Ministro dos Transportes César Borges diz que com uma plataforma é possível ter desenvolvimento econômico, industrial e comercial nas cidades ao longo da ferrovia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a visita ao canteiro de obras da Fiol em Brumado, o ministro dos Transportes, César Borges, declarou que no momento está discutindo com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias onde ficarão os portos secos da ferrovia. “Queremos dotar todas as cidades importantes de plataformas, o que vocês chamam de porto seco, as quais serão utilizadas para embarque e desembarque de mercadorias”, afirmou. De acordo com Borges, uma ferrovia sozinha deixa pouco para a cidade, levando melhorias apenas na época da construção. “Com uma plataforma é possível ter desenvolvimento econômico, industrial e comercial nas cidades ao longo da ferrovia”, acrescentou o ministro. Ao final, César Borges garantiu que a Valec já recebeu uma determinação sua para o estudo dos locais da plataforma, “e Brumado com certeza será um desses”.

Brumado: Caminhão de cervejaria foi assaltado no Bairro São Félix O valor estimado do roubo é de R$ 2 mil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por volta das 15h deste sábado (03), um caminhão de uma distribuidora de bebidas foi assaltado na Praça da Abolição, no Bairro São Félix, em Brumado. Segundo disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, dois bandidos armados renderam o motorista e um ajudante e levaram todo o dinheiro das vendas. O valor estimado do roubo é de R$ 2 mil.

Brumado: Bandidos rendem pedreiros em construção Cientes de que era dia de pagamento, os assaltantes exigiram o dinheiro dos operários. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após roubarem uma motocicleta no Bairro Dr. Juracy, na tarde da última sexta-feira (02), dois bandidos se deslocaram para a Rua Vereador Paulo Chaves, no Bairro Jardim Brasil, onde invadiram o canteiro de obras de um mercadinho. Armados com uma pistola cromada, os marginais anunciaram o assalto e obrigaram os pedreiros a ficaram contra a parede. Cientes de que era dia de pagamento, os assaltantes exigiram o dinheiro dos operários. Porém, para azar dos criminosos, os pedreiros ainda não tinham recebido o dinheiro do mês. Mesmo assim, a dupla trancou o portão de entrada do local e aguardou a chegada do proprietário da obra para efetuar o roubo. Como o empresário estava demorando, os bandidos fugiram em uma motocicleta preta e roubaram em seguida uma casa lotérica da cidade.

Brumado: Presidente do CREA-BA comenta consórcio entre municípios baianos Marco Amigo relatou que o maior problema dos municípios é o prazo para entregar os planos prontos para o governo federal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA-BA, Marco Amigo, esteve na última sexta-feira (02) em Brumado para participar de um encontro entre os municípios baianos que desejam formar um consórcio para elaborar em conjunto os Planos de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico. Como representante do órgão convidado a ajudar nesta elaboração, o presidente do órgão contou que nos planos incluem não só o destino dos resíduos sólidos e o saneamento, mas também o abastecimento de água e estação de esgoto. “Nós queremos conseguir as melhores soluções para o município e que a gente consiga resolver esses problemas, que são históricos da população”, disse Amigo ao site Brumado Notícias. O maior problema encontrado pelo presidente do CREA-BA é o prazo: os municípios precisam entregar os planos prontos ao governo federal no prazo de cinco meses. 

Brumado: Presidente do CREA-BA comenta consórcio entre municípios baianos A expectativa é que o consórcio agregue 18 municípios, entre eles Brumado, mas não há limite para esta quantidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O governo federal poderá impedir os municípios de receberem recursos se não tiver o planejamento implantado”, completou. Mesmo achando ser uma tarefa difícil, Marco Amigo acredita que com a união dos municípios e o esforço de todos é possível atingir o objetivo. Sobre a possibilidade do local para tratamento de resíduos sólidos - aterro sanitário - ficar situado em Brumado, Amigo declarou que é preciso discutir qual será o lugar melhor para dar destinação aos resíduos. “Pelo tamanho da cidade, aponto para Brumado, mas essa é uma discussão coletiva. É preciso escolher o local que seja economicamente viável e seja melhor para todos”, esclareceu, afirmando ainda que essa é uma decisão técnica, a qual depende de um estudo maior. “Quanto melhor localizado for, melhor será o lucro, que será dividido entre os municípios”, completou. De acordo com ele, a expectativa é que o consórcio agregue 18 municípios baianos, entre eles Brumado, mas não há limite para esta quantidade.

Brumado: Salão Bela Comerciária continua atendendo as associadas do Sindicato O serviço é gratuito e, para utilizá-lo, é preciso apenar agendar previamente um horário através do telefone (77) 3441-3270. (Foto: Divulgação).

O Salão de Beleza Bela Comerciária, destinado às comerciárias de Brumado e região, dispõe de ótima estrutura e excelentes profissionais com o intuito de prestar o melhor atendimento as profissionais do comércio. O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Joílson Pereira, disse que é sempre uma honra e alegria proporcionar a satisfação das trabalhadoras comerciárias. “A beleza é o reflexo do seu estado de espírito. Beleza é estar de bem com a vida. O corpo é instrumento de vida, sem ele nada é possível. É preciso arrumar um tempo para dedicar algum cuidado específico a ele”, enfatizou. O presidente ainda convidou todas as comerciárias a comparecerem ao Salão Bela Comerciária para cuidarem do corpo e da alma. O serviço é gratuito e, para utilizá-lo, é preciso apenar agendar previamente um horário através do telefone (77) 3441-3270. Em breve, o agendamento também poderá ser realizado por meio do site www.comerciarioemacao.com.br. O Sindicato dos Comerciários agradece a confiança de todos e permanece em busca de mais benefícios para toda a comunidade comerciária.

Caculé vai comemorar 94 anos de emancipação política As comemorações acontecerão nos dias 14, 17 e 18 de agosto.

Neste ano, a cidade de Caculé completa 94 anos de emancipação política. Para comemorar mais um ano de desenvolvimento, a atual administração está preparando uma programação especial que contará com shows, desfile de moda e atividades esportivas. As comemorações acontecerão nos dias 14, 17 e 18 de agosto. A festa promete mobilizar toda a população local e centenas de visitantes em um momento de alegria e descontração. Dia 14 de agosto: Alvorada às 5 da manhã; Dia 17 de agosto: - 2º Caculé Fashion Day, às 20 horas, Praça Ramiro Xavier, com a participação das boutiques mais conceituadas da cidade - Show com a dupla sertaneja Max e Léo - Show com o cantor Thiago Araújo; Dia 18 de agosto:  4º Passeio Ciclístico de Caculé, saindo às 8 horas da Praça da Rodoviária em direção a Praça Ramiro Xavier - Show de prêmios e peça teatral.

Brumado: Distribuidora de Bebidas é assaltada na Praça Coronel Zeca Leite Bandidos estão tomando conta da Capital do Minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma distribuidora de bebidas localizada na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, foi assaltada na noite da última quinta-feira (1º). O proprietário contou ao site Brumado Notícias que dois indivíduos chegaram ao estabelecimento e um deles anunciou o assalto exigindo todo o dinheiro do caixa. Além do valor, que ainda não divulgado, os assaltantes roubaram um notebook. Após o roubo, os assaltantes fugiram do local. O comércio possui sistema de videomonitoramento, mas, no momento da ação dos bandidos, o mesmo estava desligado. O fato ficou registrado na delegacia de Brumado e a polícia investiga o caso. 

Brumado: Prefeito e vereadores realizam reunião com prefeitos da região O encontro foi realizado na última sexta-feira (02). (Foto: Divulgação).

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), os vereadores Castilho Viana (PSB) e Márcio Moreira (PSB), através da equipe do deputado Federal Erivelton Santana (PSC), realizaram nesta sexta-feira (02) uma reunião com vários prefeitos de municípios da microrregião. O objetivo do encontro foi formar um consórcio entre essas localidades para consolidar os Planos de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico. Para explicar sobre a necessidade de concretizar o este plano do governo federal, foi promovida uma palestra com uma equipe técnica do CREA-BA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). De acordo com o presidente do CREA, engenheiro mecânico Marco Amigo, somente os municípios que implantarem o plano irão receber recursos federais em 2014. Participaram do evento representantes dos municípios de Aracatu, Malhada de Pedras, Contendas do Sincorá, Tanhaçu e Rio do Antônio.

Brumado: Bandidos assaltam farmácia, tentam assaltar mercadinho e atiram em servidor público Testemunhas chamaram a polícia e disseram que os marginais portavam uma arma de fogo cromada e estavam em uma motocicleta preta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias0.

Dois bandidos em uma motocicleta assaltaram uma farmácia e um mercadinho no final da manhã deste sábado (03), em Brumado. De início, os meliantes invadiram uma farmácia na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. O local já foi alvo de vários assaltos somente neste ano. Na sequência, a dupla de criminosos se deslocou para a Praça José do Patrocínio, onde entraram em um mercadinho. Durante o assalto, um cliente que estava no estabelecimento esbarrou em um dos assaltantes e o mesmo atirou, acertando o abdômen do homem de prenome Gilmar. A vítima trabalha como porteiro no Colégio Estadual de Brumado (CEB). Após o disparo, os bandidos fugiram. Testemunhas chamaram a polícia e disseram que os marginais portavam uma arma de fogo cromada e estavam em uma motocicleta preta. A polícia iniciou uma perseguição, mas ainda não conseguiu capturar os infratores. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros à vítima, encaminhando-a ao Hospital Professor Magalhães Neto. O mercadinho também já sofreu outros assaltos neste ano.

Brumado: Bandidos assaltam farmácia, tentam assaltar mercadinho e atiram em servidor público O homem baleado rabalha como porteiro no Colégio Estadual de Brumado (CEB). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Polícia encontra celulares e drogas no teto da carceragem A polícia suspeita de que o material tenha sido arremessado no local por comparsas dos detentos. (Foto: Divulgação/PC).

Uma sacola com drogas e celulares foi encontrada por investigadores da Polícia Civil de Brumado no teto da carceragem da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), na última sexta-feira (02). A polícia suspeita de que o material tenha sido arremessado no local por comparsas dos detentos. Estes tentam até mesmo entrar com objetos proibidos na delegacia em dias de visita. As drogas e celulares encontrados pela polícia foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para ser periciado.

Brumado: César Borges fala sobre pavimentação da estrada de Ubiraçaba Segundo o ministro dos transportes, uma parceria entre o Dnit e o Derba poderá acontecer para a pavimentação asfáltica da estrada da localidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a visita ao lote 04 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no distrito de Ubiraçaba, em Brumado, o ministro dos Transportes, César Borges, comentou sobre a possibilidade de pavimentação asfáltica da estrada da localidade. A via que liga Ubiraçaba à BR-030 ainda é uma estrada vicinal. De acordo com Borges, vai depender da quantidade de quilômetros entre a rodovia e a estrada do distrito. “De acordo com a legislação, o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] só pode fazer acessos de até oito quilômetros. Ser ultrapassar isso, o órgão não pode mais pavimentar”, informou. O ministro sugeriu então que seja feito um acordo com o estado, entre o Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) e o Dnit. Dessa forma, o estado pode fazer uma parte da pavimentação e o órgão nacional a outra.

Candiba: População protesta contra prefeito durante visita do vice-governador Otto Alencar Moradores cobram mais ações do prefeito Reginaldo Prado que gastou R$ 500 mil no aniversário da cidade, enquanto Candiba sofre com a seca. (Foto: Jó Oliveira/Brumado Notícias).

Cerca de 500 manifestantes saíram às ruas do município de Candiba, no sudoeste baiano, na manhã desta sexta-feira (02) durante visita do vice-governador e secretário de infraestrutura da Bahia, Otto Alencar (PSD). O movimento teve por objetivo protestar contra as ações do prefeito Reginaldo Martins Prado (PSD), que teria gasto cerca de meio milhão de reais na festa de comemoração do aniversário da cidade, mesmo após ter decretado estado de emergência em função da seca que assola o município. Com cartazes condenando o comportamento do chefe do executivo municipal, os manifestantes indignaram-se com a falta de água na zona rural e com a falta de ações emergenciais para sanar o problema. Durante a visita, o prefeito realizou um desfile de máquinas e ambulâncias pelas ruas da cidade, sendo confrontando pelos populares que gritavam palavras de ordem e alegavam que “as ambulâncias só existem para desfile”. Em contato com o site Brumado Notícias, os manifestantes, a maioria professores e estudantes, ainda acusaram Reginaldo Prado de perseguição contra os servidores da sede do município, que estariam sendo transferidos para o interior de maneira arbitrária. Além disso, os manifestantes alegam que os estudantes que se manifestam contra o prefeito são impedidos ou têm dificuldades de fazer uso do transporte público municipal. Os líderes do protesto fizeram questão de salientar que não são contrários aos festejos locais, mas sim contra os gastos exorbitantes em festas, enquanto áreas importantes, como a saúde e educação, não tem os investimentos necessários para funcionar com o básico.


Fotos: Jó Oliveira/Brumado Notícias

Guarda Municipal colide em motociclista com carro da prefeitura de Brumado O veículo oficial do município foi encaminhado para a delegacia para ser periciado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na noite da última quinta-feira (01), um acidente envolvendo um carro da prefeitura de Brumado e uma motocicleta foi registrado no Bairro Santa Tereza. Segundo informações obtidas pela reportagem do site Brumado Notícias, o carro era dirigido por um guarda municipal. Após a colisão, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o motociclista recebeu os primeiros socorros no local do acidente, sendo encaminhado em seguida ao Hospital Professor Magalhães Neto com suspeita de fraturas. Os veículos envolvidos na colisão foram encaminhados para a delegacia a fim de serem periciados.

Guarda Municipal colide em motociclista com carro da prefeitura de Brumado O motociclista foi encaminhado para o Hospital Magalhães Neto, mas passa bem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Inscrições abertas para o Pronatec As inscrições estão abertas até dia 09 de agosto.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abriu inscrições para dois cursos: auxiliar administrativo e auxiliar financeiro. Os cursos serão oferecidos no Ceep - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente - de Brumado, nos turnos matutino e vespertino. Podem participar do programa alunos da rede pública estadual que estejam cursando 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As inscrições estão abertas até dia 09 de agosto e os interessados devem comparecer, munidos de documentos e número de matrícula escolar, ao Ceep, localizado na Praça Maria Perpétua Cardoso Mangieri, S/N. Mais informações pelo telefone (77) 3441-5066.

Brumado: Três assaltos frustrados, bandidos atropelados e mulher feita refém nesta sexta-feira (02) Uma roubaram uma casa lotérica no Bairro Norberto Marinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma dupla de assaltantes promoveu uma série de assaltos na tarde desta sexta-feira (02), em Brumado. A ação começou por volta das 14h, na Rua Rui Barbosa, no Bairro Dr. Juracy, onde, armados, os bandidos roubaram uma motocicleta preta. Duas horas depois, às 16h, os marginais utilizaram a mesma motocicleta para roubar uma casa lotérica na Avenida Francisco da Silva, no Bairro Norberto Marinho. No local, a dupla rendeu o segurança e exigiu que o mesmo os levasse ao cofre. Da lotérica, os assaltantes conseguiram roubar apenas uma sacola cheia de moedas e uma pequena quantia em dinheiro. Ao tentarem fugir, um policial à paisana percebeu o roubo e chamou reforço policial. 

Brumado: Três assaltos frustrados, bandidos atropelados e mulher feita refém nesta sexta-feira (02) Sacola de moedas roubadas pelos bandidos na casa lotérica. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em seguida, jogou o próprio carro em cima dos bandidos. Mesmo assim, os ladrões conseguiram fugir a pé e ainda invadiram uma residência fazendo uma mulher refém. Encurralados, os marginais fugiram com o carro da vítima. Já na ladeira da Avenida Coronel Santos, em frente à subestação da Coelba, os bandidos abandonaram o carro e roubaram uma motocicleta de 100 cilindradas, continuando a fuga pela BA 262, seguindo depois pela BR-030, sentido ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. A motocicleta, o dinheiro da lotérica e o carro envolvidos na ação dos bandidos foram apresentados na delegacia e a polícia está promovendo um cerco na região a fim de capturar os mesmos.

Anac libera Aeroporto de Brumado O local estava interditado desde o último dia 21 de maio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou nesta sexta-feira, 02, o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, para a realização de pousos e decolagens. O local estava interditado desde o último dia 21 de maio. Segundo a agência, a interdição aconteceu por causa da não renovação do cadastro no órgão nacional. Foi necessário para a regularização do aeródromo uma vistoria feita pela Anac, a qual verificou toda a infraestrutura local. O aeroporto brumadense já pode funcionar normalmente.

Brumado: César Borges comenta sobre andamento da Fiol Ministro disse satisfeito com o ritmo das obras na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã desta sexta-feira (02), o ministro dos Transportes, César Borges visitou o canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste, em Brumado. Para ele, o ritmo das obras está muito bom. “Mas claro que vamos incrementar esse ritmo no lote 04 mais ainda”, garantiu, dizendo que o este é o mais dinâmico e rápido entre os outros. “Se for pelo lote 04, podemos afirmar que até 2014 nós vamos ter a ferrovia pronta na Bahia. Queremos que essa agilidade se repita nos outros três lotes”, falou o ministro em entrevista ao site Brumado Notícias. Borges acredita que até setembro desse ano o trecho de Caetité até a margem do rio São Francisco, passando por Guanambi, seja entregue. “E ainda nesse segundo semestre iniciaremos o trecho 06, do São Francisco até próximo à cidade de Correntina e depois o próximo lote, até São Desiderio. Então teremos toda a Fiol completa no estado da Bahia”, completou. Após a conclusão da etapa baiana, restará apenas o trecho entre Barreiras e Figueirópolis, no estado de Tocantins. “É um compromisso do governo Federal a conclusão dessas obras. E eu como ministro dos Transportes, estou me dedicando o máximo possível para transformar de imediato a Fiol em realidade para a Bahia”, concluiu.

Deputado Marquinho Viana busca investimentos para municípios da sua base Audiência com o secretário de infraestrutura, Otto Alencar, garante investimentos para municípios. (Foto: Divulgação).

Durante os últimos dias 30 e 31 de julho, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve empenhado na busca investimentos para municípios da sua base, como Barra da Estiva, Aracatu e Ituaçu. No dia 30, Viana levou os prefeitos de Aracatu e Ituaçu, Sérgio Maia e Albércio da Costa Brito Filho, respectivamente, e vereadores desses municípios para uma audiência com o Otto Alencar, o vice-governador e secretário de Infraestrutura do estado. Na ocasião, Alencar anunciou a autorização para a implantação de iluminação pública nas sedes dos dois lugares. Ainda nesse dia, o deputado participou de outra audiência, desta vez com o diretor geral do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia – Derba, Saulo Filinto Pontes de Souza, quem anunciou sobre a autorização dada pelo órgão para a realização dos estudos e elaboração de orçamento para asfaltamento nas cidades de Aracatu e Barra da Estiva. A Avenida Conquista em Aracatu e as estradas vicinais de Barra da Estiva serão asfaltadas, isso através de solicitações feitas pelo deputado. 

Deputado Marquinho Viana busca investimentos para municípios da sua base Deputado também prestigiou o aniversário do município de Rio do Antônio.

Os prefeitos desses dois municípios estiveram também com o diretor da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia), Raimundo Nonato Tavares da Silva, acompanhados de Viana. Nesta audiência, foram confirmadas a construção do alambrado, muro e vestiário do estádio Carrapichão, em Aracatu, e conclusão do Estádio de Barra da Estiva, as quais já haviam sido autorizadas pelo governador Jaques Wagner em maio deste ano. Já no dia 31, continuando a caminhada pelos órgãos do governo em prol de melhorias para os municípios, Marquinho Viana levou o prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, para uma reunião com o diretor de Programas e Projetos Habitacionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Amadeu Neto. Nesse encontro, Maia recebeu a informação de que serão construídas 40 casas no município. E antes de todas essas reuniões, Marquinho Viana visitou, dia 27 de julho, a cidade de Rio do Antônio. A ocasião era especial, aniversário de emancipação política e administrativa do município, oportunidade na qual Viana foi recepcionado por seus aliados.

Arquivo